Tudo está fora de ordem?

Ultimamente tudo parece dar errado para você? As finanças andam uma bagunça? O namoro – ou o casamento – está em crise? Brigou com os pais? O trabalho vai de mal a pior? Tem dormido mal? A balança se tornou sua pior inimiga? Se respondeu afirmativamente a pelo menos uma dessas perguntas, vou lhe fazer mais uma, a derradeira: será que o problema não é com VOCÊ?

Meu ponto, leitor amigo, é que boa parte dos nossos problemas surgem quando NÓS estamos fora de ordem. E o que isso quer dizer? Quer dizer desorganização, tumulto. Quer dizer deixar de fazer o que precisa ser feito e, pior, do jeito e no tempo certo. O processo determina o destino, portanto, sem observar o passo a passo, como esperar um resultado ordenado no fim?

Imagino que você, como concurseiro, tenha suas prioridades bem definidas, certo? Agora, sendo bem sincero consigo mesmo, reflita sobre a importância que de fato tem dado a cada uma delas. Se a de estudar vai sendo relegada a segundo, terceiro plano, recebendo de você menor dedicação diária que outras atividades, como espera obter uma boa classificação no próximo concurso? Não se iluda! Se você deixar por último o que deveria estar nas primeiras posições da sua lista, a vida cobrará lá na frente. Uma sugestão de amigo: avalie, de verdade, se a ordem de prioridade efetiva está de acordo com a imaginada. Caso contrário, você tem um problema.

Sabe por que há tantos conflitos absolutamente desnecessários entre cônjuges, amigos, cidadãos e até nações? Porque as coisas estão fora de ordem. Há desrespeito ao processo. Tem gente que quer falar antes de escutar e gente que se recusa a ter empatia antes de chegar a alguma conclusão sobre o outro. Sim, talvez seu entendimento não mude ao fazer isso, mas você só terá certeza se seguir a ordem, se seguir o processo. Não há como adivinhar, como supor, como ter certeza sem respeitar a ordem. Chega de falar fora da ordem, de agir fora da ordem, de ser fora de ordem!

A ordem é determinante de tudo na vida. Primeiro nascemos, depois somos cuidados por nossos pais até nos tornarmos minimamente independentes. Entramos na escola, onde aprendemos a ler e escrever. Do ensino fundamental, passamos para o médio, seguido do superior, da pós-graduação… Ingressamos no mercado de trabalho, saímos da casa dos pais, nos casamos, temos filhos… Pode chegar a hora de alguns de nós termos de cuidar de quem fez isso por nós, em uma espécie de inversão da ordem. É tudo um processo sequencial, é tudo uma questão de ordem!

Nada sem ordem funciona perfeitamente. O mundo dos números ilustra isso. Você só terá a “chave” de um cofre se souber a sequência correta dos algarismos. O mesmo ocorre com o número de um telefone, cujos dígitos de nada servem embaralhados. Sequência é tudo. Portanto, ordene a sua vida. Respeite a sucessão do que precisa ser feito, das etapas, dos ciclos, das temporadas. Se você tentar subir uma escada pulando degraus, há uma grande chance de cair e se machucar. Vale o risco?

Há um dado sobre a ordem que não é lá muito fácil de aceitar: nem sempre ela será agradável, com etapas plenamente compreensíveis. Pelo contrário. Em regra, todos nos sentiremos desconfortáveis antes de chegarmos ao conforto, experimentaremos a frustração antes da realização, testemunharemos a guerra antes da paz. A ordem nem sempre vai ser uma sequência óbvia, linear, numérica, do tipo “1, 2, 3, 4”, um caminhar reto ao destino, com clara evolução no percurso. Ao contrário, a ordem da vida parece desordenada. Você avança, depois recua, em seguida ruma para o lado, anda um pouco para a frente, volta um pouco mais. Uma bagunça, certo? Errado! Desde que você esteja respeitando o processo, fazendo o que precisa ser feito e conforme as prioridades que você delimitou, um pouco de desordem na ordem faz parte.

