Como seguir com o coração partido

Gabriel Granjeiro


25 de Janeiro 5 min. de leitura

Humanos são seres sociais. Nossos relacionamentos nos são tão caros, que têm reflexo direto em nosso humor, nossa felicidade, nosso futuro. Por extensão, também podem impactar os estudos. Tanto é assim, que recebo com frequência mensagens de alunos e seguidores com dúvidas sobre como manter o ritmo nos estudos após o fim de uma relação importante, seja amorosa, seja de amizade, seja de qualquer outra natureza. O que fazer quando estamos com o coração partido? Como seguir em frente? É sobre isso que conversaremos hoje.

Inicio pelo testemunho da juíza de Direito e nossa professora nas carreiras jurídicas Danielle Rolim. Cerca de um ano atrás, em entrevista para o canal Imparável, ela contou que, exatamente uma semana antes da prova objetiva do seu concurso dos sonhos, teve de lidar com um divórcio difícil. E o que ela fez? Canalizou todas as energias e pensamentos para a prova que faria dias depois. Priorizou o sonho de ingressar na magistratura e deixou o resto para resolver mais tarde, depois da aprovação. No mesmo relato, presenteou-nos com uma preciosa dica: “Não dá pra parar a vida por causa dos concursos… E não dá pra parar o concurso por causa da vida… São nossas experiências que nos formam. Você conquista maturidade, sabedoria, por conta das experiências – boas ou más.”

Seria Dra. Danielle uma pessoa fria por ter seguido firme em seu propósito apesar de estar vivendo uma fase tão dolorosa? Claro que não. Ela concluiu que precisava continuar, que o fim do seu casamento já havia lhe causado bastante tristeza. Compreendeu que, antes de tudo, era necessário amar a si mesma e valorizar os próprios sonhos, talvez vivenciando o luto pela separação enquanto batalhava pela concretização de seus projetos pessoais. Entendeu, enfim, que concurso público não considera aspectos da vida pessoal do candidato, então este não pode se deixar dominar por eles se quiser mesmo ser aprovado.

Outro relato que vai ao encontro dessa percepção é o da nossa professora e coordenadora de carreiras policiais, a delegada Luana Davico, que me confidenciou ter posto um ponto final num noivado justamente quando se preparava para prestar concursos. É que o então noivo insistia que ela continuasse na carreira de assessora jurídica e ele em seu emprego, mas Luana pensava diferente, e os dois não conseguiram equacionar essa questão. Para piorar, ela não podia dar ao companheiro a atenção que ele demandava. A decisão de terminar o relacionamento foi, é claro, muito difícil, e, como ela bem observou, no mundo ideal nem sequer precisaria ser tomada. Afinal, tudo que ela queria era o apoio do companheiro durante uma fase que, cedo ou tarde, passaria. Entretanto, as circunstâncias exigiram que ela optasse por ficar só. “Quando chega um momento em que você está querendo ir e a pessoa te segura, você precisa deixar a pessoa seguir a vida dela e você a sua”. Obviamente, veio a fase de profunda tristeza. Luana sofreu, chorou, teve vontade de desistir de tudo, mas preferiu enfiar a cara nos livros, priorizando seu sonho de se tornar servidora pública, sabendo que tudo aquilo teria sido em vão se ela desistisse agora. Finalmente, chegou lá. Não sem cicatrizes, mas chegou.

Você, meu leal leitor, me conhece. É claro que, em busca de orientação sobre a melhor forma de agir quando se está atravessando uma fase de profundo pesar, seja ela resultante do fim de um relacionamento ou do afastamento de alguém especial, tratei de ir em busca de opinião profissional. E foi assim que, conversando com a professora do Gran Juliana Gebrim, psicóloga clínica e neuropsicóloga, compilei as doze dicas a seguir:

  1. Entenda que ser forte não significa jamais sofrer, mas, sim, ter capacidade de seguir em frente apesar do sofrimento.

Cada rompimento tem suas particularidades. Pode ter sido você quem resolveu dar um fim ao relacionamento; pode ter sido o outro envolvido; pode ser, ainda, que a decisão de terminar tenha sido consensual. Talvez vocês tenham sido forçados a se afastar pelas circunstâncias, ou talvez o sentimento que os unia tenha simplesmente acabado. Independentemente da situação, o certo é que você passará por um turbilhão de emoções pelos próximos dias, meses, anos… Estudos revelam que rompimentos podem causar inclusive dor física, à semelhança da abstinência de drogas, o que explica, por exemplo, as recaídas. Ninguém duvida, portanto, que uma separação, a perda de um amigo ou mesmo a morte de alguém especial é algo sério e com implicações bem concretas. Ainda assim, saiba que é possível buscar alguma compensação em meio ao sofrimento, canalizando para si mesmo todo o amor, carinho e paixão que dedicava à pessoa que se foi.

  1. Coloque tudo para fora.

Chore o que tiver de chorar. Se estiver estudando e a tristeza chegar, deixe que as lágrimas caiam sobre as folhas do caderno de resumos, do livro, da apostila, do PDF… O material agora manchado passará a ter maior significado para você, e suas conquistas e vitórias mais valor. Não queira ser alguém de gelo. É ilusão acreditar que você pode.

  1. Trate o momento de crise como um marco para mudar o foco de sua atenção.

Encare a nova fase como uma espécie de licença médica ou, dependendo do livramento, licença-prêmio. Use o tempo para cuidar de si e dos seus sonhos.

  1. Saiba que há etapas bem marcadas no processo de perda e luto.

São elas: NEGAÇÃO (período durante o qual você não acredita no que aconteceu), RAIVA (momento de revolta), BARGANHA (quando você se vê negociando sobre os fatos consigo mesmo ou com Deus), TRISTEZA (fase edificante, na medida em que faz repassar os erros do passado a fim de jamais cometê-los novamente) e, por fim, ACEITAÇÃO. É importantíssimo ter paciência e vivenciar cada uma dessas etapas, ciente de que TUDO PASSA.

