Como vencer o que ainda não aconteceu?

“O medo bateu à porta. A fé atendeu. Ninguém estava lá.” – Provérbio inglês

Talvez você tenha estranhado o título do artigo desta semana, mas ele está correto. A reflexão que proponho hoje é exatamente esta: como vencer o que ainda não aconteceu?

“Ora, se a situação ainda nem sequer ocorreu, por que tenho de vencê-la?”, você certamente perguntará. Será que estou falando de algo mítico, mágico? Não mesmo. Refiro-me a um tipo de batalha que todos nós travaremos em vários momentos da vida: a batalha contra o medo.

O desconhecido induz ao receio. É algo que todos temos em comum, a diferença está apenas na intensidade. Há o medo do ridículo, da rejeição, do fracasso. Há o medo de errar, de ser julgado, de perder tempo e dinheiro. E acredite: há o medo até mesmo do sucesso, do status, da vitória. O medo, ao mesmo tempo que é um mecanismo de autodefesa – pessoas sem nenhum tipo de receio seriam imprudentes a ponto de colocar a vida em risco à toa –, também deixa muitos de nós estagnados.

É previsível que um empreendedor tema investir numa ideia se o momento é de intranquilidade, como o que o Brasil vive há anos (alguns dizem que desde sempre). Da mesma forma, não é nada surpreendente alguém, começando agora a estudar algo completamente novo, ter medo de não absorver tanta novidade. Se o prazo para isso for curto, como costuma ser no caso dos concurseiros, a preocupação aumenta na mesma proporção.

Perceba que o medo não é do presente, mas do futuro. O empreendedor e o concurseiro não temem o que está acontecendo agora, mas as previsões para um futuro mais ou menos próximo. Todos os nossos medos se baseiam na possibilidade de algo ruim vir a acontecer. Contudo, por mais estranho que pareça, temos como usar essas inseguranças a nosso favor. É sobre isso nossa conversa de hoje.

Esse foi, aliás, o conselho dado pelo professor Rolando Valcir, em entrevista que publicamos no canal Imparável. O ex-borracheiro e atual Juiz Federal, protagonista de uma incrível história de vida, respondeu o seguinte, quando lhe pedimos uma dica amiga a quem estivesse pensando em desistir: “As pessoas veem o medo como um elemento negativo, e eu [o] vejo como um elemento positivo. Por quê? Porque, ao mesmo tempo que ele faz a gente ter os pés no chão, induz a pensar como é que eu vou conseguir chegar ao ponto de destino. As pessoas precisam compreender que o medo de fracassar, o medo de não dar certo, a frustração, tem que existir para que a gente consiga saber o que precisa ser feito para superar isso”.

Em resumo, o bem-sucedido ex-concurseiro nos ensina que o medo pode nos ajudar a encontrar nosso rumo. O que devemos questionar, então, é: “Se tenho medo de não aprender, o que preciso fazer para aprender?” “Se temo ficar sem dinheiro, o que preciso fazer para ter dinheiro?” “Se receio não conseguir algo, o que tenho de fazer para me superar e alcançar meu objetivo?” Respondendo a questões como essas, dominamos o medo e o usamos como impulso para seguirmos em direção ao nosso objetivo.

O problema é quando, ao contrário disso, o medo nos paralisa. O escritor castelhano Miguel de Cervantes é autor de uma bela frase sobre isso: “Um dos efeitos do medo é perturbar os sentidos e fazer que as coisas não pareçam o que são”. Podemos até não nos dar conta, mas com frequência sucumbimos aos nossos temores, que se tornam o principal obstáculo em nossa jornada. E é nesse contexto que retomo minha pergunta original: qual é a única arma com a qual podemos vencer o que ainda não ocorreu, ou seja, o medo do futuro?

Na minha opinião, é a fé, e esclareço que não me refiro a nenhuma religião em específico, nem mesmo à crença no divino. Embora eu seja cristão, estou me referindo à fé no sentido mais amplo da palavra; aos conceitos de acreditar, confiar, mesmo sem ver. Se você tiver fé de que as coisas darão certo, se acreditar em sua própria capacidade, seus medos perderão todo o poder de paralisá-lo.

Veja bem: longe de mim defender a ideia de que não devemos temer o perigo. Esse medo é normal e até salutar. Defendo, sim, que devemos avançar apesar do medo ou até mesmo usando-o a nosso favor. Devemos converter a influência negativa dele em positiva. E, sim, isso é possível.

A primeira atenção que precisamos ter é em relação ao escapismo e ao autoboicote. Se há algo capaz de nos afastar dos nossos sonhos e desejos, é a tal desculpa. É inventando desculpas que deixamos de agir, que nos recolhemos, amedrontados, temerosos de mais humilhação, fugindo do fantasma da rejeição e nos escondendo da sensação de inutilidade. É afundando em desculpas, enfim, que desistimos de tentar.

Entra em cena, então, o autodomínio. Quem não domina a si próprio jamais ultrapassará a linha do medo. A falta de controle sobre si mesmo é a forma mais cruel de indefinição. Você só encontrará o que procura se fizer uma pausa e sondar a própria alma, com paciência e determinação. E, por favor, amigo leitor, não busque a resposta muito longe, pois ela está próxima: “Nenhum lugar onde se possa ir é mais tranquilo, mais livre de interrupções do que sua própria alma”, diria o imperador romano Marco Aurélio.

