O poder das palavras

Quando tinha 18 anos, o poeta e romancista alemão Johann Wolfgang von Goethe (1749-1832) foi convidado a passar um período com a família da Corte de Weimar. Não demorou muito, o duque Karl August lhe ofereceu o cargo de conselheiro pessoal. Passados mais alguns poucos meses, Goethe concluiu que a vida ali era insuportável. As atividades dos cortesãos resumiam-se a infindáveis rodas de fofoca e intriga. Ninguém se mostrava muito interessado em suas opiniões, ideias, propostas de reformas; em discussões proveitosas, enfim.

Realista que era, percebeu que seria inútil reclamar do que jamais estaria ao seu alcance mudar. Sabia também que não tinha como simplesmente desistir de tudo e dar o fora. Concebeu, então, um modo de agir com aquela gente, transformando a necessidade em virtude: deixaria que os interlocutores tagarelassem sobre este ou aquele assunto e ostentaria expressão de interesse. Mas falaria pouco, raramente opinando sobre qualquer assunto. Enquanto isso, apenas observaria as pessoas, imaginando-as como atores num palco. Segredos, pequenos dramas e ideias fúteis seriam revelados a ele, que se limitaria a sorrir. Guardou a língua. Espichou os ouvidos. Registrou tudo na mente.

Essa experiência, de tolerar e observar os tolos, rendeu-lhe material valioso para criar personagens, diálogos e roteiros de peças e romances que escreveria no futuro. Foi assim que Goethe converteu sua frustração social no mais produtivo e agradável dos jogos. Fez o que nos ensina Provérbios 13:3: “A pessoa que consegue guardar sua boca preserva a própria vida, todavia quem fala sem refletir acaba se arruinando”.

Como existe tempo certo para todas as coisas, sabedoria é conseguir identificar o de falar e o de calar. Nem sempre é fácil, mas um bom começo é ouvir mais. A natureza humana tem um quê de individualista e egocêntrica. Se não refletirmos bem, caímos na armadilha de não prestar atenção no outro, mais preocupados que somos com o que nós temos a dizer. Por isso meu conselho é: ouça seu interlocutor não apenas com os ouvidos, mas com todo o corpo. Muita gente ainda não se desenvolveu nessa arte, infelizmente. O erro é escutar praticamente só os gritos da própria mente. É divagar enquanto o amigo, parceiro, pai, irmão fala a sua frente. Nenhum relacionamento pode florescer por esse caminho e talvez seja essa a razão de tantos conflitos que testemunhamos hoje em dia.

“Falar é fácil”, como já notou a sabedoria popular. Tanto é fácil, que muitos de nós se sentem encorajados a proferir palavras impensadas, sem avaliar os potenciais efeitos de uma frase mal colocada. Quem não se intimida em blasfemar, contar pequenas e grandes mentiras ou fazer críticas nada construtivas nem sequer percebe que esse modo de agir reflete o amargor que carrega no coração. Nada de bom pode resultar disso. O veneno que permitimos passar por nossos lábios pode penetrar a pele e fazer mal para nós mesmos. Sofre o corpo, sofrem as pessoas queridas, tudo porque a língua espalhou palavras ácidas que têm grande potencial de retornar contra quem as veiculou.

Então, cuidado com o que diz. Vida e morte, felicidade e tristeza, generosidade e inveja coexistem na língua, que pode servir de instrumento para o bem ou para o mal. Atenção para o que você fala, com os outros e consigo mesmo, avaliando se os dizeres serão água cristalina ou líquido turvo e viscoso. Preserve sua garganta para o elogio sincero, a crítica construtiva, o incentivo, a orientação para ajudar quem está perdido. Lembre-se: o que beneficia terceiros retorna em bênção para a sua vida.

Ah, como é bom quando estamos tristes, amargurados, machucados pela vida, feridos na alma, revoltados, sem forças, e súbito alguém vem até nós, espalhando, com suas palavras, ternura, sabedoria, paz, luz. Como nossa energia se renova quando ouvimos algo que vem para nos colocar de pé e no caminho certo rumo à felicidade, à realização dos nossos sonhos. A língua indiscutivelmente, tem poder. Proferindo as palavras certas, pode nos acalmar, nos encorajar, nos renovar, nos impulsionar.

A depender do teor de nossas falas e até mesmo do tom que adotamos, atraímos coisas boas ou coisas ruins. Pense naquele seu conhecido de personalidade ríspida, que costuma ser grosseiro com as pessoas, às vezes “franco” demais… Agora avalie se ele reúne mais amigos ou inimigos a sua volta, se parece afortunado ou infeliz. O que dizemos e a forma como o fazemos pode marcar o início ou o fim de algo importante. Quem é cuidadoso no que deixa a língua pronunciar faz aliados, desenvolve bons projetos, incentiva a si mesmo e aos outros, melhora de vida.

Foi pensando em tudo isso que fiz escolhas conscientes como empreendedor. Decidi, por exemplo, que meu conteúdo, neste blog e nas redes sociais, seria focado, prioritariamente, em apoiar meus leitores e seguidores, em ajudá-los a enfrentar as dificuldades diárias de quem tem um grande objetivo como é o de ser aprovado em concurso público. Por aqui, as palavras são selecionadas uma a uma, e você sempre encontrará alguma boa nova (de desgraça o noticiário já está cheio!) e incentivo.

E não pense que tomei essa decisão exclusivamente por ser “bonzinho”. Na verdade, estou sendo apenas coerente com minhas crenças mais profundas. É sério, amigo leitor, eu sei que propagar o bem favorece também a mim mesmo. Sinto o coração mais leve quando falo de coisas boas, assim como ele pesa quando ouve algo ruim. Acho que estou no caminho certo, como indica o feedback positivo que costumo receber aqui e no canal Imparável. Lá, em particular, não é raro ler comentários sobre como eu simplesmente escuto, quieto, meus convidados – o que, aliás, é o mínimo que um entrevistador deve fazer. Talvez eu não seja o mais articulado showman nem o melhor dos oradores (tenho muito a evoluir), mas sei ouvir, e parece que as pessoas reconhecem isso. Fico muito feliz e honrado com esse tipo de retorno.

O curioso é que disseminar boas notícias tem se revelado mais difícil do que eu pensava. Desgraças, infelizmente, são o que dá “ibope”. Polêmicas maldosas atraem interesse maior nos círculos de bate-papo. Ataques gratuitos tendem a ser de poder viral superior. Mesmo assim, não vou ceder. E espero que você também não. Mantenha os pensamentos puros, seja menos individualista, sem deixar sua língua cuspir palavras nocivas. Ao contrário, escolha cada uma a dedo, dando preferência às que refletem vida. Seja fonte do bem para os outros como a si próprio. Você só terá a ganhar, em corpo e em espírito.

“A morte e a vida estão no poder da língua: o que bem a utiliza come do seu fruto.” (PV 18:21)

Se você chegou até aqui, gostaria de lhe pedir um favor: comente abaixo dizendo o que achou do texto. Foi útil? Não foi? Ajudou? Não ajudou? Seu feedback é muito importante!

PS: Siga-me (moderadamente, é claro) em meu perfil no Instagram. Lá, postarei pequenos textos de conteúdo motivacional. Serão dicas bem objetivas, mas, ainda assim, capazes de ajudá-lo em sua jornada rumo ao serviço público.

Mais artigos para ajudar em sua preparação:

 

Gabriel Granjeiro – Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online. Vive e respira concursos há mais de 10 anos. Formado em Administração e Marketing pela New York University, Leonardo N. Stern School of Business. Fascinado pelo empreendedorismo e pelo ensino a distância.

Quer conquistar a sua aprovação em concursos públicos?
Prepare-se com quem mais entende do assunto!
Comece a estudar no Gran Cursos
Gabriel Granjeiro
Gabriel Granjeiro
Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online
103 Comentários

103 Comentários

  1. Raimunda do Socorro Soeiro dos Santos

    12/10/2020 18:26em18:26

    Sim foi útil. São palacras qye serven de reflexão.

    • MARIANNY DE PAULA SILVA

      12/10/2020 18:52em18:52

      REFLEXÃO EXCELENTE!! ADOREI

      • Rivelino Barros

        12/10/2020 21:51em21:51

        Foi ótimo

        • ALINE OLIVEIRA NEVES

          13/10/2020 03:54em03:54

          Excelente texto. Me edificou muito. Vc é usado por Deus para abencoar pessoas na terra. Louvo a Deus por sua vida.

          • Luana

            13/10/2020 13:09em13:09

            Foi um texto enriquecedor em um momento muito oportuno, onde me sinto desmotivada e procrastinadora, perdendo tempo com bobagens. Obrigada!

          • Rosa Santos

            14/10/2020 17:32em17:32

            Palavras que acalmam o coração sempre é bom de se ler e de se ouvir. Parabéns.

          • Luiza de Marillac

            15/10/2020 15:26em15:26

            Excelente a reflexão. Ouvir é necessário para proferir com consciência.As vezes estamos preocupados demais em falar sem nos ouvir. Um pouco de ego, uma pitada de competição e culmina-se com a tal da velha vaidade. Que saibamos ouvir para falar com prudência, com sabedoria. Obrigada Gabriel vou ler de verdade seus artigos. E principalmente por em prática que é o mais importante. Continue sua missão você está transformando vidas!

        • Nadja Cristina Germoliato

          13/10/2020 08:53em08:53

          Excelente texto, Gabriel!
          Parabéns! Muito obrigada, por compartilhar conosco sempre os pensamentos desse ser humano maravilhoso que és.

          • Romário da Silva Lemos

            13/10/2020 16:11em16:11

            Gabriel obrigada pelo pessoa que vc e , nós ajuda muito e mim ajuda muito tbm estou firmando minhas raízes e seus livros e sua trajetória traz mais motivação , obrigado por tudo e pra cima aos estudos somos imparáveis

          • G

            13/10/2020 16:58em16:58

            Obrigado, Gabriel, pelas boas e ricas palavras!!!

        • Edilene

          13/10/2020 18:11em18:11

          Vim pela curiosidade,pensei que você iria falar sobre um livro que estou lendo pela segunda vez, ‘o poder de suas palavras’, kkkkk. amei o conteúdo!! Realmente as palavras têm poder para curar ou matar,para abençoar ou amaldiçoar. Me fez perceber que ainda existem pessoas que apesar do sucesso têm compromisso e humildade para com aqueles que ainda estão percorrendo o caminho. Deus o abençoe e conserve seu caráter.

      • Vanessa da Silva Henrique

        13/10/2020 07:50em07:50

        Excelente reflexão!👏👏👏

      • Brena Maia

        13/10/2020 10:32em10:32

        Foi muito útil, palavras brandas acalmam um coração. Esse texto é um encorajador despertar pra uma escolha de evolução pessoal. Obrigada, Gabriel!

        • Cristiane Rosa de Miranda

          18/10/2020 09:54em09:54

          Bom dia! Seus textos são sempre útil na minha vida. Muito obrigada pelo apoio que nos dá nesse momento tão frustrante que e estudar para concurso.

    • Jessé

      12/10/2020 23:33em23:33

      Nossa muito forte
      Gostei bastante 🙌🏽👏🏽👏🏽

    • Nilva Neide

      13/10/2020 07:09em07:09

      MARAVILHOSO….texto perfeito,nos faz refletir e lembrar o q falar …
      É um ensinamento,ja venho praticando,escutar mais e falar o essencial…grata.

      • Egysdra

        13/10/2020 08:12em08:12

        Ótima reflexão. Muitas vezes eu não meço minhas palavras e logo vem o arrependimento, mas com a graça de Deus tenho mudado gradativamente e seguindo os conselhos de Tiago: “Se tardio pra falar e pronto pra ouvir.”

        • Keila

          13/10/2020 12:32em12:32

          Nossa essa mensagem veio em um tempo oportuno, pois no momento oque preciso é sabedoria ,para justamente lhe dar com pessoas que hoje querem se sobressai como bom, mas pra ele mostrar que é bom quer baixar o trabalho digno de outras pessoas. Palavras sábias as suas .Deus abençoe sempre com sabedoria.

    • Jaciara Ribeiro Gomes

      13/10/2020 08:10em08:10

      Muito bom o texto, bom pra começar o dia e refletir sobre minhas atitudes. Obrigada!

    • Rosana

      13/10/2020 13:47em13:47

      Eu adorei o texto.
      Saber ouvir. Ouvir mais e falar menos..
      eu ja ouvir muito isso também em palestras de diversos centros espiritas
      ouvir também é caridade, é dar o ombro, é dar atenção
      temos que orar e vigiar para que da boca e das maos, so saiam coisas boas.
      Não e fácil num mundo onde falta empatia, sobra egoismo e falta de respeito.
      Texto imprescindível.
      Parabéns

    • Elisângela

      18/10/2020 08:14em08:14

      Você sempre escreve lições importantes para nossa vida porque as vezes sem perceber estamos fazendo ou falando coisas que prejudica a nós mesmos e aos outros.

  2. Ana Maria Ribeiro Pereira Uchoa

    12/10/2020 18:45em18:45

    Caríssimo Gabriel Grangeiro. Suas Palavras emanaram poder em mim, cujo espírito se sente desde o momento que li seu texto de motivação, e particularmente neste exato momento, rejubilo literalmente em meu ser por ter lido suas palavras. Estava com sede delas em espírito e em verdade! É assim que as acolho mais do que lê-las, eu as consumo com sede e com Glórias a Deus por fazê-las chegarem a mim a tempo de eu refletir e não tomar atitudes diversas do Amor de Deus por mim! Lhe agradeço e rogo a Deus que lhe seja creditada a Justiça de um Homem de Fé, como Abraão, e lhe sejam concedidas infinitas Bênçãos que as estrelas do firmamento não podem mensurar! Obrigada!

    • Márcia

      15/10/2020 12:58em12:58

      Amei a reflexão!! Me fez renovar as forças para continuar escolhendo boas palavras que abençoam sempre.

  3. Nilsa

    12/10/2020 18:59em18:59

    Vou tentar apartir de hoje nao cuspir palavras🥺

    • Sandra Oliveira da Silva

      12/10/2020 22:18em22:18

      Sim! Foi muito útil, palavras de vida em tempos tão difíceis como agora nos ajuda demais. Por mais pessoas que semeiam o bem e a esperança igual você Gabriel Granjeiro 👏👏👏👏👏👏

  4. Wesley Aurélio

    12/10/2020 19:43em19:43

    Obrigado gabriel me ajudou bastante, sou grato a deus por pessoas como vc nesse mundo. Para ajuda os que desejam chegar em uma carreira promissóra.

  5. Esther Borges

    12/10/2020 20:12em20:12

    Pouco tempo q conheci seu canal, porém o quanto q aprendi é imenso! Ótimos Aprendizados para vida…Gratidão!🙏

  6. Danilo Teixeira Moraes

    12/10/2020 20:33em20:33

    Boa noite! Suas palavras são de fato, cuidadosas e animadoras, palavras inspiradas na bíblia, um livro que até para os que não creem em Deus, trás sabedoria e discernimento. Estou muito feliz com o curso e tudo que o envolve. Parabéns, continue deixando que o Espirito Santo te use abundantemente, esse é o verdadeiro papel que pequenos Cristos devem desempenhar, ser o CEO do Gran é só uma ferramenta. Que vocês continuem usufruindo das bênçãos de Deus!!!

  7. Marcia

    12/10/2020 20:35em20:35

    Ótima reflexão sobre o poder das palavras, obrigada por compartilha-las conosco.

  8. Eduardo Ramos Barbosa

    12/10/2020 20:37em20:37

    Meu caro presidente! Que bom ter bebido dessa fonte… Me fez muito bem.

  9. Marcia Gomes

    12/10/2020 20:40em20:40

    Maravilhoso o texto. Temos mesmo de refletir sobre o falar menos e ouvir mais. Gratidão por compartilhar!!!

  10. José de Lima

    12/10/2020 20:57em20:57

    Muito pertinente , servi de estimulo !!!

    • Sandra Oliveira da Silva

      12/10/2020 22:19em22:19

      Sim! Foi muito útil, palavras de vida em tempos tão difíceis como agora nos ajuda demais. Por mais pessoas que semeiam o bem e a esperança igual você Gabriel Granjeiro 👏👏👏👏👏👏

  11. tereza mesquita

    12/10/2020 20:57em20:57

    A-mei a mensagem, perfeito!!! Que Deus continue lhe concedendo sempre sabedoria nas palavras para ajudar ao próximo. Amém

  12. Rozane Aparecida Scher

    12/10/2020 21:26em21:26

    Gratidão!!! Pelas mensagens maravilhosas, sempre ajudam muito, obrigada.

  13. Henrique José Boeing

    12/10/2020 21:27em21:27

    Novamente, obrigado pelas palavras Gabriel, seguimos forte para mais uma semana imparável!

  14. Tayane

    12/10/2020 22:11em22:11

    Ótima reflexão e aprendizado para minha vida!
    Gratidão pela sua vida! Gratidão por nos ajudar!
    Obrigada!

  15. Herval

    12/10/2020 22:36em22:36

    Como siempre , excelente!

  16. Angela Borges da Silva

    12/10/2020 22:39em22:39

    Palavras bem reflexivas, durante todo o texto lembrei da semana inteira, do que eu disse, das palavras que me dirigiram e do que ouvi falarem de outros. Realmente as palavras tem muito poder e sempre escolhi ouvir do que me expor ou não escolher as palavras certas para dizer, mas com seu texto percebi que com a ‘família’ as palavras não estão sendo medidas e talvez isso machucou pessoas queridas por puro egoísmo meu. Obrigada S2.

    • Luana Dias

      13/10/2020 07:12em07:12

      Bom dia Gabriel, q o Deus te abençoe e te guarde sempre. Em relação ao texto, cabe falar que em tempos de tanto desamor e egoísmo, em que é creditado erroneamente ao poder aquisitivo, inclusive, bênção de Deus e “aval” para ferir o próximo, ouvir sobre o poder das palavras é maravilhoso! Muitas vezes somos traídos pelo nosso ego, ele faz com que nos enxerguemos melhor q os outros. A grande verdade é que nada nos faz melhor ou maior q ninguém, pois Aquele (Jesus Cristo de Nazaré) q é realmente grande nos ensina (e ensinou) que devemos dar à vida pelo nosso irmão! Podemos começar sendo, com amor e sinceridade, luz e sal nos caminhos dos outros.

  17. Marcos

    12/10/2020 23:27em23:27

    OI PROFUNDO ! QUE DEUS O ABENÇOE SEMPRE E CONTINUE DANDO SABEDORIA PARA NOS INSPIRAR.

  18. Francisco de Assis

    12/10/2020 23:39em23:39

    Grande amigo e parceiro…seus artigos são muito motivadores….gosto demais de ler e ouvir palavras de incentivo e motivação….grande abraço…….
    muito obrigado mais uma vez.

    • Doraci

      13/10/2020 09:13em09:13

      Linda reflexão. Que Deus lhe dê sabedoria. Deus o abençõe. Obrigada. Suas palavras me encoraja a cada dia.

