Como iniciar os estudos para concurso em 2024? Veja as dicas!

Garanta uma aprovação mais rápida em 2024 conferindo as dicas de estudos para concurso!

Avatar


29 de janeiro11 min. de leitura

Quais são as suas resoluções de ano novo? A chegada de mais um ano costuma trazer motivação renovada para perseguir os seus sonhos. Por isso, se você prometeu a si mesmo que aquela vaga pública será sua em 2024, este artigo é para você! Confira as principais dicas de como iniciar os estudos para concurso em 2024 e ser aprovado mais rapidamente.

Como iniciar os estudos para concurso em 2024: dicas

As dicas de estudos para concurso da lista abaixo podem ser aplicadas tanto para concurseiros iniciantes quanto mais avançados.

Se você já estuda há algum tempo, uma boa tática é comparar as técnicas apresentadas com as que você utiliza atualmente nos estudos para concurso e avaliar se há alguma mudança que pode empreender na sua rotina para obter resultados ainda melhores.

Navegue pelo índice abaixo e confira as principais dicas de como otimizar os seus estudos para concurso:

  1. Escolher o certame 
  2. Criar um plano de estudos
  3. Selecionar materiais de preparação
  4. Organizar o local de estudos
  5. Resolver questões
  6. Estudar lei seca
  7. Ser constante
  8. Descansar

1. Como iniciar os estudos para concurso: escolha do certame

Uma das primeiras decisões que você precisa tomar para obter resultados melhores nos estudos para concurso é definir uma seleção de foco. Afinal, os editais estão cada vez mais específicos. Isso quer dizer que as limitações de rendimento para quem está “estudando matérias comuns nos estudos para concurso” são muitas!

A razão é simples: mesmo que dois certames cobrem Língua Portuguesa,  existem outros pontos a serem considerados como a abordagem, o perfil da banca, a dificuldade dos itens e a relevância dos assuntos. Tudo isso transforma a maneira de estudar uma matéria.

Qual seleção escolher ao iniciar os estudos para concurso?

Essa dúvida é muito natural, especialmente em um contexto de tantas oportunidades que será o ano de 2024. Uma das maneiras de decidir o objetivo que norteará os seus estudos para concurso é colocar no papel quais são os pontos que definem a vaga dos seus sonhos: é a remuneração? O local? A área? Qual nível seria possível ou melhor para você?

A definição desses pontos pode ajudar muito nas suas buscas. Conhecer as carreiras e as matérias específicas de cada prova também é um passo importante. Por fim, se você quer ser aprovado de maneira mais rápida, também é preciso estar atento às oportunidades previstas e abertas.

Preparamos uma lista de links interessantes para ajudá-lo na etapa de seleção de foco nos seus estudos para concurso:

Estudos para concurso: é possível estudar pra mais de um ao mesmo tempo?

A recomendação é se dedicar a um concurso por vez. Afinal, se o seu foco é conquistar uma aprovação mais rápida, não faz sentido dividir sua energia entre diversos outros certames, não é mesmo?

Dito isso, existem sim editais muito similares que podem ser conciliados. Essas seleções costumam pertencer à mesma carreira e às vezes apresentam uma intersecção de conhecimentos de quase 100%! No entanto, aqui vai um segredo para não se prejudicar: tenha sempre uma seleção foco e a outra como seu plano B nos seus estudos para concurso.

Se as provas do seu concurso B forem marcadas em um período posterior às provas do concurso A, melhor ainda! Você termina o estudo para o concurso A e, depois das provas, pode se dedicar aos detalhes específicos do Concurso B.

Uma maneira mais prática e direta de descobrir quais editais podem ser conciliados nos estudos para concurso é por meio da ferramenta “Dá para Conciliar”, recurso da Assinatura Ilimitada! Por meio dela, você pode comparar até 3 seleções diferentes e ter uma noção estatística do percentual de matérias que poderão ser aproveitadas!

Saiba mais sobre o “Dá para Conciliar”! 

2. Como iniciar os estudos para concurso: crie um plano de estudos

A organização é essencial especialmente nos estudos para concurso. Afinal, na maioria das vezes, você estará correndo contra o tempo, tentando estudar o máximo de matérias relevantes no menor tempo possível.