Quando eu era criança, fiz aulas de piano. Lembro-me de uma música chamada William Tell Overture, um clássico que eu queria muito aprender a tocar. Insisti com minha professora, que acabou cedendo (sempre fui relativamente persuasivo), apesar de achar que eu não tinha conhecimento teórico nem prático para encarar o desafio. Então, aprendi a tocar aquela música, memorizando-a. Não havia uma compreensão da melodia, dos acordes, da beleza da sequência, tampouco da narrativa musical construída pelo compositor. Houve mera memorização, das mais rasas. Consegui tocar? Sim, mas não aprendi a música. Desrespeitei o processo de estudar, aprender, entender e só então executar. Como resultado, não me lembro de nada da música e hoje também não consigo mais tocar piano. Não segui a ordem e fui punido por isso.

Tenho outra experiência a relatar, agora de viés mais positivo. A época em que comecei o Gran Cursos Online coincide com o período em que enfrentei algumas das piores experiências da minha vida. Se, por um lado, eu estava feliz, pondo em prática o meu maior projeto profissional, por outro vivia cenários até então impensáveis, que puseram à prova meu emocional, de um jeito que eu não sabia que estava pronto para suportar. Foram desafios de ordem financeira e preocupações familiares que um privilegiado jovem recém-saído da adolescência nunca havia encarado. Passados alguns anos, reconheço a importância de ter vivenciado tudo aquilo, sobretudo ao lidar com situações inéditas e dificuldades diárias no Gran, que agora conta com mais de 1 mil colaboradores e professores e 170 mil alunos, em uma estrutura que impressiona. Sem os antigos perrengues, eu não teria desenvolvido a sabedoria necessária para tomar decisões que hoje impactam tantas pessoas. É difícil desvendar a mensagem de uma temporada em andamento, mas, acredite, depois tudo fará sentido.

Às vezes, a ordem da vida nos obriga a comer poeira para depois participar do banquete. A história da humanidade foi pautada por reis que assumiram o posto muito jovens, antes de estarem preparados, e falharam completamente, ao passo que outros, adequadamente orientados e testados pela família e pela vida, chegaram lá só depois de terem seguido uma sequência que impôs dor, dificuldade e frustração, e também aprendizado, tornando-se governantes prósperos. A Bíblia conta, por exemplo, a trajetória de Davi, que, embora ungido rei, não reinou de imediato. Seguiu servindo como pastor na casa do pai, depois como músico do rei Saul. Foi só depois de derrotar Golias que se tornou comandante do exército israelita. Considerado exemplo de humildade, será que Davi teria alcançado os mesmos feitos se houvesse se tornado rei de fato logo após a unção? Não posso afirmar com convicção, mas acredito que não. O tempo é o que faz o fruto amadurecer no momento certo.

O único caminho para a grandeza é atravessando a frustração, e o espinho que hoje incomoda pode ser o diferencial em sua vida, aquilo que vai lhe infligir cicatrizes, eterna lembrança do que o conduziu ao trono das conquistas. Não se esqueça: a única forma de vencer qualquer revés é colocando sua vida em ordem, seguindo a sequência que ela impuser.

A partir de hoje, nada de agir fora de ordem, combinado?

Se você chegou até aqui, gostaria de lhe pedir um favor: comente abaixo dizendo o que achou do texto. Foi útil? Não foi? Ajudou? Não ajudou? Seu feedback é muito importante!

P.S.: Siga-me (moderadamente, é claro) em meu perfil no Instagram. Lá, postarei pequenos textos de conteúdo motivacional. Serão dicas bem objetivas, mas, ainda assim, capazes de ajudá-lo em sua jornada rumo ao serviço público.

 

Mais artigos para ajudar em sua preparação:

 

 

Gabriel Granjeiro – Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online. Vive e respira concursos há mais de 10 anos. Formado em Administração e Marketing pela New York University, Leonardo N. Stern School of Business. Fascinado pelo empreendedorismo e pelo ensino a distância.

