Deixe o velho para trás e abra espaço para o novo

Você quer melhorar, progredir, prosperar, certo? Saiba que, para conseguir, provavelmente precisará fazer algo diferente do usual. É difícil alguém passar de nível, avançar rumo à realização de um sonho, agindo da forma como sempre agiu. Apesar de todos nós sabermos disso, muitos têm tanto medo do novo que o afastam completamente. Esse comportamento é, em alguma medida, até natural, por causa do instinto de autopreservação que nos condiciona a todos. Ainda assim, caro leitor, romper com velhos hábitos, mesmo sendo tão assustador para alguns, é absolutamente necessário.

Você é do tipo que, quando é apresentado a uma nova tecnologia, reage com desconfiança ou, ao menos, indiferença, logo descartando a novidade, geralmente depois de enquadrá-la em algum conceito que tem na memória? Nem a curiosidade vence seu ímpeto de retornar à rotina, ao lugar-comum? E é assim com todo o resto, com uma oportunidade que surge de se mudar de cidade, estado ou país; com a chegada de um novo amor; com uma nova proposta de emprego?

Se esse comportamento é o seu padrão, concurseiro, preciso alertá-lo para implicações menos óbvias dele. Em síntese, o perigo é que, enquanto você estiver fechado ao novo, estará preso ao velho, inclusive ao que não costuma funcionar tão bem para você. Por exemplo, se resiste a conhecer gente nova e diferente das pessoas que tradicionalmente fazem parte do seu círculo social, continuará atraindo o mesmo tipo de sempre e mantendo longe indivíduos interessantes e que talvez tenham muito a lhe oferecer.

Para o antigo, o moderno soa como ameaça. Há grande tensão entre o arcaico e o contemporâneo, e toda novidade incomoda, sobretudo quem não quer sair da zona de conforto. Essa pessoa prefere se alimentar apenas da colheita de outras estações, que está embolorando no celeiro, a encarar o fato de que até na natureza a renovação se impõe. Os alimentos simplesmente estragam, o que não é exatamente um problema para quem está preparado para semear a terra de novo, e de novo…

É comum resistirmos ir a alguns lugares porque acreditamos que não encontraremos o que buscamos. E o que acontece? Continuamos consumindo mais do mesmo, sem nem imaginar o que há de fresco por aí. Resistimos ao que não compreendemos, ao que não conseguimos explicar. Ora, amigo leitor, “ninguém põe remendo de pano novo em roupa velha, pois o remendo forçará a roupa, tornando pior o rasgo” (Marcos 2:21,22).

O ideal é sabermos lidar com a incerteza daquilo que não é banal para nós. A coragem para enfrentar o desconhecido é o que ditará nosso potencial de crescimento, afinal, sem apego ao velho, cada dia vai ficando mais fácil caminhar em outra direção, para longe da própria obsolescência. Acredite: quando a mente está aberta ao novo, recebemos ajuda até de onde não imaginávamos ser possível. Ao baixarmos a guarda, o apoio e o incentivo podem vir de alguém de quem não gostamos, de quem não esperamos nada de bom. E veja bem: até um insulto pode servir de aprendizado para quem está olhando para a frente, disposto a absorver o máximo de experiência e conhecimento à sua volta.

Pode parecer óbvio, mas as mãos precisam estar vazias para pegarem algo novo. Primeiro, larga-se o que se está segurando para, só então, apanhar outra coisa. Portanto, tudo – eu disse TUDO – que estiver impedindo você de se tornar a melhor versão de si mesmo precisa ser “largado” o quanto antes, a fim de que sua mente e seu coração tenham espaço para abrigar o diferente, aquilo que pode vir a ser o grande divisor de águas na sua trajetória.

Doar roupas velhas é o que abre espaço no armário para as novas que virão, correto? É o que você precisa fazer em sua vida: jogar fora o que não presta mais e abrir espaço para novas possibilidades. Como? Parando de colocar a culpa no passado, nas antigas práticas, em métodos ultrapassados, nos hábitos de ontem, nas desculpas ou mentiras que você conta todos os dias para si próprio.

