Livre-se das âncoras

“Devemos navegar algumas vezes a favor do vento e outras contra ele – mas temos de navegar sempre, e não nos deixar levar pelo vento, nem jogar a âncora.” – Oliver W. Holmes (1809-1894), autor norte-americano

Âncora é uma ferramenta náutica bem pesada que fica presa a uma corda ou corrente e é usada para imobilizar um objeto flutuante que não se quer deixar à deriva. Esse é o sentido literal. No figurado, pode denotar proteção, abrigo, apoio, auxílio. Já ouviu de um amigo ou familiar que você foi “a âncora” dele num dado momento difícil? O termo designa, ainda, o apresentador principal de um jornal, o profissional que responde pelo programa, coordenando os trabalhos, meio que levantando a bola para os outros da equipe finalizarem o lance. O âncora, nesse caso, é a pessoa que dá identidade ao noticiário, é aquele jornalista cuja imagem remete de imediato a um programa específico.

Ora, se os significados da palavra são todos positivos, por que, então, no título deste artigo, encorajo você a se livrar das suas âncoras? Porque, amigo leitor, às vezes elas mais atrapalham que ajudam. Eventualmente, a âncora lançada ao mar com um propósito bem definido fica presa, sem que se consiga erguê-la mesmo quando é da vontade do comandante. Nesse caso, no mínimo atrasará a viagem. Por analogia, há situações em que alguém que parecia uma âncora no bom sentido, que nos impedia de ficar à deriva em meio a um oceano de problemas, pode, num instante, se converter em problema, enlaçando nossos pés de tal forma que não nos deixa avançar, progredir, crescer. E não se engane: há quem tenha tanta força e experiência em agir assim que facilmente puxa para baixo, para o fundo do poço, qualquer um. Cabe a nós nos resguardarmos, tentando reconhecer o quanto antes alguém com esse perfil a fim de nos afastarmos. Cabe a mim e a você içar as velas e seguir o rumo do destino, buscando o horizonte planejado, enfrentando positivamente os desafios que surgirem na rota traçada e lidando bem com as inevitáveis perdas, decepções e mágoas da vida.

“…nem sempre a âncora do tipo nocivo, que nos imobiliza e freia nossas ações, está personificada em terceiros. Ela pode estar dentro de nós mesmos, materializada no medo que alguns têm de viver, no descontrole, na raiva, na falta de propósito, na omissão em vigiar os passos dos adversários…”

Para piorar um pouco, nem sempre a âncora do tipo nocivo, que nos imobiliza e freia nossas ações, está personificada em terceiros. Ela pode estar dentro de nós mesmos, materializada no medo que alguns têm de viver, no descontrole, na raiva, na falta de propósito, na omissão em vigiar os passos dos adversários… No mais das vezes, a embarcação é robusta, o comandante está presente e atuante, as velas foram içadas corretamente, o motor está funcionando a contento e o leme parece perfeito, mas há uma âncora que foi lançada no momento equivocado – talvez até inadvertidamente –, que põe tudo a perder: “no meio do caminho, tinha uma âncora”.

Quando não é isso, acontece de estarmos no barco correto, com as melhores armas e um propósito bem pensado, buscando uma vida com significado e convictos de nossas decisões, e eis que vemos nosso percurso interrompido por uma âncora inconveniente, amarrados a um parasita que atrai tudo de negativo. Deixamos de avançar porque não demos atenção ao detalhe, ao bode no meio da sala. Carregamos nas costas a pessoa errada, em direção a um futuro que é certo para nós, mas não para ela. Cuidado! Livre-se desse tipo de âncora, para não ser vencido por ela. Não se trata de ser egoísta, de buscar realização pessoal sem se importar com quem quer que seja. Trata-se, sim, de escolher como companheiros de viagem indivíduos que têm projetos semelhantes aos seus, ou ao menos vontade de fazer, de agir, de conquistar, de vencer.

Muita gente simplesmente é desprovida de qualquer tipo de ambição. Não quer mudar nem tem a pretensão de melhorar, seja como pessoa, seja como profissional, seja como marido ou mulher, pai ou mãe, filho ou filha. Se você conhece alguém assim, não se deixe influenciar, muito menos desmotivar. Lembre-se do ensinamento do juiz Haroldo Dias: “A única coisa que não podemos fazer por outra pessoa é que ela queira algo”.

“Os mais atentos logo percebem que a fonte de tudo o que é bom ou mau está dentro de cada um, especialmente nos pensamentos.”

