Tempo para todas as coisas

Visualize a imagem a seguir. Você, de muitíssimo perto, está olhando para um quadro sem se dar conta de que ele integra uma enorme instalação, que vai muito além do que você consegue ver. Em seu campo visual limitado, é capaz de enxergar apenas um borrão escuro. Interpreta, então, que o autor do quadro quis pintar um retrato da escuridão. Mas eis que, ao se afastar o suficiente da tela, finalmente nota que aquele borrão é, na verdade, a sombra de uma entre várias árvores, e o retrato mostra um dia ensolarado numa floresta. Com a visão da imagem completa, a arte ganha uma nova dimensão.

Por que propus esse exercício de imaginação? Porque com ele, caro leitor, é possível demonstrar que nem sempre enxergamos, em sua inteireza, a realidade que nos circunda. Para nosso azar, é fácil acreditarmos que a parte corresponde ao todo e que uma situação singular e passageira sintetiza a nossa existência, como se não houvesse nada além do que enxergamos naquele exato instante. E como nos deixamos abalar com isso… Como uma visão parcial da realidade nos faz perder a confiança em nós mesmos e em nosso potencial…

Infelizmente, é muito comum, ao vermos de muito perto a tristeza, passarmos a entendê-la como algo inerente à vida. Da mesma forma, focando apenas a escuridão que, em nossa linha temporal, marcam as falhas pontuais, podemos facilmente generalizar, como se toda a trajetória tivesse sido em breu total. Simplesmente ignoramos os numerosos pontos de luz que vislumbramos em nossa caminhada. É triste pensar que, se nos afastássemos só um pouco do quadro, logo perceberíamos que a vida se insere num campo bem mais amplo, e aquilo que estávamos enxergando como se fosse o todo era apenas um dos vários tempos da nossa existência. É dessa ideia que vem a máxima a inspirar o tema da nossa conversa de hoje: “Há um tempo para todas as coisas.

Os nomes dos meses podem até se repetir, ano após ano, bem como os dias da semana e as horas. No entanto, serão outros meses, outras semanas, outros dias, outras horas. Outro tempo. A combinação desses diversos anos, meses, semanas, dias, horas, minutos e segundos é o que dá origem a uma vida cheia de fases, na qual há um tempo reservado para cada coisa. Você, eu, todos nós, chegamos ao mundo como seres completamente indefesos, bebês a requererem cuidado e atenção praticamente o tempo todo. No início, ingerimos apenas leite e água; meses mais tarde, passamos a consumir comida pastosa e vegetais amassados; só depois – devidamente munidos de dentes –, somos promovidos à fase dos alimentos sólidos. Desenvolvemos coordenação motora, aprendemos a falar, depois a ler e escrever… E é assim que crescemos dia após dia, tornando-nos, etapa após etapa, aptos a realizar atividades antes impossíveis ou complexas demais, chegando ao ponto de superar em quase tudo quem nos ensinou tanto: os nossos pais e mestres.

Cada uma dessas fases é importante a seu modo e, se as pulássemos, ávidos por viver logo a vida, estaríamos correndo riscos desnecessários. Quando bebês, poderíamos engasgar com alimentos mais duros oferecidos antes da hora. Crianças ainda descoordenadas, estaríamos sujeitos a graves acidentes numa atividade inadequada à nossa faixa etária. A vida sempre vai nos pedir paciência. A pressa é, para dizer o mínimo, temerária. Forçar um salto de etapas tem potencial para infligir grande sofrimento.

Você sabia que, no Brasil, um em cada três casamentos termina em divórcio? Ouso dizer que muitos casais tiveram ou têm uma união infeliz simplesmente porque não souberam esperar até estarem prontos para o matrimônio. Não aguardaram o tempo certo para essa conexão contínua. Não tiveram paciência de esperar o necessário para serem bem-sucedidos no projeto de compartilhar a vida um com o outro, e para sempre. Esse dado ilustra como é importante respeitar o tempo das coisas. Nada de queimar etapas.

O tempo é a matéria-prima da existência, e nossa compreensão dele faz toda a diferença quando se trata de realizar sonhos. Tem gente ansiosa porque quer viver um tempo que ainda não chegou. Tem gente rancorosa porque vive o tempo passado, carregando o que já se foi e deveria ficar lá atrás. Há gente sobrecarregada porque tenta centralizar tarefas que já deveria ter delegado e se frustra por não conseguir fazer tudo ao mesmo tempo.

Outro ponto que temos de entender é que a nossa existência é, por natureza, instável. Quem não compreende isso é capaz de, em dias extremamente alegres, enganar-se, acreditando que aquele período pode se estender para sempre e tomar decisões baseadas em um otimismo fantasioso. Analogamente, em circunstâncias tristes, tende a desejar reclusão eterna, achando que a frustração e o desencanto nunca terminarão. Em momentos de entusiasmo, vê-se traçando planos e metas loucamente, talvez além do que é humanamente possível de se fazer. Você já deve ter percebido que, longe desses excessos, o ideal é vivermos um dia de cada vez, com calma e sabedoria. Tudo no seu tempo.

Há tempo para o descanso, que talvez precise ser adiado se você estiver batalhando por um sonho. Há tempo para viver a agitação da juventude, que também pode ser um pouco postergado se o momento é propício a esse tipo de sacrifício em troca de um grande avanço rumo àquele mesmo sonho. Há tempo certo para largar, deixar ir, abrir mão, assim como há para segurar, abraçar, reter. Só não há tempo a perder. Ser negligente com o tempo NÃO é uma opção, leitor amigo, pois ele jamais volta. Para aproveitá-lo bem, temos de saber a hora de dizer sim e a hora de dizer não, mesmo nas decisões mais difíceis, justamente as que demandam maior esforço de nossa parte.

Por isso, um alerta: não adie o que deve ser feito hoje, tampouco faça as coisas de qualquer jeito e açodadamente. Faça o que precisa ser feito exatamente quando tem de ser feito. Não se culpe ao sentir, por exemplo, que não está dedicando às pessoas que ama o tempo que gostaria. Reflita objetivamente: talvez você esteja agindo errado, ou talvez esteja sendo coerente com o seu tempo; afinal, há momentos em que ficamos menos presentes por pura imposição da vida. Assim como um filho um dia sairá de casa em definitivo, para se dedicar aos próprios projetos, haverá períodos de distanciamento temporário, quando ele precisará se isolar um pouco para se desenvolver como indivíduo. Isso não faz dele um filho ingrato ou menos amoroso. Essa fase também passará um dia, e uma família saudável, sabendo disso, compreenderá as ausências.