Desapegue! Dê uma chance à mudança! Não rotule nada nem ninguém. Isso só torna mais improvável uma colheita nova e, quem sabe, melhor do que aquela à qual você está acostumado, que rende apenas o suficiente para sua subsistência. Abandone o que não lhe traz paz e só serve para atrasá-lo.

Ah, e não espere o momento “certo” para dar essa guinada. Se há uma hora para iniciar o processo de transformação, descartando o antiquado e o que não funciona mais, essa hora é AGORA. Se você continuar deixando para depois, perderá aquela que pode ser sua maior oportunidade de renovação. Aceite você ou não, a verdade é que estamos em constante mutação, deparando com o novo o tempo todo. Quem finge ignorar isso só tem a perder.

Esclareço desde logo, antes das prováveis críticas: não se trata de desvalorizar a tradição, a experiência, a rotina, a gratidão pelo que conquistamos. Tudo isso é de extrema importância. Trata-se, sim, de acreditar que o novo está aqui e é chegada uma forma diferente de fazer as coisas, é chegada a hora de se reinventar. O velho, materializado por uma roupa que não serve mais, um objeto que perdeu a utilidade ou uma tecnologia que deixou de existir, tem de ficar para trás. À acomodação e aos antigos hábitos, como vitimismo, procrastinação e estudo sem método, deve ser reservado o lugar ao qual pertencem: o passado.

Em menos de um mês entraremos em 2021 e precisamos estar preparados para tudo que ele promete. Há um novo jeito de viver, de fazer, de acreditar. Apesar do marco representado pela virada de ano, preciso ser bem sincero com você: o calendário, em si, não é o que faz a diferença. O novo independe de viradas formais, como a do dia 31 de um mês para o 1º de outro. Depende muito mais de mudanças de atitude.

Nós, do GRAN, vamos ajudar você a promovê-las, especialmente em seus estudos, com ferramentas inéditas que em breve surpreenderão todo o mercado de educação e de tecnologia. Faremos tudo que estiver ao nosso alcance para o novo entrar de vez em sua vida.

Anote: em janeiro de 2021, mostraremos o NOVO como você NUNCA viu antes. Será uma verdadeira reinvenção. Acredite. Confie. Aguarde.

Abra espaço para o novo e deixe o velho para trás. O melhor está por vir.

“Vocês ainda estarão comendo da colheita armazenada no ano anterior, quando terão que se livrar dela para dar espaço para a nova colheita.” – Levítico 26:10

Se você chegou até aqui, gostaria de lhe pedir um favor: comente abaixo dizendo o que achou do texto. Foi útil? Não foi? Ajudou? Não ajudou? Seu feedback é muito importante!

P.S.: Siga-me (moderadamente, é claro) em meu perfil no Instagram. Lá, postarei pequenos textos de conteúdo motivacional. Serão dicas bem objetivas, mas, ainda assim, capazes de ajudá-lo em sua jornada rumo ao serviço público.

Mais artigos para ajudar em sua preparação:

 

 

Gabriel Granjeiro – Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online. Vive e respira concursos há mais de 10 anos. Formado em Administração e Marketing pela New York University, Leonardo N. Stern School of Business. Fascinado pelo empreendedorismo e pelo ensino a distância.

Quer conquistar a sua aprovação em concursos públicos?
Prepare-se com quem mais entende do assunto!
Comece a estudar no Gran Cursos
Gabriel Granjeiro
Gabriel Granjeiro
Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online
62 Comentários

62 Comentários

  1. Avatar

    Viviane

    07/12/2020 17:45em17:45

    Que venha o novo!!! + do que preparada!

  2. Avatar

    Ariane Maximiano

    07/12/2020 17:58em17:58

    Excelente texto!! E que venha o novo!!!!

  3. Avatar

    LÚCIO

    07/12/2020 18:42em18:42

    Boa Noite Gabriel! Grande lição de mudança de comportamento, muito me serviu. Muito agradecido.

  4. Avatar

    Maycon

    08/12/2020 01:05em01:05

    O mundo está mudando tão rápido que não dar nem para acompanhar,é um excelente texto para a busca do novo.

