Lições de Jesus para os concurseiros

Lições de Jesus para os concurseiros

“Quem quiser ser líder deve ser servidor. Se você quiser liderar, deve servir.” – Jesus (Adaptação de Mateus 20:26-27)

Há mais de 2 mil anos, nasceu um menino que mudaria a história da humanidade. Hoje, cristãos, não cristãos e até os mais céticos cientistas estão convencidos de que a figura central do cristianismo existiu em carne e osso. Esse Homem, verdadeiro Messias e Profeta na visão de bilhões de pessoas, é sinônimo de humildade, determinação, sabedoria, tolerância, confiabilidade, eloquência, liderança, inteligência, paciência, audácia, retidão.

A vida de Cristo já foi e continua sendo objeto de muito estudo e tema de inúmeros livros, revistas e documentários. Não são poucos os adjetivos atribuídos a Ele, que já foi descrito como “o homem mais inteligente que viveu”, “o maior líder da história”, “o Mestre do Amor”, “o Mestre da Vida”, “o maior psicólogo do mundo”, “o melhor coach de todos os tempos” e “o homem perfeito”, entre outros epítetos similares. De fato, sua biografia impressiona qualquer um, tantas foram as demonstrações de Sua sabedoria. É com razão, portanto, que tanta gente defende haver muito a aprender com Ele, independentemente de religião e de crença.

Por tudo isso, em nossa conversa de hoje, eu gostaria de extrair do Evangelho, dos ensinamentos do Mestre dos Mestres, lições para a nossa vida de concurseiros, de empreendedores, de pessoas que buscam a felicidade e têm muitos sonhos para 2019 e os anos seguintes.

A primeira história que quero relembrar com você que ora lê estas linhas é a da mulher adúltera trazida à presença de Jesus como forma de testá-lo. A Bíblia nos relata que Jesus ensinava Seu povo quando escribas e fariseus trouxeram uma mulher apanhada em adultério e questionaram como Jesus lidaria com a questão, uma vez que a lei judaica considerava tal crime punível com a morte por apedrejamento. O Mestre ergueu-se e disse: “Quem dentre vós não tiver pecado, atire a primeira pedra!”. Ninguém foi capaz de fazê-lo. Sabe por quê? Porque todos temos defeitos, todos cometemos erros, todos somos pecadores, todos temos medos e fraquezas, todos somos humanos. Diante dessa grande verdade, só nos resta seguir o conselho que o Messias deu à mulher: “Vai, e de agora em diante não peques mais”. Leve essa lição para sua vida, concurseiro, e não lamente mais seus erros e fracassos. Se há um motivo para vergonha, é o medo de tentar.

“Momentos de fraqueza ocorreram até com Jesus Cristo e ocorrerão também conosco, mortais. Sem exceção.”

Em outro momento de sua passagem pela Terra, na noite em que foi traído, Jesus orou ao Pai, dizendo: “Meu Pai, se possível, afasta de mim este cálice! Todavia, não seja como eu quero, e sim como tu queres”. A palavra “cálice” é empregada em sentido figurado nas Escrituras. Designa o recipiente que comporta todas as nossas experiências: as provações a que nos sujeitamos, as provocações de que somos vítimas, as dores e os sofrimentos que experimentamos, os momentos bons e ruins pelos quais passamos, as situações boas e as não tão boas que vivenciamos. Eu sei que, às vezes – mais do que seria desejável –, chegamos a perguntar ao Pai, assim como fez Seu Filho: “Meu Deus, meu Deus! Por que me abandonastes?”. É um grito de angústia, de socorro; é um pedido de misericórdia pelo amargor do cálice que nos foi dado e do qual temos de beber. Momentos de fraqueza como esses ocorreram até com Jesus Cristo e ocorrerão também conosco, mortais. Sem exceção.

“O amor e a coragem têm de ser mais fortes que o ódio e o temor.”

 

Em outra passagem edificante de Sua vida, Jesus aconselhou: “Se alguém te ferir na face direita, oferece também a outra”. Ele pretendia, com isso, que as pessoas tomassem uma posição firme e demonstrassem dignidade em vez de se manterem passivas e inertes por causa do medo. O amor e a coragem têm de ser mais fortes que o ódio e o temor. Infelizmente, porém, alguns preferem uma existência cheia de medo e de passividade a uma vida humilde mas valorosa, de muitas realizações e legados. Lembremos sempre que ter humildade é ter a força sob controle.

“…precisamos ter o coração puro e praticar ações nobres, elevadas e úteis,
sem cobiça nem ódio.”

 

Jesus Cristo era muito eloquente e se comunicava com grande objetividade quando pedia algo aos Seus discípulos ou aconselhava Seus seguidores. Suas frases eram precisas e diretas: “Amarás ao próximo como a ti mesmo”; “A cada dia basta o seu cuidado”; “E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”; “ Nunca faça para os outros o que você não gostaria que fizessem para você”; “Tudo é possível ao que crê”. Cada uma dessas sentenças poderia render uma boa conversa aqui, neste espaço, amigo leitor. Eu poderia redigir um artigo bem extenso, com dezenas de páginas, se quisesse abordar todos os ensinamentos bíblicos aplicáveis ao seu contexto de guerreiro que luta por uma vaga no serviço público. Mas vou me apegar, por derradeiro, a um dos trechos mais belos, sábios e iluminados da vida de Jesus: o Sermão da Montanha, as Bem-Aventuranças:

Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus;

Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados;

Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra;

Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão saciados;

Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia.

 

Em resumo, esses mandamentos nos ensinam que precisamos ter o coração puro e praticar ações nobres, elevadas e úteis, sem cobiça nem ódio. Em última análise, devemos todos procurar ajudar sempre as pessoas que nos cercam.

Não há época melhor para refletir sobre tudo isso do que o Natal, período lúdico e de atmosfera especialmente mágica, quando comemoramos o nascimento desse Jesus Cristo que nos ensinou tanto em tão pouco tempo. Natal é tempo de sonhar com uma cidade melhor, com um país melhor, com um mundo melhor, e de pensar em como podemos contribuir para isso. Também é tempo de rezar e orar em louvor pelo que conquistamos no ano que finda. E é tempo de comemorar, de confraternizar e de se reunir com a família, com os amigos e com os colegas para agradecer: agradecer pelo amor incondicional, pela amizade dedicada e pelo companheirismo.

Então, meu amigo, minha amiga, meu muito obrigado pela convivência que tivemos ao longo de 2018, por sua fidelidade ao nosso Gran Cursos Online e pelo carinho que você sempre tem para com este jovem empreendedor.

Na noite de hoje, dia 24, olhemos para o alto e sigamos a estrela guia em nosso caminho de paz e bem. Conservemos o clima de coleguismo e de colaboração hoje, em 2019 e sempre. E sejamos humildes sem ser passivos.

FELIZ NATAL e que o ano de 2019 seja de muitas realizações, de muitas conquistas, de muitas aprovações, de muita paz, de alegria e de GRAN felicidade!

Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo.” – Jesus Cristo em João 16:33

PS: Siga-me (moderadamente, é claro) em minha página no Facebook e em meu perfil no Instagram. Lá, postarei pequenos textos de conteúdo motivacional. Serão dicas bem objetivas, mas, ainda assim, capazes de ajudá-lo em sua jornada rumo ao serviço público.

Mais artigos para ajudar em sua preparação:

 


Gabriel Granjeiro – Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online. Vive e respira concursos há mais de 10 anos. Formado em Administração e Marketing pela New York University, Leonardo N. Stern School of Business. Fascinado pelo empreendedorismo e pelo ensino a distância.

Gabriel Granjeiro
Gabriel Granjeiro
Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online
51 Comentários

51 Comentários

  1. Sulivan

    24/12/2018 08:40em08:40

    Texto lindo e inspirador!

  2. Rivelino barros

    24/12/2018 08:51em08:51

    Só agradecer sempre

  3. Maurício

    24/12/2018 09:07em09:07

    Maravilha!!!

  4. Cristiane Maria Nunes

    24/12/2018 09:15em09:15

    Gabriel Granjeiro, obrigada por trazer essas passagens maravilhosas de grande significado, é também pelas felicitações, desejo a você e família FELIZ NATAL! Gram cursos, obrigada por contribuir com está árdua caminhada em busca da aprovação, FELIZ NATAL A TODA EQUIPE!

  5. Raquel

    24/12/2018 09:16em09:16

    Grata por todo aprendizado desse longo ano…grata por cada palavra de incentivo e motivação. …grata por essa equipe maravilhosa….FELIZ NATAL a todos e um EXCELENTE 2019!!!

  6. Luciana

    24/12/2018 09:18em09:18

    Parabéns amigo escritor. O Mestre sempre nos ensina mensagens extraordinárias.

  7. Luciana

    24/12/2018 09:39em09:39

    Melhor texto!Amei ❤

  8. Ana

    24/12/2018 10:16em10:16

    Excelente texto. Obrigada pelo incentivo à reflexão e injeção de ânimo.

  9. Tânia

    24/12/2018 10:35em10:35

    Lições de vida ! 🙂

  10. Allan

    24/12/2018 10:35em10:35

    Obrigado Gabriel pela força , sorte no seu empreendimento feliz e próspero 2019!!!!!!!

  11. Eva Martins vieira

    24/12/2018 10:39em10:39

    Bom dia , Gabriel
    sou sua admiradora pois vc tão
    jovem , tão instruído,como vc é
    tamb , com o pai q tem neh!!
    não poderia ser diferente.
    Parabéns pelo ser HUMANINHO, Q VC
    é, continue, servindo, p ser
    servido, Deus abençoe vc.bjs.

  12. Amanda

    24/12/2018 10:42em10:42

    Olá!

    Gostei muito do texto! Um dos melhores que eu já li do Gabriel!São lindas as lições de Jesus!

    Um Feliz e Abençoado Natal a todos!

  13. Denise Dias

    24/12/2018 10:46em10:46

    Obrigada!Feliz Natal e ótimo ano novo!

  14. Maria Costa

    24/12/2018 11:42em11:42

    Parabéns,pelo artigo,mto belo e conveniente.Estou conhecendo melhor, vcs do gran concursos, há pouco tempo,mas tenho me encantado.vcs tem otimos materiais e ,parte destes, disponibilizam gratuitamente.E lendo esse texto hj ,só aumentou a admiraçao.

  15. Elisangela

    24/12/2018 11:42em11:42

    Que a Fé seja nossa amardura. Adorei o texto, Feliz Natal a equipe Gran cursos e que no ano de 2019 seja um ano repleto de vitórias.

  16. ROBSON PEREIRA MORAES

    24/12/2018 11:55em11:55

    A/C Grabriel Granjeiro.

    Caro Gabriel, obrigado por seu artigo “Lições de Jesus para concurseiros”, veio em momento muito oportuno !

    Me chamo Robson Moraes e sou cliente de sua empresa há 2 anos, não porque escolhi o Gran aleatoriamente mas sim porque senti, dentre seus fundadores, colaboradores e professores, imensa sinceridade no que se propõem a fazer (ajudar ao próximo independente do valor que lhes é retribuído). Vocês já contribuem muito para nos ajudar com sua excelência e toda atenção e auxílio que nos é dispensado. Apesar de ter algumas aprovações ainda não cheguei próximo às posições de convocação, porém este é um objetivo que continuarei trilhando, não por mim mesmo, mas por minha família e por uma melhor qualidade de vida, graças a Deus meu objetivo maior é qualidade de vida e não o financeiro, pois os recursos que possuo já me são suficientes, mas tenho um sonho de infância que somente iniciei por sua busca há 2 anos, “ser servidor público”, e tenho certeza que com a ajuda de todos vocês (da pessoa da limpeza e do cafezinho a você Gabriel e seu sócio e principalmente aos excelentes professores), eu alcançarei meus objetivos.
    Muito obrigado, considero a todos como amigos, saibam que o trabalho de vocês é valoroso e muito importante, não somente para mim mas para todos os trilham este mesmo caminho. Não esqueçam, o trabalho de vocês faz muita diferença para muitas pessoas: ricas ou não, empregadas ou não, com problemas de saúde ou não e principalmente para aqueles que talvez estejam prestes a desistir. Possivelmente na correria do dia a dia vocês nem se dêem conta disso, mas são parte da vida diária de muitos, não somente de nós concurseiros, mas também de nossos filhos, pais, esposas, etc. eles também os conhecem e os admiram. Vou orar a Jesus e não a Papai Noel para que sua empresa continue de vento em poupa – grande sucesso !

    Mais uma vez MUITO OBRIGADO a TODOS dessa família GRAN CURSOS, parabéns e Feliz Natal. Me perdoem o “testamento”.

    Robson Moraes

  17. Ligia

    24/12/2018 12:04em12:04

    Feliz Natal Gabriel.

    Obrigada por mais um ano, e desejo que 2019 seja melhor ainda.

    2018 já foi um presentão para mim.

    Bjos !!!!!

  18. MARLÚCIO

    24/12/2018 12:18em12:18

    Parabéns pelo artigo.
    A vida sem JESUS torna-se vazia.
    Que Neste Natal possamos viver o
    verdadeiro espírito Natalino, que
    é o SEU NASCIMENTO.
    FELIZ NATAL A TODOS!!!

  19. Ricardo Pereira

    24/12/2018 12:43em12:43

    Ótimo texto Grabriel. Deus abençoe a todos nesse restinho de 2018 e que 2019 seja um ano de vitória e conquistas e que Deus e Jesus Cristo seja o alicerce de nossas vidas. Abs e Feliz Natal para todos os membros do grancursos.