Como o Dr. Rolando me ensinou com sua “Teoria da régua”, o ser humano tenta mensurar tudo: a quantidade de dinheiro, a altura, o tamanho da casa… Entretanto, não há como mensurar conhecimento. Até tentamos, por meio de uma prova de concurso, por exemplo, fazer a aferição mais justa possível do conhecimento que um candidato tem num dado momento. O método é perfeito? Não, mas é o mais próximo do ideal que existe. Diante disso, é normal, ao longo dos estudos, o candidato jamais se sentir pronto e conviver com o medo de não haver aprendido o suficiente.

Dr. Rolando conta que, mesmo hoje, já atuando como Juiz Federal, às vezes não se sente a pessoa mais apta para o cargo. Se é assim até depois da posse, não pode ser diferente nas etapas anteriores. Na véspera da prova, alerta, sempre aparecerá uma teoria do “Pirlilampo” – ou outro nome tão estranho quanto – que alguém menciona, e você, ou desconhece por completo, ou não estudou com a profundidade que gostaria.

Os dias de preparação são imperfeitos, concurseiro, mas funciona assim com todos os candidatos, e não só com você. É a constância, fortalecida pela fé, pela crença de que é, sim, possível, e recorrendo ao medo como instrumento de motivação, que vai levar você ao destino mesmo você se sentindo longe da perfeição. Ninguém sabe de tudo. Há etapas a serem vencidas, em um processo de maturação que se aplica a todo mundo. “Quando o processo chega ao final, vem a aprovação”, sintetiza Valcir. Não destrua sua autoconfiança enquanto o seu processo não termina.

O medo faz parte do percurso. Em qualquer estrada, haverá barreiras. Se você conseguir notá-las a tempo, provavelmente conseguirá desviar. Se, porém, for pego de surpresa, não esmoreça. Enfrente o desafio com fé, guardando o medo no bolso. Nelson Mandela dizia que a coragem não é a ausência do medo, mas o triunfo sobre ele. De fato, quando o medo é fator de paralisia, mostra-se extremamente prejudicial; quando é dominado, serve de estímulo para não nos acomodarmos, para querermos fazer mais e melhor, para sairmos da nossa zona de tranquilidade e previsibilidade. Afinal, qual seria a graça da vida sem um friozinho na barriga de vez em quando?

Saiba que tenho empatia com a sua luta, concurseiro. Não por outra razão, meu conselho é: identifique os seus medos e use-os como norte. Não os elimine de vez. Em vez disso, guarde-os como trunfo, como lembrança do que é preciso fazer a seguir. Tudo que o medo pretende é isto: que não avancemos. O papel dele é nos fazer parar, mas confio que você jamais cederá a isso.

Assuma a sua história e escreva um belo final para ela! O capítulo derradeiro ainda está em branco.

Sigamos, juntos, apesar do medo e usando-o como fortaleza!

Se você chegou até aqui, gostaria de lhe pedir um favor: comente abaixo dizendo o que achou do texto. Foi útil? Não foi? Ajudou? Não ajudou? Seu feedback é muito importante!

PS: Siga-me (moderadamente, é claro) em minha página no Facebook e em meu perfil no Instagram. Lá, postarei pequenos textos de conteúdo motivacional. Serão dicas bem objetivas, mas, ainda assim, capazes de ajudá-lo em sua jornada rumo ao serviço público.

Mais artigos para ajudar em sua preparação:

 

Gabriel Granjeiro – Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online. Vive e respira concursos há mais de 10 anos. Formado em Administração e Marketing pela New York University, Leonardo N. Stern School of Business. Fascinado pelo empreendedorismo e pelo ensino a distância.

 

Quer conquistar a sua aprovação em concursos públicos?
Prepare-se com quem mais entende do assunto!
Comece a estudar no Gran Cursos

Notícias Relacionadas

Gabriel Granjeiro
Gabriel Granjeiro
Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online
122 Comentários

122 Comentários

  1. Valdinei Silva

    10/08/2020 18:46em18:46

    Foi ótimo… Gratidão

    • Juliana Lisboa

      10/08/2020 21:51em21:51

      Nossa! Gabriel você é luz. Faz algumas semanas que tenho percebido que o medo está constante sobre mim. Estou tentando fazer 1.66 mínimo no salto horizontal, mas não consigo. Porque tenho medo de pular, de cair. Não sei. É tudo muito estranho. Já até chorei achando que não vou conseguir. E ultimamente tenho dormido preocupada com isso e tentando identificar o porquê disso. Pesquisando sobre o medo e técnicas para vencer. E justamente nesse momento de 21:00hs estava procurando, seu uma pausa e vi sua publicação. Completando minhas buscas e sanando minhas duvidas. Identifiquei que um dos medos está relacionado a minha infância, onde eu tive uma queda numa barra de ferro ao qual feriu meu joelho direito e provocando dificuldades para andar, tinha medo de seguir em frente e cair. O que lembro é que me ameaçaram a andar direito ou iria apanhar por causa disso. E ainda tem mais, eu tinha uma bicicleta, onde tambem não andava sozinha por nedo de cair, então, colcocaram as rodinhas. Para nadar, ate hoje tenho uma dificuldade de movimentar as pernas. Mas eu ando normalmente. O meu problema é mais psicológico mesmo mas que tem afetado minha vida. Portanto, eu não fui encorajada a vencer esses medos. É uma luta que tenho que vencer sozinha. Sou criticada por causa desse medo. SÓ DEUS PRA ME AJUDAR! Obrigada Gabriel por sempre estar ajudando pessoas com seus artigos.

