Em busca de um propósito

“Tudo pode ser tirado de uma pessoa, exceto uma coisa: a liberdade de escolher sua atitude em qualquer circunstância da vida.” Viktor Frankl (1905-1997), neuropsiquiatra austríaco

Imagine esta cena:

Um trem avança com 1,5 mil pessoas a bordo, as quais já estão na estrada há alguns dias e noites. Em cada vagão, 80 passageiros seguem espremidos, dividindo o espaço com mochilas – as quais cobrem quase toda a extensão das janelas –, últimos e únicos pertences daqueles indivíduos, que pensam estar a caminho do trabalho numa fábrica de armamentos.

Eis que soa o apito da locomotiva, e, na placa da estação final, é possível ler: Auschwitz.

Todos ali compreendem imediatamente o que virá a seguir: câmaras de gás, crematórios e execuções. Traduzindo: sofrimento e, muito provavelmente, a morte.

Depois de obrigar os prisioneiros a deixar a bagagem para trás, um oficial examina friamente cada um, apontando para a direita ou para a esquerda. Aos selecionados para o lado direito, caberá o trabalho forçado no campo de concentração. Aos que estão à esquerda, a câmara de gás.

O nazista de alto escalão apontou para a direita ao mirar um jovem de nome Viktor Frankl, que se tornaria autor do relato resumido acima, contido no livro “Em busca de sentido”, publicado em 1946, mas ainda atual.

Tiraram tudo de Frankl: a família, os bens materiais, os manuscritos que levava no bolso, as roupas, os pelos do corpo – até as sobrancelhas –; tudo mesmo. “Não tínhamos nada, a não ser nossa existência nua e crua”, conta. A única coisa da qual não conseguiram privá-lo foi da capacidade de escolher qual atitude tomar diante daquela situação degradante, que parecia um pesadelo marcado por fome, frio e medo.

Você seria capaz de sobreviver a uma experiência como a que vitimou aqueles judeus? Viktor Frankl foi, e por três longos anos, findos os quais saiu livre do campo de Auschwitz. A pergunta, então, é: por que ele e outros tantos conseguiram? O próprio Viktor sugere uma resposta: porque agiram de maneira diferente, encontrando um propósito, um sentido na vida, algo que fazia valer a pena preservá-la.

Quem tem uma clara razão de viver está mais apto a superar dificuldades. Nossa existência vai muito além da luta por bens, riqueza, conforto, prazer, poder, status, admiração. É em nossos objetivos e sonhos que reside seu verdadeiro valor, e é analisando detalhes de nossa individualidade que identificamos algo que nos motiva a viver mais um dia, e depois outro, e outro… Mas como encontrar, considerando tudo que pulsa a nossa volta, um significado que nos dê esse fôlego?

Antes de tentar responder, cabe explicar o que é “propósito”. Para tanto, vou me valer de uma frase de Aristóteles: “Propósito é quando seus TALENTOS se encontram com as NECESSIDADES do mundo”. Quer dizer, então, que, em algum momento, há pontos de convergência entre uma habilidade ou um talento individual e uma urgência do mundo lá fora. Eis aí uma forma bem interessante de descobrir onde começa o caminho do propósito, o sentido da vida. Particularmente, demorei para compreender que tem de haver uma ponte ligando tudo que sou e tenho comigo ao que posso fazer no e pelo universo. Hoje entendo que meu propósito é identificar meios de quem confia em nosso trabalho conseguir – o mais rápido possível – mudar de vida com a ajuda da educação e da tecnologia. O mundo espera de mim que eu faça algo por nossos 190 mil alunos, 480 colaboradores, além, é claro, de minha família. Note bem: é o mundo que espera de mim, e não eu dele.

