O ego é seu inimigo

É impossível aprender aquilo que consideramos já saber” – Epiteto (55-135), filósofo grego

Hoje falaremos sobre aquele que pode ser o nosso pior adversário: o ego. De antemão, esclareço que a inspiração para o título do artigo e para vários pontos a serem nele expostos foi o best-seller “O ego é seu inimigo”, de Ryan Holiday. Também deixo claro que nossa conversa não será sobre o ego no sentido freudiano do termo, descrito pelo psicanalista com a analogia de um homem (EGO) montado em um cavalo (ID), segurando as rédeas (superego). Tampouco será sobre o que a psicologia moderna denomina “egolatria”, referindo-se a alguém que é tão focado em si mesmo que despreza qualquer outra pessoa. Essas definições, embora precisas, não têm valor fora do ambiente clínico.

O ego ao qual me refiro tem a ver com a complexa desconexão da realidade. Manifesta-se pela arrogância e prepotência, de um lado, e com a incapacidade de lidar com a rejeição e com o erro, de outro. Essas formas de manifestação de um ego inflado são de tal vulto, que sabotam o indivíduo. É com o intuito de evitar isso que decidi ter esta conversa com você.

Como você sabe, muito do meu trabalho é voltado a motivar meus seguidores. Procuro ajudá-los a acreditar em seu potencial. Para os mais incautos, isso pode parecer um pouco confuso. “Como assim, Gabriel? Então, você vem criticar o tamanho do ego das pessoas, mas se dedica diariamente a explorar formas de estimular nelas a vaidade?” Nada disso, meu amigo. Não confunda ego com autoconfiança. São conceitos completamente diferentes! Como explica Holiday, “a confiança nos envolve, o ego nos manipula.” Tem potencial de levar à ruína as pessoas mais geniais, mandar pelos ares grandes fortunas, destruir empresas sólidas, transformar o esforço em vergonha.

Para manter o ego sob controle, Holiday sugere algumas armas. Detalharei cada uma a seguir.

  1. Torne-se um aprendiz.

Ryan Holiday traz, como exemplo, o sistema desenvolvido pelo campeão de artes marciais Frank Shamrock para treinar seus alunos. Shamrock costuma dizer que todo lutador deve ter alguém melhor com quem aprender, alguém inferior a quem ensinar e alguém no mesmo patamar com quem se comparar. Em outras palavras, ensina humildade para perceber que sempre haverá alguém “acima” de nós. Quando encontrarmos esse alguém, precisamos respeitá-lo dia após dia, mantendo a humildade de sempre. Ninguém consegue aprender se acredita que sabe tudo nem se desenvolve se estiver convencido de já ser o melhor. Veja o perigo de nutrir um ego como esse, meu amigo. Humildade e paciência não são para os fracos! Muito pelo contrário: são virtudes que nos fazem aceitar a posição de aprendizes e nos lembrarmos da importância de continuar estudando. Humildade é a chave para você, concurseiro, ser capaz de, com calma e no tempo certo, absorver todo o conteúdo para as provas e vencer todos os desafios que surgirem em seu caminho.

  1. Não seja apaixonado.

O ser humano até precisa de paixão para começar algo, mas é com propósito e senso de realidade que ele avança. Quem tem propósito não é imediatista e consegue não focar só em si mesmo. Passa, assim, a buscar algo útil lá fora. Propósito é, em resumo, utilidade, utilidade e… utilidade. Já o senso de realidade proporciona objetividade. Por onde começo? O que faço primeiro? E na sequência? Quais são os meus parâmetros de comparação? Todas essas são perguntas úteis a quem procura partir do concreto em busca de algo melhor. Aliando propósito e senso de realidade, a pessoa começa dando passos pequenos, avança pouco a pouco e, à medida que consolida o progresso, vai melhorando mais e mais, primeiro em escala aritmética e depois exponencial. No Gran, somos a prova de que paixão não é tudo: somos, sim, apaixonados pelo que fazemos, mas isso é só parte do que nos move. O senso de propósito e de realidade vêm completar a trinca necessária à persistência. Cuidado para não confundir os conceitos! Deixe a paixão pura e sem propósito para os ingênuos e amadores. Aja de forma racional e bem-pensada. Evite o excesso de fervor.