  1. Faça uma lista de defeitos da pessoa que se afastou ou do relacionamento que não deu certo.

Antes de ceder ao impulso de uma recaída, rememore as atitudes negativas e os defeitos do antigo parceiro ou amigo. Lembre detalhes ruins da relação que vocês tinham. Isso vai refrescar o cérebro, que aos poucos aceitará melhor a perda.

  1. Guarde numa caixa tudo que lhe traga lembranças indesejadas e só a abra quando você se sentir mais bem-estruturado.

Segundo Dra. Juliana, tal atitude passa uma mensagem de separação e ajuda na cooperação com um fim de ciclo.

  1. Reserve uma hora do dia para pensar no relacionamento que acabou.

Para não cair na armadilha de ficar remoendo o dia inteiro tudo que viveu com a pessoa que não faz mais parte de sua vida, reserve um momento do dia para isso. Aproveite para praticar redação, discorrendo, por exemplo, sobre suas emoções.

  1. Não sucumba ao sentimento da culpa.

É natural acharmos que somos 100% responsáveis pelo fim do relacionamento. Cuidado! Revise qual foi sua real participação em tudo que aconteceu. Analise os fatos com objetividade. Se, por exemplo, o fim decorreu da ausência de empatia do outro, não cabe a você ter simpatia pela ideia de manter proximidade com ele. Lembre-se: o fim é resultado das ações ou omissões de ambas as partes envolvidas.

  1. Movimente o corpo.

Exercícios físicos ajudam muito, acredite!

  1. Não hesite em recorrer aos amigos mais próximos.

É hora de rir um pouco, de divertir-se com aqueles em quem você mais confia.

  1. Continue em sua busca por outro alguém.

Acreditar na possibilidade de encontrar alguém ajudará você a seguir em frente. Pessoas com características e visão de mundo alinhadas com as suas podem estar mais próximas do que você imagina. Esteja atento.

  1. Diga “Chega!”.

Estabeleça um limite para o seu sofrimento. Tudo tem de acabar um dia, inclusive seu luto. A vida é você consigo mesmo, ou com outro amor, ou com outras amizades. O tempo faz milagre.

Como você deve ter notado, nem todas as dicas se aplicam a qualquer situação. Se você tem o coração partido em razão da morte de uma pessoa especial, por exemplo, não caberá fazer uma lista negra dela. Mas você pegou a ideia, não? A vida precisa continuar, apesar dos muitos fins que temos de superar em nossa caminhada. Talvez você esteja na iminência de um recomeço, talvez tenha conseguido uma nova chance, talvez haja alguém logo ali, pronto para acompanhar você em sua jornada. O melhor, não tenho dúvida, está por vir.
Conte sempre conosco em sua busca.

Se você chegou até aqui, gostaria de lhe pedir um favor: comente abaixo dizendo o que achou do texto. Foi útil? Não foi? Ajudou? Não ajudou? Seu feedback é muito importante!

P.S.: Siga-me (moderadamente, é claro) em meu perfil no Instagram. Lá, postarei pequenos textos de conteúdo motivacional. Serão dicas bem objetivas, mas, ainda assim, capazes de ajudá-lo em sua jornada rumo ao serviço público.

Mais artigos para ajudar em sua preparação:

  1. Como lidar com a culpa
  2. Em busca de um propósito
  3. Reinvente-se em 2021
  4. Vista-se do seu futuro
  5. Recalibre sua forma de ver o mundo
  6. Corte o nó górdio
  7. Deixe o velho para trás e abra espaço para o novo
  8. Tudo está fora de ordem?
  9. Livre-se das âncoras
  10. Falha ou fracasso?
  11. Atravessando o inverno
  12. A verdadeira humildade
  13. Imparabilidade
  14. Evite tempestades
  15. O poder das palavras
  16. O que nunca te falaram sobre disciplina
  17. A arte de viver
  18. Liderando a si mesmo
  19. O amanhã NÃO nos pertence
  20. Errei feio, e agora?
  21. O ego é seu inimigo
  22. O poder de um sonho
  23. A verdadeira perseverança 

Gabriel Granjeiro – Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online. Vive e respira concursos há mais de 10 anos. Formado em Administração e Marketing pela New York University, Leonardo N. Stern School of Business. Fascinado pelo empreendedorismo e pelo ensino digital.

0

Quer conquistar a sua aprovação em concursos públicos?

Prepare-se com quem mais entende do assunto!

Comece a estudar no Gran Cursos

Notícias Recomendadas

10 coisas para fazer todo dia...

Gabriel Granjeiro 15 de Fevereiro de 2018

A coragem (já) está dentro de você...

Gabriel Granjeiro 29 de Janeiro de 2018

Autoconfiança, a chave para o sucesso!...

Gabriel Granjeiro 5 de Fevereiro de 2018

Como vencer o que ainda não aconteceu?...

Gabriel Granjeiro 10 de Agosto de 2020

Corte o nó górdio...

Gabriel Granjeiro 14 de Dezembro de 2020

Depoimentos relacionados

Nome do aluno aprovado
Concurso em que foi aprovado

Daniele Laís saiu de seu emprego no SENAC DF aproveitando um momento de mudança no seu cargo, hoje extinto, e…

Nome do aluno aprovado
Concurso em que foi aprovado

Ernesto Luiz Lima é de Limoeiro, interior de Pernambuco. Sua trajetória não foi nada fácil, mas hoje ele pode dizer…

Nome do aluno aprovado
Concurso em que foi aprovado

Natural da terra Caruru e da Maniçoba, o belenense Diego Barroso sempre sonhou em ingressar no serviço público por três…

Pedro Higor Faustino
Concurso Polícia Federal

Pedro Higor Faustino é natural de Juazeiro/BA, mas reside desde pequeno em Brasília/DF, onde mais tarde começaria a sonhar com…