A partir desse entendimento, minhas qualidades ganham novo significado. Tudo que faz parte da minha essência – alegria, bom humor, energia, pensamento positivo, perseverança, fé, autoconfiança, imparabilidade, iniciativa, atitude – me ajuda a tornar mais leve e agradável a trajetória das pessoas que lutam por uma vaga no serviço público, confiantes de que estão perto de concretizar seus objetivos.  É como nos ensina Carl Jung ao dizer que “o sentido torna suportável uma grande parte das coisas – talvez tudo”. Parafraseando Frankl: “Ao saber do ‘porquê’ de sua existência, é possível suportar quase todo ‘como’”.

Retomando a história dos judeus sob o regime nazista, e inspirado nela, acho importante notar que a melhor fonte de onde podemos tirar força para atravessarmos qualquer sofrimento ou dor é o senso de propósito. Trata-se de, em vez de focar o passado, mirar o futuro, pensando em um projeto de cada vez. Viktor, por exemplo, fechava os olhos e se imaginava dando aulas para outras pessoas sobre o que aprendeu em Auschwitz. Provavelmente muitos daqueles prisioneiros alimentavam a ideia de passar o ano-novo – ou qualquer outra data especial – com os entes queridos, e foi com esse objetivo a guiá-los que sobreviveram a todos os horrores hoje notórios.

Frankl conta que, certa vez, dois conhecidos afirmaram nada mais terem a esperar da vida. Ao ouvir aquilo, o doutor tratou de mostrar-lhes como estavam enganados. Era a vida que esperava algo deles! De fato, em um dos casos, era o filho, que idolatrava o pai, quem aguardava por ele no exterior. Em outro, era a própria obra de vida do prisioneiro, um cientista. Ambos eram insubstituíveis no mundo. Essa unicidade é característica de todos nós, seres humanos, cada um em seu contexto.

Tudo bem que não podemos controlar os eventos ao nosso redor, mas somos, sim, capazes de controlar a maneira como respondemos a eles. Ao lidarmos com a dor de forma construtiva, abrimos a mente para algum tipo de sentido, significado, relevância na adversidade. A descoberta de um propósito faz de nossa travessia uma trajetória mais íntegra e saudável.

Para nadarmos contra a maré, para navegarmos contra o vento, para, enfim, superarmos obstáculos e dificuldades, precisamos experimentar e aceitar, igualmente, luz e escuridão, alegria e tristeza, prazer e dor. Os desafios jamais nos deixarão como nos encontraram. Segundo o dito popular, “a vida é como uma pedra – ou nos tritura, ou nos dá polimento”.

Existem três formas de dar sentido à vida: amando o próximo, abraçando uma profissão por vocação, sempre com o bem comum como objetivo maior, e enfrentando, com atitude e bondade, provações. A ideia é converter o sofrimento em conquista, em propósito, dando-lhe sentido maior do que a própria vida. O sofrimento, por si só, não tem significado. O que tem é a forma como respondemos a ele.

Recomendo demais a obra de Frankl, que une psicologia, história e filosofia como bases para se debruçar sobre o nível mais extremo da degeneração humana. Depois da leitura, tenho certeza, você verá como o sentido e o propósito são forças poderosíssimas para seguirmos em frente mesmo quando o mundo parece banhado pela escuridão. Saberá que, nesse caso, deverá encontrar seu próprio jeito de iluminar o percurso.

E então, o que você acha que a vida espera de você?

Se você chegou até aqui, gostaria de lhe pedir um favor: comente abaixo dizendo o que achou do texto. Foi útil? Não foi? Ajudou? Não ajudou? Seu feedback é muito importante!

P.S.: Siga-me (moderadamente, é claro) em meu perfil no Instagram. Lá, postarei pequenos textos de conteúdo motivacional. Serão dicas bem objetivas, mas, ainda assim, capazes de ajudá-lo em sua jornada rumo ao serviço público.

 

Mais artigos para ajudar em sua preparação:

  1. Reinvente-se em 2021
  2. Vista-se do seu futuro
  3. Recalibre sua forma de ver o mundo
  4. Corte o nó górdio
  5. Deixe o velho para trás e abra espaço para o novo
  6. Tudo está fora de ordem?
  7. Livre-se das âncoras
  8. Falha ou fracasso?
  9. Atravessando o inverno
  10. A verdadeira humildade
  11. Imparabilidade
  12. Evite tempestades
  13. O poder das palavras
  14. O que nunca te falaram sobre disciplina
  15. A arte de viver
  16. Liderando a si mesmo
  17. O amanhã NÃO nos pertence
  18. Errei feio, e agora?
  19. O ego é seu inimigo
  20. O poder de um sonho
  21. A verdadeira perseverança
  22. Como vencer o que ainda não aconteceu?
  23. Força na fraqueza

 

 

Gabriel Granjeiro – Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online. Vive e respira concursos há mais de 10 anos. Formado em Administração e Marketing pela New York University, Leonardo N. Stern School of Business. Fascinado pelo empreendedorismo e pelo ensino digital.

Quer conquistar a sua aprovação em concursos públicos?
Prepare-se com quem mais entende do assunto!
Comece a estudar no Gran Cursos
Gabriel Granjeiro
Gabriel Granjeiro
Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online
71 Comentários

71 Comentários

  1. Avatar

    Thamyres

    11/01/2021 19:00em19:00

    Amei o texto. Realmente precisamos de um propósito maior de vida para conseguirmos superar todos os obstáculos que surgem em nosso caminho, ou mesmo os dias em que não acordamos tão motivados como deveríamos.

  2. Avatar

    Enilde Souza Pardal Lopes

    11/01/2021 19:17em19:17

    Parecemos estar sempre tão ocupados que dificilmente paramos para perguntarmos a nós mesmos “o que a vida espera de mim?” Essa é uma pergunta de prova! “Prova da vida” graças ao bom Deus essa resposta eu sei! A vida espera de mim que eu retribua com GENTILEZAS o mesmo que recebi e recebo: grandes bênçãos tipificadas em serviços e ações pelos que no mundo estão junto a mim… Sempre focando no bem comum.

  3. Avatar

    Lucas

    11/01/2021 19:18em19:18

    Excelente texto! Muito esclarecedor e intuitivo. Obrigado, Gabriel.

  4. Avatar

    Carlos Augusto

    11/01/2021 19:24em19:24

    Muito obrigado pelo texto, irei Leo o livro sim.
    Neste momento atravesso um dilema em meu trabalho entre fazer o certo e entregar um resultado cobrado fazendo o errado.
    Fui para o lado certo, acabei sendo visto com outro olhos, sendo de certa forma “rebaixado” mas com minha índole e ética profissional inabalada.

  5. Avatar

    Brenda Caetano Gonçalves

    11/01/2021 19:30em19:30

    Artigo excepcional!

  6. Avatar

    Ana Maria

    11/01/2021 19:34em19:34

    O texto veio na hora certa! Muito obrigada!

  7. Avatar

    Marília Mascarenhas Paixão

    11/01/2021 19:36em19:36

    Muito bom!!! ✨

  8. Avatar

    Sabrina Adriane

    11/01/2021 19:55em19:55

    Veio na hora certa mesmo! A vida espera que a gente não desista dos nosssos sonhos e propósitos! Obrigada pelo texto, Gabriel!

  9. Avatar

    Valter Machado Grassi

    11/01/2021 20:06em20:06

    O objetivo é a superação dos problemas que a vida nos impõe constantemente.
    Abraço a todos.

  10. Avatar

    Carolina Giarola

    11/01/2021 20:13em20:13

    Gabriel que coisa mais linda, obrigada por fazer a diferença, por se preocupar com a nossa motivação, em seguir em frente mesmo sabendo das dificuldades do dia a dia, vocês são peças fundamentais da nossa vitória, nos enxergam com um olhar mais humano. De verdade muito obrigada.

  11. Avatar

    Francisca Rayane de Carvalho Oliveira

    11/01/2021 20:24em20:24

    Inspirador! obrigada!

  12. Avatar

    Camila Souza Dias

    11/01/2021 20:45em20:45

    Artigo muito motivacional! Excelente

  13. Avatar

    Wderson Ferreira

    11/01/2021 21:12em21:12

    Como não gostar, de um texto tão motivador. Estamos a beira de explodir com tantas pressões porém, temos que dar o nosso melhor para a vida e para o mundo. Obrigado Sr. Gabriel.

  14. Avatar

    Suzimeire

    11/01/2021 21:51em21:51

    Gabriel, muito inspiradora suas palavras. Ao nos mostrar um olhar, um horizonte diferente ao que vemos no nosso dia-a-dia, faz também abrir um legue de possibilidades futuras, não somente profissional, como também emocional. Que você e sua família sejam sempre abençoados.

  15. Avatar

    Túlio

    11/01/2021 22:14em22:14

    Esse artigo caiu como um luva ao meu momento… Nao está sendo fácil mas prosseguirei sob a tônica dessas reflexões

  16. Avatar

    Glauciano Bezerra

    11/01/2021 23:10em23:10

    Esse texto é pertinente, procura mostrar que em meios as perdas e obstáculos por muitas vezes pequenas ou grandes tentam nós desanimar, fazer desistir, no entanto, podemos desse exemplo do relato reflexivo tirar forças e motivação para nosso sentido e objetivo pra vida. Logo, aprendi que nunca, jamais devemos desistir dos nossos sonhos, planos ou projetos o máximo que pode acontecer poderá contribuir para alcançar a excelente, sendo preciso passar pelo teste da vida, só assim poderemos ser imparável.

  17. Avatar

    Raimundo de Oliveira Cruz Neto

    11/01/2021 23:11em23:11

    Agradeço pelo texto, muito bom!

  18. Avatar

    Marina Braga de Castro

    11/01/2021 23:13em23:13

    muito motivador o texto, a escolha está nas nossas mãos, somente nós pedemos optar e seguir.

  19. Avatar

    Fábio Giordano

    11/01/2021 23:59em23:59

    Excelente texto! Força, foco, fé e superação!

  20. Avatar

    Junior Vieira

    12/01/2021 00:06em00:06

    Texto maravilhoso, estava muito precisando ler isso. Super recomendo a leitura desse artigo extraordinário. Parabéns Gabriel, você é demais!

  21. Avatar

    Rafael Risse

    12/01/2021 04:45em04:45

    Obrigado pelo texto. Eu já nem sabia mais por que eu estou estudando com vocês e, pra quê estou estudando com vocês.

  22. Avatar

    Michelle Jucilene de Campos

    12/01/2021 05:00em05:00

    Parabéns!!
    me ajudou a compreender certos embaraços, nos qual estou passando no momento.Obrigado.

  23. Avatar

    Rayane

    12/01/2021 07:10em07:10

    Muito bom, faz nos refletir

  24. Avatar

    Daniela Filippo

    12/01/2021 07:17em07:17

    Quando há uma pessoa de sucesso, pode ter certeza que não é por acaso!! Saber lidar com a dor do desconforto é um “divisor de águas!”!!! O texto me veio em um momento oportuno pois hoje é o primeiro dia que acordei às 6 horas da manhã para estudar, meu corpo está doendo, minha cabeça também, precisava ler algo grandioso assim pra não fazer o mais fácil!! Tenho certeza que não foi por acaso!!!! Obrigada 🙏🏻

  25. Avatar

    Clebia F. Cordeiro Lima

    12/01/2021 07:26em07:26

    Uau! Ler esse texto nessa manhã, foi
    Essencial! Obrigada!

  26. Avatar

    Cássia Guimarães

    12/01/2021 07:51em07:51

    Obrigada por dividir tanto conosco, o caminho fica mais iluminado com seus textos.

  27. Avatar

    Ademir xavier dias

    12/01/2021 07:58em07:58

    Numa manhã, de terça feira, sem nada pra fazer, ouvindo os pássaros da minha casa cantar, e procurando um propósito de vida,eis que me cai este texto nas mãos, começei a me encontrar aqui.

  28. Avatar

    Nadja Cristina Germoliato

    12/01/2021 09:36em09:36

    Simplesmente fantástico, verdadeiro e motivador esse texto. Muito obrigada, Gabriel, por deixar-se cumprir seu propósito de vida, ajudando-nos a enxergarmos os nossos também.

  29. Avatar

    Evelin

    12/01/2021 09:49em09:49

    Nossa, que mensagem inspiradora, n é por acaso que estudo no Gran 😁😁😁😅

  30. Avatar

    Elisangela Pinto Mendes

    12/01/2021 09:50em09:50

    Muito bom o texto, são exemplo de força e esperança nesses dias nebulosos, obrigada por nos motivar, e ter energia para ir em busca de uma proposito.

  31. Avatar

    Zulma Gessica

    12/01/2021 10:15em10:15

    Texto excelente! Obrigada❣🙏

  32. Avatar

    Sergio Fernando Kuster

    12/01/2021 10:18em10:18

    Excelente texto!Maravilhos e muito reflexivo!

  33. Avatar

    Maria L. A. N. Brito

    12/01/2021 10:25em10:25

    Estou me sentindo perdida, mas em busca do meu propósito, ou melhor, do propósito de Deus para minha vida, e tenho fé que ele me dará a visão e a provisão. Obrigada pelo texto.

  34. Avatar

    Valdinei Silva

    12/01/2021 11:32em11:32

    Ótima forma de agir com a vida mais poucas coisas pra faz com as escolha pois escolheram entre trabalho e agilidade de não deixar aqui só oque esperamos da vida mas acredita que somos capazes de chegar em algum lugar onde falta um pouco de equilíbrio e fé

  35. Avatar

    Amanda Cardoso

    12/01/2021 11:48em11:48

    Ótimo texto, obrigada!

  36. Avatar

    Adenirson da Silva Miranda

    12/01/2021 12:52em12:52

    Excelente texto motivacional!
    Obrigado

  37. Avatar

    Carlos Piola

    12/01/2021 13:33em13:33

    Perfeito! Era tudo o que precisava hoje, foi resposta de Deus, pois pedi a Ele orientação sobre a minha vida, meus estudos, ou seja, sobre o sentido da vida para alcançar o propósito.
    Te agradeço por ser usado por Deus dessa forma maravilhosa, esse texto é uma pregação. Na bíblia e fora dela existem verdadeiros heróis da fé, assim como Viktor Frankl

  38. Avatar

    Roberta

    12/01/2021 14:18em14:18

    Sensacional! Seguimos na luta, superando as adversidades, buscando realizar nossos sonhos e propósitos!!!

  39. Avatar

    Wescley

    12/01/2021 15:28em15:28

    Obrigado pelo texto incrível Gabriel. Você desperta em nós a vontade de vencer!

  40. Avatar

    MARIA CECILIA DE OLIVEIRA

    12/01/2021 15:31em15:31

    Excelente texto, obrigada pelo incentivo. Lerei o livro no texto mencionado e aproveito para indicar um outro livro que, apesar de ser uma história medonha de triste, tem bons ensinamentos: O Tatuador de Auschwitz.

  41. Avatar

    Luanda

    12/01/2021 15:56em15:56

    Adorei o texto! Mesmo que nossos propósitos não estejam claros para nós, nos momentos de desânimo e desespero descobrimos lados nossos que talvez não apareceriam nos momentos calmos da vida. Não nascemos fortes mas a vida nos molda, o que de fato, não é nada fácil!

  42. Avatar

    sara lima de sousa almeida

    12/01/2021 16:52em16:52

    exelente texto nos da força de seguir persistindo naquilo que agente tanto sonha,parabens pelas palavras eu estava precisando desse incentivo.Muito top.

