Fora de série: por que alguns chegam tão longe e outros não?

Gabriel Granjeiro


20 de Julho de 2020 6 min. de leitura

“Se você consegue ver a estrada bem delineada à sua frente, saiba que essa não é a sua estrada. Seu caminho é você quem faz, passo a passo. É por isso que é seu.” – Joseph Campbell

Por que alguns de nós alcançam mais sucesso que outros? O que leva uma pessoa a se destacar tanto, a ponto de ser vista como “fora de série”? Será o talento? Será o esforço? Talvez inteligência acima da média? A prática e a experiência? Ou, quem sabe, alguma vantagem oculta, como herança cultural, local de nascimento, círculo familiar? No livro Fora de Série (Outliers, no título original), Malcolm Gladwell se debruça sobre esse tema e vai em busca de respostas. Partindo da premissa de que o sucesso ou insucesso de alguém é resultado de uma conta em que entram diversos fatores, Gladwell explica que algumas dessas variáveis estão diretamente relacionadas ao contexto do indivíduo, às circunstâncias impostas pela vida, ao passo que outras dependem exclusivamente de sua capacidade de ação, de como decide construir a própria trajetória.

Hoje conversaremos um pouco sobre isso. Antes, porém, permita-me contar uma pequena história, a fim de inspirar em você o desejo de livrar-se das amarras – físicas e mentais – que o impedem de seguir seus sonhos:

Na virada do século XX, havia um mestre chamado Gurdjieff. Um dia, ele dirigiu aos seus discípulos uma pergunta: se um prisioneiro quer fugir da prisão, qual é a primeira coisa que ele precisa saber? “Quem é o guarda”, foi a primeira resposta. “Onde está a chave”, sugeriu um segundo aluno. “Nada disso”, disse o mestre. “A primeira coisa que ele precisa saber se quiser fugir da prisão é que está na prisão. Até descobrir isso, é impossível fugir”, complementou.

É isso mesmo, caro leitor. Para se libertar, você precisa primeiro reconhecer sua condição de prisioneiro. Seja franco consigo mesmo.

Identifique sua zona de conforto e tome a decisão de sair dela. E não se engane: será difícil, será demorado, será sofrido. Haverá dúvida, haverá hesitação, haverá vontade de desistir… Seja forte e não ceda! O sentimento de satisfação que vem depois de superada essa fase faz tudo valer a pena.

Com esse espírito, vamos aos ensinamentos reunidos no livro Fora de Série.

Um dos aspectos abordados na obra é a importância do treino para o sucesso individual. O autor discorre sobre o que acredita ser necessário para se atingir a excelência em qualquer forma de arte ou atividade humana: 10 mil horas de prática. São cerca de três horas por dia, vinte horas por semana, durante dez anos. Esse é o número mágico, segundo Malcolm.

Sempre amparado em pesquisas científicas, Gladwell defende que o cérebro precisa desse tempo para atingir a destreza. E cita exemplos, como o de Mozart, que produziu sua primeira obra-prima aos 21 anos de idade. Àquela altura, o rapaz já tocava piano havia quase duas décadas, metade desse período como protagonista em concertos. Ninguém nega que o musicista tenha sido um gênio precoce em sua arte, mas é mito que suas composições fossem perfeitas desde sempre. Hoje se sabe que muitas delas, particularmente as criadas na infância, foram aperfeiçoadas pelo pai antes de virem a público. Em outras palavras, o magistral Mozart que conhecemos, o Mozart de carne e osso, ser humano falível como qualquer um de nós, também precisou de muito treino para desenvolver sua técnica.

“A prática não é aquilo que uma pessoa faz quando se torna boa em algo, mas aquilo que ela faz para se tornar boa em algo”, sintetiza o autor de Outliers. A maior diferença entre os músicos de elite que alcançam projeção internacional e os que jamais irão além da Academia está relacionada ao tempo de dedicação. Os melhores do mundo somam, no mínimo, as tais 10 mil horas de prática, ao passo que os bons não ultrapassam 8 mil e os menos geniais pouco mais de 4 mil.  A trajetória de uma das maiores bandas pop de todos os tempos confirma a regra. Na época em que estourou nas rádios, The Beatles já havia se apresentado ao vivo cerca de 1,2 mil vezes. A maioria dos grupos de rock da atualidade não soma esse número de apresentações nem considerando toda a carreira.

As 10 mil horas de prática demonstram seu valor em outros campos da engenhosidade humana, como a de tecnologia. Bill Gates, por exemplo, programou sem parar por sete anos consecutivos antes de criar a Microsoft, em 1975, aos 19 anos de idade. É claro que, no caso dele, outros fatores ajudaram: Gates nasceu na melhor época possível para alguém com aptidão para trabalhar com informática, cresceu no lugar certo – centro mundial do desenvolvimento nessa área – e estudou na única escola de ensino médio dos Estados Unidos que dispunha de acesso ao sistema compartilhado de programação. Que ele soube aproveitar bem cada oportunidade, não há dúvida, mas sua dedicação obsessiva à programação foi decisiva para fazer dele o ícone que é hoje.

“Isso quer dizer que precisarei estudar 10 mil horas para passar no meu concurso?” Não, caro leitor. Para ser aprovado, você não tem de se tornar um especialista nas matérias previstas no edital; precisa apenas se desenvolver na arte de pontuar bem nas provas. Quando se trata de concurso público, o “número mágico” a que Gladwell se refere serve como uma generalização a reforçar a importância do treino para tudo na vida, inclusive as provas de seleção. É claro que talento, ambição e coragem têm sua parcela de responsabilidade pelo sucesso na busca por um cargo público. O apoio e incentivo dos pais também ajudam – e como! Todavia, nada disso adianta se não houver empenho do próprio concurseiro.

Sei o que você está pensando. “E se eu não nasci no lugar certo nem na hora certa? E se não conto com uma família que me ampare? Estou fadado ao fracasso?” Óbvio que não, meu amigo, minha amiga. Tudo a nossa volta nos influencia, para o bem ou para o mal. Assim, mesmo que você tenha largado alguns metros atrás dos demais competidores, sempre é possível agir para diminuir a diferença. Naturalmente, será preciso maior esforço da sua parte, mas a vitória depende, em boa medida, da sua persistência.