  1. Não fantasie com o próprio sucesso.

Paradoxalmente, quando alcançamos algum êxito, temos de redobrar os cuidados para não nos deixarmos levar pela euforia do momento e acreditar que tudo se desenrolou exatamente como planejado. Se acreditamos que uma conquista nossa diz muito sobre nós mesmos, corremos o risco de reduzir nossos esforços, entrando na famigerada zona de conforto. As consequências podem ser terríveis. Haverá o momento em que você terá certeza de que chegou ao auge, e acredite: será quando menos poderá relaxar. O ego estará à espreita para lhe pregar uma grande peça. Não caia nessa! Blinde-se procurando ouvir o feedback de alguém da sua confiança e fazendo uma rigorosa autocrítica. Esteja certo de que não acabou ainda. Você tem muito o que melhorar e avançar. Sucesso e liderança não se conquistam ouvindo historinhas nem acreditando apenas em talento ou em destino. São fruto de trabalho duro, criatividade e persistência. Abandone as narrativas, concentre-se nos padrões de desempenho. Comece com uma aposta pequena e aumente aos poucos as ambições. Que o foco seja o trabalho e todos os princípios nele envolvidos.

  1. Batalhe para ser capaz de enxergar – e domar – seu próprio ego.

Cuidado com a doença do EU. Se você acredita, ainda que lá nas profundezas da alma, ser melhor que os outros, sinto dizer: isso é orgulho e pode levá-lo à ruína. Junto ao orgulho, vem o medo de falhar e, com este, a inércia ou, pior, a paralisia. Conheço um pai de família que passou um tempo procurando emprego e, quando recebeu uma proposta, recusou por causa do salário, que avaliou ser inferior ao que merecia. Ocorre que, sem qualificação formal nem experiência, essa percepção era exclusiva dele, não do mercado. O resultado é que ele continua desempregado até hoje. O tamanho do ego o prejudicou. Já vi ocorrer algo semelhante com concurseiros. Há candidatos que não querem “se submeter” a alguns concursos por se acharem bons demais para o cargo. Perdem excelentes oportunidades de, no mínimo, ganhar fôlego para a próxima batalha. Outros são tão cheios de si que o medo inconsciente de falhar os faz inventar mil desculpas para não tentar. O fato é que, se você não desenvolver um pouco de humildade nem aprender a lidar com a rejeição, talvez nunca alcance grandes feitos.

Amigo leitor, como já conversamos em outras oportunidades, cada grande jornada começa com um sonho, uma aspiração. No entanto, muitos de nós nunca chegarão ao destino planejado, e o culpado muitas vezes será o tamanho do nosso ego. Para evitar que ele nos devore, nada como humildade, generosidade e resiliência. A prevenção é se manter conectado à realidade, por mais dura que ela seja. É praticar o autocontrole, afastar-se dos bajuladores e jamais ceder à soberba. É treinar constantemente o intelecto, procurando manter a mente sã. É, acima de tudo, ser leal a si mesmo, suspeitando de qualquer tipo de elogio precoce e desarrazoado.

Veja bem, não estou propondo que você reprima cada grama de ego que identifique dentro de si, até porque isso seria impossível. Ninguém é totalmente desapegado dos próprios valores e sentimentos. Tudo que pretendo é que você se enxergue do tamanho que é de fato, não no sentido de se desvalorizar, mas de ser realista e sem tanto medo da rejeição e dos equívocos que está sujeito a cometer. “O inimigo se esconderá no último lugar em que você o procurará (dentro de você mesmo)”. A frase de Júlio César traduz bem o que estou dizendo.

