Vista-se do seu futuro

Avatar


28 de dezembro4 min. de leitura

“Sinto-me nascido a cada momento. Para a eterna novidade do mundo…” – Fernando Pessoa

Em breve será um novo ano. Momentos de passagem como este nos fazem refletir, planejar e sonhar. Refletimos sobre o passado e tudo que aprendemos, lembrando do que ganhamos ou perdemos e do que ficou para trás em nossa caminhada. Fazemos novos planos para o futuro, almejando mais e melhor no ciclo que está prestes a se iniciar. E sonhamos. Sonhamos com nossos desejos sendo concretizados, nossos pedidos se tornando realidade, nossas súplicas e orações sendo atendidas. Sonhamos com um amanhã melhor que o ontem.

Nesse contexto de reflexão, planejamento e esperança, eu lhe pergunto: você está se vestindo do seu futuro?

O que quero dizer com isso? Não me refiro, é claro, ao sentido literal de “vestir-se”. Refiro-me, sim, ao agir ativamente a fim de chamar ao campo do concreto o que está no da imaginação, algo que se quer muito, mas parece fora do alcance. Estou falando, caro leitor, de vivenciar o amanhecer do dia seguinte ainda no anoitecer de hoje, antecipando, na medida do possível, o que o futuro lhe reserva.

O momento atual tem sido terrível? Mesmo assim, não merece ser desprezado. Afinal, o presente é o tempo em que a vida acontece e, o mais importante, em que o futuro é semeado. Lembre-se: sempre é possível melhorar o dia de amanhã a partir do que se faz hoje. Transformações radicais infelizmente são raras porque dependem de nossa determinação em desconstruir o que foi, acessando o poder do , de olho no a seguir. Com efeito, se insistimos em carregar um pesado fardo do passado, este se perpetua no tempo. Acredite: você não se define pelos erros cometidos ontem, tampouco pelo que não possui hoje. O ideal é vestir-se não do que você está, e sim do que você é. Entende a diferença?

A virada do ano é tempo de negociar uma parceria com a providência. É hora de perguntar a si mesmo: como posso agir neste instante para acelerar a realização de tudo que planejo para o futuro? Pergunte e preste bastante atenção à resposta. Leia os sinais que vierem de você diante do questionamento e “ouça” até mesmo o silêncio, se for o caso, mas entre em ação imediatamente. Proteja-se com as armaduras que você provavelmente precisará em 2021: o cinto da determinação, a couraça da resiliência, os calçados da boa preparação, o escudo da fé, o capacete da humildade e a espada do otimismo.

A maioria das pessoas não vestem nenhuma dessas seis peças. Em vez disso, se ocupam do que ainda sucederá ou, pior, do que já aconteceu. Não vestem o belo futuro que buscam, por estarem distraídas com episódios passados e especulações, hipóteses. É hora de mudar isso! Usufrua da energia trazida pelas festas de fim de ano, de toda a motivação que elas despertam e reprograme-se para cultivar melhores pensamentos e sentimentos.

A física quântica revela que tudo é feito de energia e, ao emitirmos certa frequência e vibração, atraímos outras do mesmo gênero. Tudo está relacionado: desejos e fatos; pensamentos e eventos. Você já notou como tem gente que, ao entrar no recinto, influencia toda a atmosfera local, melhorando ou piorando o “clima” a depender da energia que carrega? Somos o que emanamos para o mundo. Se o que você transmite é ruim, incitará o pior nos outros e na realidade a sua volta. Concorda que não pode continuar assim?

Naturalmente, qualquer mudança para melhor pressupõe atitude positiva direcionada à prosperidade. É preciso, ainda, ter em mente um dado importante: você jamais terá ou se tornará aquilo que afasta de si. Se despreza o dinheiro e o sucesso, as chances de conseguir um ou outro serão drasticamente reduzidas. Tome coragem e mire-se no espelho. Observe com atenção a imagem ali refletida. Ela é o mais próximo do real que você conseguirá enxergar. O espelho mostra nossas vestes em cores e texturas sem filtros.

Em resumo, concurseiro, ao partir numa jornada como a da conquista de uma vaga no serviço público, é claro que ajuda muito ter um norte, saber que direção tomar e planejar a melhor rota. Não se pode perder de vista, contudo, que o único elemento concreto da marcha iniciada é o passo que se está dando agora. Isso é tudo o que, de fato, existe. O que se decide no presente produzirá efeitos no futuro, é óbvio, daí a importância de antecipar minimamente o que este lhe reserva; daí a relevância de vestir-se do seu futuro. Esteja convencido(a) de que ninguém cria algo estupendo de uma hora para outra. Qualquer grande feito demanda tempo dando o melhor.

E então, onde você se imagina no próximo ano? Onde quer que seja, esteja lá por inteiro. Vista-se o quanto antes com as roupas e as virtudes de quem você pretende ser. Conscientize-se de que, para avançar, terá de recuar um pouco; para ganhar, terá de perder uma coisa ou outra; para alcançar o bem-estar definitivo, terá de renunciar ao conforto transitório. Em poucas palavras, se você almeja um futuro honroso, precisa escolher uma entre três opções em relação à situação que vive hoje: aceitá-la de vez, abandoná-la ou modificá-la conforme seu ideal. A decisão é exclusivamente sua.

Se sua escolha é mudar, atenção! Na próxima segunda-feira, 4 de janeiro de 2021, nós do Gran Cursos Online teremos a satisfação de anunciar o futuro do mundo dos concursos, que já é presente aqui. Está tudo pronto e, nessa data, explicaremos os detalhes do que está por vir. É sério, concurseiro: reinventamos – de novo – a preparação e, com as novidades e condições especialíssimas que lançaremos nesse dia, você vai conseguir vestir o seu futuro e entender que a vitória está logo ali. Basta você ser bem guiado para chegar até ela. Clique AQUI e participe gratuitamente.

Vamos juntos, pensando no futuro, apontando um refletor para o aqui e agora, fazendo tudo que é possível desde já, com intensidade e consciência.

Um feliz 2021! Aproveito para renovar nosso compromisso com você: continue contando sempre comigo e toda a equipe do Gran!

 

Mais artigos para ajudar em sua preparação:

  1. Recalibre sua forma de ver o mundo
  2. Corte o nó górdio
  3. Deixe o velho para trás e abra espaço para o novo
  4. Tudo está fora de ordem?
  5. Livre-se das âncoras
  6. Falha ou fracasso?
  7. Atravessando o inverno
  8. A verdadeira humildade
  9. Imparabilidade
  10. Evite tempestades
  11. O poder das palavras
  12. O que nunca te falaram sobre disciplina
  13. A arte de viver
  14. Liderando a si mesmo
  15. O amanhã NÃO nos pertence
  16. Errei feio, e agora?
  17. O ego é seu inimigo
  18. O poder de um sonho
  19. A verdadeira perseverança
  20. Como vencer o que ainda não aconteceu?
  21. Força na fraqueza
  22. O que realmente importa
  23. Fora de série: por que alguns chegam tão longe e outros não?

 

 

Gabriel Granjeiro – Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online. Vive e respira concursos há mais de 10 anos. Formado em Administração e Marketing pela New York University, Leonardo N. Stern School of Business. Fascinado pelo empreendedorismo e pelo ensino digital.

Avatar


28 de dezembro4 min. de leitura