Corte o nó górdio

Alexandre Magno – também conhecido como Alexandre, o Grande, e Alexandre III –, formou um enorme império, que se estendia do sudeste da Europa até a Índia, fazendo dele um dos maiores líderes militares da história, apesar de ter vivido apenas até os 33 anos. Conta-se que, quando estava avançando sobre o reino persa da Lídia, soube de uma carruagem que havia sido amarrada a um pilar do templo de Zeus pelo antigo rei Górdio. Segundo a lenda, quem desatasse o nó se tornaria o senhor da Ásia. Só havia um problema: o laço era tão firme que já estava lá havia mais de quinhentos anos sem que ninguém conseguisse soltá-lo. Mas então veio Alexandre, que analisou a situação, refletiu por um instante e foi direto ao ponto: desembainhou a espada e cortou a corda em um único golpe, para o espanto das testemunhas.

Essa narrativa costuma ser usada como metáfora de um problema aparentemente insolúvel, mas que exige um simples pensar “fora da caixa” para ser resolvido. Acredito que você já tenha deparado com situações desse tipo em sua vida, sem, talvez, ter saído delas de forma prática e objetiva como fez Alexandre. Isso precisa mudar, caro leitor. Então, vamos conversar a respeito?

A lenda do nó górdio fala de como é sempre possível resolver um problema, independentemente da complexidade, de forma descomplicada e eficiente. Equações difíceis como a solucionada por Alexandre III não requerem nenhuma resposta mirabolante ou necessariamente trabalhosa. O melhor é refletir o tempo que for preciso até tomar uma decisão que se mostre eficaz. E acredite: na maioria das vezes, ela está bem diante dos nossos olhos.

Qual foi o diferencial do imperador macedônico em comparação às inúmeras pessoas vencidas pelo nó do rei Górdio em meio milênio? Nada de mais: ele simplesmente não se apegou a nenhum roteiro preestabelecido. Em vez de tentar desatar o laço do modo convencional, analisou bem a corda e optou por ser menos previsível. Pensou, como se diz hoje em dia, “fora da caixa”. Consta que, em seguida, proferiu a frase que dá título a este artigo.

Com isso, a expressão “desatar o nó górdio” se tornou sinônimo de eficácia e objetividade. Então, amigo leitor, o que você precisa ter em mente é que, mesmo se a solução para um dado problema não for fácil, será sempre simples. É sério! Para nosso azar, somos apegados ao senso comum, e este muitas vezes é inútil, complicando o que não precisa ser complicado. Acabamos focados demais no problema e míopes quando se trata de enxergar a solução. Pode até parecer que estamos sendo racionais e meticulosos num dado contexto e, ainda assim, estarmos sendo enganados por nossa mente, presa a categorizações precipitadas e rasas, tal como os olhos ao transmitirem ao cérebro somente as características mais evidentes de um objeto.

Pessoas criativas conseguem resistir melhor a esse tipo de condicionamento. São capazes de observar um fenômeno e interpretá-lo sob perspectivas bem diferentes entre si, identificando aspectos que os demais ignoram por estarem fechados em uma visão linear do mundo. Para esses últimos, a boa notícia é que a mente pode ser treinada até se livrar das limitações. De modo geral, isso é feito mantendo-a muito aberta. Permita que o estudo minucioso da situação oriente seus pensamentos e ajude você a formular suas próprias teorias. A imersão nos detalhes combate a tendência do cérebro de generalizar tudo e aproxima o observador da realidade objetiva, na qual reside a solução para todo e qualquer problema.

Já notou como, ao aproximarmos demais o rosto de um texto, não conseguimos ler nada? Funciona assim também com os pensamentos. Os bons, capazes de resultar em ideias eficazes, requerem certo grau de distanciamento do objeto em exame. Em qualquer contexto, existem oportunidades ocultas aguardando serem encontradas, ainda que à custa de um pouco de imaginação. Trata-se de explorar novas maneiras de analisar o problema, deliberadamente de forma diferente da usual. É pensar como se fosse outra pessoa, elaborando um plano que não seria sua primeira opção, entende?