  5. Avatar

    Rozane Aparecida Scher

    08/12/2020 06:39em06:39

    Gratidão!!!

  6. Avatar

    Marinho

    08/12/2020 08:44em08:44

    Excelente texto. E a citação final?

  7. Avatar

    Marcia Malter Santana

    08/12/2020 14:56em14:56

    Foi muito útil, excelente como sempre!

    Adoro estar com o Gran, tem feito a diferênça em minha vida.

  8. Avatar

    Diego

    08/12/2020 18:36em18:36

    Ótimo artigo.

  9. Avatar

    Ângelo Fernandes

    08/12/2020 23:22em23:22

    Boa noite Gabriel, Deus abençoe por essa mensagens !
    Obrigado.
    Att

  10. Avatar

    Priscilla Moraes

    09/12/2020 08:05em08:05

    Muito obrigada pelos seus textos para reflexão.
    É maravilhoso saber o quanto você se importa conosco, podemos ver isso por meio de cada publicação.

  11. Avatar

    Kelli Ribeiro

    09/12/2020 08:11em08:11

    Excelente artigo.

  12. Avatar

    Maria Edna Veríssima de Sousa Carvalho

    09/12/2020 10:23em10:23

    Aguadeço e parabenizo pelo texto.

  13. Avatar

    Laís

    09/12/2020 10:58em10:58

    Texto excelente e motivador. Obrigada por compartilhá-lo, Gabriel!!!

  14. Avatar

    Karol

    09/12/2020 15:13em15:13

    Era exatamente o texto que eu precisava ler hj.Obrigada, Gabriel!!!

  15. Avatar

    Nanda

    09/12/2020 16:23em16:23

    Excelente texto,super motivador e abre o pensamento para o novo,gostei muito,vou levar sempre na memória.

  16. Avatar

    Marcos Antonio de França

    09/12/2020 18:54em18:54

    Boa noite, Gabriel!
    Meu nome é Marcos e sou aluno com assinatura ilimitada social. Acabei de ler o seu texto e gostaria de dizer que foi escrito para mim, pois a partir de janeiro estarei separado da minha esposa e voltando para a casa dos meus pais, realmente será uma mudança e tanto. Agradeço pelo belo e motivador texto que acabei de ler. Espero poder por em prática tudo que você escreveu e sugeriu. Que Deus te abençoe. Forte abraço. Marcos.

  17. Avatar

    luciana

    09/12/2020 19:50em19:50

    Gostei muito do artigo, temos mesmo que deixar muitas coisas para traz para que possamos chegar a algum lugar. Muito obrigada

  18. Avatar

    Professora Kitéria

    09/12/2020 22:11em22:11

    EU ACHEI INCRÍVEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEELLLLLLLLLLLLLLLLLLLL

    MUITO OBRIGADAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

  19. Avatar

    Lucivane

    10/12/2020 08:38em08:38

    Parabéns pelo texto! Ansiosa por conhecer o “novo”!

  20. Avatar

    Alline

    10/12/2020 09:44em09:44

    COMENTÁRIO PARA CHOCAR E ACORDAR!!!!

  21. Avatar

    JOICE PEREIRA

    10/12/2020 10:17em10:17

    Eu estava precisando ler isso, para aceitar coisas novas em minha vida.
    Muito obrigada, Gabriel!

    Você é um homem usado por Deus para tocar em nossas vidas através dos seus artigos.

    Deus te abençoe sempre!

  22. Avatar

    caliani

    10/12/2020 13:42em13:42

    #Abrir_espaço_para_o_novo!

  23. Avatar

    Ruth Neiva Simões

    10/12/2020 17:56em17:56

    Chorei com suas palavras. O medo do novo paralisa e destrói sonhos pois você já está condicionado a ficar acreditando que não é capaz de assumir o novo em sua vida mudar de forma próspera.

