Não é o que parece

“Nem tudo que se vê é o que parece, nem tudo que parece é o que realmente é.” – Ditado popular

Você já conversou com alguém, um amigo, colega ou parente, e ouviu dele exatamente o contrário do que esperava? Seu interlocutor não só estava equivocado, como entendeu tudo de cabeça pra baixo? Isso não é nada incomum. A correta interpretação de tudo que acontece é determinante para a saúde física, mental e espiritual, particularmente quando os tempos são difíceis, mas, às vezes, o outro está cego ou tem as lentes dos óculos sujas, a visão embotada de dor, ódio, ciúme, inveja ou o que quer que sirva para turvar a realidade, afastando-a do que é verdadeiro, do que é certo.

A visão desfocada pode resultar de uma escolha, feita conscientemente ou não. Muitas pessoas só enxergam as coisas como lhes convêm. São convincentes, munem-se de todos os argumentos imagináveis e inimagináveis para defender o indefensável, e falta-lhes habilidade, experiência, maturidade ou, simplesmente, capacidade de encarar os fatos como eles são. Deixam a mente ser contaminada pelo que carregam no coração e na alma. Gente assim é predisposta a não olhar ao redor com objetividade. Os borrões nas lentes que usam nem o mais potente produto de limpeza é capaz de remover. Em casos como esses, só a busca por fé, propósito e solidez de princípios funciona.

A depender de quem me lê, o mundo pode parecer escuro o tempo todo, mas isso se deve, quem sabe, aos óculos de sol? Para outros, a realidade pode parecer mais colorida, por causa das lentes cor-de-rosa, azul, verde… Ora, se estamos falando desse tipo de filtro do mundo real, bastar tirar os óculos. Será que você consegue? É corajoso e ousado a esse ponto? Se sim, pode ter certeza de que tudo deixará de se mostrar tão sombrio ou, no outro extremo, artificialmente multicolorido. É possível que a realidade o ofusque por alguns instantes, fazendo doer, de verdade, os olhos, mas será passageiro. Haverá quem ceda ao impulso de recolocar as lentes, e haverá quem se adapte às cores verdadeiras da natureza, do céu, das cidades, ganhando em percepção e lucidez.

Eu sei que você consegue. Todas as pessoas, sem exceção, absolutamente nenhuma exceção, conseguem. Cada um de nós é capaz de encontrar a verdade, e agora mesmo! Tudo que a vida exigirá é mais habilidade para interpretar o mundo. Aceite essa evolução, com a qual você só tem a ganhar. É ela que fará você entender que muito mais importante que o que acontece é a leitura que você faz dos fatos. Entra em cena o poder da interpretação. Tudo é mais do que sugere ser quando analisado apenas na superfície. Então, muita calma, pois nem tudo é o que parece.

Pensemos numa situação ilustrativa. Digamos que você resolveu se separar de seu(sua) parceiro(a). O carinho e a atração acabaram, sendo substituídos por indiferença e, em casos extremos, desprezo. A tendência é enxergar no outro apenas defeitos que confirmem a repulsa que você sente. O simples jeito de mastigar do seu antigo amor incomoda, e o que até outro dia passava despercebido, como o modo de se vestir ou os roncos noturnos, hoje tira você do sério. É assim porque sua visão está contaminada pelo desamor. Tudo o que a pessoa disser ou fizer parecerá inadequado aos seus olhos, mesmo que ela tenha a melhor intenção do mundo.

Há outro exemplo, bem concreto, que todos estamos vivenciando. Já faz um ano que uma pandemia gravíssima nos aflige. Por causa dela, ouvimos diariamente notícias assustadoras. É natural que as pessoas, num contexto como esse, não enxerguem nada para além de um metro de distância. Também se espera que seja mais difícil seguirem à risca qualquer tipo de planejamento. No campo dos concursos, a crise sanitária resultou em inúmeros editais represados, o que reforça, nos candidatos, o desalento, a vontade de desistir dos estudos, ou, ao menos, adiá-los. Poucos conseguem perceber que este é, na verdade, o melhor momento para se dedicar à preparação. Por quê? Porque, além de muitos concorrentes estarem desanimados, a ponto de realmente terem deixado de estudar adequadamente, não há a pressão dos prazos apertados para vencer os conteúdos programáticos extensos que tradicionalmente integram os editais.