Ah! E tenha paciência. Calma e tranquilidade permitem perceber a vida, as delicadezas do tempo. Sem paciência, incorremos no erro crasso de não notar as coisas que precisam ser notadas. Perceber a singularidade da existência é algo raro, assim como depositar a alma – tudo aquilo que faz sentido – nos gestos mais simplórios. Como nos ensina Rubem Alves, “existem coisas que são mais que coisas… são coisas que nos fazem lembrar”. Atento a isso, costumo dedicar minha absoluta atenção a momentos frívolos e cotidianos, que, assim, ganham mais significado e importância. Quando, por exemplo, chego à empresa ou entro em casa, faço questão de sentir minha alma vindo junto. Isso dá outra dimensão ao que poderia ser encarado como mera rotina, que se converte em senso de propósito ou de dever cumprido.

Em resumo: um momento não representa toda a sua existência. Pode ser que hoje estejamos todos vivendo um tempo difícil – quem não está enfrentando algum tipo de restrição, não é? –, mas vai passar. A pandemia de covid-19 nos pegou de surpresa e impôs situações sem precedentes na história recente. É um tempo estranho, diferente, complicado, mas é o tempo do agora. Se, para você, tem sido tempo de chorar, chore, mas sem perder de vista que uma hora será preciso enxugar as lágrimas e seguir em frente. Se tem sido tempo de lutar, então lute, mas ciente de que uma hora terá de buscar a paz. Cada coisa no seu tempo; cada dia trazendo uma nova oportunidade; cada instante compondo uma raridade; cada respirar, uma dádiva.

Espero encontrar você em um Gran Dicas ou, quem sabe, já na comemoração pela posse no cargo dos seus sonhos, tão logo retornemos ao tempo de abraços, de calor humano, das demonstrações de afeto pelas quais o brasileiro é conhecido e admirado. Vai acontecer. As coisas vão voltar ao normal. Tudo passa, no tempo certo.

Entendido?

Se você chegou até aqui, gostaria de lhe pedir um favor: comente abaixo dizendo o que achou do texto. Foi útil? Não foi? Ajudou? Não ajudou? Seu feedback é muito importante!

“Para tudo há uma ocasião, e um tempo para cada propósito debaixo do céu:
tempo de nascer e tempo de morrer, tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou,
tempo de matar e tempo de curar, tempo de derrubar e tempo de construir,
tempo de chorar e tempo de rir, tempo de prantear e tempo de dançar,
tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntá-las, tempo de abraçar e tempo de se conter,
tempo de procurar e tempo de desistir, tempo de guardar e tempo de lançar fora,
tempo de rasgar e tempo de costurar, tempo de calar e tempo de falar,
tempo de amar e tempo de odiar, tempo de lutar e tempo de viver em paz.”
Eclesiastes 3:1-8

 

Mais artigos para ajudar em sua preparação:

 

Gabriel Granjeiro – Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online. Vive e respira concursos há mais de 10 anos. Formado em Administração e Marketing pela New York University, Leonardo N. Stern School of Business. Fascinado pelo empreendedorismo e pelo ensino a distância

Quer conquistar a sua aprovação em concursos públicos?
Prepare-se com quem mais entende do assunto!
Comece a estudar no Gran Cursos

Notícias Relacionadas

Gabriel Granjeiro
Gabriel Granjeiro
Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online
180 Comentários

180 Comentários

  1. Fábio

    15/06/2020 18:01em18:01

    Excelente reflexão!

    • Fernanda Pessoa

      15/06/2020 18:25em18:25

      Lindo texto!! Foi muito útil, principalmente nos dias atuais.

      • Lulusil2va1

        15/06/2020 21:48em21:48

        “Esse dado ilustra como é importante respeitar o tempo das coisas”
        Pois á etapas na vida que não podemos deixar de viver! pois momentos e convivência é que traz oportunidades
        Para nossa vida,e aprimoramentos nos nossos conhecimentos..

        • Andréia Maria Da Silva

          15/06/2020 23:44em23:44

          Muito lindo, me fez refletir “Quando temos sonhos temos vida, não importa o tempo que custará, a certeza é o tempo certo chegarar.”

          • Allan

            16/06/2020 13:01em13:01

            Maravilhoso texto para se refletir sobre o que queremos e o que não podemos. É uma auto-avaliação do nosso viver. Um texto com profundidade e emoção. Parabéns Gran cursos.

        • Neide Landim

          16/06/2020 08:25em08:25

          Lindo texto!!!!
          Uma reflexão maravilhosa no momento tão dificil que todos estamos vivendo…
          Foi muito util. Amei..😘😘😘😘

      • Rafael Ferreira de Mello

        16/06/2020 09:25em09:25

        Muito bom o texto, obrigado por compartilhar. Nós faz pensar, refletirmos e ver q nada é por acaso e nem pode ser forçado.
        “Forçar um salto de etapas tem potencial para infligir grande sofrimento.” Essa parte me chamou muito a atenção. Negligenciei certa etapa da minha vida e pulei etapa tbm, com isso, me deparei c grandes sofrimentos. Mas, vms pra cima do problema e tentar resolvê-los. Obrigado Gabriel, obrigado Gran.

    • Thalita

      16/06/2020 11:32em11:32

      Estamos vivendo um tempo plural -coletivo/reclusão- e singular -individual/redescobertas-. São as estações, e nelas, uns frutificam outros não. Assim como as árvores, tem o seu tempo.

      Hoje, de forma pessoal, achei IMPORTANTE a leitura desse texto com essa abordagem: “Tempo para todas as coisas” e o exercício para enxergar a vida num todo! Que acalento!

      Gratidão!

      Continue firme em sua ESSÊNCIA, assim irá influenciar/inspirar cada vez mais vidas/histórias!

    • Eliane

      16/06/2020 11:42em11:42

      Bom dia! Gratidão. Tempo para tudo! Amei o texto.

    • Valdemar Jardim Gomes

      16/06/2020 15:45em15:45

      Texto fantástico atual, tudo a haver com esse momento, inteligência invejável, parabéns pelo texto.

    • AMANDA ARAUJO LEITE

      16/06/2020 16:03em16:03

      Eu precisava ler este texto perfeito, gratidão gran cursos por ser sempre incentivo! tudo passa e tudo tem seu tempo!

    • carla

      17/06/2020 07:50em07:50

      Que Reflexão maravilhosa. que Deus o Abençõe grandemente. Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.

      Eclesiastes 3:1

    • Ângelo Fernandes

      18/06/2020 22:05em22:05

      Boa noite a todos.
      Muito interessante e sábio!

    • scherlane

      21/06/2020 21:26em21:26

      Obrigada. Essa palavra é muito profunda.