E de nada adianta baixar a cabeça e esperar que o nó desate por si só, como num passe de mágica. A iniciativa terá de ser sempre sua, minha, nossa. A passividade, em vez de evitar riscos, só os potencializa. A omissão serve para adiar as consequências, que – não se engane! – virão com juros no final. A indecisão nada mais é que a decisão de nada decidir. Imagine que você esteja em uma canoa sendo puxada pela correnteza rumo a uma cachoeira. Você tem três opções: ou pula do barco e tenta nadar até a margem, ou se esforça para remar em sentido contrário, ou não faz nada e sofre as consequências de ser engolido pela poderosa força das águas.

No mundo dos negócios, no qual estou imerso há quase uma década, os tais nós górdios surgem o tempo todo. Um que tenho de desatar dia após dia é o da conquista – e manutenção – da liderança no mercado dos cursos preparatórios para concursos e outros exames. Se eu pensasse “dentro da caixa”, tudo que faria seria replicar o que já existe no mercado, talvez melhorando ou barateando um produto ou outro. A abordagem mais eficaz é, porém, pensar diferente, concentrando a atenção nas necessidades dos meus clientes, num eterno movimento de antecipá-las e supri-las. Uma forma interessante de iniciar esse processo, voltado à inovação, é partir de uma tecnologia recente e imaginar como ela poderia ser usada para atender alguma necessidade latente das pessoas. Note bem: essa necessidade não pode ser lá muito óbvia, do contrário outros empreendedores do ramo já estarão trabalhando nela. Cabe a mim ser precursor e, para isso, sempre que surge um novo desafio, reflito um pouco e depois, com o apoio de toda a equipe Gran, é claro, resolvo-o de uma vez só, como Alexandre, o Grande, fez em relação à carruagem amarrada.

Assim deve ser quanto aos problemas que o afligem, leitor amigo. Talvez você esteja olhando muito de perto… Talvez esteja complicando demais as coisas… Será que seu apego a convenções ou métodos antigos não tem impedido você de avançar? Será que já não possui as ferramentas necessárias e precise apenas aprender a usá-las direito? Quem sabe a solução seja simples e esteja à sua frente, bastando dar um passo para trás a fim de enxergá-la?

Reflita o tempo que for necessário, mas ache um meio de desatar os seus nós górdios, expandindo seu potencial e dando resposta àquilo que cabe exclusivamente a você responder. Adivinhe quem vai agradecer um dia…

“Meu filho, guarde consigo a sensatez e o equilíbrio, nunca os perca de vista; trarão vida a você… Então você seguirá o seu caminho em segurança e não tropeçará; quando se deitar, não terá medo, e o seu sono será tranquilo.” – Provérbios 3:21-24

Se você chegou até aqui, gostaria de lhe pedir um favor: comente abaixo dizendo o que achou do texto. Foi útil? Não foi? Ajudou? Não ajudou? Seu feedback é muito importante!

 

P.S.: Siga-me (moderadamente, é claro) em meu perfil no Instagram. Lá, postarei pequenos textos de conteúdo motivacional. Serão dicas bem objetivas, mas, ainda assim, capazes de ajudá-lo em sua jornada rumo ao serviço público.

 

Mais artigos para ajudar em sua preparação:

  1. Deixe o velho para trás e abra espaço para o novo
  2. Tudo está fora de ordem?
  3. Livre-se das âncoras
  4. Falha ou fracasso?
  5. Atravessando o inverno
  6. A verdadeira humildade
  7. Imparabilidade
  8. Evite tempestades
  9. O poder das palavras
  10. O que nunca te falaram sobre disciplina
  11. A arte de viver
  12. Liderando a si mesmo
  13. O amanhã NÃO nos pertence
  14. Errei feio, e agora?
  15. O ego é seu inimigo
  16. O poder de um sonho
  17. A verdadeira perseverança
  18. Como vencer o que ainda não aconteceu?
  19. Força na fraqueza
  20. O que realmente importa
  21. Fora de série: por que alguns chegam tão longe e outros não?
  22. Isso também passará
  23. De repente…

 

 

Gabriel Granjeiro – Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online. Vive e respira concursos há mais de 10 anos. Formado em Administração e Marketing pela New York University, Leonardo N. Stern School of Business. Fascinado pelo empreendedorismo e pelo ensino digital.