A seu favor, lembre-se de que a educação nunca esteve tão acessível, seja pelo formato, no meio digital em qualquer lugar do mundo, seja pelo custo, uma fração mínima do que era há pouco tempo. Para você ter uma ideia, o meu entrevistado desta semana no canal Imparável, o professor Dermeval Farias (atualmente promotor de Justiça), que foi criado em uma cidade de 11 mil habitantes, precisou viver três anos e meio longe da família, em uma república na cidade de Belo Horizonte, durante o período de preparação para concursos. Felizmente, soluções complicadas como essa não são mais necessárias hoje, graças à educação digital. As oportunidades finalmente estão começando, em passos lentos, a se nivelar, por mais que ainda estejamos longe do ideal.

Outro fator que Malcolm Gladwell desmistifica é relacionado ao QI. Costumamos pensar que pessoas dotadas de alto quociente de inteligência estão destinadas ao sucesso. No entanto, observa o autor, a partir de certo ponto, o grau de inteligência já não faz tanta diferença assim e pode até atrapalhar: há indícios de que pessoas com alto QI têm sérias desvantagens, como maior propensão a crises de ansiedade, desordem de humor e déficit de atenção. O QI é um indicador de habilidades inatas. A destreza social, por seu turno, é construída a partir do que se aprende em sala de aula, mas também pelo que se internaliza no ambiente familiar e nos grupos de amigos e conhecidos. Ora, sabendo que o sucesso tem muito a ver com as oportunidades surgidas ao longo da vida, podemos concluir que ele depende mais de certos traços da personalidade, como caráter, ética e capacidade de cooperação, do que da inteligência formal. Intelecto e realização estão longe da correlação perfeita.

Gladwell não deixa de abordar um terceiro aspecto polêmico relacionado ao maior ou menor sucesso das pessoas: o que envolve as condições “herdadas” pelos indivíduos. O escritor menciona o “efeito Mateus”, expressão cunhada pelo sociólogo Robert Merton para sintetizar este trecho do Evangelho de Mateus (25:29): “Porque a todo aquele que tem será dado e terá em abundância; mas, daquele que não tem, até o que tem lhe será tirado.” Na interpretação de Malcolm, os bem-sucedidos são os que têm acesso às melhores oportunidades, as quais dão origem a novas chances de crescimento, formando um ciclo de “vantagem cumulativa” que se revela nada democrático. Discordo desse entendimento. Penso que esse ciclo de privilégio não é absoluto, muito menos definitivo. Para mim, ele pode perfeitamente ser rompido. Minha interpretação da passagem bíblica é que, se enterrarmos os nossos talentos, omitindo-nos quanto ao dever de multiplicá-los, outra pessoa ocupará, sim, o nosso lugar nessa empreitada, mesmo que já tenha vários talentos e seja muito bem-sucedida.

Em outras palavras, concurseiro, saiba que, se você renunciar aos seus talentos (sim, eles existem!) e à preciosa oportunidade que tem de estudar, seu concorrente não vai marcar bobeira e tomará o seu lugar na corrida rumo ao cargo público. Se, ao contrário, você souber desfrutar dos seus dons e tirar proveito das chances que lhe forem oferecidas, prosperará. Não se trata de um jogo de soma zero, em que uma parte precisa perder para outra ganhar. O jogo é plantar para depois colher.

Pense nisso. Seja um fora de série usufruindo da sua inteligência, da sua perseverança e da sua capacidade de fazer a diferença, entre tantos outros atributos que lhe foram confiados. Vá à luta e supere a si mesmo. Você consegue!

Se você chegou até aqui, gostaria de lhe pedir um favor: comente abaixo dizendo o que achou do texto. Foi útil? Não foi? Ajudou? Não ajudou? Seu feedback é muito importante!

PS: Siga-me (moderadamente, é claro) em minha página no Facebook e em meu perfil no Instagram. Lá, postarei pequenos textos de conteúdo motivacional. Serão dicas bem objetivas, mas, ainda assim, capazes de ajudá-lo em sua jornada rumo ao serviço público.

Mais artigos para ajudar em sua preparação:

 

Gabriel Granjeiro – Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online. Vive e respira concursos há mais de 10 anos. Formado em Administração e Marketing pela New York University, Leonardo N. Stern School of Business. Fascinado pelo empreendedorismo e pelo ensino a distância.

0

Quer conquistar a sua aprovação em concursos públicos?

Prepare-se com quem mais entende do assunto!

Comece a estudar no Gran Cursos

Depoimentos relacionados

Nome do aluno aprovado
Concurso em que foi aprovado

Daniele Laís saiu de seu emprego no SENAC DF aproveitando um momento de mudança no seu cargo, hoje extinto, e…

Nome do aluno aprovado
Concurso em que foi aprovado

Ernesto Luiz Lima é de Limoeiro, interior de Pernambuco. Sua trajetória não foi nada fácil, mas hoje ele pode dizer…

Nome do aluno aprovado
Concurso em que foi aprovado

Natural da terra Caruru e da Maniçoba, o belenense Diego Barroso sempre sonhou em ingressar no serviço público por três…

Pedro Higor Faustino
Concurso Polícia Federal

Pedro Higor Faustino é natural de Juazeiro/BA, mas reside desde pequeno em Brasília/DF, onde mais tarde começaria a sonhar com…

Éder Gomes
Concurso Ministério da Economia

Éder Gomes é de Ceilândia-DF e foi aprovado no concurso de temporários do Ministério da Economia para o cargo de…

Wallace Batista
Concurso ALESE

Wallace Batista dos Santos é de Aracaju, capital do Estado de Sergipe. De família humilde, quando adolescente, ele chegou a…

Luiz Faustino
Concurso ALESE

Natural de Aracaju, cidade onde reside e exerce seu cargo, Luiz Faustino Correa Freire compartilhou conosco a sua história de…

Gabriel Evangelista
Concurso PF

Nosso aluno Gabriel, aprovado no concurso PF, disse não ter acreditado quando viu seu nome na lista de aprovados, a…

Gabriel Granjeiro

Equipe de Comunicação do Gran Cursos Online
0

151


Comentários (151)

Avatar Adriana Severino 7 de Setembro de 2020

Eu tenho procurado fazer como o sapinho surdo da fábula. Faço me de surda para os pessimistas e desvio-me do caminho dos “atrapalhadores”. Acumulei experiência, para não dizer que cometi somente erros, e agora sigo nesse caminho de concursandos. Se terei êxito? Não sei! Mas se desistir nunca saberei. Por isso vou em frente e me motivo sempre lendo seus textos, admiro-o por ser uma pessoa tão jovem que demonstra tanta sabedoria.