Sei de algumas pessoas que diriam na minha cara, se pudessem, que não querem que eu vença. Muito me entristece o fato de gente próxima a mim me ver pelas costas e não me desejar nada de bom. É uma pena, caro leitor, mas isso vale tanto para mim como para você. Para lidar bem com isso, precisamos de sabedoria, que, por sua vez, depende de vigilância. Os mais atentos logo percebem que a fonte de tudo o que é bom ou mau está dentro de cada um, especialmente nos pensamentos. E sabem que o certo é se livrar desse tipo de âncora, peso-morto. Afinal, quando damos ouvidos aos queixumes dos âncoras, diminuem sensivelmente nossas possibilidades de sucesso e satisfação.

Os sujeitos-âncoras passam o tempo ruminando o passado. Desperdiçam tempo precioso lamentando o que aconteceu e desejando que as circunstâncias fossem diferentes. Alguns deles preferem lançar seu veneno a terceiros, direcionando toda sua energia ruim sobre os projetos dos outros. Os moralmente preparados, por sua vez, em vez de se ressentirem de sua verdadeira situação, sentem-se gratos pelas mínimas coisas e entregam-se inteiramente aos deveres para com a família, os amigos, os vizinhos, o trabalho.

“Na viagem da vida, é preciso ir além. Não basta puxar nossas âncoras para dentro do barco; temos é de nos livrar delas de uma vez, soltando-as em definitivo no fundo do oceano”

Para um navio não ficar à deriva, joga-se esse importante instrumento de segurança, que é a âncora, ao mar. Quando chega a hora de navegar, ela deve ser erguida e trazida para dentro da nau. Na viagem da vida, é preciso ir além. Não basta puxar nossas âncoras para dentro do barco; temos é de nos livrar delas de uma vez, soltando-as em definitivo no fundo do oceano. Essa é a melhor forma de seguir nosso propósito com leveza.

“Você não pode mudar o vento, mas pode ajustar as velas do barco para chegar aonde quer.” – Confúcio

Se você chegou até aqui, gostaria de lhe pedir um favor: comente abaixo dizendo o que achou do texto. Foi útil? Não foi? Ajudou? Não ajudou? Seu feedback é muito importante!

P.S.: Siga-me (moderadamente, é claro) em meu perfil no Instagram. Lá, postarei pequenos textos de conteúdo motivacional. Serão dicas bem objetivas, mas, ainda assim, capazes de ajudá-lo em sua jornada rumo ao serviço público.

Mais artigos para ajudar em sua preparação:

 

Gabriel Granjeiro – Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online. Vive e respira concursos há mais de 10 anos. Formado em Administração e Marketing pela New York University, Leonardo N. Stern School of Business. Fascinado pelo empreendedorismo e pelo ensino a distância.

Quer conquistar a sua aprovação em concursos públicos?
Prepare-se com quem mais entende do assunto!
Comece a estudar no Gran Cursos
Gabriel Granjeiro
Gabriel Granjeiro
Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online
112 Comentários

112 Comentários

  1. Érica Fernanda Pacheco de Melo

    23/11/2020 17:47em17:47

    Num momento de grandes atribulações familiares(que sempre existiram), o texto me trouxe alento e motivação para continuar meu caminho a despeito das correntezas contrárias. Obrigada pelas palavras: continue sempre. Gratidão.

  2. carla

    23/11/2020 17:56em17:56

    excelente mensagem!

  3. antonio pereira dos santos

    23/11/2020 18:01em18:01

    excelente texto.

  4. Mário Junior

    23/11/2020 18:02em18:02

    Eu sou grato a todos da equipe do GRAN pela disponibilidade dos materiais para estudos, os Professores com as vídeos aulas e dicas fundamentais para a compreensão dos temas abordados, por conta dessa pandemia perdi o emprego, sei que sou mais um na estática e não tenho recursos financeiros, e estudando pelo material que vocês disponibilização para estudo, na internet e no you tube! Sou assinante do canal e por essas aulas que estou estudando, e agradeço a todos que compõe o time GRAN. Forte Abraço.
    Att.: Mário Jr, no extremo norte do país, em Boa Vista – Roraima

  5. Nailson José Lima da Silva

    23/11/2020 18:11em18:11

    Muito útil para mim

  6. Nailson José Lima da Silva

    23/11/2020 18:14em18:14

    Excelente, sempre me expiro nos artigos publicados por Gabriel Granjeiro.

  7. Tereza

    23/11/2020 18:41em18:41

    Foi muito importante pra mim ler essa mensagem, estou justamente tentando trabalhar essa questão de podar pessoas negativas da minha vida, e realmente é triste saber que pessoas próximas a nós não querem nos ver vencer.

