A verdadeira humildade

A humildade ajuda a viver melhor. Sendo humildes, lidamos com mais tranquilidade quando a vida resolve nos impor desafios, sem a arrogância de nos sentirmos injustiçados quando, na verdade, estamos apenas sendo testados, tal como ocorre com nossos iguais. Cultivando a modéstia, temos mais chances de alcançar sucesso em qualquer grande projeto, por uma razão muito simples: nossos olhos estão abertos para o que somos de fato, seres imperfeitos, que precisam se desenvolver continuamente. A verdadeira humildade tem, portanto, papel fundamental em nossa paz de espírito, em nossa felicidade.

Apesar de fundamental, essa é uma qualidade pouco compreendida. Alguns de nós a confundem com ingenuidade, falta de juízo ou até de inteligência, e é aí que surgem abusos, desdém, prepotência. Há, ainda, quem a considere atributo exclusivo daqueles com menos posses e dinheiro, o que também está longe de ser verdade, afinal há ricos humildes e pobres bastante orgulhosos. Acho que se faz essa associação porque o dinheiro pode, de fato, mudar o comportamento de alguém, sem que haja aí, necessariamente, relação de causa e efeito.

Humildade pode funcionar como portão de entrada para a honra, ao passo que a soberba é a sala de espera para a queda. Sua senhoria a humildade sempre anda bem acompanhada de outras boas e sábias senhoras: mansidão, paciência, fortaleza, singeleza, simplicidade, deferência, empatia e caridade. Os senhores respeito e despojamento acompanham-nas todas. Se humildade é força, imagine, então, quando se mistura a tantas figuras ilustres! Ao mesmo tempo que não é orgulhoso, nem vaidoso, nem egoísta, o humilde sabe que tem pontos fortes e que não deve simplesmente enterrar os talentos com os quais foi agraciado. Igualmente, reconhece cada um dos fracos e procura ajuda para contorná-los ou se livrar deles.

Por definição, humildade é a virtude da modéstia e do bom senso, da capacidade de compreender as próprias limitações. É a aceitação plena das vulnerabilidades e fraquezas. É invocar as qualidades sem o erro de ignorar os defeitos. É não deixar que as falhas que nota em si mesmo prejudiquem em qualquer nível os valores nutridos desde sempre. É admitir que errou e tratar de se acertar com a vida. É manter a força de caráter acima de tudo. É ter empatia para se pôr no lugar do outro. É saber ouvir.

Quem compreende as próprias limitações vai em busca de se desenvolver, procurando se autoconhecer primeiro, sem se deixar afetar nem pelas honras nem pelas desonras; nem pelos elogios nem pelas calúnias. Uma pessoa humilde nunca se coloca como merecedora de nada, tampouco aponta para as faltas e os defeitos dos outros, pois sabe que não lhe cabe julgar ninguém por nada. Evita emitir críticas, mas, se o faz, foca nas construtivas, sempre com a intenção de ajudar o outro a crescer. E – importante! – depois de pedir permissão para opinar. Estou convencido de que a humildade é a disponibilidade de servir, de mudar vidas, de permitir que os outros não esperem apenas pela sorte, mas criem as próprias oportunidades.

A humildade é provavelmente o maior diferencial dos líderes. Quando penso nisso, logo me vêm à mente o nome e a imagem de dois grandes homens que já caminharam pela Terra: Jesus Cristo e Gandhi. O primeiro, filho de carpinteiro, nasceu em uma manjedoura e entrou em Jerusalém montado em um burrinho, mas nos ensinou tanto sobre amor, perdão, caridade, tolerância, esperança, solidariedade, justiça, humildade… Algumas de suas mais belas palavras vêm do Sermão da Montanha e as bem-aventuranças: “(…) bem-aventurados os mansos porque eles herdarão a terra” (Mateus 5:5). Quanto a Gandhi, o episódio de que me recordo é o do jovem Shriman, PhD pela London School of Economics, que, desejoso de mudar a economia indiana, foi pedir a bênção de Bapuji e ouviu isto: “Junte-se a nós e limpe os banheiros do eremitério hindu (Asham).” No pensamento de Gandhi, se o jovem doutor queria mesmo transformar a economia de uma forma que ajudasse todo mundo, precisava, antes, entender a vida de todos.

