Vamos ter mais FOCO?

“Sem foco, nenhuma lembrança clara do que estamos aprendendo fica armazenada. Quanto mais os estudantes divagam, menos compreendem.” – Daniel Goleman, Ph.D., psicólogo, autor do best-seller Inteligência emocional

Aprendemos melhor quanto mais estivermos focados, e todos sabem disso, tanto que uma das perguntas que mais respondemos no Gran Cursos Online é sobre formas de aumentar o foco. Não é novidade pra ninguém que, ao direcionarmos cem por cento da atenção ao que estamos fazendo, o resultado é notavelmente melhor. E é assim porque o cérebro se torna palco de uma sucessão de novas conexões neurais, com as informações que chegam sendo organizadas em meio às que já tínhamos. No extremo oposto, se nos deixamos distrair, são ativados circuitos cerebrais que desatam a murmurar coisas sem nenhuma relação com o que estamos tentando executar.

Cada um de nós está sujeito a distrações desse tipo. Elas vêm e vão o tempo todo, sobretudo nesta que é conhecida como Era da Informação. A propósito, eu pergunto: você ainda está focado neste texto, ou já cedeu à tentação de consultar as mensagens no celular ou ver quem curtiu seu último post no Facebook e Instagram? Se abriu um sorriso sem graça e cheio de culpa, esta mensagem é pra você. Faça um esforço para lê-la com atenção. Garanto que vai valer a pena.

Começo falando que foco tem a ver com escolha. Trata-se de optar por uma dentre inúmeras ideias e ficar firme nela pelo tempo que você definiu como adequado. É concentrar-se exclusivamente num ponto, num objetivo, num projeto, numa meta, até se considerar bem-sucedido. É enveredar por estas linhas e não interromper a leitura no meio. Foco é a sua realidade acontecendo neste minuto. Sua, ok? Não interessa a dos outros.

“Foco é dizer NÃO”, resumiu Steve Jobs. É dizer NÃO a tudo aquilo que em nada contribua para a consecução do que você se dispôs a fazer, eu complemento. Pode-se dizer que foco é o grande ativo do século XXI. Sem meias-palavras, é o que, hoje em dia, separa o profissional de sucesso do mediano. A habilidade de manter a atenção exatamente onde, quando e pelo tempo que se quer constitui um dos atributos mais valorizados no mercado de trabalho contemporâneo.

Haverá quem contra-argumente, e com razão, afirmando que, eventualmente, a falta de foco é recomendável. Por exemplo, o jovem empreendedor que está apenas começando a pensar no modelo de negócio que vai montar não deve ter lá a mente muito focada. Ele ainda não sabe o que fazer com seu talento, esforço, economias e tempo. Tem mais é de refletir o quanto for necessário, até se encontrar entre tantas ideias. Precisa manter a curiosidade e a disposição em pesquisar todos os tipos de produtos, mercados e tecnologias que existem. Deve estar com a mente aberta até deparar com algo que lhe encha os olhos, faça a pupila dilatar, o coração disparar e quase sair pela boca. Descobriu sua missão, seu propósito de vida? Definiu o nicho onde quer atuar? Agora, sim, é hora de direcionar o foco, dar toda a atenção possível ao negócio.

O mesmo vale para o iniciante no mundo dos concursos, que ainda está se inteirando sobre as diversas carreiras, em busca de uma com a qual se identifique de corpo e alma. Tudo começa em avaliar todas as que estão disponíveis, com respectivas atribuições, vencimentos, benefícios, formas de progressão e promoção, desafios, responsabilidades, áreas de lotação, e tudo mais que possa ser decisivo. Nessa fase, mente aberta! Quando a paixão por um cargo, carreira ou função despertar, a motivação naturalmente o guiará. O caminho, então, será ter foco TOTAL no projeto da aprovação.

Mas será que existe alguma forma de aumentar nossa capacidade de manter o foco? Para Daniel Goleman, autor da obra FOCO: a atenção e seu papel fundamental para o sucesso, lançado pela editora Objetiva, já na 21ª reimpressão, o funcionamento da atenção é muito semelhante ao dos músculos do corpo. Nos dois casos, se não são utilizados, atrofiam e, se devidamente estimulados, se desenvolvem e fortalecem. Por isso, caro leitor, se você vem tentando aumentar a atenção nos estudos, mas tudo parece distraí-lo – e a não ser que você sofra de déficit de atenção ou hiperatividade, situações em que a ajuda profissional e, eventualmente, o uso de medicação específica podem ser necessários –, é hora de começar a reeducar e fortalecer o “músculo” chamado atenção. Como?