  8. Edjane Alves

    23/11/2020 18:50em18:50

    Boa noite! Me ajudou muito, principalmente porque vivo em um lugar (rua) predominantemente hostil, as pessoas se incomodam com a vida alheia, principalmente se perceber que a pessoa tem objetivos, ambição. Deus está no controle! Gratidão!

  9. Andyssa

    23/11/2020 18:53em18:53

    Ajudoi-me muitíssimo!! 🙏🙏🙏🙏

  10. Maíra Matos

    23/11/2020 18:57em18:57

    A muitos dias venho pensando o que tem levado pra baixo e este artigo veio de encontro ao pensamento de que eu mesmo tenho descobrir e me livrar da minha âncora.

  11. dayse

    23/11/2020 19:11em19:11

    Texto extraordinário! Motivador!

  12. Noelia Mendes

    23/11/2020 19:15em19:15

    Belo texto, essa semana estou muito desanimada, sem vontade para nada, procrastinei muito nos estudos.
    vai me ajudar bastante

  13. Cleison vieira corte

    23/11/2020 19:32em19:32

    Muito bom excelente!

  14. Lívia Mara

    23/11/2020 20:06em20:06

    Pior que sempre tive consciência de tudo isso.
    Texto muito bom para abrir os olhos de quem ainda não refletiu sobre as âncoras.
    sobre seguir nas redes sociais, por enquanto estão desativadas e não estão me fazendo falta. assim que eu me organizar, reativo. Sempre soube conciliar estudos e redes sociais, mas neste momento foi necessário, as coisas estão meio atrapalhadas. #foco

  15. Jonatas Cunha

    23/11/2020 20:23em20:23

    Um texto bem redigido já me chama atenção por si só, e com um conteúdo forte desse fui obrigado a ler tudo! fantástico!!!

    “Muita gente simplesmente é desprovida de qualquer tipo de ambição. Não quer mudar nem tem a pretensão de melhorar, seja como pessoa, seja como profissional, seja como marido ou mulher, pai ou mãe, filho ou filha. Se você conhece alguém assim, não se deixe influenciar, muito menos desmotivar. Lembre-se do ensinamento do juiz Haroldo Dias: ‘A única coisa que não podemos fazer por outra pessoa é que ela queira algo’.”

    Eu assumi uma personalidade meio robótica pra estudar pra concurso, abrindo mão -na medida do possível – de algumas necessidades humanas básicas como descanso, sono, lazer no fds, igreja, livros, instagram, Facebook; todos os dias no mesmo horário 20:00 hs estou com as video-aulas do Gran abertas no PC, isso já entrou no automático, como eu disse tô meio que um “robô” rsrs

    Mas por mais “robozão” que eu tente ser, por algum motivo hoje eu cheguei meio deprê em casa, acho que são o monte de gente negativa com as quais eu convivo todos os dias no meu emprego, parece que eu cheguei carregado de energia negativa em casa hoje.

    Obrigado pela mensagem que veio num momento oportuno.

  16. Jonatas Cunha

    23/11/2020 20:25em20:25

    Obrigado ao Autor. A mensagem veio no momento certo.

  17. Jéssica Mayara

    23/11/2020 20:32em20:32

    Obrigada por esse texto!

  18. Lucas

    23/11/2020 21:24em21:24

    Texto maravilhoso! Precisava lê-lo hoje. Atravesso situação que muito bem se aplica ao texto.

  19. CAMILA

    23/11/2020 21:33em21:33

    Texto incrível e motivador !!!

  20. Márcia Carvalho

    23/11/2020 21:44em21:44

    Texto perfeito, diz muito pra mim. Quando decidi tomar as rédeas da minha vida em minhas mãos a primeira coisa que fiz foi me livrar de uma vez por toda da âncora que me fincava ao chão. Obrigada mais uma vez.

  21. Sabrina Silva

    23/11/2020 21:46em21:46

    Perfeito Gabriel! Recentemente me livrei de uma âncora, uma pessoa extremamente negativa e que claramente só queria que eu não alcançasse meus objetivos, ainda bem que percebi logo!

  22. Giselle

    23/11/2020 23:08em23:08

    Obrigada Gabriel ! Mais uma vez trazendo verdades e elevando a minha esperança.

  23. Giselle

    23/11/2020 23:10em23:10

    Obrigada Gabriel ! Mais uma vez trazendo verdades e elevando a minha esperança. Dê continuidade nesse trabalho abençoado!

  24. Marcele

    23/11/2020 23:13em23:13

    Muito bom. Vou tentar tirar as âncoras da minha jornada.

