Construindo a própria sorte

“Muitos pensam que ter talento é sorte; não vem à mente de ninguém que a sorte pode ser uma questão de talento.” (Jacinto Benavente y Martínez, Vidas cruzadas)

Era uma vez um homem que tinha um sonho. Insistia em prestar o mesmo concurso público, embora nunca fosse aprovado. Entrava e saía ano, lá estava ele, estudando e se preparando para a próxima oportunidade. Ao longo de mais de uma década, testemunhou conhecidos chegando lá, e ele… nada. Eis que, certo domingo, já em sua 43ª tentativa, respirou fundo, tomou coragem e, determinado, encarou as provas uma derradeira vez. E… passou! Finalmente chegara a sua vez de conquistar a sonhada aprovação!

Essa história é verídica. Aconteceu com o Dr. Fábio Branda, hoje Juiz do Trabalho, que contou a sua bela saga numa conversa em nosso canal Imparável. A entrevista foi ao ar na última quinta-feira, e, tão logo postei um trecho no Instagram, um seguidor comentou: “Que sorte! Hoje nem concurso para reprovar tem.” O comentário me chamou a atenção, sobretudo pelo que trazia implícito. Ora, depois de conhecer a admirável história de um ex-concurseiro que tentou incríveis 43 vezes até conseguir ingressar na magistratura, a primeira reação da pessoa foi pensar na sorte como fator decisivo para o sucesso e, em alguma medida, como instrumento para minimizar a conquista do outro. Aquilo me impressionou, mas, em seguida, caiu a ficha: o rapaz se baseava em um frágil argumento que costuma ser usado para explicar o sucesso ou insucesso alheio, o de que forças superiores têm o poder de definir por completo o nosso destino.

É fato: boa parte dos concursos estão suspensos, como ocorre praticamente com todos os eventos que envolvem aglomeração de pessoas, não só no Brasil, mas no mundo. A situação é, como sabemos, temporária. “Ah, mas a Justiça do Trabalho parou de fazer concursos antes mesmo da pandemia”, alguém pode retrucar. A essa pessoa, digo, com tranquilidade, que um dia as oportunidades retornarão mesmo nessa área do Direito. De qualquer forma, retomando o exemplo do nosso protagonista, se fosse necessário, certamente Dr. Fabio encontraria outro caminho. Sem a opção da Justiça trabalhista, talvez se voltasse para os Tribunais de Justiça, que são nada menos que 27! Talvez assentisse em tentar os Ministérios Públicos estaduais, que também somam 27, além do Federal. Ou, quem sabe, transitasse para outra área, como a de controle, com seus 33 Tribunais de Contas (26 nos Estados, 5 nos Municípios, o do DF e o da União). Isso sem falar nos 28 concursos para Delegado; na possibilidade de se tornar Procurador de um dos 27 entes da Federação ou milhares de Municípios; na carreira de Defensor Público, seja no DF, seja em um dos 26 Estados brasileiros…

Em resumo, sempre há um caminho, concurseiro.

Olhando ao nosso redor, temos a impressão de que algumas pessoas são mais afortunadas que outras. Alguns talentos que elas possuem parecem natos. Mas será verdade que alguns de nós nasceram com a sorte ao seu lado?

Quando o assunto é sorte, não há consenso. Nunca haverá. Para Sir Winston Churchil, trata-se de algo que simplesmente não existe. “Aquilo que chamas de sorte é o cuidado com os pormenores”, dizia. Peço licença para discordar parcialmente do ex-Primeiro Ministro do Reino Unido, deixando minha humilde opinião a respeito do tema.

Penso que sorte existe, sim, e se desdobra em dois tipos, a partir das interpretações que nossa sociedade costuma dar à palavra: uma como fruto do completo aleatório do Universo e outra no sentido de que sorte deve ser construída.

Quanto à primeira noção, não me parece muito passível de debate, já que, em essência, a sorte estaria, segundo esse conceito, totalmente fora do nosso controle. Refiro-me a aspectos completamente aleatórios, como o local onde nascemos, nossa genética, o lar no qual fomos inseridos desde crianças, o tempo ao qual pertencemos… Concorda comigo que não temos nenhuma ingerência sobre essas circunstâncias?

Tudo bem, não temos domínio sobre tudo que nos diz respeito, mas temos – e é essa a maravilha da vida –, quando se trata de saber aonde queremos chegar com o que nos foi dado. Somos plenamente capazes de construir o nosso próprio destino, ainda que a lentos passos, desde que não usemos como muleta o argumento de a sorte estar contra nós. Como nos ensina o filósofo Sêneca: “Sorte é aquilo que acontece quando a preparação se encontra com a oportunidade”.

Eu quis trazer a história do Dr. Fábio exatamente por ser a prova de que sorte construída existe e pode ser mais poderosa que aquela fruto da aleatoriedade. Para se tornar bem-sucedida, basta a uma pessoa ter crescido no seio de uma família bem-estruturada, ou ela ainda precisaria ter persistência e coragem para ir em busca dos seus sonhos? E quanto a uma pessoa menos “afortunada”, sem a “sorte” de ter nascido em berço de ouro, seria ela capaz de mudar os trilhos de sua jornada com garra e esforço?

A experiência mostra que sim. Costumo ouvir gracejos do tipo: “Ah, Gabriel, você deu sorte de ter nascido em uma boa cidade, em uma família organizada e ter estudado em ótimas escolas a vida toda.” Sim, e nunca neguei isso. Essas circunstâncias estavam além do meu controle e certamente me ajudaram muito. Todavia, não tenho a menor dúvida: mais importante ainda foi eu ter buscado construir a minha história, estudando e batalhando muito durante mais de 20 anos. Aos 10 anos de idade, eu já passava grande parte do dia imerso nos livros, nas aulas ou em atividades extracurriculares. Tudo isso estava ali, a meu dispor, mas eu precisei desenvolver força de vontade para tirar o máximo proveito da minha sorte inata, trabalhando ativamente em prol da minha sorte construída.

