Força na fraqueza

Era uma vez um garoto de dez anos que não tinha mais o braço esquerdo, consequência de um terrível acidente de carro sofrido algum tempo antes. Como era de se esperar, o evento impôs ao menino enorme dor física e emocional, fazendo-o amadurecer bem mais rápido que os amigos.

Um dia, o rapazinho resolveu praticar judô. Apesar da limitação física, ele ia muito bem nos treinos. Era disciplinado e respeitoso como poucos. No entanto, passados três meses, o mestre tinha ensinado apenas um movimento a ele. O garoto, sem entender, perguntou:

– Mestre, não devo aprender mais movimentos?

Calmo e convicto, o homem respondeu:

– Esse é realmente o único movimento que você sabe, mas também o único que você precisará saber.

Meses mais tarde, o jovem judoca foi inscrito em seu primeiro torneio. Depois de vencer facilmente os dois primeiros combates, classificou-se para a luta final. O oponente era bem maior, além de mais forte e experiente. Sem se deixar abalar, o menino entrou no ringue e, assim que teve oportunidade, usou o único movimento que sabia – treinado à exaustão – para prender o adversário. Foi assim que ganhou a luta e o torneio. Era o campeão!

Mais tarde, já em casa, aluno e mestre revisaram cada luta. O garoto criou coragem e verbalizou o que realmente pensava:

– Mestre, como consegui vencer o torneio com apenas um movimento?

– Você ganhou por duas razões – respondeu o mestre. – Em primeiro lugar, você dominou um dos golpes mais difíceis do judô, após muito treino. Em segundo, a única defesa possível para esse movimento era agarrar o seu braço esquerdo.

Adaptei essa pequena história de uma parábola intitulada “O único movimento” e decidi usá-la como ponto de partida para nossa conversa de hoje por nos ensinar uma lição poderosa sobre fraqueza se convertendo em força. Penso que, assim como fez o protagonista, todos nós também podemos, em nossas fraquezas e com nossas fraquezas, nos tornar mais fortes.

No mundo dos fatos, não é raro encontrar gente que sabe fazer isso. Winston Churchill, por exemplo, era paranoico quando se tratava de defender a Grã-Bretanha. Via perigo até mesmo no pacifista Gandhi, mas foi um dos poucos que enxergou Hitler como a ameaça que, de fato, era. No momento de maior necessidade, o fanatismo imprevisível do estadista conduziu os ingleses na vitória contra os alemães, o que demonstra como, no contexto certo, até mesmo características indesejáveis podem se revelar virtuosas.

Vincent van Gogh foi outro que fez da própria imperfeição a base para sua arte e seu legado. Sofria de alucinações e crises de ansiedade, mas extraiu daí o seu talento, imprimindo nos traços tortuosos de suas telas o que tinha de “torto” em sua personalidade. Infelizmente, não recebeu, em vida, nenhum reconhecimento pela maior parte de sua obra. Em 1882, registrou a frustração em uma carta endereçada ao irmão Theo: “Aos olhos da maioria das pessoas, sou alguém que não tem posição na sociedade e nunca vai ter – um zé-ninguém, um excêntrico. Em resumo, a mais baixa das criaturas. Tudo bem, então. Mas, mesmo que isso fosse verdade, eu deveria querer mostrar por meio do meu trabalho o que um excêntrico, um zé-ninguém como eu, tem no coração. Eu sonho como a minha pintura e então eu pinto o meu sonho.”

É o que importa, concurseiro: sonhar, e sonhar alto, e tentar – com paixão e apesar dos pesares – realizar os sonhos mais sublimes. Quando tiver de pôr à prova uma característica sua que julgue indício de fraqueza, aproveite para tentar transformá-la em diferencial. Lembre-se de que um mesmo atributo avaliado por todos como nocivo pode produzir, em outra circunstância, algo ótimo. Uma mesma faca serve de arma branca, na mão do assassino, ou de ferramenta para preparar o jantar, empunhada pelo chefe de família. Se é instrumento de ódio ou de amor, vai depender de quem o manuseia.

Ora, caro leitor, quem tem problemas vai em busca de resolvê-los, até nas coisas mais prosaicas. O que fazemos se, por exemplo, notamos os músculos flácidos? Há duas opções: ou convivemos com o problema – e todos os demais que, cedo ou tarde, decorrerão dele –, ou passamos a fazer exercícios físicos com frequência e disciplina. No início dói, mas suportamos a dor, insistimos, persistimos, reclamamos, pensamos em deixar para lá… E eis que – finalmente! – os resultados começam a ser visíveis, e logo percebemos outros efeitos benéficos do esforço. Passamos a ter orgulho de nós mesmos, nos sentimos mais dispostos e intensificamos os treinos, entrando num ciclo virtuoso. O incrível nisso tudo é que tudo começou com uma fragilidade, a fraqueza muscular. Foi a partir dela que nos tornamos mais fortes, no sentido metafórico e no literal.

Curioso pensar que nossas vulnerabilidades podem desenvolver em nós uma força que pensávamos não ter. Mas é a verdade. Sem sentir as dores resultantes da atividade física, talvez jamais conhecêssemos nossa capacidade de superá-las em prol de um bem maior. Talvez nunca tomássemos conhecimento do nosso potencial, que vai muito além do que um corpo sedentário parece oferecer. Vendo por esse lado, a fraqueza é uma oportunidade para nos descobrirmos. O fato de haver poder na impotência soa até paradoxal, mas não é. Se fôssemos invencíveis, qual seria o mérito de enfrentarmos desafios? Como seríamos corajosos se tivéssemos sempre certeza do resultado? A força vem justamente porque existe algum grau de fraqueza, nem que seja travestida de medo.

Na vida real, de repente um dilúvio despenca – com força, sem dó nem limite – sobre nossa cabeça e das pessoas que amamos. O que fazer então? Pedir para sair? Jogar a toalha? Provavelmente será o que muitos farão, mas você pode agir diferente. Junte os cacos, recolha o que sobrou, busque dentro de si o poder que os fortes têm, reúna todo mundo que torce por você (se não conseguir pensar em ninguém, lembre-se de nós, da equipe Gran). Volte à arena, fortalecido, empoderado, e recomece, desafiando o medo e o mal com fé e trabalho duro.

Siga em frente mesmo que espinhos no caminho firam seus pés, como lembrança de que, sim, somos seres frágeis e vulneráveis, porém capazes de extrair daí nossa força, tanto que conseguimos suportar todas as dificuldades que diariamente nos atormentam. Descubra a grande alegria na possibilidade de continuar caminhando, apesar da dor e das pegadas de sangue deixadas para trás. Isso é, por si só, um privilégio.

Nos momentos mais escuros e tristes, nas horas de maior dificuldade, lembre-se: é justamente quando estamos fracos que somos fortes.

“Porque quando estou fraco então sou forte”. 2 Coríntios 12:10

Se você chegou até aqui, gostaria de lhe pedir um favor: comente abaixo dizendo o que achou do texto. Foi útil? Não foi? Ajudou? Não ajudou? Seu feedback é muito importante!

PS: Siga-me (moderadamente, é claro) em minha página no Facebook e em meu perfil no Instagram. Lá, postarei pequenos textos de conteúdo motivacional. Serão dicas bem objetivas, mas, ainda assim, capazes de ajudá-lo em sua jornada rumo ao serviço público.

Mais artigos para ajudar em sua preparação:

 

Gabriel Granjeiro – Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online. Vive e respira concursos há mais de 10 anos. Formado em Administração e Marketing pela New York University, Leonardo N. Stern School of Business. Fascinado pelo empreendedorismo e pelo ensino a distância.