Essa história protagonizada por Shriman me faz lembrar do tempo em que eu, com 14 anos de idade, fui colocado por meu pai para trabalhar em diversos setores do curso presencial dele. Acho que só não me destacou para limpar banheiros porque não deu tempo. Anos depois, montei minha própria empresa, que atualmente presido. Graças a essa e outras experiências no mundo dos concursos e do empreendedorismo, hoje consigo enxergar sob os pontos de vista do colaborador mais graduado ao mais inexperiente. É claro que também cometo erros em minhas análises, como qualquer ser humano, mas sempre estou aberto a mudar de opinião, desde que o outro me traga novos e relevantes dados. Eis mais um ponto a ser destacado sobre humildade que muitos confundem: o fato de ter uma opinião firme não torna você menos humilde. O pulo do gato é ter inteligência para saber quando é hora de abandonar ideias que não se sustentam mais. Gente cabeça-dura dificilmente vai longe. Prefiro ser manso, porque “ser manso e humilde é entrar pela porta estreita” (Mateus 7:13).

E saiba que, no outro extremo da modéstia, a arrogância faz estrago. Quem despreza a humildade – e infelizmente tenho conhecido muita gente assim em minha jornada como empreendedor – tem alma mesquinha e se acha no direito de censurar tudo e todos, como se fosse a perfeição em pessoa. Um dado curioso: é aquele tipo que diz sim para tudo, ainda que disso resulte muita frustração. Pode soar estranho, mas, muitas vezes, acreditamos que, ao dizer sim, estamos sendo generosos, quando, na verdade, a força por trás dessa aparente disposição é a vaidade. No fundo, quem é mais inseguro teme que um não possa trazer sensação de impotência e inferioridade. Cuidado!

Existe uma parábola que nos ensina uma grande lição sobre isso. Gostaria de compartilhá-la com você:

Certa manhã, meu pai, muito sábio, convidou-me para dar um passeio no bosque, e eu aceitei

com prazer. Após algum tempo, ele se deteve numa clareira e, depois de um pequeno silêncio, me perguntou:

– Além do canto dos pássaros, você está ouvindo mais alguma coisa?

Apurei os ouvidos alguns segundos e respondi:

– Estou ouvindo um barulho de carroça.

– Isso mesmo. E é uma carroça vazia!

Então, perguntei:

– Como pode saber que a carroça está vazia, se ainda não a vimos?

– Ora, ele respondeu, é muito fácil saber que uma carroça está vazia por causa do barulho.

 

Qual é a moral? Tenha cuidado com as carroças vazias. Elas fazem mais barulho. Quem precisa gritar, espernear para mostrar sua opinião faz isso porque o conteúdo é raso, vazio, inútil. Faz isso por orgulho, por vaidade, por falta de humildade. Aprenda a lidar com essas pessoas e faça justamente o contrário. Combinado?

“Melhor ter espírito humilde entre os oprimidos do que partilhar despojos com os orgulhosos.” (Provérbios: 16.19)

Se você gostou deste texto e quer ajudar crianças em risco alimentar, conheça AQUI o meu novíssimo e completamente reformulado Manual do Imparável. Nele, você encontrará reflexões, informações e orientações que vão ajudar você a seguir em frente e alcançar os seus grandes sonhos. 100% das vendas são doadas ao Instituto O Bem Nunca Para.

Também gostaria de lhe pedir outro favor: comente abaixo dizendo o que achou do texto. Foi útil? Não foi? Ajudou? Não ajudou? Seu feedback é muito importante!