Éder Gomes
Concurso Ministério da Economia

Éder Gomes é de Ceilândia-DF e foi aprovado no concurso de temporários do Ministério da Economia para o cargo de…

Wallace Batista
Concurso ALESE

Wallace Batista dos Santos é de Aracaju, capital do Estado de Sergipe. De família humilde, quando adolescente, ele chegou a…

Luiz Faustino
Concurso ALESE

Natural de Aracaju, cidade onde reside e exerce seu cargo, Luiz Faustino Correa Freire compartilhou conosco a sua história de…

Gabriel Evangelista
Concurso PF

Nosso aluno Gabriel, aprovado no concurso PF, disse não ter acreditado quando viu seu nome na lista de aprovados, a…

Gabriel Granjeiro

Equipe de Comunicação do Gran Cursos Online
0

144


Comentários (144)

Avatar Thalyssa 26 de Maio

Dizem que leva-se pelo menos metade do tempo que se viveu com a pessoa para, finalmente, superá-la. Então, sigo paciente e tranquila vivendo as etapas do luto. Foram 9 anos entre namoro e noivado, sei que ainda há um longo caminho pela frente. Obrigada pelo texto, Gabriel!
E obrigada por um dia ter sonhado e apostado no sonho, agora realizado, que é o Gran.

0
 Responder

Gran Cursos Online Gran Cursos Online 26 de Maio

💙❤️

0
 Responder

Avatar Erica 22 de Maio

Muito Obrigada pelo texto! Vou colocar as dicas em prática. Estou muito triste hoje, mas penso que é melhor chorar hoje, do que pelo resto da vida. Gratidão!

0
 Responder

Gran Cursos Online Gran Cursos Online 24 de Maio

😊🙏

0
 Responder

Avatar Laura Lanna 22 de Maio

“A VIDA É VOCÊ CONSIGO MESMO…” Muito obrigada por esse texto.
Simplesmente maravilhoso.

0
 Responder

Gran Cursos Online Gran Cursos Online 24 de Maio

😊🙌

0
 Responder

Avatar Adrieli 27 de Abril

MUITO BOM.

0
 Responder

Gran Cursos Online Gran Cursos Online 27 de Abril

😊🙏

0
 Responder

Avatar Maria Amália Mota 26 de Abril

Obrigada por ser um canal de bênção na vida de tantas pessoas que por motivos diversos não conseguiram alcançar seus sonhos… Mensagem muito edificante, nos dá a visão de que precisamos continuar a nos esforçar, somos capazes de lutar pelos nossos sonhos. Gratidão!

0
 Responder

Gran Cursos Online Gran Cursos Online 27 de Abril

😊🙏

0
 Responder

Avatar Ivana 26 de Março

Gratidão por este texto, me ajudou bastante. Colocarei as dicas em prática.
Deus abençoe vocês!

0
 Responder

Avatar Flor 27 de Fevereiro

#LIVIA MARA , bate aqui ( ) pois vc completou o texto do Gabriel. Concordo com seu ponto de vista mas eu ainda vou passar por todas as fases …
Bom q vc já está na “autocura’ e superação.
Acho q relacionamento “de casal” não é pra tdos.
Conheço pessoas q estão muito bem na e de vida e sem par.
Luz a Todos nós
A Cada novo dia, a cada novo amanhecer, a cada novo anoitecer, vamos cada vez melhor. Fé em Deus e em si. Sejamos fortes. Deus nos fez assim.

0
 Responder

Avatar Flor 27 de Fevereiro

Gabriel “previu” esse meu momento. Só pode! Estou agora nesse “bug pessoal” e pra arrematar, sem amigo (n-e-n-h-u-m). Zero.

Mas as frases sábias de quem experenciou isso mais adaptando as dicas da psicóloga , servem como autênticos “roteiros” para “me segura, pra eu nao sucumbir e falir”.

Agradeço

0
 Responder

Avatar welson 18 de Fevereiro

Muito bacana o texto! Momentos complicados, dias difíceis, fases turbulentas nos desanimam, mas agarrar em Deus e acreditar que somos é capaz de vencer é a cura mais que necessária. Nada é eterno, por isso viva cada dia da melhor maneira possível.

0
 Responder

Avatar Liane Maria Faccio 11 de Fevereiro

Obrigada, seu texto foi útil.

0
 Responder

Avatar Inae Goncalves Machado 9 de Fevereiro

Eu achei totalmente oportuno. Gostei demais do texto, se eu pudesse dizer que não se aplica era tão bom. mas com o texto vai me ajudar, orientar melhor no que fazer.

0
 Responder

Avatar KELLY DE OLIVEIRA ARRAIS 7 de Fevereiro

Dicas muito valiosas, passando por um processo assim! Obrigada.

0
 Responder

Avatar Carmen Lúcia Silva 6 de Fevereiro

Adorei o seu texto, foi útil e animador.

0
 Responder

Avatar jessica 4 de Fevereiro

Muito boa leitur.
É bem dificil e doloroso qualquer mudança, mas creio que o tempo seja um ótimo remédio.
estou passando por uma fase crítica tambem, e desejo que esse momento passe logo…

0
 Responder

Avatar Patrícia 1 de Fevereiro

Obrigada. Texto valioso, estava precisando.

0
 Responder

Avatar Patricia 1 de Fevereiro

Excelente texto, veio no momento certo.👏👏

0
 Responder

Avatar Francisca de Paula da Silva Bezerra 31 de Janeiro

Ajudou muito…ter essas situações resolvidas ou caminhado para resolução, embora seja permeada por dores, na alma ou física, nos coloca de novo no prumo, pois é vida que segue; são experiencias válidas..maturidade…aprender a ressignificar a vida.