Quer conquistar a sua aprovação em concursos públicos?
Prepare-se com quem mais entende do assunto!
Comece a estudar no Gran Cursos

Notícias Relacionadas

Gabriel Granjeiro
Gabriel Granjeiro
Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online
232 Comentários

232 Comentários

  1. Juliana Procopio

    03/08/2020 18:22em18:22

    adorei o texto.Ele mostra que a nosso ponto fraco pode ser revertido em ponto positivo, dependendo da situação.
    obrigada

    • Paulo Gomes

      04/08/2020 16:17em16:17

      Excelente texto.É mais um daqueles que nos levamo à reflexão sobre o que, e como,podemos fazer fluir as nossas vidas, conforme as nossas escolhas. Muito agradecido.

      • Carolina

        05/08/2020 02:17em02:17

        Adorei o texto, muito obrigada mesmo ! Aproveitando tambem para agradecer ao gran por essas aulas com professores que se preocupam em passar o assunto de forma em que o aluno entenda, abriram muito a minha mente para matérias que eu nunca tive contato

        • Cátia Pereira de Souza

          26/08/2020 23:30em23:30

          Boa noite,amei o texto .tudo de ruim que nos acontece tem o lado bom . obrigada por nós encorajar.eu estou tentando mudar minha vida também tô tentando fazer um curso com os pedagógico Carlinhos e William,tô tendo muita dificuldade com conhecimentos pedagógicos pois só há simulado ou seja exercícios sem conteúdo.ja chorei,já passei mal não consegui dormir preocupada e pensei em desistir aí vem vc com esse lindo texto e me dá força.te agradeço muito.Que Maria passe na frente te protegendo sempre vc sua família.obrigada.

      • Angelica Valério

        07/08/2020 16:27em16:27

        Amei ❤🌹muito inspirador,tudo que eu precisava ouvir!!!!

    • Mara costa

      04/08/2020 19:01em19:01

      Nossas fraquezas, defeitos podem nos fazer fortes ou fracos, depende de como vamos Enxergar-las, qual a direção vou seguir. Se a de ser forte ou deixar que o negativo nós derrote.. gratidão por mais uma reflexão, combustível para realização de nossos objetivos..

    • Paulo

      05/08/2020 08:47em08:47

      Linda reflexão!
      Parabéns pelo força.

      • Rosiane

        06/08/2020 15:30em15:30

        Foi bastante útil,ler esse texto me deu a coragem de começar do início, são cinco anos parada no tempo desde da minha formatura. Vou começar do zero, mais vou conseguir chegar onde quero. Obrigada

    • Anderson Pereira

      06/08/2020 09:13em09:13

      Muito motivante esse texto.
      Minha fraqueza hoje é minha idade,mais busco força pq quero uma vida melhor.

      • Janilucia

        06/08/2020 20:46em20:46

        Nossa muito inspirador, e como você escreve bem, um dia sonho ter a mesma desenvoltura em redigir texto como você. Muito obrigada pelas palavras de motivação.

      • Rafaela Leonardo Nunes

        09/08/2020 08:22em08:22

        Foi pra mim. Precisava ler este texto.
        Fico agradecida.

      • Gissele Marques

        10/08/2020 11:06em11:06

        Excelente texto e motivador sem dúvida.

  2. Mychelinne

    03/08/2020 18:24em18:24

    Gratidão Gabriel, por mais um texto inspirador!

    • Anne

      03/08/2020 18:55em18:55

      Gabriel,

      Excelente reflexão, é maravilhoso poder contar com palavras tão sensatas em meio a tanto barulho. Tenho certeza,a tempestade não é permanente…

      Muito obrigada!

      • SANDRA GALHARDO

        03/08/2020 22:28em22:28

        Gabriel,
        há muito leio suas publicações, e em meio a tantos obstáculos que atravesso no dia a dia, posso afirmar que os seus textos sempre me chegam como uma luz que briha em meio à escuridão,reacendendo a esperança e nos dando força e fé. Obrigada!

        • JCS

          04/08/2020 08:31em08:31

          Vc sempre pública um texto melhor que o outro. Como me ensinou um mestre: o seu maior inimigo vem de dentro de vc mesmo.
          Parabéns!

        • Julio Assis Pereira

          06/08/2020 11:37em11:37

          Considero um texto muito interessante para quem busca nas palavras refúgio que alimentam a alma trazendo paz e tranquilidade para seguir em frente. Obrigado!

      • Tatiana

        03/08/2020 23:05em23:05

        Motivacional! Obrigada.

        • Maria de Fátima Ferreira Dias Marinho

          04/08/2020 10:01em10:01

          gostei muito

          • Dilma

            06/08/2020 09:13em09:13

            Fui reprovada em um cocursobque achei era certo a aprovação, esse fato é a minha fraqueza hoje… Não consigo achar força mais, apesar de querer tentar de novo, esse texto foi inspirador, PARABÉNS, mas vou continuar com a minha fraqueza…😥 me sentindo derrotada demais para ver força… Tchau obrigada por tudo.

      • Jucimara

        04/08/2020 00:07em00:07

        Gabriel, está reflexão nos leva a tirar da nossa fraqueza a força, principalmente abrindo nossos olhos no sentido de entender que não importa quão desanimados estejamos, a situação só muda se decidirmos virar o jogo!!!

      • Osenete

        05/08/2020 07:19em07:19

        Nossa! Esse texto é maravilhoso 😍 parabéns e obrigada pelo resgate…me senti sendo puxada pelas mãos de alguém.

      • Angelica Valério

        07/08/2020 16:28em16:28

        Amei ❤🌹muito inspirador,tudo que eu precisava ouvir!!!!

    • Maurício Rodrigues da Silva

      03/08/2020 18:55em18:55

      É maravilhoso ler um artigo como este, ainda mais quando está se sentindo fraco, desmotivado.
      E sabendo que deixou o tempo passar e não foi capaz de mudar sua realidade, esse sou eu, que só agora aos 47 anos e já há 16 anos no serviço público municipal, sendo mal remunerado resolveu se mexer e correr atrás do prejuízo e textos como esse me ajuda a ser perseverante.

      • Carlos Eduardo

        03/08/2020 19:55em19:55

        Somos dois! Em idade e na vontade mudar.

    • Douglas Fernandes Delgadinho

      03/08/2020 19:32em19:32

      Muito bom, São horas que reflexões como está me faz rever o que eu estou fazendo para ser uma pessoa melhor para o meu semelhante. Obrigado Fran…

      • SANDRA ELIZABETH CAPITULINO GALHARDO

        03/08/2020 22:22em22:22

        Gabriel,
        há muito leio suas publicações, e em meio a tantos obstáculos que atravesso no dia a dia, posso afirmar que os seus textos sempre me chegam como uma luz que briha em meio à escuridão,reacendendo a esperança e nos dando força e fé. Obrigada!

    • FELIPE

      03/08/2020 19:57em19:57

      Obrigado Gabriel. Eu e minha esposa sentimos uma “dor” psicológica ao saber que o concurso do TJRJ pode não sair este ano. Seu texto nos renovou as esperanças. Continuaremos nossa caminhada em prol da aprovação e boa classificação! SOMOS GRAN!

      • Maria Lúcia Ferreira da Silva

        03/08/2020 22:25em22:25

        Lendo seu artigo percebi que várias vezes joguei a toalha.Texto muito motivador formada há mais de dez anos,agora aos 46 anos voltei a estudar pra concurso.

      • Ariana Medeiros

        03/08/2020 23:14em23:14

        Excelente!!! Gratidão!!! 😊🙏🏻

      • Danielle

        06/08/2020 20:25em20:25

        Adorei! Obrigada!

    • Cleide Castro

      03/08/2020 21:38em21:38

      Ótima reflexão! Inspirada por Deus,sem Ele nada seremos e nada teremos!!!