P.S.: Siga-me (moderadamente, é claro) em meu perfil no Instagram. Lá, postarei pequenos textos de conteúdo motivacional. Serão dicas bem objetivas, mas, ainda assim, capazes de ajudá-lo em sua jornada rumo ao serviço público.

Mais artigos para ajudar em sua preparação:

 

Gabriel Granjeiro – Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online. Vive e respira concursos há mais de 10 anos. Formado em Administração e Marketing pela New York University, Leonardo N. Stern School of Business. Fascinado pelo empreendedorismo e pelo ensino a distância.

Quer conquistar a sua aprovação em concursos públicos?
Prepare-se com quem mais entende do assunto!
Comece a estudar no Gran Cursos
Gabriel Granjeiro
Gabriel Granjeiro
Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online
62 Comentários

62 Comentários

  1. Avatar

    Rivelino barros

    02/11/2020 18:24em18:24

    Muito útil

  2. Avatar

    Odair Leal

    02/11/2020 18:33em18:33

    Sensacional. Acredito que a humildade é Ouro, poder curtir o mais simples e o mais sofisticado com os olhos do amor é premissa básica no silogismo da vida. Obrigado por mudar minha vida com esse seu projeto maravilhoso.

    • Avatar

      Elizane

      08/11/2020 13:06em13:06

      Incrível uns dos melhores que ja li vou compartilhar seus textos são sempre maravilhosos.

  3. Avatar

    Isaías da Silva Amaro

    02/11/2020 18:40em18:40

    Vocês estão me ajudando a pavimentar o caminho do conhecimento gratidão

  4. Avatar

    ELIZABETH

    02/11/2020 18:40em18:40

    Boa tarde, Gabriel Granjeiro! Adoro as mensagens disponibilizadas. São muito relevantes para minha caminhada rumo à realização dos meus sonhos e também agregam valor ee conhecimento a minha pessoa. Parabéns pela iniciativa! Muito acertada essa atitude! Um forte abraço e muito sucesso!

    • Avatar

      Jéssica Duarte de Oliveira Freitas

      03/11/2020 00:00em00:00

      Texto maravilhoso, riquíssimo de sabedoria, como sempre. Deus te abençoe, continue sempre assim…nesta caminhada de aprendizado e partilha do bem 🙌

    • Avatar

      Elisa

      03/11/2020 14:29em14:29

      Não sei nem o que dizer…palavras muito bem colocadas, belíssimo texto…tão bom, que deveria ser passado em propaganda em horário nobre para que o mundo pudesse ouvir e vê quão importante é a humildade, saber se colocar diante um mundo que anda precisando tanto de amor, HUMILDADE, pois como foi bem dito mais acima, Jesus nasceu em uma manjedoura minha avó já dizia isso tbm)…se o maior homem do mundo nasceu em uma manjedoura, filho d um carpinteiro, porque eu teria o direito de maltratar as pessoas?
      Então, espero que esse belíssimo texto seja lidopor milhares de pessoas!!!
      Parabéns ao autor!!!

  5. Avatar

    MARISE LUCAS BAHIA CARDOSO

    02/11/2020 18:47em18:47

    Muito interessante.Devemos seguir esses ensinamentos.

  6. Avatar

    Enir Rodrigues Pianura

    02/11/2020 18:59em18:59

    Obrigada.

  7. Avatar

    Jose luiz

    02/11/2020 19:04em19:04

    A humildade é o último degrau da sabedoria…
    Autor desconhecido…

    • Avatar

      Aparecida Silva

      02/11/2020 20:02em20:02

      Seus textos são muito próprios. Eu me reconheci como “uma carroça vazia” em alguns embates vida afora e vou procupar me lembrar deste texto para me corrigir. Obrigada!

  8. Avatar

    Thayná Cristina Procópio da Silva

    02/11/2020 19:05em19:05

    Achava que eu fosse pouca coisa, e muitas pessoas até dizem que fico em cima do muro, por nem sempre entrar em debates.
    Sim as vezes, sou crítica sim, dou minha opinião quando para contribuir, e prefiro me calar sabendo que o dito nada mudará a situação.
    E as parábolas de hoje, me ajudaram na minha reflexão, pensar em desistir do contrato temporário, por medo e muitas críticas.
    Este ano atípico foi difícil.