Quer conquistar a sua aprovação em concursos públicos?
Prepare-se com quem mais entende do assunto!
Comece a estudar no Gran Cursos
Gabriel Granjeiro
Gabriel Granjeiro
Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online
43 Comentários

43 Comentários

  1. LUCILIO AVELINO COSTA

    14/12/2020 18:26em18:26

    Este artigo é muito inovador e também nos dar incentivo em buscar uma solução.

  2. Tati Lirôa

    14/12/2020 19:24em19:24

    Uma das melhores reflexões do ano, pra mim. Atitude, coragem, permissão a si mesmo para olhar diferente e agir. Muito obrigada, Gabriel. Um abraço.

  3. Rafael Campelo

    14/12/2020 19:29em19:29

    Excelente texto demonstrando que o gran não e mais uma empresa no mundo dos concursos e sim há a empresa.

  4. Gabriel Eleutério

    14/12/2020 19:55em19:55

    Excelente reflexão. Especialmente para pessoas, como eu, com imensa dificuldade de tomar decisões, seja por insegurança, incerteza ou medo. De fato precisamos cortar os nós, e nos permitir errar e ter recomeços. Muitas das vezes a aflição de cortar os nós são muito menores que as aflições de permanecermos amarrados. Obrigado, Gabriel. Abraços!

  5. Juliana Freitas da Silva

    14/12/2020 20:11em20:11

    Meu querido anjo e com imensa emoção que envio essa mensagem fico muito emocionada e feliz pela família Gran cursos, vocês são minha família 🥰🥰🥰🥰🥰💖💖💖💖💖suas palavras me cativa todos os dias muito obrigada por fazer parte de nossas vida amo todos vocês 🥰🥰🥰🥰🥰🥰🥰 fica com Deus não uma noite brilhosa e sim iluminada 💖💖💖💖💖💞💞💞um grande beijo família Gran cursos 🤩🤩🤩🥰🥰🥰❤️😘😘😘😘😘🙏🙏🙏🙏até mas

  6. Zaqueu Barbosa da Fonseca

    14/12/2020 20:13em20:13

    Parabéns…pela sua dedicação zelo e entusiasmo em seu trabalho, os artigos tem me ajudado muito no dia a dia de estudos, pois nos despertam a prosseguir na busca de nossos sonhos. Obrigado.

  7. Juliana Freitas da Silva

    14/12/2020 20:20em20:20

    Meu amado anjo e com imensa emoção que envio essa mensagem fico muito emocionada com todos as reflexões que passa para de calma de superação sucesso e acima de tudo de amor muito obrigada família Gran cursos minha família tão amada 😍😍😍😍😍💓💓💓💓💞💞🌹💖💖💖 amo vocês fica com Deus uma excelente noite não brilhosa e sim iluminada 💖💖💖💖💖💖💖🤩🤩🤩🤩🤩um grande beijo para todos vocês💖💖💖💖💞💞💞💞💓💓💓💓 até mas🙏🙏🙏🙏🙏🙏

  8. laudiceiaribeirobatista@gmail.com

    14/12/2020 22:00em22:00

    Eu sou cliente do Gran cursos e gosto muito da padagogia da seicho-No-Ie seus textos são maravilhosamente iguais gosto muito. Gratidão 🙏

  9. Thiago

    14/12/2020 22:19em22:19

    Tudo! Exatamente o que eu precisava ouvir! Obrigado por se dedicar a essa nobre missão.

  10. Kézia Schirmer

    14/12/2020 23:36em23:36

    Grata. Reflexão incrível.

  11. Cláudio Heleno

    15/12/2020 03:07em03:07

    Estava precisando de uma leitura como esta, meus parabéns, o artigo ficou muito bom.

  12. CRISTHIANE DE OLIVEIRA ALMEIDA

    15/12/2020 04:04em04:04

    Gabriel, esse texto foi espetacular. Estou com vário nós de Górdio em minha vida e pretendo utilizar as reflexões expostas no texto para desatá-los. Gratidão.