  25. Rosangela Maria de Almeida Sena

    23/11/2020 23:20em23:20

    Gabriel do céu. Este texto é o meu marido todo. Parece até que você o conhece.
    Muitas das vezes ele me tira do sério. Ele tem 52 anos não quis fazer nenhuma Universidade e eu fiz. A tempo estou muito desmotivada para estudar para a OAB e Concursos. Estamos juntos a 22 anos e casados a 14 anos. A negatividade é grande. Briga até com o nosso filho de 4 anos.

  26. Jaqueline Barros

    23/11/2020 23:24em23:24

    Texto maravilhoso!

  27. Kananda

    23/11/2020 23:28em23:28

    Nossa , sensacional , espero que Deus Lhe der cada dia mais instrumento para ,nos motivar ainda mais.👏👏👏

  28. Bianca

    24/11/2020 06:49em06:49

    Como você escreve maravilhosamente bem, claro e objetivo ! Primeira vez que leio um texto seu que me chamou a atenção pelo fato de ser sobre âncora. Amei, acordei para algumas coisas ! Obrigada

  29. Altemiza da Silva Castro

    24/11/2020 07:04em07:04

    Ajudou muito.

  30. Elisangela

    24/11/2020 07:07em07:07

    Olá Gabriel, muito boa essa reflexão acho que minha âncora sou eu mesmo e luto contra ela diariamente quando fico desanimada para estudar e penso em desistir. Más até aqui o senhor me ajudou tenho fé que vou conseguir passar e sair dessa pobreza, conseguir minha independência financeira. Obrigada sempre

  31. Marcele

    24/11/2020 08:00em08:00

    As vezes tenho receio de me afastar de algumas pessoas que me puxam pra baixo e parecer egoísta, mas a verdade é que quem não acredita em mim não merece estar ao meu lado. Muito obrigada pelas palavras!

  32. Ana Patrícia

    24/11/2020 09:06em09:06

    perfeito

  33. Marcela Queiroz

    24/11/2020 10:09em10:09

    Muito obrigada Gabriel por redigir mensagens como essa,que nós despertam para questões tão simples,mas de grande influência em nossa jornada terrena. Seus textos são de grande valia. Que Deus te abençoe e que traga a sua vida muita luz e alegria, pois é isso que você nos transmite, portanto merece receber em dobro.

  34. Anna

    24/11/2020 11:08em11:08

    Teste

  35. Letícia Mello

    24/11/2020 11:25em11:25

    Excelente texto. Impressionante a sua capacidade de escrever as palavras certas! Parabéns e obrigada!

  36. Thais

    24/11/2020 12:23em12:23

    Eu tenho um âncora na minha vida.

  37. Rurh Mota

    24/11/2020 13:14em13:14

    Gabriel, boa tarde!
    Infelizmente me sinto nao só com uma âncora, más varias, ao mesmo tempo, e lendo esse texto, é que percebi o quanto tenho que agir e rápido. Obrigado!

  38. Bianca Bandeira

    24/11/2020 13:45em13:45

    Muitas âncoras que nos travam, nos desmotivam ou sequer acreditam em nossos sonhos vêm como “amigos”. Cabe a cada um de nós perceber e colocar limites nessas “amizades”.

  39. Charmênia

    24/11/2020 13:49em13:49

    Esse texto foi excelente, difícil não deixar que as âncoras nos segurem quando eles são parte de nossa própria família e quando a travessia é pro próprio bem deles, uma pena que nem todos entendam nossa jornada

  40. Kristhianny Dias

    24/11/2020 13:59em13:59

    Gabriel, nesse fim de semana, fiquei pensando sobre ambientes que têm pessoas que nos puxam para baixo e que não desejam que a gente cresça. Pensei o quanto é fácil nos contentarmos com esse tipo de ambiente porque, no momento,não há lugar melhor. Talvez seja porque permitimos que pessoas pesadas ficassem tão próximas a nós que não percebemos o perfil delas logo no início. Esse artigo reforça a importância de sermos vigilantes com aqueles que deixamos fazer parte da nossa vida.

  41. DANILLO DA SILVA MENDES

    24/11/2020 14:34em14:34

    Grabriel sempre certeiro nas palavras. cada vez sou mais fã. realmente descreves o cotidiano de todos nós, rodeado de pessoas das mais variadas intenções. e o que dizer de nós mesmos, que teimanos em ancorar a própria vida….

  42. renata cristina

    24/11/2020 15:03em15:03

    Ajudou muito ter gasto uns minutos lendo o texto. De fato, me identifiquei muito em suportar âncoras que esgotaram minha energia. Muitas vezes a parte mais difícil é tomar a decisão por virar a chave e transformar as amarrações em aprendizado e motivação.