Quer conquistar a sua aprovação em concursos públicos?
Prepare-se com quem mais entende do assunto!
Comece a estudar no Gran Cursos
Gabriel Granjeiro
Gabriel Granjeiro
Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online
93 Comentários

93 Comentários

  1. Avatar

    Ádson Eluan

    30/11/2020 18:10em18:10

    Que belo texto, Gabriel! Percebi o quanto minha vida está em desordem, e mais ainda, a necessidade de pô-la em ordem.

    Muito obrigado!

  2. Avatar

    Mychelinne Alvim

    30/11/2020 18:35em18:35

    Uau!

    Texto de hoje foi pontual, e direto ao ponto.

    Boa reflexão para nossa caminhada de estudos.

    Gostei muito dessas frases: “O processo determina o destino, portanto, sem observar o passo a passo, como esperar um resultado ordenado no fim”? “Não se iluda! Se você deixar por último o que deveria estar nas primeiras posições da sua lista, a vida cobrará lá na frente”.

  3. Avatar

    Alline

    30/11/2020 18:39em18:39

    Adorei!! Motivação!

  4. Avatar

    Adriana

    30/11/2020 18:47em18:47

    Sim gostei do seu texto e alto estima
    Muito bom.vou tentar fazer isso mesmo.

  5. Avatar

    Marcielito

    30/11/2020 18:57em18:57

    Muito interessante e verdadeiro o texto,e concordo que eu preciso reagir e mudar, muito obrigado pela ajuda

  6. Avatar

    Marcielito

    30/11/2020 18:58em18:58

    Muito interessante e verdadeiro o texto em questão,e concordo que eu preciso reagir e mudar, obrigado pela ajuda

  7. Avatar

    Adriano Silva

    30/11/2020 19:08em19:08

    Muito obrigado pela mensagem, sempre encorajadora e edificante.
    Não existe coincidência, essas palavras vieram no tempo certo.Ansioso para o próximo texto.

  8. Avatar

    JOSINALDO DE ALCÂNTARA NUNES RH

    30/11/2020 19:33em19:33

    Artigo muito importante,obrigado Gabriel!

  9. Avatar

    Fabiana Freitas

    30/11/2020 19:39em19:39

    Amei a mensagem motivacional…gratidão sempre a equipe Gran!

  10. Avatar

    Simone Macedo Barbosa

    30/11/2020 19:57em19:57

    O texto me fez refletir a respeito de como a desorganização pode causar causa efeitos nocivos no nosso estudo e na realização dos nossos sonhos. Cometemos atitudes que nos prejudicam, comprometendo aquilo que deveria ser prioridade. O texto me ajudou a ver com mais clareza que quem quer realizar um projeto tem que ter organização e compromisso! Obrigada pelo texto Gabriel você é maravilhoso!

  11. Avatar

    Evans Torres

    30/11/2020 20:00em20:00

    Foi muito ùtil esse texto. Eu sempre ouvi dizer que onde não existe ordem, não a decência.

  12. Avatar

    Eliciana Silva

    30/11/2020 20:12em20:12

    Excelente texto! É preciso muita prudência diante dos acontecimentos diários, que acabam atrapalhando o plano de estudos. Mas, saber lidar com cada obstáculo para chegar à vitória, é sabedoria daqueles que aprenderam a superar os momentos mais difíceis da vida. 👏👏🌹💖

  13. Avatar

    Fernando de Oliveira Fernandes

    30/11/2020 20:14em20:14

    Muito bom

  14. Avatar

    Isac

    30/11/2020 20:17em20:17

    Excelente texto. Muito obrigado, equipe Gran.

  15. Avatar

    Elisete

    30/11/2020 20:36em20:36

    Muito bom 😊

  16. Avatar

    Elisete

    30/11/2020 20:37em20:37

    Agradeço muito pela força e entusiasmo sempre com os seus alunos

  17. Avatar

    Ricardo Felipe Marques de Melo

    30/11/2020 20:46em20:46

    Primeiramente, sim, foi muito útil e me ajudou muito pois percebi que minha vida não está em ordem, e que sem isso, não irei alcançar a vitória que tanto almejo e sonho( ser PRF ). Muito obrigado!!