0
 Responder

Avatar Luciana 18 de Agosto de 2020

Gabriel, esse artigo me fortaleceu!!! Obrigada!!!

0
 Responder

Avatar Nilma Ribas 11 de Agosto de 2020

Excelente texto, com toda a certeza foi muito útil e ajudou bastante. Obrigada Gabriel!

0
 Responder

Avatar RAKEL COELHO 10 de Agosto de 2020

Excelente Leitura para iniciar meus estudos de hoje!Muito Obrigada!

0
 Responder

Avatar Flávio Ribeiro 7 de Agosto de 2020

Parabéns Gabriel!
Um texto com sábias palavras!

Meus parabéns a vc e toda sua equipe por tamanha estrutura e dedicação a nós alunos.

0
 Responder

Avatar isael lourenco da silva 2 de Agosto de 2020

Muito bom o texto gabriel show

0
 Responder

Avatar Luciano 1 de Agosto de 2020

Fui muito útil, Obrigado.

0
 Responder

Avatar Claudia dos santos Ferreira 28 de Julho de 2020

Muitíssimo obrigada pela mensagem! Já passei em 2 concursos na área Hospitalar (sou formada em Farmácia). Mas agora com o segundo filho resolvi sair para ficar cuidando deles um pouco. Porém, meu espírito “concurseiro” não para. Assinei o curso da PC-PR com vocês e estou amando as aulas. Vocês são fora de série! hehehe .. mesmo com dois pequenos estou me dedicando o quanto posso. E estou na luta para vencer!

0
 Responder

Avatar Fernanda 27 de Julho de 2020

Incrível como as palavras têm poder.
Hoje estava triste e insegura. Na minha família quase todos são concursados, e eu sempre me questiono: quando será minha vez? por que não eu? Então, eu vi o título do texto e posso dizer que me deu ânimo à continuar.

0
 Responder

Avatar ALINE RAFAELA BONFIM MOREIRA 27 de Julho de 2020

Sensaional texto motivacional!!
Foi de grande valia no meu caso em particular, preciso mesmo sair da minha zona de conforto, é sofrido, será difícil, será demorado, haverá dúvida, haverá hesitação, haverá vontade de desistir… Seja forte e não ceda! O sentimento de satisfação que vem depois de superada essa fase faz tudo valer a pena. É exatamente nesse sentimento de satisfação, de que tudo valerá a pena que DEVO ME APEGAR!
#eusougran.
E espero que, em breve…muito em breve, minha próxima mensagem seja para contar à vcs, meu colegas, a minha aprovação!
Amém.
Deus abençõe o sonho de todos vocês!

0
 Responder

Avatar Mauro Vasconcellos de Mello 26 de Julho de 2020

Muito inspirador o texto…

0
 Responder

Avatar matheus chagas santos 25 de Julho de 2020

perfeito o texto , por mais que desanimamos , devemos persistir sempre buscar apoio em nossa base familiar e seguir em frente sempre , já procrastinei muito , muito desmotivado nos últimos anos , pedi demissão de alguns empregos , baixa auto estima , agora estou buscando motivação para poder focar nos estudos , e se tudo der certo , a aprovação no concurso . abraços.

0
 Responder

Avatar Claudia 25 de Julho de 2020

Texto motivador. Parabéns!!!!

0
 Responder

Avatar Marta 25 de Julho de 2020

Excelente. Tira você da zona de conforto.

0
 Responder

Avatar Mariana 25 de Julho de 2020

Este texto veio na hora certa, obrigada a todos do Gran! s2

0
 Responder

Avatar Marisete Guabiraba de Macedo 24 de Julho de 2020

Gabriel, como sempre, tudo o que você escreve a fim de incentivar os concurseiros e os estudantes a prosseguir nos estudos, tem forte efeito sobre mim. Obrigada!

0
 Responder

Avatar Claudia 25 de Julho de 2020

Texto motivador. Parabéns!!!!

0
 Responder

Avatar Edson Maia Carlos Filho 24 de Julho de 2020

Bom dia. Gabriel Granjeiro,

Pelo que pude deduzir, ao ler as primeiras linhas deste artigo, é de que se trata de um artigo motivacional muito bom ! Porém, não posso me dispersar muito, aliás, de nenhuma maneira ! – vou completar 60 (sessenta) sofridos anos no início deste mês de setembro que se aproxima e, coloquei para mim mesmo,a meta e o desafio de me tornar, em no máximo 2 a 3 anos, diplomata.
Estou estudando há dois anos e, a custa de um enorme esforço financeiro, mental e físico – engordei bastante desde o início ! – pretendo chegar lá ! sei que tudo dependerá apenas de mim, por isto, acordo cedo, preparo o meu café, sento diante da minha mesa abarrotada de livros e apostilas, tentando a cada fazer melhor que o dia anterior. Tenho tentado seguir a risca o método do Ciclo de Estudos do Fernando Mesquita ! o meu alvo – target – é um só: a carreira diplomática ! – o que me preocupou, ao ler as primeiras linhas do seu artigo motivacional é que não tenho mais tempo de contabilizar este número mágico – três horas de estudo por dia – estou estudando bem mais que isto ! -,cinco dias por semana, durante dez anos ! – não tenho mais dez anos a minha disposição para atingir esta meta…! Já vou fazer sessenta, por isto, tenho que me superar a cada dia – matar vários leões por dia ! – estou me esforçando, me empenhando ao máximo para manter o foco…! sei, mais do que ninguém, que terei de superar as minhas próprias deficiências – inerentes a qualquer pessoa ! – para chegar até onde quero e desejo estar…!

Pretendo adquirir mais alguns cursos da área diplomática na sua plataforma online e usufruir o máximo deles, assim como estou tentando fazer todos os dias, com as aulas da Profª Amanda Aires !

Obrigado.