  43. Josélia

    24/11/2020 16:15em16:15

    Parabéns Gabriel!
    Amei o texto e a reflexão.
    É inspirador!

  44. JULIANA PEREIRA DA SILVA SANTANA

    24/11/2020 16:47em16:47

    Excelente ! Precisamos mudar nossos pensamentos. Acreditar em nossos sonhos…indiferente se as pessoas acreditam.

  45. Robert Almeida

    24/11/2020 17:04em17:04

    Muito motivador! Esse texto me ajudou bastante!

  46. Thalys

    24/11/2020 19:29em19:29

    Texto incrível 🙌 , estou refletindo e tomando atitudes com minhas âncoras.

  47. janiele da silva porfirio

    24/11/2020 21:03em21:03

    Muito útil esse artigo ,uma sinal de alerta .
    Sou muito grata a Deus ,por ter, o Gran Cursos como uma faculdade completíssima, que me dá ,todo o suporte necessário para me tornar Servidora Pública federal que tanto sonho todos os dias de minha vida !!!!!

  48. Mayagnes Alves Pereira

    24/11/2020 21:51em21:51

    Seus textos são sempre ótimos! Obrigada por tanto!

  49. Alexandre Sanches

    24/11/2020 22:46em22:46

    Excelente! Concordo que esta deve ser a nossa postura, perante os desafios que a vida nos apresenta a todo o momento.

    Vou ajustar minhas atitudes, para que fiquem o mais aderentes possíveis às suas recomendações. Que você continue motivando as pessoas com suas sábias palavras!

  50. Laene

    25/11/2020 10:36em10:36

    Excelente texto!

  51. Jailma Teixeira

    25/11/2020 13:50em13:50

    Muitas vezes buscamos culpados, na maioria nos nossos os culpados. Está em nós a desistência, a falta de persistência, fé e coragem. O texto é ótimo, vale apena ler!

  52. Isabela Guimarães

    25/11/2020 14:10em14:10

    Excelente texto, motivacional, estava precisando desse incentivo, com certeza me ajudou a buscar pela conquista dos meus objetivos. Obrigada Gabriel.

  53. Lígia Rocha

    25/11/2020 15:30em15:30

    Esse texto é atemporal…sempre encontramos pessoas assim, que infelizmente não querem o nosso bem e, às vezes, acabamos internalizando isso…É preciso vigiar e saber que temos que continuar nosso caminho, mesmo que não agrade a todos.

  54. Adriana Machado

    25/11/2020 16:14em16:14

    Gabriel, tu anda me espiando? Parece que esse texto foi feito para o dia de hoje. Gratidão ♥

  55. CRISTIANO MARZIONI FIGUEIREDO DE SOUZA

    25/11/2020 17:10em17:10

    foi útil sim este artigo, vale a pena ler sempre este texto.

  56. Marci Vieira

    25/11/2020 17:34em17:34

    Pior mesmo é quando as chamadas “âncoras” que puxam para baixo são familiares bem próximos, como pais e irmãos, que não acreditam que você possa conquistar algo de bom na vida, e demonstram isso sem cerimônia, fazendo comparações com os familiares que já alcançaram uma vida melhor, financeiramente, sem se importar se magoam ou não. Pode ser bem difícil, em se tratando de familiares, mas talvez seja melhor afastar um pouco, infelizmente, pra ter a chance de crescer pessoal e profissionalmente, e assim, conseguir alcançar um objetivo maior.

  57. Lícia Fernanda Freire Vieira

    25/11/2020 19:54em19:54

    Pra mim foi muito importante. Tenho falta de atenção e pedir um proposta de emprego por não saber escutar o que me fez entender tudo errado naquele momento. Mas tentando arrumar as velas e seguir a direção que é passar no concurso público. Obrigada por tais palavras, Gabriel.

  58. Luiz Guilherme

    26/11/2020 07:11em07:11

    Muito bom! Já começo o dia motivado!!

  59. AMANDA LOPES LIMA

    26/11/2020 09:00em09:00

    UAUUU…
    ERA TUDO QUE EU PRECISAVA OUVIR!
    DEUS LHE ABENÇOE SEMPRE.

    OBRIGADA

  60. Antonio Coronado Banhos

    26/11/2020 09:45em09:45

    Obrigado Gabriel. Preciso me livrar das âncoras que me prendem ao passado, e em seu texto pude perceber que, coragem e amor próprio são as ferramentas para içar a âncora. O desânimo joga contra, mas não podemos desistir. Muito obrigado.

