O que realmente importa

“Não pergunte do que o mundo precisa. Pergunte o que faz você se sentir vivo. E vá fazer isso. Porque o mundo precisa de pessoas que se sintam vivas.” – Howard Thurman, filósofo.

O que é realmente importante para você? Já se perguntou isso? Se não, reflita um pouco em busca da resposta. Se sim, a pergunta que se segue é: será que você tem agido de acordo com o que respondeu? Pela minha experiência, é grande a probabilidade de que não, ao menos não totalmente, e isso tem de mudar a partir de hoje.

Quando alguém escolhe ir em busca dos sonhos, ganha liberdade para cultivar seu pleno potencial como indivíduo. Por isso mesmo, optar pelo caminho que faz o coração bater mais forte é a decisão mais acertada que se pode tomar. Pena nem sempre ser fácil identificá-lo… Alguns de nós não fazem ideia do que valorizam mais na vida. Se é o seu caso, minha dica é: analise o tempo que você dedica às suas rotinas. A importância das coisas pode ser medida pelo quanto estamos dispostos a investir nelas: quanto maior o valor atribuído a algo, mais nos vemos envolvidos.

Ninguém nega, por exemplo, o valor da família, certo? O mais frequente é a colocarmos no centro de nossas prioridades, e isso se confirma mesmo quando as circunstâncias nos obrigam a deixá-la em segundo plano. Sempre haverá fases na vida quando não poderemos desfrutar da companhia dos entes queridos como gostaríamos, por termos de nos dedicar a outros projetos que parecem momentaneamente mais significativos. Pode ser um aperfeiçoamento profissional, o estudo para concursos… Seja como for, note que a decisão também será pela família, ainda que pensando no médio ou no longo prazo.

No outro extremo, há quem viva mais para os outros do que para si mesmo, tornando-se refém da agenda de terceiros, frustrando-se e deixando de realizar os próprios sonhos. Sem progredir financeira, intelectual ou emocionalmente, a pessoa acaba se aprisionando num ciclo que não a leva a lugar nenhum. Meu palpite é que ela não se encontrou, optando por se manter ancorada aos outros.

A verdade é que, mal nascemos, começamos a morrer. Logo, não podemos perder tempo com inutilidades, fazendo escolhas sem pensar nas consequências, aceitando o convívio com gente que, ou não nos conhece de fato, ou não liga para nossos sentimentos. Suportamos – diariamente – pessoas que tentam se aproveitar da nossa bondade, demandando muito além da nossa capacidade de atender. Para elas, grande parte do que fazemos ou planejamos não tem valor, e é por isso que precisamos despertar, redirecionando nossa energia para quem e o que importa. Cada indivíduo nasce com um potencial único, mas, se vai ou não cultivá-lo, depende exclusivamente de sua força de vontade. A paixão é a razão pela qual estamos aqui, e escolher abraçá-la é a maior jornada da nossa vida.

“Mas nem tenho mais idade para fazer as coisas que sempre sonhei”, diriam alguns que me leem. Será mesmo, meu amigo, minha amiga? Leonard Cohen, compositor da bela música Hallelujah, fez sua primeira apresentação aos 33 anos de idade; Stan Lee, criador do Homem-Aranha e do Homem de Ferro, deu vida a sua primeira história em quadrinhos com quase 40; Claude Monet pintou o seu primeiro quadro com 42; o escritor R.R Tolkien era sexagenário quando publicou O senhor dos anéis; Ginette Bedard, aos 81, participou da 12ª maratona consecutiva na cidade de Nova York; Anna Mary Moses, apareceu na capa da revista Time quando contava 93 anos, isso porque havia pintado mais de mil quadros, atividade que iniciara apenas duas décadas antes. E não para por aí: no mundo das pessoas comuns, temos testemunhado cada vez mais adultos que passaram dos 40 serem aprovados em concursos públicos dificílimos. Para confirmar a regra, recentemente entrevistei uma delegada que assumiu o cargo quando já era avó!

Então, sem mais desculpas, me responda: quanto tempo você ainda vai demorar para honrar quem realmente é e fazer o que julga relevante?

O que importa são as suas ações e reações diante dos desafios da vida, caro leitor. Importa como você se sente sobre o que acontece a sua volta. O ponto é o que você faz dadas as circunstâncias alheias a sua vontade. Você finge indiferença, esconde seus sentimentos debaixo do tapete, fica à margem do rio assistindo às águas correrem, morre de sede mesmo em frente a uma fonte de água cristalina, à espera do inevitável: que uma hora tudo exploda e saia do controle? Ou se olha no espelho e diz a verdade à imagem ali refletida, ainda que a dor do enfrentamento seja maior que a de ficar acomodado? Ora, todos sabemos que o arrependimento machuca mais que a inércia, então subverta a lógica, pensando com o coração e sentindo com a cabeça. Quem age assim, a partir do que é essencial, passa ao grupo de quem se destaca, seja na área que for.