    • Alessandra Conceição Silva Figueredo

      27/06/2020 04:26em04:26

      Obrigada pelo apoio, pelo carinho nesse tempo dificil em que vivemos.Através desse lindo texto me sinto contagiada pelo incentivo, ter força e seguir em frente…Rumo ao meu objeto.

  2. Rose Oliveira

    15/06/2020 18:03em18:03

    Maravilhoso texto. Vou guardá-lo para sempre. Parabéns e obrigada

  3. Bruno Almeida

    15/06/2020 18:07em18:07

    Gratidão pelo texto! Chegou num momento em que acabo de pedir por alguma orientação! Parabéns pela escrita e pelo excelente trabalho a frente do Gran!

    • RUTELEIA

      16/06/2020 05:11em05:11

      Foi útil. Obrogada pelos maravilhosos e motivadores textos 🙂

  4. Sabrina

    15/06/2020 18:08em18:08

    Maravilhoso, Gabriel! Como eu precisava ler isso. Obrigada pelo artigo.

    • Celma Regina Conceição Queiroz

      15/06/2020 19:00em19:00

      Glória ao Deus de Israel!
      Que o Eterno de Israel continue te abençoando!
      Shalom!

      • Aldeane

        21/06/2020 10:59em10:59

        Nossa!
        Me deliciei ao percorrer as linhas. Muito bom, nos faz pensar em todas as áreas que compõem cada âmbito de nossa vida. A passagem Bíblica no qual “percorreu” todo o texto foi um feixo excepcional.

  5. Jeane Costa

    15/06/2020 18:11em18:11

    Ola, sempre inspirador os textos motivacionais,me fazendo ter paciência para Viver estes dias de batalhas, contra este inimigo invisível.
    Gratidão…

    • Alberto

      15/06/2020 18:44em18:44

      Que texto incrível obrigado pelas palavras é de fato mt interessante e reflexivo

  6. Andre

    15/06/2020 18:12em18:12

    Excelente texto!

  7. Maria

    15/06/2020 18:12em18:12

    Maravilhoso! Ontem tive uma crise de ansiedade. Precisava ler este texto!

    • Adriana Pereira de Melo

      21/06/2020 18:56em18:56

      Ah Que lindo texto! Obrigada por inspirar. Serei grata!

  8. Mônica

    15/06/2020 18:12em18:12

    Muito bom, engraçado que era a coisa que estava refletindo minutos antes do artigo: tempo. Às vezes nos sentimos pressionados por ele, estudo há alguns anos para concursos, digamos que não peguei a melhor época para isso e acaba batendo aquele desespero de leves de vez em quando, nos pressionamos e as pessoas a nossa volta também. Porém, é isso… Há tempo para tudo, devemos vê-lo com bastante sabedoria.

  9. Gláucio de Assis Bandeira

    15/06/2020 18:17em18:17

    Ótima mensagem que recebi num momento bem difícil que estou vivendo. Obrigado, Deus abençoe.

  10. Richard Mubarak

    15/06/2020 18:17em18:17

    Sempre tenho lido seus texto, Gabriel Granjeiro e, me surpreendido, com a profundidade da mensagem neles contidas. Muito bom. Parabéns! Ass.:Richard Mubarak.

  11. Marcelo Girardi

    15/06/2020 18:23em18:23

    Li somente verdades! Um dia estarei aí em Brasília dando o depoimento da vitória!

  12. Maicon Cardoso Bernardes

    15/06/2020 18:26em18:26

    Como todos os outros artigos publicados sempre nos traz uma palavra de alento, ajuda essa que é necessária para pessoas que ainda buscam seu propósito, a incerteza do futuro nos preocupa, mas sabendo que Deus tem um plano para cada um dos indivíduos é que nos conforta, alcançaremos nosso objetivo se nos mantermos na rota e com o pensamento elevado, mantendo a fé e a esperança. E suas reflexões nos ajudam bastante.

  13. Isabella Beatrice

    15/06/2020 18:26em18:26

    Inspirador esse texto, era tudo que eu precisava ouvir nesse momento para acalmar meu coração. Muito Obrigada!

    • Eliana de Andrade Lima

      16/06/2020 16:57em16:57

      Você sempre tem uma palavra de força. O livro ecesiastes é o livro da sabedoria parece confirmado tudo que ouvir hoje na palavra do dia. Obrigada você é inspiração de Deus. Meu amigo é difícil trabalhar como professora contratada e estudar para concurso aos 50 anos de idade. Queria ter a graça de descansar após o trabalho. Mas a palavra de hoje diz que o tempo agora é de plantar.

  14. Rivelino Barros

    15/06/2020 18:28em18:28

    Muito importante

  15. Jussara Dos Reis Mendonça de Souza

    15/06/2020 18:48em18:48

    Foi reconfortante, transformar o que é velho em novo, ser forte precisa de poda e de adubo, por isso que os estudos são os nossos adulbos diários, Deus abençoe a educação.

  16. Yasmin Ribeiro Araujo

    15/06/2020 18:51em18:51

    Realmente muito bom esse texto, abre nossos olhos para o agora.

  17. Edilene

    15/06/2020 18:56em18:56

    Amei a reflexão.Parabéns

    • Sabrina Mariana dos Santos

      18/06/2020 09:28em09:28

      Maravilhoso texto. Emocionei. Sei lá… Identifiquei com tudo. O que precisava ler e refletir.

  18. Jair Francisco da Veiga

    15/06/2020 18:59em18:59

    Olá Gabriel,

    Seu texto acima foi útil sim. Tudo no tempo certo. As leis da natureza nos ensinam isso. Não é no meu, no seu tempo. É no tempo que tem de ser, do criador. Paciência e sabedoria são fundamentais para apreciar e saborear cada fase da vida. Nossa rotina acaba nos envolvendo num mecanicismo rígido e alienante. Não encontramos tempo para olhar o próximo que nos clama por uma palavra amiga, para um gesto de gratidão com os pais, amigos e pessoas que nos querem bem. Trazendo o foco para a preparação para os estudos, entendo que o texto nos leva a refletir e entender que temos outras facetas e papéis a desempenhar na vida. Dedicação, ânimo, persistência no propósito e o resultado virá. No tempo certo.

    • Sara

      18/06/2020 15:20em15:20

      Lindo o texto! Vou guardar para ler sempre.
      Deu vontade de chorar…

  19. Silvana Ribas

    15/06/2020 19:06em19:06

    Muito obrigada por essa linda mensagem. Ainda vou testemunhar a minha trajetória quando alcançar o meu objetivo. Não tem sido nada fácil. Mas não vou desistir. Vou conseguir em nome de Jesus.

  20. Patrícia Regina da Silva Thomaz

    15/06/2020 19:06em19:06

    Gabriel, adoro seus textos, sempre direito.