Antes de saber a resposta, é importante compreender que o cérebro humano evoluiu à custa de identificar movimentos suspeitos e ameaçadores na natureza. Portanto, mesmo que treinemos bastante nossa atenção, é provável que, em algum momento, algo nos distraia. É uma questão biológica. Goleman esclarece que, ao optarmos por focar em algo e ignorar o resto, produzimos uma tensão constante – normalmente invisível – no cérebro. A parte de cima meio que “briga” com a de baixo, entende? É como se houvesse duas mentes trabalhando no mesmo corpo: uma que responde pela área mais difícil de controlar, gerenciando, por exemplo, as emoções, e outra onde nascem os pensamentos passíveis de maior controle, de natureza dedutiva, racional, lógica. Em síntese, não controlamos, por inteiro, nem o nosso cérebro, que dizer os nossos pensamentos…

Apesar disso, é possível aumentar um pouco o controle sobre nossa propensão à distração. Pense na atenção como um músculo que pode ser exercitado e fortalecido. Ao notar que perdeu o foco em alguma tarefa, force-se a retomá-lo de onde parou. Se a mente tornar a divagar, repita o processo de trazê-la de volta. E de novo. E de novo. E de novo. Praticando esse exercício com dedicação, há uma boa chance de incrementar sua capacidade de se manter compenetrado.

Existe outro método, inspirado num estudo de neurocientistas da Universidade Emory, conduzido a partir de imagens feitas por ressonância magnética que revelaram muito sobre os processos de cognição. Os pesquisadores perceberam que, durante uma atividade que exige atenção, primeiro o cérebro tende a ativar os circuitos mediais habituais – é quando a mente começa a divagar. Na sequência, outra rede de atenção, a de ênfase, é despertada, e o indivíduo se dá conta de que perdeu o foco. O que acontece a seguir depende do grau de comprometimento dele. A pessoa pode transferir a atenção, por exemplo, para os movimentos da respiração, permitindo que os circuitos de controle cognitivo pré-frontais assumam o comando. Se dominar bem os próprios impulsos, consegue manter o foco ali (note o poder da meditação), vencendo a batalha contra a própria mente. Como em qualquer exercício, quanto mais repetições são feitas, mais forte fica o músculo. Ou seja, maior será o FOCO. Como tudo na vida, é o treinamento que faz a diferença.

Que tal experimentar? Vamos passar a ter mais foco a partir de hoje? É um processo e, como tal, não será fácil, mas é plenamente possível. Tudo é treino. Até isso.

Se você chegou até aqui, gostaria de lhe pedir um favor: comente abaixo dizendo o que achou do texto. Foi útil? Não foi? Ajudou? Não ajudou? Seu feedback é muito importante!

P.S.: Siga-me (moderadamente, é claro) em meu perfil no Instagram. Lá, postarei pequenos textos de conteúdo motivacional. Serão dicas bem objetivas, mas, ainda assim, capazes de ajudá-lo em sua jornada rumo ao serviço público.

 

Mais artigos para ajudar em sua preparação:

  1. Escolha suas dificuldades
  2. Redirecione a rejeição
  3. Os planos que funcionam
  4. Por que seus resultados estão ruins
  5. Não seja um sapo fervido
  6. Como seguir com o coração partido
  7. Como lidar com a culpa
  8. Em busca de um propósito
  9. Reinvente-se em 2021
  10. Vista-se do seu futuro
  11. Recalibre sua forma de ver o mundo
  12. Corte o nó górdio
  13. Deixe o velho para trás e abra espaço para o novo
  14. Tudo está fora de ordem?
  15. Livre-se das âncoras
  16. Falha ou fracasso?
  17. Atravessando o inverno
  18. A verdadeira humildade
  19. Imparabilidade
  20. Evite tempestades

Gabriel Granjeiro – Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online. Vive e respira concursos há mais de 10 anos. Formado em Administração e Marketing pela New York University, Leonardo N. Stern School of Business. Fascinado pelo empreendedorismo e pelo ensino digital.

Quer conquistar a sua aprovação em concursos públicos?
Prepare-se com quem mais entende do assunto!
Comece a estudar no Gran Cursos
Gabriel Granjeiro
Gabriel Granjeiro
Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online
97 Comentários

97 Comentários

  1. Avatar

    Rita

    08/03/2021 18:38em18:38

    Atualmente um dos meus principais problemas! Perfeito esse texto!
    Vou imprimir e lê toda vez que sentir que vou me sabotar.
    Grata pelo texto!