Um bom plano de estudos para concurso garantirá que seus horários serão utilizados da melhor maneira possível. Abaixo listamos para você as principais características de um bom cronograma ou ciclo de preparação. Veja:

  • Deve ser baseado no edital e provas passadas: lembra do tópico anterior? Pois é! Quanto mais específica forem os seus estudos para concurso, maiores serão as chances de obter resultados concretos. Um bom plano de estudos para concurso é aquele feito com o edital e prova passada ao lado, observando tanto os conteúdos integralmente cobrados, como aqueles que têm a tendência de aparecer mais.
  • É proporcional: um bom plano de estudos para concurso não dedica o mesmo tempo para todas as matérias, mas engloba todas elas. Afinal, o objetivo é otimizar o seu tempo.  Nesse sentido, não é nada produtivo dedicar a mesma energia para uma matéria que quase não cai para uma que é quase regular nas avaliações, não é mesmo?
  • É realista: não adianta nada definir que você estudará 8 horas por dia se a sua rotina diária não permite. Metas muito bruscas e ambiciosas poderão contribuir para a procrastinação e frustração. Não importa se você tem 8, 6, 4 ou 2 horas para estudar por dia: o mais importante é ser sincero consigo mesmo e buscar a constância nas rotinas de estudos para concurso.
  • Não exagera no tempo para cada matéria: de modo geral não é recomendado dedicar mais de 2h30 para uma única matéria em uma rotina diária. A diversidade é essencial nos estudos para concurso!

Se ainda está perdido na hora de montar o seu cronograma de estudos para concurso, o Gran pode ajudá-lo com a ferramenta cronograma de estudos!

Com ela, você indica a seleção para a qual está estudando, seleciona as disciplinas e o sistema monta automaticamente um plano para você! 

Uma outra opção, para quem prefere o ciclo de estudos, é estudar com o Gran Gerenciador de Estudos nos estudos para concurso!

Saiba mais sobre cada uma das ferramentas abaixo que podem auxiliar na organização dos seus estudos para concurso:

3. Como iniciar os estudos para concurso: selecione bons materiais de preparação

A escolha dos materiais é um ponto essencial para otimizar seus estudos para concurso. Afinal, a meta é encontrar conteúdos claros, atualizados e relevantes para os seus objetivos. Geralmente recomenda-se utilizar apenas um canal de materiais, já que você se acostuma com a linguagem e com os métodos de ensino com o passar do tempo.

Além disso, a variedade de recursos também é importante: por mais que os estudos para concurso “padrão” seja baseado em PDFs, videoaulas e questões, existem diversas outras técnicas que podem otimizar ainda mais a sua preparação. E de quebra, também trazer mais dinamismo para a sua rotina, já que continuar a fazer exatamente a mesma coisa todos os dias pode acabar se tornando maçante.

Sistema GRAN de Ensino: garanta os melhores recursos e materiais nos seus estudos para concurso

Você sabia que o conceito de sistema de ensino vai muito além da disponibilização de materiais de qualidade nos estudos para concurso? Sistema de ensino, na verdade, também engloba o entendimento de todas as outras necessidades do aluno durante o processo de aprendizado, bem como a disponibilização de recursos para saná-las.  É exatamente isso que você pode encontrar no Sistema GRAN de ensino!

Além PDFS, videoaulas e outros materiais de base teóricos (formulados pelos melhores professores no mercado de preparação para concursos públicos e outras seleções) , ao realizar os seus estudos para concurso com o Gran você também utiliza o que há de mais moderno em tecnologia e Inteligência Artificial ao seu favor, dominando com ainda mais segurança os processos de organização, conciliação, aprofundamento e aperfeiçoamento nos estudos.

Saiba porque o Sistema GRAN de Ensino é a melhor escolha para garantir a sua aprovação!

4. Como iniciar os estudos para concurso: organize o seu local de estudos

A maneira como você organiza seu local de estudos também influencia diretamente no seu rendimento nos estudos para concurso.

Você com certeza já deve ter visto aquelas mesas bonitas, repletas de post its, quadros e decorações. Apesar de parecer o cantinho de estudos ideal, essa organização repleta de informações pode prejudicar o seu rendimento, sabia disso? Afinal, a sua atenção está sendo “requisitada” em vários locais distintos a todo o momento de maneira inconsciente.

Isso não quer dizer que você não possa personalizar o seu local de estudos para concurso como preferir. Mas cuidado com o excesso de decorações, ok? Vamos manter o maior foco naquilo que mais interessa: a preparação.

Outro ponto importante nos estudos para concurso é a maneira como você se senta. Veja:

Como iniciar os estudos para concurso em 2022? Veja as dicas!
Estudos para concurso: como sentar corretamente (computador/mesa)?

Como sabemos que boa parte dos estudos para concurso também pode ser realizada no celular, fique atento também às dicas a seguir e evite a síndrome do “Pescoço de Texto”. Veja:

Como iniciar os estudos para concurso em 2022? Veja as dicas!
Como estudar para concurso no celular?