  18. Avatar

    Italo Nathan

    30/11/2020 21:02em21:02

    Obrigado por mais um ótimo texto, Gabriel! Foi uma mensagem bem impactante, e tem horas que realmente precisamos de motivações como essa.

  19. Avatar

    Danúbia

    30/11/2020 22:00em22:00

    Eu estou desordenada. 15kg acima do peso, desempregada, chata… Logo, com os estudos, as leituras, a vida, em um verdadeiro caos. Ordem é a palavra! O agir é MEU!
    Obrigada, Gabriel, por fazer tanto por pessoas como eu. Que Deus te abençoe e te guarde!
    P.s: Vou escrever agora as minhas desordens para ordená-las.

  20. Avatar

    Samira

    30/11/2020 22:03em22:03

    Muito motivador esse artigo, estava precisando ler essas palavras!!!

  21. Avatar

    Daniel Barbian

    30/11/2020 22:11em22:11

    Incrivelmente bem escrito. Lembrou muitos ensinamentos do livro do Jordan Peterson.

  22. Avatar

    Caroline Santana

    30/11/2020 22:41em22:41

    Show!

  23. Avatar

    Janete Cavalcante Pereira de Souza

    30/11/2020 22:55em22:55

    É perseverará, continuar e não procrastinar. E vamos seguindo. Que a vitória é certa. Mas cedo ou tarde ela chegará.

  24. Avatar

    Cilene Aparecida Jubertoni Lima Guisone

    30/11/2020 22:57em22:57

    Ler seus artigos sempre abre um luz na vida de muitos incrusivel na minha, muito obrigada por estar sempre com nós concurseiros, ajudando a nos encontrar em um caminho que parece estar tão distante, mas que consseguimos avista-los.

  25. Avatar

    Márcia Carvalho

    01/12/2020 00:46em00:46

    E sigamos em ordem. Obrigada.

  26. Avatar

    Gustavo Santana

    01/12/2020 01:28em01:28

    Ótima mensagem!

  27. Avatar

    NIARA

    01/12/2020 08:44em08:44

    Ótima reflexão!
    É necessário seguir a ordem da vida, não há outro caminho pra se alcançar o que almejo, porque se não está como desejado é que ainda há o que percorrer. Obrigada.

  28. Avatar

    Vanilson do Nascimento Silva

    01/12/2020 09:09em09:09

    Bom dia!
    Foi útil seu artigo. Parabéns por nos ensinar.

  29. Avatar

    Maria izabel

    01/12/2020 09:11em09:11

    Obrigada pelo texto tão animador ! Em muitos dias precisamos desses gritos, de que Precisamos acordar para uma realidade nossa, de mudar nossa estratégias, de sair do comodismo e tomarmos um foco continuo. Muito bom o texto

  30. Avatar

    José Euclécio

    01/12/2020 09:11em09:11

    Obrigado Gabriel pelo fortalecimento e boas verdades!!

  31. Avatar

    Lívia

    01/12/2020 09:25em09:25

    Sensacional!

  32. Avatar

    Cristina Foganholi

    01/12/2020 09:28em09:28

    Gabriel bom dia. Hoje é dia 1º de dezembro, início do último mês do ano mais desafiador de nossas vidas. Me sinto extremamente “bagunçada” com as notícias e com tudo que está acontecendo nesse momento no estado de São Paulo, onde moro. São tantas dúvidas, incertezas, insegurança, medo…
    Ler seu artigo hoje foi um balsamo e renovou minhas esperanças. Tudo isso é um processo, que está seguindo seu fluxo e acima de tudo, um momento de aprendizado e crescimento…temos que manter o pensamento firme nessa linha.
    Começo meu mês de dezembro agora…mais motivada por suas palavras…Gratidão e que Deus lhe abençoe

  33. Avatar

    jairo gilfort

    01/12/2020 09:49em09:49

    muito bom!!!