Como você vê, concurseiro, nem tudo é o que parece. Nossos comportamentos e escolhas são muito influenciados por nossa forma de ver o mundo e interpretar as situações. Quando agimos sem pensar, tendemos a assumir comportamentos automatizados, em geral de defesa, medo e retração. Nosso cérebro dispara reações que não refletem, necessariamente, a verdade. O quadro que imaginamos pode ser exatamente o oposto do real, e, ainda assim, somos compelidos a agir equivocadamente. Afinal, nos dizeres do filósofo Sêneca, “é preciso dizer a verdade apenas a quem está disposto a ouvi-la”.

Sabendo disso, sigamos adiante, procurando interpretar com sabedoria o que acontece a nossa volta, sendo o mais objetivos possível ao analisarmos tudo e todos. Como Jean Paul Sartre ensinou, “não importa o que a vida fez de você, mas o que você faz com o que a vida fez de você”.

Se você chegou até aqui, gostaria de lhe pedir um favor: comente abaixo dizendo o que achou do texto. Foi útil? Não foi? Ajudou? Não ajudou? Seu feedback é muito importante!

P.S.: Siga-me (moderadamente, é claro) em meu perfil no Instagram. Lá, postarei pequenos textos de conteúdo motivacional. Serão dicas bem objetivas, mas, ainda assim, capazes de ajudá-lo em sua jornada rumo ao serviço público.

 

Mais artigos para ajudar em sua preparação:

  1. Você ainda não conheceu a sua melhor versão
  2. Construa sua vida sobre a rocha
  3. Cansei de me frustrar. O que faço?
  4. Vamos ter mais foco
  5. Escolha suas dificuldades
  6. Redirecione a rejeição
  7. Os planos que funcionam
  8. Por que seus resultados estão ruins
  9. Não seja um sapo fervido
  10. Como seguir com o coração partido
  11. Como lidar com a culpa
  12. Em busca de um propósito
  13. Reinvente-se em 2021
  14. Vista-se do seu futuro
  15. Recalibre sua forma de ver o mundo
  16. Corte o nó górdio
  17. Deixe o velho para trás e abra espaço para o novo
  18. Tudo está fora de ordem?
  19. Livre-se das âncoras
  20. Falha ou fracasso?

Gabriel Granjeiro – Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online. Vive e respira concursos há mais de 10 anos. Formado em Administração e Marketing pela New York University, Leonardo N. Stern School of Business. Fascinado pelo empreendedorismo e pelo ensino digital.

Quer conquistar a sua aprovação em concursos públicos?
Prepare-se com quem mais entende do assunto!
Comece a estudar no Gran Cursos
Gabriel Granjeiro
Gabriel Granjeiro
Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online
29 Comentários

29 Comentários

  1. Avatar

    Fabricia Lima

    05/04/2021 18:14em18:14

    Bom texto!!!

    Resumidamente e verdadeiramente:

    A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz;
    Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas!

    Mateus 6:22,23 ❤ (Do SENHOR sempre vem só a VERDADE).

  2. Avatar

    Thamires

    05/04/2021 18:59em18:59

    Excelente! 👏🏽👏🏽👏🏽

  3. Avatar

    Júnior Mendes

    05/04/2021 20:09em20:09

    “Muitas pessoas só enxergam as coisas como lhes convêm.” Essa parte do texto nós faz refletir muito, ótimas palavras sempre Gabriel, Gratidão por compartilhar conosco🙏

  4. Avatar

    LUCIANO FLAVIO LIMA DE FREITAS

    05/04/2021 20:22em20:22

    Boa noite GAbriel, comecei a ler seus artigos e esta me ajudando muito, mesmo nesse caos que estamos vivendo tenho certeza que concurso público ainda é a melhor opção. Tô tentando manter os estudos mas tem dia que não consigo devido a preocupação com a família.