Edson Maia Carlos Filho

e-mail: maiaecf@gmail.com

0
 Responder

Avatar Fagner 23 de Julho de 2020

Texto show! Certamente vai me impulsionar, bem como vários outros candidatos(as) a realizar o que tanto deseja.

Força e foco!

0
 Responder

Avatar Cadimiel 23 de Julho de 2020

Obrigado Gabriel

0
 Responder

Avatar Gabrie Lisbôa 23 de Julho de 2020

Gostei muito! Obrigado pela oportunidade de refletir sobre as decisões e oportunidades que devo tomar. Obrigado por abrir os meus olhos.

0
 Responder

Avatar CICERO A DA SILVA FILHO 23 de Julho de 2020

O texto mostra-nos a importância do esforço e dedicação, nunca desistir dos primeiros obstáculos que vir adiante, removê-lo e seguir em frente.

0
 Responder

Avatar CICERO A DA SILVA FILHO 23 de Julho de 2020

O texto mostra-nos a desistir do primeiro obstáculo, mas com esforço e dedicação é que chegamos ao objetivo.

0
 Responder

Avatar CICERO A DA SILVA FILHO 23 de Julho de 2020

errata : ao invés de desistir no qual informei no comentário, na verdade não desistir,

0
 Responder

Avatar Cristiane 23 de Julho de 2020

Perfeito seu texto, rico em detalhes, e me fez refletir sobre quantas vezes eu cheguei tão perto de conquistar o sonho de ingressar na carreira pública mas me deixei vencer pelos medos e ansiedade, por comentários e conselhos negativos,sobre o quanto é dificil passar, ou que passar em concurso não é para todo mundo. Sei que não posso recuperar o que passou, mas pode tirar beneficios disso tudo, aprendizado, experiencia. Obrigada pelos textos motivadores e por ser a pessoa que vc é. Abs

0
 Responder

Avatar Cainara 23 de Julho de 2020

Gabriel, esse texto foi para mim… muito obrigada por toda motivação. Deus lhe abençoe.

0
 Responder

Avatar Fernanda 23 de Julho de 2020

Concordo com a sua interpretação da passagem bíblica, pois, por exemplo, a pessoa que tem uma habilidade e não a utiliza, com o passar do tempo, por não utilizá-la, perde essa habilidade (atrofia), ou seja, lhe é tirado. Assim, o é com o corpo, com a mente, quando não utilizamos atrofia (perdemos).

0
 Responder

Avatar Juciara Pereira de Queirós 22 de Julho de 2020

Muito bom texto. É estímulo para dizer que todos somos capazes.

0
 Responder

Avatar Fernanda 22 de Julho de 2020

O tempo é perfeito quando sabemos usufruir de maneira certa! Realmente, precisei de uma palavra para conseguir fazer diferente: Eu posso! Cheguei até aqui e agora, com a ajuda de Deus e de vcs sei que vou conseguir dizer: Venci! Texto edificante, motivador e de bastante reflexão!

0
 Responder

Avatar MARCOS RODRIGUES DE MECENAS 22 de Julho de 2020

Ao ler seu texto Sr Gabriel, lembrei-me da parte final do filme “Fome de Poder sobre a trajetória de Ray Crock, pois ele fala da persistência de se querer algo, e vejo no seu texto essa mensagem forte, persistir, frente a persistência de um Homem, em sentindo amplo, naquilo que ela acredita e busca não há resultado diferente que sua conquista!

parabéns, excelente texto.

0
 Responder

Avatar Maria Aparecida Goulart de Souza 22 de Julho de 2020

Você é uma graça de pessoa!! Excelente texto.

0
 Responder

Avatar WALTER 22 de Julho de 2020

Muito bom gabriel, é disso que estava precisando , um puxão de orelha pra me trazer pra realidade , valeu muito obrigado.

0
 Responder

Avatar Raiane Chaves 22 de Julho de 2020

Excelente texto motivacional!

0
 Responder

Avatar paulo 22 de Julho de 2020

muito bom.

0
 Responder

Avatar DEBORA KARINE 22 de Julho de 2020

Texto muito motivador, eu gostei muito!! Vamos ser FORA DE SÉRIE amigos?!… Avante!!

0
 Responder

Avatar Sabrina Oliveira 22 de Julho de 2020

TEXTO MARAVILHOSO, CONFIRMA, O SUCESSO QUE QUEREMOS ALCANÇAR DEPENDE DE NÓS, MESMO QUANDO TUDO COOPERA PARA O CONTRÁRIO E A DEDICAÇÃO FAZ A DIFERENÇA!

0
 Responder

Avatar Yuliane Araujo 22 de Julho de 2020

Esse texto é simplesmente sensacional é super motivador😍😍

0
 Responder

Avatar Davi Caldas 22 de Julho de 2020

Absolutamente fantástico! Depois de ler a bíblia e receber esse texto motivacional pela manhã,com certeza fará toda a diferença hoje no meu dia.

0
 Responder

Avatar Aires Jacobina 22 de Julho de 2020

O texto é muito importante pois desmitifica essa história de talento nato, sendo que na verdade o que existe é muita dedicação e 10 mil horas de preparação. Creio que ninguém vira um expert em algo sem algo aproximado das 10 mil horas de empenho.

0
 Responder

Avatar joão 22 de Julho de 2020

obrigado!

0
 Responder

Avatar Antonio cleano 22 de Julho de 2020

texto impactante e revigorante!

0
 Responder

Avatar Luciana Inacio Soares 21 de Julho de 2020

Texto fantástico e muito motivador. Obrigada Gabriel!

0
 Responder

Avatar Raquel Priscila da Silveira 21 de Julho de 2020

Gostei muito desse texto de reflexão e motivador em relação aos concursos e à vida em geral. Muito obrigada, Gran Cursos!

0
 Responder

Avatar Marcello Brito Maia 21 de Julho de 2020

Excelente reflexão Gabriel há duas que eu sigo, a primeira é “O pessimista reclama do vento, o otimista espera que ele mude, o sábio ajusta as velas”, e a outra é, “não importa a velocidade e sim a direção do seu objetivo”.

0
 Responder

Avatar Rozane Aparecida Scher 21 de Julho de 2020

GRATIDÃO! Texto maravilhoso,obrigada!

0
 Responder

Avatar Veronica Duarte 21 de Julho de 2020

Que texto maravilhoso!