O técnico de futebol Tony Adams assim expressa o seu pensamento sobre o ego: “Jogue pelo nome na frente da camisa, e as pessoas irão se lembrar do nome que está nas costas”. Faça seu trabalho, e bem. Guie-se por um propósito e firmemente amparado na realidade dos fatos. Empenhe-se como se saísse para correr quando o mau tempo fez todo mundo ficar em casa. Ignore os aplausos, sejam dirigidos a terceiros, sejam dirigidos a você. Não se deixe envolver pela vaidade. E, então, relaxe e permita Deus agir usando você como instrumento. Isso é tudo.

Para concluir, um velho ditado celta: “Veja muito, estude muito, sofra muito, eis o caminho para a sabedoria”. Use o ego em prol da sapiência, não da ignorância.

Entendido?

“Só pode arruinar sua vida se arruinar seu caráter” – Marco Aurélio (121-180), imperador romano

Se você chegou até aqui, gostaria de lhe pedir um favor: comente abaixo dizendo o que achou do texto. Foi útil? Não foi? Ajudou? Não ajudou? Seu feedback é muito importante!

Fonte:

HOLIDAY, Ryan. O ego é seu inimigo: como dominar seu pior adversário. Tradução de Andrea Gottlieb. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora Intrínseca, 2017.

PS: Siga-me (moderadamente, é claro) em minha página no Facebook e em meu perfil no Instagram. Lá, postarei pequenos textos de conteúdo motivacional. Serão dicas bem objetivas, mas, ainda assim, capazes de ajudá-lo em sua jornada rumo ao serviço público.

Mais artigos para ajudar em sua preparação:

 

Gabriel Granjeiro – Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online. Vive e respira concursos há mais de 10 anos. Formado em Administração e Marketing pela New York University, Leonardo N. Stern School of Business. Fascinado pelo empreendedorismo e pelo ensino a distância.

Quer conquistar a sua aprovação em concursos públicos?
Prepare-se com quem mais entende do assunto!
Comece a estudar no Gran Cursos

Notícias Relacionadas

Gabriel Granjeiro
Gabriel Granjeiro
Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online
100 Comentários

100 Comentários

  1. Joaquim Dias do Nascimento Junior

    31/08/2020 19:37em19:37

    O texto é muito bem colocado, nunca vi o ego por este ângulo e também desconhecia alguns conceitos. Parabéns.

    • thalys wellington lima araujo

      01/09/2020 08:41em08:41

      Incrível é a Palavra certa para denominar a maneira como Gabriel escreve e mexe com os nossos corações e pensamentos .

      • Nilza Pereira Moreira

        06/09/2020 17:44em17:44

        Sim, o texto de grande valor.
        Precisamos deste estímulo.
        Muito obrigada

      • Cirlene

        06/09/2020 22:35em22:35

        Foi muito útil esse texto!

      • Danilo

        07/09/2020 11:30em11:30

        Queria te agradecer Por tudo o que aprendi com vocês, não apenas sobre a matérias, mas também sobre a vida e como ser uma pessoa melhor, eu agradeço!
        Vocês são um exemplo de pessoas e professores, uma inspiração que sempre soube motivar a turma para aprender e despertar curiosidade.
        Estou na formação do Bacharel em Direito, as aulas no YouTube e as postilas estão ajudando muito!!
        Que Deus te abençoe sempre 🙏

    • POLIANA

      04/09/2020 14:08em14:08

      foi muito util.obrigada

    • Elisete Santos

      05/09/2020 06:43em06:43

      Interessante

  2. Henrique José Boeing

    31/08/2020 19:38em19:38

    Nossa, estou impressionado com a realidade que me deparei! Muito obrigado pelo texto/conselho Gabriel!

  3. Ricardo

    31/08/2020 20:02em20:02

    Muito bom, se o ego for maior que sua humildade, seguirá o caminho da vida em uma repleta solidão.