E não parei nunca. Trouxe essa filosofia de vida, baseada em absoluta dedicação aos estudos, para o campo empreendedor. Veja o exemplo deste blog. Pelas minhas contas, este artigo é o de número 242. Já são 242 semanas con-se-cu-ti-vas escrevendo, sem pausa. Quando se faz algo com tal constância e por tanto tempo, a “sorte” uma hora chega. Garanto que hoje não existiria Gran Cursos Online se eu não tivesse construído minha própria sorte, ainda que a outra, fruto do total acaso, tenha pavimentado o caminho.

Em suma, caro leitor, a sorte vinda do berço pode até garantir as luzes acesas na rua, mas quem passará pelas vielas será você, só você. Como ensina Mario Sergio Cortella no livro A sorte segue a coragem, “a sorte, isto é, a circunstância, a ocasião, a chance, é essencial, mas não exclusiva. De nada adianta ela aparecer se eu não tiver o movimento, a inclinação, a orientação, a tendência de seguir naquela direção”. O próprio filósofo, a quem é comum atribuir “o dom da palavra”, ressalta que “dom” não é a palavra certa para definir essa sua qualidade. Afinal, explica, somados os períodos como aluno e como professor, ele está há mais de 60 anos na escola. Já leu mais de 10 mil livros e começou a falar em público quando tinha apenas 13 anos de idade, incentivado por um padre, que, durante a missa, chamou o menino para ler a Epístola de Paulo aos Tessalonicenses. Nervoso, tropeçou, gaguejou, mas leu até o fim. Na semana seguinte, a história se repetiu. Sorte ou azar? Bem, no dia parecia azar, mas exatamente esses episódios o fizeram começar a tomar gosto pelas leituras em público. Hoje, é o que faz Brasil afora.

Muitos que criaram a própria sorte têm em comum o fato de haverem estado muitas vezes no lugar errado, na hora errada. Parecia que as coisas nunca dariam certo para eles. Contudo, de tanto persistirem, tal como ocorreu com o Dr. Branda, num dado instante tudo mudou: o amor chegou, um novo emprego apareceu, a aprovação se concretizou… Pura sorte? Não mesmo. Resultado do esforço. Resultado da dedicação. Resultado da perseverança.

Agora entenda: a determinação que abre caminho para a sorte não é a dos incautos, mas a do tipo que faz avaliar o terreno, impõe preparação, obriga a rever percursos e ir adiante, apesar do medo e não em razão da inexistência dele. Em síntese, é o tipo de determinação intimamente ligada ao trabalho e ao  esforço. Assim, quanto mais se trabalha, mais sorte se constrói. Nas palavras de Miguel de Cervantes, “a perseverança é a mãe da boa sorte”.

Espero que você tenha considerado sorte a oportunidade de ler este artigo.

Agora siga em frente, com coragem e perseverança, e busque construir a sua, dia após dia. Acredite: ela virá.

Se você chegou até aqui, gostaria de lhe pedir um favor: comente abaixo dizendo o que achou do texto. Foi útil? Não foi? Ajudou? Não ajudou? Seu feedback é muito importante!

“O que chamas felicidade, ou sorte ou boa estrela, é apenas o prêmio inevitável e fatal que a vida concede a quem tem decisão e coragem.” – Olavo Bilac (1865-1918), poeta brasileiro.

Mais artigos para ajudar em sua preparação:

 

Gabriel Granjeiro – Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online. Vive e respira concursos há mais de 10 anos. Formado em Administração e Marketing pela New York University, Leonardo N. Stern School of Business. Fascinado pelo empreendedorismo e pelo ensino a distância.

Quer conquistar a sua aprovação em concursos públicos?
Prepare-se com quem mais entende do assunto!
Comece a estudar no Gran Cursos

Notícias Relacionadas

Gabriel Granjeiro
Gabriel Granjeiro
Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online
139 Comentários

139 Comentários

  1. Paulo Henrique

    22/06/2020 18:14em18:14

    Amém! Eu creio

    • Silas Jr.

      23/06/2020 01:57em01:57

      Maravilhoso artigo.Escutei semana passada de uma pessoa,que parece que a estrela brilha somente para algumas pessoas nessa vida,prontamente respondi que na minha opinião a estrela brilha para quem persiste até o fim.Esse artigo veio ratificar minha opinião.

      • Rubens

        26/06/2020 08:04em08:04

        Deus é fiel, to nessa pegada tbem de se preparar e esperar na hora do pai a minha Vitória!

    • Michely

      23/06/2020 07:17em07:17

      Excelente artigo! Abordou o assunto em sua plenitude!👏🏻👏🏻👏🏻

    • Wanessa Fonseca da Costa

      23/06/2020 15:10em15:10

      Tudo que eu precisava ler neste momento. Obrigada, Gabriel!

    • marcela de souza almeida

      28/06/2020 23:07em23:07

      Chegou no momento certo!! Sempre fui determinada em minhas decisões e vontades, mas estou há um tempo muito perdida no assunto caminho profissional. Não sei se faço outra faculdade, se continuo estudando para concurso. Fiquei firme um ano, não fiz mais dada da vida, só estudar e foi decepcionante os resultados em provas. Investi em coach, um exemplo de profissional, ajudou muito , mas nem cheguei perto da aprovação!! A pior coisa é parar e voltar a estudar,não deve dar pausa, o retorno é dificil, vem procrastinação. Conciliar emprego, rotina, como é complicado. Parabéns POR ser tão sábio.
      Escreve sobre gestão de tempo, vai ajudar muito a vida dos leitores!!