    • Afonso Hudson

      03/08/2020 21:47em21:47

      Gratidão pelo excelente texto. Que Deus o abençoe você e toda a familia Granjeiro.

    • Milla Torres Alves.

      03/08/2020 22:44em22:44

      Agradecida pelo texto motivador. Me fez parar um pouco para recarregar minhas baterias. Desde que resolvi estudar seriamente para concursos; percebi e percebo que as dificuldades não se resumem somente em tirar de mim: dedicacão e concentração contínua; mas em aceitar também esse percurso solitário e a sensação de que ao meu redor não sou compreendida!

      • Su

        09/08/2020 14:05em14:05

        😥😥😥😥😥 exatamente!

    • JOSIVAN

      04/08/2020 06:31em06:31

      Olá! Belas palavras Gabriel, com certeza vai me ajudar na minha preparação. Muito obrigado…

    • Wesley

      04/08/2020 06:44em06:44

      Como sempre os seus artigos são motivadores para nós ajudar a seguir em frente. Fico feliz sempre quando tenho oportunidade de ler e acompanhar seus trabalhos. Precisamos de Pessoas como vc que nos inspiram a acreditar que podemos oferecer uma vida melhor para nossas famílias. Como o texto disse: é justamente quando estamos fracos que estamos FORTES. ABRAÇO!!!

    • CILENE VALE DOS SANTOS

      04/08/2020 08:38em08:38

      Obrigada! No silêncio e nas dores há pessoas e palavras que atravessam nossos caminhos para nos fazerem ir além.

    • MARIA DE NAZARÉ RODRIGUES DA SILVA

      04/08/2020 09:56em09:56

      BOM DIA!

      Bateu forte esse texto.Nos momentos de fraqueza que necessitamos de palavras que nos façam refletir.
      Muito obrigada!

      Muita gratidão a DEUS por ter chegado até aqui!

  3. Sara

    03/08/2020 18:40em18:40

    Estava precisando desse texto hoje.

    • Ernesto

      03/08/2020 19:29em19:29

      E muito bom ler este grande exemplo de superação,isso faz refletir e buscar força para lutar pelo nosso sonho!

  4. Sara

    03/08/2020 18:45em18:45

    Que texto incrível! Era o que eu estava precisando.

  5. Raquel

    03/08/2020 18:50em18:50

    Gratidão que texto maravilhoso que torna a nossa vida mas positiva, com mais coragem de seguir em frente , não desistir, ensinamentos para a vida

  6. Mila

    03/08/2020 18:53em18:53

    Como seus ensinamentos vêm na hora certa!

    • Rosangela Pereira dos Santos

      03/08/2020 19:40em19:40

      Não sei de onde tiras tais palavras, mas agradeço, pois elas são revigorantes e pertinentes ao emocional do ser humano. Sim, o texto é motivador,para mim é o alfa/delta, sempre coincide com o que passei. Obrigada!

      • Cinthia

        04/08/2020 10:40em10:40

        Excelente texto! 🙂
        Tenho o sonho de cursar uma carreira extremamente concorrida e só de pensar no tamanho do desafio, já fico desanimada e me saboto 🙁

  7. Maurício Rodrigues da Silva

    03/08/2020 18:56em18:56

    É maravilhoso ler um artigo como este, ainda mais quando está se sentindo fraco, desmotivado.
    E sabendo que deixou o tempo passar e não foi capaz de mudar sua realidade, esse sou eu, que só agora aos 47 anos e já há 16 anos no serviço público municipal, sendo mal remunerado resolveu se mexer e correr atrás do prejuízo e textos como esse me ajuda a ser perseverante.

  8. Thamires

    03/08/2020 18:57em18:57

    Linda reflexão! Obrigada por nos incentivar a enxergar nosso potencial.

  9. Rubens

    03/08/2020 18:59em18:59

    Obrigado. Era tudo o que eu precisava “ouvir” hoje. Granjeiro, Deus falou ao meu coração através de suas palavras.

    • Josely Vieira

      04/08/2020 00:33em00:33

      Grabiel vc é uma benção de Deus! Sempre com palavras tão motivadoras e que nos traz esperança,obrigada pelo texto!

      • Edras José

        08/08/2020 19:27em19:27

        Top

  10. Aline

    03/08/2020 19:04em19:04

    Mais um texto encorajador e motivador!! Muito bom! E como isso é verdade, ás vezes achamos que temos motivos suficientes pra escolher o caminho da desistência, embora desistir também custe um alto preço, a morte dos sonhos! Então, entre desistir e continuar, melhor continuar!

  11. Herman Filho

    03/08/2020 19:10em19:10

    Mais um texto sensacional, parabéns pelas palavras

    • SANDRA GALHARDO

      03/08/2020 22:29em22:29

      Gabriel,
      há muito leio suas publicações, e em meio a tantos obstáculos que atravesso no dia a dia, posso afirmar que os seus textos sempre me chegam como uma luz que briha em meio à escuridão,reacendendo a esperança e nos dando força e fé. Obrigada!

      • Paula

        05/08/2020 09:10em09:10

        Que tema! Que texto!

  12. Lucas Vinicio Silva

    03/08/2020 19:11em19:11

    Confesso que fui muito tocado. Muito obrigado!

  13. Jefferson

    03/08/2020 19:27em19:27

    Motivador!

  14. Andrea Mota

    03/08/2020 19:27em19:27

    Lindo texto! Palavras como essas são como combustível diário dos quais necessitamos. Admiro tudo: o português impecável, a forma leve e verdadeira e principalmente o conteúdo da mensagem. Não pare!

    • Lua

      03/08/2020 20:33em20:33

      texto perfeito. Gostei demais, inspirador.

  15. marluce Barreto

    03/08/2020 19:27em19:27

    sensacional essa mensagem, é muito bom poder contar com o apoio de vocês!!!!

  16. Ruan

    03/08/2020 19:40em19:40

    Deus abençoe você Gabriel, lindo texto!

    • Edielson

      03/08/2020 20:50em20:50

      Texto maravilhoso expiração, pois vcs são fantásticos.

  17. Anésia

    03/08/2020 19:45em19:45

    Ótimo texto, boa reflexão! Obrigada.

  18. LUCINEIA SALDANHA CORDEIRO

    03/08/2020 19:45em19:45

    ótima história de superação, sem dúvida nos fortalece muito em momentos de desânimo ou quando estamos pensando em desistir de algum sonho,teremos que ser persistentes até alcançar a Vitória.

    • Nailda Souza de Deus

      03/08/2020 20:02em20:02

      Não tem como não amar esses artigos.

      • Filipe

        06/08/2020 09:37em09:37

        Boa reflexão.👍💪

  19. Raiane Stefany F

    03/08/2020 19:46em19:46

    Que texto lindo. 👏🏽❤️

    • Raquel Priscila da Silveira

      03/08/2020 22:29em22:29

      Amei esse texto de reflexão assim como todos os outros que o Grancursos se preocupa em enviar aos seus alunos e inscritos ! Muito obrigada, Gran Cursos online!

  20. EDIVANIA PEREIRA BARBOSA

    03/08/2020 19:54em19:54

    E UM TEXTO EMOCIONANTE ,OBRIGADA POR PALAVRAS TAO BONITAS .
    CONFESSO QUE CAIU UMAS LAGRIMAS .

  21. Edilaine Bonato

    03/08/2020 20:01em20:01

    Gratidão, Gabriel! Seus textos são nosso enérgico diário! Deus o abençoe grandemente!

  22. Leila

    03/08/2020 20:18em20:18

    Obrigada por mais um texto maravilhoso,sei que não é fácil juntar os cacos, mas entendo que é necessário levantar, sacudir a poeira e continuar com os estudos até o dia da Posse!