  20. Levi Cordeiro

    24/12/2018 12:55em12:55

    O Mundo da vida tem muito a nos ensinar…

  21. Vaninha

    24/12/2018 13:19em13:19

    Obrigada pelas palavras.Feliz Natal!

  22. Asmavete monteiro

    24/12/2018 14:16em14:16

    Deus abençoe você sua vida! Feliz natal!

  23. Luciana R. Braga

    24/12/2018 14:19em14:19

    Feliz Natal a todos com muita luz, paz e harmonia. Um 2019 cheio de grandes conquistas a todos nós!

  24. TEREZA MESQUITA

    24/12/2018 14:46em14:46

    A-meei ….amei as interpretações bíblicas. Que Deus abençoe sempre com suas sábias palavras. Obrgada pela força! Irei postar algumas frases suas. Gabriel granjeiro,irá aprender mais e mais com os ensinamentos de Jesus. Feliz Natal.

  25. André Luis De Almeida

    24/12/2018 14:53em14:53

    Poxa vida… excelente reflexão, sempre aprendemos com Jesus!

  26. Valdemir Carlos

    24/12/2018 14:58em14:58

    Sábio artigo não há estimulo maior, que os ensinos de Jesus para nossas vidas e, aplicá-los. Ficarei com o versículo final, no mundo, tereis aflições, mas tem bom ânimo eu venci o mundo. Feliz Natal para todos.

  27. Jamille Andreia

    24/12/2018 15:00em15:00

    Feliz Natal e um próspero 2019!
    Fique em PAZ!
    Seja Feliz em o nome do Senhor JESUS!

  28. Emersa

    24/12/2018 17:07em17:07

    Feliz Natal e um próspero 2019!

    • Leonildes Joaquim Da Silva

      24/12/2018 18:34em18:34

      Feliz Natal !!
      E um próspero ano de muitas realizações!!!

  29. edsonsilva2012@live.com

    24/12/2018 17:29em17:29

    Excelente artigo Deus continue te abençoando

  30. Julianne Brito Barroso

    24/12/2018 19:26em19:26

    Feliz Natal para todos!
    Muito obrigada ao Gran Cursos por toda ajuda que vocês tem feito na concretização dos meus sonhos! Natal é isso o Amor em ação!
    Que Deus os abençoem e os iluminem sempre!
    Sucesso para todos vocês!

  31. Cristiane De Sousa Rosa

    24/12/2018 20:43em20:43

    Maravilhoso artigo! o Senhor Jesus tem me dado forças para prosseguir e não desistir. A palavra de Deus é o que me fortalece todos os dias, e tenho muita Fé que no tempo certo todas as promessas se cumprirão. O Senhor tem me capacitado dia após dia e foi Ele também que colocou na minha trajetória o Gran Cursos e esses mestres maravilhosos para me ajudar.
    Deus abençoe a todos!
    Feliz Natal.

  32. ALICE CRISTIANA FERREIRA

    24/12/2018 20:58em20:58

    Simplesmente…Amei!

  33. Adolfo Hickmann

    25/12/2018 01:02em01:02

    Caro Gabriel,
    Os motivos que me levaram a escolhe o Gran foram bem parecidos com os do Robson: os valores cristãos que são propagados por vocês. Eu deixei de escolher um determinado concorrente de vocês justamente porque os professores falam palavrões demais.
    Sou educador há 34 anos e creio que a atitude de vocês faz toda a diferença.
    Fico muito feliz em ler uma mensagem tão linda escrita por um jovem como você.
    Estou lutando pelo meu sonho e você tem contribuído com isso.
    Ainda terei a honra de ter registrado a conquista desse sonho e a contribuição do Gran para isso.
    Um forte abraços a você e a toda a sua equipe, porque sei bem que não fazemos nada sozinhos.
    Prof. Adolfo Hickmann

    • Adolfo Hickmann

      25/12/2018 01:03em01:03

      *escolher

  34. Maria da Conceição Silva

    25/12/2018 01:42em01:42

    Obrigado pelas belas palavras e incentivos.
    Ainda não conquistei a minha aprovação.
    Mas tenho certeza que em 2019.Com a graça do senhor Jesus irei conseguir.
    Boas festas a toda equipe do Gran e um 2019 cheio de aprovações.

  35. Gina Nádia Amâncio Sudário

    25/12/2018 04:22em04:22

    Lindo!