  5. Avatar

    Adriana tinoco

    05/04/2021 20:28em20:28

    A vida me fez uma vencedora,por isso não desisto persistência é o meu logan!

  6. Avatar

    Vanessa Reis da Silva

    05/04/2021 21:12em21:12

    Excelente texto! Eu me vi nesse texto, desisti dos meus sonhos, mas nunca é tarde para recomeçar. Vc pode me dar uma bolsa de estudos? Não tenho condições de pagar, fiz a assinatura e estou pagando com muita dificuldade, agora mais do que nunca preciso dessa bolsa. Perdi quase todo o meu dinheiro! Pode me ajudar? Desde já agradeço, independente da resposta. Muito obrigada! Gratidão por um texto tão lindo e real.

  7. Avatar

    Marcelo

    05/04/2021 22:52em22:52

    Ajudou bastante

  8. Avatar

    Marcelo

    05/04/2021 22:53em22:53

    Ajudou bastante.
    Pois tudo que a equipe gran on line faz é pensando no melhor para seus alunos afim de ajudaremnna caminhado rumo a posse no cargo público.

  9. Avatar

    Marcia

    06/04/2021 00:51em00:51

    Gabriel, muito obrigada pela msg, foi muito útil sim, estou completamente desanimada, mas vc me fez entender que esse é o momento mais favorável para se preparar para concursos. Vou me esforçar para retomar os estudos. Mas uma vez, te agradeço muito. Fiquem todos debaixo da proteção do Senhor Jesus Cristo! Grande abraço.

  10. Avatar

    Ângelo Silva Santana

    06/04/2021 00:58em00:58

    Concordo! Tudo é questão de percepção não “tóxica”, mas livre e pura. Obrigado pelo texto, Gabriel.

  11. Avatar

    YARA ROSENO DE SOUZA JESUS

    06/04/2021 06:59em06:59

    Excelente texto!

  12. Avatar

    YARA ROSENO DE SOUZA JESUS

    06/04/2021 07:01em07:01

    Excelente! Tudo o que precisava lê hoje.🙌🏻😍

  13. Avatar

    Fernanda

    06/04/2021 08:45em08:45

    Creio que para deixarmos os óculos que restringem a visão, precisamos manter a mente aberta, sem fanatismos, preconceitos, ódios ou paixões. Precisamos ser livres realmente, desapegando de tudo aquilo que limita a visão. Muito bom texto!

  14. Avatar

    Tatiana

    06/04/2021 09:33em09:33

    Excelente texto, obrigada!

  15. Avatar

    Bárbara

    06/04/2021 09:39em09:39

    Excelente texto, excelente motivação, acho que era o que precisava ouvir ( ler). Obrigada!

  16. Avatar

    Camille Bezerra

    06/04/2021 11:03em11:03

    “…muito mais importante que o que acontece é a leitura que você faz dos fatos.”
    Essa frase foi a que mais me marcou, um ótimo artigo para refletir e incentivar.

  17. Avatar

    Débora Hadassah Martins

    06/04/2021 14:36em14:36

    Sim. Ajudou bastante.
    Eu sofro de Esquizofrenia paranoide. Qd recebi o diagnóstico pensei que mundo havia acabado, mas ao limpar meus 👓 descobri um mundo de possibilidade com pessoa com Deficiência mental. Incluísse como futura concurseira.
    #AmeSuaMente.

  18. Avatar

    Thayana Luiza S Martins

    06/04/2021 16:27em16:27

    Excelente texto!!!
    Obrigada por esse momento de olhar interior! Vamos, em frente sempre, muitos estão desanimados e não podemos desanimar.
    Tudo isso vai passar e o cenário de Concursos Públicos vai voltar com tudoooo

  19. Avatar

    Kezia

    08/04/2021 18:45em18:45

    Texto excelente!
    Muito importante fazermos uma reflexão e analisarmos nossas atitudes e pensamentos.

    Deus continue abençoando sua vida.

  20. Avatar

    Sandra

    09/04/2021 11:47em11:47

    Ótima reflexão!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer conquistar a sua aprovação em concursos públicos?
Prepare-se com quem mais entende do assunto!
Comece a estudar no Gran Cursos
Para o Topo