  23. edvaldo

    03/08/2020 20:20em20:20

    Obrigado pelo texto. Ajudou bastante. às vezes é bom lembrar o quanto somos fortes e não sabemos! força e honra!

    • Geanne

      03/08/2020 23:00em23:00

      Olá Gabriel! Esse texto traz a reflexão do que verdadeiramente sente um concurseiro na sua preparação. Quantas vezes nos sentimos desmotivados com os nossos resultados? Com medo de não estarmos preparados o suficiente para cada prova? Ansiosos a espera de um novo edital que nesse momento tornou-se mais difícil? Que cada concurseiro(a) consiga encontrar forças para continuar a sonhar.

  24. aparecida paganardi abreu

    03/08/2020 20:22em20:22

    Obrigada,Gabriel que texto lindo!

  25. Geremias Firmino da Silva

    03/08/2020 20:26em20:26

    Olá, Gabriel! Gostei muito da reflexão no sentido de incentivar rumo ao objetivo que é a aprovação num concurso público.
    Muito obrigado!

  26. YARA ROSENO DE SOUZA JESUS

    03/08/2020 20:29em20:29

    Maravilhoso texto!

  27. Vivian Ribeiro

    03/08/2020 20:37em20:37

    Texto inspirador, precisamos desse “folego” de vez em quando!

  28. Alcides Davi Borges Campos

    03/08/2020 20:37em20:37

    Boa noite!
    Não sei como agradecer essa equipe sensacional, estou passando por um momento difícil mas me agarrei aos estudos pelo Gran, fico um pouco desmotivado as vezes mas aí recebo essas mensagens que me toca de uma maneira que vejo o quanto eu DEVO continuar e me esforçar mais e mais. Tá difícil depois de vários anos longe dos estudos e com a rotina da vida complica um pouco, mas estou muito agradecido a toda essa equipe pois hoje sempre quero mais me dedicar aos estudos, e vejo que o começo e a determinação pode ser um diferencial, mas o apoio de profissionais que incentiva pessoas a crescerem isso não tem preço, as vezes não temos ninguém pra nós dar apoio aí cada professor nos passa um incentivo pessoal como se nós conhecesse, essas palavras de motivação e esses e-mails fazem muita diferença, pra mim está fazendo muita.
    Um muito obrigado e logo estarei aqui agradecendo após minha nomeação.
    #eusougran👊

  29. Rogério França

    03/08/2020 20:47em20:47

    lindo texto,e motivador parabéns!!!

  30. Geilson Klebs

    03/08/2020 20:48em20:48

    Mais do que palavras sábias, a sua dedicação em traze-las ao nosso conhecimento, por si só, nos enche de ânimo. O certo então é levantar a cabeça e seguir em frente (+ com confiança de que chegaremos lá).

  31. Cleibes conceição nogueira

    03/08/2020 20:53em20:53

    linda mensagem de motivaçao para nos , parabens a todos da familia grancursos

    • Raquel Priscila da Silveira

      03/08/2020 22:33em22:33

      Amei esse texto de reflexão,assim como todos os outros textos que o Gabriel se preocupa em enviar tanto aos alunos quanto aos inscritos do Gran Cursos ! Muito obrigada, Gabriel e Gran Cursos!

  32. thiago alexandre De Sousa

    03/08/2020 20:59em20:59

    Além de ótimo o texto,muito inspirador!!!

  33. wagner santos

    03/08/2020 21:09em21:09

    Eu gostei da mensagem porque ela vibra o emocional da gente.No sentido de repercutir na mente da pessoa.Além de ser bem escrito toca muito no sentimento de dignidade de enfrentar as barreiras e dificuldades .Dou parabéns por estar do nosso lado.

  34. Angelical Maria Almeida

    03/08/2020 21:18em21:18

    FORÇA, FÉ E FOCO. Obrigada pelo texto inspirador.

  35. Alex

    03/08/2020 21:19em21:19

    Muito bom motivador,sabias palavras,revigora o ânimo temos que encontrar forças onde não temos para tornamos nos sonhos em realidade.

  36. Grazielle Azevedo

    03/08/2020 21:29em21:29

    Eu realmente precisava desse texto!
    Muito obrigada pelas palavras, Gabriel! Texto perfeito, como sempre!

    • Emanuelle Cleyde Fernandes da Silva Diniz

      03/08/2020 21:57em21:57

      Muito emocionante e incentivador…como foi foi citado e na fraqueza que eu sou forte.

    • Lary

      03/08/2020 23:28em23:28

      Palavras inspiradoras e poderia dizer que pra mim foram consoladoras.
      Gostei da parte que fala assim:”Se não lembrar de ninguém, lembre-se de nós, a equipe Gran.”
      Esses textos se encaixam bem na minha realidade. Obrigado, Gabriel!!!!

  37. Daniel

    03/08/2020 21:31em21:31

    Eu geralmente não paro para ler os texto, mas hoje em especial, tenho certeza que este texto foi tudo que eu precisava ler para prosseguir em minha caminhada, obrigado!

    • Caroline

      04/08/2020 08:24em08:24

      Texto de bastante valia para começar o dia de estudos. Obrigada equipe Gran.

  38. Diana Sousa

    03/08/2020 21:41em21:41

    Gratidão pela mensagem inspiradora. Às vezes me sinto tão fraca e incapaz de chegar a algum lugar. Essa mensagem veio em boa hora para acalmar meu coração. Grata!

  39. Naira Vilarins

    03/08/2020 21:43em21:43

    Como sempre um escândalo de motivação. Obrigada obrigada obrigada!

  40. Shirléia

    03/08/2020 21:43em21:43

    Amo ler estes textos. Me motivam muito, principalmente nestes momentos de desânimo que estamos passando.Acredito na nossa força. obg juntos somos mais fortes.

  41. Clarissa De Jesus Silva

    03/08/2020 21:46em21:46

    Confesso que precisava ouvir isso… Obrigada por compartilhar!!!

  42. Fernando Souza

    03/08/2020 21:50em21:50

    Excelente texto…

    Carl Jung chamaria de sombras da personalidade

  43. Matheus Augusto

    03/08/2020 21:50em21:50

    Sensacional! Uma boa reflexão para nossas vidas.

  44. Danatielle C. R. Ribeiro

    03/08/2020 21:53em21:53

    Texto incrível!!! Reflexão especial e abençoadora. Obrigada por nos brindar com essas palavras de ânimo e coragem!!! Que Deus continue te inspirando!!!

  45. Jaqueline de Jesus Lima Costa Soares

    03/08/2020 21:57em21:57

    Já comentei no insta, mas necessário aqui tb! Vcs são fenomenais! Impossível não chorar ao ler tal artigo…Só Deus, Eu, e alguns bem chegados sabemos o que estou enfrentando atualmente e este artigo só me trouxe a memória o que me traz esperança 😭 obrigada Gabriel, equipe gran e Vivi Ribeiro granjeiro vcs só fazem bem!! Um dia vou aí fazer parte da grade dos vídeos que sempre assito e terminam assim…” eu sou gran!”😭

  46. Ana Paula

    03/08/2020 22:00em22:00

    Gabriel, obrigada por esse texto. Tenho certeza que Deus te usou como instrumento para iluminar vidas nesse momento.

  47. carolina viegas

    03/08/2020 22:07em22:07

    Fantástico!!!

  48. Janete Cavalcante Pereira de Souza

    03/08/2020 22:07em22:07

    Seguir em frente.Pensamento positivo,perseverança.Quando o desânimo chegar pedir forças a Deus para continuar diante das barreiras e incertezas.