0
 Responder

Avatar MAIRA SAMIRES DA ROCHA FONSECA 31 de Janeiro

Muito obrigada, Gabriel!!! Eu passei recentemente por um término de relacionamento amoroso e suas dicas no Instagram me ajudaram muito a seguir em frente, sem contar sua história com a Vivi, que é muito linda, dão-me esperança para acreditar em amor verdadeiro.
As dicas supracitadas chegaram na hora certa!!!! Obrigadão!!!!👏🏼

0
 Responder

Avatar CASSIA MAIMONE 31 de Janeiro

Essa mensagem chegou bem na hora que precisava.

0
 Responder

Avatar Janaina Célia Nunes da Fonseca e Silva 31 de Janeiro

Me ajudou muito, obrigada.

0
 Responder

Avatar EDILMA FROZ 31 de Janeiro

Pertinente!!!! que sensibilidade com todos nós concurseiros. Gratidão!!!!

0
 Responder

Avatar josineide Correia Nunes 31 de Janeiro

Obrigada Gabriel por suas palavras e dicas de superação, estou vivendo exatamente essa realidade de separação.

0
 Responder

Avatar Joseilton Jesus dos Santos 30 de Janeiro

Há alguns meses atras mimhas irmãs brigou com migo por morar na casa delas e elas postaram no fecebook que só gostava dos outros dois irmão s e com isso venho sofrendo até hoje e a melhor coisa que fiz foi morar sozinho e focar em meus estudos e sempre tive um sinho de trabalhar nos correios mas nunca consegui

0
 Responder

Avatar MARCOS ANTONIO CASTILHOS ABREU 30 de Janeiro

EXCELENTE MENSAGEM. PARABÉNS PELO ESPÍRITO DE HUMANIDADE.

0
 Responder

Avatar Viviane Costa 30 de Janeiro

Parece que você estava adivinhando…
vou focar nessas dicas e seguir.

0
 Responder

Avatar Mariana 29 de Janeiro

Recebi o email com o tema dias atrás e optei por não ler no momento, mas agora passando pela situação me lembrei do email, e pensei que poderia me ajudar, leio chorando e termino a leitura agradecida.
Obrigada!

0
 Responder

Avatar Andressa 29 de Janeiro

Muito obrigada pelo texto, me ajudou muito. Estou sofrendo com o término de um relacionamento.

0
 Responder

Avatar Mauro 29 de Janeiro

Muito obrigado pelas dicas, as vezes precisamos de uns conselhos iluminados, pois reflete e muito quando se decepcionamos com quem mais próximo da gente não nos ajuda como gostaríamos. Pior não é isso, é quando você vira servidor público e alguém começa a desfrutar de um caminho árduo e dificílimo o qual só um se sacrificou.
Digo e confirmo porque já sou servidor público nas fileiras militares de uma organização de 184 anos de historia, onde homens e mulheres se destacam pelos seus caráteres de numero impar nas fileiras militares e motivo de orgulho quando não se sentimos só nas horas mais difíceis das nossas vidas, “me refiro no front, momento em que é deflagrada a munição e adrenalina sobe e você tem que controlar as emoções e raciocinar da melhor forma possível para não sofrermos mais uma baixa irreparável ao familiar…”. Como dizia o Ten Cel Dave Grossman a Sociedade é dividida em grupos de Ovelhas, Lobos e Cães Pastores, quando faço essa comparação entenda me, pois não demérito para o cidadão civil o qual é comparado as Ovelhas, aconselho que leia com carinho o conteúdo na integra do autor e entenderás o que eu quero dizer.

0
 Responder

Avatar Renata Martins 29 de Janeiro

Neste momento, encontro-me arrasada por uma situação muito difícil.
Abri o site do Gran Cursos para dar continuidade ao meus estudos, já que tenho uma prova para fazer dentro de alguns meses, e recebo sua msg.
É a força que eu precisava para não desistir.
Obrigada!

0
 Responder

Avatar Felipe Rauer 29 de Janeiro

Poderia formatar o texto no padrão JUSTIFICADO, para ficar mais bonito aos olhos.

0
 Responder

Avatar Diego Sena 29 de Janeiro

Texto muito bom!
Desejo que esse texto chegue a muitas outras pessoas, e as que se identificaram como eu me identifiquei tenham forças e sejam prósperas pois realmente as “dicas” descritas nesse texto para seguir em frente é o melhor a se fazer!
Vida longa e próspera a todos!

0
 Responder

Avatar Dannysla 29 de Janeiro

Amei vc falou tudo , por um momento achei que você sabia da minha vida.

0
 Responder

Avatar Ana 29 de Janeiro

Muito obrigada! Eu estava com casamento marcado e o relacionamento acabou. Estou sofrendo demais, mas sei que foi o melhor para o meu futuro. Ler esse texto me deu um conforto tão grande!

0
 Responder

Avatar Elaine Maria 29 de Janeiro

São exatamente 01:31 da madrugada e do nada este artigo! Muito bom! Me ajudou muitíssimo e vou seguir cada conselho!
Muito obrigada!

0
 Responder

Avatar Shirley L. Ferreira 28 de Janeiro

Obrigada, texto de excelente reflexão!
e como me encaixei em diversas situações, mesmo sem perceber!
Bom não sou de ficar me vendo como vitima, prefiro seguir em frente.
E sei mais do ninguém de que estudar é o melhor caminho.
Desde o dia live do dia 04/01, o dia D, na minha decisão de mudança plena.
Tenho um novo proposito, mas, sem perder minhas responsabilidades.
MAS QUERO CONTAR ESSA HISTÓRIA NUM VÍDEO DO GRAN LOGO APÓS O CHURRASCO DA COMEMORAÇÃO.

0
 Responder

Avatar Getúlio Júnior 28 de Janeiro

Sensacional!!!! Estou passando por um término de relacionamento. Sua ajuda veio na hora certa.
Muito obrigado pelo conteúdo.
Parabéns

0
 Responder

Avatar Mateus 28 de Janeiro

Ótimas dicas! Agregaram muito valor e conhecimentos práticos em diversas áreas.

