Imparabilidade

“Não sabendo que era impossível, foi lá e fez.” – Jean Cocteau, poeta francês

Você já parou para pensar por que tem gente que chega longe mesmo largando quilômetros atrás e, desafiando todas as probabilidades, vence batalhas impensáveis e realiza feitos incríveis? Já se perguntou por que, por outro lado, a maioria das pessoas ficam pelo caminho e aceitam um destino aquém do que sonharam, ainda que sejam mais inteligentes e estejam mais bem preparadas do que as demais?

Pensando nisso, cheguei a uma conclusão bem simples: isso acontece porque alguns de nós não desistimos nem mesmo nos dias mais escuros, nem mesmo quando estão no mais árido deserto, nem mesmo quando recebem uma sucessão de más notícias, nem mesmo quando o universo parece conspirar contra. O motivo pelo qual boa parte das pessoas fracassam é porque elas PARAM. A chave para vencer, seja em qual projeto for, é, portanto, ser imparável.

Mas, afinal, o que é isso?

A palavra “imparável”, que pode ser usada como adjetivo ou como substantivo, é um neologismo. Apesar de não estar registrada em nenhum dicionário tradicional, tem significado aparentemente claro para quem é falante da língua portuguesa. E o que ela quer dizer, de verdade, ao menos no contexto de nossas conversas neste espaço?

Bem, antes de dizer o que é ser imparável, vou dizer o que não é:

  • Ser imparável não é ser invencível, incansável, uma espécie de super-herói moderno onipresente.
  • Ser imparável não é ser teimoso, cabeça-dura, alguém que nunca muda os caminhos de sua vida.
  • Ser imparável não é ser rico, ocupar um bom cargo, ter fama, estar nos livros de história.
  • Ser imparável não é ser menos humano e mais máquina.

Ser imparável é:

  • Ajustar a rota da vida, com humildade e consciência das próprias limitações, reinventando-se e persistindo até chegar ao destino que idealizou para si mesmo, mantendo a integridade no percurso.
  • Retomar os desafios após algumas pausas, em vez de engavetá-los para sempre.
  • Abster-se de remoer o passado, seguindo em frente apesar das imperfeições e vulnerabilidades. Mais que isso: é compreender que essas fragilidades são fonte de força e coragem.
  • É semear inclusive nos períodos de seca e escassez.
  • É, enfim, reconhecer-se humano, cheio de falhas e suscetível à tristeza e ao aborrecimento, mas capaz de ir em frente, avançando bastante um dia, menos em outro…

Ser imparável, amigo leitor, é aceitar as dificuldades sem usá-las como justificativa para desistir do que é importante para você. As prioridades podem mudar, é claro, mas, se isso acontecer, o imparável não desistirá das novas.

E como ser imparável?

Empreendedor apaixonado por histórias de superação que sou, considero-me um estudioso quando o assunto é “imparabilidade”, mas deixo claro que o meu papel aqui é meramente de mensageiro. Não sou o empresário que atingiu sucesso profissional após passar fome na infância ou vender produtos como ambulante na rua. Nunca enfrentei dificuldades dessa ordem, graças ao trabalho dos meus pais, cuja trajetória, aliás, foi muito diferente da minha. Tenho 28 anos na data em que escrevo este texto e sou sócio-fundador de uma empresa de educação on-line cujos mil e poucos colaboradores e professores toparam o desafio de mudar a vida de mais de 160 mil alunos. O Gran paga dezenas de milhões de reais em impostos por ano. São números razoáveis, mas nem por isso sou a pessoa que tradicionalmente traria este tipo de mensagem a você.

A maior parte das estradas da minha vida estavam, sim, pavimentadas quando passei por elas. Não posso negar que meu pai e minha mãe fizeram o possível e o impossível para que eu tivesse as melhores condições para seguir meu destino. Os desafios sempre estiveram presentes, é claro; nisso não fui poupado. De qualquer forma, reconheço os privilégios que tive, os quais me impõem algumas obrigações de ordem moral. Uma delas é ajudar ao próximo, o que, para ser sincero, talvez traga maior satisfação para mim do que para o outro. Servir alegra mais do que ser servido.

Neste espaço do blog, disponível há quase 5 anos, sigo servindo você, meu leal leitor, com informações e reflexões que considero benéficas. Com elas, pretendo que você caminhe por onde quiser, e não por rotas indicadas por terceiros. Nenhuma história é melhor ou pior do que outra, mas algumas vão mais longe, e tudo que quero é ver você atingindo todo o seu potencial, dentro do que você busca.