0
 Responder

Avatar Lúcio dos Santos Pereira 21 de Julho de 2020

Texto muito motivador, somos capazes de alcançar qualquer objetivo, basta dedicação, foco e perseverança.

0
 Responder

Avatar Maheus 21 de Julho de 2020

Excelente texto!!

0
 Responder

Avatar Estevan santalha Ferreira 21 de Julho de 2020

ótimo texto e não é enganador. mostra sim que muitas pessoas de acordo com sua posição social e aspectos extrínsecos possuem uma certa vantagem, o que é óbvio e inquestionável. Mas no mesmo passo, mostra que as pessoas que não tem todos esses fatores positivos também pode obter sucesso. obrigado pelas palavras!

0
 Responder

Avatar Franklin Barbosa da Penha 21 de Julho de 2020

Gabriel amigão,parabéns pelo texto,retrata toda verdade,gosto da patê que fala do quanto nos teremos que nos esforçar para sair da área de conforto,para mim,esse o ponto da virada da chave de partida,daí em diante a magnífica máquina que e nosso celebro vai se superar,não importa o quanto ficou parado,ele vai funcionar e tudo vai dar certo,valeu,um forte abraço amigão!

0
 Responder

Avatar Márcia 21 de Julho de 2020

Creio que este tenha sido o melhor texto que você escreveu, Gabriel, parabéns. É de uma precisão cirúrgica e de utilidade pública!

0
 Responder

Avatar ARLEM MARTINS 21 de Julho de 2020

Muito obrigado pelo pelas palavras e conhecimentos. Essas palavras transmite tranquilidade, alento e ânimo na busca de objetivos almejados!

0
 Responder

Avatar Jessica 21 de Julho de 2020

Adorei o texto. Muito motivador.

Obrigada Gabriel!

0
 Responder

Avatar Maria Elizângela 21 de Julho de 2020

Foi de grande valor agregando um vasto aprendizado

0
 Responder

Avatar Marta 21 de Julho de 2020

Texto incrível e motivador!
Gratidão!

0
 Responder

Avatar Vinícius Carvalho 21 de Julho de 2020

Texto excelente e motivador

0
 Responder

Avatar DAVIDSON MIRANDA 21 de Julho de 2020

SÓ TENHO A AGRADECER SOBRE O TEXTO.

OBRIGADO!!!!!!

0
 Responder

Avatar Luiza Castro Peixoto 21 de Julho de 2020

Sempre leio seus artigos e assisto os vídeos do Canal Imparável.
Considero um grande estímulo para quem percorre essa caminhada rumo a conquista do cargo.
Obrigada!

0
 Responder

Avatar Breno 21 de Julho de 2020

excelente texto!

0
 Responder

Avatar Víctor Hugo 21 de Julho de 2020

Excelente texto Gabriel! inspirador!

0
 Responder

Avatar Edilaine Bonato 21 de Julho de 2020

Olá, Gabriel! Que texto maravilhoso, guerreiro! Posso afirmar que você é um homem ungido do Deus Vivo, pois creio que o Espírito Santo DEle se move em você para nos motivar com essas belíssimas e sábias palavras! Obrigada! Sim: eu vou à luta e superarei a mim mesmo. Eu consigo!Gratidão, gratidão, gratidão!

0
 Responder

Avatar Mariana 21 de Julho de 2020

Muito bom o texto, recomendo a leitura

0
 Responder

Avatar Késia Souza dos Santos 21 de Julho de 2020

ÓTIMO! MUITO MOTIVADOR! COM CERTEZA VAI ME AJUDAR MUITO NA MINHA EMPREITADA RUMO AO MEU CARGO PÚBLICO DESEJADO!

0
 Responder

Avatar Rosemeire Dias 21 de Julho de 2020

Estas mensagens são alento, nos dias que e difícil começar os estudos.

0
 Responder

Avatar Maria Andreza Dantas de Paula 21 de Julho de 2020

Texto muito top de Gabriel. Vou ler esse livro para expandir essas dicas.

Gabriel, obrigada por sempre contribuir para a nossa motivação.

0
 Responder

Avatar fabio 21 de Julho de 2020

otimo o gran sempre ajudando nos concurseiros a seguir em frente.

0
 Responder

Avatar Núcia Rodrigues 21 de Julho de 2020

Hoje, antes de começas minha rotina de estudo optei por ler esse texto. Confesso que foi a melhor escolha, pois entre tantas dificuldades na vida de um concurseiro está a devastadora ansiedade, que por muitas vezes traz consigo o desanimo. Visto que, a pressa em ser aprovado, não aceitando o curso natural do processo de aprendizagem acaba fazendo muitos desistirem e como seres humanos que somos, infelizmente, muitas vezes fraquejamos e desistimos desta longa e cansativa jornada chamada concurso público. Gabriel, Obrigada.

0
 Responder

Avatar Maycon Douglas 21 de Julho de 2020

Texto incrível, é realmente incentivador. Muito obrigado!

0
 Responder

Avatar DALINAJARA DE JESUS MELO CANTANHEDE MELO 21 de Julho de 2020

Excelente texto está me direcionando naquilo que já tinha convicção sobre os talentos não esconde-los valeuuu obrigada !

0
 Responder

Avatar Ana Laura X. Nunes 21 de Julho de 2020

Ótimo! Precisava ler isso hoje! Não tinha o costume de ler/ouvir, porém comecei a adotar o hábito de ler os textos diariamente para dar um gás aos estudos! Obrigada!!!

0
 Responder

Avatar Diego 21 de Julho de 2020

Sou muito novo nesse mundo de concursos e entrei porque trabalho no Turismo e com esta pandemia, infelizmente, meu setor foi um dos mais atingidos e por consequência, estou prestes a fechar as portas. Foi estranha a minha decisão de começar a estudar para concursos, pois quando abri minha empresa eu dizia que muitas vezes os concursos públicos podavam mentes empreendedoras e destruíam várias empresas de possível sucesso, antes mesmos dessas surgirem!
Mas hoje penso diferente e se Deus quiser vou sair dessa situação e atingirei meu objetivo no momento de meu merecimento e ainda assim, depois de iniciar o exercício de servidor, ainda conseguirei empreender mesmo que de forma diferente, pois o empreendedorismo não tem regras limitantes ou algo assim. A grosso modo, podemos empreender de alguma forma em qualquer lugar!
Hoje sou aluno Gran Cursos online e estou gostando bastante do material, dos professores e também dos textos que me ajudam a seguir firme por esse novo caminho que escolhi.
Espero sinceramente que todos conquistem suas tão sonhados cargos!! Sigamos sem medo e com confiança!
Grande abraço e um ótimo dia a todos!