    • Dayver de Morais

      29/06/2020 14:00em14:00

      Muito bom!!

    • Júlia

      04/07/2020 17:40em17:40

      O artigo é inspirador. O argumento é lógico e convincente. Certamente tudo na vida é uma questão de esforços. Em relação à sorte não seria diferente!

  2. Paulo Silva

    22/06/2020 18:16em18:16

    Inspirador! A sorte é inata e a força de vontade é a força motriz para se movimentar até o sucesso, aquilo que as massas chamam de boa sorte.

    • Diêgo Sampaio

      22/06/2020 19:51em19:51

      Muito bom o texto Gabriel! A sorte existe, mas precisamos está preparada para aproveitar quando ela chegar.

    • Suzerlane Silva

      23/06/2020 04:51em04:51

      Como sempre perfeito! Gosto de seus artigos pra pensar durante a semana, Direcionamento…

      • Jeane Costa

        28/06/2020 10:36em10:36

        Sempre maravilhoso os textos e de um conteúdo necessário e atual, gratidão!!

  3. Marcos Rubinho Queirós

    22/06/2020 18:29em18:29

    Muito bom o texto, cheio de sutilezas e encantos, obrigado por mais, Gabriel!!

    • Rosy

      22/06/2020 19:18em19:18

      Excelente texto. No meu entendimento a sorte não existe,e sim força de vontade e determinação para se chegar onde deseja com muita perseverança.

      • Marisete Guabiraba de Macedo

        25/06/2020 09:29em09:29

        Gabriel, “vou colar em você”! Sinto-me afortunada pela oportunidade de ler seus textos, que diga-se de passagem, são inspiradores e riquíssimos! Que bênção! Suas palavras de hoje atingiram bem no centro do alvo, no caso, minha mente! Obrigada.

        • Marcelo Augusto Linhares de Farias

          28/06/2020 01:42em01:42

          A cada semana você escreve um artigo melhor do que o outro, e sua popularidade só aumenta, isso não é sorte, é esforço, parabéns, Gabriel, sorte a minha em ter lido esse artigo e de ser aluno do Gran.

    • Sebastião Juares Teixeira

      23/06/2020 09:50em09:50

      Muito bom e inspirador. Eu pessoalmente já tinha desistido, mas agora ganhei ânimo para continuar. Obrigado!

  4. João Paulo Ferreira Silva

    22/06/2020 18:38em18:38

    Um bela reflexão sobre a sorte.Mudou meu pensamento , sorte é a gente que faz.

  5. Márcia

    22/06/2020 18:48em18:48

    Parabéns pela bela narrativa ,nos estimula a sermos mais disciplinados ,vc é um gênio !!!

  6. Alberto

    22/06/2020 18:49em18:49

    Impressionante esse texto nos faz refletir bastante parabéns Gabriel sucesso!

  7. Gilmar

    22/06/2020 18:51em18:51

    Artigo cheio de ânimo para quem está lutando contra a “sorte” ou mesmo, para quem como eu não acredito, construindo a sua própria.

  8. Nady

    22/06/2020 18:53em18:53

    Realmente e um tema complicado,mais esse texto é muito esclarecedor
    Depois que se lê comecei a pensar diferente.
    Muito interessante e esclarecedor.

  9. carlos fabiano fagundes

    22/06/2020 18:58em18:58

    Gostei do texto,da boa mensagem em fim com certeza farei minha prorpria sorte terei perseverança e ensistencia nas minhas metas e objetivos pois se o dr fez quarenta e poucos e nao desistiu porque eu que estou tentando meu 8° desistirei? excelente texto bastante motivador.

    att,

    Carlos.

  10. Sandra Gambini

    22/06/2020 19:04em19:04

    Um texto muito sugestivo …Sorte…qual será a melhor definição senão aquela que possa remeter nossas aspirações ao Universo onde tudo é possível..ou mesmo onde as dificuldades façam o papel de incentivo.
    As escolhas e posturas podem definir um caminho feliz, em todos os âmbitos da vida. Ocorre que o tempo e as experiências aperfeiçoam a habilidade de promover nossos mais legítimos e sinceros desejos.

  11. Jussara

    22/06/2020 19:11em19:11

    Tudo que eu precisava ler no final do dia!!!
    Maravilhoso artigo, obrigada Gabriel.

  12. Marcelo Teixeira

    22/06/2020 19:12em19:12

    Ótimo texto! Nos faz parar e refletir sobre a vida! Parabéns!

  13. KARINNE BATISTA DA SILVA

    22/06/2020 19:15em19:15

    A sua persistência em ajudar as pessoas e impressionante, ótimo texto e que tenha mais para nos inspirar!

  14. Giles Thiago

    22/06/2020 19:16em19:16

    É um grande alento ler essas palavras e entender que esse gesto me impulsiona a acreditar que eu tenho uma grande contribuição na minha “sorte”. Obrigado Gabriel, lindo texto.

  15. Monalisa Benvindo

    22/06/2020 19:28em19:28

    concordo plenamente com vc Gabriel! texto maravilhoso, obrigada!

  16. DERIVVALDO

    22/06/2020 19:34em19:34

    É APROVEITANDO AS OPORTUNIDADES QUE SE APRESENTA EM NOSSAS VIDAS QUE O BEM APARECE. ESSE TEXTO NOS APRESENTA ESSA REALIDADE.

  17. Luciane Kazmierczak

    22/06/2020 19:44em19:44

    Perfeito. Suas palavras são sempre inspiradoras. Amo ler seus artigos.