  21. ROSEMARA PRESTES

    15/06/2020 19:09em19:09

    Lindo texto, sempre leio, é inspiração, e acalento para alma. Muito obrigadaaa!

  22. Mychelinne Alvim

    15/06/2020 19:28em19:28

    A sabedoria da segunda com os artigos do Gabriel:)

    Realmente, para tudo há um tempo determinado. Convém-nos discernir os tempos, e passar por eles com paciência.

    • Josiérika

      15/06/2020 21:45em21:45

      Gratidão pelo maravilhoso texto!

  23. Meliza

    15/06/2020 19:40em19:40

    Comecei a ler o texto pensando “vou ler bem rápido para não perder tempo”. E olha só que surra bem dada que o texto me deu! Hahaha obrigada por isso! Excelente!

  24. Everton Ribeiro de Carvalho Costa Abreu

    15/06/2020 20:11em20:11

    Texto muito entusiasmante, renovou minhas forças e fez voltar ao meu foco! Grato!

  25. Sônia

    15/06/2020 20:36em20:36

    Maravilhoso o texto, nos leva a refletir o momento que estamos vivendo.

  26. Maari

    15/06/2020 21:02em21:02

    Texto maravilhoso, sensato e ao mesmo tempo reconfortante! Gratidão Gabriel pelas sábias palavras.

  27. Eisete Santos Florêncio

    15/06/2020 21:14em21:14

    Excelente reflexão ! Parabéns ! Foi muito gratificante

  28. Eisete Santos Florêncio

    15/06/2020 21:15em21:15

    Muito lindo

    • Edna souza

      17/06/2020 20:56em20:56

      Uma Reflexão muito boa para os momentos difíceis quê estamos passando e garanto quê nos acompanhará por toda eternidade, muito agradecida pelo texto.

  29. Eisete Santos Florêncio

    15/06/2020 21:16em21:16

    Sensacional

  30. Eisete Santos Florêncio

    15/06/2020 21:17em21:17

    Tempo para tudo ! Nunca devemos desistir

  31. Gerle Adriano C. Pereira

    15/06/2020 21:50em21:50

    maravilhosa reflexão
    ótimo ótimo…..

  32. Gerle Adriano C. Pereira

    15/06/2020 21:52em21:52

    grande reflexão…

  33. Edilaine Bonato

    15/06/2020 21:55em21:55

    Mais um texto maravilhoso e gratificante, Gabriel! Amo Eclesiastes 3:1-8 e todas as vezes que me vejo querendo “atropelar” o tempo, paro, e medito nessa Palavra. Então, logo volto à realidade. Mas esse amadurecimento espiritual só me veio após passar pelo deserto… Mas graças a Deus, a fase da meninice passou e agora estou desfrutando do tempo que o Pai me dá a cada dia! É como Jesus, que é Homem e Deus, nos ensina: não se preocupem com o dia de amanhã,pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal. (Mateus 6:34)

  34. Fabiana

    15/06/2020 22:02em22:02

    Acabei de enviá-lo para um amigo (que por coincidência também se chama Gabriel)… não poderia ter vindo em melhor hora!! Como é incrível o poder das palavras em nossas vidas… obrigada por ser luz em um mundo tão escuro!!

  35. Guilherme Figueiredo

    15/06/2020 22:24em22:24

    Sensacional. Vem como um soco na nossa ansiedade. Mostra que precisamos ser mais calmos e que tudo vai acontecer se mantivemos a persistência.

  36. Dieri Silva

    15/06/2020 22:53em22:53

    Talvez um dos maiores desafios da nossa vida seja entender a importância de saber gerenciar o tempo para fazer o que precisamos para alcançar nossos sonhos, sem, no entanto, abrir mão do que (ou quem) é importante para nós no momento presente. Estar inteiro em cada fase da vida faz parte de um processo de constante aprendizado e crescimento.

  37. Mauro da Silva Neves

    15/06/2020 23:13em23:13

    Gabriel, eu estava com uma enorme preguiça de ler, porém comecei a leitura e parece que repentinamente fui abduzido pelo texto. Esse texto é universal, aplica-se a todos, é valioso na orientação à reflexão de nossa própria existência.
    O texto está sendo útil em cada letra, palavra ou frase, é um fonte conhecimento sobre a vida de nós mesmos.
    Muito obrigado por compartilhar!

  38. Priscila

    15/06/2020 23:25em23:25

    Lindo texto, sabedoria de Deus.

  39. Wendel

    16/06/2020 00:22em00:22

    Inspirador, motivador e muito reflexivo.

  40. Ana

    16/06/2020 01:56em01:56

    Que maravilha e sensatez de texto !! Foi a minha necessidade, amei !

  41. Simone

    16/06/2020 03:06em03:06

    Bom dia Gabriel. Adorei seu texto. Vi hoje cedo em meu e-mail informando sobre seu texto. Guardei para leitura que acabei de concluir. Você parece uma pessoa daquelas as quais gostaríamos de conviver pessoalmente…mas essa convivência digital que você proporciona é grandiosa e poderosa. Lindo texto. Reflexívo e amoroso pela vida em sua plenitude. Obrigada.

  42. LEONARDO BARBOSA

    16/06/2020 06:17em06:17

    Olá! Bom dia, ótimo texto. Não é atoa que estou gostando muito do curso.

  43. Ari Oliveira

    16/06/2020 07:01em07:01

    GG, você sempre faz ótimos textos. E este veio exatamente no tempo aproprioado.

  44. josimar de araujo ribeiro

    16/06/2020 08:43em08:43

    tempo para tudo , maravilha de texto , tudo que é para nosso crescimento , edificação e esperança de futuro , seja bem vindo a porta da nossa vida , e que o tempo nos leve onde temos que está

  45. Nathaniely Heliany Costa

    16/06/2020 08:48em08:48

    Ótimo texto, super me identifiquei. Muito obrigada.

  46. LUANA OLIVEIRA VITAL BARROS

    16/06/2020 08:55em08:55

    Que texto incrível e motivador! Vale a pela reler todos os dias antes de estudar. Parabéns e obrigada por essa mensagem de paz!

  47. Prisciliana Lisboa Nunes

    16/06/2020 09:07em09:07

    Linda reflexão, ótima passagem bíblica. Amém!

  48. Cláudio Coelho

    16/06/2020 09:11em09:11

    Grande sabedoria!!

  49. Paula

    16/06/2020 09:27em09:27

    Obrigada.Muito bom.

  50. Jadhiel

    16/06/2020 09:55em09:55

    Excelente reflexão, revigorante!

  51. Getúlio

    16/06/2020 10:09em10:09

    Tem o meu respeito, texto edificante.

  52. Nicole

    16/06/2020 10:09em10:09

    Lindo texto. Se encaixou perfeitamente para o que ando enfrentando (não só as dificuldades relacionadas à pandemia, mas também em relação à depressão). “Tudo no seu tempo”. Obrigada amigo!

  53. JNELSON

    16/06/2020 11:06em11:06

    Fascinante o texto, porém aquele que está ciente dos momentos de cada tempo de sua vida, nunca deve deixar outrem tomar as rédeas dela em seu nome; viva a vida aperfeiçoando-se a cada dia e com uma rotina básica onde você sabe que está vivendo e não a vida passando por você… Lembre-se a pandemia sempre foi desculpa dos fracos; se tens uma vida profícua terás segurança a vida toda!!! É nóis Gran Cursos; tudo à aqueles que fazem a vida ser diferente pela educação… Parabéns à Equipe…

  54. Ariane Maximiano

    16/06/2020 11:10em11:10

    EXCELENTE TEXTO!!! FALOU COMIGO!!! GRATIDÃO!! DEUS O ABENÇOE E PROSPERE A OBRA DAS SUAS MÃOS!!!

  55. Esdras

    16/06/2020 11:13em11:13

    Muito bom! Deus o abençoe!

  56. barbara magno

    16/06/2020 11:35em11:35

    Texto maravilhoso! Os parabéns ao ser tão iluminado que escreveu tão belas e impactantes palavras! Totalmente útil, uma baque de realidade para os que ainda não se encontraram, ou vivem outrora.

  57. barbara magno

    16/06/2020 11:35em11:35

    maravilhoso! Os parabéns ao ser tão iluminado que escreveu tão belas e impactantes palavras! Totalmente útil, uma baque de realidade para os que ainda não se encontraram, ou vivem outrora.

  58. Rosa

    16/06/2020 11:57em11:57

    Obrigada pelo texto acima, foi “pra mim escrito”, veio no momento que estou precisando ler texto de incentivo, tempo sendo mãe, cuidando da casa, dividindo tarefas com o marido, estudante do Gran Cursos para Concurso, e, fazendo esforço de cuidar da minha saúde mental e física. Um tempo que estou a cada dia refletindo exatamente sobre aceitar, respeitar e praticar o equilibrio em tudo que faço e falo.

  59. Rogério França

    16/06/2020 12:16em12:16

    lindas palavras que com certeza, nos faz refletir sobre a a vida, e ter paciência nem nossos projetos.

  60. Laís Júlio

    16/06/2020 12:19em12:19

    Parabéns pelo texto maravilhoso! Ajudou-me a acalmar o coração. Gratidão!!

  61. ALLANE MELO

    16/06/2020 12:20em12:20

    BELA REFLEXÃO.

  62. MAURICIO DA SILVA

    16/06/2020 12:21em12:21

    Muito Bom texto!
    Sinceramente estou desanimado, por conta dessa Pandemia e devido aos acontecimento no País, onde estão colocando a CF no lixo, o direito sendo sufocado pelo arbitrarismo, sinceramente estou desanimado,Não estou mais com tanta vontade de conseguir a “sonhada carteira da OAB”, desanimei geral. Mas não posso deixar de elogiar o texto acima que é muito motivador. Parabéns, eu vou tentar seguir, não está fácil, e até porque fiz inscrição anual pra OAB.Deus nos abençoe e nos proteja. Tudo passa, até uva passa!!!

  63. Flavia C Santos

    16/06/2020 12:26em12:26

    Excelente reflexão. Me tocou profundamente. Deus abençoe essa equipe maravilhosa.

    • LUCAS HENRIQUE MOURA GONCALVES

      16/06/2020 17:57em17:57

      Mais que perfeito, ouso dizer que até são palavras Celestiais. Obrigado, obrigado mesmo.

  64. Débora Karine

    16/06/2020 12:26em12:26

    Excelente reflexão e muito especial pra mim! Achei tão incrível porque ao ler sobre o tempo para todas as coisas e imaginar o atual momento em que vivemos de reclusão, involuntariamente talvez mecanismo meu pra tentar não ficar triste comecei a me ver no Gran dicas e posteriormente dando meu depoimento na minha aprovação e ao final do texto você fala sobre isso… a sensação foi surreal… Obrigada, obrigada, obrigada! Deus te abençoe e toda a família Gran..

  65. Cristiane Alves

    16/06/2020 12:33em12:33

    Obrigada! Fortalecedor!

  66. Marcio

    16/06/2020 12:34em12:34

    Texto enriquecedor!

  67. Jonas Gonçalves

    16/06/2020 14:00em14:00

    Este texto deixou uma mensagem clara de que na vida tudo é um ciclo, mas nossas ações respeitando o tempo determinara a continuidade no mesmo ciclo ou finalmente a chegada de um ciclo de realizações continuas. Obrigado Gabriel, pela excelente reflexão!

  68. Taiza Campos Vieira

    16/06/2020 14:23em14:23

    Show de bola! Texto motivacional nós ajuda a dar uma desacelerada e acalmar o espírito.
    Parabéns!!!!

  69. MARIA GENAILDE MOREIRA BRASILEIRO

    16/06/2020 14:31em14:31

    Parabéns pelo texto. Excelente, sábias palavras. Deus continue te inspirando , Gabriel , para escrever com tanta magnitude. Abraços.

  70. Nayara Figueiredo

    16/06/2020 14:41em14:41

    Excelente reflexão, quantas vezes não sofremos por simplesmente não saber esperar o tempo certo de cada coisa? Quantas vezes não tomamos decisões precipitadas por pura ansiedade, e assim adiamos a vontade de Deus em nossas vidas?Cada decisão traz suas consequências. Não é a toa que somos alertados a esperar o tempo certo e aproveitar cada fase da vida, esse mandamento é para nosso próprio bem, e isso se refere a TODAS as áreas da nossa jornada.

  71. Gustavo Carvalho

    16/06/2020 14:52em14:52

    Excelente texto. Reflexão oportuna, renovadora de esperanças e que nos leva a valorizar adequadamente a vida e seus distintos momentos. Obrigado!

    • Raquel

      17/06/2020 07:44em07:44

      Parabéns Gabriel! Pelo dom maravilhoso que nosso Deus lhe deu no uso das palavras. Reflexão magnífica e bastante útil . 👏👏 Que Jesus te abençoe.🙌

  72. Vanessa Ortiz Hemann

    16/06/2020 14:53em14:53

    O texto mais coerente e inspirador que li hoje, parabéns!Os dias têm sido muito difíceis, desafiadores, uma nova rotina que nos cerca de inseguranças, e saber lidar com o tempo e suas especificidades é muito desafiador também, porém é uma forma de acalmar o coração, e viver uma coisa de cada vez, dia pós dia.
    Gratidão por compartilhar teus pensamentos e palavras de apoio e conforto.

  73. ANA LUCIA ZAMPERLIN DE MORAES

    16/06/2020 15:14em15:14

    Amei o texto. Muito obrigada!

  74. Daniel Cardoso

    16/06/2020 15:53em15:53

    Refrigerou minha alma em ebulição; Serenou minhas ideias pessimistas; Armou-me com coragem. Gratidão Gabriel.

  75. AMANDA ARAUJO LEITE

    16/06/2020 16:05em16:05

    EU PRECISAVA LER ESTE TEXTO HOJE, OBRIGADA GRAN CURSOS POR SER SEMPRE INCENTIVO NAS HORAS VAGAS E DIFICIEIS, ISSO QUE ME DÁ ALENTO E FORÇA PRA PERSISTIR NA CAMIHADA RUMO A CARREIRA QUE QUERO SEGUIR, GRATIDÃO E OBG POR SER INSPIRAÇÃO , TUDO TEM SEU TEMPO OPORTUNO PARA CADA COISA!

  76. Sueli Moraes

    16/06/2020 17:04em17:04

    Excelente texto! Explanou maravilhosamente bem o texto de Eclesiastes no contexto atual da nossa história. Somado aos nossos objetos a serem alcançados nesse mundo de concurseiros, nos motiva a continuar essa jornada árdua.

  77. Erick Rodrigues

    16/06/2020 17:32em17:32

    Texto inspirador em momentos como este que passamos, nos reanima, e nos faz ter novamente a visão de que precisamos viver o presente da melhor forma possível, em coisas simples do dia a dia.

  78. Sulamita Santos

    16/06/2020 18:07em18:07

    Muito bom e motivador o texto! É uma verdade irrefutável que existe tempo para tudo, e nem sempre o nosso tempo é o tempo do outro. Algumas pessoas conseguem alcançar suas metas quando bem jovens porque esse era o tempo delas. Outras talvez tenham q esperar mais… mas tudo virá na hora certa, e talvez se acontecesse antes não seria tão valorizado!! Por isso precisamos ter paciência, e aprender a valorizar cada instante de nossas vidas. O resto é consequência…

  79. Ariana Medeiros

    16/06/2020 18:57em18:57

    Muito Obrigada!!! Gratidão!!! 🙂

  80. kaue

    16/06/2020 21:18em21:18

    Excelente reflexão! Muito obrigado!

  81. Rosane Reis

    16/06/2020 21:35em21:35

    Que texto cheio de Luz!Palavras tão sábias que acalmam a alma.
    Gratidão por compartilhar um texto tão edificante.

  82. THALITA MAGALHAES MARRA

    16/06/2020 22:03em22:03

    Adorei! A gente só precisa respeitar o tempo…

  83. Isadora

    16/06/2020 22:30em22:30

    Muito inspirador, fiquei emocionada! Obrigada pelo texto, veio em tempo certo.

  84. sonatha de c.b. falleiro

    17/06/2020 00:10em00:10

    muiiiiito de Deus!!!!

  85. Jefferson

    17/06/2020 04:35em04:35

    Há um tempo para todas as coisas.”

  86. Daniele

    17/06/2020 07:14em07:14

    Que texto maravilhoso, o que estava precisando ouvir neste período complicado. Me ajudou muito! Obrigado.

  87. FLÁVIA DE CASTILHO VIEIRA DA SILVA

    17/06/2020 07:35em07:35

    Deus é bom o tempo todo, e o tempo todo ele é bom! Esse texto de Eclesiastes, fala exatamente o momento em que estamos passando, e é muito pertinente, o Gran Cursos me ensina a cada dia não desistir dos meus sonhos, obrigada a cada um que contribui para a nossa vitória, vocês tem muita responsabilidade e compromisso com seus alunos! isso não tem preço! Agradeço a Deus por escolher o curso certo para a minha aprovação! Eu sou Gran!

  88. Raquel

    17/06/2020 07:42em07:42

    Parabéns Gabriel! Pelo dom maravilhoso que nosso Deus lhe deu no uso das palavras. Reflexão magnífica e bastante útil . 👏👏 Que Jesus te abençoe.🙌

  89. Celio Matos

    17/06/2020 09:07em09:07

    Cara, você escreve muito bem! Uma reflexão inspiradora, completa e muito abrangente em todos os aspectos da vida. independente do contexto que se vive, é possível refletir nesse texto e se sentir confortado.
    Obrigado!

  90. Amanda

    17/06/2020 09:54em09:54

    Linda reflexão, estava precisando.

  91. matheus andrade

    17/06/2020 16:24em16:24

    Ajudou-me bastante, lindo texto.

  92. Wítalo Cruz

    17/06/2020 17:38em17:38

    Meu Deus, que texto lindo e marcante para a minha vida e de todos aqueles que tiraram ou irão tirar um tempo para ler. Obrigado, Gabriel, por sempre compartilhar conosco suas excelentes reflexões que nos inspiram cada vez mais.

  93. Luciano Lino

    17/06/2020 20:15em20:15

    Obrigado Gabriel.
    Foi muito muito bom, parabéns.

  94. Elza Maria

    17/06/2020 20:27em20:27

    Hoje, estava me sentindo tão desanimada…. pensando se realmente vale a pena todo o esforço que faço “todos os dias” para estudar. Terminei os estudos mais cedo e fui fazer uma caminhada para distrair um pouco a mente e durante a caminhada reafirmei para mim mesma “várias vezes” que eu vou conseguir e tudo isso vai passar… O texto é extremamente motivador, uma das coisas que está me ajudando bastante é saber que sempre posso contar com essas reflexões que são de grande valia. Um passo por vez, um dia após o outro e com certeza chegará o tempo de colher. Obrigada

  95. daniel R.

    17/06/2020 20:34em20:34

    Lindo texto palavras que chegam para dar forças a um sonho justamente em tempos em que a dúvida consegue enfraquecê-los.

  96. lorena larissa

    17/06/2020 20:47em20:47

    Boa noite ! maravilhoso texto, cada coisa no seu tempo !

  97. lorena larissa

    17/06/2020 20:50em20:50

    Boa noite ! maravilhoso texto, cada coisa no seu tempo !

  98. Calina

    17/06/2020 21:28em21:28

    Excelente reflexão, mas pura verdade.

  99. CHARLON

    18/06/2020 00:14em00:14

    MOTIVADOR !!!!!!!!!!!

  100. Joao Etelvino

    18/06/2020 09:44em09:44

    Olá Gabriel bom dia!!
    O texto de hoje veio muito a calhar,é preciso ter coragem para encarar os fatos,não vivemos um momento bom,mas temos que seguir em frente em busca dos nossos sonhos!!
    Eu,particularmente estou tentando atravessar esse tempo difícil,mais não perdoe a esperança de um dia conseguir chegar onde eu quero,que é me tornar um funcionário público.
    Estou esperando o meu tempo chegar,mas,tá demorando demais….

  101. Laura

    18/06/2020 10:25em10:25

    Pude sentir como se ouvisse o eterno dizendo: estou com você em todos os tempos e farei que compreenda qual o tempo certo para cada propósito. Esse texto é inspirador/acalentador! Gabriel, deixa Deus te usar sempre!

  102. Eleonora

    18/06/2020 10:40em10:40

    Excelente. Na hora certa, tempo certo!! Parabéns, e obrigada!!
    Sucesso!!

    • Denise Paes

      18/06/2020 23:55em23:55

      Esse texto é para mim,um choque de realidade.
      Me emocionei muito,que sabedoria maravilhosa,que vem de Deus.
      Muitissimo obrigado,eu estava precisando dessas palavras,agora vou com mais fé,foco, e muita dedicação, e com Deus no comando, sempre, em busca de meus sonhos.

  103. Vanilda Melo

    18/06/2020 14:27em14:27

    Incrível, estava neste momento enviando uma mensagem a uma amiga que iria se casar e adiou, com a reflexão:”Há um tempo certo para cada propósito debaixo do céu”. Abri o Gran para estudar e olha o que me aparece!

  104. Alessandra

    18/06/2020 14:34em14:34

    Nossa… esse texto veio na hora certo, era o que precisava ouvir!!! Deus abençoe!

  105. José Aldair de Maria Xavier

    18/06/2020 18:20em18:20

    perfeito!!

  106. Natalia Basilio Ventura

    18/06/2020 19:08em19:08

    Nossa esse texto foi a melhor coisa depos da Biblia que eu poderia ter lido,estou muito emocionada,porque estou em um processo de estudos para o Enem e já tenho 33 anos,voltei a estudar o ano passado só pra tirar o certificado do Encceja,passei hoje estou uma etapa diferente em um nivél mas alto em que da muita insegurânça porque as vezes olho para as minhas limitacões e isso me deixa insegura trabalho o dia todo em casa de família mas que 8 horas por dia,depos vou estudar mas é muito cansativo,já pensei várias vezes em desistir,falei pra Deus que eu não consigo.
    Hoje lendo esse texto renovo minhas energias e acredito que Deus tem um novo tempo pra minha vida te agradeço do fundo do meu coração,ontem vi um video de um rapaz entrevistando uma Juíza que foi empregada doméstica assim como eu,como aquilo me animou obrigada Deus abençoe

  107. CHRISTYAN

    18/06/2020 20:37em20:37

    EXCELENTE REFLEXÃO! EM TEMPOS DE DESORDEM, ESSE TEXTO TRÁS UM ÁLIBI AO LEITOR QUE ESTÁ SEDENTO EM PARA ALGO QUE O MOTIVA A VISLUMBRAR FORA DO QUATRO NEGRO E LIMITADO DE UMA PERSPECTIVA. PARABÉNS!

  108. karla isabella de lima osias

    18/06/2020 21:59em21:59

    Muito realista e objetivo o texto! Pontualmente, marcou em muito nas minhas reflexões atuais!

  109. Ângelo Fernandes

    18/06/2020 22:08em22:08

    Boa noite a todos.
    Muito interessante e sábio!

    • Liliane Rodrigues

      20/06/2020 08:31em08:31

      que linda reflexão,estava precisando ouvir isso!!!!

  110. Dilma

    19/06/2020 01:28em01:28

    Texto belíssimo.Amei👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼 Há de fato um tempo para cada coisa

  111. patricia nascimento

    19/06/2020 11:34em11:34

    Muito obrigada Gabriel! por acalentar nossos corações com pensamentos e palavas tão maravilhosos! vc é uma pessoa iluminada!

  112. Talita

    19/06/2020 19:47em19:47

    Excelente reflexão! Exatamente o que eu precisava ler nesse momento. Obrigada!

  113. Elias Queres de Jesus

    20/06/2020 00:43em00:43

    Excelente reflexão! Traz um equilíbrio em nossas vidas para administrarmos nossas vidas!

  114. Andreia Batista Fonseca

    20/06/2020 08:45em08:45

    Como é maravilhoso esse dom que você tem de ajudar as pessoas através das letras e pensamentos,pois sabemos que a correria de hoje muitas vezes faz com que queiramos pular as etapas da vida, mas se vivermos cada momento a seu tempo com certeza dará tudo certo no final.
    Parabéns pelo sucesso!

  115. JULIETE PATRÍCIA SOUZA VILELA

    20/06/2020 09:16em09:16

    Lindo texto…Estava precisando ouvir essas Palavras! Muito Obrigada.
    #EuSouGran

  116. Roselice Leite

    20/06/2020 09:41em09:41

    Excelente reflexão, faço das suas palavras as minhas.

  117. Sandra Gambini

    20/06/2020 13:21em13:21

    Esse processo de conscientização, tão bem retratado por esse texto, esclarece a virtude da resiliência e da razão. Estar contextualizado é o ponto de onde partimos e o instrumento que temos para implementar mudanças e promover a própria identidade. Assim agindo, as escolhas que fazemos são tão legítimas quanto plenas de amor, pois frutos da ideia de certo, de ideal e de justo que alcançamos a cada instante. Reconhecemos – nos a cada instante como novos agentes e novas versões de ser e de querer. Tudo faz sentido quando apreciado com os olhos da alma e da razão. As boas ideias não sobrevivem sem amor e respeito, assim como as emoções perdem o sentido quando não se direcionam aos mais sinceros propósitos. Belo texto, bela experiência essa de estar em um ambiente virtual, estudando e trocando estima e bons desejos. Felicidades atodos.

  118. Francisco Ferreira

    20/06/2020 14:47em14:47

    O ser humano precisa ser abastecido diariamente de informações boas e que contribua para o seu crescimento físico e espiritual. O texto de Gabriel é bem profundo e abre os nossos olhos para o tempo, que é nosso grande aliado nas conquistas. Parabéns pelo texto!!!

  119. Jefferson Ventura

    20/06/2020 17:08em17:08

    Obrigado pelo excelente texto. Nos faz pensar e enxergar algo tão importante, o tempo.

  120. luciana

    20/06/2020 21:20em21:20

    maravilhoso é tempo de recomeçar!

  121. Adriana Severino

    21/06/2020 12:32em12:32

    Quem nunca???
    Manter-se motivado diante das situações difíceis é sempre um desafio. Seus artigos sempre me encorajam, porque, mesmo sabendo de todas essas coisas, parece que o ser humano precisa ser lembrado delas o tempo todo.
    Há sim um tempo para todas as coisas e saber discernir esse tempo faz toda a diferença em nossas vidas.
    Obrigada por mais uma vez compartilhar seus textos que são sempre tão encorajadores.

  122. SILVIA CASTRO

    21/06/2020 15:19em15:19

    Texto maravilhoso! Precisa ler exatamente o que você escreveu.

  123. KEILE NEVES

    21/06/2020 18:40em18:40

    Às vezes olho pra trás e penso que podia ter feito tanta coisa diferente, mas não há tempo pra ficar olhando pra trás. O tempo é de olhar pra frente, mudar o hoje, o agora e assim mudar meu futuro.

    Seu texto só vem me fortalecer.

    Há tempo pra tudo!!!

    Há tempo pra tudo!!!

  124. Maria José Carlos de Lima

    21/06/2020 18:53em18:53

    Obrigada pelo belíssimo texto!
    Ele tranquiliza o coração e motiva para não desistir dos objetivos que estão difícil de conseguir.

  125. Gizelia Almeida

    21/06/2020 19:49em19:49

    Mensagem útil e abençoada, que nos encoraja e impulsiona a prosseguir com otimismo, determinação e fé. Boa noite a todos!

  126. Ana Paula

    21/06/2020 20:46em20:46

    Ótima reflexão, uma mensagem de encorajamento em meio a tudo que estamos vivendo.
    “Um momento não representa toda a existência”
    E assim, seguimos crendo que tudo ficará bem.

  127. Fernando

    21/06/2020 22:06em22:06

    Como sempre, sábias palavras Gabriel.

    Parabéns!

    • Gerusa Leite Caetano

      22/06/2020 10:32em10:32

      É, estava precisando mesmo de ler isso, palavras iluminadas, obrigada!

  128. Gabriela

    22/06/2020 11:09em11:09

    Texto muito bonito, Deus dê coragem e força de vontade a todos nós, de lutar e um dia próximo vencer essa batalha que é o mundo dos concursos. Obrigada pelo texto motivacional, que Deus continue nós guiando com sabedoria diante de tanta tempestade. Abçs.

  129. Evelise Barbosa de Oliveira

    22/06/2020 11:17em11:17

    Já tinha adquirido a assinatura há algum tempo. Esperei meu tempo.
    Hoje é meu primeiro dia de estudo rumo ao meu sonho.
    INSPIRADOR começar essa caminhada com texto tão sincronizado com meus anseios.

    Gratidão pelas sábias palavras..

  130. Roberta Castro

    22/06/2020 14:52em14:52

    Nossa muito lindo esse texto, creio realmente que há um tempo para tudo

  131. Kathlei

    22/06/2020 15:05em15:05

    Texto inspirador e reflexivo.

    Obrigada pela mensagem.

  132. gessica da silva

    22/06/2020 16:16em16:16

    Muito inspirador !

  133. maria de jesus

    22/06/2020 17:23em17:23

    muito bom.

  134. Anniele Palmeira

    22/06/2020 20:15em20:15

    “TEMPO PARA TODAS AS COISAS”

    Obrigada por mais essa reflexão.

  135. Arícia Adira

    22/06/2020 22:06em22:06

    Lindo texto, obrigada pela mensagem.

  136. Ana Paula Pereira da Silva Ribeiro

    23/06/2020 14:57em14:57

    Como você disse Gabriel, há tempo para tudo. Hoje eu tirei meu tempo para ler esse artigo Maravilhoso, obrigada por nos proporcionar leituras motivadoras, obrigada por ser tão generoso. Em fim, obrigada por você existir.

  137. Adriana

    23/06/2020 15:24em15:24

    Precisava ler isso. Trouxe-me alívio e muito maior auto entendimento. Vou viver o agora e tentar deixar a ansieda de de lado. Muito obrigada. Repassarei aos amigos que necessitam dessas palavras também.

  138. Samara

    24/06/2020 21:58em21:58

    Olha que cheguei aqui por acaso, porém não tenho como saí sem deixar meu registro positivo de todos os textos produzidos pelo Gabriel.
    Gosto muito de ler e escrever e me senti muito bem com o que vi aqui. Parabéns, que o Senhor Jesus continue iluminando

  139. Júnior Rocha

    25/06/2020 07:01em07:01

    Excelente reflexão. Vocês estão de parabéns!!!

  140. Marcia Angela Claudino Afonso

    25/06/2020 16:32em16:32

    Muito bom texto, amei….

  141. Paulo Galvão

    26/06/2020 11:28em11:28

    Há coisas na vida que não devemos nos afastar, como as motivações para a vida, para os sonhos, as nossas relações que nos agregam algo mais. Essas coisas nos impulsionam avançar, sempre!

  142. Natália

    26/06/2020 14:51em14:51

    muito bom o texto, me deu uma animada para estudar e acreditar nos meus sonhos.

  143. Laís

    27/06/2020 12:38em12:38

    PERFEITO o texto!
    Tudo que eu precisava ouvir hoje!
    Gratidão!

  144. Samanta da silva farias lopes

    28/06/2020 14:30em14:30

    obrigado

  145. Huynderson

    28/06/2020 15:55em15:55

    Show. Muito bom!

    Parabéns pela inspiração!

  146. Mônica Maria Bessa Pires Silveira

    28/06/2020 19:26em19:26

    Obrigada pelo acolhimento

  147. Luzia Jeanne

    28/06/2020 20:06em20:06

    Texto importantíssimo! Deu uma sacudida na consciência, que andava um pouco acomodada, para que eu possa dar o primeiro passo rumo à realização dos sonhos.

  148. MARIZANGELA CAMELO

    28/06/2020 22:29em22:29

    Seus textos são maravilhosos.

  149. Rebeca

    30/06/2020 11:10em11:10

    Excelente texto. Parabéns.

  150. Cristiano

    01/07/2020 16:53em16:53

    O tempo é muito curto, utilizá-lo é importante

  151. João Victor Coutinho de Sousa Couto

    01/07/2020 21:24em21:24

    Incrível a profundidade desse texto! Tocou no fundo da minha alma e me fez refletir sobre as atitudes que tomo em meu dia a dia.
    Maravilhoso Texto! Obrigado por mais um incentivo para eu continuar seguindo em frente e respeitar as etapas da vida.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer conquistar a sua aprovação em concursos públicos?
Prepare-se com quem mais entende do assunto!
Comece a estudar no Gran Cursos
Para o Topo