  9. Avatar

    Anniele Palmeira

    02/11/2020 19:07em19:07

    Sempre ajuda Grabriel!! Parabéns!!

  10. Avatar

    Peter Batista Chaves

    02/11/2020 19:07em19:07

    Excelente texto,pois me faz refletir nos dias de hoje.Certa vez participei de um certame ao qual me julgava estar tão preparado que desprezei os demais candidatos, eu estava convencido de que uma vaga seria minha,colegas vinham em minha casa tirar duvidas de determinados assuntos, no entanto, a soberba e a prepotência me fez sucumbir diante de tudo. Resumindo, a humildade hoje me faz forte para continuar.

  11. Avatar

    Jucivania

    02/11/2020 19:09em19:09

    Obrigada Gabriel.
    Suas palavras enriquecem minha alma…

    • Avatar

      mit

      03/11/2020 00:53em00:53

      Que riqueza de sabedoria e em verdades numa pessoa tão jovem! Texto muito inspirador e causa esperança nesses momentos difíceis. Gratidão!
      !!!

  12. Avatar

    Janete Reis da Silva

    02/11/2020 19:19em19:19

    Muito interessante, aprendi só em ler, e vou levar para a vida.

  13. Avatar

    Aluizio Lopes

    02/11/2020 19:40em19:40

    Muito bom e oportuno. Presenciei atitudes de alardes, de “gritos” nesse feriado e fiquei perplexo.
    Obrigado pelo texto.

  14. Avatar

    Raimundo Ribeiro Filho

    02/11/2020 19:47em19:47

    seus textos são muito bons Gabriel! Nos passa uma mensagem positiva”

  15. Avatar

    Adalberto Ferreira

    02/11/2020 20:05em20:05

    O texto é maravilhoso, expressa o comportamento de uma pessoa sensata, enquanto lia, lembrava o tempo todo de como tento ser e me sinto muito bem sendo assim.

    • Avatar

      Fernando Ribeiro

      02/11/2020 22:52em22:52

      Boa Noite
      Mais uma pilula do saber, que saibamos engrandecer-nos de forma compartilhada, como também procurando melhorar nossas limitações, e como dizia aquele velho ditado popular “ninguém é dono da verdade”.

  16. Avatar

    MELINA

    02/11/2020 20:37em20:37

    Sempre me emociono com seus artigos. Quanta sabedoria!
    Como são importantes suas palavras na vida daqueles que sentem necessidade de melhorar e adquirir sabedoria na longa jornada da vida. Continue nos proporcionando está luz que tanto nos conforta, por intermédios de seus textos. Gratidão sempre…

  17. Avatar

    Laertson Ferreira Freitas

    02/11/2020 20:44em20:44

    Beleza meu irmão! Achei seu comentário muito construtivo e incentivador! Ele nos dá uma visão de realidade em que vivemos hoje; muitos se dizem humildes mas não o são. Quem é humilde tem suas ações reconhecidas independente de alardes, pois quem quer chamar atenção dos outros não quer ser humilde, e sim, se mostrar, vangloriando-se do seu feito.

  18. Avatar

    EDINEIDE

    02/11/2020 21:01em21:01

    Como é bom ler sobre humildade de quem tem propriedade sobre o assunto.

  19. Avatar

    Edjane Alves

    02/11/2020 21:13em21:13

    Muito bom o texto! É aprimorar o que temos de bom e corrigir os erros, superar os desafios, injustiças e embates com humildade, às vezes me excedo nessas circunstâncias.

  20. Avatar

    Rozane Aparecida Scher

    02/11/2020 22:08em22:08

    Excelente texto! Gratidão!!!