  2. Avatar

    Josue Vieira Rosa

    08/03/2021 18:41em18:41

    Obrigado pela pela intenção e incentivo.

  3. Avatar

    Sandro Mourão

    08/03/2021 18:46em18:46

    Ótimo o que você faz pelas pessoas, ótimo os seus artigos. Gostei muito do seu texto e creio que irá ajudar muitas pessoas a compreender como funcionar o foco, ele é realmente um músculo e é bom saber que isso é comprovado por especialistas! vamos ao foco!
    Gostaria que escrevesse sobre: como deixar o passado para trás e conquistar coisas incríveis apesar das dificuldades do presente.

  4. Avatar

    Izalino

    08/03/2021 18:54em18:54

    Muito bom.

  5. Avatar

    Nelson Claudio Araujo de Paula

    08/03/2021 19:20em19:20

    Boa noite! O conteúdo me ajudou bastante porque me mostrou que estou no início da caminhada para ter mais foco já que quando perco a concentração tento retornar mas caso não consiga vou descansar e quando retorno volto com foco. Obrigado!

  6. Avatar

    Joseni gonçalo

    08/03/2021 19:53em19:53

    Adorei o texto, foi uma injeção de ânimo, visto que me encontro num estado total de desânimo, sem foco algum. Com certeza me ajudou muito, vou reavaliar meus projetos e voltar com foco total.

  7. Avatar

    Aline Pinho Menezes

    08/03/2021 20:06em20:06

    Os artigos são sempre pertinentes ao universo dos concurseiros. Eu, particularmente, sofro há algum tempo de falta de concentração, sabotagem, desânimo e outras coisinhas mais… Obrigada, Gabriel, por nos proporcionar tantos ensinamentos e não nos deixar desistir dos nosso objetivos.

  8. Avatar

    Mayara

    08/03/2021 20:34em20:34

    Muito bom o texto, trazendo dicas práticas de como manter o foco e de como essa atitude é questão de hábito quando mais fizermos melhores ficaremos.

  9. Avatar

    ALICE CRISTIANA FERREIRA

    08/03/2021 20:37em20:37

    Excelente texto!
    Concentração sempre foi um problema desde criança, infelizmente, devido a falta de instrução dos meus pais que tinham apenas fundamental I incompleto e também as condições financeiras, não percebiam, também porque nunca fui reprovada na escola, mas ás vezes os professores davam uma forcinha para completar a média de 60 pontos, devido ao meu bom comportamento. Já na fase adulta, pude perceber minhas dificuldades com maior clareza. Conheci o Gran Cursos Online que é benção de Deus em minha vida, estou cada dia mais aprendendo, me conhecendo, vencendo os desafios para que brevemente consiga realizar meu sonho de passar em um concurso público. Obrigada Gabriel!

  10. Avatar

    Samuel Dias Ferraciolli

    08/03/2021 20:52em20:52

    Bastante esclarecedor, em meio a tantas incertezas é difícil manter o foco. Precisamos de artigos como este, que nos motive, que faça com que nossa mente saia da inércia e volte a trabalhar de maneira organizada e progressiva. Obrigado por fazer parte de nossas vidas( sonhos, anseios e projetos).

  11. Avatar

    Ale

    08/03/2021 20:59em20:59

    Muito bom seu texto mas, intuitivamente, eu já faço esse exercício de prestar atenção quando estou me distraindo e fugindo do meu propósito maior e puxo minha atenção para os estudos. É um exercício constante para mim pq por mais que existam muitas variáveis no dia a dia que roubam minha atenção, automaticamente me lembro da meta que tenho a alcançar e o quanto ela é importante para minha vida!

  12. Avatar

    WILSON PONTES MAZIERO

    08/03/2021 21:31em21:31

    Gostei muito do texto. COnsegui manter o foco até o fim, apesar das tentações externas. Me sinto vitorioso (micro vitórias fazem a diferença)

  13. Avatar

    Edme

    08/03/2021 21:41em21:41

    Eu tenho esse livro “Foco do Daniel Gooleman”, entretanto eu nunca o li. Isso já demonstra por si só a minha falta de foco.
    Todo dia eu estudo/ leio/ respondo questões/ e brinco com a mente. De certa forma, isso que faço tbm contribuí para a evolução do “musculo cerebral”.

  14. Avatar

    Gisele Viana

    08/03/2021 22:06em22:06

    Foco na missão!