  34. Avatar

    rodrigo

    01/12/2020 10:07em10:07

    no dia certo

  35. Avatar

    Antonio Coronado Banhos

    01/12/2020 10:28em10:28

    Mais uma vez estou aqui, lendo seu texto e sentindo uma gota de esperança no futuro. Obrigado Gabriel. VocÊ é um jovem talentoso e inspira muita gente. Meu sincero agradecimento.

  36. Avatar

    Marcos Roberto Ramos Ferreira

    01/12/2020 10:36em10:36

    Eu fiz td sem ordem ,sem equilibrio ate agora ,valeu mesmo o artigo me abriu os olhos.

  37. Avatar

    Jonata Hermane

    01/12/2020 10:54em10:54

    Tudo que eu precisava ouvir

  38. Avatar

    Célio Rodrigues Jr.

    01/12/2020 11:47em11:47

    Excelente texto, muito obrigado pelas sábias palavras.

  39. Avatar

    Yolanda Monique da Silva

    01/12/2020 12:02em12:02

    Dar prioridade ao que realmente de fato irá me impulsionar a ter uma vida financeira melhor os meus ESTUDOS.
    Obrigado Gabriel pelas palavras de sabedoria.

  40. Avatar

    RUDSON APARECIDO MENDES

    01/12/2020 12:25em12:25

    Estou passando pelo pior momento da minha vida. Duas mortes na família, esposa ( agora ex) agressora. Entrei em profunda depressão com quadro grave de hipervigilância,tive que trancar meu amado curso de Direito; fui para o INSS e assim que sai, ainda fazendo tratamento, a empresa que trabalhei e dei o sangue por 11 anos me deu uma justa causa, o que me fez ter uma brutal recaída, e logo em seguida mal tinha voltado a estudar e veio a covid. Aqui estou, com depressão, sem grana para a faculdade, para os médicos, para os remédios,etc. Mas Deus me abençoa com a família que me ajuda e com excelentes gestores da instituição de ensino UNESC, campos serra ES. Eles não só me ajudam com as mensalidades como também outros apoios. E agora tem vocês da Gran cursos, que deram um curso gratuito, que nos motivam, que nos inspiram; Principalmente o aragonê, cara engrasaado, Esse texto ajudou a botar para fora muita coisa( chorei igual criança) . Obrigado a toda a equipe. Que o Deus de a todos todo o tipo de prosperidade. Vocês merecem, todos nós merecemos.Balzac disse que o homem morre quando perde a vontade, F. Nitzche disse que a vontade é a potencia que move o homem. H. Mellvile deixou em Bartlebi, o escrivão, muito sobre a vontade. Mas eu, me recuso a morrer.

  41. Avatar

    Mauro Luís da Cunha Nunes

    01/12/2020 12:44em12:44

    Olá.
    Os artigos publicados por você Gabriel, enche minha vida de esperança e as reflexões que tenho feito, tem me possibilitado colocar as coisas em ordem. De fato, que se seguirmos o planejamento do Gran, o resultado virá. Deus tem usado muito você. Sou grato por poder acreditar que ainda tenho tempo pra recomeçar. Obrigado e Deus abençoe a todos.

  42. Avatar

    Angela

    01/12/2020 14:49em14:49

    Adoro ler seus artigos Gabriel!
    Além de incentivar, colabora nas minhas produções textuais1

  43. Avatar

    Fran Sampaio

    01/12/2020 14:54em14:54

    Perfeito! Compartilho do mesmo entendimento…mas tenho uma tremenda dificuldade em pôr isso em prática! Obrigada, por compartilhar conosco um texto tão rico e sábio!

  44. Avatar

    Livia

    01/12/2020 15:19em15:19

    Obrigada por esse texto justamente hoje! Estou no meio da temporada e agora nada parece fazer sentido, mas acredito que no final feliz!