0
 Responder

Avatar rosimeri flores 21 de Julho de 2020

Gabriel,
Você acredita que a educação pode mudar a vida das pessoas e demonstra que isto é possível ao nos apresentar pessoas e suas histórias de superação por meio da educação. Não compartilho das ideias do escritor, sinto que a escolha de um caminho e a perseverança trarão frutos. Sempre digo ao meu filho: “deixa eu estudar, toda vez que apostei no estudo mudei minha vida!”.

0
 Responder

Avatar Natália 21 de Julho de 2020

Voltei a estudar agora, já passou varias vezes pela minha cabeça que não sou capaz,gostei desse artigo,me deu um incentivo.

0
 Responder

Avatar Gustavo 21 de Julho de 2020

Perfeito!

0
 Responder

Avatar wisley de Moura da Silva 21 de Julho de 2020

Gabriel, foi super essencial este texto, muito obrigado, Que Deus possa continuar a te dar muita sabedoria.

0
 Responder

Avatar LEONARDO PEQUENO PORTELA 21 de Julho de 2020

Um texto inspirador.

0
 Responder

Avatar Élida Leão 20 de Julho de 2020

Excelente! Lendo esse texto me fez lembrar de uma imagem do iceberg, onde nós só enxergamos a ponta. Não imaginamos o tanto de coisas envolvidas por traz do sucesso de uma pessoa, como por exemplo os artistas,que muitas vezes estão lutando a anos pela carreira e nós só os enxergamos quando estão no topo e dizemos: “fez sucesso rápido”.

0
 Responder

Avatar Aruza Medeiros 20 de Julho de 2020

Nós que estudamos incansavelmente para conquistar o tão sonhado cargo público, passamos por inúmeras dificuldades todos os dias e, sem dúvidas, todos precisamos de uma palavra motivadora para seguir em frente. Uma palavra faz muita diferença no dia de alguém. Muito motivador o texto. Parabéns!

0
 Responder

Avatar Esdras 20 de Julho de 2020

Realmente muito bom o texto!
Estou tentando superar a mim mesmo e para a glória de Deus vou conseguir minha aprovação algum dia!!!
Deus o abençoe!

0
 Responder

Avatar MARIA DO CARMO 20 de Julho de 2020

É UM EXCELENTE TEXTO E MUITO MOTIVADOR.

0
 Responder

Avatar Ester Gerônimo da Silva 24 de Julho de 2020

Muito bom, obrigada

0
 Responder

Avatar Gabriel 20 de Julho de 2020

Hoje meu dia foi muito complicado, estava precisando de um apoio… Este texto me ajudou muito!

Muito obrigado!

0
 Responder

Avatar ANDRE DE OLIVEIRA ANDRADE 20 de Julho de 2020

MUITO BOM!!!

0
 Responder

Avatar Abmael 20 de Julho de 2020

Só tenho a agradecer por tamanha generosidade em partilhar conosco essas reflexões.

0
 Responder

Avatar Eronildo José da Silva 20 de Julho de 2020

Boa noite Gabriel! Certa vez, o prof.Gustavo Scatolino antes de começar a sua aula falou a seguinte frase: “Para chegar onde a maioria não chega é preciso fazer o que a maioria não faz”. A prova disso é o próprio Machado de Assis. Mestiço, pobre, pouca escolaridade e advindo do Morro do Livramento, Rio de Janeiro o Bruxo do Cosme Velho( apelido de Machado de Assis na época) passou por vários cargos públicos antes de se tornar um dos maiores escritores do mundo! Ele fez o que a maioria não fez… Claro que todos sabem que Machado de Assis era um gênio,porém a sua genialidade nada valeria se não tivesse foco, sacrifício, longos tempos de trabalho e é claro, muito estudo! Quando li o texto só me veio na mente o Saudoso Mestre Machado de Assis. É nele que tiro muita inspiração… Obrigado Gabriel por mais esse momento!

0
 Responder

Avatar Adriana Girão 20 de Julho de 2020

Gabriel muito obrigada por esse texto foi a inspiração que eu precisava, abriu a minha mente estava precisando, e cheguei a conclusão que todos nós podemos chegar aonde quisermos basta apenas acreditar e fazer a NOSSA PARTE sem ficar procrastinando pois no dia certo colheremos os frutos de toda a nossa DEDICAÇÃO!!!!! Amei esse texto muito obrigada mais uma vez!!!

Luz paz e sonhos realizados!!!

Adriana Girão

Fortaleza – Ce

0
 Responder

Avatar Absaí Leal 20 de Julho de 2020

Estava precisando ler e ouvir isso.
obg

0
 Responder

Avatar Janete Cavalcante Pereira de Souza 20 de Julho de 2020

Vamos à luta!

0
 Responder

Avatar Dayani Cristina da Silva de Araujo 20 de Julho de 2020

Nossa, doeu, mas que um tapa na cara. Abandonei um emprego ano passado, após uma certa estabilidade financeira, com apoio do meu esposo e pais, para correr atrás do meu sonho. Tenho tempo, apoio, mas desanimei, estou sendo ingrata com minha oportunidade, familiares e meu sonho. E porque? Por causa de alguns resultados ruins em provas realizadas, desanimando uns 40% e por fim a pandemia, provas adiadas, tudo parado e resolvi parar também. Mas após ler esse artigo “dei conta que estou na prisão”. Obrigada!

0
 Responder

Avatar Leandro 20 de Julho de 2020

Motivador de mais!!!!!

0
 Responder

Avatar Soraia 20 de Julho de 2020

Excelente!!

0
 Responder

Avatar Angélica 20 de Julho de 2020

Excelente texto!!!! Obrigada. 🙂

0
 Responder

Avatar Thaiane Sena 20 de Julho de 2020

Gabriel seus textos sempre me ajuda e motiva. Obrigada pela disponibilidade e preocupação conosco. Passamos por tantas coisas nesse percurso que precisamos daquele upgrade para não desistir, continuar e confirmar que somos capazes sim! Obrigada!