  15. Avatar

    patricia nascimento

    08/03/2021 22:28em22:28

    Adoro seus textos! Agora mesmo estava pensando em como perdi o foco após a pandemia. Mto obrigada Gabriel!

  16. Avatar

    Cristiane Rosa de Miranda

    08/03/2021 22:29em22:29

    Boa noite! Me identifiquei muito com esse artigo, tem quase um ano que faço parte do curso ilimitado do Gran cursos online e até hoje não consegui concluir uma matéria. Minha falta de foco chega a ser exagerado. Mas agora foi aumentar meu foco se Deus quiser. E com o apoio de vocês do Gran sei que vou conseguir. Estou cada dia mais apaixonado pelo trabalho de vocês e a dedicação. Agradeço muito por tudo e espero passar no concurso e poder conhecer a todos.

  17. Avatar

    João Pedro Almeida Santos

    08/03/2021 22:36em22:36

    Valeu mesmo pelo texto, faz sempre um conselho valioso.

  18. Avatar

    Aline Guedes

    08/03/2021 22:53em22:53

    Informações pertinentes e muito úteis. Vou aplicar hj mesmo. Obrigada!

  19. Avatar

    Marília

    08/03/2021 22:54em22:54

    Muito bom!!! 💪🏼🧠✨

  20. Avatar

    Rosangela

    08/03/2021 23:28em23:28

    Como sempre seus textos são muito incentivadores

  21. Avatar

    Francisco Jinio Dos Santos Neto

    08/03/2021 23:55em23:55

    Excelente texto Gabriel, Obrigado.

  22. Avatar

    Adriana Leite

    09/03/2021 00:36em00:36

    Muito bom o texto! Me ajudou muito…as vezes complicamos as situações e tendemos a desistir, pois não entendemos a importância do “treino.

  23. Avatar

    Marcia Rocha

    09/03/2021 00:52em00:52

    Excelente texto, parabéns Gabriel Granjeiro. Por se empenhar cada vez mais em trazer conteúdos relevantes, que nos ajudam a acreditar que sempre podemos melhorar em buscar o que tanto queremos. Nossa aprovação e nomeação. Gratidão

  24. Avatar

    Jefferson Alves

    09/03/2021 05:00em05:00

    Adoro ler seus textos motivacionais. Sempre no ponto que ele bate. A cada leitura é um caminho a seguir. Fico feliz pelo seus textos e que continue sempre.

  25. Avatar

    Carlos

    09/03/2021 06:15em06:15

    Muito bom o texto ! Bem condizente com o meu cotidiano de concurseiro. Várias vezes tenho que trazer o pensamento de volta aos estudos.

  26. Avatar

    Érica craudelino santiago

    09/03/2021 07:09em07:09

    Muito obgda, é tão bom ver o seu compromisso cm os estudantes do curso. Estava meio desmotivada mesmo. Mais sei q foi a força q precisava.
    Injeção de ânimo. #EuSouGran

  27. Avatar

    Cleiton Luís

    09/03/2021 07:57em07:57

    Bom dia, acabei de ler o texto e gostei muito, parabéns pelo excelente trabalho.

  28. Avatar

    GILSON

    09/03/2021 09:08em09:08

    Parabéns pela forma como nos passou esse ensinamento. Serve para mim e para muitos que conheço.

  29. Avatar

    Lilian Carvalho

    09/03/2021 09:23em09:23

    Tenho dificuldades em focar nos estudos. O texto foi esclarecedor. Gratidão!

  30. Avatar

    Nathalia Gomes de Jesus

    09/03/2021 10:01em10:01

    Obrigada pelo texto Gabriel!
    Obrigada por ser incrível!

  31. Avatar

    Daniele

    09/03/2021 10:16em10:16

    Excelente texto! Direto ao cerne do problema. Ajudou demais.

  32. Avatar

    franco franzen

    09/03/2021 11:07em11:07

    Muito bom, parabéns.

  33. Avatar

    Rodrigo Guimarães

    09/03/2021 11:16em11:16

    Ótimo texto. Bem objetivo e suficiente para redirecionar os leitores as suas metas. Continue! Forte abraço.

  34. Avatar

    Weslei

    09/03/2021 16:37em16:37

    Boa tarde ! Muito obrigado por ter esse conhecimento , sou eternamente grato, está precisando escultor esse áudio e ler o texto.

    Gostaria que escrevesse sobre: como deixar o passado para trás e conquistar coisas incríveis apesar das dificuldades do presente.