  45. Avatar

    Tatiane Marques dos Santos Paulo

    01/12/2020 18:27em18:27

    Muito obrigado por compartilhar um pouco do seu conhecimento conosco! Me sinto honrada pela oportunidade de ler seu artigo, chegou no momento certo, colocarei em prática e organizarei a minha vida para colher os frutos.

  46. Avatar

    Laís

    01/12/2020 18:27em18:27

    Hoje acordei com essa sensação: sei o que fazer e preciso fazer, focar, priorizar as prioridades (pleonasmo que definitivamente não tem sido tão óbvio para mim). Comecei a ajeitar algumas coisas que me incomodam, mas ainda de forma desordenada e sem controle de tempo (falho muito nisso também!) Aí, chega fim de tarde com esse texto. Obrigada, foi importante lê-lo nesse momento. (…) É tão bom ser aluna de um curso onde me identifico com os valores e experiências do seu Gran Líder! =)

  47. Avatar

    Gleyson Ribeiro Alves

    01/12/2020 18:53em18:53

    Excelente texto. Vale a reflexão!

  48. Avatar

    Nicoli

    01/12/2020 19:47em19:47

    Excelente texto! Era o que estava precisando ler. Um tapa na cara.

  49. Avatar

    Francisca

    01/12/2020 19:53em19:53

    Amei o texto.Como sempre seus textos são excelentes e tem me ajudado a mudar muito pra melhor.Cada texto que leio sempre algo muda em mim.Só tenho a agradecer.

  50. Avatar

    Luciana

    01/12/2020 20:19em20:19

    Gabriel, obrigada pelo texto!! Deu uma acalmada na alma!! Leio todos!!

  51. Avatar

    Loramirley Silva

    01/12/2020 21:59em21:59

    Em um verso de Eclesiastes diz que o sábio entende o tempo e o modo. E, este artigo resume bem que a ordem é o resultado do tempo e do modo certo e é algo que eu aprendi neste ano de 2020. Refiz amizades, reavaliei meus princípios e valores e passei a não mais desprezar e adiar os dias dos pequenos começos. Esse ano pra mim foi um RESTART! Obrigado por ter trago mais uma confirmação de que estou no caminho certo e de que nunca é tarde para fazer as coisas do jeito certo.

  52. Avatar

    ELIANA VANESSA VELOSO DA SILVA

    01/12/2020 22:32em22:32

    Texto maravilhoso para min que estou voltando a estudar, é super motivador e estou revendo meus conceitos sobre o ensino a distancia.

  53. Avatar

    Flavia

    02/12/2020 06:13em06:13

    Maravilhoso o texto, nos mostra a ter paciência e respeitar o processo, as etapas que a vida nos impõe para a conquista do tão sonhado objetivo final. Injeção de ânimo, saber que tudo por que estou passando faz parte do processo, e se faz parte do processo, quer dizer que estou no caminho para chegar lá! Obrigada!

  54. Avatar

    THALITA PIMENTEL

    02/12/2020 09:04em09:04

    Excelente texto! Muito obrigada pelas palavras!

  55. Avatar

    MÁRCIO LEITE

    02/12/2020 09:33em09:33

    EXCELENTE ARTIGO, MUITO MOTIVADOR !

  56. Avatar

    Fernando Severo

    02/12/2020 11:02em11:02

    muito bom Parabéns…

  57. Avatar

    raiane

    02/12/2020 12:55em12:55

    amei super ajudou..

  58. Avatar

    Pedro Henrique

    02/12/2020 13:48em13:48

    excelente texto!

  59. Avatar

    Denis Pereira

    02/12/2020 13:49em13:49

    Gostei. É preciso passar pelo deserto antes de se chegar na terra prometida!. Abraços :):):)

  60. Avatar

    Fernanda

    02/12/2020 14:00em14:00

    ”O único caminho para a grandeza é atravessando a frustração, e o espinho que hoje incomoda pode ser o diferencial em sua vida”
    Incrivel, que frase!

  61. Avatar

    Luciano

    02/12/2020 14:14em14:14

    muito obrigado, esse texto me ajudou muito!

  62. Avatar

    Mara

    02/12/2020 18:58em18:58

    Foi útil.

  63. Avatar

    Mara

    02/12/2020 19:00em19:00

    AJUDOU.

  64. Avatar

    Moisés Barros

    02/12/2020 21:40em21:40

    Ótima reflexão, fez-me pensar sobre algumas situações que tenho vivido. Obrigado!

  65. Avatar

    DIRCIANE HENRIQUES MACEDO

    03/12/2020 03:45em03:45

    Bom dia,
    Seus textos como sempre caem como uma luva nas situações diversas. Todos excelentes!!
    Muita Gratidão!!!

  66. Avatar

    Farley Pereira Oliveira

    03/12/2020 07:47em07:47

    Gostei sim!!
    Especialmente das duas ilustrações…
    Foi simples e objetivo.
    Obrigado!!

  67. Avatar

    Sara Anne de Sousa Martins

    03/12/2020 08:20em08:20

    Bom dia!
    Obrigada,Gabriel,estava precisando ouvir(ler) essas palavras.
    Você foi usado por Deus pra abençoar meu dia ❤️

  68. Avatar

    Ezequiel Ramos

    03/12/2020 08:54em08:54

    Muito bom

  69. Avatar

    Demócrito Lima Batista de Melo

    03/12/2020 08:59em08:59

    Muito bom esse artigo, além de motivador.
    Obrigado, estava precisando ler e ouvir esse artigo.

  70. Avatar

    Raisa Fernanda Mendes Botelho e Souza

    03/12/2020 10:41em10:41

    Gratidão! Essa leitura foi um alívio para minha alma!

  71. Avatar

    Ingrid

    03/12/2020 10:52em10:52

    Texto revigorante. Iniciar a minha tarde com um novo fôlego.

  72. Avatar

    cosme tadeu

    03/12/2020 11:22em11:22

    bom dia Gabriel;
    toda palavra positiva são de boa ajuda! seu texto e áudio estão perfeitos, e foram de grande ajuda sim. muito obrigado por se colocar para ajudar as pessoas e a mim.

  73. Avatar

    TAMYRES PAULINO PEREIRA ONGARO

    03/12/2020 13:30em13:30

    muito útil seu texto Gabriel, sempre me motiva quando os leio… obrigada por sempre dividir conosco sua história de vida!

  74. Avatar

    Carlos Henrique Guerra Monteiro

    03/12/2020 18:04em18:04

    Conteúdo inspirador!
    obrigado.

  75. Avatar

    Wanessa

    03/12/2020 23:11em23:11

    Leio sempre seus artigos, reflito e como me ajudam… muito obrigada por ter esse talento que ajuda, encoraja e eleva nosso ânimo! Assistindo a live hoje da Alice Leite, vi o quanto podemos ir mais adiante, um dia, um ano, ou anos como ela fez e venceu!

  76. Avatar

    Suzana Moura

    05/12/2020 20:04em20:04

    Maravilhoso texto, estava esperando ouvir este desafio na minha vida.
    Desafio porque como estamos no momento com está pandemia que nos deixou abalados. Estudo desde 2012, excedente em alguns concursos, na justiça com outro, cadastro de reserva que nunca chama,e inscrita em 4 concursos. Obrigada por nós auxiliar, isso não tem dinheiro que pague.

    tou inscrita em 4 concursos. Mas sougran##

  77. Avatar

    SÁVIA MARIA DE ANDRADE LIMA

    06/12/2020 03:22em03:22

    Nossa, como são importantes esses artigos! Eles revigoram as forças para continuar a caminhada de estudos. Muito obrigada Gabriel Granjeiro. Deus continue o abençoando grandemente!