  43. Avatar

    Micheline Souza

    12/01/2021 17:18em17:18

    GRATIDÃO: Impossível não se emocionar com esta valiosa reflexão. Olho para você e reflito: tão jovem, tão sábio, tão persuasivo…é um espírito elevado. Você é um presente da Divindade para todos que despertaram o propósito da vida, Gabriel. Te admiro muito. Amo-o, fraternalmente.

  44. Avatar

    Ellen

    12/01/2021 17:37em17:37

    Todos nós temos um pé em Lo-Debar, mas o rei quer nos resgatar de lá e nos levar até a um lugar de paz, onde habita o rei, para comermos na sua mesa por todos os dias da nossa vida.
    Aprovação em um concurso público, significa literalmente ser resgatada de lo-Debar!

  45. Avatar

    Maria Edna Veríssima de Sousa Carvalho

    12/01/2021 18:48em18:48

    Excelente texto! Uma lição para minha vida.

  46. Avatar

    Josilene

    12/01/2021 20:01em20:01

    Inspirador, obrigada!

  47. Avatar

    Roberta

    12/01/2021 21:27em21:27

    Um texto muito bom e motivador. Amei! Como é importante termos um propósito e fazermos o bem sempre. Obrigada por indicar o livro de Viktor Frankl.
    Peço licença para indicar um livro que li e que também nos leva a pensar e buscar o propósito de nossa vida.
    O livro: UMA VIDA COM PROPÓSITOS. Autor: Rick Warren.
    Gabriel, obrigada por seus textos.

  48. Avatar

    Lais Exel Bisordi

    12/01/2021 22:11em22:11

    Gostei muito do texto. Parabéns por ser alguém tão jovem e fazendo a diferença.

  49. Avatar

    Glauciane Ferreira do Nascimento

    12/01/2021 22:51em22:51

    Emocionante, humilde e inspirador! Um texto muito auspicioso .Muito obrigada !

  50. Avatar

    Dalva Moreira

    13/01/2021 00:31em00:31

    O livro de Rick Warren é ótimo.
    Propósito é o que nos impulsiona a cada dia buscar algo mais na vida, realmente vê o sentindo dela, não só no espiritual,pessoal ou profissional, mas em tudo por completo, pois Deus nos dá todos os dias vida para mudarmos e deixarmos para trás tudo aquilo que nos impede de alcançar esse propósito. Grata! Gabriel pelo texto é por se importar com a gente. Melhor coisa ter vindo para Gran é conhecer essa família fantástica. Deus os abençoe!

  51. Avatar

    Moises Thiago

    13/01/2021 07:20em07:20

    Ótimo texto. Realmente, sem propósito não há vida, sem vida não há propósito!!

  52. Avatar

    MYRNA BARROS ROCHA

    13/01/2021 07:35em07:35

    Texto belíssimo e inspirador! Agora sou Gran e estou muito contente em fazer parte desse time! Estou satisfeita e motivada em estudar pelo Gran! Que Deus abençoe toda a equipe!

  53. Avatar

    Ana Mendonça

    13/01/2021 07:58em07:58

    Texto maravilhoso, fez mudar minha visão em esperar algo da vida, onde é a vida que espera de nós.
    Temos que ter sempre um propósito.

  54. Avatar

    Mendes

    13/01/2021 09:14em09:14

    Foi inspirador e motivador, obrigado.

  55. Avatar

    Antonio Romualdo da Silva

    13/01/2021 09:56em09:56

    Texto excepcional, mostra muito bem a realidade da vida.

  56. Avatar

    Ana Carolina

    13/01/2021 13:05em13:05

    Gostei tanto que vou compartilhar e anotar no meu caderninho de citações/frases inesquecíveis!

  57. Avatar

    Saulo

    13/01/2021 14:41em14:41

    Texto excelente, de utilidade pública!