  21. Avatar

    Ângelo Fernandes

    02/11/2020 22:37em22:37

    Boa noite a todos !
    Excelente Gabriel, a humildade é a base para maioria das coisas sem humildade não vamos muito longe…
    Muito obrigado…!

  22. Avatar

    Vitória Lima

    02/11/2020 23:10em23:10

    Artigo excelente Gabriel, esclarecedor de muitos enganos que a sociedade alimenta sobre a humildade. Jesus é nosso maior exemplo, que ele te abençoe.

  23. Avatar

    Vitória Lima

    02/11/2020 23:11em23:11

    Artigo excelente Gabriel, esclarecedor de muitos enganos que a sociedade alimenta sobre a humildade. Deus te abençoe!

  24. Avatar

    Dsl Brasil

    03/11/2020 05:25em05:25

    Excelente texto!

  25. Avatar

    paula alice da silva tei

    03/11/2020 06:42em06:42

    Muito bom dia. Gratificante começar o dia com um leitura tão reparadora. Obrigada. Deus abençoe sempre.

  26. Avatar

    Dalinajara de Jesus Melo Cantanhede

    03/11/2020 07:48em07:48

    Levou-me a refletir algo além queeu esperava,mudanças de atitudes ao meu redor obrigada …

  27. Avatar

    Luis Ricardo

    03/11/2020 09:24em09:24

    Obrigado por esse texto, mim fez disperta algum que tava preso em mim, que eu achava que tinha, mais realmente eu tava errado. obrigado mesmo

  28. Avatar

    Daianne

    03/11/2020 09:36em09:36

    Sem palavras para o bem e a paz que você trás. Gratidão.

  29. Avatar

    Breno

    03/11/2020 11:26em11:26

    Texto riquíssimo em sabedoria.

  30. Avatar

    Renata

    03/11/2020 12:12em12:12

    Olá. Gostei muito do texto! Que Deus o abençoe muito. Espero poder continuar a ser humilde, assim como Jesus e passar nos concursos e ser chamada, principalmente agora na OAB que é a próxima prova que devo fazer. Depois vou focar em concursos. Eu sei que a caminhada não é fácil, mas, a alegria do Senhor é a nossa força, ainda que passemos por momentos difíceis, tudo vai passar. Obrigada.

  31. Avatar

    Irineu de Almeida

    03/11/2020 15:39em15:39

    Ótima empreitada a todos!
    Amei o texto a respeito da humildade, sua importância, seu lugar, seus valores e seu brilho.
    muito obrigado por essa mensagem de boas vindas! E pelo vasto material disponibilizado conteúdo de Excelência. Que bom, nos encontrarmos nesse trecho da estrada, ainda quando chegar me lembrarei dessas perolas e diamantes com seus brilhos e reflexos.

    forte abraço

    Irineu

    aluno novo! iniciando no Gran Cursos, hoje 03/11/2020.

  32. Avatar

    Horacilio Vargas da Rosa

    03/11/2020 17:56em17:56

    Buenas!
    Faço minhas as palavras de “Jéssica Duarte de Oliveira Freitas”.

    Um grande abraço.

  33. Avatar

    Sandy Lima

    03/11/2020 18:16em18:16

    Seus artigos são sensacionais Gabriel. Que tenhamos você sempre por aqui pra nos motivar e nos encorajar.

  34. Avatar

    MÁRCIA CRISTINA COSTA MENDES

    03/11/2020 19:13em19:13

    Adorei o texto! Muitas verdades! Sem humildade, logo logo a vida mostra o caminho, que geralmente é dolorido… Parabéns!!

  35. Avatar

    GUILHARDO MOURA DOS SANTOS

    04/11/2020 00:12em00:12

    Mais uma vez, vc Granjeiro filho, deixa um texto precioso e mui valoroso exaltando valores fundamentais para a vida. Gosto de tu mano! pela singeleza que apresenta.
    Deus bendiga-o sempre…

  36. Avatar

    ERIALDO GONÇALVES DOS SANTOS SILVA

    04/11/2020 09:05em09:05

    QUE TEXTO EXCELENTE!
    MUITO BOM PARA COMEÇAR O DIA COM O PÉ DIREITO….
    NOTA 1000.