  78. Avatar

    Robson mamedio da Silva filho

    06/12/2020 09:40em09:40

    foi muito relevante para mim, me motivou a seguir adiante e respeitar o processo da vida, creio que aplicar o que foi escrito me dará mais potencia no que tange aos meus objetivos. Obrigado!

  79. Avatar

    Lucas

    06/12/2020 14:02em14:02

    Passei por algumas coisas dessas ontem
    Esse texto veio num bom momento. OBG

  80. Avatar

    Jonas Vieira Dos Santos

    06/12/2020 16:51em16:51

    Excelente reflexão sobre as etapas da vida. Realmente, tudo a seu tempo.

  81. Avatar

    Guilherme alves bezerra

    06/12/2020 17:49em17:49

    parabéns pelo texto Gabriel, com certeza uma ótima reflexão. abraço!

  82. Avatar

    dayannyoliveira616@gmail.com

    07/12/2020 01:35em01:35

    Nossa vc falou toda a minha vida ok

  83. Avatar

    Mendes

    07/12/2020 09:26em09:26

    Grato pelo texto, é um apoio.
    Realmente não é fácil perceber a ordem necessária, algumas vezes.
    Peçamos sabedoria aos céus e trabalhemos muito para alcançar nossas aspirações.

  84. Avatar

    Layane Martins

    07/12/2020 09:36em09:36

    Texto maravilhoso, impactante e verdadeiro. Obrigada, por mais uma vez vc ser canal de Deus para me impulsionar a fazer o que preciso fazer. Já estava alguns dias pensando sobre organização e prioridades, mas não parava para me organizar. No entanto, farei isso agora mesmo, para que por meio disso eu posso alcançar aquilo que sonho.
    Deus Abençoe vc e sua equipe, Gabriel!

  85. Avatar

    Marcus Bezerra

    07/12/2020 09:52em09:52

    Excelente texto, obrigado.

  86. Avatar

    Franciely Ferreira Machado

    07/12/2020 10:38em10:38

    Muito bom ler artigos desse tipo. Venho de uma família desestruturada e nunca tive exemplos sobre desenvolvimento pessoa, emocional e financeiro, inclusive todas essas áreas da minha vida são um caos. Aos poucos estou aprendendo sobre isso graças a livros e artigo do tipo. Essa falta de exemplos fez com que eu me tornasse uma pessoa procrastinadora e é muito difícil quebrar esse ciclo. Mas o importante é ter a consciência da mudança. Rumo ao sucesso. Obrigada Gran Cursos.

  87. Avatar

    tamirys ferreira bezerra

    07/12/2020 16:31em16:31

    Excelente texto, eu precisava ler isso hoje, obrigada Grancursos!!!

  88. Avatar

    André Henrique Oliveira Souza

    08/12/2020 11:34em11:34

    Gabriel, você foi usado por Deus através desse texto maravilhoso. Tenho vivido alguns momentos de frustração, mas tenho certeza que embora não esteja compreendendo nada agora, Deus está me capacitando para ser um vencedor. Muito boa sua mensagem, Deus continue te usando e abençoando sua vida.

  89. Avatar

    João Pedro Machado de Siqueira

    10/12/2020 06:30em06:30

    Caro Gabriel Granjeiro, excelente texto, traz a baila a importância da sequência na vida do concurseiro abrangendo-a completamente. Grato por sempre colaborar com a vida de concurseiro com belos textos.
    Att. João Pedro Machado de Siqueira

  90. Avatar

    CLÁUDIA DE ARAÚJO NOVAIS

    16/12/2020 09:19em09:19

    Muito bom!

  91. Avatar

    Lilian Maria Freitas

    16/12/2020 13:31em13:31

    Muito obrigada!!

  92. Avatar

    Lilian Maria Freitas

    16/12/2020 13:31em13:31

    Grata!!

  93. Avatar

    Cristhiane

    06/01/2021 11:40em11:40

    Amei amo ler todos os seu textos de motivação

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer conquistar a sua aprovação em concursos públicos?
Prepare-se com quem mais entende do assunto!
Comece a estudar no Gran Cursos
Para o Topo