Como um mensageiro um pouco audacioso, que há anos escuta pessoas mais sábias, lê textos de autores mais experientes e busca aprender um pouquinho a cada dia, cheguei à conclusão de que há características centrais em pessoas imparáveis. São atitudes, maneiras de enxergar a vida, chaves que precisam ser viradas, hábitos e táticas que fazem toda a diferença.

Esses atributos e muito mais são objeto de reflexão em meu livro “Manual do Imparável”, que acaba de chegar à segunda edição, reformulada de forma tão profunda – mais de 60% do conteúdo mudou – que a tenho como uma nova obra. Para essa edição, selecionei os melhores textos que escrevi nos últimos 4 anos, além de orientações de especialistas em estudo para concursos, como Fernando Mesquita, Alexandre Meirelles, Aragonê Fernandes, entre outros.

O livro já está disponível, e preciso ressaltar que essa é uma ação 100% com finalidade social. Os valores das vendas (veja bem: das vendas, não dos lucros) serão revertidos para o Instituto O Bem Nunca Para, organização sem fins lucrativos que cuida de famílias em situação de risco alimentar. É um trabalho muito bonito o que se faz lá.

Por isso, se você gosta dos meus textos, quer aprender mais sobre imparabilidade e, de quebra, ajudar uma instituição beneficente, visite nossa lojinha social e adquira um exemplar. A versão impressa está lindíssima! A diagramação é colorida, vibrante, garantindo que o leitor tenha uma experiência única. Acredite: vale muito a pena.

Clique neste link AQUI para adquirir a edição impressa no valor promocional de lançamento.

Não está em condições de arcar com esse valor agora, mas quer ajudar de alguma forma? Você pode comprar a versão eletrônica para Kindle por um valor simbólico AQUI! Em tempo: neste momento, o livro se encontra no quarto lugar na categoria e Orientação Profissional da Amazon! Um feito e tanto para uma obra tão recente.

Estamos em meio a uma crise sem precedentes, então, pensando naqueles que talvez não possam fazer nenhum tipo de investimento, liberei, AQUI, uma versão em PDF de download livre. Corremos o risco de muitos optarem pela versão gratuita, eu sei. A essas pessoas, peço que se lembrem do intuito do livro, que é ajudar quem precisa. Em resumo, quem quiser ler o rico conteúdo disponibilizado pode fazê-lo contribuindo ou não para o Instituto, mas acredito na solidariedade e tenho fé de que meus leitores também.

Será uma honra contar com seu apoio. Se não for possível, ficarei igualmente honrado em ajudá-lo a realizar os seus sonhos, contribuindo com um pouquinho do meu limitado conhecimento.

E lembre-se: o verdadeiro imparável está sempre evoluindo. Quando chega a um destino, parte para outro, não por ganância, mas por querer ser melhor dia após dia. Espero que este livro faça isso por você. Que, a cada página, você se torne uma pessoa um pouco melhor, mais sábia e mais capaz.

Ninguém nem nada pode impedir um imparável de realizar seus maiores sonhos.

Quer entrar nesta caminhada?

“Aqueles que semeiam com lágrimas, com cantos de alegria colherão. Aquele que sai chorando enquanto lança a semente, voltará com cantos de alegria, trazendo os seus feixes.” Salmos 126:5-6

Se você chegou até aqui, gostaria de lhe pedir um favor: comente abaixo dizendo o que achou do texto. Foi útil? Não foi? Ajudou? Não ajudou? Seu feedback é muito importante!

P.S.: Siga-me (moderadamente, é claro) em meu perfil no Instagram. Lá, postarei pequenos textos de conteúdo motivacional. Serão dicas bem objetivas, mas, ainda assim, capazes de ajudá-lo em sua jornada rumo ao serviço público.

Mais artigos para ajudar em sua preparação:

 

Gabriel Granjeiro – Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online. Vive e respira concursos há mais de 10 anos. Formado em Administração e Marketing pela New York University, Leonardo N. Stern School of Business. Fascinado pelo empreendedorismo e pelo ensino a distância.

 

Quer conquistar a sua aprovação em concursos públicos?
Prepare-se com quem mais entende do assunto!
Comece a estudar no Gran Cursos
Gabriel Granjeiro
Gabriel Granjeiro
Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online
77 Comentários

77 Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer conquistar a sua aprovação em concursos públicos?
Prepare-se com quem mais entende do assunto!
Comece a estudar no Gran Cursos
Para o Topo