      • Rosangela Simões de Andrade

        16/08/2020 06:30em06:30

        Amo seus textos, Deus continue lhe abençoando com sabedoria para inspirar muito mais gente.

    • Jessica

      10/08/2020 23:53em23:53

      Realmente o concurseiro tem que usar o medo como um incentivo para se aperfeiçoar a cada dia mais nas disciplinas as quais não domina tanto.

      Obrigada pelo texto , Gabriel!

      • Joane Sousa

        11/08/2020 21:07em21:07

        Um texto sobre o medo, com doses cavalares de coragem. Hoje estava tão desanimada qnt a estudar pra concurso. Vinha dentro do ônibus, e em secreto pedi a Deus que me desse um sinal sobre meu futuro. Se continuava estudando ou não e me deparo com um texto desse, motivador.
        Obrigada! Esse foi meu sinal. Grata!

        • Valdete Maria dos Anjos

          13/08/2020 07:24em07:24

          Adorei, excelentes textos

      • Lucas

        12/08/2020 12:29em12:29

        Excelente texto, de fato estas situações se concretizam no meu dia a dia. Foi confortante esta mensagem e uma força a mais para prosseguir com constância.

      • Dâmara Cinzia

        12/08/2020 19:00em19:00

        Que texto meus caros, retrata muito bem como me sinto, como me deixo levar pelo medo e pela descrença em mim mesma, medo esse que me leva a procrastinação e criar uma barreira mental entre meu sonho e a certeza de poder o conquistar. Obrigada pelas palavras, Gabriel. Que venha GRAN aprovações. 💪🏼😍🙏🏼

    • Andre

      11/08/2020 02:24em02:24

      Demais…estava precisando dessas palavras… obrigado amigos!

    • MARCELO TOJAL

      11/08/2020 09:17em09:17

      Excelente, bom dia!

    • Eloina Fogaça do Prado

      11/08/2020 11:39em11:39

      GABRIEL MUITO OBRIGADO POR TODOS OS TEXTOS QUE VOCÊ POSTA ME AJUDA MUITO TODOS OS DIAS

    • DANIEL ARON DE DEUS

      12/08/2020 00:46em00:46

      Excelente texto! Sempre revigorante ler um conteúdo de extrema qualidade.

    • Gabriel Figueiredo Guedes

      12/08/2020 15:15em15:15

      Excelente texto, muito obrigado Gabriel !

    • Roseli

      12/08/2020 17:56em17:56

      O que dizer desse artigo?! Como todos seus artigos, são maravilhosos, me ajudam muito a enfrentar os problemas cotidianos.

    • Raimunda

      13/08/2020 18:21em18:21

      Foi muito bom. Esses textos abre mais a mente.

    • Vilmar Nunes Vieira

      13/08/2020 23:38em23:38

      Caro amigo, boa noite!

      Um texto tão incrível quanto oportuno ao meu momento de vida, em que me deparo questionando uma série de verdades absolutas até então, dentre elas a minha “inabalável” autoconfiança e certeza de que poderia vencer sempre usando os mesmos métodos!
      Uma nova aventura se inicia neste momento!

      Forte Abraço

    • Lucas Rodrigues

      14/08/2020 13:08em13:08

      Motivador, que o Deus vivo possa te guiar sempre e te encher de sabedoria. Forte abraço!

    • Elias Lino Dos Santos

      14/08/2020 15:31em15:31

      Sou muito grato por ter a oportunidade de ouvir tão sábias palavras.

    • LUANA MARIA RODRIGUES DE ARAUJO

      15/08/2020 19:28em19:28

      Ótimo texto,leitura estimulante para que eu possa seguir em frente e vencer meus medos.

    • LEILA SAMPAIO

      16/08/2020 23:03em23:03

      O texto foi maravilho, obrigada por nos inspirar e não deixarmos desistir. Tem sido dias bem difíceis, porém, acredito que isso irá passar. obrigada e Deus te abençoe!!!

    • LEONY RIBEIRO

      17/08/2020 04:58em04:58

      CARA, VEIO NO MOMENTO EXCELENTE ESTA MENSAGEM. MUITO OBRIGADO!

    • Alex Araújo

      03/09/2020 09:35em09:35

      Muito bom!!!

  2. Hugo Freire

    10/08/2020 18:59em18:59

    Muito obrigado por esse texto, maravilhoso.

  3. Silvia Assunção

    10/08/2020 19:09em19:09

    Muito bom, motivador.