Importa ter bravura, ser capaz de fazer as coisas que jamais se espera de nós. Trata-se de nadar contra a correnteza, se preciso. De não se deixar intimidar pelas incertezas. De atravessar um rio poluído e sair limpo no final. De enfrentar uma pandemia sem se desesperar. De não perder a capacidade de sentir, de não abandonar os sonhos, de não se entregar ao derrotismo. De não ter medo da vida, nem de viver.

Importa ter uma visão. Se sei quais são meus dons e conheço bem minha missão, basta seguir em frente. O caminho pode até ter sido traçado pelo Criador, mas nada me impede de, com minhas próprias escolhas – o famoso livre-arbítrio –, torná-lo mais difícil ou mais fácil, construir pontes e pegar atalhos ou dar as maiores voltas e escolher a rota mais extensa. Se, porém, nem sequer sei aonde pretendo chegar, tudo fica mais complicado. Confuso, posso simplesmente andar em falso, sem sair do lugar, tomando qualquer estrada que apareça, à esquerda ou à direita, tanto faz.

Importa ser razoável ao lidar com sonhos, ao buscar algo grandioso. Acima de qualquer valor, temos de demonstrar humildade, precisamos ser conscientes dos nossos limites. Quando o desafio é grande, o “nós” é muito melhor do que o “eu”. “Nenhum de nós é tão bom quanto todos nós somos juntos”, dizia Ray Kroc, empreendedor que fez do McDonald’s o modelo de negócios que é. Leve estas verdades consigo, caro leitor: você sempre terá algo a aprender com outra pessoa e nunca pode se esquecer de onde veio. Falo por experiência: recentemente, minha esposa e eu imprimimos alguns quadros para nossa nova casa. Minha ideia original era fazer uma montagem com imagens de Brasília, local onde nasci e que escolhemos para ser nosso lar, e de São Paulo, cidade onde ela morava antes do casamento. Mas eis que Vivi pediu para incluirmos uma foto de Guarulhos. Ora, foi onde ela nasceu, e ela deixou bem claro que quer sempre se lembrar de sua origem. Achei muito legal. Cresça, apareça, faça a diferença, mas nunca se esqueça de suas origens. Entendido?

Importa, enfim, fazer grandes realizações a partir de tímidos começos, um “passo atrás do outro”, como ensinamos AQUI. Certa vez, meu pai me deu um conselho descontraído, porém verdadeiro, que resume bem o que quero dizer: “Gabriel, chega de planejamento; o momento é de fazimento!”.

Imagine-se tendo de prestar contas da missão terrena que lhe foi dada. Não espere o pior acontecer para lamentar erros e, pior, omissões. Enquanto o seu coração bater, direcione foco e energia ao que você foi feito para realizar. Nunca, jamais desvie sua atenção dessa busca. Se ainda não descobriu qual é o seu propósito, pare um instante, respire e concentre-se para encontrá-lo. Faça isso antes que seja tarde. Meu sócio e eu passamos por isso até concluir que o nosso era ajudar pessoas a alcançar sucesso pela educação e tecnologia. Fico feliz em dizer que, se ao final de minha vida qualquer um me perguntar se cumpri a minha missão, poderei responder: “com cada célula do meu corpo”.

Pensando nisso, saia desta página e comece a agir agora. Combinado?

Se você chegou até aqui, gostaria de lhe pedir um favor: comente abaixo dizendo o que achou do texto. Foi útil? Não foi? Ajudou? Não ajudou? Seu feedback é muito importante!

Mais artigos para ajudar em sua preparação:

 

Gabriel Granjeiro – Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online. Vive e respira concursos há mais de 10 anos. Formado em Administração e Marketing pela New York University, Leonardo N. Stern School of Business. Fascinado pelo empreendedorismo e pelo ensino a distância.

Quer conquistar a sua aprovação em concursos públicos?
Prepare-se com quem mais entende do assunto!
Comece a estudar no Gran Cursos

Notícias Relacionadas

Gabriel Granjeiro
Gabriel Granjeiro
Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online
115 Comentários

115 Comentários

  1. Dalva Santana

    27/07/2020 18:20em18:20

    Olá
    Não conhecia seus artigos.
    Recebi por mail a chamada e abri para ler.
    Grata por compartilhar as suas experiências conosco.
    Dalva

    • weskley

      27/07/2020 22:51em22:51

      obrigado por compartilhar seu conhecimento. Quando penso em desistir me faço a pergunta o que é realmente importante para você?

      • Camila Da Silva de Oliveira

        30/07/2020 08:04em08:04

        Sempre toca meu coração, escolhi o melhor curso preparatório para seguir meu sonho!

    • MARA AQUINO DE JESUS

      28/07/2020 13:20em13:20

      Obrigada pelo artigo, foi útil, continuo estudando todos os dias, e espero conquistar meu grande sonho.

    • Ivone

      28/07/2020 19:10em19:10

      Suas palavras são sempre encorajadoras… Deus abençoe sua vida!