  61. JOSIANE MORAES

    26/11/2020 10:55em10:55

    Muito bom. já incluir como parte de reflexão para o meu dia a dia, principalmente, a fala do Juiz Haroldo Dia.

  62. JOSIANE MORAES

    26/11/2020 10:59em10:59

    Muito bom. Já incluir para fazer da minha reflexão diária, principalmente, a fala do Doutor Juiz Haroldo Dias.

  63. taise

    26/11/2020 12:57em12:57

    Excelente texto, todos devemos analisar quais as ancoras que estão nos impedindo de alcançar os nossos objetivos.

  64. Helena

    26/11/2020 13:53em13:53

    Texto muito útil e inspirador. Precisava lê-lo no dia de hoje. Gratidão!

  65. Glauciane viana

    26/11/2020 17:05em17:05

    Olá
    Estava mesmo precisando ouvir um incentivo assim, pois estou um pouco desmotivada com os estudos e ainda tem as âncoras em nossas vidas para desmotiva mais ainda.

  66. cintia

    26/11/2020 19:05em19:05

    Isso tudo me inspira..bem motivador. Obrigada Gabriel

  67. Emanuel Severo

    26/11/2020 19:57em19:57

    Realmente, é um artigo libertador.
    Obrigado!

  68. Rita de Cascia

    26/11/2020 21:51em21:51

    Boa Noite,Ótimo texto precisava de um incentivo desses para livrar-me de âncoras muito obrigada!!!

  69. Renan Caldas

    26/11/2020 22:52em22:52

    existe uma ancora dentro de mim. Uma não, várias! Talvez exista algumas ao meu redor tb.

  70. Rollison Carvalho

    27/11/2020 01:40em01:40

    Texto muito motivacional. Gostei demais.

  71. Maria Aurélia da Cruz

    27/11/2020 06:18em06:18

    O texto me fez refletir sobre as âncoras que já consegui me desvencilhar na vida e o quão importante e precioso esse processo foi para meu progresso. Hoje em dia luto contra essas âncoras internas como indisciplina e procrastinação mas venço dia a dia e estou certa de que alcançarei meus objetivos. Parabénss pelo texto.

  72. Henrique

    27/11/2020 07:58em07:58

    Sensacional, mais um texto que nos ajuda semanalmente a nos livrar das âncoras! Obrigado Gabriel.

  73. Letícia

    27/11/2020 09:19em09:19

    Ótimo texto! Realmente temos que tomar muito cuidado, não só com as âncoras nocivas do caminho, como também com aquelas que encontramos dentro de nós, pois essas são as mais despercebidas e que causam maior estrago…

  74. renata

    27/11/2020 10:05em10:05

    Bom dia, foi muito útil cada artigo uma lição e ema motivação para minha vida. Obrigada te admiro muito.

  75. GISLENE RODRIGUES

    27/11/2020 18:57em18:57

    SÃO REFLEXÕES MARAVILHOSAS,MERECEM SEREM DIVULGADAS.PARABÉNS,POR CADA PALAVRA,CADA PALAVRA QUE COM CERTEZA ENTROU DE MANEIRA PROFUNDA EM MEU VIVER.
    EU COM CERTEZA PRECISEI E PRECISO OUVIR MAIS SOBRE TAL ASSUNTO,POIS PASSEI E PASSO POR MUITOS OBSTÁCULOS NA VIDA. MUITA GENTE TENTA ME COLOCAR PARA BAIXO,DESMOTIVADA E QUANDO VOU FAZER CONCURSO OLHAM COM AQUELE OLHAR DE DERROTA. MUITO OBRIGADO POR TAMANHA DEDICAÇÃO AQUI.

  76. Reno

    27/11/2020 20:50em20:50

    Boa noite.
    Gabriel, seu texto é muito motivador. Sempre me organizo conforme minhas convicções e esse texto me fortaleceu mais.
    Obrigado e parabéns.

  77. JOHN LUCAS RODRIGUES

    27/11/2020 23:03em23:03

    Foi extremamente útil e me ajudou muito, só confirmou o que Deus já esperava de mim, jogar a âncora fora, aquele peso morto que só nos atrapalha, que suga nossa energia em tempos que estamos cegos para perceber as existências dessas âncoras. Principalmente na amizade, que, não querendo me afastar de vez, mas é um mau necessário. Do contrário, serei naufragado por isso. Agora, estou em vigilância redobrada pela sabedoria de Deus na minha vida! Sou eternamente grato pelo seus ensinamentos.