  4. NATALIE BATISTA BARRETO

    10/08/2020 19:20em19:20

    Eu amei essa reflexão, uma grande motivação. Amei mais ainda saber que o fundador é Cristão! Gran Cursos – Gratidão! ♥️

  5. SIMONE DIAS DE SOUZA

    10/08/2020 20:30em20:30

    Boa noite. Muito bom o texto, como sempre. Muito válido para o momento de preparação para concurso em meio a medos e medos. Muito obrigada.

  6. Antonio Matias

    10/08/2020 20:31em20:31

    Identifiquei-me, ótimo pro início da semana, de batalha, de sonho, enfim…

  7. Isaque Moraes da Costa

    10/08/2020 20:42em20:42

    Sensacional, realmente você foi usado por Deus através dessa mensagem que falou tão profundamente comigo, continue sempre no caminho certo!

  8. Luiza

    10/08/2020 20:43em20:43

    Perfeito, precisava ler isso hoje. Salvou minha noite de estudo.

  9. Leonardo Sousa

    10/08/2020 20:45em20:45

    “Afinal, qual seria a graça da vida sem um friozinho na barriga de vez em quando?”
    As vezes aperta e machuca demais, mas nos faz bem!
    Texto muito enriquecedor para nós que estamos na luta diária em busca da aprovação !

  10. Emmanoel

    10/08/2020 20:47em20:47

    Palavra certa na hora certa em nome de Jesus Cristo nosso Senhor!!!
    Só Deus sabe o quanto valeu essa PALAVRA.
    OBRIGADO, OBRIGADO MESMO!!!

    • Alexandre

      11/08/2020 14:32em14:32

      Obrigado. O medo é destruidor. Paralisa a nossa vontade de viver o novo, o melhor para nós e família. Aprender a vencê-lo faz parte da caminhada. Obrigado por este texto edificador.

  11. Anaela Alves de Souza

    10/08/2020 20:51em20:51

    Os textos são muito edificante!!
    Gostei muito.

  12. Camila Martins Fonseca

    10/08/2020 21:04em21:04

    Muito bom o texto, gratidão! Com certeza veio em um momento que fortalecer minha fé e enxergar o medo de uma forma positiva foi importante.

    • Fernanda Aparecida Guimarães

      10/08/2020 23:54em23:54

      Texto maravilhoso!!!
      Como eu precisava ler algo assim hoje! Muita gratidão!

      • Elza sousa pinto

        13/08/2020 17:35em17:35

        Olha só que eu não tenho nada pra falar a verdade é que eu não sei se você tem mesmo o tal medo, ou eu e que não a entende. Lhe vejo como um grande e brilhante vencedor.

  13. Fabrício D. Wouters

    10/08/2020 21:14em21:14

    Boa noite Gabriel! Muito bom o texto. De fato, o medo é algo que pode nos paralisar. Controlá-lo e administrá-lo pode não ser fácil. Mas quando conseguimos transformá-lo em impulso, trata-se de uma grande vantagem. Todos temos algum medo. Acho que o grande medo do concurseiro é o da reprovação, de falhar depois de tanto esforço. Mas o que aprendi nos últimos tempos com o “Imparável” é que não devemos temer esse resultado se tivermos persistência, perseverança, vontade de continuar. Se tem algum medo que o concurseiro deve superar é o da desistência!!De resto, seguindo em frente, tudo vai dar certo!!!
    Gratidão!!

  14. JULIANA NUNES PIERRE CARTIBANI _

    10/08/2020 21:15em21:15

    Tudo que eu precisava ler nesse momento! Muito obrigada

  15. Edilaine Bonato

    10/08/2020 21:18em21:18

    Ow meu amado irmão em Cristo Jesus, Gabriel! Muito, muito mesmo, obrigada por suas sábias, belas e incentivadoras palavras! Hoje, olha só para você ver o quanto Deus é Bom e nos manda as pessoas certas para nos responder aos nossos questionamentos, eu perguntei a Deus: Pai, por que eu tenho a sensação de que quanto mais estudo para o certame almejado, menos eu sei das coisas?! Pai, por que eu tenho a sensação de que meus estudos não estão sendo suficientes?! Aí, Ele usa você, amado irmão Gabriel, para me responder a todos esses questionamentos… Sim, eu vou fazer o que Ele me disse por meio de você: “Enfrente o desafio com fé, guardando o medo no bolso”! O-BRI-GA-DA, de coração, irmão! Gratidão é o que me resume… Deus continue lhe usando e abençoando abundantemente, Gabriel, para responder aos nossos questionamentos! Forte abraço!

  16. pj

    10/08/2020 21:28em21:28

    Maravilhosas palavras, muito obrigada!

  17. Carmen Santos

    10/08/2020 21:35em21:35

    Motivador, chegou em boa hora.
    Obrigada,

  18. Alex

    10/08/2020 21:35em21:35

    top muito bom é importante se manter motivado

    • WALDEMIR BARROS

      12/08/2020 14:18em14:18

      Maravilha!

  19. ANGELO FERNANDES DE SOUZA FILHO

    10/08/2020 21:38em21:38

    Gabriel boa, muito obrigado… Deus abençoes grademente!
    Att.