0
 Responder

Avatar Sabrina 28 de Janeiro

Amei o texto. Muito bem escrito e fundamentado. Me ajudou bastante, pois estou estudando para um concurso grande e estava vivendo um relacionamento abusivo há quase 2 anos! Eram coisas absurdas que estava sofrendo. Não fazia sentido algum estar com ele mas mesmo assim eu cedia e ficava. Se eu contar aqui algumas das coisas que sofria vão me taxar de louca! Eu também achava que era! Iniciei terapia mas ainda assim estava difícil desvencilhar, até que no reveillon eu tomei a atitude de desistir, mas ele volta, narcisistas sempre voltam e tentam laçar a vítima. Por isso continuo fazendo uma força mto grande para resistir e seguir em frente com meus objetivos. Gratidão pelo texto.

0
 Responder

Avatar Adriana Oliveira dos Santos 28 de Janeiro

Uma dica valiosa, Obrigada Gabriel

0
 Responder

Avatar Edy 28 de Janeiro

Muito bom o texto, fez pensar no que realmente importa, que é o nossos sonhos. Estou na fase de amadurecimento, temos sim saber superar frustações da vida.

0
 Responder

Avatar Rejane 28 de Janeiro

Muito útil.

0
 Responder

Avatar kellen 28 de Janeiro

Muito bom !!! esse texto tem tudo a haver comigo ,com que estou passando.
Deu uma injeção de ânimo para continuar na minha jornada de estudo.

0
 Responder

Avatar Neuzely 28 de Janeiro

Gabriel, que Deus te abençoe. Parabéns pelos sábios conselhos.

0
 Responder

Avatar Neuzely 28 de Janeiro

Gabriel, que Deus te abençoe. Parabéns pelos sábios conselho.

0
 Responder

Avatar Pamela Tarrago 28 de Janeiro

Muito para focar nos estudos.

0
 Responder

Avatar Carlos Eduardo 28 de Janeiro

Obrigado pela disponibilidade e interesse em compartilhar essa mensagem. Estou passando por um momento difícil, mas acredito que há uma solução para a maioria das situações.

Deus te abençoe.

0
 Responder

Avatar Daniel Alves 28 de Janeiro

— Satisfatório!

0
 Responder

Avatar Sousa 28 de Janeiro

05h:00min tenho a certeza que essa msg veio numa boa hora, viver numa falsa ilusão não dará resultados alguns enquanto permanecemos no mesmo lugar fazendo as mesmas coisas.

Liberte-se nada acabou !

0
 Responder

Avatar Andréia 28 de Janeiro

Aquele texto que você recebe no momento exato em que estava chorando por causa de um término, não tem preço!
Parece até que é um carinho de Deus com a gente, muito obrigada.

0
 Responder

Avatar Gabriel cruz dos anjos 28 de Janeiro

muito bom irmão, estou no momento de termino de um noivado junto com união estável, que acabou virando combustível para esse meu objetivo de pertencer a PF. vou pertencer.

0
 Responder

Avatar VANESSA VIEIRA DA CUNHA SANTOS 28 de Janeiro

Texto maravilhoso, o melhor está por vir!

0
 Responder

Avatar Cristiane 27 de Janeiro

Muito bom para refletir…
Por que o amor é tão complicado, doi tanto quando não é correspondido.
O jeito é estudar mesmo com o corção partido…

0
 Responder

Avatar Camila Vasconcelos 27 de Janeiro

Sensacional!

0
 Responder

Avatar rulia 27 de Janeiro

Muito obrigado pela dicas são maravilhosas!!!

Eu aprendi que deveríamos ser gratos a Deus
por não nos dar tudo que lhe pedimos

sermos grato por cada momento ou ate mesmo por coisa
Deus nos tirou .lá na frente ele esta preparando coisa melhor para nossa Vida

0
 Responder

Avatar Joacimário Câmara Júnior Ribeiro 27 de Janeiro

Muito conveniente por parte do senhor professor se importar com nosso aspecto emocional, sendo esse parte fundamental para o progresso da vida. Registro aqui meu muito obrigado, sem dúvida foi e sempre será útil esse artigo.

0
 Responder

Avatar Katiana 27 de Janeiro

Adorei!

Digo com toda precisão possível que eu precisava desse texto. Ele é encorajador, motivacional e ajuda muita a canalizar o que realmente importa mesmo em momentos difíceis.
Grata pelo conteúdo!

0
 Responder

Avatar Vani 27 de Janeiro

Amei! Muito útil…
Canalizar as energias nos estudos 😃

0
 Responder

Avatar absconcurseira 27 de Janeiro

Estou passando pelo fim de relacionamento e essa mensagem veio no momento certo. Obrigada!

0
 Responder

Avatar Débora 27 de Janeiro

Este texto veio ao encontro do momento. obrigada!

0
 Responder

Avatar ALEX SILVA 27 de Janeiro

Excelente dicas, parabéns pela dedicação e atenção em nos trazer essa reflexão.

0
 Responder

Avatar Michelle Campos 27 de Janeiro

Parabéns,estou no momento passando por um divórcio, mas sábias as palavras, e entraram no meu coração, e na hora certa Obrigada.

0
 Responder

Avatar roseane 27 de Janeiro

simplesmente energisante!!!!!

0
 Responder

Avatar Adriana Santos 27 de Janeiro

Estou recomeçando a minha vida e preciso me garantir num emprego efetivo. Muitos anos me dediquei aos filhos e um casamento que chegou ao fim. Acredito que não tem idade para iniciar os estudos. Essas dicas são importantes porque nos orientam como lhe dar com situações difíceis nas nossas vidas. Espero que estudando, eu encontre o caminho tão almejado: o de passar e assumir um cargo efetivo. Obrigada Gabriel Granjeiro!