  78. JOHN LUCAS RODRIGUES

    27/11/2020 23:09em23:09

    Foi extremamente útil e me ajudou muito, só confirmou o que Deus já esperava de mim, jogar a âncora fora, aquele peso morto que só nos atrapalha, que suga nossa energia em tempos que estamos cegos para perceber as existências dessas âncoras. Principalmente na amizade, que não querendo me afastar de vez, mas é um mau necessário. Do contrário, serei naufragado por isso. Agora, estou em vigilância redobrada pela sabedoria de Deus na minha vida! Sou eternamente grato pelo seus ensinamentos.

  79. RAYANE KAROLINE RODRIGUES DE SOUZA

    28/11/2020 03:54em03:54

    Amei, precisava ouvir! É a hora de dar a volta por cima. FÉ,FOCO E FORÇA!!!

  80. João Evangelista Vieira

    28/11/2020 08:55em08:55

    boa professor, muito motivador

  81. Francisco José

    28/11/2020 09:33em09:33

    Nossa, depois de ouvir esse áudio, vi que tenho uma ancora que me impede içar velas, fico estático e não consigo sair do lugar, mas está na hora de deixá-la para traz e seguir o rumo certo.
    Muito obrigado disponibilizar esse áudio !

  82. renan dalcegio

    28/11/2020 11:05em11:05

    uma surpresa este texto. estou há 5 anos neste “vai-e-vem” de estudar e parar, para o concurso da magistratura. começo com muito foco e, pouco tempo depois, estou desmotivado e frustrado, momento em que jogo tudo pro alto. muito obrigado!!

  83. DENISE

    28/11/2020 12:03em12:03

    Bom dia! Suas palavras chegaram no momento certo, era tudo que eu precisa para darum animo para seguir em frente com os estudos! Obrigada!

  84. JOSE CARLOS DE AZEVEDO RODRIGUES

    28/11/2020 14:08em14:08

    Texto ajudou-me muito! Texto motivacional, que nos ajudar a seguir em frente, na busca de nossos objetivos.

  85. claudia

    28/11/2020 15:20em15:20

    amei…estava precisando ! obrigada, Gran .

  86. Joanicy Maciel Lopes

    28/11/2020 21:57em21:57

    Acabei de lê esse texto, hoje, 28/11/2020, num dia extremamente triste e pra baixo, por conta de assuntos pessoais, e consegui, com esse ele, refletir sobre o que ou quem são as âncoras hoje na minha vida.

    Muito obrigada Gabriel.

    Deus abençoe sua vida!

  87. alfredo ferreira

    29/11/2020 07:12em07:12

    Excelente reflexão. Parabéns!

  88. Simone

    29/11/2020 07:19em07:19

    Achei sim o texto acima de grande utilidade. Temos conhecimento de que no percurso da vida nos deparamos com âncoras, mas muitas vezes não temos noção do quao nocivas são. E ao lermos somos despertados a observar as âncoras que estão ao nosso redor e até mesmo dentro de nós e a nós livrarmos delas. Obrigada pela oportunidade de conhecer o Gran Cursos

  89. Priscilla Castro

    29/11/2020 11:57em11:57

    Concordo…eu passei um final de semana daqueles com “minhas âncoras” tive que decidir entre o concurso como investimento a longo-prazo e coisas mais essenciais de uso. Quando se chega nessa encruzilhada é porque a situação de seu “barco” está “ancorada”. Sacrifícios necessitam ser feitos e muitas vezes esse pensamento não é unânime de quem está mais perto de nós.

  90. ROGÉRIO CASONE BERALDO

    29/11/2020 12:30em12:30

    Tenho âncoras por todos os lados..kkkk Vivo lutando para não ser desmotivados por estas pessoas.

  91. HALAN DE SOUSA LIMA

    29/11/2020 18:46em18:46

    Excelente texto! Muitas vezes a procrastinação tem sido minha âncora, mas depois dessa leitura não tem como ficar preso a isso. Gratidão!

  92. Rejane Oliveira Pires

    29/11/2020 19:49em19:49

    Pra mim foi super motivador. O que eu vivo a anos , estou totalmente paralisada sem conseguir sair do lugar .

  93. geralda leila silva recarcati

    29/11/2020 20:16em20:16

    Você é iluminado Gabriel Granjeiro , fico maravilhada como sua equipe se parece muito com você , parabéns pelo incetivo, seguirei dia a apos dia e a minha vitória vai chegar.

  94. Luiz Antônio

    29/11/2020 20:31em20:31

    Muito bom o texto e pertinente. Acho que todos os concurseiros passam por isso. Mas, com suas palavras, ajuda-nos a transpor mais essa dificuldade nesta nobre jornada.