5. Como iniciar os estudos para concurso: resolva questões desde o início

Não caia no erro de achar que as questões de concurso e simulados devem ser reservados apenas para os momentos finais dos seus estudos para concurso ou só quando você sentir que “já entendeu toda a matéria”. Na realidade, a recomendação é que você resolva o maior número possível de questões desde o início da sua preparação, mesmo que comece errando bastante.

A razão disso é bem simples: você está se preparando para uma avaliação baseada em questões e precisa se acostumar com esse padrão específico de cobrança. Além disso, os erros podem ser otimizados, transformando-se em mais uma ferramenta de aprendizado nos seus estudos para concurso.

Por fim, as questões de concurso também podem ser aplicadas:

  • Depois de aprender um novo conteúdo, ajudando você a assimilar melhor os conceitos estudados.
  • Na hora de revisar de maneira mais dinâmica: em alguns casos, optar pela resolução de questões comentadas sobre o tema pode até ser mais produtivo do que estudar por resumos.
  • Para testar seus conhecimentos em cada assunto, identificando pontos fracos e fortes. Assim, fica mais fácil decidir em quais áreas é preciso dar mais atenção.

Onde encontrar questões para resolver nos seus estudos para concurso?

No Gran Questões você encontra um rico acervo de exercícios para concursos, provas já aplicadas e simulados inéditos. Ao fazer o seu cadastro na plataforma, também é possível acompanhar suas estatísticas de erros e acertos, além da evolução em cada uma das matérias.

Ainda é possível acessar filtros especiais, que informam você sobre os assuntos mais cobrados em determinadas seleções (com base nas provas realizadas) e também acessar questões com gabaritos comentados em texto e/ou vídeo. Você não paga nada para realizar o seu cadastro gratuito!

Revolucione seus estudos com o Gran Questões 

6. Como iniciar os estudos para concurso: não fuja da lei seca

O estudo de legislação não é um tópico muito popular entre os concurseiros. Afinal, a leitura de alguns dispositivos legais pode ser longa, repleta de detalhes e complicada. Ainda assim, é algo que precisa ser feito: basta pensar que a maioria das questões de concurso sobre o tema são baseadas na literalidade da lei.

Na plataforma Gran você encontra a ferramenta Lei em Questão para auxiliar nessa etapa de preparação. Por meio dela, é possível conferir análises em PDF e vídeo de cada um dos principais dispositivos legais. As análises de artigo por artigo pelos professores, permitem que você tire a maioria das dúvidas, já que as explicações são didáticas e acompanhadas de exemplos e resolução de exercícios.

Com a Legislação em Destaque, uma novidade de 2023, o aluno também pode acessar arquivos de lei seca com marcações realizadas por professores, apontando quais são os pontos mais importantes de cada dispositivo legal e a sua relevância para as provas.

Saiba mais sobre as ferramentas do Gran que facilitam o estudo da lei seca!

7. Como iniciar os estudos para concurso: constância é o mais importante

O grande segredo para a aprovação em concursos públicos não está exatamente em quantas horas diárias você estuda, e sim, na qualidade e constância das rotinas. Ou seja, não precisa esperar ter 8 horas disponíveis iniciar seus estudos para concurso : é perfeitamente possível ser aprovado com menos horas diárias quando se mantêm a constância.

Isso quer dizer estudar todos os dias, mesmo que seja somente resolvendo questões, ouvindo uma videoaula ou adiantando a leitura de uma legislação também pode ser efetivo e importante. Quanto mais o conteúdo fizer parte da sua rotina, menos poderá surpreendê-lo no dia da sua avaliação.

Também é importante manter em mente que os estudos para concurso são um hábito e, como é o caso para a maioria deles, demora um pouco para ser assimilado pelo seu corpo. Depois que isso acontece, contudo, suas rotinas vão se tornando progressivamente mais simples.

8. Como iniciar os estudos para concurso: reserve um tempo para descansar

Ter momentos de pausa e descanso vai garantir que você não ultrapasse seus limites nos estudos para concurso, chegando a um nível de exaustão em que não poderá mais render.

Pense em concursos públicos como uma maratona: é preciso correr sempre poupando parte das forças para poder dar tudo de si na reta final.

Uma boa dica é programar suas pausas nos estudos para concursos, assim como reservou tempos específicos para cada matéria. Dessa forma, você terá um momento regrado para descansar, sem prejudicar o restante da preparação.

Como iniciar os estudos para concurso em 2024: trajetória da aprovação

É possível passar de primeira em concurso público? Como montar o seu cronograma de estudos do zero? Como garantir mais disciplina e organização nos seus estudos online? Todas essas dúvidas são essenciais para dominar o tópico como iniciar os estudos para concurso em 2024!

Pensando nisso, no mês de janeiro, você poderá conferir uma coletânea de diferentes conteúdos para auxiliá-lo na aprovação! Veja o que foi lançado até agora, localize e tire suas dúvidas!

Fique por dentro das principais dúvidas que todo o concurseiro tem no início dos seus estudos para concurso! Quais são os estágios de formulação de um novo certame até a publicação do edital? Como funciona o concurso público? Quais são as matérias mais frequentes? Quantas horas estudar por dia? Quais são as carreiras e como escolher entre elas? Descubra a resposta para todas essas perguntas!

Como iniciar os estudos para concurso: primeira semana de publicações

Estabilidade, plano de carreira, benefícios e remunerações mais altas do que as encontradas na iniciativa privada são apenas algumas das razões para se concentrar na missão da aprovação! Conheça as demais, motive-se, saiba como iniciar a sua preparação e torne-se servidor público em 2024!

A experiência com os estudos para concursos públicos é individualizada para cada cada pessoa e depende também da seleção escolhida. Mas você sabia que é possível passar de primeira em um concurso público? Fique por dentro das 9 principais técnicas que podem aumentar suas chances de conquistar a aprovação em tempo recorde!

Será que existe uma base de conhecimentos que se repete na maioria dos concursos públicos? A resposta é sim! Descubra qual é essa base de conhecimentos básicos e saiba também como descobrir quais são os conteúdos mais cobrados em editais específicos!

O estudo EAD chegou para ficar, sendo uma excelente alternativa para quem tem uma rotina mais ocupada, não se identifica com cursinhos preparatórios presenciais ou gosta de estudar por conta própria. No entanto, para muitas pessoas, esse modelo de estudos ainda é um desafio. Você se sente assim? Neste conteúdo, trouxemos as principais dicas e orientações para quem quer conquistar mais independência e passar a estudar EAD para concursos públicos com foco em resultados!

Você sabe o que significa certame, lotação e cadastro reserva? Esses são apenas alguns exemplos de termos que podem trazer dúvidas no início da sua trajetória de aprovação e podem ser encontrados em editais e conteúdos sobre o tema. Consulte o dicionário do concurseiro, veja o significado dos termos específicos mais utilizados e sane suas dúvidas!

Será que a aprovação só é possível se você estudar 8 horas por dia? É preciso se demitir para focar nos estudos? Desvende estes e outros mitos da preparação para concursos, focando-se no que verdadeiramente auxiliará na sua aprovação!

Você sabia que o seu domínio pessoal de cada matéria também influencia na formulação de um bom plano de estudos? Veja como fazer essa classificação de maneira prática e simples!

Você já se perguntou como algumas pessoas conseguem manter a constância e estudar todos os dias, mesmo estando cansadas? Além da dedicação, força e resiliência necessárias para fazer essa escolha, a transformação da atividade de estudar como hábito ajuda a tornar essas rotinas mais leves no dia a dia. Confira o passo a passo de como adquirir este hábito!

Acertar questões deve ser um dos objetivos base da sua preparação. Afinal, é apenas com um althttps://blog.grancursosonline.com.br/como-resolver-questao-de-concurso-veja-as-dicas/o percentual que você garantirá a aprovação mais rapidamente. Mas como encarar a resolução de questões na hora da prova? E nos estudos? Confira as dicas!

REINVENÇÃO 2024: os melhores recursos para os seus estudos para concurso e exames com preços imperdíveis!

A Assinatura Ilimitada 9.0 foi lançada! Por tempo limitado, aproveite DESCONTOS EXCLUSIVOS para garantir os melhores materiais didáticos para a sua preparação para concursos públicos, OAB, CFC e Residências Multiprofissionais. Mas corra! Quanto mais cedo você garantir a Assinatura Ilimitada 9.0, maiores serão as promoções.

Garanta a Assinatura Ilimitada 9.0 com descontos exclusivos! 

Como iniciar os estudos para concurso em 2024: dicas em vídeo

Confira abaixo dicas exclusivas do professor Alexandre Meirelles de como planejar e cumprir as suas metas de estudos para concurso em 2024 e conquistar a aprovação!

Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
clique nos links abaixo:

Concursos Abertos

Concursos 2024

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

Telegram

Avatar


29 de janeiro11 min. de leitura