0
 Responder

Avatar Priscilla 27 de Janeiro

Era o que precisava lê, passando por um fim de relacionamento,eu caso parece com a Dr. Que vc descreveu, meu rumo de vida e diferente da dele, mas ele não me apoiava, nunca estava comigo nos momentos difíceis, parecia que ele se alimentava de minha desgraça, sentia uma pessoa falsa, que as vezes dava um de bonzinho pra conseguir o que quer, mas finalizei esse ciclo vicioso. E tb não estava dando a atenção que ele queria, já estava com nojo das atitudes dele e do comportamento. E tb ele era uma pessoa muito fria comigo.
Por fim, esse texto foi muito bom, obrigada.

0
 Responder

Avatar Ana 27 de Janeiro

Estou chocada! Parece que adivinharam meu momento. Rs. Essas dicas são cruciais para mim!

0
 Responder

Avatar Adolfo Antonio Hickmann 27 de Janeiro

Olá, Gabriel!
Não estou passando por um momento de separação, graças a Deus. Entretanto, seu artigo me ajudou neste momento, pois preciso me manter focado, em meio aos desafios do dia a dia.
Guardei com carinho suas dicas e das colegas professoras.
Um dia, terei a honra de compartilhar a a nossa (minha esposa e eu) luta para vencer sermos aprovados.
Desde já, aproveito para agradecer o quanto o Gran Concursos tem contribuído nesta caminhada.
Um abraço forte!
Prof. Adolfo Hickmann

0
 Responder

Avatar Calixto 26 de Janeiro

Otimismo e esperança, gostei muito das dicas, estou enfrentando um momento muito dificil emocionalmente e justamente um dos motivos foi por eu ter insistido seguir minha carreira e concluir a faculdade, apesar disso as vezes penso que deveria ter largado tudo por ela. Obrigado por compartilhar esses pensamentos!

0
 Responder

Avatar Everton 26 de Janeiro

O texto foi otimo, tudo que eu precizava ler no momento.
Ai estao alguns exemplos de superacao das pessoas ao se encontrarem bo fundo do poço.
Serve como uma motivacao pra mim, que estou passando por algo parecido ao exemplo das professoras do gran

0
 Responder

Avatar silvana Rodrigues Hygino 26 de Janeiro

Maravilhosas dicas . muito obrigada pela motivaçao

0
 Responder

Avatar RUBENS F D M SILVA 26 de Janeiro

Ótimo. Obrigado.

0
 Responder

Avatar Claudia Menezes de Lima 26 de Janeiro

muito bom, incentivador.

0
 Responder

Avatar Camilla 26 de Janeiro

Foi muito bom ler esse artigo! Um aparato que me faltou em alguns anos atrás.
Não encontrei a respeito do tema em outros lugares, contudo, se trata de uma situação “corriqueira”. Sofri tudo que podia para não sofrer mais. Ah, adorei a dica da “lista negra”! kkkkkkkk

0
 Responder

Avatar Glaucia Benedita Da Silva Barbosa 26 de Janeiro

Foi muito útil para mim

0
 Responder

Avatar Lívia Ribeiro 26 de Janeiro

Super apropriado, caiu como uma luva para o momento. Foco total na aprovação e cada dia mais feliz por ser uma aluna ilimitada!❤️🙏

0
 Responder

Avatar David Filho 26 de Janeiro

Estou passando por um momento difícil, e quando fui abrir a plataforma para estudar me deparei com a mensagem do Gabriel, vem em um momento certo, obrigado pelas dicas.

0
 Responder

Avatar Talita 26 de Janeiro

Muito útil! Excelente texto! Obrigada Gabriel! Gratidão! Deus abençoe imensamente! 🙂

0
 Responder

Avatar Sarah 26 de Janeiro

Muito bom! Precisava ler isso!

0
 Responder

Avatar Pamela 26 de Janeiro

Estou tentando sair de uma relação a tempos por motivos de mentiras, omissões, de sentir que ele tenha vergonha de mim, de estar comigo quando lhe é conveniente. Já me peguei várias vezes chateada e decepcionada comigo mesmo! Essas dicas são valiosas, mas digo que esse momento de estudos é bastante solitário, poucos entendem e apoiam. Só os que estiverem no mesmo “barco”! Força para todos que estão passando por momentos de perdas e renuncias…pertenceremos ao nosso sonhado cargo público!

0
 Responder

Avatar Juliana Zerbone 26 de Janeiro

Texto que nos faz refletir. Amei o texto, me deu motivação para não me render a tristeza.

0
 Responder

Avatar Natalia Souza 26 de Janeiro

Gabriel, o texto é maravilhoso. De fato as dicas e ensinamentos ali expressados nos ajudará muito na superação desse obstáculo. Contudo, gostaria de fazer uma ressalva: “Lista negra” é uma expressão racista em que estamos lutando para abolir do nosso cotidiano.
Assim, se possível for, gostaria de sugerir a troca do vocábulo por lista negativa.
Desde já agradeço pela atenção.

0
 Responder

Avatar ANA CARLA 26 de Janeiro

Para mim foi como uma mensagem divina. Estou me separando e justamente hoje, em que entro curso depois de dias sem estudar me deparo com essa mensagem. Grata

0
 Responder

Avatar Liziane 26 de Janeiro

Veio na hora certa…
Passei por situações muito triste.
Hoje tenho um compromisso com a minha felicidade…

0
 Responder

Avatar MARCELO MUCELLI SPOLAOR 26 de Janeiro

Mortes em sequencia de entes próximos ou mais que isso, queridos, são o(s) motivo(s) do coração partido na atualidade. A maioria do texto fala em separação e reencontro, o que também se aplica àqueles que partiram desta vida, mas que em algum momento, vida, ou lugar serão reencontrados… Obrigado!

0
 Responder

Avatar JOSE CELINO OLIVEIRA 26 de Janeiro

Gabriel,
Boa tarde!!!
Parece que esse texto foi feito para mim.
Estou emocionado. Esta é exatamente a minha atual situação.
Coração Partido por rompimento de um relacionamento.
Obrigado!

0
 Responder

Avatar Edneila Lopes 26 de Janeiro

Dicas valiosas.
Gratidão!!