0
 Responder

Avatar Jaciel 20 de Julho de 2020

Excelente texto! Nossa foi de grande valia para mim.

0
 Responder

Avatar jose ferreira de miranda filho 20 de Julho de 2020

Guardarei essas palavras nas Tábuas do meu coração, será a Força Eletromotriz que me ajudará a subir os degraus da escada do sucesso.

0
 Responder

Avatar Roberto Santos 20 de Julho de 2020

Cada artigo seu publicado é uma riqueza de ensinamento, toda segunda já é rotina vim no seu blog ler o artigo do dia. Muito obrigado Gabriel por se preocupar até com nossa preparação emocional.

0
 Responder

Avatar Josi 20 de Julho de 2020

Excelente!

0
 Responder

Avatar uziel oliveira PRF 20 de Julho de 2020

muito bom! esses textos, de fato , servem pra nos animar, nos faz acreditar q podemos chegar la tbm.
vamos que valos!

0
 Responder

Avatar Cleidi 20 de Julho de 2020

Muito bom!
Excelente texto!

0
 Responder

Avatar Carla Marina Bandeira dos Santos 20 de Julho de 2020

Nossa! Que reflexão maravilhosa! Muito grata!

0
 Responder

Avatar Alessandro Jose Basso 20 de Julho de 2020

Grandes palavras Gabriel. Obrigado sempre, pelas mensagens que nos motivam a vencer.

0
 Responder

Avatar Ariana Medeiros 20 de Julho de 2020

Muito obrigada!!! Gratidão!!! 🙂

0
 Responder

Avatar Ariane Maximiano 20 de Julho de 2020

EXCELENTE TEXTO!! GRATIDÃO!!

0
 Responder

Avatar kelisvane Custódio dos Santos 20 de Julho de 2020

excelente motivação gran cursos online.

0
 Responder

Avatar Antônio Heleno Pinheiro Neto 20 de Julho de 2020

Obrigado Professor. Um texto muito importante para abrir o nosso entendimento para lutar e conquistar novos horizontes. Através desse texto percebi que todos nós temos muitas oportunidades e devemos aproveitá-las.

0
 Responder

Avatar Valdecir Batista dos Santos 20 de Julho de 2020

Texto inspirador, como sempre. Parabéns, Gabriel.

0
 Responder

Avatar juliany 20 de Julho de 2020

Excelente texto!!!

0
 Responder

Avatar Edson Júnior 20 de Julho de 2020

Excelente texto. Parabéns. Me ajudou muito.

0
 Responder

Avatar vagmar 20 de Julho de 2020

Muito bom!
Parabèns!

0
 Responder

Avatar MAIRA FAUSTO SAMPAIO PRUDENTE 20 de Julho de 2020

Boa noite!
Agradeço pelo texto que me enviaram porque me serviu de motivação. Está ficando cada vez mais difícil cursar Nutrição (7º período) e estudar para concursos. Já precisei recomeçar os estudos para concurso público por várias vezes e não parei porque tenho uma coach que me apoia e me ajuda, e também conto com as aulas gratuitas do Gran. Faço buscas de aulas gratuitas no youtube dos professores do Gran entre outros.

Um abraço!

0
 Responder

Avatar Havenny Fernandes Sampaio 20 de Julho de 2020

Vamos pra cima.

0
 Responder

Avatar Mateus 20 de Julho de 2020

Ótimo texto. Gostei muito.

0
 Responder

Avatar Victor 20 de Julho de 2020

Excelente. Parabéns pelas palavras e obrigado.

0
 Responder

Avatar Bruna de Oliveira Lima 23 de Julho de 2020

Muito obrigada pela força e direção! Você é um mentor fantástico.

0
 Responder

Avatar Rivelino Barros 20 de Julho de 2020

Demais

0
 Responder

Avatar Nilton Santos 20 de Julho de 2020

Muito bom texto. 👏👏👏👏

0
 Responder

Avatar Gissele Nunes 20 de Julho de 2020

Creio que oportunidades aproveitadas e reconhecidas como tal é um grande degrau para o sucesso.

0
 Responder

Avatar Francisca Helane Salazar Mendes 20 de Julho de 2020

Eu simplesmente sou muito edificada com seus textos! Parabéns! Obrigada!

0
 Responder

Avatar Thiago Azevedo 20 de Julho de 2020

Texto muito bom pra reflexão. Temos que olhar em volta e perceber a prisão que nos cerca….

0
 Responder

Avatar Oswaldo Teixeira Leite Júnior 20 de Julho de 2020

Muito bom texto, motivador!

0
 Responder

Avatar Eliseu 20 de Julho de 2020

Foi ótimo ajuda a despertar do acomodado.

0
 Responder

Avatar SUZANA MOURA 20 de Julho de 2020

Este texto é motivacional, e nos dá a certeza que devemos prosperar na vida, mesmo quando as negatividades existem. Para frente é que se anda, e sentados, só para estudar!!!

0
 Responder

Avatar Gabriela 26 de Julho de 2020

Muito motivador, excelente este texto.

0
 Responder

Avatar João 20 de Julho de 2020

Ótimo texto, veio na hora certa!! Gratidão

0
 Responder

Avatar Diego Lima 20 de Julho de 2020

o lance não é ganhar pro outro perder. é plantar pra colher. muitos dos nossos medos vem da gente mesmo. a meta é superar a si mesmo a cada novo dia. valeu, gabriel ♡

0
 Responder

Avatar Carlos André de Freitas Cruz 20 de Julho de 2020

Parabéns pelo texto, muito motivador.

0
 Responder

Avatar Sinara Souza Lobo 20 de Julho de 2020

Olá… Tudo bem Gabriel. Gostei do texto, aliás gosto muito dos textos incentivadores que você posta na plataforma do Gran. Eu tenho 49 anos, formei em direito em 2012, passei na prova da OAB e não exerço a advocacia. Estudo para com concurso, meu sonho. Porém, estou muito desanimada, já passei duas vezes no concurso TJMG, a primeira vez fiquei em nono lugar, mas deram posse até o sétimo lugar, da segunda vez fiquei muito longe. Consegui passar no TRF1 ficando na nona colocação, mas até hoje não chamaram ninguém. Consegui também ficar em.quarto lugar para Juiz Leigo – Juizado Especial- mas só tem uma vaga kkkk. Isso está me desmotivando, atualmente, trabalho no gabinete do Juiz, sou estagiária de pós graduação. Além de trabalhar fora não tenho muito tempo pra estudar, pois sou dona.de.casa. Gosto das histórias que vocês contam, elas me inspiram, ajuda a continuar sonhando, apesar de muitas vezes querer desistir. Já fui aluna do Gran curso, adorei as aulas e o material. Adoro a Teresa, professora de Português kkkk, ela é ótima. Um abraço a todos.