  36. Inelise Martins

    25/12/2018 08:39em08:39

    Muito obrigada por suas palavras discorrendo sobre a Palavra.
    Creio que esse mundo precisa, mesmo, de ensinos cristãos bem contextualizados e que motivem as pessoas a sair da passividade a fim de cumprir o desígnio que Deus tem para elas.
    A Gran Cursos tem me ajudado bastante nesse intuito. Os professores (cujas aulas são excelentes) transmitem com propriedade os temas a que se propõem ensinar.
    Dessa forma, sinto que Jesus os colocou em meu caminho para colaborar com meu propósito nesse lugar. Parabéns a todos vocês por contribuir de maneira significativa com a realização dos sonhos de tantas pessoas. Que em 2019 possamos realizá-los!
    E que os céus se unam à Terra na vidas de todos os colaboradores dessa empresa.
    Feliz todo dia!😊

  37. Anderson

    25/12/2018 14:09em14:09

    Amém!!!
    Feliz Natal 🎄 🎄
    E um 2019 repleto de muitas realizações!!!

  38. Eliane

    25/12/2018 14:37em14:37

    A ciência e a piscicologo têm descoberto muitas coisas que à centenas de anos o Mestre já nos ensinava. Texto maravilhoso!!! Parabéns!! Feliz Natal!!!

  39. Jhonathan Ramos

    25/12/2018 20:18em20:18

    Ótima reflexão, Gabriel! Obrigado por compartilhar conosco!

  40. Lucenir Azevedo

    26/12/2018 12:43em12:43

    Lindas palavras para refletirmos sobre o verdadeiro sentido natalino e, que o amor, a humildade e a persistência esteja sempre presente em nossas vidas.
    Obrigada Gabriel, e Feliz Ano Novo!

  41. CLEBER COSTA

    26/12/2018 13:32em13:32

    Que texto excepcional. Leva-nos a refletir profundamente sobre nossa caminhada e como estamos cuidando das pessoas que estão ao nosso redor. Obrigado, jovem Gabriel!!!
    Abordar a vida de Jesus, Nosso Salvador é essencial em nossos dias.
    Um Ano Novo abençoado e de realizações!!!
    Que todos nós tenhamos Gran sucesso!!!

  42. sergio buback

    26/12/2018 14:20em14:20

    Gabriel, obrigado pelos seus ensinamentos. Um feliz natal e um 2019 repleto de saúde paz e realizações.Valeu!

  43. Cleide

    26/12/2018 17:13em17:13

    Eu amo falar sobre Jesus ele sem dúvidas e um grande exemplo para todos nos, eu digo isso porque ele vive em espirito e em verdade e qualquer um de nós podemos senti-lo basta apenas nos aproximarmos dele espiritualmente falando. Um Feliz ano novo para todos nos cheio de muitas realizações e GRAN SUCESSOS !! em 2019.

  44. Katia Caparica

    26/12/2018 20:58em20:58

    Gabriel muito obrigada pela mensagem e pelo incentivo vierem na hora certa!!!! Refrigere resposta de oração! Feliz 2019 pata você! Que Deus continue te capacitando cada vez mais!

  45. Ione

    27/12/2018 18:03em18:03

    Embora sempre convide o Senhor Jesus e seu bendito Espírito Santo para estudarem comigo, não tinha me reportado a Eles como “coach”, rsrs, achei muito interessante esta colocação!
    Obrigada, jovem Gabriel Granjeiro, por todo o apoio informacional e instrucional que você e sua equipe me dá nas aulas disponibilizadas no Youtube e nos PDfs gratuitos. Confesso-lhe que seria bem mais complicado para mim estudar para os concursos!
    Que o ano de 2019 seja repleto de paz, harmonia e mais histórias de conquistas em concursos públicos a serem publicadas nesta plataforma educacional, inclusive, a minha.
    Feliz 2019 para você, família e equipe Grancursos!
    Ione

  46. Ana Paula

    27/12/2018 23:47em23:47

    Demais seu artigo,e é fato,para sermos lideres temos que servir primeiro.

  47. Raul Rodrigues

    28/12/2018 11:21em11:21

    Muito bom.É sempre bom lembrar o exemplo de Jesus Cristo , foi simples , humilde porém cumpriu sua missão na terra e espalhou amor , honestidade , dignidade e deu o caminho para a paz.Forte abraço Gabriel a vc e toda sua maravilhosa equipe.

  48. Luis Marcelo

    09/01/2019 03:02em03:02

    OBRIGADO PROFESSOR !!!

  49. Valquiria Oliveira

    09/01/2019 09:51em09:51

    Parabéns pelo texto Gabriel, independente de crenças bons exemplos merecem ser seguidos! Que o Pai continue guiando sua missão.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para o Topo