Gabriel Granjeiro

Não seremos abalados!

Não seremos abalados!

A Força não vem da capacidade física, ela vem de uma vontade inabalável.
― Mahatma Gandhi

O que o abala? O que o desanima? O que suga a sua energia?

Quase todo dia, amigos acessam o meu perfil nas redes sociais para deixar o seu desabafo. Recentemente, uma das mensagens me chamou a atenção, acendendo a chama para este texto: uma assídua seguidora confessou que se sentia muito desmotivada e pediu que eu indicasse um artigo para ajudá-la. Na hora eu nem soube o que responder; afinal, são tantos textos com foco justamente em levantar o moral dos meus leitores, que é difícil indicar apenas um. No entanto, como eu tenho a tendência de interpretar as coisas ao pé da letra, decidi: ela havia pedido a indicação de “UM” artigo, então era UM artigo que eu iria indicar.

A responsabilidade era enorme, pois um único texto precisava dar conta do recado. Indeciso sobre qual artigo escolher, acabei fazendo diferente: redigi um NOVO texto que, acredito, será capaz, em uma única abordagem, de ajudar meus leitores a se tornar inabaláveis.

Eis o resultado. Aqui conversaremos sobre os dez pontos que mais abalam as pessoas, retirando-lhes o ânimo, a alegria, a energia. Farei a respeito deles algumas ponderações que talvez ajudem você a lidar melhor com as circunstâncias envolvidas. Por fim, citarei outros artigos que tratam vários temas de maneira aprofundada. Leia-os se quiser pensar mais no assunto, mas saiba desde já que este artigo se basta para a reflexão, tal como pediu a moça que deu origem a tudo isto.

01. Os problemas nos abalam.

A felicidade é um problema. Aliás, qualquer iniciativa nossa mais cedo ou mais tarde esbarrará neles, os problemas. Mark Mason ensinou no livro “A sutil arte de ligar o F*da-se” (desculpe-me pelo título, mas não sou o autor, rs): “Todo mundo gosta do que é bom. Todo mundo quer ter uma vida sem preocupações, feliz e fácil”. Pena que ninguém queira pagar o preço para chegar lá. A felicidade exige esforço: até que um bom relacionamento se consolide, haverá muita dor de cabeça (e, talvez, de cotovelo, rs); até que você, concurseiro, seja aprovado num bom concurso, precisará superar inúmeras dificuldades. O fato é que não há como levar uma vida totalmente isenta de dor. Não se trata de uma cultura de valorização do sofrimento, mas de uma verdade inerente à nossa existência. Dito isso, a minha dica para que você se abale menos com isso é: aceite que problemas são inevitáveis, mas acredite que você é maior do que todos eles; do contrário, nem estaria lendo este texto hoje. Leia mais sobre o assunto no artigo “Você é maior do que os seus problemas”.

02. A falta de autoconfiança nos abala.

Lembre-se: todos nós somos bons em algumas atividades e ruins em outras. Eu assumo que sou péssimo com direções, para citar apenas um exemplo. Moro em Brasília há mais de vinte anos, mas continuo sem saber dirigir direito pela Asa Sul, bairro tradicional da cidade. Sinto-me um completo idiota em relação a isso. Por outro lado, sou muito bom em dezenas de outras coisas. É assim comigo, é assim com você, é assim com todos nós. Então confie em si mesmo e foque em suas virtudes, sem se esquecer, é claro, de procurar melhorar nas áreas em que precisa. Renove o ânimo para continuar se aperfeiçoando sempre e não se martirize por não ser excelente em tudo. Ninguém é! Leia AQUI o artigo “Autoconfiança: a chave para o sucesso!”.

03. O medo nos abala.

O medo é o principal sabotador de sonhos. O segredo para não sucumbir a ele é nutrir a coragem. Como? Alimentando a sua fé, seja qual for ela, e insistindo em executar tarefas que lhe provocam medo. Se você trava ao falar em público, comece falando para um pequeno grupo e aumente aos poucos o tamanho da sua audiência. Você verá que a sua coragem vai aumentar proporcionalmente à sua autoconfiança (que é, não custa lembrar, o segundo ponto desta lista). Como escreveu sabiamente Mark Twain, “Coragem é a resistência ao medo, domínio do medo, e não a ausência do medo”. O medo vai sempre existir; cabe a VOCÊ diminuir a importância dele. Leia AQUI o artigo “A coragem (já) está dentro de você!”.

04. O passado nos abala.

É meio óbvio dizer isto, mas vou dizer assim mesmo: não podemos mudar o que já passou. Entenda isso de uma vez. Você não pode voltar atrás e corrigir os seus erros, mas tem muito que aprender com o que ficou para trás. A vida acontece agora, e a beleza do HOJE é o que nos faz existir plenamente. Cada amanhecer oferece mais uma chance de vitória. E mais: só comete erros quem tenta fazer algo. Se alguém bate no peito dizendo que nunca errou, é porque nunca fez nada. Perdoe a si mesmo e aos outros; você só tem a ganhar com isso. Leia AQUI o artigo “Mate o seu PASSADO para salvar o seu FUTURO!”.

05. A ansiedade nos abala.

Ansiedade é preocupar-se excessivamente com o futuro. Tem relação direta com o medo. Certa vez, um bom amigo me deu um conselho que agora compartilho com você: “Faça tudo que é possível no presente, dê o seu melhor, organize-se e planeje-se para o futuro, vislumbre possibilidades factíveis, mas não se consuma projetando infinitos cenários. Pode acontecer de tudo, inclusive nada”. Viver no futuro é perda de tempo, pois é no presente que construímos o amanhã grandioso que almejamos. Se você mantiver a cabeça só no futuro, corre o risco de não fazer nada no presente, e aí é que não haverá futuro algum MESMO. Leia AQUI o artigo “Pare de viver no futuro!”.

06. A solidão nos abala.

De vez em quando, todo concurseiro se sente solitário. Não há muito o que fazer quanto a isso, pois a solidão é um sacrifício que se impõe a quem decide estudar para concurso. O que você precisa entender é que esse isolamento é temporário e, no médio e no longo prazo, vai lhe propiciar momentos muito melhores com quem você ama. Quem gosta verdadeiramente de você compreenderá. Leia AQUI o artigo “Como lidar com a solidão”.

07. A falta de apoio nos abala.

A solidão inerente a um grande projeto como o de estudar para concurso já é bastante difícil, mas há quem sofra com o isolamento e, para piorar, ainda não pode contar com o apoio de ninguém, ou quase ninguém. Meu conselho? Não importa quantos estejam contra você, desde que você próprio esteja a seu favor. Opte por dar apoio a si mesmo. Seja a pessoa que fará a diferença em sua vida. Escolha nadar contra a maré, pois nadar contra si mesmo não é uma opção. Leia AQUI o artigo “Como enfrentar a falta de apoio?”.

08. Falsos cativeiros nos abalam.

Há cativeiros mentais que nos prendem como faz o fio que segura um enorme elefante de circo a uma pequena estaca no chão. Precisamos reconstruir a nossa autoimagem, acreditar que somos merecedores e perceber que o que nos prende não pode, de fato, nos segurar. Lanço um desafio a você: HOJE mesmo faça algo que você não acreditava ser capaz de fazer. Rompa essa primeira crença limitante e veja como isso ajudará a cortar as outras cordas que aprisionam você. A confiança para fazer cada vez mais será consequência natural dessa mudança de atitude e descontruirá aos poucos outras crenças limitantes e castradoras. Leia AQUI o artigo “Liberte-se do seu cativeiro”.

09. O cansaço nos abala.

Muita gente me pergunta como dou conta de seguir rotina tão intensa de trabalho. A verdade é que às vezes nem eu sei. Acho que é uma mistura de motivação, necessidade e bons hábitos alimentares. Se você se sente cansado o tempo todo, precisa rever a sua vida. Repense tudo que você acha que sabe sobre alimentação, pratique atividades físicas e pesquise sobre suplementos naturais. Mas cuidado: não se torne refém de energéticos e, POR FAVOR, nunca tome remédios dos quais você não precisa. Por algum tempo, eu consumi energéticos das mais variadas marcas, e, no médio prazo, o resultado foi bastante danoso. Passei a PRECISAR deles para me sentir apenas “normal”, não energizado. Felizmente, parei com todos há quatro anos e mudei meus hábitos. Hoje tenho muito mais energia. Há alimentos naturalmente estimulantes, como o guaraná em pó e o café que muitos de nós bebemos. O importante é evitar excessos e consumi-los sob orientação especializada. Sei que não é uma opção das mais baratas, mas a saúde precisa ser uma prioridade em seu orçamento. Seja pragmático e corte em todo o resto, se necessário. Ninguém consegue estudar por horas a fio se estiver morto de cansado.