0
 Responder

Avatar Victor 26 de Janeiro

O texto chegou numa hora bastante importante, foram dicas valiosas. Foco no sonho agora.

0
 Responder

Avatar GARDENIA REIS 26 de Janeiro

Muito incentivador, parece que adivinhou sobre minha vida,o que estou passando, precisava disso, voltei para o GRAN com o propósito de deixar a tristeza e focar nos estudos, após vários meses pagando ainda não consegui sair do primeiro áudio, mas após ler e ouvir esse texto criei forças e Rumo a Aprovação PCDF. AMÉM E OBRIGADO!

0
 Responder

Avatar Raquel Carvalho da Silva 26 de Janeiro

Muito útil, obrigada! 👏🏻

0
 Responder

Avatar Bel Castro 26 de Janeiro

Ajudou muito…rsrsr Obrigada!

0
 Responder

Avatar Deyse cantalice 26 de Janeiro

Parabéns por aprofundar um assunto tão recorrente para muitos, passo por isso, e sei o quanto essas dicas ajuda! Lembrem -se o que não ti mata,ti fortalece.

0
 Responder

Avatar ulisses pereira 26 de Janeiro

Confesso que depois de um tempo fiquei muito reflexivo qdo uma certa pessoa pisou na bola,e certa vez vi isso no YT:
Somos seres humanos…sentimos e sonhamos! Não somos robôs programáveis! Aquele objeto frio e parado pegando pó . Choramos sim!
O fato é que pode atrapalhar e muito nos estudos…até que chegou um dia e pensei: tenho que virar o jogo,esquecer de vez tal pessoa e estudar!! Ser triunfador…não interessa a pandemia,pois continuo estudando. Este texto chegou na hora certa….

0
 Responder

Avatar CARLOS ELIAS LEITE 26 de Janeiro

BASTANTE VALIOSO

0
 Responder

Avatar Paula 26 de Janeiro

Gostei!!! Muito Obrigada. 🙂

0
 Responder

Avatar Éder Domingos 26 de Janeiro

Texto muito bom Gabriel! Tão bom como os demais que já escreveu! Parabéns! Serviu pra me animar, pois perdi minha avó nesse último domingo! Mas não deixarei a peteca cair e serei PF com a ajuda do Gran!

0
 Responder

Avatar Alisson 26 de Janeiro

Dicas valiosas em momentos cruciais.

0
 Responder

Avatar Gutemberg Felipe 26 de Janeiro

Caiu como uma luva, sem condições! Acho que eu estava precisando ler algo assim neste momento…

0
 Responder

Avatar Gabrielle Alves 26 de Janeiro

Que texto maravilhooooso Gabriel!!!
Foi muitissimo util p mim.
Muitas coisas eu faço. Outras farei a partir de hj.

A parte que fala sofre as fases do luto é muuuito real! Fiquei de queixo caído. Kkkkkk
Estou vivendo a parte da tristeza, já. Tenho vivido fortes aprendizados!
Deus é o meu oásis em tempos de deserto e estou grata por isso. Enfim… amadurecendo e lutando pelos meus sonhos! 😃😄😍

0
 Responder

Avatar tatiana santos aragao 26 de Janeiro

Esta mensagem é exatamente o que estou passando, agradeço as palavras, Deus manda tudo na hora certa…

O fundo do poço é o melhor lugar para se dar o melhor salto…

Ter começado a estudar no Gran foi a melhor coisa que já fiz, são pessoas que se preocupam conosco e nos fazem levantar, não são professores, são os chamados PROFPSIC, ou seja, são professores psicólogos…

0
 Responder

Avatar Maria Regina Senna 26 de Janeiro

Obrigada por essas dicas valiosas … Tudo o que eu precisava ler para seguir e focar cada vez mais nos estudos, focada nos meus objetivos e na minha maior meta no momento: passar em um concurso público !!!

0
 Responder

Avatar VINICIUS TERRA DE MOURA 26 de Janeiro

Sabias palavras, veio em um momento de dor e vai ajudar a curar as feridas. Obrigada.

0
 Responder

Avatar Izabel Menezes 26 de Janeiro

Meu Deus!!!! Tudo que eu precisava ler hoje. Que palavras ! Mudou meu dia Gabriel, pode acreditar. Eu sempre relutei em ler seus conteúdos, mas hoje decidi mudar, me fez um bem danado.

0
 Responder

Avatar Izabel Menezes 26 de Janeiro

Meu Deus!!!! Tudo que eu precisava ler hoje. Que palavras ! Mudou meu dia Gabriel, pode acreditar.

0
 Responder

Avatar Claudia 26 de Janeiro

Granjeiro

0
 Responder

Avatar Daniela Ribeiro 26 de Janeiro

Obrigada pelas palavras de encorajamento! Que bom que o Gran cursos se importa com conteúdos desse tipo. Às vezes precisamos de palavras assim para continuar em meio a tanto caos.

0
 Responder

Avatar Ariana Medeiros 26 de Janeiro

Muito obrigada!!! Gratidão!!! 🙂

0
 Responder

Avatar Jeyle 26 de Janeiro

esse texto foi muito bom pra mim, acho que precisa ouvir tudo isso.

0
 Responder

Avatar Lívia Mara 25 de Janeiro

Pense se o relacionamento em questão daria certo. Às vezes ambos estão perdendo tempo. Pense nos defeitos, desentendimentos, incompatibilidades. Veja se não é o caso de reconhecer que amor a gente dá e passa, simples assim, sem ficar idealizando. Há males que vêm para o bem. Agora você pode se dedicar aos estudos, sem se preocupar com ninguém. Essa dica de se deixar permitir outros relacionamento acho perigosa. No meu caso, prefiro não me envolver e estou muito bem, feliz e tranquila assim. Boa sorte. Seja forte.