    • Sirlene oliveira de souza

      29/07/2020 14:25em14:25

      Foi útil

    • Silvania

      02/08/2020 12:07em12:07

      Gostei

  2. Sandra Gambini

    27/07/2020 18:45em18:45

    Mais uma vez Gabriel Granjeiro e sua equipe selecionaram pensamentos de imensa valia. No seu ´The Inward Journey´H. Thurman apresenta uma espécie de roteiro, mesmo que em formato de boa filosofia, pelo qual podemos trilhar o caminhando em direção às aspirações mais fiéis aos nossos reais desejos. Reconhecimento, conscientização acerca dos papéis que podemos assumir, da plena realização pessoal e espiritual, haja vista a indissociabilidade entre elas, as escolhas adequadas, sem boicotes e medos. O encontro consigo mesmo não se equivoca,não se ilude e nem mesmo se pretende perfeito; trata-se da verdade de quem somos e daquilo que desperta convicções e amor. Traçar nossa melhor versão parece difícil e doloroso. As dificuldades, contudo, possibilitam superações que fortalecem, e a dor, a capacidade de valorar com mais acuidade. Eu, como humilde aluna do Gran, onde me delicio com as aulas ´britânicas´, ou seja, perfeitas, não deixo de opinar, com a adoração que tenho pela Filosofia, sobre os textos incríveis que vocês apresentam. Até o churrasco da aprovação. Não tão madura quanto Anna Moses, mas com vida vivida.

  3. Maiara Magalhães de Souza

    27/07/2020 18:54em18:54

    Estou muito otimista, me preparando todos dias , quero chegar lá!

    • DELAN PEREIRA DE SOUZA

      27/07/2020 21:46em21:46

      Precisamos muitas vezes desse puxão de orelha que nos encoraja a acreditar em nós, fico muito grato pela atenção e muito satisfeito com o Gran, vcs está sempre melhorando para nos oferecer qualidade, os professores são feras e compromissados com a missão. Sem mais vamos queimar pestanas.

      • Maria Cristina Marinho de Andrade

        02/08/2020 18:28em18:28

        Se foi útil?Foi o máximo, excelente!
        Como valeu ler e ouvir essas belas palavras!
        Vou levar pra minha vida!
        Sei que um dia estarei lembrando desse dia momento exato,aqui lendo e ouvindo esse texto motivacional, e numa vida totalmente diferente de onde estou.
        Sei que vou chegar onde sonho.
        Meus estudos não serão em vão!

    • Valéria

      28/07/2020 08:19em08:19

      Bom dia!Nossa que artigo nota mil!!Amei,e me veio em um momento que mais preciso,tenho um grande sonho de ser concursada e todos os dias meu coração bate forte para que eu tenha forças e disposição para não desistir desse sonho apesar das grandes dificuldades do nosso dia! Mais eu creio sim que estou no caminho certo e esse texto foi mais uma motivação uma luz para que eu não desista.Meus agradecimentos à Gabriel granjeiro!!

    • Valdecir

      28/07/2020 11:33em11:33

      Texto muito bom que aponta para as
      necessidades de estarmos focados em nossos objetivos e, caso não os tenhamos, definí-los o quanto antes para enfontrar a trajetória clara a ser seguida. O ser humano sempre objetivos não é nada!

  4. Natália Reis

    27/07/2020 18:56em18:56

    O Gabriel é sempre certeiro, os textos que ele envia geralmente chegam no momento em que a motivação está baixa, mas ele com suas suaves e sábias palavras sempre me encoraja a não desistir.
    Muito obrigada

    • William Ramos

      28/07/2020 06:58em06:58

      Bom dia! Faço das suas palavras Natália Reis, as minhas! Bem isso mesmo! Gratidão!

  5. Kezia

    27/07/2020 18:56em18:56

    Amei. Deus continue abençoando sua vida e de sua família.

  6. bárbara

    27/07/2020 19:09em19:09

    suas palavras encorajadoras sempre ajudam nós concurseiros a seguirmos em frente. Gran é um curso que ajuda o intelecto e o emocional, grata.

    • Val

      28/07/2020 13:56em13:56

      Gostei do artigo.
      Eu no momento mim encrontro perdida em qual concurso escolher para compra o curso e estudar.
      Penso no inss, as vezes na embasa…

  7. Jorge Eduardo Cardoso

    27/07/2020 19:18em19:18

    Que texto inspirador! Muito obrigado por compartilhar tantas luz!

  8. Jhonatan Oliveira da Silva

    27/07/2020 19:26em19:26

    Sensacional cara esses seus artigos eu sempre mim motivo mas com eles obrigado.. forte abraço.👊

    • Geroneide

      27/07/2020 20:29em20:29

      Gabriel, você é um Ser Iluminado. Suas palavras tocam nossa alma. O texto é incrível, excelente. Parabéns! Gratidão!🙏😃

    • Rosemara Prestes

      27/07/2020 22:30em22:30

      Emocionante, obrigada, sempre leio seus textos. Continue no seu propósito ensinar e colocar pessoas a frente.

      Muito Obrigada!

  9. Rodrigo da Cruz

    27/07/2020 19:27em19:27

    Como de costume, dando aquela chacoalhada e injetando aquele precioso antídoto chamado “fé”. Muitíssimo grato!