  58. Avatar

    Victor Sá

    13/01/2021 15:37em15:37

    Excelente! Além de ser motivacional é extraordinário ler um texto, desse nível. onde o mesmo mostra que todos que todos nós somos capazes de conquistar nossos objetivos quando temos foco em algo que desejamos conseguir.

  59. Avatar

    Kelly Cristina

    13/01/2021 15:41em15:41

    Ajudou e muito este texto.
    Ainda mais depois da decepção de um decreto estadual Sp, que suspende concursos no estado até 31/12/2021.
    Me deu um tapa na cara. Preciso ser mais forte alguns contratempo e focar aquilo que é propósito na minha vida. Pcsp vou chegar logo, logo 💪💪💪

  60. Avatar

    Luzia Mamédio

    13/01/2021 16:30em16:30

    Excelente texto, inspirador e esclarecedor.
    C

  61. Avatar

    Rosinayra da silva Teixeira

    13/01/2021 21:12em21:12

    Muito significativo, porque permite compreender a imensidão dos propósitos que a vida pode nos oferecer, mas que para isso é necessário ter foco e objetivos, embora as circunstâncias sejam contrárias. Enfim seus artigos é muito importante para todos. Obrigada!

  62. Avatar

    hedyleia moraes

    13/01/2021 22:09em22:09

    lindo texto,inspirador, só falta praticar!!!!!!!

  63. Avatar

    Angelo

    13/01/2021 23:38em23:38

    Boa noite Gabriel, excelente !
    Muito obrigado.
    Att.
    Angelo.

  64. Avatar

    Luana

    21/01/2021 11:59em11:59

    Nossa… como este artigo veio no momento que eu mais preciso! Agradeço de coração… Nunca tive um propósito de vida ou ambição de ganhar muito dinheiro, mas sempre desejei unir trabalho e ajudar as pessoas de alguma forma. Atualmente estou muito infeliz no campo profissão, sofrendo assédio moral da chefe e com salários atrasados… Bateu um desespero e todas as minhas tentativas de mudar de emprego foram em vão. Diante de td isso, acredito que descobrirei o meu propósito na marra mesmo e tenho que transformar esse momento de dor e desesperança em combustível para alavancar os estudos e alcançar a sonhada aprovação em concurso.

  65. Avatar

    Talita Fernandes

    22/01/2021 10:15em10:15

    Ajudou demaaaaaaaaaaais! Gratidão e muito obrigada Gabriel!
    Deus te abençoe cada vez mais com mais luz e sabedoria!

  66. Avatar

    Monica

    22/01/2021 17:35em17:35

    Muito bom Gabriel!!

    Precisava dessas palavras!

    grata

  67. Avatar

    Milena

    23/01/2021 10:49em10:49

    Adorei o texto. Com certeza temos que ter um propósito na nossa vida. Este ano quem não tinha um propósito fixo, com certeza ficou pelo caminho na saga dos concursos. Toda vez que uma prova é suspensa bate um desanimo, mas procuro textos como este para seguir em frente. Hoje foi mais um dia.. mais uma prova suspensa.
    Obrigada pelo texto. Vamos continuar estudando.

  68. Avatar

    Ingrid

    31/01/2021 22:47em22:47

    Lindo texto ! Estou lendo todos os dias antes de dormir está me ajudando bastante a prosseguir com o meu sonho !

  69. Avatar

    PATRICIA DA CRUZ DIAS

    02/02/2021 08:06em08:06

    Obrigada pelo texto, fez me refletir bastante.

  70. Avatar

    PATRICIA DA CRUZ DIAS

    02/02/2021 08:06em08:06

    Excelente texto, fez me refletir bastante.

  71. Avatar

    Carlos Wilson Da Silva Borges

    10/02/2021 20:39em20:39

    Muito Bom, parece que foi escrito para mim!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer conquistar a sua aprovação em concursos públicos?
Prepare-se com quem mais entende do assunto!
Comece a estudar no Gran Cursos
Para o Topo