    • Avatar

      Amanda Marques

      06/11/2020 16:58em16:58

      Este artigo foi muito esclarecedor, de fácil leitura e compreensão. Sábias palavras sobre humildade e como ela é importante, principalmente nos dias atuais… com toda certeza posso afirmar que suas palavras foram importantes pra mim, por isso sou muito grata! Que Deus o abençoe!

  37. Avatar

    Marcelo

    04/11/2020 09:51em09:51

    Ótimo texto.

  38. Avatar

    Danielle Galdino

    04/11/2020 11:04em11:04

    Muito útil. Me vi em vários momentos e que preciso trabalhar. Muito obrigada, Gabriel.

  39. Avatar

    Ariana Medeiros

    04/11/2020 17:40em17:40

    Muito obrigada!!! Gratidão!!! :))

  40. Avatar

    Raphaela Nogueira Machado

    05/11/2020 10:20em10:20

    Estive afastada dos concursos… Mas retornando hoje, iniciei com seu artigo. Parabéns por continuar sempre nos motivando. Obrigada pelas palavras.

  41. Avatar

    matheus andrade

    06/11/2020 18:45em18:45

    Amei o texto, a humildade é a essência da vida!

  42. Avatar

    MARIA EUDA DE CARVALHO

    08/11/2020 16:54em16:54

    muito útil

  43. Avatar

    Lucas Sant'Anna

    08/11/2020 20:57em20:57

    Um ótimo lembrete para escrever o autoconhecimento e praticar mais essa virtude.

  44. Avatar

    Jucicleide Santos

    08/11/2020 22:59em22:59

    Muito útil e enriquecedor.

  45. Avatar

    DOUGLAS TORRES FERREIRA

    09/11/2020 10:20em10:20

    Maravilhoso, estava precisando dessas palavras

  46. Avatar

    Eliezer Vieira Borba

    10/11/2020 06:02em06:02

    Parabéns, Gabriel!! Sábias e verdadeiras palavras!! Concordo em número, gênero e grau!! Deus continue o abençoando com muita saúde, inteligência e sabedoria!!

  47. Avatar

    July Ane Vilella

    27/11/2020 15:58em15:58

    Achei interessante e pertinente, inclusive veio ao encontro de algumas reflexões pessoais importantíssimas que vivencio atualmente. Estou no auge dos meus 36 anos, consegui desenvolver bastante minha intelectualidade, porém, bem pouco a minha moralidade, não que não a tenha, diria que se encontra em estágio pueril. A pandemia intensificou e consequentemente agravou a convivência com os familiares, fato esse que evidenciou a necessidade de cultivar a humildade em mim. Sei que a tenho como potencialidade agora busco meios expedientes para que ela possa aflorar e beneficiar o maior número de pessoas.

  48. Avatar

    Rosinayra da silva Teixeira

    02/12/2020 21:33em21:33

    Humildade qualidade imensurável de um ser humano. Ela é responsável pela precisão na condução de nossas vidas. Tenho buscado adiquiri_la, pois sei que me tornarei uma pessoa muito melhor 🙏🙏

  49. Avatar

    Maycon

    08/12/2020 01:15em01:15

    Melhorou a minha humildade e pretendo melhorar!

  50. Avatar

    Micheline Souza

    12/01/2021 17:55em17:55

    Perfeito. Considero a humildade a segunda maior virtude que aproxima a criatura do Criador.

  51. Avatar

    MIRIAM

    27/03/2021 22:34em22:34

    Muito bom! Pude ver minhas falhas também. Obrigada Gabriel.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer conquistar a sua aprovação em concursos públicos?
Prepare-se com quem mais entende do assunto!
Comece a estudar no Gran Cursos
Para o Topo