  49. ÍTALO CASTRO

    03/08/2020 22:14em22:14

    Está sendo difícil pra mim sim. Mais não estou disposto a desistir. Estou atraso em meu cronograma mais estou me cobrando menos um pouco, pois depois de longo tempo sem estudar estou me readaptando com a rotina de estudos e acredito que um dia vou conseguir me ajustar a um método adequado de estudo. Estou ainda com dificuldade de me organizar em uma revisão otimizada e tenho outras limitações, mais entendo que preciso melhorar a cada dia e já consigo identificar no que estou errando. Agradeço pela atenção e espero um dia poder estar entre os classificados em um dos concursos que pretendo passar. Não tenho pressa, apenas estou prosseguindo agora um dia de cada vez, pois já venci a procrastinação e agora já consigo priorizar os estudos. Sei que estou longe mais acredito que aos poucos vou conseguir me ajustar ainda mais até que minha vitória e a daqueles que acreditam em mim vai chegar. Obrigado pela reflexão.

  50. Wellington cruz

    03/08/2020 22:21em22:21

    Boa noite,realmente é um excelente texto, veio dá uma alavancada em nossas fraquezas fazendo delas uma fortaleza,não escrevi para rimar, mas sim para dizer que realmente esse texto veio nos ajudar. Obrigado.

  51. Gabriel

    03/08/2020 22:22em22:22

    Esses textos me ajudam muito. Confesso ter pensado várias vezes em desistir, mas é nos meus problemas que encontro forças pra continuar, muito obrigado por esses textos.

  52. SANDRA GALHARDO

    03/08/2020 22:26em22:26

    Gabriel,
    há muito leio suas publicações, e em meio a tantos obstáculos que atravesso no dia a dia, posso afirmar que os seus textos sempre me chegam como uma luz que briha em meio à escuridão,reacendendo a esperança e nos dando força e fé. Obrigada!

  53. Luzimar

    03/08/2020 22:26em22:26

    Perfeito! Precisava muito ler isso! 🙏🏼🙌🏻

  54. Vinicius Ferreira

    03/08/2020 22:27em22:27

    Expirador esse artigo, ajuda a parar e refletir, que enquanto tivemos fôlego de vida, tudo é possível.#obrigado#

  55. Hamilton Werneck

    03/08/2020 22:38em22:38

    Gabriel, parabéns mais uma vez pelo belíssimo texto de reflexão e pela sinceridade de suas palavras.
    Nesta caminhada da vida, Deus lhe colocou como farol para guiar a nós em busca de nossos sonhos.
    Motivação atrelada ao excelente trabalho seu, dos professores, além dos colaboradores todos os dias para se dedicar ao estudo ou iniciar, significa para nós concurseiro e que estamos no lugar certo.
    Te desejo todo sucesso em jornada profissional. Obrigado meu amigo por tudo. Vamos juntos!

  56. davi aparecido alencar de souza

    03/08/2020 22:38em22:38

    texto muito bom!Parabéns!

  57. Milla Torres Alves.

    03/08/2020 22:44em22:44

    Agradecida pelo texto motivador. Me fez parar um pouco para recarregar minhas baterias. Desde que resolvi estudar seriamente para concursos; percebi e percebo que as dificuldades não se resumem somente em tirar de mim: dedicacão e concentração contínua; mas em aceitar também esse percurso solitário e a sensação de que ao meu redor não sou compreendida!

  58. Jussara Lima da Silva

    03/08/2020 22:47em22:47

    Perfeito este texto!! E serão estas as palavras que, a partir de hoje nessa trajetória preparatória para concursos, levarei comigo. Serão palavras de ânimo e coragem quando eu esquecer de sou forte, mesmo estando fraca, dependendo da situação. De coração, muito obrigada e quando eu obtiver o tão sonhado cargo, lembrarei da equipe GRAN como o primeiro degrau da minha conquista! Parabéns!!!

  59. Santiago

    03/08/2020 22:50em22:50

    Belo texto, parabens.

  60. Aldenor Moreira de Sousa

    03/08/2020 22:55em22:55

    Olá, Amigo Gabriel Granjeiro eu sou seu fan!
    Há dez anos que estou tentando concursos públicos.E para minha surpresa Abril de 2019 fiquei desempregado.Sou Técnico Administrativo, com formação Acadêmica Gestão de Recursos Humanos Universidade paulista. Meu sonho é fazer parte do serviço público federal…

  61. Catarina da Silva Nascimento

    03/08/2020 22:56em22:56

    Na hora certa!!!
    Obrigada Gabriel.

  62. Heronides

    03/08/2020 22:56em22:56

    Texto excelente!!!! Parabéns!!!

  63. Davi Soares

    03/08/2020 22:59em22:59

    Essa era a reflexão que eu estalava precisando pra passar por um dos momentos mais difíceis da minha vida. Obrigado!!

  64. Murillo Henrique

    03/08/2020 23:00em23:00

    Eu estava precisando ler um texto assim para transformar todo a dificuldade em combustível para prosseguir.
    Gratidão a equipe Gran !

  65. Sâmela Berlanda

    03/08/2020 23:07em23:07

    Toda reflexão vale á pena, principalmente a nós concurseiros que enfrentamos vários dilemas todos os dias.

    Seus textos fazem toda diferença.

  66. Andreza Bueno

    03/08/2020 23:07em23:07

    Maravilhoso texto! Exemplos de superação a seguir!

  67. Angélica Alves

    03/08/2020 23:10em23:10

    Excelente reflexão. Muito útil nesses momentos em que estamos vivendo!
    Obrigada!

    • Gilvanete Costa dos Santos

      04/08/2020 00:15em00:15

      Boa reflexão!
      Verdadeiramente dentro de nós habita um poder incrível, por isso não podemos desanimar nem desistir!
      Diga o fraco tudo posso naquele que me fortalece.
      Grande abraço, gratidão por compartilhar tanta riqueza!

  68. Rozane Aparecida Scher

    03/08/2020 23:13em23:13

    Texto maravilhoso! Gratidão!!!

  69. Valmir Handerson

    03/08/2020 23:29em23:29

    Josué 1:9 Não fui eu que ordenei a você? Seja forte e corajoso! Não se apavore nem desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar”.

    Nunca desista dos seus sonhos!

  70. Mayagnes

    03/08/2020 23:30em23:30

    A decisão mais acertada foi escolher o Gran como meu preparador para o cargos dos sonhos! Aqui eu encontro tudo que preciso para superar todas minhas fraquezas! Obrigada por tanto Gabriel

  71. Ângelo Fernandes

    04/08/2020 00:28em00:28

    Gabriel boa noite, Deus abençoe…

  72. Josely Vieira

    04/08/2020 00:31em00:31

    Grabiel vc é uma benção de Deus nessa terra, sempre com palavras tão motivadoras e que traz esperança ao nosso coração, obrigada pelo texto!

  73. Fernanda Teixeira Chaves

    04/08/2020 01:21em01:21

    Era tudo o
    que precisava ler antes de dormir. Obrigada por ser sempre tão humano e humilde e por sempre nos trazer textos reflexivos e que nos impulsiona, nos encoraja ou nos dá aquele tapa na cara pra reagir. Eu amo fazer parte do gran, sou aluna gran com orgulho.
    Boa noite!
    Que Deus esteja sempre om você!

  74. Saimon Paim

    04/08/2020 01:40em01:40

    Gostei desse texto, bem escrito e com uma mensagem muito bonita, realmente devemos nos voltar para os nossos sonhos e objetivos, mesmo com algumas perdas uma hora iremos ganhar. Obrigado.

  75. Marianne

    04/08/2020 07:27em07:27

    Nesse momento de grande dificuldade em que somos expostos a vários sentimentos de maneira tão intensa, quero agradece pela palavras de conforto e encorajamento para que possamos dar um passo adiante e continuarmos firme no propósito.