  24. Avatar

    jose

    10/12/2020 21:58em21:58

    motivador

  25. Avatar

    Robson Bispo

    10/12/2020 22:39em22:39

    Cara, foi muito fortes suas palavras. posso dizer que, o que foi dito,
    é parte da minha realidade. Concordo plenamente, ou seja, enfrentar o novo é sair da zona de conforto.
    Deus te abençoem grandemente!

  26. Avatar

    Luanne Barroso

    11/12/2020 12:13em12:13

    Texto excelente! Inspiração para um novo recomeço.

  27. Avatar

    josineide Correia Nunes de Azevedo

    11/12/2020 15:18em15:18

    Excelente!!! adoro novidades, aguardando as novidades.

  28. Avatar

    josineide Correia Nunes

    11/12/2020 15:20em15:20

    Excelente!!! adoro novidades.

  29. Avatar

    esmeralda

    11/12/2020 16:05em16:05

    Excelente o artigo muito incentivador.

  30. Avatar

    Hermes Gomes Ferreira

    11/12/2020 16:22em16:22

    Maravilhoso texto!
    Muitas das vezes nos vemos paralisados,estagnados por conta da procrastinação que atinge a maioria das pessoas. É hora de renovo. De se reinventar.

  31. Avatar

    Rogéria Maria Romão

    11/12/2020 17:41em17:41

    Olá, Gabriel Granjeiro!
    Todos os seus arquivos são úteis e inspiradores!!!
    Muito obrigada!

  32. Avatar

    Su

    11/12/2020 20:22em20:22

    Seus textos são maravilhosos e dão uma guinada até para enfrentar outros obstáculos.

    Parabéns a todos do Gran!!!

  33. Avatar

    Luiz

    11/12/2020 22:58em22:58

    Gabriel, vc é pau meu irmão. Só desejo que Deus continue abençoando imensamente você e todos que fazem parte da família GRAN CURSOS!!!

  34. Avatar

    Janaína Célia Nunes da Fonseca e Silva

    12/12/2020 08:30em08:30

    Parece que o texto foi escrito para mim! Perceber que é necessário mudar é o primeiro passo, vamos em frente sempre, rumo ao novo!

  35. Avatar

    ANTONIA

    12/12/2020 10:10em10:10

    Ótimo!! Excelente mensagem de incentivo!

  36. Avatar

    Kaiser Dutt

    12/12/2020 17:26em17:26

    Sem medo de ser feliz. Sem medo de mudar para melhor. Sem medo de jogar fora coisas e pessoas que estão atrapalhando o nosso progresso. Se a mochila está muito pesada dificulta a caminhada ruma ao nosso destino. Se agrega deve permanecer, se atravanca deve desaparecer.

  37. Avatar

    Sandra Siqueira

    13/12/2020 01:18em01:18

    Uma reflexão incrível para para avançar rumo ao nosso objetivo.

  38. Avatar

    Rosângela Martins Borges de Miranda

    13/12/2020 10:48em10:48

    Ótimo texto.

  39. Avatar

    Rosângela Martins Borges de Miranda

    13/12/2020 10:49em10:49

    Ótimo texto, muito motivador.

  40. Avatar

    lis

    13/12/2020 11:55em11:55

    muito bom, a mensagem é clara e acredito nisso, é preciso sim se permitir ir ao encontro do novo, se uma coisa que aprendi nessa pandemia é que não podemos parar de forma alguma!

  41. Avatar

    PAMELA APARECIDA DOS REIS VARGAS

    14/12/2020 05:24em05:24

    Foi útil. Eu serei a próxima a chegar!

  42. Avatar

    Márcia Rocha

    14/12/2020 08:50em08:50

    Muito bom incentivo!!

  43. Avatar

    Kenis de Araújo Maciel

    14/12/2020 10:06em10:06

    Tudo é questão de aceitação… querer avançar depende de saltos mais altos, ou seja, terei que enfrentar meus desafios internos primeiramente! Belas palavras com referências bíblicas que produz esperança no futuro promissor!!!

  44. Avatar

    Renata Rocha

    14/12/2020 10:20em10:20

    Motivador! Obrigada pelo texto!