  35. Avatar

    Everton de Carvalho da Silva

    09/03/2021 21:05em21:05

    sou Everton Carvalho do Rio de janeiro-cidade Nova Iguaçú, tenho visto alguns dos seus
    trabalhos. eu tive sonhos de conquistar uma vaga pública para assim tbm oferecer algo melhor a minha família. depois de assistir seus vídeos confesso q foi bastante motivador, e aqui estou querendo mais e mais até conquistar meu objetivo. boa noite!

  36. Avatar

    luana

    09/03/2021 21:17em21:17

    muito bom o texto!

  37. Avatar

    Everton Carvalho

    09/03/2021 21:36em21:36

    acabei de ler seu texto, quero aq resumir; sem palavras! muito motivamor!
    vc externou oque a tempo eu pensava, pois, passo muito por isso.

  38. Avatar

    L. R

    10/03/2021 08:14em08:14

    Esse artigo veio no momento perfeito, eu costumo desativar minhas redes sociais quando estou perdendo o foco, mas ultimamente com a iminência de suspender o concurso que vou prestar, eu estava usando com frequência as referidas redes (instagram e whatsapp). Ontem decidi deletar ambos e hoje li este artigo. Anotei pontos principais, printei e coloquei nas telas do celular. Gratidão pelo seu real compromisso com todos os concurseiros!

  39. Avatar

    Jefferson Emanuel Cardoso de Lima

    10/03/2021 11:06em11:06

    Prezado Gabriel,

    Saúde e Paz!

    Realmente, apenas é possível chegar a objetivos na vida tendo Firmeza (determinação), Foco e Fé!
    Tenho constatado isso, por outras formas e em outras experiências, ademais porque tenho algo que pode ser diagnosticado como TDAH. Mas isso não é limite para meu desejo de aprender, de superar as dificuldades!
    Picasso não nasceu sabendo pintar! Mas teve que ter determinação e foco para aprimorar seus conhecimentos.
    Estou lendo alguns livros sobre Mindset ultimamente (O seu livro será o próximo após eu terminar este que comecei! Também sou imparável!).
    A autora, Carol S. Dweck, em seu livro “Mindset: a nova psicologia do sucesso”, estimula o leitor a ter uma
    Atitude proativa diante da vida, do aprendizado, do crescimento e, mais ainda, desenvolvimento humano.
    Tudo concorre para o bem dos que amam a Deus!
    Nada é por acaso, pois não existem coincidências.
    O que importa é ter foco no desenvolvimento humano que atua à semelhança do fermento no bolo!
    Obrigado por mais este texto motivacional.
    Jefferson Emanuel Cardoso de Lima

  40. Avatar

    SIMONE DE FATIMA SILVA

    10/03/2021 13:20em13:20

    Ótimo. Obrigada pela atenção e incentivo.

  41. Avatar

    Tarcísio de Almeida Silva

    10/03/2021 14:53em14:53

    Maravilhoso texto, e sei que preciso melhorar, pois sei que se me esforçar, terei mas facilidade em chegar aonde eu quero estar.

  42. Avatar

    carlos alberto

    10/03/2021 14:57em14:57

    muito bom

  43. Avatar

    Ana Paula Siqueira

    10/03/2021 15:12em15:12

    Ajudou muito.

  44. Avatar

    Fabiana Silva

    10/03/2021 16:07em16:07

    Olá,leitura excelente! Vamos lá retomar o foco.
    Obrigada!

  45. Avatar

    Mateus

    10/03/2021 19:39em19:39

    Ótimo texto!

  46. Avatar

    Alan

    10/03/2021 20:19em20:19

    Iniciei o treinamento do foco hj, antes de ler isso. Mas é bom ter essa ratificação da vida..

  47. Avatar

    Eliézer

    10/03/2021 22:53em22:53

    O texto foi bem importante,ter um foco,um objetivo é fundamental pra qualquer conquista,as vezes não me esforço eu voltar o foco pros estudos,vou me policiar mais.

  48. Avatar

    Renato

    10/03/2021 23:51em23:51

    Ótimas palavras, eu realmente estava precisando delas. Obrigado pela ajuda! Bons estudos galera.

  49. Avatar

    Rafael

    11/03/2021 07:18em07:18

    Muito bom, me amarro nos textos. Muito bem elaborado!

  50. Avatar

    Gilmar Silva

    11/03/2021 07:50em07:50

    Gabriel, obrigado.
    FOCO é algo bem difícil hoje em dia, mas seguimos na sua busca.