  76. Aldir Raposo

    04/08/2020 07:58em07:58

    Texto inspirador. As dificuldades nos fazem pensar em desistir. Obrigado por mostrar que elas podem ser usadas a nosso favor.

  77. Aline

    04/08/2020 08:08em08:08

    Ótimo texto, estava precisando ler mensagens de motivação. No momento estou me recuperando dessa doença Covid 19, em casa. E tive que interromper os meus estudos devido aos sintomas, e agora estou me vendo sem animo e preocupada, com os dias se passando e eu ainda não estou 100% para continuar. Cansada e sem concentração. E meu concurso batendo a minha porta. Mas mesmo indisposta tento pelo menos fazer questões.

  78. Isabel

    04/08/2020 08:09em08:09

    Gostei muito deste texto veio em boa hora para me inspirar!

  79. Tatiana Karla

    04/08/2020 08:21em08:21

    Muito obrigada por esse texto, Gabriel. Realmente o caminho está difícil, mas temos que seguir em frente, um dia de cada vez.
    Sou uma eterna admiradora do trabalho do Gran, acho bonita demais a postura e seriedade com que vocês conduzem as coisas. Desejo muito sucesso sempre!

  80. Beta

    04/08/2020 08:29em08:29

    Reflexivo…

  81. Gustavo Manoel da Silva

    04/08/2020 08:38em08:38

    Seus textos são sempre muito úteis Gabriel. Muito obrigado pela sua contribuição.
    Lendo este seu post, certifico-me que ainda é possível continuar tentando.

    • Reginaldo gemaque

      04/08/2020 10:42em10:42

      Gabriel, vc foi agraciado com um dom divino, aproveite-o tb para ganhar almas para o reino de Deus. VC conseguiu a proesa de ganhar dinheiro com a satisfação interna de ver a felicidade do seu proximo. . . Parabéns, desejo-lhe sucesso prolongado

  82. Shirley Vitorino da Silva

    04/08/2020 08:46em08:46

    Que textoooo!!! Era exatamente isso que eu precisava ouvir nesse momento da minha vida! Obrigada Gabriel Granjeiro, sempre nos inspirando e nos encorajando à seguir em frente, em busca dos nossos sonhos!!!

  83. Thaynara Fortunato Felisberto

    04/08/2020 08:51em08:51

    Palavras que tocam a alma e ajudam a transformar a minha fraqueza de dias difíceis em força para continuar lutando.

  84. joao filho

    04/08/2020 09:14em09:14

    excelente trxto, muito motivador. parabéns.

  85. Lacerda

    04/08/2020 09:37em09:37

    Excelente!!!! O combustível do dia-a-dia!!!!

  86. Janaina Paes Landim

    04/08/2020 10:04em10:04

    Excelente reflexão!
    Texto de grande valor moral. Obrigada pela injeção de ânimo.
    Gratidão!

  87. Graziele Medeiros de Lima

    04/08/2020 10:25em10:25

    Tudo que eu precisava, não poderia ter feito escolha melhor #sougran.

  88. ANA ROSA

    04/08/2020 10:36em10:36

    Muito grata Gabriel por esse texto lindo e motivador.Preciso muito fazer da minha fraqueza força para superar os obstáculos.Valeu obrigada…

  89. SANDRA

    04/08/2020 10:37em10:37

    Obrigada pelo texto inspirador! Falou muito comigo, ando desanimada com muitas coisas, mas sei que Deus é a minha força, obrigada por ser canal de Deus na minha vida! Abraços!

  90. Sueli Aires Silva

    04/08/2020 10:37em10:37

    Excelente lição, vcs do Gran são fantásticos, me sinto cada vez mais encorajada para alcançar o que tanto almejo. Obrigada Gabriel por tudo, qdo me sinto fraca leio suas msgs e me fortaleço.

  91. FAGNER DE PAULA

    04/08/2020 10:40em10:40

    Texto motivacional veio em boa hora, hj estava com muita dificuldade para estudar.

  92. Loiva Adam

    04/08/2020 10:43em10:43

    Seus textos são altamente motivadores. Obrigada por escrevê-los.

  93. Carmen s. Teixeira

    04/08/2020 10:46em10:46

    Obrigada por este texto inspirador, pois muitas vezes precisamos parar para refletir e perceber o que realmente esta limitando nossos sonhos. Parabens

  94. Thayná

    04/08/2020 10:55em10:55

    Como sempre, o Gabriel inspirando e fortalecendo nossas jornadas com maestria! O Gran é fantástico! Obrigada!

  95. Irailda Lima

    04/08/2020 11:01em11:01

    Gratidão Gabriel, pela linda reflexão, que nos enche de coragem e nos anima a perseguir nossos objetivos. Que Deus nos conceda capacidade e perseverança para continuar em frente, sei que ele esta preparando algo maravilhoso a cada um de nós!!! Obrigada pelo apoio!!!

  96. Rosangela

    04/08/2020 11:10em11:10

    Parabéns Gabriel!! Vc sempre surpreende com seus textos motivadores. Adorei a parábola.

  97. Amanda Teles

    04/08/2020 11:11em11:11

    Todos os dias ao acordar vejo alguma publicação do Gran. Seja aqui no site oficial, no instagram em sua página oficial, no insta do Gabriel. Vejo sempre palavras de motivação ou vídeos com entrevistas de pessoas que sofreram muito, mas conseguiram atingir o seu objetivo maior que é melhorar de vida através de um cargo público. O Gran me ajuda muito a não desistir. Obrigada a todos os envolvidos. Vcs não imaginam a importância que possuem na vida das pessoas.

  98. Roberta

    04/08/2020 11:27em11:27

    Excelente texto motivador, obrigada.

  99. Bruna

    04/08/2020 11:51em11:51

    Geralmente não paro para ler aqui, entro e sigo direto para as aulas.

    Valeu a pena cada segundo. Obrigada, Gabriel e equipe Gran! de fato a gente sente vcs torcendo por nós.

  100. Matheus Prado

    04/08/2020 13:05em13:05

    Top demais. Admiro seu trabalho em querer incentivar as pessoas mudarem de vida. Parabéns!

  101. Manuella

    04/08/2020 13:18em13:18

    Perfeito! Totalmente incentivador é motivador pra aprender a viver até.

  102. Marisabela Santos Oliveira

    04/08/2020 14:09em14:09

    É muito gratificante ler as postagens do Gabriel e saber que tem uma empresa que realmente se importa com o aluno.
    O Gran esta sendo fundamental para o meu crescimento como concurseira.
    Obrigada por tudo,sou muito grata.
    Deus os abençoe.

  103. Pedro

    04/08/2020 14:46em14:46

    Como não valorizar quem gasta seu tempo escrevendo essas preciosidades. Muito obrigado pelo texto, muito útil!

  104. NAHIARA

    04/08/2020 15:13em15:13

    Gabriel
    Adoreiiii o texto. Cada dia minha admiração pela família Gran cresce e pelo seu trabalho. Que Deus o abençoe cada dia mais. Muito obrigada pela reflexão. Você dá muito ânimo para os concurseiros

  105. Claudia Fernandes Nunes de Menezes

    04/08/2020 15:21em15:21

    Achei muito profundo! Muito boa a reflexão! Também acredito nisso!

  106. Cleide martins

    04/08/2020 15:45em15:45

    Muito Obrigada, Deus continue abençoando a todos do Gran cursos online.

  107. Eliana de Jesus Azevedo de Sousa

    04/08/2020 16:04em16:04

    ÓTIMO TEXTO! Não conhecia essa história sobre o “único movimento”, é inspirador, principalmente neste momento em que todos estamos vulneráveis por conta da pandemia. Com fé em Deus sairemos dessa situação!

