Não seja um sapo fervido

Avatar


01 de fevereiro4 min. de leitura

Já ouviu falar na experiência do sapo fervido? Estudos revelam que, se colocado dentro de um recipiente com água da lagoa onde vive, o sapo permanece estático mesmo se o líquido for gradativamente aquecido. Aos poucos, vai se acostumando ao perigoso aumento de temperatura e incha até morrer. Desse jeito, sem reação alguma, como se estivesse tudo absolutamente normal ao seu redor.

Agora veja que interessante. Se o mesmo sapo for jogado de uma só vez no recipiente com água já quente, saltará imediatamente para fora. Sairá dali vivo; com algumas queimaduras, naturalmente, mas a salvo.

Sabe por que eu trouxe essa história à tona? Porque há pessoas – diria até que a maioria delas – com comportamento similar ao do pequeno anfíbio fervido. Pouco a pouco, habituam-se às mudanças negativas à sua volta, ignorando qualquer anormalidade, anestesiando-se em relação a tudo de ruim que acontece, até que “morrem” em vida. Acomodam-se, desprezando a própria capacidade e apenas… desistem. “Inchadas”, tal como o animal que cozinhou até a morte.

Felizmente, nem todo mundo é assim. Muitos de nós agem como o sapo lançado em água quente. Ao serem confrontados, reagem; ao testemunharem algo de muito errado, se recusam a aceitar passivamente; ao depararem com problemas, vão em busca de soluções. Indivíduos desse tipo são os únicos que exploram o que chamamos de potencial. Mas o que seria isso?

Para tentar explicar, apelo a uma breve analogia. Potencial é como uma vitamina, dessas de frutas que batemos no liquidificador em casa: se a consumimos logo, nosso corpo colhe inúmeros benefícios, mas, se deixamos para tomar mais tarde, boa parte do valor nutricional da bebida se perderá. Dependendo dos ingredientes e do tempo que ficou fora da geladeira, pode até fazer mal. Algo parecido ocorre em relação ao nosso potencial. Deixar de explorá-lo no momento certo é ruim, para dizer o mínimo. É como se houvesse uma vitamina ali, na cozinha, prontinha, mas que ninguém toma, talvez por insegurança, talvez por preguiça, talvez por simplesmente não acreditar em seus efeitos. Muita gente perde o timing e paga caro por isso mais tarde, quando vem o arrependimento.

Algo curioso é o paradoxo que envolve o tema. Explico. É impossível explorar totalmente nossas potencialidades, a não ser que queiramos antecipar nosso funeral. Afinal, o que nos restaria se esgotássemos todas as nossas possibilidades? O que é paradoxal na questão, amigo leitor, é que, embora alcançar o seu potencial não seja, exatamente, uma opção sua, nem por isso você deve desistir de se superar. É imprescindível ter consciência de que há mais potencial para além do que imaginava ser o seu limite, mas você precisa querer caminhar na direção dessa meta inatingível, avançando passo a passo, numa melhoria contínua.

“Certo, então como eu posso caminhar rumo ao meu potencial?”, você deve estar querendo saber. Continue lendo.

O DNA que integra cada uma de suas células conta uma parte importante de sua história. Ao ser concebido, você herdou dos seus pais características que o tornam um ser exclusivo. Seus genes são responsáveis por boa parte de suas qualidades e defeitos; portanto, quando se trata de herança genética, há o que agradecer e o que lamentar. Isso significa que ninguém além de você sabe o que é estar no seu lugar. Você não é melhor ou pior do que o vizinho, o amigo, o concorrente. Você é único, alguém que está descobrindo dia a dia o melhor de si mesmo.

Sabendo disso, não embarque na falácia de que o mundo dita o que você deve ser, o que deve vestir, o que deve comer, no que deve acreditar, como deve se apresentar e até o que deve esperar da vida. Todas essas escolhas são suas, de mais ninguém. Ainda que esteja no fundo do poço, enfrentando os maiores desafios, é sua a iniciativa de sair dele. É preciso ter em mente que o passado ficou para trás, e não é ele que condiciona o seu potencial. Da mesma forma, é impossível prever tudo que você será capaz de fazer no futuro, que ainda não aconteceu. O seu potencial está, portanto, no agora.