  13. Hilda juliana

    15/12/2020 06:41em06:41

    Bela reflexão, para vencer um novo dia.

  14. ANA PAULA

    15/12/2020 07:47em07:47

    Sempre estive aberta a aprender sempre, inclusive com os erros meus e até dos outros, mas nem sempre conseguimos colocar em prática o que aprendemos, infelizmente. A partir da sua mensagem consegui refletir sobre algo que estava se repetindo e não conseguia ver como fazer ou até mesmo se gostaria de realmente fazer. Sou grata por essa reflexão para mim foi tipo “o pulo do gato”, entendi!!
    Sempre busco informações, cursos, atualizações com a Gran cursos, já fui aluno. Mas não conhecia você e fico muito feliz por termos um profissional tão dedicado, dá pra sentir que não é só a grana que faz seu mundo girar, você faz por amor, você escrevi com amor e é isso que gira o mundo, abaixo de Deus é claro. Deus continue lhe abençoando meu jovem! Gratidão!!!!!

  15. RENATO TORRES

    15/12/2020 09:31em09:31

    Texto excelente!! Ajuda a rever a maneira como buscar o objetivo que se deseja!!

  16. RENATO TORRES

    15/12/2020 09:32em09:32

    Uma reflexão excelente!! Uma maneira de repensar acerca da maneira como buscar o objetivo que se busca!!

  17. Paulo Sérgio

    15/12/2020 10:31em10:31

    Adorei o texto, dica maravilhosa para ajudar nos estudos e não desistir, sabendo que nossa vaga vai estar sempre nos esperando só dependendo da nossa dedicação.

  18. juliany

    15/12/2020 12:47em12:47

    Achei o texto excelente! preciso de motivação pois tenho todo material em mãos ,mas estou sem coragem para iniciar meus estudos.

  19. Elaine Regina Camargo Ferreira

    15/12/2020 20:30em20:30

    Boa noite, quero dizer que o texto foi uma das resposta que estou procurando para vencer um nó. Muito obrigada por te-lo compartilhado conosco.

  20. LUCIANA MARIA MARCIANO SILVA

    15/12/2020 20:56em20:56

    Simplesmente sensacional. Exatamente o que tenho vivido. Situações complexas nos impedem de caminhar porque não nos permitimos ver além.

  21. Junior Mendes

    16/12/2020 02:20em02:20

    Excelente artigo!Muito inspirador e me deixou pensativo, muito obrigado Gabriel

  22. Danielle Almeida

    16/12/2020 06:19em06:19

    Muito edificante, sábias palavras! Sou grande admiradora do seu trabalho! Estou sempre acompanhado o canal imparável, gratidão!

  23. Rosângela Miranda

    16/12/2020 09:54em09:54

    Esse texto foi a resposta que faltava para enxergar a resposta que buscava ,muito obrigada Gabriel.

    Obs: Uso o e-mail do meu irmão a um tempo para poder conseguir estudar sem que pessoas próximas saibam pois não suporto mais tanta criticas e torcidas negativas .

  24. ALCIONE PRUDENTE LAZZAROTTO

    16/12/2020 13:39em13:39

    Estou atravessando um momento difícil em meu atual emprego. Por isso luto por uma nova colocação – meu retorno ao serviço público federal. Alguns obstáculos eu já superei, mas outros parecem intransponíveis. O texto me ajudou a refletir sobre tudo que está acontecendo em minha vida. Obrigado Gabriel.

  25. vanessa da silva souza

    16/12/2020 14:25em14:25

    Simplesmente,amei!!!esse texto nós faz,refletir e nos dar impoulso para avançar,nos motiva

  26. Marcela de Souza

    16/12/2020 14:33em14:33

    Que linda resposta que Deus me deu agora através de você. Continue se permitindo ser usado por Deus, sendo essa benção na vida dos outros.

  27. Mychelinne

    16/12/2020 14:51em14:51

    Muito bom o texto!

    E de fato este é o diferencial do Gran: “concentrando a atenção nas necessidades dos meus clientes, num eterno movimento de antecipá-las e supri-las”(sic.).