  18. Anniele Palmeira

    22/06/2020 19:53em19:53

    Isso!!!
    “SORTE SE CONSTRÓI”
    Obrigada por todo sempre.

  19. Maria Cristina Nogueira

    22/06/2020 19:54em19:54

    Maravilhoso,realmente é isso mesmo,estou com trinta e cinco anos, estudo para concursos há cinco meses,parada não dá para ficar,oportunidades aparecem.Abraços

  20. Margarete Lourençone

    22/06/2020 19:57em19:57

    Gostei muito do texto Gabriel e acredite, chegou em boa hora. Isso que chamo de sorte!!!
    Conhecer pessoas maravilhosas nos incentivando no caminho percorrido na busca de um sonho! Obrigada Gabriel!

  21. selma

    22/06/2020 20:03em20:03

    Acredito que com força e determinação podemos ter êxito no que almejamos para as nossas vidas!

    O texto ficou excelente,parabéns!

  22. luciana

    22/06/2020 20:06em20:06

    sorte, concordo com Sêneca.

  23. Salete Walter

    22/06/2020 20:22em20:22

    Excelente Artigo!!! Parabéns!!

  24. Taiza Campos Vieira

    22/06/2020 20:26em20:26

    Até chorei… Obrigado por nos animar e mostrar que todos nós somos capazes de construir nossos sonhos.

  25. Flávia Ullrich

    22/06/2020 20:36em20:36

    Texto interessante. Mas como tudo é questão de ponto de vista, creio na edificação do mérito, seja pelo esforço, persistência, perseverança, seja pelo bem que se faz ao próximo sem esperar algo em troca, um dia a vida retorna tudo isso.

  26. Maria Clara

    22/06/2020 20:42em20:42

    Excelente texto … Obrigada por sempre nos motivar!

  27. Lúcia Claudiane Oliveira Lopes

    22/06/2020 20:44em20:44

    Excelente texto!

  28. joao filho

    22/06/2020 20:57em20:57

    como dis a musica, sorte tem quem acredita nela.Se eu acredito vencerei,
    execelente texto,parabens gabriel.

    • joao filho

      22/06/2020 21:03em21:03

      como diz a musica. Sorte tem quem acredita nela.
      se eu acredito vencerei. Excelente texto Gabriel,parabéns.

  29. Carlla Rodrigues

    22/06/2020 21:13em21:13

    Texto maravilhoso, suas palavras transmitem fé, incentivo, garra para continuarmos buscando a nossa sorte.

  30. JOSE APARECIDO LEITE DA SILVA

    22/06/2020 21:22em21:22

    A PERCEVERANÇA E A MAE DA DA BOA SORTE GOSTEI MUITO DO TEXTO GABRIEL QUANDO ESCOLHI O GRAN TIVE UMA OTIMA INTUIÇAO SUAS PALAVRAS ME MOTIVAM OBRIGADO

  31. Marcos Duarte

    22/06/2020 21:29em21:29

    Concordo com sua posição. E sim a sorte sem a preparação para quando ela aparecer em nada adianta, pois não estaremos preparados. O conjunto gera o resultado. Vamos para cima, papa charlie!

  32. Maria Neta

    22/06/2020 21:30em21:30

    Ameiiiii! simplesmente perfeito, depois de tantas histórias lindas e instigantes, como dizer que não gostei, e sim, eu creio no meu Deus e no meu esforço que conseguirei minha nomeação.

  33. Vilma Aparecida Dias Brandão Bernardo

    22/06/2020 21:39em21:39

    …A resposta para algumas perguntas são deveras , difíceis se não impossíveis para serem respondidas principalmente ,quando extraídas na perspectiva do transcendente .Referindo-se a saber , determinismo , aleatoriedade ,etc .É bom estabelecer bases relacionais firmadas dentro de balizas possíveis e que podem ser postas ao longe , contudo perceptíveis por nossa inteligência à luz da rastreabilidade imposta pelo universo o qual –,Deus governa . Quanto ao permitido campo das faculdades , do mutável , de atuação da esfera humana na qual , pode o homem fiel à ao ordenamento do mundo divino sim ,com fé ,forte apego à organização , luta obstinada , trabalho incansável e sob fulcro inabalável ; exibir e estruturar uma preparação , expor às vísceras planejamento , análise de cenários ,de possibilidades antes aos obstáculos,ao sopesamento de vantagens e limitações naturais e do certame este , rico por suas variáveis e dificuldades impostas pela banca .Então , é complexo e exige de cada candidato , conforme avaliações anteriores ,estabelecer metas , objetivos e ,para tanto , deve-se coordenar de forma integrada com visão do todo , a partir de estratégias que confirmem o êxito da empreitada objeto de nossa aspiração qual seja , uma vaga no serviço público . Portanto , concordo com o filósofo Sêneca : Preparação vinculada à oportunidade garante o mérito !

  34. RAKEL COELHO

    22/06/2020 21:39em21:39

    Obrigada! Ler seus artigos tem me ajudado bastante,traz uma energia boa antes de começar a mais um dia de estudos.Texto Excelente

  35. Herman Araripe do vale filho

    22/06/2020 21:41em21:41

    Como sempre, bastante pertinentes seus artigos.
    Parabéns!

  36. kenio

    22/06/2020 21:47em21:47

    O sucesso não corre por acaso. A sorte nada mais é do que o preparo aliado a oportunidade. Dr. Lair Ribeiro.

  37. Vitor Marthur

    22/06/2020 21:57em21:57

    Excelente texto, ótimas referências. Parabéns Gabriel! Vou assistir a entrevista agora, obrigado !

  38. ERASMO PEREIRA DOS SANTOS

    22/06/2020 22:04em22:04

    Só tem sorte quem tem objetivos para alcancar! Excelente texto.