  20. MARIA ROSEMARY DA SILVA GOMES

    10/08/2020 21:42em21:42

    Texto maravilhoso! Me identifiquei logo de cara…Parece que estava descrevendo sobre a minha vida! O recado era todo para minha situação. Até salvei o texto para ler nas horas que o medo aparecer. Obrigada 🙏

  21. Geremias

    10/08/2020 21:46em21:46

    Obrigado, Gabriel, pelas boas palavras, ensinos e instruções enriquecedoras!

  22. Tatiane

    10/08/2020 21:49em21:49

    Que texto maravilhoso e motivador, obrigada por compartilhar

  23. Tatia a

    10/08/2020 21:54em21:54

    Muito bom!! Esses textos são motivadores, fazem enxergar aquilo que não conseguimos, como o nosso próprio medo. Gratidão.

  24. RA

    10/08/2020 21:55em21:55

    Esse texto veio bem na hora em que eu estava esmorecendo, desanimando em face de quais caminhos tomar com o “trem da vida” deixando a última parada. Mesmo esse belíssimo artigo, ou qualquer pessoa nesse mundo, por maior sucesso ou sabedoria que tenha não é capaz de fazer escolhas por nós, ou dizer qual é o melhor caminho a seguir, uma vez que cabe a cada um de nós protagonizar o caminho, mas ao menos traz um alento, como se no momento certo, na hora certa, Deus quisesse nos dar um recado! E foi assim que aconteceu! Obrigado, Rafael! Deus te deu uma grande missão!

  25. jakson costa

    10/08/2020 22:07em22:07

    Excelente , é importante saber que esse caminho ja foi trilhado por vários, e esse sentimento de medo é normal e deve nos impulsionar para vencermos os obstáculos!

  26. Thayanna Thamirys De Lima Dias.

    10/08/2020 22:13em22:13

    Obrigada, Gabriel por esse artigo!

    Especialmente hj eu estava bem desmotivada estudando. Por inúmeros motivos mas o medo realmente foi o principal causador da desmotivação hj.

    Que Deus continua abençoando sua vida!

  27. wagner dos santos gomes

    10/08/2020 22:15em22:15

    O medo é uma sensação desconfortável como o Gabriel disse devemos tentar avançar e não desistir!

  28. Alice Dantas Santos

    10/08/2020 22:18em22:18

    Exatamente o que precisava ler nesse momento! Obrigada.

  29. VIVIANE ALVES XAVIER

    10/08/2020 22:22em22:22

    Muito bom, me ajudou muito. Obrigada que Deus abençoe.

  30. Rozane Aparecida Scher

    10/08/2020 22:30em22:30

    Gratidão!!! Excelente mensagem, veio em boa hora. OBRIGADA!

  31. JULIANA COSTA DE SOUZA

    10/08/2020 22:33em22:33

    Como de costume, seus textos são sempre significativos, me ajudou muito, sobretudo a encontrar caminhos para lidar com meus “medos”… Gratidão!

  32. Valdiléia Menezes de Carvalho

    10/08/2020 22:33em22:33

    Ótimo artigo, super útil. Parabéns.

  33. Àurea

    10/08/2020 22:38em22:38

    Foi muito útil, agradecida, veio em um momento muito oportuno,me encontrava com medo e ansiedade

  34. Adriana

    10/08/2020 22:43em22:43

    ótimo texto.

  35. Fábio Albuquerque

    10/08/2020 22:46em22:46

    Na minha cabeça, tenho os concursos como labirintos, pois existe apenas um caminho para se chegar ao triunfo, esse é estudar, porém, os caminhos, e barreiras que fazem você escolher um novo trajeto é uma negociação entre não continuar ou seguir em frente. Estudar é gênero que comporta infinitas espécies de preparações.

  36. Sanys luz

    10/08/2020 22:53em22:53

    Muito grata pelo texto!

  37. Paulo Cesar Teixeira Nascimento

    10/08/2020 22:54em22:54

    Texto inspirador, obrigadooooo!!

  38. Jefferson Ventura

    10/08/2020 22:55em22:55

    Texto excelente mais uma vez. Você sempre nos motiva e parece falar em particular conosco, alcançando perfeitamente um pouco do que cada um de nós passa na rotina de estudos, nas ideias e dúvidas, a cada leitura sinto mais identificação com o Gran e agradecido pela preocupação em nos trazer outros ensinamentos além dos estudos.

  39. Marcelo José Teixeira

    10/08/2020 23:11em23:11

    Obrigado pelas palavras de incentivo!!!!

  40. FABIANA SILVA CHAVES

    10/08/2020 23:18em23:18

    Era tudo o que eu precisava, exatamente hoje, Gabriel… Medo de encarar a possibilidade de ter de me mudar sozinha de cidade e até de estado e me afastar do tão importante apoio da minha família, com uma filha de 8 anos com deficiência debaixo dos braços… Sim, sinto-me muito insegura de me imaginar tendo de criar e cuidar da minha filha, cujas necessidades são diferenciadas em relação às crianças típicas, sem apoio familiar, em uma cidade estranha. Esse medo tem restringido muito meu horizonte e pautado minhas decisões, levando inevitavelmente ao autoboicote. Obrigada pelo pontapé, Gabriel… Não é uma questão só de razão e planejamento, mas sobretudo, questão de fé!