Vale lembrar que ele é revelado por processos, etapa a etapa. Quando decidimos tentar, nós o liberamos. À medida que seguimos nossa trajetória, descobrimos formas de ir mais rápido. E, quando, por fim, alcançamos a linha de chegada, percebemos o óbvio: a pista não termina ali. Dá para ir além.

Dito isso, proponho duas reflexões:

1)    Em quais áreas da sua vida você se vê na zona de conforto?

2)    Onde você espera estar daqui a cinco anos se continuar fazendo o que faz hoje?

Não seja sapo fervido! Oriente-se pelas ferramentas certas para viver o seu potencial ao máximo. Como?

Pra começar, tenha curiosidade. Faça muitas perguntas, especialmente quando cruzar com gente sábia e experiente. Ser curioso é querer conhecer mais, é buscar aprender coisas novas todos os dias. Perdeu a curiosidade, perdeu o poder de explorar o melhor de si. Quem é curioso consegue conectar pensamentos e comportamentos que o farão descobrir aonde pretende chegar. Já dizia o filósofo grego Sócrates: “A única verdadeira sabedoria é saber que você não sabe nada”.

Seja receptivo. Abra os olhos para enxergar as respostas que estiveram à sua frente o tempo todo. A receptividade é fundamental enquanto nos ajustamos a fim de extrair o melhor do nosso potencial. Se e quando necessário, permita a um amigo pegá-lo pela mão e arrastá-lo para ver o que há do outro lado de uma parede, de um muro, de uma ponte.

Busque o aperfeiçoamento, custe o que custar. A vida será muito mais interessante e divertida se você aprender a dizer “sim” para o que importa, em vez de “não” o tempo todo. Talvez você fique chocado ao descobrir que, depois de ter visualizado o seu objetivo, você vai desvendar o que é necessário fazer para alcançá-lo. O seu potencial tem de encontrar o SIM do seu propósito (já falamos sobre isso aqui).

Finalmente, tenha foco. Ninguém consegue estar em dois lugares ao mesmo tempo, seja física, seja mentalmente. É preciso minimizar as distrações e criar cenários que favoreçam a concentração e a objetividade. Minha sugestão é que você experimente diversos ambientes, atento a detalhes como ruídos e luminosidade, ajustando o que não está legal, até se sentir totalmente sintonizado com suas metas, com seus objetivos, com seus sonhos. Mantenha o foco, acredite em si mesmo e confie em seus instintos, em sua capacidade.

Eu acredito no poder do seu potencial. E você?

“O potencial humano, embora nem sempre aparente, está aí à espera de ser descoberto e convidado a seguir em frente.” – William Purkey, escritor estadunidense.

 

Se você chegou até aqui, gostaria de lhe pedir um favor: comente abaixo dizendo o que achou do texto. Foi útil? Não foi? Ajudou? Não ajudou? Seu feedback é muito importante!

P.S.: Siga-me (moderadamente, é claro) em meu perfil no Instagram. Lá, postarei pequenos textos de conteúdo motivacional. Serão dicas bem objetivas, mas, ainda assim, capazes de ajudá-lo em sua jornada rumo ao serviço público.

 

Mais artigos para ajudar em sua preparação:

  1. Como seguir com o coração partido
  2. Como lidar com a culpa
  3. Em busca de um propósito
  4. Reinvente-se em 2021
  5. Vista-se do seu futuro
  6. Recalibre sua forma de ver o mundo
  7. Corte o nó górdio
  8. Deixe o velho para trás e abra espaço para o novo
  9. Tudo está fora de ordem?
  10. Livre-se das âncoras
  11. Falha ou fracasso?
  12. Atravessando o inverno
  13. A verdadeira humildade
  14. Imparabilidade
  15. Evite tempestades
  16. O poder das palavras
  17. O que nunca te falaram sobre disciplina
  18. A arte de viver
  19. Liderando a si mesmo
  20. O amanhã NÃO nos pertence
  21. Errei feio, e agora?
  22. O ego é seu inimigo
  23. O poder de um sonho

 

Gabriel Granjeiro – Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online. Vive e respira concursos há mais de 10 anos. Formado em Administração e Marketing pela New York University, Leonardo N. Stern School of Business. Fascinado pelo empreendedorismo e pelo ensino digital.

Avatar


01 de fevereiro4 min. de leitura