  51. Avatar

    CARLOS ELIAS LEITE

    11/03/2021 07:50em07:50

    Sempre bom esses textos do Gran, estão de parabéns

  52. Avatar

    Monique Rubert Rodrigues

    11/03/2021 08:32em08:32

    TEXTO MUITO ENRIQUECEDOR.

  53. Avatar

    Jessica

    11/03/2021 09:52em09:52

    Nesse mundo lotado de distrações em que vivemos, realmente o foco é o maior ativo do século XXI. Obrigada pelo excelente texto, agora é botar em prática e obter resultados!

  54. Avatar

    Luciana Jesus

    11/03/2021 11:41em11:41

    O texto foi útil para a minha jornada. Agradecida.

  55. Avatar

    ALESSANDRA BATISTA DE OLIVEIRA

    11/03/2021 14:32em14:32

    Adorei o texto! Manter o foco sem dúvida é um dos maiores desafios para quem está em busca de uma aprovação em concurso público suas palavras foram muito propícias para este momento.
    Obrigada.

  56. Avatar

    Cristhine

    11/03/2021 18:20em18:20

    Ajudou bastante!

  57. Avatar

    Bruno Luís

    11/03/2021 20:04em20:04

    Excelente artigo! Ajudou muito a complementar o meu conhecimento, sobre como trabalhar o FOCO e melhorá-lo.

  58. Avatar

    Ana P G De Carvalho

    12/03/2021 08:16em08:16

    Bom dia! Obrigada por dedicar parte do seu tempo preparando textos que contribuem muito para o progresso de nossos estudos. Deus te abençoe. Um abraço.
    Ana Paula.

  59. Avatar

    Mauro da Silva Neves

    12/03/2021 09:08em09:08

    Gabriel, bom dia!
    O texto é excelente em relação a despertar em nós a atenção que todos devemos dedicar ao foco em nossas atividades. Entendo que esse objetivo foi atingido. Entretanto, devido à sua enorme importância, eu gostaria de que esse tema fosse gradativamente aprofundado nas exatas medidas dos seus artigos. Apenas um artigo tratando com a sua qualidade, porém, superficialmente, chega a me frustrar em certa medida. Esse tema é fundamental para a jornada de todos nós, enquanto concurseiros ou dedicados a outras atividades. Seria uma contribuição inestimável do Gran com a sua comunidade. Pense nisso! Não faço idéia do tamanho desse projeto, mas imagino o impacto do seu resultado. Um abraço!

  60. Avatar

    Júnior

    12/03/2021 11:21em11:21

    Como sempre, o subconsciente ferrando com tudo.

  61. Avatar

    Roseli Soares

    12/03/2021 12:44em12:44

    Manter-me focada já não é uma tarefa fácil, e em meio a tudo que estamos vivendo nos últimos tempos, a coisa ficou ainda pior. Mas, por outro lado, sei o quanto mudará a minha história de vida buscando trabalhar essa questão. Pois meu desejo por dias melhores e pela realização do sonho da aprovação em um concurso público, preciso de mais dedicação, e pra isso tenho consciência da necessidade de melhorar esse ponto. Com seus textos inspiradores tenho conseguido evoluir gradativamente. Obrigada por mais esse incentivo!

  62. Avatar

    Joanice

    13/03/2021 20:21em20:21

    Até isso, caro amigo GG!rsrsr…
    Infelizmente perco o foco muito rápido nos meus estudos. O desemprego, a pressão que me cerca enfim tudo está ligado a um stress emocional dantesco. Na maioria das vezes essas coisas parecem serem mais fortes que eu. Estou sempre lembrando que preciso passar, que preciso estudar muito e quando olho para o edital vejo o quanto falta para pra chegar no objetivo do cargo publico. Daí é desfoco na certa!

  63. Avatar

    Joanice

    13/03/2021 20:24em20:24

    Mas eu gostei muito do seu artigo. Por incrível que pareca consegui ler tudo, porém é lógico que me desviei por um momento sim, mas fui até o fim. Vou tentar seguir suas dicas.
    Obrigada por tentar nos motivar (eu e o geralzão) com suas palavras e entusiasmo.
    Deus te abençoe!

  64. Avatar

    marcelo oliveira

    14/03/2021 10:08em10:08

    excelente texto, especialmente nesta época de incertezas. Continue assim.

  65. Avatar

    Leonardo Ramos

    14/03/2021 10:51em10:51

    Muito útil! Importa esse conhecimento das nossas fragilidades, para podermos realizar os treinamentos necessários, focando ainda mais no objetivo. Obrigado.