    Perdi as contas das vezes que pensei: “poxa seria bom que tivesse isso”; quando via, aquela ferramenta estava disponível no Gran.Isso é uma constante no Gran e dá um baita orgulho de ser aluna.

  28. Fernando de Oliveira Fernandes

    16/12/2020 17:10em17:10

    Excelente artigo! Motivador.

  29. Bruno Cláudio Elesbão

    16/12/2020 23:29em23:29

    Excelente texto, parabéns, obrigado por nós motivar a sermos pessoas sábias, resolver os problemas mais difíceis da vida, mas dá maneira mais simples.

  30. Raquel Priscila da Silveira

    18/12/2020 02:28em02:28

    Excelente reflexão de motivação !

  31. Eliana

    18/12/2020 07:42em07:42

    Um texto lindo e motivador para todas as áreas da vida!!! Muito obrigada!!!

  32. manuele lobato

    18/12/2020 08:51em08:51

    amei fazer a leitura me inspirou e abriu minha mente pra fora da caixinha..

  33. Alexandre Ventura

    18/12/2020 10:59em10:59

    Muito bom!!!

  34. Ariana Medeiros

    18/12/2020 11:24em11:24

    Muito obrigada!!! Gratidão!!! 🙂

  35. neutton jonas amorim ferreira

    18/12/2020 12:11em12:11

    Gostei e foi oportuno para o momento que vivo hoje. Pensar fora da caixa envolve riscos elevados, e exige muito trabalho. Além disso, desperta a inveja de muitos e admiração de poucos. Sobre os riscos que se corre nessas empreitadas, me lembro de uma frase do Augusto Cury, que diz: “quem vence sem riscos, triunfa sem mérito!”. Eu sou desses que penso fora da caixa e quando vejo alguém que raciocina dessa forma, me anima a perseverar dessa forma. Obrigado pelo texto e um forte abraço!

  36. Anderson Costa

    18/12/2020 15:31em15:31

    Texto excelente que nos leva a necessária reflexão de que realmente criamos gargalos psicológicos que nos sabotam. Por vezes, caímos no erro de não nos questionarmos acerca das coisas e simplesmente entramos no “automático”. Acabamos por perder oportunidades e a vida vai passando, enquanto nos conservamos inertes.
    Obrigado por partilhar este texto que nos mostra a importância de se pensar “fora da caixa”.
    A Gran Cursos realmente é diferenciada.

  37. Lorena

    19/12/2020 15:26em15:26

    O texto tem uma grande qualidade, o ensinamento que passa nos faz refletir muito mais o quão forte somos para encontrar uma saída para cada problema que podemos solucioná-lo.

  38. Eli Cristian Paulino

    19/12/2020 23:43em23:43

    Mais um aprendizado importante para vida, não são todos que conseguem pensar fora da caixa, o pessoal geralmente segue a manada é mais fácil. Pensar fora da caixa pode dar muito trabalho e as vezes temos que sair da vida confortável que levamos. Acho que pensar fora da caixa é somente para os fortes e corajosos. Os fracos preferem levar a vida medíocre que levam!

  39. Márcio Bezerra

    20/12/2020 08:43em08:43

    Muito bom!

  40. Giovanni Pires

    20/12/2020 17:17em17:17

    Obrigado, Gabriel! Sempre que leio os seus textos consigo formar ideias e me sentir cada vez mais motivado. Este texto será mais para minha galeria de reflexões. Valeuuuuu!

  41. Ana Lúcia

    20/12/2020 19:41em19:41

    É sempre bom ler seus textos. Você é muito sábio. Parabéns!!!! O Gran mudou minha vida e mudará muito mais, se Deus quiser.

  42. Mara

    21/12/2020 16:49em16:49

    Simplesmente divino os seus textos e sempre chegam em boa hora. Obrigada.

  43. Jaison Cruz

    21/12/2020 20:59em20:59

    Muito grato por seus textos Gabriel, um feliz natal e ano novo com muita prosperidade pra você, sua família e equipe!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer conquistar a sua aprovação em concursos públicos?
Prepare-se com quem mais entende do assunto!
Comece a estudar no Gran Cursos
Para o Topo