  41. MARIAGOMES GUIMARAES

    11/08/2020 01:06em01:06

    TEXTO MARAVILHOSO…
    ME FEZ REFLETIR, EM PENSAR QUE NÃO NOS DEIXARMOS DOMINAR PELO MEDO E ACREDITAR QUE PODEMOS VENCER.
    POIS A CADA DIA UMA NOVA LUTA PARA ENFRENTAR OS OBSTÁCULOS…

    • Grasielle

      11/08/2020 11:29em11:29

      Muito obrigada pelo texto. Era o que estava precisando nesse momento.

  42. Samuel rocha

    11/08/2020 01:21em01:21

    Ótimo texto, “a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam,e a prova das coisas que se não vêem” esse trecho da bíblia nos dá a certeza de que se tivermos fé em Deus podemos todas as coisas, o medo sempre foi usado na historia da humanidade para destruir os sonhos do povo, e hoje com mais um texto sensacional desse vemos que sim é possível chegar lá e conquistar nossos sonhos…

  43. Raquel Priscila da Silveira

    11/08/2020 01:27em01:27

    Esse texto do Gabriel me ajudou bastante a tentar vencer meus medos na vida em geral !

  44. Gerson

    11/08/2020 03:04em03:04

    gostei. bastante motivador, pois estou iniciando agora e a cabeça esta cheia de interrogações.

  45. Fláuber Eliezer da Silva Júnior

    11/08/2020 04:19em04:19

    Nessa inércia das coisas acontecerem,essa texto trás motivação e esperança de que dias melhores virão.

  46. César Augusto

    11/08/2020 05:28em05:28

    Muito oportuna a mensagem nesses momentos tão difíceis que estamos passando. Realmente o que nos sustenta é a FÉ em todos os sentidos de nossas vidas. E na vida do concurseiro não é diferente. Temos que continuar na caminhada mesmo com o medo, porém sabendo que existe alguém que olha por nós todos os dias e nos alimenta com essa FÉ.
    O Gabriel mais uma vez acertando na veia!!

  47. Simone

    11/08/2020 05:41em05:41

    Obrigada pelas palavras de apoio a muitos de nós que vivemos na solidão dos estudos!

  48. Carla Pinho

    11/08/2020 05:45em05:45

    O medo não pode nos impedir de realizar nossos sonhos e de seguirmos em frente, apesar dos obstáculos que sempre surgem. Temos que ter fé e acreditar que, com determinação e esforço, nós chegaremos ao nosso destino.

  49. DARLAN LIMA DE OLIVEIRA

    11/08/2020 06:01em06:01

    Ótima reflexão o medo tem que ser encarado com inteligência emocional.

  50. Camila Victoria

    11/08/2020 06:38em06:38

    Obrigada!

  51. Elinara Soares

    11/08/2020 06:55em06:55

    Excelente texto! Uma vez um professor falou que em um concurso nosso maior concorrente somos nós mesmos. E depois desse texto só confirmei! Muito obrigada, Gran Cursos!!!

  52. Adriano

    11/08/2020 07:12em07:12

    muito forte esta reflexão, faz-nos sentir, mais fortes, com mais vigor, o medo existe sim, porem, somos capazes de enfrenta-lo, e seguir adiante. Podemos todas as coisas Naquele que nos fortalece. forte abraço!

  53. Jessica

    11/08/2020 08:25em08:25

    Texto incrível
    Bom ler esses texto do Gabriel
    Dão aqueles gás nos estudos
    Parabéns

  54. Camila Calderaro

    11/08/2020 08:43em08:43

    Nossa, obrigada!

  55. Tânia Beserra Vieira

    11/08/2020 08:44em08:44

    Acalmou aos sentimentos vividos nesse momento. O desemprego, o receio de não obter o resultado esperado.
    É como se você apontasse todas as suas últimas fichas na roleta 17 preto e desse 17 vermelho.
    Mas vamos com fé. A fé não costuma falhar.

  56. Juliano Machado

    11/08/2020 08:55em08:55

    Muito inspirador… As vezes, melhor quase sempre fico procrastinando o inicio dos estudos, por medo da concorrência na hora do concurso. Mas o ideal como bem descreve o texto, é usar o medo para criar um caminho aonde conseguirei superar “este medo”, assim será possível conquistar a tão sonhada vitória!!

  57. jose

    11/08/2020 09:40em09:40

    Excelente! motivador e com objetivo impar, que é direcionar os concurseiros em sua jornada de estudos. Parabéns pelo apoio moral. Precisamos sempre disso.

  58. Evandro

    11/08/2020 09:43em09:43

    Obrigado pelo texto, bastante reflexivo.

  59. ELAINE

    11/08/2020 09:51em09:51

    OBRIGADA GABRIEL, VOCÊ SEMPRE NOS AJUDANDO A VISUALIZAR ALGO A MAIS.

  60. Natália Lopes

    11/08/2020 10:01em10:01

    em boa hora hora! obrigada Gabriel (:
    fé e ação.

  61. Aldenor Moreira de Sousa

    11/08/2020 11:01em11:01

    Excelente!motivador no momento estou precisando moito desse tipo de incentivo obrigado pelo o apoio por esses momentos tão delicados.

  62. Ariana Medeiros

    11/08/2020 11:23em11:23

    Gratidão!!! :))

  63. Gabriela da Silva

    11/08/2020 12:11em12:11

    Gabriel, muito bom!!!! Realmente o medo me assola, venho estudando há um ano, após perder meu emprego de 26 anos numa empresa privada com uma renda boa. Foquei nos estudos e, às vezes, tenho medo de fracassar, mas passar num concurso público sempre foi meu sonho, apesar de até então ter sido somente um sonho, não tinha feito nada para realizá-lo e me pergunto se foi Deus quem me deu um empurrãozinho enquanto ainda tenho ânimo para estudar. Gosto muito de suas publicações e de seu canal Imparável e quero ser entrevistada!!!! Valeu!!!

  64. NATANAEL MARTINS DOS REIS

    11/08/2020 12:23em12:23

    Muito bom gostei bastante

  65. Matheus

    11/08/2020 17:46em17:46

    Magnífico.

  66. Luiz Otávio Castilhos

    11/08/2020 19:01em19:01

    Boa noite, excelente texto e muito motivador e nos faz refletir que é possível sim crescer mesmo com as incertezas, o Gran além de excelente curso está me ajudando a crescer também não só nos estudos pois tem ótimos professores, que além da didática de aula e conhecimento transparecem uma ótima energia e segurança que é possível vencer a barreira dos concursos. Obrigado Gran mesmo que eu não passe no meu concurso dos sonhos que é ser policial já valeu a pena estar na guerra e tentar mesmo com todas as dificuldades.
    Luiz Otávio.

  67. Luana Priscila

    11/08/2020 19:39em19:39

    Maravilho e motivante. Muito Grata!

  68. Esdras

    11/08/2020 19:52em19:52

    Ajudou na minha autoconfiança! Obrigado Gabriel! Deus o abençoe!

  69. Maria Cristina Nogueira

    11/08/2020 22:28em22:28

    Texto edificante,apesar do Gran ser excelente estava com medo duas semanas já.Obrigada toda equipe que se preocupam não só com o assinante,mas com o ser que se encontra dentro dele.

  70. SIMONE

    11/08/2020 23:52em23:52

    Excepcionalmente maravilhoso, você é um anjo na terra. Que DEUS te proteja sempre.

  71. Raphael Sylvestre

    12/08/2020 05:00em05:00

    Muito obrigado…excelente texto….

  72. RAKEL COELHO

    12/08/2020 05:42em05:42

    Excelente reflexão para ler, antes de iniciar os estudos!Obrigada!

  73. Rolando Valcir Spanholo

    12/08/2020 09:08em09:08

    Nossa, Gabriel, obrigado pela referência! Mais um texto brilhante, que só confirma a razão de o Gabriel ser hoje uma das pessoas mais importantes do mundo do ensino no Brasil: a sensibilidade. A sensibilidade de perceber detalhes. A sensibilidade de compreender as pessoas. A sensibilidade de aproximar pessoas. A sensibilidade de fazer, de maneira justa e equilibrada, da sua vida profissional uma forma de transformar a vida das pessoas por meio do desenvolvimento dos seus próprios potenciais. Feliz o ser humano que faz o bem pelos seus semelhantes. Você (e o Gran como um todo) faz isso todos os dias. Ajuda, com suas ações e palavras, a cada um pescar” (sentido de conquistar) o seu próprio sonho. Não vende ilusões! Mas, também não aceita o derrotismo. Trabalha para desenvolver aquilo que o ser humano traz de melhor, em termos de poder: a capacidade de superar desafios inimagináveis quando motivado. Seu texto foi “cirúrgico” (perfeito). Por essas e outras é tenho orgulho de fazer parte do time GRAN!!!

  74. Rolando Valcir Spanholo

    12/08/2020 09:21em09:21

    E a vocês, GUERREIROS, aproveito a referência feita pelo Gabriel para dizer que tive sim MUITO medo de fracassar, de não passar.
    Cai QUARENTA E TRÊS VEZES (reprovações) e levantei outras QUARENTA E TRÊS VEZES até me tornar Juiz Federal, rompendo todas as expectativas e tendências negativas que cercavam o meu sonho.
    E ter medo foi uma das razões para “virar o jogo”.
    Afinal, como bem detalhou o Gabriel, fiz dele um guia, uma ferramenta útil para mentalizar tudo aquilo que devia fazer e buscar para evitar que o receio do pior se concretizasse.
    Em outras palavras, o medo faz a gente antecipar o pior e, assim, permite que nos preparemos para evitá-lo.
    Medo é aliado, não inimigo!!!
    Basta saber controlá-lo (com o tempo a gente aprende).
    Sucesso a todos e que, em breve, o Gabriel possa estar fazendo referências da bela história de conquistas que vocês também estão construindo a cada dia no mundo dos concursos (e da vida como um todo).
    Bons estudos!