10. Até mesmo coisas bobas nos abalam.

Pode-se dizer que 99% das nossas fontes de preocupação não importam de verdade. Precisamos saber identificar o que é fofoca e o que é informação útil; o que são lamentos infrutíferos e o que são reflexões que nos ensinam algo importante. Muitas vezes somos tragados para universos que não nos dizem respeito, somos envolvidos em demandas que não são nossas. Já parou para pensar como seria se focássemos 100% da nossa energia no 1% que realmente importa? Meu 1% se resume a carreira, saúde, estudos, família, amigos e, claro, Deus. E o seu 1%? Pare de se abalar com bobagem! Já vi pessoas perderem o dia por conta de uma discussão idiota no trânsito. Poupe-me!

Para fechar nossa conversa de hoje, gostaria de compartilhar com você um pensamento que escrevi inspirado na passagem bíblica extraída de 2 Coríntios 4:8-9. A mensagem se aplica a todos, independentemente de crença:

Estamos atribulados, mas não podemos ficar angustiados. Estamos perplexos, mas não podemos ficar desanimados. Nós nos sentimos perseguidos, mas não estamos desamparados.

Talvez estejamos abatidos, mas não fomos destruídos. Somos frágeis e, ao mesmo tempo, antifrágeis. Ficamos melhores após as dificuldades.

Parecemos pequenos e indefesos, mas somos gigantes mesmo sem sabermos. Tentam nos travar, mas esquecem que não é possível nos parar. Somos imparáveis. Somos improváveis. Somos inabaláveis.

 

Não seremos abalados!

Se este texto ajudou você de alguma forma, comente abaixo: Não serei abalado(a)!.

Bons estudos e GRAN sucesso,

Gabriel Granjeiro

PS: Siga-me (moderadamente, é claro) em minha página no Facebook e em meu perfil no Instagram. Lá, postarei pequenos textos de conteúdo motivacional. Serão dicas bem objetivas, mas, ainda assim, capazes de ajudá-lo em sua jornada rumo ao serviço público.

Mais artigos para ajudar em sua preparação:

 


Gabriel Granjeiro – Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online. Vive e respira concursos há mais de 10 anos. Formado em Administração e Marketing pela New York University, Leonardo N. Stern School of Business. Fascinado pelo empreendedorismo e pelo ensino a distância.

Cheguei Lá

123 Comentários

123 Comentários

  1. GABRIELA SANTOS

    06/08/2018 15:14 em 15:14

    “Não serei abalada!”.
    Gratidão Gabriel por cada texto publicado.É energizante lê-los.Muito obrigada por nos ajudar nesse processo de preparação com essas reflexões!!!

    • Delvani Carvalho Rodrigues

      07/08/2018 10:47 em 10:47

      Não serei abalado

    • Heloisa

      07/08/2018 16:13 em 16:13

      Não serei abalada!!!

    • EDILSON SANTOS VALADARES

      08/08/2018 02:47 em 02:47

      Não serei abalado.

    • Flavia

      08/08/2018 14:10 em 14:10

      Não serei abalada!! E vou vencer passando no concurso

    • RUTELEIA DOS SANTOS

      10/08/2018 20:25 em 20:25

      Não serei abalada!

    • Djenane Torres

      14/08/2018 15:12 em 15:12

      Não serei abalada!

  2. Cristina Stefany

    06/08/2018 15:56 em 15:56

    Não serei abalada!

  3. wagner dos santos

    06/08/2018 16:36 em 16:36

    Não serei abalado!!

  4. Romilce Barreto

    06/08/2018 18:20 em 18:20

    Abalada? Jamais!

  5. Carlos Rafael

    06/08/2018 18:21 em 18:21

    Gabriel, excelente texto.
    Sempre motivando a galera, parabéns.

    O texto é II Corintios 4:18*-19*

  6. Kênio Silva

    06/08/2018 18:51 em 18:51

    Não serei abalado!!!!

  7. Daniele Cristina Silva de Oliveira

    06/08/2018 18:58 em 18:58

    Não serei abalada!
    Obrigada Gabriel.

  8. Cleo

    06/08/2018 19:14 em 19:14

    Não serei abalada!!

  9. Guilherme

    06/08/2018 19:42 em 19:42

    Excelente texto Gabriel! Apesar das dificuldades e em meios às circunstâncias que atravessamos, é preciso superá-las de forma inabalável.
    Prosseguir, sempre! Desistir, jamais.!

  10. Maria Elizete Nobre Rodrigues

    06/08/2018 19:44 em 19:44

    “Não serei abalada”!
    Muito Obrigada por nos motivar, precisamos muito.

  11. IGOR

    06/08/2018 19:50 em 19:50

    Excelente compilado de outros temas de artigos anteriores.

    NÃO SEREI ABALADO!

  12. Adriana

    06/08/2018 20:07 em 20:07

    “Não serei abaladoa!”.

    • Adriana

      06/08/2018 20:08 em 20:08

      *ABALADA

  13. Takarracha

    06/08/2018 20:13 em 20:13

    Não serei abalado(a)!

  14. Ernesto De Luca (Escreverati)

    06/08/2018 20:14 em 20:14

    Gabriel, gosto dos seus artigos e de você. Gosto do Gran e da sua equipe. Parabéns sempre!!!

  15. Cassandra

    06/08/2018 20:19 em 20:19

    Não serei abalada.

  16. Fabiana

    06/08/2018 20:50 em 20:50

    Como sempre me ajudando. obrigada!

  17. DIOGO DA CRUZ BANDEIRA

    06/08/2018 21:01 em 21:01

    Não serei abalado.

  18. Natalie Free

    06/08/2018 21:04 em 21:04

    Não serei abalado!

  19. Fátima Barros

    06/08/2018 21:08 em 21:08

    Ótimo texto!!
    Estava desanimada pelo fato de ter 56 anos e estar a quase 35 anos sem estudar. Alguns me disseram que, para passar em um concurso, vou precisar estudar anos, e isso me desmotivou, pois já não tenho tanto tempo, e o concurso pelo qual me interessei, realizará a prova, no mês de outubro, ou seja, menos de 3 meses para estudar. Mas, depois que li o texto acima, senti que preciso acreditar e simplesmente, não desistir. Valeu, estou na corrida, e vou chegar no final, e seja qual for o resultado, vai valer a pena.

    • Thiago

      07/08/2018 08:26 em 08:26

      Tenho 56 e passei em uma seleção quando tinha 50 anos, o que ajudou muito foi seguir orientações de pessoas que nos colocam para o alto e jamais dar ouvido aquelas que lamentam e querem nos carregar para o atoleiro, com a idade aprendemos os atalhos e os obstáculos da corrida e com determinação, vontade e orientação de bons professores o caminho da vitória se torna mais fácil para nós que já temos uma certa idade e que ficamos um certo tempo parado com os estudos.
      Como diz o texto há sempre um novo amanhecer…o sol brilha para todos.
      Bom estudo e até a aprovação.

  20. Maria de Lourdes Oliveira cruz

    06/08/2018 21:17 em 21:17

    Muito legal. Muito grata pelo texto.

  21. Leonardo Monteiro

    06/08/2018 21:29 em 21:29

    Não serei abalado!!!!
    Gabriel, Deus te deu vários dons, é muito bom ler seus artigos.
    Obrigado por dispor seu tempo a nos orientar/direcionar.
    Parabéns equipe Gran, vocês são Feras.

  22. Wigna

    06/08/2018 21:43 em 21:43

    Não serei abalada.

  23. Margarida dos santos Pereira

    06/08/2018 21:48 em 21:48

    Não serei abalada!!!

  24. Poliana Oliveira

    06/08/2018 21:49 em 21:49

    Não serei abalada!!!

  25. Gustavo Peró

    06/08/2018 22:21 em 22:21

    nunca serei abalado

  26. Ivaneide

    06/08/2018 22:48 em 22:48

    Excelente texto! muito obrigada por estar sempre nos motivando com seus artigos, pois quando leio me leva acreditarque mesmo diante de tántas dificuldade chegarei lá.

  27. Edimison

    06/08/2018 22:51 em 22:51

    Não serei abalado!
    Gratidão a Deus e ao meu próximo, imagem e semelhança do criador, que nos presenteia com suas palavras que trazem alento a nossas almas em um momento tão delicado de nossas vidas.Muito Obrigado!!!

  28. Eduardo Pereira

    06/08/2018 22:53 em 22:53

    “Não serei abalado”.

  29. Liliane

    06/08/2018 22:54 em 22:54

    Não serei abalada!!!

  30. kleber Valença

    06/08/2018 22:58 em 22:58

    Não serei abalado

  31. Romilda

    06/08/2018 23:19 em 23:19

    Não serei abalado

  32. jefferson magno costa morais

    06/08/2018 23:35 em 23:35

    Nao serei abalado

  33. ivany

    06/08/2018 23:36 em 23:36

    Não serei abalada.Obrigada pelo incentivo,Deus te abençoe.

  34. Carlos

    06/08/2018 23:49 em 23:49

    Não serei abalado!!

    Bora Baêa!

    Foco na batalha…

  35. Viktor Bruno

    07/08/2018 00:03 em 00:03

    Não serei abalado!

    • Izabel

      07/08/2018 01:16 em 01:16

      naõ serei abalda tenho fé em Deus.

      • Izabel

        07/08/2018 01:23 em 01:23

        naõ serei abalada quero voar alto eu consigo eu quero a minha vitóriaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

  36. Márcia

    07/08/2018 00:05 em 00:05

    Não serei abalada!!!

  37. Patricia Pires e Albuquerque Castello Branco

    07/08/2018 00:25 em 00:25

    Olá Gabriel,
    Obrigada pelos belos textos. ” Não serei abalada”. Na verdade eu penso que as vezes precisamos ajustar algumas coisas em nossas vidas e isso pode parecer um problema mas na verdade estamos fazendo o melhor pelo agora e pelo futuro. No meu ponto de vista algo que no momento pode ser um problema, pode se reverter em algo melhor e se transformar em oportunidade de uma situação melhor pelo agora e pelo futuro, se Deus quiser. O bem, uma boa atitude, uma boa consciência e o correto nunca poderá se reverter em mal. Super abraços. Patrícia Branco

  38. Janete Cavalcante Pereira de Souza

    07/08/2018 00:29 em 00:29

    Não serei abalada.

  39. Isaac Correia

    07/08/2018 00:33 em 00:33

    Não serei abalado

  40. Herman Brasil

    07/08/2018 00:56 em 00:56

    Não serei abalado!!!

  41. Josiane

    07/08/2018 01:29 em 01:29

    Não serei abalada. Muito bom o texto, parabéns e obrigada.

  42. Renato Teixeira

    07/08/2018 01:39 em 01:39

    “Não serei abalado!”. Não importa o horário, o que não é possível e dormir sem ler seu artigo de toda segunda e agregar mais conhecimentos com sua experiente didática, escrevendo certas e sábias palavras!E esse artigo,abrange e ajuda a solucionar maioria das nossas dificuldades diárias, excelente posicionamento e reflexão Gabriel!Muito obrigado! Forte abraço.

  43. Yvette

    07/08/2018 06:23 em 06:23

    Sou inabalável!
    Agradeço por sua dedicação e carinho sempre presente nos seus textos recheados de motivações e reflexões para nos fortalecer
    Obrigadaaaaa Grabriel e Equipe do GRAN

  44. Liliane Brito

    07/08/2018 06:44 em 06:44

    Não serei abalada!

  45. Adriana Oliveira

    07/08/2018 08:11 em 08:11

    “Não serei abalado(a)!”

    Parabéns Gabriel, o texto está excelente e tenha certeza você tem alcançado positivamente muitas pessoas com esses textos tão construtivos.

  46. Fernanda

    07/08/2018 08:19 em 08:19

    Não serei abalada.
    E, o que não te mata te fortalece.

  47. SIMONE

    07/08/2018 08:22 em 08:22

    Não serei abalada!

  48. Lewton

    07/08/2018 08:24 em 08:24

    Bom dia Gabriel…bom dia amigos do Gran…sempre começo meu dia de trabalho lendo seus artigos e isso me ajudou muito a melhorar o meu dia-a-dia. Muito Obrigado !! Não serei abalado !!

  49. BRUNA BEATRIZ

    07/08/2018 08:52 em 08:52

    NÃO SEREI ABALADA!

  50. Nathália Nascimento

    07/08/2018 09:12 em 09:12

    Não serei abalada!

  51. SUILA SIMONY MACHADO LIMA PIRES

    07/08/2018 09:33 em 09:33

    NÃO SEREI ABALADA!

  52. Nágella

    07/08/2018 09:39 em 09:39

    Não serei abalada!

  53. THAYSSA MARCELINO

    07/08/2018 09:57 em 09:57

    NÃO SEREI ABALADO!!!

  54. Marlene Gomes da Silva

    07/08/2018 10:19 em 10:19

    curtiiiiii…… nao serei abalada….

  55. Llandia souza santana

    07/08/2018 10:59 em 10:59

    muito obrigado pela motivação valeu!!! Não serei abalada…

  56. Rafaela

    07/08/2018 11:09 em 11:09

    Não serei abalada!

  57. Catarine

    07/08/2018 11:19 em 11:19

    Não serei abalada!!!

  58. Ester dos Santos

    07/08/2018 11:29 em 11:29

    Não serei abalada.

  59. Maria Cellyanne

    07/08/2018 11:44 em 11:44

    Não serei abalada!!!
    Texto de bastante reflexão que abrange todos os setores da nossa vida…
    São sempre de grande valia seus artigos….sucesso sempre e acredito que em tudo Deus está presente nessa caminhada….

    Vamos nessa, firme e com fé

  60. Luciana

    07/08/2018 12:00 em 12:00

    “Não serei abalada!”.

  61. Eliane Cristina

    07/08/2018 12:07 em 12:07

    Não serei abalada!!! TUDO que eu precisava ouvir hoje. Muito obrigada por esses textos incríveis e inspiradores!

  62. Claudiane Duarte

    07/08/2018 12:22 em 12:22

    Não serei abalado!

  63. Eddy

    07/08/2018 12:22 em 12:22

    “NÃO SEREI ABALADO!!!”

  64. Nadir

    07/08/2018 12:52 em 12:52

    “Confiando em nosso Deus e em seu eterno amor, não seremos abalados!!”

  65. YOLANDA CRISTINA

    07/08/2018 15:06 em 15:06

    NÃO SEREI ABALADA, JAMAIS. PORQUE DEUS ESTÁ COMIGO

  66. Ana Caroline de Sousa Silva

    07/08/2018 15:13 em 15:13

    NÃO SEREI ABALADA \O/

  67. Isabela

    07/08/2018 15:28 em 15:28

    Não serei abaladaaaaa!!!!

  68. Letícia

    07/08/2018 15:46 em 15:46

    Ótimo texto e excelente citação, muito motivadora.

  69. Ana Claudia

    07/08/2018 16:20 em 16:20

    “Não serei abalada!”

  70. Jonatas Jeremias Pena dos Santos

    07/08/2018 16:59 em 16:59

    Não serei abalado, minha força de vontade é maior que as adversidades.

  71. Roberta

    07/08/2018 17:38 em 17:38

    Não serei abalada!

  72. Tatiana

    07/08/2018 18:15 em 18:15

    Precisava desse artigo hoje!!!!

    Não serei abalada !!!!

  73. Jean Vito Rosa Iannone

    07/08/2018 18:19 em 18:19

    Muito obrigado Gabriel!
    Gostaria de sugerir que se fosse possível, você gravar esses
    artigos em formato de podcast, isso seria de grande ajuda.

  74. tayson

    07/08/2018 18:32 em 18:32

    não serei abalado

  75. Andreia

    07/08/2018 19:32 em 19:32

    “Não serei abalada!”.

  76. Hidevaldo santos

    07/08/2018 19:49 em 19:49

    Esses seus artigos chegam ser melhores que café e guaraná. São fontes de energia para qualquer concurseiro. Obrigado, Gabriel pelas sábias palavras. E, NÃO SEREI ABALADO!

  77. PAULO ROBERTO

    07/08/2018 20:15 em 20:15

    Não deixo a peteca cair. Não serei abalado.

  78. Apoliana

    07/08/2018 20:49 em 20:49

    Belas palavras, obrigado.
    NÃO SEREI ABALADA!

  79. ELIANA CARNEIRO

    07/08/2018 21:42 em 21:42

    “Não serei abalada!”

  80. Suzete Elaine Mazzoni

    07/08/2018 22:20 em 22:20

    Não serei abalada.

  81. Jussara Aires de Medeiros Marinho

    07/08/2018 22:44 em 22:44

    Não serei abalada

  82. edson

    07/08/2018 22:54 em 22:54

    Muito bom !!!!

  83. edson

    07/08/2018 22:56 em 22:56

    Muito bom !! bastante inspirador !

  84. Natan

    08/08/2018 00:35 em 00:35

    Não serei abalado! 👊

  85. Monizy Silva Pereira Sales

    08/08/2018 06:25 em 06:25

    NÃO SEREI ABALADA!!!

  86. Ivy G. Ferrari

    08/08/2018 08:41 em 08:41

    Não serei Abalada !!!

  87. Beatriz Brelaz

    08/08/2018 09:39 em 09:39

    Não serei abalada!

  88. Jaison

    08/08/2018 14:36 em 14:36

    Não Serei Abaladosi!

    • Jaison

      08/08/2018 14:37 em 14:37

      Não Serei “Abalado!” KKkk

  89. Ana Cleide Cerqueira

    08/08/2018 17:04 em 17:04

    Diretor Gabriel,
    Muito obrigada por cada texto disponibilizado a nós concurseiros!
    Não serei abalada.
    Grande abraço,
    Ana Cleide Cerqueira.

  90. Virginia

    08/08/2018 19:37 em 19:37

    Não serei abalada.
    imensa gratidão Gabriel Granjeiro gosto muito de ler os seus texto.

  91. Decio Sisti

    08/08/2018 22:24 em 22:24

    Não serei abalado. Jamais.

  92. roberta

    09/08/2018 14:21 em 14:21

    Não serei abalada!
    O texto caiu como luva para o dia de hoje! Adoro o jeito que escreve! Muitíssimo obrigada!:)

  93. Lívia

    09/08/2018 16:57 em 16:57

    Talvez estejamos abatidos, mas não fomos destruídos. Somos frágeis e, ao mesmo tempo, antifrágeis. Ficamos melhores após as dificuldades.

    Não serei abalada.

    🙂

  94. Aurélio Víctor Desidério

    09/08/2018 17:00 em 17:00

    Não serei abalado!

  95. VIVIANE

    09/08/2018 17:21 em 17:21

    NÃO SEREI ABALADA

  96. Sandra

    10/08/2018 00:06 em 00:06

    Não serei abalada !!
    Maravilhoso texto.

  97. Gleice

    10/08/2018 05:43 em 05:43

    Não serei abalada!!!! Jamais!

  98. Larissa

    10/08/2018 09:54 em 09:54

    Não serei abalada!

  99. Jéssica de Araújo Loures

    10/08/2018 16:41 em 16:41

    Não serei abalada!

  100. Eliane Rocha

    10/08/2018 18:52 em 18:52

    Seguindo!

  101. Grazy

    10/08/2018 22:56 em 22:56

    Esse texto falou muito comigo. Muito obrigada!

  102. Gra

    11/08/2018 08:44 em 08:44

    Não serei abalada! Fé sempre!

  103. sergio buback

    11/08/2018 18:09 em 18:09

    Não serei abalado! Muito obrigado pelos excelentes artigos.

  104. Lucimara Lopes

    13/08/2018 08:46 em 08:46

    Seu texto me ajudou muito no dia de hoje. Parabéns !
    Não serei abalada !!

  105. Vanessa Patricia Garcia

    13/08/2018 09:16 em 09:16

    Bom diaaaaa, “NÃO SEREI ABALADA”!!!! Obrigada pelo texto.

    • luiz carlos

      13/08/2018 11:55 em 11:55

      Obrigado pelo texto motivacional.Não apenas por ele mais, de sua nítida intensão em contribuir na jornada do concurseiro.

  106. Valéria

    13/08/2018 13:06 em 13:06

    Excelente texto, muito obrigada! Irei mantê-lo à vista para reforçar essas reflexões diariamente 🙂

  107. Karine

    13/08/2018 19:30 em 19:30

    Não serei abalada!!!

  108. Rosângela

    13/08/2018 22:16 em 22:16

    Não serei abalada!

  109. Renato Nunes Pires

    13/08/2018 23:06 em 23:06

    Não serei abalado!

  110. Lu Valois.

    14/08/2018 14:34 em 14:34

    Não serei abalada!
    Obrigada Gabriel, por estar sempre nos motivando a seguir sempre enfrente. Parabéns pela sabedoria em lidar com a nossa motivação.

  111. Carolina

    14/08/2018 15:38 em 15:38

    Não serei abalada!

Deixe uma resposta

Para o Topo