  108. Alan França de Lima

    04/08/2020 16:44em16:44

    Obrigado pelo texto, Gabriel! Inspirador e renovador.
    Estou passando por um momento de dificuldade pessoal e encontro sentido no sofrimento que estou sentindo como uma lição que estou passando, em busca de me tornar mais forte e mais sábio.
    Em suma, após isso, tornar-me melhor do que antes. Porque passei pela dificuldade, sobrevivi e aprendi.
    A dor que sentimos, que nos torna fracos, que testa os nossos limites, é a mesma que nos fará conhecer ao final o quanto, na verdade, fomos fortes, por resistir e nos levantar mais uma vez. Seguir em frente.

  109. Élida Leão

    04/08/2020 17:09em17:09

    Receber uma mensagem dessas quando há poucas horas estudando me veio pensamentos negativos me faz crer que é enviada por Deus para me dizer mais uma vez: Siga!Obrigada!

  110. Alan de Oliveira

    04/08/2020 18:53em18:53

    O texto é muito bom, foi muito útil, quando li esse texto estava realmente precisando de alguém para me lembrar que quando estou fraco sou forte obrigado por compartilhar esse tipo de material motivacional conosco o Gran realmente é um Curso diferenciado dos demais, um forte abraço!

  111. SHIRLENE IARA

    04/08/2020 19:43em19:43

    Texto ótimo. Motivacional!!!! Parabéns!!!

  112. Claudinei Conceição de Almeida

    04/08/2020 20:04em20:04

    Excelente texto! Motivação e apoio é o que necessitamos para seguirmos em frente firme e forte.

  113. Uesler Fialho de Souza

    04/08/2020 20:24em20:24

    Gostei muito do texto, é um alento para quando estamos desanimados e nos inspira a superar os obstáculos do caminho, principalmente aqueles que nós mesmos criamos.

  114. I MACEDO

    04/08/2020 20:59em20:59

    Obrigada pelo belo texto!
    Treinamento duro, batalha fácil.

  115. Juliana

    04/08/2020 23:46em23:46

    Que lindo, obrigada por isso.

  116. weskley andrade

    05/08/2020 00:00em00:00

    Excelente reflexão. Porque quando estou fraco então sou forte. Amém

  117. Sarah Chaves

    05/08/2020 00:19em00:19

    Esse texto me tocou muito. A um ano atras estava bastante entusiasmada para estudar para o meu primeiro concurso. Fiz diversos planos e me preparei como nunca, decidi estudar pelo youtube mesmo. E de repente, tudo desmoronou, fui ao oftalmologista para um exame de rotina e descobri que um de meus olhos estava com problema grave e era necessário a realização de uma cirurgia. Foi um soco no estômago, perdi totalmente a consistência dos estudos e era meu último ano na faculdade. Minha visão não é mais a mesma, e além de todo desgaste físico também a um intenso desgaste psicológico. Apesar de tudo isso, concluí meu curso superior e tirei nota máxima, não desisti de fazer a prova mesmo sabendo que o resultado não seria excelente. O resultado veio e não alcancei a aprovação, me senti mal, mas compreendi que tudo na vida tem um propósito e mesmo ainda não tendo alcançado minha aprovação estou mais forte, e confio que Deus tem o melhor. Agradeço a todos da Equipe do Gran mesmo ainda estudando para minha sonhada aprovação aprendi que dificuldade nenhuma mede sua capacidade, por isso, aprender com as fraquezas faz parte do processo de aprovação.

  118. Fer

    05/08/2020 01:15em01:15

    Gratidão, excelente texto!

  119. Emanuelle Arcieri

    05/08/2020 01:19em01:19

    Excelente texto!!!

  120. Jenifer Ester

    05/08/2020 05:07em05:07

    Amei a motivação! Parabéns!

  121. Rafael Barreto

    05/08/2020 07:30em07:30

    Vc é fera Gabriel,texto iinspiradorp muitos ainda mais aonde nós se encontra nesse mundo tal difícil as coisas.

  122. Luciana Cotrim

    05/08/2020 10:52em10:52

    Reflexão veio na hora certa!!”Quando estou fraco então sou forte.” Obrigada!

  123. Marina

    05/08/2020 11:01em11:01

    Muito útil! Deus te abençoe.

  124. Ludmila

    05/08/2020 13:31em13:31

    Ajudou bastante! Eu precisava!

  125. Irla Fernandes da Silva

    05/08/2020 13:40em13:40

    Parabéns pelo texto, muito inspirador e incentivador e também um grande mergulho em fatos da história que muitas vezes desconhecemos.Gosto muito de tudo que você escreve, pois sempre nos incentiva a buscar o melhor de nós mesmos.
    Deus abençõe!!!!!

  126. Ricardo

    05/08/2020 15:26em15:26

    Muito motivador, obrigado

  127. Luiza Palacio Tavares Stabile

    05/08/2020 17:05em17:05

    Texto inspirador! Tentarei colocá-lo em prática!

  128. Nilma Ribas

    05/08/2020 17:26em17:26

    Excelente texto! Com toda certeza, muito inspirador.Obrigada Gabriel!

  129. Daniele Assis

    05/08/2020 21:24em21:24

    Boa noite!! nossa era tudo que eu precisava ouvir e ler no dia de hoje! texto magnífico!! Obrigada por cada palavra motivacional! glória à Deus!! “Quando estou fraco é que estou forte!” Amém!!

  130. Mariana

    05/08/2020 21:59em21:59

    Muito bom o Texto! Melhor ainda é a sensibilidade do Curso Gran em nos dar força diária!

  131. Fernanda Aparecida Mendes Mendes

    05/08/2020 22:19em22:19

    No auge da minha profissão, em dezembro de 2012 aos 39 anos de idade eu infartei, não pude voltar a clinicar e desde então venho buscando razões para me superar. Nada é impossível. Texto profundo. Grata pelas suas palavras.

  132. vivian salles leite

    05/08/2020 22:35em22:35

    Obrigada, serviu perfeitamente.

  133. Lenadro Moreira

    05/08/2020 22:54em22:54

    Excelente!!! Ajudou bastante.

  134. Juciara Pereira de Queirós

    05/08/2020 23:36em23:36

    Muito bom texto. Observar a fraqueza e transformá-la em fortaleza. É a grande lição do texto acima.

  135. pericles

    06/08/2020 00:25em00:25

    obrigado!! pela reflexão.

  136. Rejane

    06/08/2020 09:55em09:55

    Ótimo ! motivacional

  137. FERNANDA

    06/08/2020 10:00em10:00

    MENSAGEM LINDA E MOTIVACIONAL, É SEMPRE MUITO BOM COMEÇAR O DIA COM UMA MENSAGEM DESSAS.

  138. Leonardo Moraes Veriato

    06/08/2020 11:45em11:45

    EXCELENTE

  139. Roberta Castro

    06/08/2020 14:23em14:23

    Os textos são excelentes, sempre com uma motivação para nós. Devemos, realmente, buscar força na fraqueza para que possamos nos tornar forte

  140. Dalila Fernandes

    06/08/2020 15:24em15:24

    Gabriel, obrigada por ser essa inspiração diária, esse farol que ilumina a vida de tanta gente. Parabéns pela sensibilidade e sabedoria.

  141. Michelle Jasmineiro Borges

    06/08/2020 16:48em16:48

    Ótima reflexão… boa leitura para começar os estudos!

  142. Marcelo Rocznieski

    06/08/2020 16:59em16:59

    Parabéns Gabriel EXELENTE E ENOBRECEDOR….

  143. Doralice Freitas

    06/08/2020 17:34em17:34

    Sensacional essa reflexão.
    impressionada com o carinho e cuidado que o Gran tem para com seus alunos.
    gratidão!!

  144. Ruama

    06/08/2020 19:04em19:04

    Texto muito bom!
    Tem coisas que acontece na vida que não tem explicação, precisamos extrair desses acontecimentos grandes aprendizados. Mas tem dias que a fraqueza nos consome de uma tal forma… Esse texto veio em uma boa hora. Obrigada!

  145. LUCAS SILVA

    06/08/2020 20:22em20:22

    NÃO TENHO COSTUME DE LER SUAS POSTAGENS, PORÉM ESSA LI E VALEU MUITO A PENA. FICO FELIZ Em saber que exite pessoas com espírito bom. no momento estou sem palavras , mas o que posso dizer é mais belo que a historia DESCRITA É EU COLOCAR ESSE ENSINAMENTO EM PRÁTICA PRA QUE EU SEJA CADA DIA MELHOR COMO PESSOA E POSSA SOMAR NA VIDA DO PRÓXIMO TAMBÉM ASSIM COMO VC GABRIEL.OBRIGADO!

  146. Lívia Rodrigues

    06/08/2020 20:51em20:51

    Como sempre Gabriel você foi muito enfático e incentivador na sua escrita. Instigando a reflexão sobre o nosso eu, ressaltando as fraquezas e desafios da vida, assim como apontando de forma determinante o caminho/direção para usá-los sabiamente.

  147. Cleonice de Brito Lima

    06/08/2020 22:36em22:36

    Gabriel,
    Como não gostar de uma ceia farta de emoções, onde cada palavra nutre deliciosamente o leitor com os necessários nutrientes para esta fase que todos nós aqui estamos a enfrentar. À você, estendo o agradecimento por mais um texto inspirador que nos convida ao momento de reflexão e planta a certeza que na fraqueza seremos fortes. Gratidão!

    • Elias

      07/08/2020 04:45em04:45

      Ótimo texto, Obrigado.

  148. Heide da Silva

    07/08/2020 05:48em05:48

    Bom texto, motivador sim

  149. Ana Luiza

    07/08/2020 06:30em06:30

    Realmente, um dos textos mais importantes que li neste ano. É da fraqueza que nos descobrimos fortes, que ganhamos força para superar a nós mesmos! Excelente!

  150. Juliana Paim

    07/08/2020 09:43em09:43

    Gabriel, seu texto está extraordinário! Eu adorei, me ajudou a refletir um pouco mais a respeito dos meus anseios. Muito obrigada, Deus esteja conosco!

  151. Marcos Antonio Messias da Encarnação

    07/08/2020 09:59em09:59

    Obrigado pela força e orientação de que nós podemos chegar aos nossos objetivos. Por mais difícil que pareça, é preciso iniciar o tornar difícil como fácil. O processo é longo e doloroso em que temos de abrir mão de muitas coisas prazerosas, mas é necessário. Todos nós somos capazes. Temos limitações é verdade, mas não façamos de nossas limitações o motivo de não tentarmos. Veja o caso de Mané Garrincha: Tinhas as pernas tortas e para muitos era improvável que conseguisse jogar futebol. Ele provou justamente o contrário mostrando que era possível sim jogar futebol e ele foi o melhor em sua posição. É isso. Força a todos.

  152. karine

    07/08/2020 13:39em13:39

    Ótimo texto, parabéns a equipe gran cursos!

  153. Francisca Helane Salazar Mendes

    07/08/2020 13:41em13:41

    Linda reflexão , fiquei emocionada com suas palavras , muito obrigada ! Você é uma bênção!

  154. Naelson Filho

    07/08/2020 17:32em17:32

    O grande segredo é a motivação. Só os motivados sobrevivem.

  155. Davi Marques

    07/08/2020 17:51em17:51

    Muito boa a mensagem, mostrando o quanto podemos superar a nossa dificuldade, principalmente o quanto não podemos abaixar a cabeça mediante o primeiro sintoma de fraqueza.
    gostaria de agradecer essas mensagens ajudam a buscar cada vez mais os nossos objetivos, dificuldade sempre ira existir e quanto vamos aguentar firme em nosso objetivo.

  156. Ismael

    08/08/2020 07:11em07:11

    obrigado, Gabril muito motivacional texto fiquei motivado.

  157. Jackson Mello

    09/08/2020 12:01em12:01

    um excelente texto, muitos estão desmotivados e fracos, a caminhada é dura e cheia de obstáculos, fico muito agradecido pela reflexão, pois temos que conquistar nossos sonhos independente de qual quer dificuldade.

    “Porque quando estou fraco então sou forte”. 2 Coríntios 12:10

  158. ana pimentel

    09/08/2020 12:34em12:34

    muito bom, como oxigênio para o corpo, mantermos o foco, fé e força! Deus os abençoe!

  159. ADRIANA COMITTI

    09/08/2020 19:18em19:18

    Às vezes Deus é tão perfeito que manda mensagens importantes nas horas mais precisas… Não me refiro aqui somente a concursos, mas eu estava precisando (de verdade) ler esse texto tão bem escrito que tocou meu coração…Agradeço à equipe Gran pela mensagem encorajadora. um grande abraço aos que estão nesta batalha!

  160. DIOGO LAHAN FERREIRA

    10/08/2020 09:32em09:32

    Obrigado pela grande motivação. Me sentindo grato pelas palavras!

  161. Claudete

    10/08/2020 14:48em14:48

    Linda reflexão, muito obrigada pelas palavras de motivação.

  162. Ricardo

    12/08/2020 09:57em09:57

    muito bom, motivador, realista, muito obrigado por mais um gás!!!

  163. ADELAINE DA CUNHA BATISTA

    13/08/2020 22:11em22:11

    Excelente texto.
    A sabedoria é um dom dado por Deus, àqueles que a buscam, e isso está explícito em Gabriel Granjeiro, o qual traz sempre palavras iluminadas para nos motivar, fortificar e nos encher de esperança.
    Que tenhamos sempre palavras assim, que nos edificam.

  164. PATRICIA OLIVEIRA

    14/08/2020 17:24em17:24

    Gabriel, como sempre, me emocionando e me incentivando! Adoro os seus textos, muito inspiradores. Tenho orgulho em ser uma aluna da família Gran.

  165. Adriana Pereira

    17/08/2020 06:56em06:56

    Excelente! Obrigada pelo incentivo, estamos num momento que preciso muito!

  166. Cristiano Pedrone De Souza

    17/08/2020 16:07em16:07

    Muito valioso texto dessa natureza!

  167. Flávia Carvalho

    17/08/2020 21:51em21:51

    Eu nem sabia que precisava tanto ler este texto. Obrigada!

  168. FERNANDO OLIVEIRA

    17/08/2020 22:16em22:16

    Texto Excelente !! Às vezes nos sentimos tão fracos que pensamos que a vitória não é algo acessível para nós , até mesmo nas coisas aparentemente simples como superar o sedentarismo e praticar exercício físico com disciplina. Mas ler essa palavra nos enche de encorajamento ” o poder se aperfeiçoa na fraqueza” . Dentro de mim também há um coração que sonha e que deseja colher os frutos de uma vida diligente e sobrepujante , precisava ler essas palavras hoje! Obrigado por compartilhar.

  169. Nadja Cristina Germoliato

    18/08/2020 07:36em07:36

    Excelente texto! Como os demais, sempre renovando nossa coragem.

  170. Clive

    19/08/2020 18:00em18:00

    Mais um texto profundo e inspirador, parabéns à equipe.

  171. Ruan

    19/08/2020 20:48em20:48

    muito top

  172. Luciano Lino

    25/08/2020 12:43em12:43

    Parabéns, Muito bom.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer conquistar a sua aprovação em concursos públicos?
Prepare-se com quem mais entende do assunto!
Comece a estudar no Gran Cursos
Para o Topo