0
 Responder

Avatar Damito Pereira 20 de Julho de 2020

Gente!!! Você é uma campeã!!! O que te falta é só um pódio e ele está bem à sua frente, não saia da fila!!! Sua hora de assumir um ótimo cargo público está mais próxima do que você imagina, Sinara!!!!! Força! Você tem 99% de download concluído para assumir uma vaga tão sonhada rsrsrs!! NÃO desista!!!

0
 Responder

Avatar Noemi 21 de Julho de 2020

Que texto magnífico!!!

0
 Responder

Avatar Alicéia 21 de Julho de 2020

Nossa Sinara quantas aprovações, parabéns!!! Não vejo o fato das não nomeações como desmotivadoras, e sim que você está próxima de alcançar seus objetivos. O que é nosso chega até nós, continue no caminho, intensifique nos seus pontos fracos e principalmente na fé. Boa sorte!

0
 Responder

Avatar reidner 21 de Julho de 2020

Sinara, quando você pensar em desistir, lembre-se porque começou. A sua hora vai chegar e vai ser bem melhor do que você imaginava.

0
 Responder

Avatar Isabella 22 de Julho de 2020

Menina você é fantástica! Já conseguiu varias aprovações, não pare agora! Sua hora está muito próxima!!!

0
 Responder

Avatar Lucia Leal 28 de Julho de 2020

Olá Gabriel, adorei o texto! Um incentivo e tanto para prosseguir nessa caminhada! obrigada!!

0
 Responder

Avatar Leandro 20 de Julho de 2020

Excelente texto!!!

0
 Responder

Avatar Luciana 20 de Julho de 2020

Excelente! Um dos melhores que li! Gratidão, Gabriel.

0
 Responder

Avatar Ione 23 de Julho de 2020

Entendi perfeitamente e irei tomar uma decisão…

0
 Responder

Avatar Maria Aparecida Goulart de Souza 22 de Julho de 2020

Você é uma graça de pessoa!! Excelente texto.

0
 Responder

Avatar Fernanda 22 de Julho de 2020

O tempo é perfeito quando sabemos usufruir de maneira certa! Realmente, precisei de uma palavra para conseguir fazer diferente: Eu posso! Cheguei até aqui e agora, com a ajuda de Deus e de vcs sei que vou conseguir dizer: Venci! Texto edificante, motivador e de bastante reflexão!

0
 Responder

Avatar Daniel Gomes 20 de Julho de 2020

Texto excepcional, motivador. Concordo plenamente com o que foi dito.

0
 Responder

Avatar Ricardo Fabris 20 de Julho de 2020

Texto totalmente motivador, muito obrigado!!!

0
 Responder

Avatar glaubiavieira7@gmail.com 22 de Julho de 2020

Excelente o texto

0
 Responder

Avatar Arivair 22 de Julho de 2020

Gabriel como sempre surpreendendo seus seguidores….muito bacana mesmo esse texto faz refletir que a cada obstáculo é uma etapa a ser vencida….é treino… suor…lágrimas e dedicação para sua aprovação

0
 Responder

Avatar Adalberto de Santana Filho 20 de Julho de 2020

Absolutamente fantástico!!! Era exatamente o que precisava, adquirir o curso recentemente e quando vejo a quantidade de obstáculos, os assuntos, os diversos tipos de conhecimentos, sinto-me frustrado e desejo de desistir. Isso veio na hora certa! Grato!

0
 Responder

Avatar Allan 20 de Julho de 2020

Parabéns pela ideia. Realmente todos nós somos merecedores mas tem aqueles que realmente faz por merecer e outros que esperam o milagre. Comecei meu caminho de concurso público esse ano e confesso que é difícil não procrastinar mas não é impossível, basta ter força de vontade de ter aquele objetivo realizado. Essa é minha motivação, ser um concursado na área policial de preferência mas caso não ocorra nesta área, qualquer outra será muito bem vinda, mas todo meu esforço e toda minha dedicação tem que força de vontade. Muito bom o texto e obrigado por esta leitura! Parabéns.

0
 Responder

Avatar Jeanne Gonçalves Correia 22 de Julho de 2020

Os artigos do professor Gabriel são transformadores. Fora de série! Obrigada pelas palavras grafadas.

0
 Responder

Avatar Marisa 20 de Julho de 2020

Gabriel, seu texto é motivador e tenha certeza que ajudou e ajudará muitas pessoas. Ah, e o canal Imparável tem sido minha motivação todos os dias que bate o cansaço e o desânimo. Gratidão!

0
 Responder

Avatar Edna 21 de Julho de 2020

Gabriel seu texto foi de suma importância, foi um pool na minha motivação. Vou me apegar a esse estímulo para alcançar a minha meta TJRJ. Obrigada e parabéns!

0
 Responder

Avatar Franklin Barbosa da Penha 21 de Julho de 2020

Gabriel amigão,parabéns pelo texto,retrata toda verdade,gosto da patê que fala do quanto nos teremos que nos esforçar para sair da área de conforto,para mim,esse o ponto da virada da chave de partida,daí em diante a magnífica máquina que e nosso celebro vai se superar,não importa o quanto ficou parado,ele vai funcionar e tudo vai dar certo,valeu,um forte abraço amigão!

0
 Responder

Avatar thalys wellington lima araujo 21 de Julho de 2020

obrigado por nos expirar.

0
 Responder

Avatar Eugênia 23 de Julho de 2020

Olá Gabriel, adorei o texto! Um incentivo e tanto para prosseguir nessa caminhada! obrigada!!

0
 Responder

Avatar Susaneide 26 de Julho de 2020

Gabriel, excelente texto, obrigada pela motivação.

0
 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *