Errei feio, e AGORA?

Um dos melhores jeitos de nos ver com clareza é pedir que os outros segurem um espelho diante de nós.” – Sheryl Sandberg, Diretora de Operações do Facebook, bilionária e escritora

Professores e mestres que tive ao longo da vida sempre me estimularam a assumir riscos. Diziam que é importante tentar compreender os próprios erros e aprender com eles. De fato, essa forma de pensar parece mover o mundo moderno. A ousadia é a base filosófica de empresas típicas do século XXI, como o Facebook, que segue à risca o mantra “Ande rápido e quebre as coisas”, tão comum no Vale do Silício. Hoje, depois de ter saído muito por aí, correndo rápido e “quebrando” as coisas – jamais por omissão, mas por vontade de ser disruptivo, que fique claro –, já assimilei a cultura segundo a qual erros devem ser vistos como oportunidades de aprendizado.

Quem nunca falhou na vida? Quem nunca lamentou ter seguido um instinto que se mostrou equivocado ou ouvido um conselho ruim? Tudo isso é absolutamente normal. Faz parte da vida. Gente de renome confirma essa regra. Elon Musk, por exemplo, conta ter falhado não uma, nem duas, nem três vezes, e isso só no projeto de pousar no mar um foguete da SpaceX. Empresário experiente, ele se preparou para tudo que podia dar errado. Consultou os técnicos sobre os dez maiores problemas que poderiam acontecer na execução do plano e se antecipou a cada um deles. Infelizmente, porém, o que resultou no insucesso foi o de número onze.

Um erro crasso é como palavra dita, flecha lançada, o que aconteceu ontem: já era, não tem volta. Mas nem por isso é o fim do mundo. Pense comigo: quantas ideias boas podem surgir de uma avaliação meticulosa de tudo que deu errado em uma experiência qualquer? Uma avaliação desse tipo é tão produtiva que se tornou praxe na marinha do país mais poderoso do mundo. Nos EUA, os fuzileiros navais fazem avaliações formais após toda sessão de treinamento e, em um repositório acessível a todos, registram as lições que aprenderam. Inspirado nisso, estou até pensando em criar, em nossas redes sociais, um espaço para os concurseiros compartilharem, de forma anônima se preferirem, qual foi o pior vacilo deles durante a preparação. A ideia é um prevenir o erro do outro. Afinal, conhecimento faz toda a diferença, e nada como beber um pouco da fonte dos mais vividos. Sei que não é fácil convencer alguém a ser franco sobre os próprios tropeços, mas também sei que, ao falarmos abertamente sobre eles, temos menos propensão de reproduzi-los.

No meio corporativo, é notável como equipes focadas em aprender com o que não deu certo têm desempenho melhor quando comparadas a outras que não recebem feedback nem aceitam críticas. Não há nada de surpreendente nisso. Afinal, pessoas que lidam bem com a franqueza de terceiros – mantendo os olhos bem abertos, é claro, pois sempre há invejosos que pretendem apenas minar nossa autoconfiança – aceitam melhor o fato de que o desenvolvimento deve ser contínuo em qualquer empresa. No campo individual funciona da mesma forma. Todos temos pontos cegos, fraquezas visíveis aos olhos dos outros, mas não aos nossos. Falo por experiência: em minha trajetória foram muitos os momentos de “cegueira” nos quais precisei ser guiado. Fico feliz por ter podido contar com pessoas iluminadas que exerceram muito bem esse papel. Como conversamos semana passada, às vezes é nosso próprio ego que nos impede de ver o que está bem diante dos olhos (link).

E não pense que a posição de liderança blinda as pessoas. Quanto maior a projeção do líder, mais sujeito ele está a cometer falhas graves. A sabedoria popular ensina que “o peixe começa a feder pela cabeça”, insinuando serem os indivíduos no comando os maiores responsáveis quando algo dá errado. Atento a isso, enquanto líder no Gran, procurei desenvolver meu próprio método para diminuir as chances de ser injusto com alguém (talvez o erro mais grave de um líder): seja qual for a situação, deixo meu interlocutor expressar seu ponto de vista primeiro, e só depois, munido de todos os elementos que podia colher, expresso o meu. Acredito que ter paciência e saber ouvir são a chave para errar menos.

Mas eis que, apesar de todas as tentativas de não falhar, cometo um erro – confesso que já estou perto de esgotar a minha cota deles. Nesse caso, assumo totalmente a responsabilidade. Analiso as consequências, reflito sobre as pessoas que foram prejudicadas e vou atrás do perdão de cada uma, atuando efetivamente para resolver ou, pelo menos, amenizar os danos. E não paro por aí. Também guardo na mente e no coração a origem da falha, a fim de nunca mais repeti-la. Por fim, procuro me lembrar de que meus defeitos não definem nem quem sou hoje, muito menos o que serei no futuro. Ninguém gosta de errar, é claro, ainda mais se uma pessoa querida for atingida. Dói demais, eu sei. Ainda assim, trate de erguer a cabeça e pedir perdão. Por mais que ela não tenha obrigação de perdoá-lo, o simples fato de pedir desculpas devolverá a você um pouco de paz e de esperança por dias melhores. Experimente.

Ao longo dos anos no Gran, tive acesso a incontáveis depoimentos de alunos e ex-alunos que erraram feio no dia da prova. Alguns chutaram quando não deveriam tê-lo feito; outros não confiaram na memória nem nos conhecimentos acumulados durante a preparação e acabaram mudando a resposta no gabarito; outros, ainda, entregaram a prova muito cedo, em vez de aproveitar todo o tempo disponível. Muitos insistiram em simplesmente ignorar os conselhos dos experientes mestres… O ponto é: todas essas falhas terão alguma serventia se resultarem em aprendizado, se levarem o concurseiro a não cair na mesma armadilha de novo. Para sermos resilientes, precisamos aprender com nossos fracassos.

É geral: empresas, times esportivos, artistas, todos querem trabalhar com pessoas que consigam aprender com os erros – próprios ou dos outros. Gregg Popovich, experiente técnico da seleção americana de basquete, costuma repetir aos atletas que “a medida de quem somos é o modo como reagimos a algo que não sai do nosso jeito. Sempre existem coisas que você pode fazer melhor. É um jogo de erros”. Dito de outra forma, é falhando que evoluímos, é de erro em erro que chegamos ao topo.

Se você cometeu um erro irreversível ou está cansado de falhar, não desanime. Tenha certeza de que, mesmo sendo responsável por experiências desastrosas em seu caminho, conseguirá avançar. E, se tem medo de errar, acredite: o fracasso pode ser justamente o abrir mão de tentar. Saiba que as pessoas mais bem-sucedidas no mundo também erraram muito no percurso. O que as diferencia dos perdedores é que seguiram em frente apesar dos tropeços. É melhor se arrepender de algo que fez do que lamentar uma oportunidade perdida.

Como diz o querido professor Aragonê, de maneira descontraída, porém assertiva: “Toda a burrice transita em julgado após a aprovação”. Leve essa ideia para a vida, concurseiro.

Conte comigo, conte conosco nessa jornada. Combinado?

Se você chegou até aqui, gostaria de lhe pedir um favor: comente abaixo dizendo o que achou do texto. Foi útil? Não foi? Ajudou? Não ajudou? Seu feedback é muito importante!

“O maior erro é a pressa antes do tempo e a lentidão ante a oportunidade.” – Provérbio árabe

PS: Siga-me (moderadamente, é claro) em minha página no Facebook e em meu perfil no Instagram. Lá, postarei pequenos textos de conteúdo motivacional. Serão dicas bem objetivas, mas, ainda assim, capazes de ajudá-lo em sua jornada rumo ao serviço público

Mais artigos para ajudar em sua preparação:

 

Gabriel Granjeiro – Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online. Vive e respira concursos há mais de 10 anos. Formado em Administração e Marketing pela New York University, Leonardo N. Stern School of Business. Fascinado pelo empreendedorismo e pelo ensino a distância.

Quer conquistar a sua aprovação em concursos públicos?
Prepare-se com quem mais entende do assunto!
Comece a estudar no Gran Cursos

Notícias Relacionadas

Gabriel Granjeiro
Gabriel Granjeiro
Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online
77 Comentários

77 Comentários

  1. Rivelino Barros

    07/09/2020 18:01em18:01

    É sempre muito util

    • Paulo Días

      09/09/2020 09:43em09:43

      Ajudou bastante!

    • Maria do Carmo

      10/09/2020 14:46em14:46

      O texto é excelente, ajudou bastante na reflexão.

    • Cecília Rogatto dos Santos

      10/09/2020 22:22em22:22

      Foi ótimo ler o texto, especificamente por ter lido hoje, isso porque ontem fiz um simulado, achei q tinha ido bem, mas o resultado me mostrou que errei feio… Enfim, faz parte da caminhada, o que importa é continuar lutando.

    • MICHELE DOS SANTOS FERREIRA

      21/09/2020 01:00em01:00

      Eu gostei, muito produtivo me fez refletir bastante.

  2. Fabiano Joaquim

    07/09/2020 18:06em18:06

    Sim foi muito útil.

    • FERNANDO PEDROSA OLIVEIRA

      07/09/2020 20:01em20:01

      Foi útil.
      Grato

    • Priscilla Ramos

      12/09/2020 11:53em11:53

      Erros acarretam sempre em descontentamento. Se recuperar deles é difícil, mas é muito importante continuar acreditando em si. Belo texto!

    • Fátima Regina de Oliveira

      12/09/2020 21:36em21:36

      Meu sonho desde criança, é ser juíza comecei a estudar depois de casar todos os filhos,com 55 e terminei com 59 no ano de 2016

      • Fátima Regina de Oliveira

        12/09/2020 21:42em21:42

        Comecei a ver esse vídeo assim que cheguei de Portugal,e a intrevista do juiz de Brasília, foi muito boa e animadora,quero ver esse cursos. Obrigada Gabriel

  3. Mc

    07/09/2020 18:08em18:08

    Achei a ideia do depósito de erros excelente. Tbm pode fazer um post no instagram

    • Marilene Batista Nascimento

      07/09/2020 19:39em19:39

      ” O fracasso pode ser justamente o abrir mão de tentar”! Disse tudo. Me sinto fracassada, sinto que não evoluo e constantemente me vêm a mente a vontade de parar, um sentimento total de derrota, sem nem mesmo ter chegado ao fim. Obrigada pelo texto!!!

  4. Fabiano Joaquim

    07/09/2020 18:13em18:13

    Sim foi muito útil e ajudou bastante.

    • isaac newton messias freitas

      07/09/2020 22:30em22:30

      Foi muito útil para mim, texto maravilhoso, ótima reflexão.

      • Gislaine Mateus de Okiveira

        12/09/2020 18:26em18:26

        Excelente texto! Manter a disciplina e o foco nos estudos não é fácil, por isso, é muito bom ouvir palavras que motivam a continuar!!!

  5. Filipe

    07/09/2020 18:15em18:15

    O áudio precisa ser revisto, esta com palavras erradas.
    Uma coisa que poderia muda é a forma desse áudio, ao invés de um robô uma pessoa narra tudo.

  6. Ariane Maximiano

    07/09/2020 18:19em18:19

    EXCELENTE TEXTO!!MUITO ÚTIL… E QUE TODA BURRICE TRANSITE EM JULGADO…, AMÉM!!!rsrsrsrs

  7. Edilaine Bonato

    07/09/2020 18:21em18:21

    Nossa Gabriel, de fato, você é inspirado pelo Espírito Santo de Deus para me dar conforto nesses dias em que me sinto tão impotente diante das minhas falhas/erros… Obrigada por suas sábias palavras; seus sábios conselhos. Seus artigos, abaixo da Palavra do Nosso Amado Pai Altíssimo, são um gás para mim antes dos estudos. Deus continue a lhe abençoar grandemente!

    • Christiane

      07/09/2020 20:05em20:05

      Muito Bom!!!

  8. ÂNGELO GÓES

    07/09/2020 18:26em18:26

    Muito bom. Sempre tento me policiar na minha paixão por assuntos variados que não estão no conteúdo programático, confesso que tenho grandes dificuldades em concentrar-me apenas no que importa para o concurso. Além disso, vivo uma constante na minha vida que é achar que o conteúdo exaurido por um professor, pode ser melhor explicado por outro, de modo a surgir situações novas que não foram ensinadas. Por fim, tenho medo de ser tomado pela ansiedade.

  9. FABIANO DE SOUZA LEITE

    07/09/2020 18:29em18:29

    Excelente. Superar e aprender com os erros.

    • Raimunda do Socorro Soeiro dos Santos

      07/09/2020 19:09em19:09

      OLÁ boa noite Sim e útil o texto porque nós da animo e incentivo a prosseguir essa jornada. Sou novata por aqui no Glan Cursos Online. E gosto muito das aulas dos Professores. E como diz aquele ditado. A alegria vem ao amanhecer .E agradeço VOCÊ Gabriel Granjero pela oportunidade de nos proporcionar essas aulas oline. Agradecida.

  10. RICARDO CORREIA DOS SANTOS JUNIOR

    07/09/2020 18:41em18:41

    Muito útil. Eu estava precisando desse texto tão rico, que me trouxe força para encarar meus erros e pedir perdão a um determinado ofendido.

    • Junior Mendes

      08/09/2020 06:53em06:53

      Excelente artigo!, “Os erros de ontem nao definem que sou HOJE muito menos quem serei no Futuro” essa frase me fez refletir muito dos meu erros e que eles não me definem mais, muito obrigado Gabriel continue sempre, fica com Deus

  11. Mauro SantAnna

    07/09/2020 18:42em18:42

    Sábias, acolhedoras e iluminadas palavras. Este texto descreve de forma que possamos refletir nosso momento não somente como estudante, mas na vida prática, no dia-a-dia, seja aquele que se perdeu em sua jornada profissional por erros, seja nosso ou de outrem, que nos desviou da posição de conforto e que, enfim, busca acertar novamente.
    Muito obrigado.

  12. NORMA SANCHES ALEGRI

    07/09/2020 18:51em18:51

    Achei interessante a idéia de compartilhar erros. Sempre acreditei que a pessoa inteligente aprende com os próprios erros e os sábios com os próprios e o das outras pessoas. Parabéns.

  13. Jose A. B. T

    07/09/2020 18:52em18:52

    Li muitos livros sobre erros, errei, acertei, revoltei, odiei, parei de reclamar, desanimei, sofri, entendi que tudo deve vir de nós mesmos, conselhos, livros, tudo isso ajuda mas sinceramente se isso não acontecer em você, não vai rolar, se você não aceitar seu erro e não aceitar que o outro pode errar, então a vida complicada, seu corpo padece, sua mente adoece, tudo em você se transforma em puro ódio e até quem não tem nada a ver entra na sua lista de pessoas que não quer mais ver, todos se tornam insociáveis pelos seus olhos, aí você se torna um, deixa a roupa suja, fica um trapo de gente, e quer vingança pelo que fizeram com você, você não perdoa, você passa a ver só o negativo, o pessimismo, e isso acaba gerando um espiral maior porque isso contamina todo o ambiente, mas se você dar uma chance a si de reconhecer seus erros, de errar, de saber que outros erram, o perdão é um processo, talvez não perdoe logo, talvez nem perdoe, mas se aceitar que erra logo aprenderá que outros podem erra e isso ajuda a compreender que a vida é um ensaio de acertos e erros.

  14. Marcia Santana

    07/09/2020 18:55em18:55

    MUITO BOM TER LIDO ESTA MENSAGEM, VEIO EM BOA HORA, MUITO OBRIGADA GABRIEL. ESTOU MUITO MOTIVADO COM O GRAN!

  15. Emerson rodrigues da Silva

    07/09/2020 18:56em18:56

    Muito bom!

  16. Raimunda do Socorro Soeiro dos Santos

    07/09/2020 19:08em19:08

    OLÁ boa noite Sim e útil o texto porque nós da animo e incentivo a prosseguir essa jornada. Sou novata por aqui no Glan Cursos Online. E gosto muito das aulas dos Professores. E como diz aquele ditado. A alegria vem ao amanhecer .E agradeço VOCÊ Gabriel Granjero pela oportunidade de nos proporcionar essas aulas oline. Agradecida.

  17. Beatriz Elisandra Dorpmuller

    07/09/2020 19:15em19:15

    Ótimo texto!! Que o medo de falhar ou o fato de já ter errado não seja maior que a vontade de vencer.

  18. Henrique José Boeing

    07/09/2020 19:41em19:41

    Vamos para mais uma semana, com todas as dificuldades, mas com toda perseverança!!!!!!!!!!?

  19. Cláudia Herling

    07/09/2020 19:58em19:58

    Gabriel , boa noite !

    Sou sua fã , seus textos são maravilhosos , e leio todos sempre que tenho oportunidade !
    Sou aluna do Gran Cursos on line , assisto suas entrevistas do Imparável , e me ajudam e muito a perceber que todos os concurseiros passam por muitos obstáculos e pedras no caminho …todas as suas dicas , entrevistas do Imparável e materiais que você publica me ajudam a não desistir … meu tempo é curto , mas a minha vontade de vencer é GRANDE e vou chegar lá ! Tive vários obstáculos nos últimos anos , obstáculos de ordem familiar , obstáculos de trabalho , desânimo , mas nunca irei desistir de realizar o meu sonho que é me tornar servidora pública . Muitooo obrigada de coração por ajudar tantos concurseiros a realizar seu sonho e conquistar seu objetivo de vida ! Um grande abraço e continue publicando seus textos , são excelentes !

  20. Marcos Sancier Soares Barbosa

    07/09/2020 20:01em20:01

    O Texto é de grande densidade, especialmente para aqueles que precisam ser resilientes e acreditar firmemente que o erro não é um diploma de incompetência, não é um ponto final. E já que o impagável Professor Aragoné Fernandes usou de seu cabedal jurídico para mitigar os danos causados pelo erro, sigo sua linha dizendo: para todo erro cabe recurso.

  21. Cláudia Herling

    07/09/2020 20:08em20:08

    Gabriel , boa noite !
    Sou sua fã , seus textos são maravilhosos , e leio todos sempre que tenho oportunidade !
    Sou aluna do Gran Cursos on line , assisto suas entrevistas do Imparável , e me ajudam e muito a perceber que todos os concurseiros passam por muitos obstáculos e pedras no caminho …todas as suas dicas , entrevistas do Imparável e materiais que você publica me ajudam a não desistir … meu tempo é curto , mas a minha vontade de vencer é GRANDE e vou chegar lá ! Tive vários obstáculos nos últimos anos , obstáculos de ordem familiar , obstáculos de trabalho , desânimo , mas nunca irei desistir de realizar o meu sonho que é me tornar servidora pública . Muitooo obrigada de coração por ajudar tantos concurseiros a realizar seu sonho e conquistar seu objetivo de vida ! Um grande abraço e continue publicando seus textos , são excelentes !

  22. STEFFANIE RESENDE

    07/09/2020 20:09em20:09

    Excelente texto!!!!! Parabéns!!! Gratidão!!!!

  23. Ismar Jesus

    07/09/2020 20:10em20:10

    Essa mensagem mostrou um filme em minha vida já fiz tanto concurso que já estava desmotivado, angustiado me achando incapaz, ai encontrei essa opção de fazer esse curso preparatório na área bancaria ai me escrevi mesmo com essa reforma administrativa resolvi estudar caso privatize pelo menos vou conhecer como funciona o sistema financeiro.

  24. Camila Victória Alencar Granja

    07/09/2020 21:22em21:22

    Sempre muito bom! Excente!

  25. Rozane Aparecida Scher

    07/09/2020 22:10em22:10

    Excelente texto!! Grata!!!

    • Lucia

      08/09/2020 01:41em01:41

      Adoro os seus artigos; são de grande valia.”Que toda burrice transite em julgado” professor Aragone. Obrigada.

  26. Renata

    07/09/2020 23:19em23:19

    Texto muito oportuno! Parabéns por demonstrar carinho e cuidado com os alunos através destes textos de motivação.

    • Fernanda Villain

      10/09/2020 00:03em00:03

      Eu não faço concurso mas amo seus posts levo pra várias áreas da vida.

  27. Margarida dos Santos Pereira

    07/09/2020 23:26em23:26

    Olá, Gabriel!
    Seus artigos são sempre úteis.
    Sempre estou acompanhando, gosto muito.
    Obrigada.

  28. fabio dias

    07/09/2020 23:38em23:38

    obrigado pela motivaçao e muito importante para min ter esse textos tao magnificos pra
    ler abraço.

  29. Gustavo Barreto

    08/09/2020 07:08em07:08

    Ótimo combustível

  30. Natalia

    08/09/2020 08:18em08:18

    Gosto muito dos textos,leio toda semana sempre antes de começar meus estudos, é uma dose de ânimo semanal.

  31. Raísa Fernanda

    08/09/2020 08:52em08:52

    Texto edificante!

  32. Angela Schmidt

    08/09/2020 09:29em09:29

    Excelente texto! Sinto-me inspirada em compartilhar a visão em atividade escoteira para animar nossos lobinhos maiores na liderança. Que Deus continue iluminando-o.
    Apoio sua ideia de criar um mural dos tropeços.

    Sigamos avante. Obrigada

  33. Tatiana

    08/09/2020 10:15em10:15

    Concordo totalmente com o texto. Todo dia temos que recomeçar, deixar pra trás nossos erros e seguir em frente, tentando melhorar e fazer o certo dessa vez, e se não deu certo hoje, amanhã é uma nova chance que a vida nos dá.

  34. Joselma

    08/09/2020 13:04em13:04

    excelente ideia desse canal para compartilharmos dificuldades, vacilos, e que bom reforçar a necessidade de tentar reparar um erro com um pedido de desculpas, as vezes erramos até sem saber, essa reflexão desse texto me fez tomar a decisão de tentar corrigir uma falha com um colega de trabalho. Gratidão por essa oportunidade.

  35. Luciano Lino

    08/09/2020 16:38em16:38

    Foi Util. Obrigado

  36. JAIR LOPES

    08/09/2020 18:02em18:02

    Muito bom mesmo, adorei!
    O Gran, sempre me surpreende com esses textos motivadores.

  37. Samanta

    08/09/2020 20:08em20:08

    Muito bom!

  38. mailton

    08/09/2020 20:28em20:28

    bela reflexão

  39. bf

    08/09/2020 22:01em22:01

    obg!!!

  40. EDNA

    08/09/2020 22:14em22:14

    Boa noite! Gabriel parabéns pelo texto! É excelente e nos motiva a seguir em frente, aprendemos com nossos erros. Obrigada de coração!

  41. Nelson Fernandes

    08/09/2020 23:32em23:32

    Muito bacana esse seu texto Gabriel! Parabéns, suas palavras demonstram grandiosidade de espírito, você é um jovem empresário e abençoado por Deus, que cultiva com sabedoria as palavras, e semeia em terra fértil, e com certeza verá os “lírios dos campos”! Abraço!

  42. Marcos Leão

    09/09/2020 00:41em00:41

    Muito bom o texto, me motivou ainda mais !
    É sempre bom ter uma motivação a mais na trajetória do concurseiro.
    Valeu Gabriel, sábias palavras !

  43. Raquel Priscila da Silveira

    09/09/2020 00:54em00:54

    Gratidão Gabriel,por esse maravilhoso texto de auto ajuda para o mundo dos concursos e na vida geral!

  44. Michely

    09/09/2020 04:01em04:01

    Excelente texto! Parabéns!

  45. Pedro Matteo

    09/09/2020 17:56em17:56

    Texto salutar. Eu desisti. E quantas vezes! E isso também faz parte. Mas, com aqueles objetivos que a minha intuição mandava eu tentar outra vez, eu não me importei com opiniões alheias e com o provável constrangimento: tentei mais uma, duas e quantas vezes fossem necessárias. E o segredo realmente é esse: não desistir, mas não prescindir da análise honesta e criteriosa sobre vários quesitos, como por exemplo, “Isso vale realmente todo o meu esforço?”, ou, “Preciso disso?”, e com as conclusões feitas, avaliar a viabilidade e, valendo à pena, batalhar para conquistar. Uma lição: esteja atento sobre para quem você compartilha os seus planos, seus anseios e suas queixas. Isso pode ser perigoso ou benéfico, a depender de quem o ouve.

  46. Sandra

    09/09/2020 19:15em19:15

    Seus textos são maravilhoso!

  47. Erivaldo Silva

    09/09/2020 20:02em20:02

    Muito útil. As vezes a gente está à beira do abismo e chega uma mão amiga para nos salvar.
    O Gran Cursos e toda sua equipe tem sido essa mão amiga na vida de muitos como eu. Digo isso porque tem dia que bate uma tristeza, um desanimo, uma desilusão a ponte da gente achar que não dá, mas do nada chega uma mensagem dizendo que terá uma live do “Aragonê, Geilza, Borelli, Vandré, Wellinton, Gustavo, Roberta, Wollace, Erik, Luana, Felipe Leal entre outro que não mim recordo agora, são mestres maravilhosos e isso nos enche de força.
    Parabéns todas equipe GRAN.

  48. José Carlos de Azevedo

    09/09/2020 20:15em20:15

    Boa noite concurseiro(a). De fato os nossos erros e os do nosso próximo são pedagógicos. O personagem bíblico Salomão disse que o homem inteligente aprender com os seus erros, e o homem sábio aprende com os erros do próximo. Obrigado equipe Gran por essa orientação.

  49. Priscilla

    10/09/2020 06:50em06:50

    Obrigada pelo texto, o seu conteúdo é de grande valia para as nossas vidas, principalmente para a nossa realidade.

  50. Marie

    10/09/2020 12:00em12:00

    Muito útil. Tenho profunda admiração por você!

  51. Dário

    10/09/2020 13:17em13:17

    Excelente mensagem, pois ajuda muito na maneira de pensar. São essas palavras que nos dão força pra seguir em frente. Muito obrigado.

  52. Filipe Laureano Meira

    10/09/2020 22:18em22:18

    Sr Gabriel
    Palavras muito bem colocadas
    Muito agradecido
    Com certeza esta contribuiu em soma para meu desenvolvimento pessoal e profissional.
    Que Deus continui te abençoando
    Forte abraço

  53. Sandra

    10/09/2020 22:55em22:55

    O texto é excelente, útil e me fez refletir. Retomar os estudos e seguir em frente. Muito obrigada Gabriel!

  54. Joseane

    11/09/2020 17:27em17:27

    Muito confortante esse texto, nos faz para e pensar realmente um dia de cada vez ❤️

  55. Diego

    12/09/2020 11:29em11:29

    Excelente texto, faz agente pensar em tudo que fizemos até aqui! Principalmente sobre nossos erros e aprendizados, como se diz – “errando que se aprende”. Essa é meu primeiro curso que adquiro no no Gran Cursos Online, e deparamos com algo fora do comum que não vemos em muitos, gostei da forma que fizeram abordagem muito incentivador e extraordinário. Estão de parabéns e vamos começar com os estudos, porque o futuro só pertence a Deus.

  56. Antonio Lima Mendes Junior

    13/09/2020 06:55em06:55

    FOI UM BOM TEXTO, AJUDOU MUITO

  57. Michele

    13/09/2020 19:19em19:19

    Muito útil. Obrigada!!!!

  58. Eduardo

    16/09/2020 13:39em13:39

    Em 2013 fiz a prova do BACEN para técnico. Eu achei a prova muito fácil, mas saí destruído depois de errar grande parte do gabarito pelo excesso de confiança. Eu decorava umas 10 respostas e marcava no gabarito, mas chegando na metade da prova comecei marcando uma questão no gabarito que havia deixado em branco na prova (uma das 6 questões em branco de 120). Acho que fui arrogante em relação a essa prova e errei uma etapa fundamental e básica de qualquer prova.

  59. Mayra Amaral

    17/09/2020 22:09em22:09

    Foi muito útil, tenho me frustrado muito diante dos erros tentando fazer questões e provas, mas estou tentando trabalhar o emocional para perceber que durante o percurso erros são comuns e aceitáveis – desde que não sejam repetidos e que, como Granjeiro bem falou, sejam analisados friamente (justamente para que não sejam repetidos).

  60. Jeferson Mendes

    21/09/2020 00:17em00:17

    Muito bom!

  61. Luiz Heinzen de Liz

    21/09/2020 14:02em14:02

    Excelente testo, gostei muito.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer conquistar a sua aprovação em concursos públicos?
Prepare-se com quem mais entende do assunto!
Comece a estudar no Gran Cursos
Para o Topo