  95. Lilian Nunes Pereira

    30/11/2020 01:11em01:11

    Era tudo que eu precisava ouvir.
    Muito obrigada pela a mensagem que nos trouxe por meio do texto.
    Pode ter certeza, que estará contribuindo significantemente com o meu propósito de vida.

  96. Fernanda Artuzo

    30/11/2020 08:48em08:48

    Descobri que, em partes, eu sou minha própria âncora!

  97. Tamires Lima da Silva

    30/11/2020 09:58em09:58

    Obrigada, por esse belíssimo texto! Estou passando por algo parecido e precisando me livrar de algumas âncoras para evoluir… Infelizmente tem pessoas que tem o dom de nos puxar para baixo, principalmente quando mais precisamos de apoio e compreensão.

    Levarei esse texto para a minha vida, como um ótimo incentivo e buscar não me abater com essas âncoras.

    Obrigada.

  98. Sidiane Padilha

    30/11/2020 11:03em11:03

    Esse texto era tudo que eu precisa ler para dar a motivação que preciso para hoje. Obrigada

  99. Daniela

    30/11/2020 11:30em11:30

    Obrigada Gabriel belas palavras que nos encoraja todos os dias.

  100. Polyanna

    30/11/2020 12:13em12:13

    Adorei o texto, eles sempre me ajudam a entender melhor meu propósito e o que quero realmente.

  101. Jessica Jamila de Sousa

    30/11/2020 14:24em14:24

    Uma mensagem lida no momeno exato de maior necessidade. MUITO OBRIGADA!

  102. Mônica Algamis

    30/11/2020 15:41em15:41

    É uma luta diária. Já sou de Empresa Pública, mas quero mais! Vou conseguir, principalmente após ler esse artigo. Obrigada pela recepção.

  103. Morgana

    30/11/2020 18:36em18:36

    Texto maravilhoso. Obrigada pela contribuição!

  104. Ângelo Fernandes

    01/12/2020 22:59em22:59

    Boa noite !
    Muito obrigado..!

  105. Danielle Campos Maia Rodrigues

    03/12/2020 19:37em19:37

    Gostei muito de seu texto, Gabriel. Possibilitou-me a fazer reflexões válidas e profundas.
    Muito motivador, também ! Muito obrigada !!!

  106. Maycon

    04/12/2020 14:50em14:50

    Excelente em todos os aspectos!

  107. Suely Maia

    05/12/2020 13:56em13:56

    Palavras bem colocadas,na hora certa e momento certo. Tem uma “meia dúzia” de pessoas que de vez em quando aparece para conversar e daí logo após percebo como minhas energias foram puxadas para sei lá onde, pois sou muito sensitiva e percebo quando alguém consegue sugar a gente com palavras ruins, problemas do passado(de quando nem ao menos me conhecia),muita lamúria, cheias de pretensões negativas e que conseguem colocar o outro numa maior “deprê” ou até mesmo fixar pensamentos neuróticos.E enquanto o estrago deixado, não se desfaz, já atrasa boa parte do progresso esperado. Muitas das vezes fico ruim, num desânimo total. Gabriel, suas palavras têm muito me ajudado.Que Deus continue te abençoando!!!

  108. Eliana

    14/12/2020 21:27em21:27

    Eu tenho âncoras internas e externas. Sempre tive muita dificuldade para manter o foco e a determinação, e bastante dificuldade para acreditar em mim mesma. O triste é que sinto que se conseguisse um cargo público, eu seria muito útil para a sociedade, pois sou trabalhadora e honesta, e também recuperaria minha independência financeira, que é primordial para mim. Porém, além das minhas âncoras internas, tenho uma âncora externa que sempre diz que eu nunca vou conseguir passar em concurso algum, que ninguém consegue, que só consegue quem tem os contatos certos, que tudo o que tento fazer é perda de tempo, etc. Duplo desafio para vencer. A consciência do problema eu já tenho. Eu só preciso de otimismo e coragem para enfrentar.

  109. Pousada Praia do Rosa

    21/12/2020 17:01em17:01

    Ótimo post

  110. Junior Calegar da Silva

    25/12/2020 12:19em12:19

    Maravilhoso!

  111. Alípio Aparecido Raimundo

    11/01/2021 10:20em10:20

    Ótimo texto! Excelentes observações.

  112. Silmara PC Motta

    13/01/2021 17:10em17:10

    Gostei muito do texto, trata-se de uma realidade na vida. Principalmente quando se tem a meta de passar em concurso, aliás qualquer meta na vida. …Obrigada!!!!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer conquistar a sua aprovação em concursos públicos?
Prepare-se com quem mais entende do assunto!
Comece a estudar no Gran Cursos
Para o Topo