    • Priscila

      31/08/2020 23:12em23:12

      Muito bom

  4. cristiane ramos

    31/08/2020 20:12em20:12

    Uauuuu… ensinamento de mestre.
    Vigiar para estar sempre aplicando para todos os aspectos para vida!

    Muito Bom ter esses textos para aprendizagem de vida!

    Gran é super top!!!

  5. ELISA ALVES DA SILVA

    31/08/2020 20:15em20:15

    Excelente! Muito bom mesmo.
    Trabalhando duro e os pés no chão, humildade sempre. Parabéns pelo texto!

  6. Ariane Maximiano

    31/08/2020 20:33em20:33

    Excelente TEXTO!!!

  7. Dalinajara de Jesus

    31/08/2020 20:54em20:54

    Excelente texto ,Gloria a Deus …

  8. Allan Victor

    31/08/2020 20:59em20:59

    ajudou e muito.

  9. MARA FREITAS

    31/08/2020 21:03em21:03

    Eu considero essas abordagens muito interessantes, a medida que elas nos desafiam a nos tornar Jesus Cristo. Mas note que nem mesmo a igreja está conseguindo que os religiosos calcem as sandálias franciscanas. A questão do ego é um tema presente em sociedades capitalistas. Em sociedades indígenas, por exemplo, onde os valores são outros e não há uma necessidade de ninguém ter, não existem tais questões a serem refletidas. A ausência do ego pressupõe pureza e crença de que todo ser humano é bom, confiável e que podemos trocar informações de forma cooperada, num contexto de uma aldeia global. No tudo o mais, considero que se trata de uma abordagem para compactar o espírito humano numa caixa padronizada. Vivemos numa sociedade capitalista, onde o ter se sobrepõe ao ser. Seria legal discorrer não sobre o ego, mas sobre as artes de silenciar, de engolir sapos e de se comportar como o burro e o sacos de pancadas do grupo. São essas as habilidades as necessárias para transmitir a desejada ideia de humildade.

  10. Jose luiz

    31/08/2020 21:09em21:09

    Totalmente inpirador e profundanente sabio esses ensinamentos;quem trilhar esse caminho vai se sair muito bem e será vencedor…

  11. Marta

    31/08/2020 21:10em21:10

    Gostei muito do texto. Acredito num caminho de planejamento e busca dos mesmos, dia após dia. Mesmo que alguns dias sejam duros. E eh importante sempre buscar a realidade. Há momentos que as circunstâncias nos tornam megalomânicos.

  12. Cláudio da Silva Gomes

    31/08/2020 21:13em21:13

    Foi útil

  13. deniz

    31/08/2020 21:22em21:22

    Excelente reflexão!

    • Flávio de Souza Amaral

      02/09/2020 12:38em12:38

      Bom dia! Tudo que li falou muito ao meu coração. A soberba pré cede a ruína,somos todos inteligentes,mas devemos pedir sabedoria a Deus, pra usar nossa inteligência para o bem.

  14. Bárbara

    31/08/2020 21:32em21:32

    Importante parar para ler textos nesse estilo, pois nos faz “descer do salto” e perceber o quanto a ajuda do proximo nos é útil.

  15. PAULA CRISTINA DE SOUZA

    31/08/2020 21:39em21:39

    Gostei bastante do texto, reflete bem que devemos nos policiar, afinal somos humanos cheios de defeitos. Há sempre alguém melhor que nós, tenho para mim JESUS CRISTO, como exemplo.

  16. Dayane B Martins

    31/08/2020 21:48em21:48

    Hoje tive alguns pensamentos que me levaram a questionar algumas coisas, na verdade sem conclusão concreta. E justamente no texto de hoje uma luz reacendeu. Obrigada por nos fazer enxergar coisas necessárias nesse momento.

  17. Luciana Jesus

    31/08/2020 21:49em21:49

    O texto é de suma importância para mim. Útil e ajudou sim.

  18. Michele

    31/08/2020 21:51em21:51

    Sábias palavras,seus textos são inspiradores. Obrigada, Gabriel!