  39. Fernandes

    22/06/2020 22:08em22:08

    Parabéns pelas sábias palavras, sorte inata e sorte construída, todo aprendizado tem haver com mudança de comportamento, tenho a certeza que não perdi o meu tempo ao ler, a gente sempre precisa amolar o “machado” antes, durante e depois de uma “missão”!

  40. Paulino

    22/06/2020 22:45em22:45

    No pain no gain

  41. Ângelo Fernandes

    22/06/2020 22:53em22:53

    Amém, Louvado seja Deus!
    Pura verdade Gabriel, Deus abençoe !
    Gabriel esse é o primeiro curso preparatório para concurso que Deus permitiu de me deixar está fazer,
    Estou tentando e aprendendo a estudar para concurso agora, já fiz uma meia duzia de concurso sem estudar mas não obtive êxito…, confesso que ao pesquisar sobre cursinho preparatório para concurso,
    terminei escolhendo o Gran não só pela qualidade, mas o que pesou para mim foram os videos dos testemunhos das pessoas que foram aprovadas, isso mexeu muito comigo, Esse texto Gabriel é a pura realidade, eu vim de uma família humilde, faz 18 anos que Deus abriu uma porta de trabalha em uma empresa do ramo de limpeza urbana, entrei nela como coletor de lixo, fui fazendo minha parte e o Deus foi me abençoando, moto boy, financeiro e hoje sou Enc. de Almoxarifado, Deu me abençoou com um curso superior em Administração, mas sempre tive vários sonhos, tem um em especial que é ser Servidor Público Federal, atualmente estou estudando para Analista e Auditor da RFB.
    Não vou desistir…, Deus abençoe você pelos os videos… e a sua equipe por todo esse trabalho !

    Atenciosamente.
    Ângelo.

  42. Matheus Ortega

    22/06/2020 22:56em22:56

    Quanto mais estudo e mais trabalho executarmos, mais sorte teremos!

  43. Nayara

    22/06/2020 23:05em23:05

    Inspirador. Muito útil. Obrigada, Gabriel.

  44. Geremias Firmino da Silva

    22/06/2020 23:06em23:06

    Gostei muito da reflexão. Sem dúvida, toda ação gera resultado e, por isso, as oportunidades devem ser valorizadas. Muito obrigado pelo artigo.

  45. Janete Cavalcante Pereira de Souza

    22/06/2020 23:12em23:12

    A perseverança é a alma do negócio.Perseverar,acreditar.Chegarei lá

  46. Janete Cavalcante Pereira de Souza

    22/06/2020 23:14em23:14

    A perseverança é a alma do negócio.Perseverar,acreditar.Chegarei lá.Continue.Vá e vença.

  47. Alberto Àckilla

    22/06/2020 23:46em23:46

    Seu texto ficou incrível. Nós fazemos a nossa própria sorte independente das circustâncias.

  48. Alberto Àckilla

    22/06/2020 23:46em23:46

    Seu texto ficou incrível. Nós fazemos a nossa própria sorte independente das circustâncias.

  49. Fernando

    23/06/2020 00:07em00:07

    Texto excelente! Grato mais uma vez, Gabriel!
    DEUS te abençoe muito na sua vida, no seu trabalho, nos seus sonhos!

  50. Ariana Medeiros

    23/06/2020 00:50em00:50

    Muito Obrigada!!! Gratidão!!! 🙂

  51. Michelle Lundgren

    23/06/2020 00:55em00:55

    Obrigada pelas palavras, foram como um sopro de esperança em meio a essa jornada que parece ser infindável. E sim, creio que um dia a minha sorte construída se esbarrará por aí com uma prova feita perfeitamente para mim.

    O nosso esforço tem retorno. Deus é fiel!

  52. Hercilia Mota Mascarenhas

    23/06/2020 03:22em03:22

    Muito boa a comparação da sorte com a verdadeira busca do querer vencer e chegar ao topo. Por trás das câmaras existe um grande cenário. Gratidão!

  53. Maria Nascentes

    23/06/2020 04:56em04:56

    Texto excelente fez-se necessário hoje.
    Muito obrigada.

  54. Leticia

    23/06/2020 06:25em06:25

    excelente Gabriel, sinto falta do clube do livro, todo mes ano passado acompanhava, esse ano estou deixando a desejar

  55. Djalma Junior

    23/06/2020 07:36em07:36

    Concordo com essa visão de que a sorte pode sim, ser construída… com muito trabalho e dedicação.

  56. Camila Viana

    23/06/2020 07:57em07:57

    Bom dia! Abri meu PC aqui no trabalho e tive a intuição de abrir o site do Gran, e olha que maravilha: me deparei com esse texto incentivador!
    Gratidão!

  57. Rachel Maia

    23/06/2020 08:46em08:46

    Amei o texto!! Incentivador!

  58. Vanessa Alves

    23/06/2020 09:21em09:21

    Bom dia. Ótima reflexão. Então, vamos construir a nossa sorte…

  59. Amanda Junqueira e Silva Coutinho

    23/06/2020 09:41em09:41

    Segue o ditado popular: “Quando o cavalo selado passar perto de você, suba porque pode ser que ele passe só uma vez”… Mas só saberemos que se trata de uma real e boa oportunidade se estivermos preparados para reconhecer. Excelente texto, uma motivação para apreendermos que a sorte depende de nós.

  60. patricia nascimento

    23/06/2020 10:03em10:03

    Parabéns pelas palavras maravilhosas!! Adoro seus textos!!

  61. Karla Pereira Souza

    23/06/2020 10:13em10:13

    Esse artigo me fez refletir em quantas vezes eu tentei concursos, sempre batia na trava agora tenho a plena certeza não importa quantas vezes mas sim a coragem de não desistir.

  62. Meiry

    23/06/2020 10:29em10:29

    Perfeito, como sempre!
    Quanto mais buscamos nossos objetivos através de nossos esforços, e quanto mais empenhamos suor nisso, mais sorte temos!
    Obrigada Gabriel!

  63. Joselma

    23/06/2020 10:42em10:42

    Só quem não está na batalha do estudo para considerar sorte chegar a algum resultado. É ignorância pura!

  64. Jonhny

    23/06/2020 10:53em10:53

    Excelente artigo, parabéns!
    Inspiração e combustível para nos impulsionar nesta jornada rumo aos concursos públicos.
    Sua história e a de tantos outros me motiva.
    Obrigado

  65. Célia Maria da Silva

    23/06/2020 10:57em10:57

    Graças a Deus ouvimos e vemos, contudo há pessoas que devemos passar sem usar essas dádivas. Jogos de azar, o nome já diz. A sorte no concurso e para o concurseiro é preparação efetiva, consistente e constante. Aí … Aí… coitada estudando, não tem sorte, já ouvi. Obrigada Gabriel, por mais este estímulo em nossa caminhada árdua. Mas gratificante por saber que existem pessoas que nos entendem e nos faz permanecer no caminho e não esperar a sorte.

  66. Adriana Lima

    23/06/2020 10:57em10:57

    Perfeita sua mensagem!Muito motivador, parabéns!!

  67. fabio dias

    23/06/2020 11:08em11:08

    parabens todas essas palavras so reforça a cada vez mas o meu interesse de buscar o conhecimento palavras brilhantes parabens

  68. DIOGO MANOEL SOUZA

    23/06/2020 11:09em11:09

    Foi um injeção de animo, parabéns pelo trabalho!

  69. katia

    23/06/2020 11:19em11:19

    Bom dia!
    Obrigado você foi inspirador, principalmente incentivador eu cheguei a pouco tempo no mundo dos concursos, mais sei onde quero chegar…..Aprovação. Obrigada.

  70. Ana Patrícia

    23/06/2020 11:21em11:21

    Gabriel, você é uma pessoa muito linda! estou de olhos marejados aqui lendo e relendo seu artigo, você não imagina o alcance de tanto incentivo por meio de suas palavras, tamanha magnitude que elas exercem em quem tem o privilégio de retê-las, sinto uma responsabilidade e perseverança ainda maior em ser protagonista da minha história, parabéns e muito obrigada por estabelecer esse vínculo de encorajamento e crescimento pra tanta gente.

  71. weslley gomes da silva

    23/06/2020 11:40em11:40

    ótimo texto !!!

    Voltei-me e vi debaixo do sol que não é dos ligeiros a carreira, nem dos valentes, a peleja, nem tampouco dos sábios, o pão, nem ainda dos prudentes, a riqueza, nem dos inteligentes o favor, mas que o tempo e a sorte pertencem a todos.

    Source: https://bible.knowing-jesus.com/Portuguese/Eclesiastes/9/11

  72. weslley gomes da silva

    23/06/2020 11:40em11:40

    ótimo texto !!!

    Voltei-me e vi debaixo do sol que não é dos ligeiros a carreira, nem dos valentes, a peleja, nem tampouco dos sábios, o pão, nem ainda dos prudentes, a riqueza, nem dos inteligentes o favor, mas que o tempo e a sorte pertencem a todos.

  73. Andressa

    23/06/2020 12:46em12:46

    Muito obrigada por compartilhar seu conhecimento.

  74. Gustavo Manoel da Silva

    23/06/2020 13:27em13:27

    Tenho certeza que ler este artigo vai me trazer sorte. A construída.

  75. Viviane Costa

    23/06/2020 15:53em15:53

    Bom demais Gabriel. Muito obrigada pelos artigos.

  76. IRANEIDE MORAES LOPES OLIVEIRA

    23/06/2020 16:16em16:16

    A SORTE PODE MUDAR COM APENAS UMA ATITUDE” PERSEVERAR”

  77. MAURICIO DA SILVA

    23/06/2020 16:29em16:29

    Muito bom!!!Agradeço pelos artigos de isentivo!!!

  78. Geyson de oliveira da hora

    23/06/2020 17:20em17:20

    Boa tarde, acredito não ser possível conceituar sorte, se nasceu com ela ou se faz a própria sorte.
    Quando se dedica muito em prol de algo vai alcançá-lo, não é justo dizer que isso é sorte.
    Gabriel, quando mencionou que teve uma base familiar e ter tido bons estudos, a probabilidade de você ter dado errado em sua carreira profissional é quase zero você foi educado e preparado par dar certo, teria que se esforçar muito para dar errado, sem duvidas alguém antes de você teve que trabalha muito, claro que tudo isso estava fora do seu alcance.
    Se pararmos para analisar as pessoas de mais sucesso no mundo, independente da área em que atuam vieram de famílias pobres e até desestruturadas,ou seja, de alguma maneira nascer numa família rica e bem estruturada te faz ser rico e bem estruturado.
    tocar um legado não deve ser tão simples, mas construir um, isso sim é digno de respeito.
    forte abraço. obs: Gabriel, excelente a iniciativa de disponibilizar um material gratuito do Gran Curso durante a pandemia, fui beneficiado rsrs.
    ECLESIASTES 5;19 Se Deus der a você riquezas e propriedades e deixar que as aproveite, fique contente com o que recebeu e com seu trabalho. Isso é um presente de Deus.

  79. Cláudia Viana

    23/06/2020 17:51em17:51

    Muito enriquecedor e motivador para nós concurseiros que almeja a aprovação. obrigada.

  80. jefferson

    23/06/2020 18:57em18:57

    Eu acredito demais na sorte. E tenho constatado que, quanto mais duro eu trabalho, mais sorte eu tenho.

  81. Rodrigo Araújo

    23/06/2020 22:15em22:15

    Bom demais Gabriel!! Seguirei tentando sempre!!!

  82. ENIO ZAMPIERI

    24/06/2020 05:48em05:48

    Excelente texto! Tive sorte de ler. E me deu forças para construir minhas conquistas. obrigado!

  83. Layanny

    24/06/2020 06:41em06:41

    Maravilhoso artigo !!
    Parabéns pela dedicação Gabriel !

  84. Elizabet Camargo

    24/06/2020 07:53em07:53

    MUITO BOM TEXTO !!

  85. Mariá S. Santos

    24/06/2020 08:35em08:35

    Muito bom esse texto, é verdade que a grande maioria dos resultados alcançados em nossas vidas dependem do comprometimento que temos em realizá-los. Mas também é fato que tem pessoas ou grupo social que, pelo menos aparentemente, contam com mais sorte ou chance, o nome não importa.

  86. Ivone Pinho Pacheco

    24/06/2020 09:01em09:01

    Bom dia!!!! Excelente artigo e muito obrigada por compartilhar.

  87. Arian

    24/06/2020 09:35em09:35

    Sensacional. Certa vez li uma entrevista do ator A. Fagundes que dizia “não adianta ter sorte se você não comprar o bilhete”, é isso.

  88. Larissa

    24/06/2020 14:37em14:37

    Excelente.

  89. Jacqueline

    24/06/2020 16:16em16:16

    Excelente, Gabriel! Mais uma vez obrigadaaaaa

  90. Moises

    24/06/2020 19:25em19:25

    Sorte é a palavra criada pelos fracassados para justificar o sucesso dos outros.

  91. RANNY CÉSAR

    24/06/2020 19:49em19:49

    Ótimo texto, muito sensitivo , com certeza é uma sorte muito grande ter lido , mas creio que a maior de todas , será colocar em prática todas as dicas e experiências expostas!!!

  92. TAMIRIS MARTINS

    24/06/2020 20:30em20:30

    ótimo artigo.

    sugestão: colocar essa caixa de comentários ACIMA dos comentários, pq se não precisar descer a barra até o fim pra escrever, mais pessoas comentarão.
    abraços

  93. jackson aquino de oliveira

    24/06/2020 20:31em20:31

    MUITO BOM, POSSO DIZER QUE A SORTE EXISTE SIM, ENTRETANTO, NÃO É SÓ A SORTE QUE FARÁ COM QUE ALCANCEMOS NOSSOS OBJETIVOS, TEMOS QUE TRABALHAR DURO PRA CONSEGUIRMOS . VEJAM BEM, EU NASCI EM UMA FAMÍLIA POBRE, CHEIA DE PROBLEMAS, TIVE QUE IR PARA UM ORFANATO E LÁ PERMANECI ATÉ MEUS 15 ANOS, (OLHEM A SORTE AI) TIVE A OPORTUNIDADE DE SER “ADOTADO” E TER UMA “FAMÍLIA” A MOÇA QUE ME “ADOTOU”É ADVOGADA E ENGENHEIRA, FEZ DE TUDO POR MIM, MAS EU NÃO APROVEITEI A MINHA SORTE. ELA ME MATRICULOU EM ESCOLA PARTICULAR, QUANDO COMPLETEI 17 ANOS TIVE A OPORTUNIDADE DE COMEÇAR O CURSO DE DIREITO, DEI INICIO E NÃO TIVE A CAPACIDADE DE IR ATÉ O FINAL, O QUE EU QUERO MOSTRAR A VOCÊS É QUE SORTE EXISTE SIM, TODAVIA TEMOS QUE ESTAR PREPARADOS PARA “AGARRA-LAS COM TODA FORÇA” E APROVEITAR DA MELHOR FORMA POSSÍVEL. HOJE NÃO TENHO MAIS AQUELA SORTE, POREM, TENHO ENSINAMENTOS QUE FICARAM MARCADOS E HOJE EU BUSCO FAZER TUDO DE UMA FORMA DIFERENTE, JÁ PRESTEI UNS 10 CONCURSOS E SEI QUE ESTOU CADA VEZ MAIS PERTO NÃO SÓ DA MINHA APROVAÇÃO MAS DA MINHA POSSE. QUE DEUS ABENÇOE A TODOS

  94. Denyse

    25/06/2020 07:16em07:16

    Excelente texto!!!Obrigada pela mensagem!

  95. josias

    25/06/2020 07:31em07:31

    Artigo muito inspirador,realmente a sorte existe pra quem aproveita as oportunidades ou procura ou procura as mesmas.

  96. Alessandro

    25/06/2020 09:10em09:10

    TEXTO MARAVILHOSO, MUITO MOTIVACIONAL.

  97. Izabel

    25/06/2020 09:24em09:24

    Texto fantástico, obrigada Gabriel pela oportunidade desta maravilhosa leitura.

  98. Gabriella

    25/06/2020 09:33em09:33

    Excelente artigo, Gabriel. Obrigada! Ler essas palavras de perseverança é um ânimo para continuar em busca dos nossos sonhos. Eu acredito que a sorte é a própria pessoa que faz a sua.

  99. Andre

    25/06/2020 10:44em10:44

    Ótimo texto!

    • Marlice

      26/06/2020 14:19em14:19

      Parabéns por compartilhar sábias palavras conosco, concurseiros solitários, mas com garra e determinação.

  100. Guerra

    25/06/2020 12:57em12:57

    GABRIEL GRANJEIRO. INSPIRADOR E REALISTA COMO SEMPRE. EXCELENTE ARTIGO. SOU SEU FÃ.

  101. DENNISE S JANUARIO

    25/06/2020 13:55em13:55

    Parabéns!! É essa a sorte que também acredito ter, desde o meu nascimento já tive muita sorte de ser escolhida por Deus, então sigo cada dia mais confiante de que quando a minha “sorte” chegar, eu estarei preparada para agarrá-la com unhas e dentes!!!! Obrigada GG pelo grande incentivo de sempre! Avante pessoal!

  102. MILLUZ

    25/06/2020 14:20em14:20

    Perfeito!

  103. Leonardo Vidal

    25/06/2020 17:39em17:39

    Muito bom, parabéns pelo o artigo.

  104. Márcia

    25/06/2020 17:48em17:48

    Excelente!
    Cada dia mais apaixonada pela familia Gran que nos inspira e nos motiva nessa caminhada.

  105. felipe da silva araujo

    25/06/2020 19:05em19:05

    Assim como todos outros texto que lhe, esse mais uma vez me levou a uma refleção profunda.

  106. Lindalva Rodrigues Caitano

    25/06/2020 23:19em23:19

    Excelente artigo, foi muito útil e encorajador para mim. Estava meio desanimada, mas com essas palavras me veio a certeza de que jamais devo desistir de estudar para conseguir minha aprovação no meu tão almejado concurso público. Muito obrigada mesmo 👏🏻👏🏻👏🏻

  107. Joao Etelvino

    26/06/2020 17:17em17:17

    Olá Gabriel!!
    Gostei muito texto,concordo com você de que sorte só vem com muito esforço,talvez por eu ter uma certa crença sobre sorte, nao vejo muito por esse lado,a sorte que eu gostaria de ter até hoje não tive,e acho que já desisti de contar com ela,tô seguindo mais como de a do nosso juiz Dr Fábio,acompanhei sua entrevista e me identifiquei muito.
    Ainda não chegou minha vez,mas quem sabe né!!
    Um forte abraço..

  108. Gilvana Soares

    26/06/2020 18:35em18:35

    Obrigada por nos permite lê textos tão enriquecedores. Parabéns!!!!

  109. Gisele Silva Cezar

    26/06/2020 18:36em18:36

    Inspirador, principalmente a quem veio voltar a estudar na dor….

  110. LUIZ CARLOS DE SOUZA

    26/06/2020 21:32em21:32

    Texto simplesmente, SENSACIONAL.
    Riquíssimo em motivações e esclarecimentos.

  111. LUIZ CARLOS DE SOUZA

    26/06/2020 21:33em21:33

    Texto simplesmente SENSACIONAL.
    Riquíssimo em motivações e esclarecimentos.

  112. Welison Lopes

    27/06/2020 19:01em19:01

    Maravilhoso, muiito obrigado Gabriel, com luta e disciplina estou construindo minha sorte.

  113. Elisete

    28/06/2020 01:03em01:03

    Excelente !

  114. Elias Queres de Jesus

    28/06/2020 01:16em01:16

    Excelente reflexão, pois, trata-se da atitude e perseverança para atingir o resultado esperado!
    Parabéns!

  115. Mônica

    28/06/2020 07:38em07:38

    PARABÉNS!! Texto maravilhoso, quanto mais estudamos mais sorte temos.

  116. Rogerio Rocha

    28/06/2020 18:10em18:10

    Muito importante analisar cada situação e encontrar o mérito de quem venceu.

  117. Rogel da Silva

    29/06/2020 15:48em15:48

    Excelente artigo. Muitas vezes até eu me deparo pensando que eu não tenho sorte, que minha estrela não brilha, mas logo faço uma retrospectiva da minha vida e lembro de quantas oportunidades já desperdicei. A importância desse texto, para mim, está na motivação em persistir e não deixar mais que as oportunidades passem sem que eu as aproveite.

  118. Edu Paiva

    29/06/2020 17:39em17:39

    Como sempre, muito enriquecedor seus textos Gabriel! Obrigado!

  119. Cleonice de Brito Lima

    29/06/2020 18:42em18:42

    Texto inspirador! Um deleite de leitura, levo para a vida sua conceituação de sorte, como gênero, no qual estão inseridas duas espécies, a inata e a criada, sendo aquela inerente às circunstâncias da vida, e estas que modificam sua vida a partir da perseverança e do trabalho continuado. Sejamos sujeitos de sorte criada, tendo a perservança como ferramenta de alcance e de realiazação dos nossos propósitos.

  120. Anndreya Milhomem

    30/06/2020 09:19em09:19

    Gabriel, a cada artigo me encho de força e perseverança em seguir com minhas lutas e meus medos, na certeza de que meus sonhos se concretizaram. Sou Gran e vou continuar lutando e em breve uma vencedora que aqui também contará sua vitória. Inspiração pra nossas vidas a sua 🤝🙏🍀Gratidão e que Deus lhe proteja hoje agora e sempre.

  121. Mateus de Sousa Gomes

    03/07/2020 21:25em21:25

    Maravilhoso explica bem a soma de fatores que faz um pessoa alcançar o “sucesso”.O artigo nos convida a sermos mais proativo e a tomarmos a responsabilidade pelo que alcançamos.

  122. Júlia

    04/07/2020 17:40em17:40

    O artigo é inspirador. O argumento é lógico e convincente. Certamente tudo na vida é uma questão de esforços. Em relação à sorte não seria diferente!

  123. JAQUELINE

    05/07/2020 19:38em19:38

    Seus artigos são um bálsamo, uma injeção de ânimo !!! Um excelente trabalho que vem sendo feito !!!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer conquistar a sua aprovação em concursos públicos?
Prepare-se com quem mais entende do assunto!
Comece a estudar no Gran Cursos
Para o Topo