  66. Avatar

    Marcos

    14/03/2021 13:45em13:45

    Olá, Gabriel e prezados alunos companheiros nessa jornada de estudos para quem já é concurseiro e pra quem também está entrando neste ritmo, que é o meu caso. Eu sou bastante ansioso. Herança de família. Todos tem ou terão alguma pré-disposição genética à questões de saúde como diabetes, doenças cardíacas e, infelizmente, mais sérias em algum momento da vida. Isso é quase que inevitável. Fiz tratamento e ainda faço acompanhamento profissional para essa questão e utilizo prescrição médica para manter foco seja para trabalho ou estudos. Auxilia bastante em processos de estudos prolongados e intensos, mas sempre com acompanhamento profissional, importante reforçar. Eu estou no começo dos meus estudos e preparação e tenho observado nas “lives” destinadas a esse fim, as dicas e conselhos de como otimizar tempo, fazer pausas entre os horários, ou seja, o conceito “zerar a mente”, principalmente através da meditação, para “refrescar” o cérebro entre atividades diárias e rotineiras principalmente se você quer atingir um resultado a médio ou longo prazo que exija trabalho e esforço desse “músculo” como foi falado. Quanto mais ferramentas para treinar o cérebro, domesticá-lo, para que sejamos “senhor dele” e não “escravo” de sua natureza hiperativa e com tendência de divagação, melhor. Eu tenho uma dúvida que vou tentar deixar mais clara nas próximas “lives” em tempo real que puder participar que é sobre a seguinte situação: eu comecei a estudar pensando no concurso TJ_SP, por exemplo. Embora tenha nível superior com Pós, eu prefiro me preparar de início para concursos de nível médio com boa remuneração, pra não partir para um certame onde vou concorrer no nível + alto. Busco um concurso que, no momento, possa me trazer segurança, estabilidade e não a maior ou melhor renda, apenas a compatível, por enquanto. Até aí acho que é um dos motivos principais da maioria. Se você tem esse foco, vale a pena você tentar “casar” ou “conciliar” pra fazer um concurso como o do IBGE, por exemplo, que é contrato temporário e abaixo da renda que almejo com o propósito de ganhar experiência em prova e se você passar, servir como “escada” de estudos para os outros concursos que almeja? o período final da inscrição para o IBGE está em cima e estou com essa dúvida. Alguém com mais experiência que talvez já tenho feito isso e esteja estudando há mais tempo se habilitaria a responder ou você mesmo Gabriel? Agradeço!

  67. Avatar

    Cristiano Anderson Santos Reis

    14/03/2021 16:12em16:12

    Meu maior problema é esse.

  68. Avatar

    Júlia Machado

    14/03/2021 19:50em19:50

    Texto sensacional! Obrigada!

  69. Avatar

    victor lucas coelho leite

    14/03/2021 20:20em20:20

    Muito bom o texto, útil e importante para o concurseiro.

  70. Avatar

    Pedro Henrique Machado Ferreira

    15/03/2021 08:09em08:09

    Excelente texto, Gabriel. Desde do meu início de estudo no mundo dos concursos, o FOCO vem sendo, talvez, meu maior inimigo durante a leitura de PDFs ou quando estou assistindo alguma vídeo-aula do Gran. Uma hora, minha mente se distrai e começa a pensar se aquilo que estou fazendo (estudar para concursos) é realmente a melhor opção, juntando a perca do FOCO com nosso processo natural de dúvida, outrora, começo a pensar se minha mãe está em segurança no trabalho com o aumento da contaminação da Covid-19 aqui no Distrito Federal, mesmo com todos os cuidados que estamos tendo a mente prega peças e começa a imaginar situações hipotéticas que podem acontecer e meu FOCO nos estudos é retirado por mim mesmo sem perceber.
    Durante esse 1 ano que estou isolado, a busca pelo FOCO ainda continua incessante porém esse texto redigido por você trouxe uma luz no fim do túnel, uma nova visão de como posso comparar minha mente como um músculo em desenvolvimento que após várias repetições, finalmente vai entender o que precisa ser feito de forma automática e melhorará bastante o seu desempenho.
    Agradeço pelo ótimo texto e por mais um ensinamento!