    • Renata Araújo França Costa

      01/09/2020 05:15em05:15

      Simplesmente, Deus falou comigo! Muito grata!

      • Sulamita Morais

        01/09/2020 09:22em09:22

        Excelente texto! Ótima reflexão! Parabéns!!!

  19. Ana Trindade de Brito

    31/08/2020 21:58em21:58

    motivador e inspirador. Obrigada

  20. Renato Rabelo

    31/08/2020 22:14em22:14

    Muito bom Gabriel! Excelente texto!

  21. Jaglete

    31/08/2020 22:25em22:25

    Excelente texto!Humildade nos enriquece, ser instrumento de Deus nos fortalece.

  22. Diego Costa De Aquino

    31/08/2020 22:28em22:28

    Obrigado pelo texto de hoje Gabriel.É sempre bom ter uma leitura reflexiva depois de um longo dia de trabalhoe e estudo. Tudo de bom para vocÊ!

  23. Thaís Porto

    31/08/2020 22:33em22:33

    Como sempre só textos maravilhosos . parabéns.muito enriquecedor.gratidão.

  24. Thaís Porto

    31/08/2020 22:34em22:34

    Como sempre só textos maravilhosos . parabéns.muito enriquecedor.gratidão.excelente publicação.ensinamemtos pra toda uma vida.

  25. carla

    31/08/2020 22:37em22:37

    excelente texto, motivador, direcionado e muito esclarecedor.

  26. Sueny Rodrigues

    31/08/2020 22:51em22:51

    Excelente texto!!

  27. Gustavo Barreto

    31/08/2020 22:58em22:58

    Excelente inspiração!!!

  28. Ângelo Fernandes

    31/08/2020 23:41em23:41

    Boa noite Gabriel, Deus abençoe… isso ajuda muito !!!!
    Att.

    • Melissa Cavalcante Bastos

      01/09/2020 00:15em00:15

      Excelente texto.

  29. Melissa Cavalcante Bastos

    01/09/2020 00:05em00:05

    Boa noite, bastante reflexivo e realista. Sabedoria e humildade caminham juntos. Somos eternos aprendizes e aprendemos com nossos próprios erros. Sigamos o exemplo de Jesus, que abriu mão de sua glória e se esvaziou de qualquer vaidade. De grande valia o conselho não só para concurso mas em todas as áreas da vida. Orgulho e vaidade só impedem o crescimento como pessoa. Muito bom.

  30. Letícia Lenz

    01/09/2020 00:13em00:13

    Nós somos um pequeno grão de areia em meio a um oceano.

  31. Wilker

    01/09/2020 00:33em00:33

    Cara,muito bom.fui paralisado justamente pelo ego,de achar que ter uma aprovação seria o fim da carreira, quando na verdade apenas começou… obrigado por compartilhar!

  32. Ricardo Nicaretta

    01/09/2020 00:34em00:34

    Ótima reflexão.

  33. Raquel Priscila da Silveira

    01/09/2020 01:10em01:10

    Muitas partes desse texto serviram para mim que já deixei de prestar concursos de prefeituras por somente querer os concursos nacionais , mas hoje nem concursada sou ainda . Obrigada Gabriel e Gran Cursos!

  34. Murilo

    01/09/2020 01:59em01:59

    Excelente reflexão! Lembrei do professor Aragonê dizendo: “Não vá com soberba para a prova, eu já fui e me ferrei…”, algo assim!

  35. Thiago Braga Câmara

    01/09/2020 03:09em03:09

    Gratidão 🙏

  36. Tatiane Gomes

    01/09/2020 04:28em04:28

    Bom dia!Obrigada, lindo texto de reflexão, sou assim invento mil desculpas para não ter q encarar as provas e por conta disto já estou a anos nesta caminhada, agora madura evitando as cobranças mais maldosas, as minhas, infelizmente FUI carrasca. Minha fé está na Rocha Eterna. Quando Cristo foi ressuscitar Lázaro ele pediu para que rolasse a pedra e fez o milagre em seguida….eu estou rolando a pedra todos os dias um pouquinho é muito pesada, mas sei que o Senhor está comigo pronto para dar-mim a benção quando for a hora.

  37. Vilmar Nunes Vieira

    01/09/2020 04:35em04:35

    Bom dia, Gabriel!
    Excelente artigo como sempre…profundo e oportuno, pois me enxergo em cada linha, ora na arrogância e prepotência, noutras na humildade, por mais paradoxal que isso possa parecer, mas acredito que estou melhorando e sendo mais realista, sem perder a autoconfiança e a capacidade de sonhar.
    A cada dia vejo o esforço como fator tão importante quanto à inteligência, e nessa linha estou ajustando os meus horários e rotinas, especialmente dormindo mais cedo e acordando cedo também, seguindo o conselho de alguém muito experiente e vencedor, para que eu estudasse um pouco pela manhã, quando ainda não estou “com a cabeça mais descansada”.
    Bom, era isso, são quatro horas da manhã, ótimo horário para estudar.

    Forte Abraço

    Sucesso!

  38. Rozane Aparecida Scher

    01/09/2020 06:41em06:41

    Gratidão!!! excelente texto, obrigada.

  39. Luane Melato

    01/09/2020 07:04em07:04

    Um dos melhores textos pra mim! Valeu a pena a leitura!

  40. Núcia Rodrigues

    01/09/2020 08:19em08:19

    Excelente texto, resumindo, “A soberba precede a queda”. Portanto, humildade e paciência são indispensáveis na jornada de um concurseiro, qualidades as quais adquirimos com o tempo..

  41. Mayagnes

    01/09/2020 08:56em08:56

    Ótima reflexão! Obrigada

  42. Lucas

    01/09/2020 09:13em09:13

    Este texto parece que foi feito pensando em mim. Suas palavras tocaram meu coração. Obrigado Gabriel por dedicar seu tempo para escrever este artigo inspirador.

  43. ivone

    01/09/2020 09:33em09:33

    Texto muito bom. Tem uma tríade do ensinamento: sabedoria, humildade e recomeço.

  44. Rayanne

    01/09/2020 10:34em10:34

    O título já me chamou a atenção. Gostei muito do texto. De fato, muitas vezes o nosso inimigo somos nós mesmo e é preciso sempre calçar a sandália da humildade para enxergar essa realidade e corrigir a si próprio.

  45. Diego

    01/09/2020 12:10em12:10

    Parabéns, professor Gabriel granjeiro, por mais um artigo em que nós vamos às lágrimas, falando sobre o ego, realmente, nos ajuda a refletir mais sobre nossas atitudes, decisões rotineiras do nosso dia a dia que, muitas vezes, perdemos oportunidades boas na vida, por causa de nosso ego, de achar que vai aparecer outra oportunidade melhor, quando na verdade a gente está deixando de subir degrau por degrau na estrada da vida, como a aquela do pai de família. Os artigos que o senhor escreve servem não só para concurso, embora eu seja concurseiro, mas para todas as áreas de nossa vida. Conheci seus artigos no site da Folha Dirigida e a partir daí comecei a lê-los aqui. Obrigado.

  46. Augusto Vilaça

    01/09/2020 17:59em17:59

    Ajudou muito a compreender certas armadilhas da vida…

  47. Carlos Henrique

    01/09/2020 18:47em18:47

    Muito bom… Me prendeu ate a última linha

  48. Fabiane

    01/09/2020 19:09em19:09

    Amei o texto. Estava precisando ler isto. Inspirador.

  49. Carmem Lúcia Galvan

    01/09/2020 19:29em19:29

    Adorei! Obrigada.

  50. Lilian

    01/09/2020 20:35em20:35

    Como sempre…mais uma injeção de ânimo e choque dd realidade, maravilhoso artigo Gabriel obg.

  51. Viviane

    01/09/2020 20:53em20:53

    Aprendendo sempre com vc! Muito bom!

  52. Roberta Bastos

    01/09/2020 21:21em21:21

    obrigada pela reflexão. Vcs são nota 1000!

  53. Estela de Faria Silva

    01/09/2020 22:01em22:01

    Saber conhecer as próprias limitações é um ato de autocuidado e cautela. Receber elogios é sempre bom, mas as vezes o excesso pode nos impedir de enxergar a realidade. Nenhuma pessoa esgota todo o conhecimento. Estamos sempre aprendendo. Saber escutar e aproveitar a melhor parte é uma habilidade que deve ser lapidada diariamente. Excelente texto!

  54. Victor Hugo

    02/09/2020 00:09em00:09

    Obrigado,mais uma vez ,tema profundo,reflexivo ,parabéns.

  55. Cristiano

    02/09/2020 02:08em02:08

    Excelente!

  56. zilda de s.vasques borges

    02/09/2020 07:30em07:30

    Otimo…excelente texto,bem motivador.

  57. DENISE

    02/09/2020 11:13em11:13

    Excelente texto! Para refletir e por em pratica! Obrigada!

  58. Johann Sebastian Veloso Oliveira de Souza

    02/09/2020 12:34em12:34

    Ótimas reflexões!

  59. talisson francelino

    02/09/2020 14:12em14:12

    material excelente! refleti bastante. tenho uma frase que uso como estímulo para minha vida: ” seja grato sempre, mas não satisfeito ” .

  60. Edivaldo Alves de Oliveira

    03/09/2020 09:48em09:48

    Excelente reflexão, foi e será muito útil para o meu aprendizado.

    Parabéns mais uma vez a todos do Gran e em Especial ao presidente e vice presidente.

    Sou grato pela oportunidade de aprender algo que será necessário para minha vida: profissional e pessoal.

    Deus com a sua infinita misericórdia continue abençoando todos integrantes do Grancurso on-line.

  61. Luis Carlos Sampaio

    03/09/2020 10:34em10:34

    Um ótimo texto, sinto mais ânimo ao lê-lo. Me identifiquei também nele. Acho que sempre precisamos procurar por algo que nos traga força, realidade e otimismo.

  62. LUANA ARAÚJO TEIXEIRA

    03/09/2020 11:49em11:49

    O texto vem de encontro com questões que estou passando e me ajuda ainda mais a me conhecer está sendo incrível esta viajem.

  63. Camilla

    03/09/2020 13:21em13:21

    Excelente texto ♥ muito reflexivo!

    “Ego (…).vPara evitar que ele nos devore, nada como humildade, generosidade e resiliência. A prevenção é se manter conectado à realidade, por mais dura que ela seja. É praticar o autocontrole, afastar-se dos bajuladores e jamais ceder à soberba. É treinar constantemente o intelecto, procurando manter a mente sã. É, acima de tudo, ser leal a si mesmo, suspeitando de qualquer tipo de elogio precoce e desarrazoado.”

  64. AMANDA LOPES LIMA

    03/09/2020 13:49em13:49

    UAU… EXCELENTE TEMA, PARA SER ABORDADO!
    E PRATICADO POR TODOS NÓS.
    VAMOS TRABALHAR E VIGIAR SEMPRE, PARA NÃO SERMOS CONSUMIDOS POR ESSES SENTIMENTOS…
    “Só pode arruinar sua vida se arruinar seu caráter” – Marco Aurélio (121-180), imperador romano

    TOP TOP, OBRIGADA GABRIEL!

  65. Luiz Roberto Miranda

    03/09/2020 15:09em15:09

    Perfeito !! Temos de estar sempre atentos ao que pode nos derrubar nos concursos e na vida. Parabéns e obrigado pelas palavras Presidente !! #EuSouGran

  66. Pedro

    04/09/2020 10:30em10:30

    Muito bom!!!

  67. Marcelo

    04/09/2020 12:29em12:29

    Bom Dia Gabriel, é o primeiro texto seu que leio, parabéns pela explanação. Tenho estudado através de Mentoria Especializada, a expansão da mente, tenho praticado Yoga e Meditação e paralelamente tenho estudado Pelo GRAN que é TOP. O que eu acredito é o que vc acrescentou no teu texto. Fico feliz em saber que vc tem esse desenvolvimento a cerca da vida no Agora. Um abraço

  68. Jhener Batista

    04/09/2020 17:14em17:14

    Muito bom, me ajudou, obrigado!

  69. Larissa

    04/09/2020 19:34em19:34

    EXCELENTE!
    Parabéns, Gabriel.

  70. Janete

    04/09/2020 22:14em22:14

    Excelente texto!

  71. Thamires Pinheiro

    05/09/2020 10:49em10:49

    ótimo texto!
    busquemos sempre a humildade!
    Parabéns Gabriel!

  72. Rosane Reis

    05/09/2020 21:11em21:11

    Mais um texto simplesmente maravilhoso e inspirador! Gratidão por sua vida, Gabriel e equipe Gran.

  73. Nadijanio Matos

    05/09/2020 21:44em21:44

    Como sempre, mais um teto excelente

  74. Raimundo Ferreira

    06/09/2020 11:23em11:23

    ótimo texto. O ego tem realmente um grande poder. Lembro-me do livro “O maior vendedor do mundo”
    gosto muito dos texto, muito útil e cativante.
    Obrigado por sempre disponibilizar excelente reflexão.

  75. Mylenna Roman

    06/09/2020 14:24em14:24

    Texto inspirador, simples e desafiador! Gratidão equipe.

  76. Marli

    06/09/2020 16:21em16:21

    Encanta me tamanha sabedoria! Parabéns! Sempre muito útil. Abraço.

  77. Roniel Coelho

    07/09/2020 03:18em03:18

    Muito Bom!

  78. Andrea Marfan

    07/09/2020 14:31em14:31

    Ótima reflexão em um momento extremamente oportuno! Precisava muito ler algo dessa natureza. Muito obrigada! 🙂

  79. Adelaine

    07/09/2020 15:30em15:30

    Excelente reflexão. Reforça o que há de bom nos bons e afasta aqueles que possuem um ego inflado, pois explodirá antes de concluir a leitura.

  80. Adelaine

    07/09/2020 15:39em15:39

    De fato a humildade precede a honra.

  81. Eldrian

    07/09/2020 23:35em23:35

    Abordagem muito útil e um alerta para todos.

  82. Marina Avelar

    08/09/2020 09:03em09:03

    Muito útil!

  83. Kelly

    08/09/2020 10:44em10:44

    Todos os artigos do Gabriel são incríveis. Mas este foi de inestimável valor! Obrigada, obrigada, obrigada…. lerei mil vezes até absorver e internalizar a quantidade de ensinamentos e valores que este artigo agregou.

  84. Luciano Lino

    08/09/2020 17:07em17:07

    Excelente texto, ajudou muito.Obrigado

  85. Fernanda

    11/09/2020 09:21em09:21

    Excelente texto. “Manter os pés no chão” sem nos deixar levar pelo ego nos ajuda e muito! Já me deixei levar pelo ego e me dei muito mal. Poderia estar bem melhor hoje.

  86. Lídia

    11/09/2020 11:31em11:31

    Maravilindo texto! Obrigada pela oportunidade de poder aprender mais.

  87. Carla Souza Oliveira

    20/09/2020 09:44em09:44

    Excelente texto, obrigada gabriel por compartilhar conosco!

  88. Cleide Albuquerque

    22/09/2020 16:58em16:58

    Gratidão

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer conquistar a sua aprovação em concursos públicos?
Prepare-se com quem mais entende do assunto!
Comece a estudar no Gran Cursos
Para o Topo