  75. Dalila Fernandes

    12/08/2020 09:22em09:22

    Gabriel, seus textos são motivadores e acolhedores são as palavras certas no momento exato. Traz paz para alma e coragem para enfrentar e dominar todos medos. Muito obrigada por tudo!

  76. Silvana

    12/08/2020 10:27em10:27

    Obrigada Gabriel!! Esse texto foi essencial para eu entender o medo que sentia e como usá-lo de maneira favorável, para seguir em frente!!

  77. matheus andrade

    12/08/2020 21:17em21:17

    Perfeito

  78. Giovanni Pires

    13/08/2020 09:42em09:42

    Bom dia! Nada melhor do que antes de retomar as aulas ler um texto motivador como esse.
    Valeuuuuuu!!!! BORA ESTUDAR!!!!

  79. Anne

    13/08/2020 15:35em15:35

    Sempre que dá, leio seus textos. São a motivação que não tenho dos mais próximos. Só Continue. 👏

  80. Aline Guedes

    13/08/2020 19:20em19:20

    Nunca deize de escrever esses artigos motivacionais e inspiradores, Gabriel! Como sempre, um ótimo texto! Obrigada!

  81. PATRICIA BARBOSA SILVA

    13/08/2020 20:00em20:00

    Excelente texto, nos encorajam a sempre seguir em frente independente dos nossos medos.

  82. Sara

    13/08/2020 21:40em21:40

    Me identifiquei muito com o texto, obrigada por compartilhar, incrível que confesso não ser um leitora assídua dos seus textos, apesar de achar que você escreve muito bem, mas ontem tive um sonho em que você Gabriel estava dirigindo um carro, tinha uma outra pessoa também que não me recordo quem era, e eu estava no banco de trás, hoje, lendo o texto, vejo que Deus estava me dando um direcionamento e me dizendo com clareza que é possível vencer os meus Medos, obrigada por ser instrumento de Deus para tantas vidas, inclusive a minha.

  83. Anna

    14/08/2020 06:32em06:32

    Obrigada e que texto maravilhoso, muito motivador…

  84. Geovane Santos de Sousa

    14/08/2020 09:54em09:54

    Muito bom, palavras de ânimo e força mental, com coerência

  85. Michele de Souza Silva

    14/08/2020 17:26em17:26

    Eu sempre quis ser nomeada em um concurso e desde antes de 2010 eu já estudava. Penso que o ano de 2010 foi o que mais me preparei, e diante da não classificação, parei de estudar e nunca mais voltei no ritmo anterior. Após o ocorrido, fico me cobrando, porque se não tivesse parado já estaria nomeada, mas os erros servem para nos guiar. O texto nos mostra isso, que por mais que nós estudemos, nós sempre nos sentiremos despreparados, portanto, não devemos desistir, e sempre buscar o que desejamos, pois uma hora ele se concretiza.

  86. Fernanda

    15/08/2020 09:33em09:33

    Excelente o texto, o qual aponta que independentemente de sua religião, crença, ou de não ter nenhuma, a fé naquilo em que se acredita é muito superior ao medo. O medo é desafiador, ele nos mantêm centrados e com os pés no chão, a fé naquilo que desejamos nos impulsiona para frente!
    Obrigada.

  87. Angélica

    15/08/2020 10:28em10:28

    Muito bom! Obrigada por esse texto.

  88. Ruslana

    15/08/2020 18:23em18:23

    Excelente reflexão! Parabéns Gabriel! Continue nos motivando e inspirando. Obrigada! Deus o abençoe!

  89. Marcela

    16/08/2020 12:07em12:07

    Maravilhoso esse texto era tudo que estava precisando ler para continuar apesar do medo.

  90. Marina Violin

    17/08/2020 10:49em10:49

    Tenho o medo paralisante, e este texto me ajudou a pensar sobre isso e como posso fazer para vence-lo. Seu texto me ajudou muito, obrigada, Gabriel!

  91. Wessley Gomes

    18/08/2020 16:21em16:21

    Muito obrigado pela mensagem profunda; eu realmente necessitava de uma palavra como esta, pois desde que eu perdi a minha filha para um câncer, tenho estudado, mas não da forma que eu deveria estar estudando; essa palavra foi como um divisor de águas, muito obrigado por vocês existirem!

  92. Anderson

    20/08/2020 13:36em13:36

    Mais um texto esclarecedor e digno de aplausos!!

  93. Gabriel Aparecido Rodrigues

    20/08/2020 15:05em15:05

    isso me ajudou muito

  94. Valdineia Santos

    21/08/2020 21:26em21:26

    Que texto maravilhoso! muito obrigada, estava precisando mesmo de ler algo tão tocante, ou seja motivador…

  95. Claudia Loura

    27/08/2020 09:26em09:26

    Bom dia Gabriel um excelente texto.

  96. Antonio Lima Mendes Junior

    13/09/2020 07:09em07:09

    Glória a Deus pela sua vida Gabriel e pelas suas palavras, li e vou ler novamente e quantas vezes forem necessário para avançar e não retroceder, obrigado. Deus nos dê a vitória.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer conquistar a sua aprovação em concursos públicos?
Prepare-se com quem mais entende do assunto!
Comece a estudar no Gran Cursos
Para o Topo