  10. Michelly Ignacio Marin

    27/07/2020 19:27em19:27

    O GRAN é fantástico! Sempre com textos inspiradores que tocam cada um de nós. Sábias palavras do Gabriel. E com certeza e convicção posso dizer: Gabriel, você tem cumprido sua missão através da tecnologia aliada à educação, nesse canal incrível que é o GRAN! Você passa humanidade, sinceridade e amor em cada coisa que aparece por aqui. Que trabalho! Vocês são demais! Inspiram o melhor das pessoas. Obrigada por cada palavra desse texto Gabriel! Vamos juntos, sempre!

  11. Rosana Santos

    27/07/2020 19:33em19:33

    Gabriel vc não sabe o quanto isto que vc faz com estes relatos seu e de pessoas que venceram ajuda a nós concurseiros a nos manter firmes em nosso propósito. obrigado do fundo do coração.

  12. Antônio Heleno Pinheiro Neto

    27/07/2020 19:49em19:49

    Mais um excelente texto. Um ensino que ajuda a colocar nossos sonhos em prática. Obrigado.

    • Geroneide

      27/07/2020 20:29em20:29

      Gabriel, você é um Ser Iluminado. Suas palavras tocam nossa alma. O texto é incrível, excelente. Parabéns! Gratidão!🙏😃

  13. Solange de Oliveira Aurélio

    27/07/2020 20:24em20:24

    Toda santa segunda-feira é o dia eleito por mim para beber da fonte dos conhecimentos do grande Gabriel Granjeiro. Muito obrigada, você é espetacular. 👏👏👏👏👏👏👏

  14. Ângelo Fernandes

    27/07/2020 20:36em20:36

    Gabriel boa noite, muito bom meu irmão Deus abençoe!
    Att.

  15. Paulo

    27/07/2020 20:45em20:45

    Recebo os textos, desta vez fiz diferente. Resolvi fazer a leitura. Por incrível que pareça estava eu com o dilema retratado no texto. Assim, sem duvidas que o texto me tocou. Obrigado, Gabriel!

  16. BRUNA

    27/07/2020 20:45em20:45

    Que texto maravilhoso e engrandecedor.

    • FERNANDO JOSE LACERDA SALES

      27/07/2020 21:17em21:17

      Lindo texto. Tenho 59 anos e sou analista do TJRJ. Já posso me aposentar e tenho o sonho de trabalhar na carreira diplomática. Suas palavras foram incentivadoras. Muito obrigado. P.S: Fiz a inscrição ilimitada.

  17. Marcelo

    27/07/2020 21:14em21:14

    O Gabriel Granjeiro consegue aglutinar pensamentos, livros, filosofias como se tudo fosse somente de uma fonte, e deixa claro como deveria ser nossas atitudes. Muito top estas crônicas

  18. Rafael Rodrigo da Silva

    27/07/2020 21:58em21:58

    Parabéns Gabriel! Gosto muito dos seu artigos, me faz abrir a mente e enxergar outras perspectivas. Continue! Obrigado!

    • Fernanda

      29/07/2020 08:46em08:46

      Amei ..Estou numa inércia ..sem energia ..Começarei o meu fazimento e quero entregar cada gota do meu corpo também !!!

    • FABIANA RAFFAELLA CUPELLO ALVARES

      02/08/2020 20:10em20:10

      Nos tempos de hoje, vemos muitas mensagens inspiradoras, mas a do Gabriel parece que foi escrita especialmente pra mim. Tenho ouvido tantas negativas por conta da minha trajetória de vida e situação atual, que ver que há quem se importe em incentivar o outro que se vê perdido é praticamente providência divina! Obrigada Gabriel e ao Fran cursos pela oportunidade e entusiasmo!
      Em breve estarei aqui compartilhando nossa vitória!!

  19. Josy

    27/07/2020 22:24em22:24

    Muito gratificante ler esse texto! Maravilhoso!

  20. Josy

    27/07/2020 22:24em22:24

    Muito gratificante ler esse texto!

  21. Raquel Priscila da Silveira

    27/07/2020 22:27em22:27

    Esse texto serviu como uma luva para mim que desisto e procrastino fácil em relação aos estudos e a vida no geral.

  22. Edivalgo Alves de Oliveira

    27/07/2020 23:17em23:17

    Parabéns Gabriel! O senhor é um ser-humano abençoado por Deus.

    Sempre nos motivando com essas mensagens de grande relevância para

    O nosso crescimento, seja pessoal ou profissional e “ESPECIALMENTE”

    a nos concurseiros; que trilhamos para almejar um tão sonhado cargo

    Público. Obrigado mais uma vez, pelos conselhos e orientações.

  23. Diego

    28/07/2020 08:35em08:35

    Agradecido estou pelo texto, grande Gabriel! Continue com seu algorítimo de chamadas nos e-mails. É muito importante.

  24. Marina

    28/07/2020 09:08em09:08

    Muito útil!!!

  25. Filipe Albuquerque

    28/07/2020 09:21em09:21

    Bom dia!
    O segredo é esse, não desistir. Parar de murmurar e tomar uma atitude.
    Parabéns pelo Excelente trabalho Gabriel!
    Forte abraço!!!

  26. Ana Patrícia

    28/07/2020 09:25em09:25

    ainda nem terminei de ler,e já estou lacrimejando, tenho 40, e sinto essas palavras diretamente pra mim…

  27. NAELI RITTER FERNANDES

    28/07/2020 09:26em09:26

    Ajudou e MUITO! Esses dias estava “pedindo a Deus” que me desse um Dom, além da Vida que Ele já me deu… orei e dormi!E hoje em seu artigo, a resposta dEle pra mim: “Se sei quais são meus dons e conheço bem minha missão, basta seguir em frente”. Ele já me deu. Só estava adormecido em mim…

    Grata!

  28. Wellington Geraldo dos Santos

    28/07/2020 10:51em10:51

    Texto explícita e implicitamente relacionado ao ser humano que deseja sucesso na vida, seja em qual área for. Como também àqueles inertes e agentes automáticos. Enfim importante a todos(as) em seus contextos de vida.

  29. Andressa Gemaque da Silva

    28/07/2020 11:24em11:24

    Excelente texto. Seguimos juntos rumo à aprovação. Obrigada Gabriel

  30. CESAR

    28/07/2020 11:41em11:41

    Gabriel, li sua linda mensagem de verdades e otimismo ouvindo a música “Jeff Buckley – Hallelujah (Official Video)” e não tive como conter as lágrimas. Você é incrível! Estou nesta lista dos “ENTAS” e em busca do sonhado dia da NOMEAÇÃO-POSSE-EXERCÍCIO.
    Gratidão sempre!!
    César Augusto

  31. Kelson Bandeira

    28/07/2020 11:42em11:42

    Gratidão pelas palavras Gabriel!! temos que corre atrás, paga o preço e nunca esquece nossas origens!!

  32. Gabriel Alves Lisbôa

    28/07/2020 11:53em11:53

    Incrível, devemos ser determinado em alcançar nossos sonhos! Pensar nos outros(família, amigos, trabalho) também é pensar em si próprio.

  33. Rodrigo

    28/07/2020 11:59em11:59

    inspirador artigo.
    parabéns

  34. Daniela Ferreira Lima

    28/07/2020 12:11em12:11

    Boa tarde!
    Ótimo texto!
    Durante muito tempo vivi em função da vida alheia,família sugadores de energia e tempo,porém consegui perceber e logo estou cuidando de mim.

  35. wellington cruz

    28/07/2020 12:24em12:24

    Parabéns,Excelente texto,li e gostei, manda mais,Poxa dá uma alavancada em nosso sentimento,sentir até um arrepio.

  36. Cristiane Rosa de Miranda

    28/07/2020 12:35em12:35

    Boa tarde! Adorei o texto eu estava precisando dessas palavras pois estou sem foco com os estudo sem entusiasmo na verdade tenho que buscar forças não sei de onde mas pretendo sim lutar pelos os meus sonhos só que minha ansiedade não está permitido que eu fique no que quero. Mas vou lutar mesmo sem força por que sei se eu não fizer nada agora o arrependimento será pior. Obrigado pelas palavras foram de grande ajuda.

  37. Gustavo

    28/07/2020 12:42em12:42

    Magnífico!

  38. ALEXANDRE

    28/07/2020 13:26em13:26

    OBRIGADO PELA INSPIRAÇÃO, UM TOQUE DE REALIDADE, E DESPERTAMENTO. PRECISO VOLTAR A LUTAR A TER PRÓ ATIVIDADE. OBRIGADO MESMO. DEUS CONCEDA SABEDORIA E PAZ A TI E FAMÍLIA.

  39. Cláudio Luz

    28/07/2020 15:10em15:10

    Grande Gabriel mais uma vez…Ler seus artigos já se tornarasm parte da rotina de estudos. Já está incluso na grade de horários um tempo para beber dessa fonte de inspiração.
    Um abraço

  40. MARCELLY CHRISTIANE GOULART SIGNORETTI

    28/07/2020 15:11em15:11

    Lindo texto, não só pelas belas construções gramática, mas pela leveza ao tratar de um assunto tão importante — MISSÃO, PROPÓSITO. Muito bom ler, daquelas leituras que passa rapidinho e deixa vontade de mais linhas… Verdadeiro, estar na missão faz bater o coração mais forte, é sobre viver, não sobreviver, como diria Tadashi Kadomoto.

  41. Raphael Vilela Dias

    28/07/2020 15:49em15:49

    Esse artigo foi realmente muito bom! Obrigado!

    • David Bendersky

      29/07/2020 13:42em13:42

      Parabéns amigo Gabriel e a toda a equipe do Gran Cursos, sensacional propósito e missão, acredito que nossos políticos acordarão para essa ética e filosofia de vida baseada na Responsabilidade Social que percebo no trabalho de vocês enquanto Educadores Digitais,Nobre trabalho amigos,uma Honra participar desse time!
      Sucesso e Gratidão a vcs!!!

  42. Lúcia Rocha

    28/07/2020 16:07em16:07

    Amei.

  43. Carmen

    28/07/2020 16:31em16:31

    Excelente texto. Muito útil e motivador.
    Muito obrigada, Gabriel!

  44. Melina Estrela da Silva Nunes

    28/07/2020 17:31em17:31

    Conteúdo muito enriquecedor e motivador! Adorei!

  45. STEFFANIE RESENDE

    28/07/2020 18:02em18:02

    Sensacional! Adoro suas postagens!!! Auxiliam demais e às vezes é o que precisamos ouvir!!!

  46. Glaucia Peres

    28/07/2020 18:15em18:15

    Eu adorei o seu texto Gabriel. É um grande incentivo para nós que passamos dos 40 anos e sonhamos com uma aprovação no concurso público. Quero parabenizá-lo pela humildade de responder a minha mensagem DM em uma rede social. Faço faculdade a distância com muito esforço e ruma a aprovação no setor público.

  47. LOUELLY OLIVEIRA LIMA

    28/07/2020 18:32em18:32

    Muito útil, motivador!

  48. Daniel

    28/07/2020 19:52em19:52

    Muito útil motivador, e me fez pensar que realmente estou no caminho certo

  49. ADILSON AGUIAR

    28/07/2020 20:19em20:19

    As vezes nos falta forças para seguir em frente, mas olho em minha volta e vejo os maiores presentes que Deus me deu, minha familia.
    Tudo que faço é por elas, minha esposa e filhas, que sempre estão ao meu lado me apoiando.
    Obrigado, ao GranCursos Online.

  50. maria Neta

    28/07/2020 21:45em21:45

    Perfeita, assim como todas que faz, é motivador, isso sim é alimento para mente.

  51. Lilian Machado de Almeida Dias

    28/07/2020 22:07em22:07

    Obrigada por suas palavras. Muito motivadoras.

  52. Janete Cavalcante Pereira de Souza

    28/07/2020 22:22em22:22

    Boa noite.Sim.Planejar,sonhar e concretizar.

  53. fabio dias

    28/07/2020 22:39em22:39

    E motivador e faz com que cada dia eu estude e me dedique ainda mas planejar estudar sonhar e concretizar .

  54. juliana

    28/07/2020 22:43em22:43

    Deu até vontade de chorar!! O gran realmente é diferenciado..sempre podemos traçar novas metas e seguir nossos sonhos.Sou Servidora municipal,mas desejo entrar em um concurso melhor.Estudar p concurso é uma atividade solitária,muito frustrante algumas vezes,porém devemos ter resiliÊncia e seguir:)

  55. Rozane Aparecida Scher

    28/07/2020 22:52em22:52

    Boa noite Gabriel! Texto inspirador e nos motiva a seguir em frente mesmo quando tudo nos parece tão distante!! GRATIDÃO pelo seu belo exemplo de vida!

  56. LUIZA

    28/07/2020 23:18em23:18

    MUITO INTERESSANTE, APÓS A LEITURA DO TEXTO ME SENTIR MAIS MOTIVADA.

  57. Bruno Gustavo Oliveira Souza

    29/07/2020 00:08em00:08

    Boa noite Gabriel! Gostaria de lhe dizer que sua mensagem foi de grande valia para mim. Parabéns pelo belo trabalho. 👏

  58. MOISÉS DE MELLO

    29/07/2020 07:54em07:54

    O melhor texto de motivação, inspiração + método + exemplos de sucesso.

  59. PATRICIA RACHEL VIEIRA E SILVA

    29/07/2020 08:08em08:08

    Sempre com sábias palavras, Gabriel. Entendo que o melhor é enfrentar obstáculos pela ação do que morrer na inércia. Estudo há tempos,já consegui meu cargo público há uma década, mas resolvi voltar, decidi confrontar meu conforto e buscar realizar meu sonho. Resiliência, sempre.

  60. Veronica Duarte

    29/07/2020 08:44em08:44

    Estava precisando ler esse artigo! perfeitooooooooooo!

  61. Mariana

    29/07/2020 09:15em09:15

    Excelente mensagem!

    Parabéns e obrigada!

  62. Fabiana

    29/07/2020 09:53em09:53

    Uma baita sacudida!!! Eu estava cumprindo a agenda dos outros, atrapalhando meus estudos.Acordei!!!

  63. ADRIANA SIQUEIRA DE VASCONCELOS

    29/07/2020 12:02em12:02

    Olá, BOM DIA!!!
    Gabriel, estou sem palavras mas agradeço de coração pelo o que você faz. Cinceramente eu estava desanimada, sem saber que rumo tomar, ontem sem vontade abri o computador acabei abrindo no gran cursos e logo quando loguei o imparável veio na tela e abri e prestei atenção na sua entrevista. Engraçado que tem horas que parece que estamos sozinhos e que nada é possível porque não nos achamos capazes de alcançar algo que parece que chega a ser grande demais para nós devido tanta maré que vem contra e forte. Mas Deus é tão bom que por pequenos e simples gestos coloca pessoas que tem dificuldades até bem maiores que nossas e de alguma maneira nos mostra que não estamos sozinhos e sim cegos a ponto de não conseguir enxergar de que para muitos os caminhos são difíceis, cheios de obstáculos, pesados para nós,mas ao mesmo tempo somos sim capazes e não somos diferentes de ninguém, que necessáro é mesmo sair da zona de conforto e do conformismo e traçar e seguir corretamente um objetivo na vida e ir até o fim passando com a força de Deus tudo o que nos vem contra, porque muitos dos que assim fizeram venceram, e isso é o que você deixa bem claro nos seus textos.
    Muito e muito obrigada.
    Deus te abençoe sempre,
    Forte abraço.

  64. Gabriel Bistafa

    29/07/2020 12:20em12:20

    Uma preciosidade esse artigo. O texto me motivou muito e inspirou a voltar as energias ir atrás do que me mantém vivo. Gratidão profrunda Gabriel Granjeiro. Parabéns pelo trabalho.

  65. Fábio

    29/07/2020 13:27em13:27

    Boa tarde caro Gabriel,
    Eu já gostava de você e de seus projetos, porém fiquei ainda mais feliz e fã depois que conheci um pouco mais da sua trajetória!

    Parabéns.

  66. Isabel

    29/07/2020 14:08em14:08

    Que texto perfeito, parece q foi escrito direcionado pra mim!
    Obg por cada dedicação sua e de sua equipe!

  67. Layla

    29/07/2020 15:54em15:54

    Como sempre, um texto maravilhoso, motivador e inspirador!

  68. Claudia

    29/07/2020 16:10em16:10

    Foi tudo que eu precisava ouvir .
    Muito obrigada.
    Que Deus o abençoe.

  69. Samara Lima

    29/07/2020 16:18em16:18

    Gostei muito do incentivo, tudo que foi dito é verdade, precisamos de achar que não somos capaz de realizar um sonho, precisamos sim é correr atrás dele e realiza-lo.

  70. Ilze

    29/07/2020 16:26em16:26

    Ola, durante alguns anos fui concurseira e cheguei muito próximo do meu objetivo, mas por alguns motivos deixei de lado e não levei adiante. Estou pensando em retomar a vida dos estudos e dessa vez até chegar ao objetivo final. Lendo agora essas palavras pude entender com mais clareza A importância da persistência e dedicação. Lindo texto, reflexivo e muito bem direcionado aqueles que perseveram e acreditam nos seus sonhos.
    Parabéns, e obrigada pelas palavras !!!

  71. Ana Carolina

    29/07/2020 20:29em20:29

    Excelente texto! Estou cada dia mais apaixonada pelo Gran!

  72. Thiago Tenorio

    30/07/2020 03:13em03:13

    Muito bom o texto!
    Inspirador, realista e motivante =)

  73. MARCIA ROSA LOPES

    30/07/2020 05:49em05:49

    Gabriel,bom dia! O texto foi bastante útil e na hora certa. Obrigada!

  74. DEBORA REGINA

    30/07/2020 13:27em13:27

    Gabriel, o texto mencionado foi direcionado, exclusivamente, para mim. Até no que se refere a idade. Sempre que leio ou vejo algo sobre seus textos motivacionais me sinto mais forte e com mais ânimo. Gratidão a você e a sua equipe por esse trabalho tão organizado e humano. Muita luz em suas vidas. Gratidão.

  75. Patricia

    30/07/2020 14:46em14:46

    Excelente artigo, na verdade todos são muito bons! tenho prazer em ler cada um que me é enviado.

  76. Camila

    30/07/2020 14:52em14:52

    Muito interessante as reflexões realizadas no texto. Muitas vezes em nossas vidas encontramos muitos obstaculos, dificuldades, mas o que faremos com eles é o diferencial. Nunca desisti da minha carreira e de meus sonhos, mas fiz algumas escolhas e a carreira ficou em segundo plano. Estou motivada aos estudos novamente. Bora estudar….

  77. Pamela M. R. Soares

    30/07/2020 15:04em15:04

    Obrigada por mais um excelente artigo.
    Estudo praticamente todos os dias e quando me sinto cansada ou desmotivada são histórias/artigos como os seus os quais me mostram que vale a pena seguir firme.
    Gratidão!

  78. Jefferson Ventura

    30/07/2020 18:40em18:40

    Seus textos são sempre excelentes. Estudar com alguém que nos inspira é mais um fator que colaborará em nossa aprovação. Você é o cara. Parabéns pela inteligência, humildade e simpatia.

  79. guilherme

    30/07/2020 19:16em19:16

    Foi útil!!!!!!!
    tocou em um ponto no qual eu estava escondendo de mim mesmo!!!!

  80. Denis Fernandes

    31/07/2020 08:30em08:30

    O mundo precisa de pessoas cumprindo seu propósito, vivendo intensamente seu propósito. Cada uma foi criada com talentos únicos dados pelo Criador, para realizar algo fantástico. Obrigado pelo texto!

  81. Victor Sá

    31/07/2020 23:14em23:14

    Gosto muito de seus artigos, são excelentes e muito motivador em especial esse falou muito comigo.

  82. DIRCIANE HENRIQUE MACEDO

    01/08/2020 08:25em08:25

    Texto incrível!!!

  83. celso dos reis paulo

    01/08/2020 17:39em17:39

    Texto muito bom mesmo, frases motivadoras e verdadeiras!

  84. Marcos

    01/08/2020 22:15em22:15

    Eita,parei pra ler e refletir sobre o texto até brotaram lágrimas dos meus olhos.Confesso que me motivou muito irei imprimir e colar na cabeceira da minha cama.Estou estudando para concurso,mas às vezes bate as incertezas e consequentemente vem o desanimo e a frustração,mas a partir de hoje não deixarei mais ser intimidado pela incertezas.Vou me levantar e atravessar esse rio pq eu preciso chegar do outro lado e provar pra mim mesmo que sou capaz.

  85. Silvania sousa

    02/08/2020 12:10em12:10

    Gostei

  86. Eurípedes da Silva Miguel

    02/08/2020 16:42em16:42

    Boa tarde!
    No que se refere a despertar, entusiasmar dentre outras virtudes, no âmbito secular: no mundo dos concursos e até a esta breve vida terrena, este, e, outros artigos postados aqui, os quais ainda não li todos, são excelentes. Boas palavras e histórias de vida inspiram. As do senhor também.
    Paz e graça.
    Att,
    Eurípedes da Silva Miguel.

  87. Maria Emília

    03/08/2020 09:55em09:55

    Texto libertador, muito obrigada!

  88. Valfredo Borghezan Martins

    03/08/2020 10:12em10:12

    Excelente motivação. Foi de grande valia para mim. obrigado

  89. Gardenia Maria de Sousa Costa Santana

    03/08/2020 12:15em12:15

    Agradeço de coração por ter a oportunidade de ler sua mensagem, estava realmente precisando ler,pois estava um pouco desanimada, tenho 53 anos e e ainda não tenho instabilidade financeira,ou seja não tenho emprego, pois na minha idade e muito difícil arranja emprego. Tenho muito vontade de passar no concurso publico,tem momentos que penso que não sou mais tao jovem para passar em concurso, mas lendo sua mensagem fiquei mais animada e com vontade de seguir adiante com meus estudos. Muito obrigada messo pelo incentivo. Queria lhe fazer o pedido, estou fazendo o curso online de serviço social que vence no dia 17 e setembro gratuito, seria possível prorrogar ate o final de setembro,tive alguns problemas não puder estudar todos os dias, temo não dar tempo e terminar da data do dai 17. Agradeço a compreensão e que Deus lhe abençoe hoje e sempre.Mais uma Obrigada

  90. Lucy

    03/08/2020 13:31em13:31

    Esse texto foi fantástico e veio para mim no momento certo. Sou aluna sou aluna do Gran, acompanho o Imparável, sei que estou no início de mudanças, porém, ainda procrastinando demais. Já sou concursada, há 11 anos na mesma área, não estou satisfeita, quero novos horizontes para mim. Há 10 anos parei de estudar, tanto para concursos quanto também na minha vida acadêmica, porém, a cada dia vejo que está na hora de novos rumos e que ainda há tempo e esses textos são motivadores. Concursada há 11 anos, trabalhando numa autarquia estadual na área de meio ambiente, sou formada em comunicação, mas, quero muito mais. Tenho um filho de 8 anos e agora pretendo voltar a focar em concursos e em uma nova graduação e assim sair do comodismo e conquistar novos horizontes.

  91. Vanessa Gurjão

    03/08/2020 14:27em14:27

    Excelente, muito inspirador. Avante, obrigada pelo texto!

  92. simone Pires

    03/08/2020 14:59em14:59

    gratidão pela motivação! sua missão é muito bonita.

  93. Marina P. C. Trevenzoli

    03/08/2020 15:19em15:19

    Olá, Gabriel!

    Este texto é uma sacudida em todas as pessoas que desejam progredir e sair da zona de conforto, além de um convite ao autoconhecimento.

    Gratidão pelas palavras fortes e acertadas!

  94. VANDA ROBAINA NEUMANN

    03/08/2020 15:58em15:58

    Sempre genial seus comentários, quando penso não ter forças, vem o anjo Gabriel e me cutuca, sem forças, guerreira?….Lembre-se de quem és…. outro dia conclui a leitura do Dom Quixote e no meio de suas loucuras , a máxima das máximas “Não se envergonhe de sua origem humilde e diga você mesmo que é filho de lavradores. se você não se envergonhar, ninguém poderá fazê-lo!”….

    Obrigada Gabriel e Vivi pelos ensinamentos.

  95. Lilian Cristina

    03/08/2020 16:49em16:49

    Obrigada pela carga motivacional e por compartilhar sua experiência. Esse texto proporcionou-me mais esperança e apoio a seguir em frente com coragem, vontade e perseverança aos estudos e a todos os sonhos para realizar. Um grande abraço!

  96. Eliane

    05/08/2020 08:52em08:52

    Contriubui bastante, de grande utilidade, muito obrigada.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer conquistar a sua aprovação em concursos públicos?
Prepare-se com quem mais entende do assunto!
Comece a estudar no Gran Cursos
Para o Topo