  45. Avatar

    Luiz Henrique

    14/12/2020 13:17em13:17

    Foi útil, obrigado pelo artigo.

  46. Avatar

    Joycimar Carvalho

    14/12/2020 14:09em14:09

    Motivador é pura verdade!

  47. Avatar

    Anderson Souza Ribeiro

    14/12/2020 15:36em15:36

    O texto é muito impactante e motivador ao mesmo tempo!!!
    E depois de lê-lo torna-se útil para quem praticar as orientações que encontram-se nele.

    Valeu pelo força, Gabriel!

  48. Avatar

    Paulo Campos

    14/12/2020 15:41em15:41

    muito bom, sai pra la procrastinação. Vamos juntos buscar nossos objetivo #VemConcursos2021

  49. Avatar

    Mônica Barros

    14/12/2020 17:47em17:47

    Estar na zona de conforto e muito bom independente de como ela seja, acabamos nos escondendo da realidade. O texto se faz necessário, muitas vezes queremos o novo mas não queremos largar o velho. Texto como esse nos desperta largar para trás o que não deu certo e começar de novo de uma forma mais encorajada, sabendo que o novo nos trará coisas muito melhores.

  50. Avatar

    Márcia Carvalho

    14/12/2020 23:56em23:56

    2020 está sendo um ano muito difícil para todos, só espero estar pronta para um novo ano de muita graça e alegria. Que Deus continue abençoando esse seu dom com as palavras que sempre trazem a mensagem de que cada um precisa. Obrigada pelo lindo texto. Um abraço.

  51. Avatar

    Daniel Sarges de Moraes

    15/12/2020 19:17em19:17

    Ótimo texto. Agrega valor ao ato de renovação de pensamentos e atitudes. É um daqueles textos que não envelhecem e nem perdem o valor.

  52. Avatar

    Guilherme

    16/12/2020 21:10em21:10

    Muito motivacional, só tenho a agradecer ao professor Gabriel e toda equipe do Gran Cursos, estou muito contente com o acesso ilimitado, abraço.

  53. Avatar

    Michelle Jycilene de Campos

    17/12/2020 13:16em13:16

    Parabéns pelo texto,muito motivador, precisamos compreender, que podemos, que somos a soma de nossas açōes.

  54. Avatar

    Michelle Jycilene de Campos

    17/12/2020 13:17em13:17

    Parabéns motivador, precisamos compreender, que podemos, que somos a soma de nossas açōes.

  55. Avatar

    Michelle Jycilene de Campos

    17/12/2020 13:18em13:18

    motivador, precisamos compreender, que podemos, que somos a soma de nossas açōes.

  56. Avatar

    Michelle Jycilene de Campos

    17/12/2020 13:18em13:18

    precisamos compreender, que podemos, que somos a soma de nossas açōes.

  57. Avatar

    Michelle Jucilene de Campos

    17/12/2020 13:19em13:19

    precisamos entender que podemos, que somos a soma de nossas açōes.

  58. Avatar

    Bruno

    23/12/2020 12:28em12:28

    Muito bom o texto! E aproveito para comentar tb os novos professores da casa, Pablo Stolze, Aryanna, Tonassi. Só fera

  59. Avatar

    Kelly

    28/12/2020 20:39em20:39

    Que palavra!! Marcos 2: 21,22 foi a primeira grande palavra que li em um ano (2017) de muitas mudanças na minha vida. E novamente ela ressurge.

  60. Avatar

    Rafael Cavalcante

    25/01/2021 06:38em06:38

    Muito bom, segundona 25 de janeiro. Papo reto.
    Vamos para cima!!!!

  61. Avatar

    Betânia

    14/03/2021 08:58em08:58

    Obrigada ☺️.. suas palavras faz bem a alma e nos fortifica nessa luta diária. Irei continuar tentando .😘

  62. Avatar

    Giselia Silva Peixoto

    30/03/2021 10:55em10:55

    Reflexão perfeita!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer conquistar a sua aprovação em concursos públicos?
Prepare-se com quem mais entende do assunto!
Comece a estudar no Gran Cursos
Para o Topo