  71. Avatar

    MárcioSenna

    15/03/2021 08:31em08:31

    Gostei muito do teto, estou presisando manter o foco

  72. Avatar

    GRAZIELLI

    15/03/2021 11:06em11:06

    Obrigada Gabriel, sempre ajuda, seja aprender novas técnicas para driblar esse lado medonho do cérebro (ao menos para nós concurseiros antes da sonhada posse), seja para relembrar, motivar, seguir em frente.

    Sejamos imparáveis!

  73. Avatar

    Guilherme

    15/03/2021 16:30em16:30

    Foco, força e fé !!!

  74. Avatar

    Carmen Lúcia Correia Pessano

    15/03/2021 18:14em18:14

    Olá Gabriel!
    muito obrigada pelo texto, precisava ouvi-lo. Tentarei colocar em prática tais dicas, pois ando muito sem foco.Valeu mesmo! Carmen

  75. Avatar

    Gislene Santos Oliveira

    15/03/2021 20:30em20:30

    Excelente texto.

  76. Avatar

    Alexandre Sampaio Bezerra

    15/03/2021 21:22em21:22

    Hoje meu grande inimigo é a falta de foco, por isso amei o texto, chegou na hora certa, vou fazer esse esforço de mudar é ficar mais focado.

  77. Avatar

    EDILENE FIALFO DA CNHA COSTA

    16/03/2021 09:19em09:19

    Adorei o artigo. Eis o meu maior inimigo: desfocar com frequencia, não conseguir me desligar de todas as outras coisas que me distraem. Mas vou tentar ainda mais!! Obrigada!!

  78. Avatar

    Esther Oliveira

    16/03/2021 09:46em09:46

    Excelente texto!! Vou atentar para essas técnicas.

  79. Avatar

    Laisa Laisa

    16/03/2021 19:54em19:54

    foi proativo escutar o áudio, nos ajuda a vê além de onde estamos e pensarmos como estamos.

  80. Avatar

    Layse de Lima Silva

    17/03/2021 10:38em10:38

    Que texto maravilhoso!

  81. Avatar

    Kátia Cristina

    17/03/2021 16:38em16:38

    Gosto muito dos seus textos, são bem pertinentes!

  82. Avatar

    SIRLENE DA SILVA

    17/03/2021 19:18em19:18

    Muito bom o texto. Descreveu claramente o que se passa comigo. Divagar durante uma leitura, mas estou tentando dominar minha mente. Ajudou banstante, e olha que foi a primeira vez que parei para ler um artigo no gran.a
    Obrigada.

  83. Avatar

    Juliana

    17/03/2021 20:00em20:00

    Texto maravilhoso!! Ótimo pra dar aquele puxão de orelha quando vamos perdendo o foco sem perceber.

  84. Avatar

    Daniel Veríssimo da Silva

    17/03/2021 21:32em21:32

    excelente, me ajudou muito agora é colocar em prática. obrigado!

  85. Avatar

    Sandro Rodrigues Moraes

    20/03/2021 09:59em09:59

    Bom dia Daniel e Todos! Muito obrigado por mais essa ajuda! Tudo de bom! Abraços!

  86. Avatar

    Jeane

    21/03/2021 16:44em16:44

    Boa tarde! O conteúdo me ajudou muito hoje, em pleno domingo, difícil mante o foco nos estudos rsrs Obrigada Gabriel! vou procurar o livro que você citou no texto! Um abraço!

  87. Avatar

    ELAINE REGINA CAMARGO FERREIRA

    08/04/2021 15:06em15:06

    Boa tarde, tudo bem? Já li alguns dos seus textos, eles sempre me auxiliam. Muito obrigada.

  88. Avatar

    Águida

    08/04/2021 19:22em19:22

    Muito bom.Obrigada🙂🙏

  89. Avatar

    ANA PAULA PEREIRA LYRA

    19/04/2021 19:25em19:25

    Foi Muito útil!!

  90. Avatar

    Rafaela

    20/04/2021 12:51em12:51

    Ótimo texto!
    Novos hábitos se associam a prática, treino, repetições…

  91. Avatar

    Cristina M Gomes

    06/05/2021 11:40em11:40

    Gratidão, Gabriel! Preciso muito exercitar o foco. Muito bom o artigo! Vou exercitar e com a graça de Deus conseguir ter mais foco nos meus objetivos e durante a caminhada para alcança-los.

  92. Avatar

    Fabrícia de Barros

    14/05/2021 10:51em10:51

    Gostei muito!!!

    Grata por compartilhar esse conhecimento!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer conquistar a sua aprovação em concursos públicos?
Prepare-se com quem mais entende do assunto!
Comece a estudar no Gran Cursos
Para o Topo