0
 Responder

Avatar Lívia Mara 25 de Janeiro

Não vou dizer que me foi útil porque eu já passei a fase do luto. De fato, foram dias terríveis. Mas me concentrei nos defeitos e possíveis motivos que levariam nossa relação ao fim a qualquer momento. Preferi aceitar que aquela relação não era para ser e que eu já não tenho tempo a perder, precisava me concentrar no futuro profissional, relacionamentos pedem vir vários ainda, oportunidades profissionais não, um cargo público também não. Ficar desperdiçando oportunidades é para a adolescentes que ainda tem tempo.

0
 Responder

Avatar Maria Cristina 25 de Janeiro

Valioso texto, eu que estou passando, tristeza pelo fim do relacionamento e não consigo estudar, ir pra frente…

0
 Responder

Avatar Sara DeFreitas 25 de Janeiro

É isso…vida que segue.

0
 Responder

Avatar Márcia Mendes 25 de Janeiro

Parece mensagem enviada lá de cima… Exatamente o que eu precisava de certa forma ler… Gratidão!!! E rumo à aprovação!!!

0
 Responder

Avatar Silvia 25 de Janeiro

Dicas muito úteis para o meu momento.
Obrigada

0
 Responder

Avatar Evelyn Lago 25 de Janeiro

Muito bom o texto, super válido.

O MELHOR ESTAR POR VIR.

EU CREIO!!

0
 Responder

Avatar NADIA FERRAZ DE SOUZA 25 de Janeiro

Q texto sensacional. Passei o dia reavaliando minha situação, e adorei a parte para reserva uma hora do dia para fazer isto pq a mente nos prega peça. O detalhe é que ainda estou no relacionamento e com a sensação de que não posso dar um passo adiante, não posso mudar, tenho q aceitar a vida como ela é…

0
 Responder

Avatar Érica 25 de Janeiro

Muito bom, excelente, estava precisando!

0
 Responder

Avatar Evelyn 25 de Janeiro

Muito bom o texto, super válido.

O MELHOR ESTAR POR VIR.

EU RECEBO!!

0
 Responder

Avatar Almeida 25 de Janeiro

Muito obrigada Gabriel pelas dicas!! Veio no momento certo.

0
 Responder

Avatar Alessandra Carvalho 25 de Janeiro

Obrigada!🙌🌷

0
 Responder

Avatar Bárbara Barros 25 de Janeiro

Leitura enriquecedora!!!

0
 Responder

Avatar Diene costa 25 de Janeiro

Amei…
simplesmente sensacional

0
 Responder

Avatar Dannielle Pieri 25 de Janeiro

Ótimo texto! Todos nós estamos suscetíveis a essas experiências, e suas dicas são maravilhosas!

0
 Responder

Avatar Viviane 25 de Janeiro

Veio em um momento oportuno. Muito Obrigada!

0
 Responder

Avatar Geroneide 25 de Janeiro

Excelente texto! Gratidão, Gabriel, por ser esse ser de Luz!

0
 Responder

Avatar Juliana 25 de Janeiro

Espetacular!

0
 Responder

Avatar Ana Cyberi 25 de Janeiro

Mto bom, estava precisando ler isso.

0
 Responder

Avatar ELOYSA 25 de Janeiro

A VIDA É VOCÊ CONSIGO MESMO!

0
 Responder

Avatar Luana Pinto 25 de Janeiro

Chorei horrores, ““Não dá pra parar a vida por causa dos concursos… E não dá pra parar o concurso por causa da vida… São nossas experiências que nos formam” estava precisando…

0
 Responder

Avatar Danielle Sousa 25 de Janeiro

Coincidentemente meu nome é Danielle! E também estou passando por um divórcio conturbado nesse exato momento (hoje o dia foi duro!). Precisando muito manter o foco. Não está nada fácil…

0
 Responder

Avatar TATIANE 25 de Janeiro

Que Providência Divina maravilhosa! Gabriel vc e seu texto foram instrumentos de Deus para me trazer conforto e esperança. Aredito e sei que tudo isso vai passar e que eu sairei mais forte dessa situação. Um grande abraço e muito obrigada.

0
 Responder

Avatar Gustavo Pires dos Santos 25 de Janeiro

Concerteza farei isso focar no meu futuro, para que assim eu cuide da minha familia.

0
 Responder

Avatar Milena Teixeira 25 de Janeiro

Obrigada pelas dicas Gabriel, foram bem úteis.

0
 Responder

Avatar Lucas Mendes da Silva 25 de Janeiro

Você é sensacional Gabriel, acrescenta demais no meu crescimento ! Precisava muito ler frases que estão nesse texto maravilhoso!!! É sobre isso.

0
 Responder

Avatar Vanessa 25 de Janeiro

Lê tudo isso me mostrar que cada pessoa está extremamente vulnerável a essas situações. O único foco que devemos manter é no nosso objetivo é seguir em frente, com todas as cicatrizes e perceber lá na frente que tudo valeu a pena.

0
 Responder

Avatar Luis Carlos 25 de Janeiro

Foi útil
é animador.

0
 Responder

Avatar emerson toro de abreu 25 de Janeiro

Sim foi muito útil e ajuda. Pena que demorou um pouco para este texto surgir em minha vida, mas ajudará demais neste momento.

0
 Responder

Avatar DANIELLY CRISTINA CARVALHEIRO BAHIA 25 de Janeiro

Que texto lindo e necessário! Li cada palavra e peguei pra mim! Muito Obrigada!!

0
 Responder

Avatar DANIELLY CRISTINA CARVALHEIRO BAHIA 25 de Janeiro

Que texto lindo r necessário! Li cada palavra e peguei pra mim! Muito Obrigada!!

0
 Responder

Avatar GRAZIELA RODRIGUES PETRY 25 de Janeiro

Estava chorando no momento que recebi estas dicas.

0
 Responder

Avatar ROSENIR BATISTA SANTOS SENA 25 de Janeiro

Dicas valiosas!!!

0
 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *