Isso também passará

Era uma vez um reino próspero que, pela primeira vez, vivia tempos difíceis. Centenas de súditos morriam todos os dias, acometidos por uma doença misteriosa. Eram fortes os indícios de traição entre os nobres, tanto que o rei não sabia mais em quem confiar. Para agravar a situação, o rigoroso inverno destruíra a colheita e impusera a fome. Por fim, havia a ameaça de uma iminente invasão de povos inimigos.

Perdido em meio ao caos, o senhor daquelas terras consultou todos os seus conselheiros, mas nenhum foi capaz de oferecer uma solução. Desesperado, partiu em uma jornada, na companhia do único servo em quem ainda confiava plenamente. Seguiram para o topo de uma montanha conhecida pelos perigos que escondia, situada em uma área para lá de remota. Foram em busca de um velho homem que, dizia a lenda, já caminhava pela terra havia mais de um século, tendo se isolado da humanidade fazia algumas dezenas de anos, em um tipo de retiro espiritual, só que permanente. O rei estava disposto a fazer o que fosse preciso para salvar seu povo e o império, mesmo que isso significasse arriscar a própria vida para ouvir o misterioso sábio.

O percurso foi árduo. Caminharam dias a fio, enfrentando animais silvestres e o frio intenso, sem contar o receio de, a qualquer momento, sofrerem ataques de inimigos. Após uma semana de tensão e desgaste físico, finalmente chegaram à casa do eremita.

Era uma pequena cabana de madeira, que parecia extremamente frágil, sobretudo em um ambiente hostil como aquele do topo da montanha, mas que surpreendentemente se mantivera de pé por décadas. O ancião se encontrava sentado em frente a uma lareira, de costas para a porta, bebericando o que parecia ser chá. Cansado da viagem, o monarca foi direto ao ponto: “Velho Sábio, minha família governa esta região há séculos e agora nosso povo está sob grave ameaça. Qual conselho você me daria para lidar com este tempo de dificuldade e salvar o meu reino?”

O ermitão, que aparentava mesmo ter passado dos cem anos de idade, virou-se e, olhando nos olhos do visitante, disse apenas: “Como tudo em sua vida, isso também passará”. Não podia ser! Tanto esforço para nada?! O soberano não se conteve: “Só isso? Que conselhos você me dá para que isso passe o quanto antes?” A resposta foi, mais uma vez, desconcertante: “É só isso. O resto você vai descobrir. Leve esta carta e abra-a quando você estiver vivendo momentos de glória.”

Furioso, o senhor feudal pegou o pedaço de papel e se retirou na velocidade de um raio. A sós com o servo, desabafou: “Não me importa o conselho desse sábio maluco. Arriscamos nossa vida por nada. Jogue isso fora!”. Mas o escudeiro, que, embora não tivesse educação formal, era bastante experiente e conhecia seu mestre desde que este não passava de uma criança, desobedeceu à ordem. Guardou a carta.

De volta ao castelo, o rei ficou remoendo a informação por algum tempo: “Velho maluco! Como as coisas vão passar se eu não fizer nada? Estarei morto!” Frustrado, resolveu parar de pensar no assunto e focar em ações. “Se for para morrer, que seja tentando”.

E foi assim que o líder daquele povo – ele mesmo dotado de virtudes notáveis, como grande inteligência e capacidade de gestão, além de reconhecida eloquência, graças a anos de muito estudo e preparação para o posto de soberano – lançou-se ao trabalho. Estruturou um plano de ação, determinado a combater as quatro frentes críticas que ameaçavam o império: a doença misteriosa, a traição dos nobres, a fome que assolava o povoado e a ameaça do inimigo.

O plano começou a surtir efeitos em poucas semanas. Homens, mulheres e crianças foram retomando a saúde, e a doença finalmente acabou contida. A segurança real identificou cada um dos traidores. O inverno terminou, e a terra, semeada, voltou a pôr o alimento nas mesas. O inimigo desistiu do ataque, concluindo que teria enorme chance de falhar, especialmente agora, restabelecida a força do vizinho.

Feliz com a reviravolta, o senhor do recém-recomposto império se lembrou do solitário homem da montanha, ainda com algum rancor, mas ao mesmo tempo com admiração. “Como tudo em sua vida, isso também passará…”

Uma grande festa foi organizada. Havia muito que comemorar, e o governante se sentia intocável. Seu fiel servo percebeu, então, que era hora de lhe devolver a carta entregue pelo velho sábio. O rei ficou furioso. “Eu mandei você jogar isso fora!”, gritou. “Peço desculpas, mestre, mas entendi que era para o seu bem. Lê-la não vai atrapalhar agora. Afinal, estamos no auge do império”, respondeu o criado.

Cedendo, o monarca abriu a carta e leu: “Como tudo em sua vida, isso também passará.”

E eis que tudo fez sentido. Os pés do rei voltaram ao chão. Subitamente, ele não se sentia mais invencível. Retomou o estado de alerta, reativou todo o instinto de autopreservação. Não deixou de aproveitar a festa; ao contrário, enxergou o momento como uma oportunidade única, que, por ser rara, não exigia o cometimento de excessos, e nem mesmo abaixar a guarda. O rei curtiu a celebração com os olhos abertos, presente em cada instante. Para ele a lição era cristalina: o momento de pujança também passaria, como passara o de aflição, tristeza, morte e medo. Era preciso tomar cuidado, sempre. Novas doenças poderiam se espalhar. Outros traidores poderiam se revelar. Ameaças inimagináveis poderiam surgir.

Compreender que nada é definitivo fez um enorme bem àquele rei. De fato, meses mais tarde, descobriu-se que, na noite da festa, um traidor ainda não capturado havia planejado cometer regicídio, mas, como o monarca demonstrava estar bastante atento a tudo e a todos, não conseguira nem mesmo se aproximar dele.

Olá, caro leitor. Escrevi essa história inspirado numa parábola conhecida como A Lenda do Anel do Rei. Não há muita certeza acerca da autoria do conto original, que nos ensina uma máxima muito simples, mas ao mesmo tempo profunda: tudo na vida passa, tanto as piores como as melhores fases. Acredito que essa lição pode funcionar como um divisor de águas em sua trajetória, por isso quis compartilhá-la em nossa conversa semanal.

Você notou como o protagonista da narrativa perdeu tempo em conversas infrutíferas, na esperança de obter alguma fórmula mágica para seus problemas? Percebeu como isso o levou a retardar a ação? Ficou claro como ele tinha, sim, competência para enfrentar as dificuldades desde o começo, mas não conseguia enxergar isso? Veja bem: não se trata de ignorar o poder dos conselhos vindos de quem é mais experiente do que nós, mas de estar atento à hora certa de deixar a conversa de lado e pôr a mão na massa.

Para dizer o óbvio, entender que nada é definitivo pode nos ajudar a manter o foco. O que é importante agora? Talvez vivenciar um luto que nos tenha sido imposto, e só depois seguir nossa jornada? Talvez trabalhar arduamente para pagar as contas? Talvez aprimorar nossos maiores talentos, na procura incansável por melhores condições de vida? Seja o que for, compreender que qualquer “urgência” é passageira nos dá paz de espírito, tranquilidade, o que é essencial na tomada de decisões.

Olhe um instante para trás, analisando sua existência até aqui. Tudo passa, não é mesmo? E é justamente por isso que a vida é tão bela.

A verdade é que, mal nascemos, começa a correr a contagem regressiva em nosso relógio pessoal. O fim, todos nós sabemos qual é; só o caminho é de todo incerto, cabendo a nós planejar o melhor percurso. O tempo é precioso demais num contexto em que tudo passa, e rápido. Se é assim, não podemos nos dar ao luxo de desperdiçá-lo com bobagens. Nada de perder o sono inutilmente. Nada de se “pré-ocupar” com algo que ainda não ocorreu. Nada de viver de “ses”! Por outro lado, há detalhes valorosos demais ao nosso redor que não temos o direito de ignorar. Refiro-me a um pôr do sol especial, a um almoço com os pais, à água do mar molhando nossos pés… Tudo passa, e mais rápido do que pode ser desejável, então nada de reservar sua melhor louça apenas para os dias de visita; use-a  no dia a dia, mesmo que esteja sozinho. Também não seja tão crítico consigo mesmo, tampouco deixe de pedir desculpa de vez em quando, ou de perdoar. Jamais pare de sonhar com algo mais. Jamais desista de tentar. Tudo passa rápido demais, e o arrependimento é um dos piores sentimentos que existe.

Está em um momento particularmente difícil? Conforte-se, sabendo que ele vai passar. Mas não baixe a guarda, pois uma fase boa também passa. É o ciclo da vida. Esteja preparado para ele.

Combinado?

Se você chegou até aqui, gostaria de lhe pedir um favor: comente abaixo dizendo o que achou do texto. Foi útil? Não foi? Ajudou? Não ajudou? Seu feedback é muito importante!

Mais artigos para ajudar em sua preparação:

 

Gabriel Granjeiro – Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online. Vive e respira concursos há mais de 10 anos. Formado em Administração e Marketing pela New York University, Leonardo N. Stern School of Business. Fascinado pelo empreendedorismo e pelo ensino a distância.

Quer conquistar a sua aprovação em concursos públicos?
Prepare-se com quem mais entende do assunto!
Comece a estudar no Gran Cursos

Notícias Relacionadas

Gabriel Granjeiro
Gabriel Granjeiro
Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online
206 Comentários

206 Comentários

  1. marcelo fernando sabino machado

    13/07/2020 17:52em17:52

    Achei a história bastante motivadora. Realmente tudo passa.Trazendo a história para nossa vida de concurseiro, ela nos alerta que não podemos ficar parado, inerte, à merce da sorte ou do destino, caso contrário o concurso vai passa na nossa frente e não vamos conseguir a vaga. Estar preparado e abraça as oportunidade. Esse é o segredo.

    • Rute Barbosa Rodrigues

      13/07/2020 19:35em19:35

      Muito pertinente a história para o momento atual… Realmente, tudo passa. Por mais difícil ou maravilhoso que seja,acaba. Temos que ser confiantes e fortes sempre… Diante de qualquer situação. Abraço.

      • Jackeline R. Silva

        14/07/2020 07:35em07:35

        Excelente reflexão, no momento certo. Obrigada!

        • Mariana

          17/07/2020 21:17em21:17

          Neste momento,em que vivemos temos ter foco e determinação que tudo isso passara sempre confiantes naquilo que iremos realizar.

          • Bárbara Helena Cavalcante

            19/07/2020 12:55em12:55

            Texto profundo que trouxe uma análise das verdades da vida, a certeza é que realmente tudo passa, é não podemos nos abalar com o tempo ruim, por que ele vai passar, assim como os tempos bons também passam.

        • Rosiléia Pires de Siqueira

          19/07/2020 04:10em04:10

          Olá achei muito interessante o texto.
          Quando fala que tudo passará, isso nos faz enchergar que momentos ruins não devemos desesperar e tbm nós bons momentos não devemos impolgar e esquecer de manter os pés no chão e o foco no dia de amanhã.

      • Danilo Moutom

        14/07/2020 11:22em11:22

        Eu já conhecia a história mas ouvir até o final.
        Chegou na hora, dia certo.
        Obrigado pela sua dedicação, que sempre está fazendo nossa alto estima florar em meio a essa PANDEMIA do Covid 19.

        • Paulo Celso

          17/07/2020 16:48em16:48

          Bem oportuna o texto pelo momento difícil em que todos vivemos! O que nos aquece o coração é que sabemos que tudo isso passará, assim como passou a pandemia do início do século!

          • Petra

            18/07/2020 12:44em12:44

            ótima reflexão!
            muito bem colocado para o momento que estamos vivendo. obrigada por compartilhar.

        • RAILANE BRANDÃO

          05/08/2020 19:48em19:48

          Muito útil, precisava dessas palavras hoje, após ter tido uma resposta negativa. Tudo Passa! Obrigada.

      • Claudia Maria Silva

        14/07/2020 22:25em22:25

        Muito Emocionante!me motiva a continuar lutando’ e jamais perder a fé.

        • Nick

          15/07/2020 01:38em01:38

          Obrigada! Eu precisava ler esse texto hoje. Por aqui,dias difíceis mas, vai passar!

      • Israel

        17/07/2020 14:55em14:55

        Motivante!

    • Maickon

      13/07/2020 21:04em21:04

      Excelente conteúdo.. obrigado !

      • Diana de Almeida Sampaio

        14/07/2020 01:28em01:28

        Inegavelmente os textos do Gabriel são muito mais que palavras escritas, são fontes inesgotáveis de força, motivação e autoconhecimento. Parabéns! Somos gratos por disponibilizar seu tempo para nos guiar pelos caminhos dessa vida.

        • MARCOS ANTONIO HOFMANN

          14/07/2020 08:44em08:44

          Bom dia!
          Gostei muito do texto, porque concordo plenamente com ele. A vida é uma caminhada na qual a perseverança tem papel fundamental (Mateus 24:13). Até porque tudo passará e, ao final, a própria vida.
          Grande abraço em todos e que Jeová Deus abençoe e proteja seus passos!!!

    • Sabrina de Lira

      13/07/2020 21:50em21:50

      História com grande ensinamento para o momento que estamos vivendo, e de grande valia para acreditarmos em nós!

      • Suely de Oliveira Costa da Silva

        16/07/2020 07:59em07:59

        Em tempos bicudos, respirar pausadamente, profundamente ler historias motivadoras como esta. Nos coloca novamente no foco de nos sobrepor as tão impostas dificuldades da vida.

    • Crislaine

      14/07/2020 08:15em08:15

      Adorei a história. Não tinha lido nenhum desses textos que o Gran disponibiliza. Hoje resolvi começar e dediquei um tempo para essas leituras. Adorei.

    • Nadya

      14/07/2020 22:37em22:37

      Gostei muito dessa leitura me deu ânimo para continuar tentando e não vou desistir até passar no concurso público.obrigada Deus abençoe você é sua família.

    • Ana

      15/07/2020 09:37em09:37

      Sim. Você é sensacional

    • Fábio Júnior

      16/07/2020 12:44em12:44

      Excelente mensagem, uma linda reflexão sobre a vida, o tempo, pessoas, momentos, o hoje!.
      Com o atual cenário de pandemia (covid-19), somada a perdas de entes queridos e tantas outras coisas acontecendo em nossa vida, que as vezes perdemos o chão, a mensagem veio num momento certo!.
      A vida exige mudança,a caminha rumo ao alvo desejado (sonho) é longa e árdua, mas certa e compensadora!.
      Ganhei meu dia!.
      Grato!.

    • Giuseppe Ramon Feliciano Pereira Santos

      19/07/2020 12:46em12:46

      OBG Gabriel…
      Realmente é necessário foco…
      E preparo para tudo pois “Como tudo em sua vida, isso também passará”.

    • Maria Marlene

      19/07/2020 20:53em20:53

      Muito bom ,pois eu estava em isolamento e tudo passa.obrigada

    • Nilda

      21/07/2020 08:24em08:24

      Texto maravilhoso.Uma lição de vida, refletindo sobre o que o mundo está padsando atualmente, no início me desesperei, porém,conversando com pessoas sábias, onde me lembrou que no passado muitos passaram por isso e passou é que agora não seria diferente, que tudo na vida passa. Chorei lendo este texto.

    • Ana Paula da Silva Capinam

      27/07/2020 00:59em00:59

      Excelente texto, me ajudou a enxergar a realidade, e tenho que voltar a estudar.

    • willian

      28/07/2020 09:42em09:42

      veio no momento certo essa reflexão.

  2. Eunice Da Silva Santos de Almeida

    13/07/2020 18:19em18:19

    Precisamos continuar buscando nossos objetivos utilizando os recursos que temos.

    • Luciana

      13/07/2020 19:09em19:09

      Ótima. Precisamos nos manter alertas e também motivados.
      No momento atual sugestões para desanimar surgem por todos lados.

    • Alex Neris

      14/07/2020 12:34em12:34

      Palavras de alta reflexão!

  3. Ruan Silva

    13/07/2020 18:26em18:26

    Texto excelente, deixou-me bastante motivado.
    Realmente, tudo passa, porém muitas vezes ficamos focados somente na situação “crítica”, e não aproveitamos o momento de alguma forma, para que quando o momento próximo vier seja ainda ainda mais proveitoso e vívido!

    • Maria benair

      15/07/2020 11:28em11:28

      Linda e motivadora suas mensagens tudo bate com o que estamos vivendo hoje.nunca deveríamos perder a fé e sempre lutando em busca de nossos objetivos.obg e Deus o abençoe!

  4. Valdinei Silva

    13/07/2020 18:27em18:27

    Ele o sábio . . . Foi oque Deu um movimento depois para chegar onde falta, pouco só temos que encarar com nossa própria história pois tudo passa com tempo mais esteja pronto para o próximo dia. Pois a sim seremo virtualmente forte com a nossa capacidade de buscar novos caminhos além do nosso reino.

    • Alexandre

      14/07/2020 08:10em08:10

      Bom dia, obrigado pela palavra de sabedoria e despertamento, é de grande ajuda. Voltar ao propósito, crendo que tudo passa. Abraços

  5. TANIA ALMEIDA

    13/07/2020 18:28em18:28

    Que texto lindo! É muito inspirador. Que não baixemos a guarda nos momentos de conquista e sigamos avante para o próximo alvo!

  6. BRUNO ROSSI LEONARDI

    13/07/2020 18:38em18:38

    Muito obrigado !!! sim me ajudou , uma excelente história motivacional !! e Gabriel , eu precisava escutar , ansioso pelo próximo na semana que virá .
    comecei também a segui-lo em seu canal no youtube .

    • Thayssa

      13/07/2020 22:21em22:21

      Como sempre um artigo mais motivador que o outro. Grata novamente e parabéns!!!!

  7. Francisco Camilo de Amorim Melo

    13/07/2020 18:44em18:44

    Acredito que a narrativa traz um ensinamento muito importante, a força da ação.
    Quanto tempo perdemos em visualizar o problema e não agirmos para mudar a situação, isso tudo faz com que gastemos nossa energia naquilo que não compensa.

  8. Eliana Ribeiro dos Santos

    13/07/2020 18:44em18:44

    Gabriel: Você é um lorde, realmente.Além de trazer várias histórias inspiradoras para nós, pede que, por favor, deixemos um comentário. A história é ótima e inspiradora. Muito obrigada por nunca desistir dos concurseiros!

  9. Diego Batinga Marinho

    13/07/2020 18:46em18:46

    Adorei o texto!nos relembra que uma das únicas certezas que temos é que tudo é impermanente, e portanto, tudo passará, já nos ensinava os primeiros filósofos antigos!
    Nosso tempo é precioso, nossa vida é preciosa! que possamos fazer bem de nossa estadia e deixar um belo legado para a humanidade.

    • Ana Paula

      13/07/2020 19:30em19:30

      Esse texto faz parte da minha vida. Quando na 7° fase da faculdade de direito, aos 51 anos(2018), passei por um câncer. Fiz dessa frase “Tudo na vida passa” o meu propósito. Hoje estou curada e recém formada (junho/2020). Rumo ao exame da ordem. Obrigada Gabriel.

      • Bruno Lui Correia e Silva

        15/07/2020 14:14em14:14

        Muito boa a leitura. Tudo passará, que passe da melhor forma possível. Obrigado.

  10. Elbe Bezerra de Sa

    13/07/2020 19:07em19:07

    Foi útil. E bom conhecermos histórias relacionadas à vida.

  11. Thiago Silva Viana

    13/07/2020 19:13em19:13

    Gratidão pela preciosa lição.

  12. Edilaine Bonato

    13/07/2020 19:26em19:26

    De fato, essa parábola nos faz refletir acerca da Verdade que Cristo Jesus nos diz em Mateus 6:34 – viva a cada dia o seu mal, não se preocupe com o dia de amanhã… Céus e terra passarão, mas a Palavra do Senhor permanecerá para sempre! Devemos aprender a exercitar mais a gratidão, ainda que estejamos passando pelo deserto (dias maus…), devemos ser sempre gratos. Lindo artigo, Gabriel, como sempre! Motivador e reflexivo! Parabéns!

    • Leonardo Aragão

      14/07/2020 18:31em18:31

      Amém Edilaine!

  13. lilian beatriz da silva miranda

    13/07/2020 19:41em19:41

    Ótima mensagem, tudo a ver com o que estamos vivendo. Esta pandemia também me fez rever muitas coisas. Gratidão Gabriel.

  14. TABATA

    13/07/2020 19:55em19:55

    Acabei de assistir uma aula de mentalidade do aprovado. Em q a psicóloga Juliana falou sobre positividade tóxica. Falou dessa frase feita ” tudo passa”. Eu gostei da palestra, amei esses vídeos dela. Acho q em si não é pensar q tudo passa. Mas não se afligir no que não estar no nosso controle. Procurar fazer o melhor dentro de um conflito. Pq vai passar. Só não fique esperando

  15. Paulo Henrique Martins

    13/07/2020 20:01em20:01

    Excelente narrativa! Me fez perceber que em muitas vezes o nosso maior obstaculo somos nós mesmos quando nos acovardamos ou achamos que o problema é bem maior que a solução. Tudo passa, seja bom ou ruim, nunca tome atalhos pois o caminho que nos da a vitoria é sempre difícil , no final veremos que a nossa maior luta é contra nós mesmos. Obrigado por esse incentivo!!!!

  16. Maria Autelina Pereira

    13/07/2020 20:12em20:12

    Passei por momentos terríveis, que pensava que não conseguiria, não via perspectiva de melhorar, mas passou. Esse conto me lembrou desses momentos em que eu caía cada vez mais, e hoje são lembranças de um tempo ruim. Porém, assim como o rei, também estou atenta e me planejo para o caso de uma reviravolta. Excelente!

  17. Kelly

    13/07/2020 20:14em20:14

    Boa noite!!
    Gabriel sempre vejo seus artigos, eles são muito motivadores e nos trazem para a realidade da qual estamos vivendo, mas devemos continuar na luta, pois a vida passa muito rápido.

    • Carmen

      13/07/2020 20:24em20:24

      Boa noite! Que texto espetacular. Pertinente à atual situação, e no meu caso, vivenciando um luto.
      Muito obrigada, Gabriel. Você um verdadeiro Canal de bênçãos.

  18. Helaine

    13/07/2020 20:31em20:31

    Amei o artigo!
    Realmente minha percepção!
    Deus abençoe!!🥰

  19. Hugo

    13/07/2020 20:32em20:32

    Ótima mensagem!

    Transmitiu a grandiosidade de pequenas coisas que podem mudar o mundo.

    Obrigado pelas palavras edificantes.

  20. Paulo

    13/07/2020 20:39em20:39

    Gostei! Muito proveitoso. Essa história nos motiva a seguirmos na caminhada dessa vida sem baixarmos a cabeça. Segui em frente, colocando Deus acima de todos os nossos planos.

  21. Rafael

    13/07/2020 20:45em20:45

    Gratidão pelo belo texto e preciosa lição.
    Tenha uma linda noite!

  22. Celita Mari Flauzino

    13/07/2020 21:06em21:06

    Obrigada pelas palavras, sempre chegando em hora exata.
    Gratidão

    • TELMA FERREIRA DE SOUSA

      13/07/2020 21:45em21:45

      O texto foi belíssimo…

  23. Nayane

    13/07/2020 21:11em21:11

    Uma vez ouvir uma frase que até hoje carrego comigo “Não há bem que dure para sempre,também não há mal que nunca se acabe.” Obrigada !

    • George Antonio

      15/07/2020 02:00em02:00

      Gostei mt do texto e q na verdade, acredito que estava precisando tbm. Obrigado!!!!

      • Cleci dos Santos

        17/07/2020 00:40em00:40

        Esse texto falou um pouco de mim….faz refletirmos algumas atitudes…

  24. FLAMICE FERREIRA

    13/07/2020 21:27em21:27

    Valeu a pena ler. Muito motivador, amei , logo estou em busca de um sonho, no qual a caminhada é árdua não posso desistir. Com fé em Deus irei conseguir e quem sabe um dia ter uma entrevista com Gabriel Grangeiro, contando minha jornada em prol de motivar outras pessoas,mas até lá estou aqui persistindo, como falei Deus quiser conseguir. Amei o texto: rico em motivar vidas que lutam como eu, para alcançar os objetivos.

  25. Aparecida Silva

    13/07/2020 21:32em21:32

    Realmente um texto que reforça sobre a necessidade da busca contínua sem apego a certezas pois a vida não dá garantias. Obrigada por me lembrar.

  26. Filipe Robert

    13/07/2020 21:35em21:35

    Chorei ouvindo isso!

  27. wilker

    13/07/2020 21:36em21:36

    texto inspirador, obrigado por compartilhar.

  28. Janete Cavalcante Pereira de Souza

    13/07/2020 21:38em21:38

    Estamos vivendo um momento incerto.É uma tarefa árdua não desanimar e perseverar com pensamento positivo.Temos que ter fé e esperança de que Deus está conosco.Sabemos que todo esse tempo que vivemos passará como tudo nessa vida terrena passa.Mas, enquanto estamos por aqui ,devemos lutar pelos nossos objetivos e sonhos.Com fé ,esperança,discernimento e sabedoria vamos em frente com a certeza de que a cada dia que Deus nos proporciona o sol sempre brilhará e com certeza é mais uma oportunidade que Ele nos dá para sermos uma pessoa melhor a cada dia.Gosto muito desse versículo da Bíblia.Trago comigo em tudo que faço.

    “Filipenses 4:13 – Tudo posso naquele que me fortalece”.

    • Welei de Souza França Alves da Costa

      14/07/2020 01:33em01:33

      Maravilhosa, a narrativa, bem apropriada para o momento vivenciado por todos nós. Então não fiquemos parados apenas como observadores, mas tenhamos confiança em Deus e prossigamos e atuemos , com as armas que possuímos , não retrocedamos e jamais percamos a esperança de um novo alvorecer.

  29. Roberto Maciel

    13/07/2020 22:01em22:01

    Hoje eu estava estressado justamente com pré-ocupações, pandemia, falta de trabalho, contas aos montes, 2 filhos pequenos, enfim, responsabilidades de adulto pai de família e um concurso gigantesco se aproximando. Pensei em fazer como foi citado aqui, sacrificar meus momentos de estudo e foco no propósito maior, que será a solução de todos os conflitos financeiros que enfrento hoje, e me jogar arduamente no trabalho momentâneo para “pagar as contas” que nunca terminam, sei que o arrependimento viria depois que o concurso passasse, depois que daqui a alguns anos eu me visse talvez na mesma situação difícil de hoje por falta de foco e sobra de ansiedade, mais velho e com menos possibilidades ainda na vida.
    Obrigado GG, não vou desistir do propósito, vamos pra cima!!

  30. carolina

    13/07/2020 22:04em22:04

    ótimo, muito estimulante 😉

  31. Renato Rabelo

    13/07/2020 22:09em22:09

    O tempo passa mais depressa do que o desejável. É impressionante que ainda haja perca de tempo com bobagens, mas isso ocorre e, muitas vezes, inconscientemente.
    Que possamos ao longo do fim do nosso tempo não perder mais tanto tempo…

  32. aroldo andrade

    13/07/2020 22:35em22:35

    lutar até o fim desistir nunca!ótimo texto.

  33. ADILSON AGUIAR

    13/07/2020 22:54em22:54

    Cada dia me surpreendo com o que vem acontecendo em minha vida. A algum tempo atrás estava muito desanimado. Certo dia minha filha falou “pai reaja e vá atrás de seu sonho”. Hoje estudos todos os dias. Cada dia conheço pessoas e histórias, e sei que vou conseguir e “tudo vai passar”. Peço a Deus todos os dias para me dar forças para continuar, e ele me manda anjos para caminhar ao meu lado.
    Sei que estou no caminho certo “e tudo vai passar”.

  34. ALICE CRISTIANA FERREIRA

    13/07/2020 22:57em22:57

    Texto muito motivador!

  35. PRISCILA SOARES FERREIRA

    13/07/2020 23:01em23:01

    O texto muito reflesivo e faz com que pensamos de modo diferente. muitas pessoas dizem que o ano de 2020 esta perdido eu creio que seja um ano de mudanças e nao que seja um ano perdido.

  36. Jussiane Santos

    13/07/2020 23:19em23:19

    😍 Adorei!

  37. Shirlei

    14/07/2020 03:14em03:14

    Que reflexão! Excelente!

  38. Jéssica Nascente

    14/07/2020 04:07em04:07

    Muito bacana, parabéns!

  39. Davi Aparecido Alencar de Souza

    14/07/2020 05:38em05:38

    Muito bom! Precisamos sempre sermos lembrados de que o tempo não para. E que o amanhã depende e muito do hoje

  40. Cosme Matos

    14/07/2020 05:51em05:51

    Às vezes somos tocados ou ouvimos as coisas que precisamos das mais diferentes formas. Importante também é perceber como o universo sempre conspira ao nosso favor, mas que na maioria das desses momentos não nos damos conta do que realmente acontece ao nosso redor.
    Realmente, tudo passa, tudo passará, isso também passará.
    Obrigado Gabriel por nos lembrar de forma simples e objetiva através deste texto sábio que nada em nossa vida é para sempre.
    Essa é mais uma lição que aprendo com a Equipe Gran, que mais uma vez nos mostra que “Todo mundo pode”, basta querer, se esforçar e ter esperança em dias melhores.

  41. Anderson Junior

    14/07/2020 06:11em06:11

    Foi muito útil, obrigado por isso!

    Jah bless you.

  42. Ionaldo Reis

    14/07/2020 06:33em06:33

    Um texto para refletir sempre! Gratidão!

  43. Francicleide da Silva Freitas

    14/07/2020 08:06em08:06

    Gabriel, tenho acompanhado alguns tempo seus artigos e eles sempre me ajudam a refletir sobre o momento e ao mesmo tempo me incentivam a continuar tentando. Ser aprovada em um Concurso este é o meu maior desejo, a minha hora ainda não chegou, enquanto isso acredito que tudo passa, por isso continuo a estudar.Obrigada pelas suas contribuições.

  44. Alexandre

    14/07/2020 08:19em08:19

    Bom dia, obrigado pela palavra de sabedoria e despertamento, é de grande ajuda. Voltar ao propósito, crendo que tudo passa. Abraços

  45. Karla

    14/07/2020 08:49em08:49

    Sempre me motivo com seus textos. Quando estou abaixando a guarda principalmente busco a leitura para voltar ao foco e dá certo. Muito obrigada!

  46. Eduardo

    14/07/2020 09:14em09:14

    Para mim uma reflexão excelente e diferenciada.

  47. Jessica Cristina Ribeiro Veloso

    14/07/2020 09:30em09:30

    Texto lindo e suficiente para nos dar uma excelente lição de vida! Muito motivador! Obrigada e vamos aproveitar cada momento como se fosse o ultimo…

  48. Silvani Campos

    14/07/2020 09:35em09:35

    Amei o texto

  49. Joao Etelvino

    14/07/2020 09:56em09:56

    Olá,bom dia Gabriel!!!
    Bom dia à todos do gran!!
    Muito bom o texto desta semana Gabriel,nos chama a atenção de que nós temos que conscientes que realmente tudo passa.
    Disto já sabemos,o que não sabemos é como lhe dar com essas situações.
    Quando perdemos o controle das coisas,nos damos conta do nosso medo e da nossa insegurança,é nesta hora que temos que ter calma,e buscar soluções práticas pra sairmos de tudo isso.
    Sabemos que não é fácil, mas não é impossível, como neste momento de pandemia, nossa autoestima está em baixa,e por isso acabamos desistindo ou desanimado.
    Por isso temos que ser persistente,seguir em frente,porque tudo passa.
    Forte abraço!!
    ,

  50. Joao Etelvino

    14/07/2020 10:00em10:00

    Olá,bom dia Gabriel!!!
    Bom dia à todos do gran!!
    Muito bom o texto desta semana Gabriel,nos chama a atenção de que nós temos que ser conscientes que realmente tudo passa.
    Disto já sabemos,o que não sabemos é como lhe dar com essas situações.
    Quando perdemos o controle das coisas,nos damos conta do nosso medo e da nossa insegurança,é nesta hora que temos que ter calma,e buscar soluções práticas pra sairmos de tudo isso.
    Sabemos que não é fácil, mas não é impossível, como neste momento de pandemia, nossa autoestima está em baixa,e por isso acabamos desistindo ou desanimando.
    Por isso temos que ser persistente,seguir em frente,porque tudo passa.
    Forte abraço!!
    ,

    • Andreia Martins

      18/07/2020 09:23em09:23

      História maravilhosa!! Gostei muito, e realmente tudo passa e temos que está preparados para cada fase de nossas batalhas da vida.

  51. Anne

    14/07/2020 10:00em10:00

    Bem verdade, a mensagem veio no momento certo pra mim.

  52. Sandra Gambini

    14/07/2020 10:19em10:19

    Esse texto é apropriado para todos os momentos da vida, para aqueles pelos quais faríamos de tudo para que se eternizassem e para aqueles que exigiriam um pedido de socorro celestial para que não permanecessem.Todas as situações promovem aprendizados. Isso me remonta ao pensamento de Adam Smith, o do ´observador imparcial´, aquela técnica de análise de contextos e verificação de condições favoráveis ou desfavoráveis. Pensamento utilizado por muitos economistas e juristas, quando da escolha de critérios adequados em contextos de injustiça social. Muito utilizado por Amartya Sen e Martha Nussbaum. Me parece que, considerando que tudo passa, a ideia de finitude deve estar associada, interiamente, às escolhas e às atitudes que tomamos na vida, assim como às prováveis repercussões das mesmas tanto no âmbito da nossa vida pessoal como na vida das pessoas.

  53. Aldalice Cruz

    14/07/2020 10:40em10:40

    Tudo passa. O tempo passa. A pandemia vai passar. E eu? Estarei preparada para o novo ciclo? Estou esperando o tempo passar, as coisas melhorarem ou estão semeando para colher no tempo certo? Que esse lembrete nos ajude a agir.

  54. Márcia Regina

    14/07/2020 11:04em11:04

    Como sempre seus textos todos muito motivadores,parabéns.

  55. Cristiane Barbosa

    14/07/2020 11:06em11:06

    Concordo, tudo passa, mas este não foi o melhor momento para ter lido este texto, fiquei extremamente emocionada, em alguns trechos chorei e estou chorando. Sei que vai passar, mas por enquanto está doendo e não está passando. No momento vou me ater ao futuro, pois o presente está com um gosto amargo. Talvez minhas palavras não tenham sentido, mas é o que estou sentindo. Quando passar vou ler o texto novamente e seu que mais uma vez vou chorar, porém será de alivio. Terei sobrevivido.

  56. Sheilla

    14/07/2020 11:09em11:09

    Esse texto vale pra vida,afinal de contas nada é perfeito,sempre teremos momentos ruins e bons.
    Texto motivador e inspirador!

  57. Lucas Pereira Da Silva

    14/07/2020 11:10em11:10

    Bom dia otimo texto para reflexão isso faz pensar como a vida e passageira e temos que aproveitar o presente esquecer o passado e ficar despreocupado com o futuro pois a vida e so uma então viva..

  58. Jefferson Ribeiro

    14/07/2020 11:15em11:15

    PARABÉNS!
    Seus textos nos inspira a seguir a batalha diária, obrigado!

  59. Mário

    14/07/2020 11:30em11:30

    Excelente reflexão!

  60. Françuar

    14/07/2020 11:55em11:55

    Muito motivador , obrigado.
    É um dos primeiros que leio até o fim , vou contar essa historia para o meu filho.

  61. Carlos Chrysogonos

    14/07/2020 12:04em12:04

    excelente texto !!!

  62. Alex Neris

    14/07/2020 12:35em12:35

    Palavras de alta reflexão!

  63. fatima calil braga

    14/07/2020 13:04em13:04

    Estava, precisando…Obrigada!

    • Viviane

      14/07/2020 23:12em23:12

      História motivadora. Vivemos em tempos difíceis que parecem não ter fim, mas a nossa atitude pode fazer com que tenhamos força para suportar enquanto esse momento não passa, pois como diz na história tudo passa, quer seja algo bom ou ruim.

  64. Mari Paixao

    14/07/2020 14:01em14:01

    Fantástico, simples e inspirador! Muito obrigada…fez grande diferença no meu dia e agregou conhecimento para minha vida!!!

  65. Talita

    14/07/2020 14:40em14:40

    Texto maravilhoso e que ajudou bastante! Obrigada por sempre escrever textos motivadores!

  66. Sandra

    14/07/2020 15:57em15:57

    Ótimo texto. Reflete bem nosso dia a dia.. estamos sempre correndo atras de algo, preocupados com algo e deixamos em muitos momentos de aproveitar o real motivo da vida. Que estejamos sempre atentos para os pequenos detalhes que nos trás a real felicidade e realização. Um dia de cada vez… sempre caminhando pra frente.

    abç

  67. Maria Edna Veríssima

    14/07/2020 16:11em16:11

    Texto significativo, principalmente para o momento atual em que estamos vivendo. Grata!

  68. Luciana Conte

    14/07/2020 16:22em16:22

    Texto incrível !! Acredito que a lição ficou cristalina para todos !! Obrigada por esse momento !!

  69. Lilian

    14/07/2020 16:53em16:53

    Tudo que eu precisa ouvir hoje.😔🙏

  70. Kelly Fernanda

    14/07/2020 16:58em16:58

    Um divisor de águas em minha vida, depois que comecei a entender, foco sempre onde quero estar e que de certa forma passará e como isso acontecerá depende de como estou vivenciando meu hoje, aqui e agora.

  71. Heloísa Bozello

    14/07/2020 17:13em17:13

    Estudei hoje, mas cheguei naquele limite que a concentração não alcança nem mais uma palavra. Pensei comigo: preciso de motivação! E esse texto já estava aberto no navegador para ler em algum momento. Sempre recorro aos seus textos ou vídeos do canal imparável quando vou perdendo o foco, ou o pique, ou as forças. Nunca me arrependo. Especialmente hoje, esse texto caiu muito bem. Obrigada GG

    • Jose Alberto Rodrigues de Andrade

      14/07/2020 20:13em20:13

      Boa noite , maravilhoso este artigo, tenho 51 anos , 27 no serviço público, enfermeiro e farmaceutico, sonho ser Policial Civil, mesmo com uma pequena sequela de um acidente, vi o horizonte se abrindo neste novo concurso , uma vez que há vagas para PNE, mesmo com bastante tempo sem estudar, algo me diz que é a hora, infelizmente os recursos não são propícios para adentrar ao curso, mas sirvo a um Deus que me propicia milagres constantes, creio que ele trará provisão, obrigado Sr Gabriel , és uma inspiração , Deus proverá 🙏

  72. Isabel

    14/07/2020 17:13em17:13

    Obg por mais um momento de reflexão, eles são muito importantes durante nossa caminhada!

  73. Fabiola

    14/07/2020 17:32em17:32

    Muito motivadora e no momento certo!

  74. ADRIANA LEONARDO DE ALMEIDA DUTRA

    14/07/2020 18:11em18:11

    o texto foi ótimo! Muito bom ler esses textos para refletirmos, temos que aproveitar cada momento da vida,pois tudo passa.precisamos ser persistentes e confiantes na nossa capacidade.

  75. Shirléia

    14/07/2020 18:13em18:13

    ótimo texto. Estamos sempre precisando de motivação, as vezes me vejo desanimada e após ler estes textos fico renovada para continuar a caminhada em busca da vitória.

  76. Caetano

    14/07/2020 20:22em20:22

    Como diz aquela música “é preciso estar atento e forte”

  77. carlos fabiano fagundes

    14/07/2020 20:53em20:53

    gostei muito da historia bastante encorajadora, nessa rotina de estudo escutamos diversas opiniões que por vezes nos desmotivam porem quando lemos algo tao incentivador nos acalenta o coração e nos da forças para lutar estou em um grande desafio de concorrência para um concurso que existem muitos candidatos muito mais preparados que eu porém me considero na disputa por vários motivos e o principal estou estudando e confio na eficácia do empenho se vai dar talvez PCDF não porem em algum deles entrarei estou batendo na trave ha tempos estudando por conta então agora com esta grande tutoria que esta a minha disposição terei grandes chances.Como disse o velho sábio tudo na vida passa e acrescento se perde tudo na vida porém aquele conhecimento adquirido com seu esforço ninguém retira de você.

    Um abraço a todos e bons estudos e excelente texto e lição de vida.

    atenciosamente,

    Carlos

  78. fabio dias

    14/07/2020 21:15em21:15

    sensacional o texto parece que foi criado pra min a reflexao e reciproca eu to muito feliz de por ter lido esse texto maravilhoso parabens muito obrigado.

  79. Uaine F.C

    14/07/2020 21:29em21:29

    Excelente texto, mais uma reflexão proveitosa…nesses ensinamentos que se entrelaçam entre si de forma bem pedagógica!

    • Jailca

      15/07/2020 07:27em07:27

      Bela lição !!!Realmente tudo em nossa vida é passageiro ..

  80. Uaine F.C

    14/07/2020 21:30em21:30

    Excelente texto, mais uma reflexão proveitosa…nesses ensinamentos que se entrelaçam entre si de forma bem pedagógica! Gratidão!!!

  81. Eva Aice

    14/07/2020 21:56em21:56

    Gabriel, sempre nos dando incentivos para jamais deixarmos de lutar por um amanhã melhor. Obrigada mestre!!!
    Amei!!! Perfeita lição!!

  82. Alan

    14/07/2020 22:05em22:05

    Texto excelente!!

  83. Marcos Vinicius

    14/07/2020 22:23em22:23

    Essa reflexão foi perfeita, as vezes deixamos de fazer algo por acharmos que não somos capazes. Por isso devemos acreditar no nosso potencial e não ouvir as pessoas que só querem o nosso fracasso.

  84. kezya

    15/07/2020 04:09em04:09

    Obrigada por seu cuidado e carinho
    Historia motivadora nesses momentos dificeis quando até nossa existência está em risco. Vamos em frente porque o futura a Deus pertence e nos basta o presente.Vamos viver o hoje como se o amanhã não existice e focar no nosso melhor hoje, pois dessa forma o hoje será sempre o nosso melhor presente.
    Acreditar em fórmulas mágicas ou que tudo vai ser resolvido em poucas palavras não ajuda mas sim continuarno trabalho árduo.

  85. Michely

    15/07/2020 04:34em04:34

    “Não há mal que sempre dure, nem bem que nunca acabe”. Excelente artigo! Parabéns pela clareza de ideias, discernimento e sensibilidade!

  86. Suely Maia

    15/07/2020 05:56em05:56

    No contexto que estamos atravessando, ler essa história me fez refletir e acreditar em que dias melhores virão, e fez-me olhar para trás e pensar: quanto tempo eu perdir com o FAZER NADA, mas também não irei chorar pelo leite derramado, ou pelo o que não deu certo, ou o que eu julgava certo. Como essa história mesmo diz, tudo passa.Resta-me agora continuar a caminhada com mais sabedoria e não deixar esse amigo chamado TEMPO passar sem que eu perceba,ou não aproveitar com cautela e sabedoria o máximo cada uma de sua fase. OBRIGADA pelo ânimo.

  87. IRANEIDE MORAES LOPES OLIVEIRA

    15/07/2020 10:14em10:14

    MENSAGEM LINDA, OBRIGADA!

  88. andrea sa de sousa castro

    15/07/2020 10:40em10:40

    como sempre os fortalecendo. muito obrigada!!! Deus abençoe

  89. Irene

    15/07/2020 11:34em11:34

    Excelente texto, para reflexão pessoal…se este dia vai passar, como tudo na vida passa, vou dar o máximo de mim, para que essa oportunidade de vida não passe em branco.
    Grata.

  90. Carlos Mendes

    15/07/2020 14:54em14:54

    Excelente reflexão.

  91. Aline Franciele

    15/07/2020 15:53em15:53

    Nossa!até me deu uma força, bela reflexão.

  92. RAPHAELA LAZARO

    15/07/2020 18:39em18:39

    Maravilhosa reflexão! Muitas vezes nos esquecemos de como somo finitos e de como o tempo passa rápido.

  93. Bergson

    15/07/2020 20:06em20:06

    O texto foi muito bom e útil, às vezes realmente nos acomodamos, mesmo sem está na condição ou posição almejada por nós, o que é um agravante a mais e o texto nos lembra, que não podemos baixar a guarda, temos que agir e buscar incessantemente nossos objetivos, seja na calmaria, ou na tempestade.

  94. Marcos

    15/07/2020 20:26em20:26

    Obrigado por essa palavra, Deus te usou para falar comigo.

  95. Renato Valeriano Campos Alves

    15/07/2020 21:08em21:08

    O texto é claríssimo, sintético, verdadeiro e inspirador. O fracasso e o sucesso são duas faces de uma mesma moeda, que sempre está em movimento.

    Cabe a cada um viver de forma a buscar o sucesso, mas lembrando que, se se acomodar, novamente a moeda girará e poderá levar a um ponto não desejado.

    Por isso, a atenção deve sempre acompanhar cada um, para observar as situações que se apresentam e reagir para preservar as forças e afastar as fraquezas!!!!

  96. Meryglauce

    15/07/2020 21:30em21:30

    Excelente reflexão, acreditar em nosso potencial e nunca baixarmos a guardar, Parabéns, amei!

  97. Francisco de Assis

    15/07/2020 23:47em23:47

    Foi muito útil e eu aprendi uma grande lição…..
    não vou mais deixar pra tomar decisões só depois,começo logo e agora.
    muito obrigado por tantos incentivos e aprendizados.

  98. Raphael

    16/07/2020 02:18em02:18

    Gostei muito,excelente reflexão….

  99. JOÃO BATISTA

    16/07/2020 06:20em06:20

    Maravilhosa. Depois que meus pais partiram para o outro plano espiritual eu, mais do que nunca, percebi que “Como tudo em minha vida, isso também passará” percebendo e aprendendo que uma das piores dores, que é a “saudade” também passará. Não com efeito absoluto, mas com uma certeza de que tudo é questão de tempo pois, o tempo se encarregará de tudo. Ele, o tempo é o responsável por tudo passar. Parabéns

  100. JOAO CARLOS PADILHA

    16/07/2020 08:25em08:25

    Excelente texto, muito inspirador, parabéns Gabriel!

  101. Alan Figueiredo

    16/07/2020 08:44em08:44

    Muito boa a reflexão! Tudo é passageiro, devemos focar no que podemos fazer hoje para que alcancemos o amanhã que desejamos.

  102. vanilza

    16/07/2020 08:53em08:53

    Muito bom esse artigo, onde nos faz ficar alerta em que podemos chegar onde queremos, basta confiarmos em Deus com fé, por que ele nos capacita.

  103. Karla Rodrigues

    16/07/2020 10:44em10:44

    Amei. Texto fantástico.
    Que nos impulsiona a seguir nossos sonhos.

  104. Regina

    16/07/2020 11:01em11:01

    O texto foi muito útil,e tirei uma lição de que o importante é manter o foco em busca das soluções, porque não há fórmulas mágicas.

  105. Thaynã M.

    16/07/2020 11:21em11:21

    Fascinante! Hoje acordei meio triste, desanimada… Ao abrir o portal do aluno apareceu essa história e me fez relembrar de NUNCA, JAMAIS desistir! Obrigada pelo excelente artigo, por me inspirar. Obrigada pela sensibilidade e preocupação conosco sempre contribuindo com histórias motivadoras como está!!

    • Jeane Farias

      17/07/2020 14:16em14:16

      Conhecia uma história parecida…mas vivenciamos essa verdade na prática e o entendimento nos torna livres do peso do dia mal ou bom. Importante viver porque o foco é na vitória naquilo que seguimos na vida, sempre pode haver renovo! Obrigada, por passar um olhar de paz e comprometimento com pessoas.

  106. Simone

    16/07/2020 12:50em12:50

    Momento certo para essa excelente reflexão.

  107. Edivaldo Alves de Oliveira

    16/07/2020 12:59em12:59

    Boa tarde.

    Gosto muito das histórias motivadoras que o Senhor Daniel compartilha.

    Essa do Rei que fundamenta a questão da tomada de decisão de manter a aguarda, essa guarda que nos ensina a sermos prudênte, atalaia, confiante, decisivo e crente.

    Não desistir dos nossos sonhos e manter a perseverança.

    Obrigado Gran Cursos, obrigado Daniel Grangeiro pelas lindas mensagens.

  108. ERASMO PEREIRA

    16/07/2020 13:43em13:43

    GRANDE REFLEXÃO!

  109. Miriam Santos

    16/07/2020 15:14em15:14

    Extremamente útil essas palavras. Vieram no momento necessário. Deus continue contemplando e recompensando a sua luta, Gabriel. E nós, seguimos aprendendo através do Gran.

  110. Brenda Fontes

    16/07/2020 16:01em16:01

    Amei o texto. Obrigada.

  111. Diego Carvalho Esteves

    16/07/2020 16:57em16:57

    Excelente parábola! Agora, vamos! Mãos à obra!

  112. Marcelo

    16/07/2020 18:35em18:35

    Muito enriq
    uecedor….

  113. ALCIONE PRUDENTE LAZZAROTTO

    16/07/2020 19:38em19:38

    É sempre bom manter a motivação. Bom texto. Obrigado!!

  114. Gabriel

    16/07/2020 20:31em20:31

    Belíssimo texto, muito motivador…

  115. Gabrielle

    16/07/2020 22:00em22:00

    Amo demaaaaaiiiissss ler seus textos!
    Você é fenomenal!

    • Jorge Alves de Aquino

      17/07/2020 22:07em22:07

      Parabéns. Foi 1000.Se encaixa perfeitamente no momento atual.

  116. Izali

    16/07/2020 22:11em22:11

    Excelente reflexão, no momento certo. Obrigada!

  117. Bruno Amorim

    16/07/2020 23:43em23:43

    O tempo é nosso maior aliado ou nosso maior inimigo. Cabe a nós determinar.
    Ótimo texto, veio em boa hora!
    Obrigado.

  118. Sidnei Silva

    17/07/2020 00:07em00:07

    Gosto demais dos seus artigos.São muito motivadores.Muito obrigado.

  119. Angélica

    17/07/2020 00:29em00:29

    Boa noite!! Estou iniciando os estudos hoje e nada melhor que começar com uma boa reflexão. Obrigada!!!

  120. Edmauro Márcio Ferreira Trindade

    17/07/2020 06:39em06:39

    Meu pai sem diz que não há noite eterna e nem febre que dure pra sempre!!!” Cresci ouvindo isso e sempre que estou tenso com alguma coisa lembro desta frase e de quantos “apertos” já vivi e sobrevivi. De fato, tudo passa! Então façamos o que deve ser feito, com calma e determinação, com motivação ou sem, que vamos chegar em nossos objetivos.

  121. Daniella Andrade

    17/07/2020 06:54em06:54

    Reflexão muito boa, ainda mais no atual momento em que estamos vivendo!
    Obrigada, adorei!!!

  122. marilia gabriela

    17/07/2020 08:29em08:29

    tudo o que eu precisava ouvir hoje.

  123. elaine cristina benzi

    17/07/2020 08:38em08:38

    Ajudou a perceber que devo agir

  124. Thayane Cristina Leite

    17/07/2020 09:26em09:26

    É a primeira coisa que li hoje após acordar, me remeteu a sentimentos muito bons, porque trouxe a tona aquela verdade de que uma situação nunca dura pra sempre e que tudo é uma fase e isso pode nos trazer a sabedoria de lidar com cada uma delas. Nesse momento tão díficil que a humanidade está atravessando, é bom saber que vai passar. Obrigada por dividir seus pensamentos conosco. Deus o abençoe em sua jornada.

  125. PATRICIA DE HOLANDA MAFALDO

    17/07/2020 11:50em11:50

    O texto é muito esclarecedor e motivador para a vida de qq pessoa.

  126. Carlos

    17/07/2020 14:41em14:41

    Excelente texto! E ainda fez um link com História Medieval.

  127. saulo nogueira soares gomes

    17/07/2020 16:00em16:00

    Que lição importante, mostrando que nossas vidas são inscritas de oportunidades e como um bom sentinela devemos estar atentos, e puxo um gancho para fala do homem mais sábio que já existiu que disse, “Tudo tem o seu tempo determinado — Tudo o que Deus faz durará eternamente — Deus julgará o justo e o ímpio.” Eclesiastes3

  128. Giovani

    17/07/2020 19:08em19:08

    Excelente história, a vida que vivemos passa muito rápido e nem tudo estar em nosso controle. Momentos difíceis faz parte da história de qualquer um, saber viver nesses momentos é que faz a diferença. Desistir só atrasa a decisão de vencer.

  129. LEOMANDO CEZARIO DE OLIVEIRA

    18/07/2020 04:36em04:36

    saudação, muito obrigado por sua atenção,

  130. Ronaldo Teles

    18/07/2020 11:27em11:27

    Obrigado.

  131. Cesar

    18/07/2020 12:04em12:04

    Excelente história! Bastante motivadora e irá me ajudar muito na minha (nossa) caminhada! “e como tudo na vida, esse momento (de estudos/dedicação…) também passará”

  132. Mayara Machado

    18/07/2020 13:45em13:45

    Excelente reflexão

  133. Rozane Aparecida Scher

    18/07/2020 21:00em21:00

    História maravilhosa,e motivadora veio em bom momento. A cada novo dia é a oportunidade de continuarmos perseguindo nossos sonhos. Mesmo com adversidades se seguirmos em frente um dia alcançaremos nossos objetivos.Obrigada!

  134. Elisângela

    18/07/2020 21:29em21:29

    Texto excelente muito motivador. Obrigada

  135. Rejane Rodrigues

    18/07/2020 21:38em21:38

    Nossa! Tão bom ler essa história! Sofro de ansiedade há alguns anos e textos como esse, além da força do Espírito Santo, ajudam muito a seguir em frente. Todos os dias são um recomeço. Ainda mais nesse momento difícil por que passa a humanidade. Obrigada, meu Deus, por enviar anjos assim para nos inspirar e auxiliar na jornada. Gratidão.

  136. Mariana de Morais Leite

    19/07/2020 12:12em12:12

    Excelente reflexão!

  137. Víctor Hugo Maluf

    19/07/2020 15:30em15:30

    Parabéns Gabriel ! sempre surpreendendo positivamente ..muito grato a você !

  138. Sabrina Raquel

    19/07/2020 17:31em17:31

    Muito enriquecedor…edificante a ponto de ser um lembrete para todos os nossos dias!

  139. Cristiano Pedrone De Souza

    19/07/2020 17:50em17:50

    Muito bom!

  140. mariana de souza santos

    19/07/2020 18:12em18:12

    Eu gostei muito do texto, preciso de mais

  141. claudio souza

    20/07/2020 07:09em07:09

    Realmente as vezes esperamos ouvir algo magico e milagroso, porem a resposta é simples, estar sempre preparado pra tudo.

  142. DALINAJARA DE JESUS MELO CANTANHEDE

    20/07/2020 09:25em09:25

    Excelente texto, é como passagem Bíblica que fala do Rei que estava com lepra e Eliseu pediu para mergulhar numa agua suja três vezes.Ele se achou muito orgulhos mais depois Deus convenceu dele mergulhar nas aguas profundas

  143. Nicácio Patricio Mouzinho

    20/07/2020 09:30em09:30

    Meu namorado terminou comigo porque me via somente como amigo, dois anos de uma relação onde só eu me dava. Está doendo muito, pois, foi semana passada. Preciso vencer esse luto e tentar ao máximo me reerguer. Como diria uma entrevistada do canal imparável: ”#BoraVencer”

  144. Denise Costa

    20/07/2020 12:17em12:17

    UAU!um conselho muito pertinente!Obrigada Gabriel!

  145. Angela

    20/07/2020 14:27em14:27

    Obrigada pelo texto!
    Sim,voltemos a trabalhar

  146. joeli Slomski

    20/07/2020 16:20em16:20

    A fábula passa uma reflexão profunda. Eu parei por alguns minutos para avaliar a importância de compreender que tudo passa (tristezas, alegrias,lutas,bonança…).

  147. Samanta

    20/07/2020 19:34em19:34

    Gostei muito da história! Nós faz refletir sobre as auto críticas e sobre tudo na vida! Devemos sempre procurar o equilíbrio e nunca desistir do que desejamos!!!! Não é fácil pensar e agir assim mas devemos tentar!

  148. Patricia Dos Santos

    21/07/2020 07:48em07:48

    Sensacional. Gostei demais. Uma realidade que quase não percebemos, que tudo passa.. chorei aqui

  149. rosimeri flores

    21/07/2020 07:50em07:50

    Gratidão por compartilhar tão linda história de superação. Suas palavras revigoraram minha fé e perseverança.
    As vezes esquecemos do que é óbvio!

  150. Genildo Ventura

    21/07/2020 10:30em10:30

    Excelente reflexão. Ajudou a não atentar para o que vai de qualquer modo passar, mas a buscar viver com intensidade e disciplina o momento para que após ter passado ter vivido e aprendido o melhor dele.

  151. angela maria ribeiro da silva

    21/07/2020 11:24em11:24

    Parabéns, por passar essa historia motivacional maravilhosa as pessoas, pois é isso que estamos precisando…Fiquei muito feliz1

  152. ELZABETH LIMA

    23/07/2020 17:31em17:31

    NOSSA! EXCELENTE.MEUS PARABÉNS,VC É ESPECIAL,QUE NOSSO BOM DEUS CONTINUE TE ILUMINANDO E PERMITINDO QUE VC COMPARTILHE ESSA LUZ.OBRIGADA! UM ABRAÇO.

  153. Edson Alves de Barros Junior

    27/07/2020 16:19em16:19

    Muito edificante. Parabéns

  154. RAKEL COELHO

    28/07/2020 11:25em11:25

    Excelente texto e muito motivador!

  155. RONALDO SOARES DE SOUZA

    28/07/2020 14:19em14:19

    Meus Parabéns!

    Essas histórias ou parábolas são, INDUBITAVELMENTE, eficaz na produção de AUTOMOTIVAÇÃO.
    Quando estamos “baqueado” com um “edital de resultado”, por não ter visto nosso nome ser relacionado entre os “classificados”, nem, ao menos, nos “aprovados”, é quando essas MOTIVAÇÕES nos ergue, NOVAMENTE, e nos dá ENERGIA DE CONTINUARMOS para a próxima GUERRA ou BATALHA.

    Com Fé em Nosso Senhor JESUS CRISTO e na sua vontade que nunca é a DERROTA para nós, mas a VITÓRIA. Estudo para Auditor Fiscal há quase 20 anos. Vou conseguir! Estou quase! Vou sai do “QUASE”. Espero que seja dessa vez.

    • RONALDO SOARES DE SOUZA

      28/07/2020 14:24em14:24

      Onde se ler, no último parágrafo, penúltima linha, “Vou sai do “QUASE”, leia-se: “Vou sair do…”.

      Obrigado! Foi só uma RETIFICAÇÃO
      .

  156. Carlos Augusto Chrispim de Oliveira

    29/07/2020 10:52em10:52

    Traz uma surpreendente reflexão pois estar sempre atento não é algo que nos é ensinado em escolas nem muitas vezes por nossos exemplos. Evita inclusive o efeito manada no nosso meio e nos permite excluir o que nos prejudica, sendo a dificuldade aceitarmos o que nos faz mal e cortar.

  157. Cláudio Nascimento de Freitas

    01/08/2020 19:05em19:05

    Achei a estória muito oportuna, pois tudo passa! E muitas vezes nós não temos noção disso. Ficamos tão acorrentado na situação que ora nos assola, que não conseguimos vislumbrar uma saída! E a saída está ali, bem perto da gente! É só ficarmos atento e nos concentrar na solução! Planejar e utilizar os meios que estão em nossas mãos no momento e com o que temos ir a luta na certeza que alcançaremos o objetivo tão desejado. É isso.

  158. Alessandro de Oliveira Soares

    06/08/2020 10:31em10:31

    Bom dia!
    E gostei muito da Parábola A lena do Anel do Rei, pois me fez lembrar a Parábola
    das dez virgens, pois onde não tinha as virgens de correr o risco de enfrentar o frio ou algum perigo real, como na Lenda do Anel do Rei, mais, sim todas estarem prudente(vigilantes)na hora que Jesus vinhe-se ao encontro. E na questão do Rei, ele se consultou com alguém mas sábio e preparado para instrui-lo, sobre o que haveria de acontecer e que seria passageiro, e foi o que ele fez pois, em tempos ruins devemos correr atrás de uma solução,e em tempos bons, continuar preparados com outros dias que virão.

  159. Mario Junior

    09/08/2020 12:18em12:18

    Muito bom! Estava precisando…

  160. Tatiana Raissa de Sousa Alves

    10/08/2020 21:48em21:48

    Muita sabedoria nesse texto! Que Deus continue a te abençoar grandemente porque você é fonte de benção. Obrigada por edificar minha fé nesse tempo tão difícil!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer conquistar a sua aprovação em concursos públicos?
Prepare-se com quem mais entende do assunto!
Comece a estudar no Gran Cursos
Para o Topo