  19. Esdras Barbosa

    12/10/2020 23:48em23:48

    Obrigado!

  20. FERNANDO VIEIRA DA SILVA

    13/10/2020 03:10em03:10

    Amigo, show de bola o seu texto.
    Ler um texto assim é como alimentar a alma de alguém, visto que a vida não tem sido fácil, principalmente pra quem é concurseiro, que muitas vezes passa por muitos obstáculos e impedimentos, mas sabendo que no fim tudo valerá a pena, porque nada é em vão.
    Seu texto é edificante!
    DEUS te abençoe, abençoe sua equipe, seus projetos, e tudo de bom mano.
    Tmj e um forte abraço!

  21. Simone

    13/10/2020 06:46em06:46

    Mais um texto maravilhoso e edificante. Obrigada Gabriel.

  22. LÚCIA

    13/10/2020 06:50em06:50

    Ah,esse texto! Era exatamente tudo que eu precisava para hoje. Obrigada Gabriel.

  23. Layla

    13/10/2020 06:55em06:55

    De um tempo para cá eu percebo exatamente isso, que as pessoas só querem “desabafar” e que, em sua maioria, não estão preocupados e interessados em minha opinião.
    Hoje eu sei para quem posso falar o que penso, tenho praticado isso e tem sido bem legal, pois fico menos frustrada.

    • Decilane

      13/10/2020 07:25em07:25

      Sempre com mensagens que abraçam e aquecem o coração.
      Realmente têm feito a diferença.
      Gratidão, Gabriel Grangeiro.

  24. Núcia Rodrigues

    13/10/2020 07:10em07:10

    Hoje, acordei com vontade de despejar umas verdades, mas graças ao seu texto exercitarei o poder do silêncio. Obrigada.

  25. Maria Aparecida Dos Santos Alves

    13/10/2020 07:25em07:25

    Bom Dia, Granjeiro!

    Gosto muito de ler seus textos, são educadores, incentivadores, emitem força!
    Obrigada. Gostaria de um dia de contar minha história para você.Resumindo,foi através de suas palavras que consegui garra e perseverança para obter um emprego público!
    Deus continue lhe abençoando e abençoando a todos os seus incentivados.
    Forte Abraço!

  26. Adalberto ferreira de Santana

    13/10/2020 07:36em07:36

    Sábias palavras.
    Obrigado.

  27. Tatiana

    13/10/2020 08:21em08:21

    Ótimo texto! Obrigada, Gabriel.

  28. Camilla

    13/10/2020 08:31em08:31

    Excelente!!!
    Ótimas reflexões!!!

  29. Maria Elita Freitas Martins

    13/10/2020 08:54em08:54

    Adorei o texto, muito motivacional. Passa tanta coisa boa. Acalma a alma.

  30. Daniel

    13/10/2020 09:09em09:09

    Excelente reflexão, continue assim.

    • Jocilda

      13/10/2020 11:20em11:20

      Texto maravilhoso!
      Foi muito útil amei

  31. Gabriel Figueiredo

    13/10/2020 09:27em09:27

    Muito bom o seu texto Gabriel ! Infelizmente, “desgraças” são os que mais dão “ibope”, mas como você mesmo disse, não devemos nos juntar a esses pensamentos e principalmente às pessoas que pronunciam tais tipos de coisas. Você não vai ceder e eu também não vou ceder ! Só assim contribuímos para um mundo melhor, com menos dor e mais felicidade pra todos nós. Que as pessoas possam enxergar isso que você disse com mais clareza em suas mentes, assim espero. Um abraço do seu xará ! ^^

  32. Laryssa

    13/10/2020 10:27em10:27

    Sensacional!

  33. Bentes

    13/10/2020 10:43em10:43

    Excelente análise. Saí de um relacionamento devido a língua, ele sempre falando e eu sempre ouvindo, era um monólogo.

  34. Keila

    13/10/2020 10:44em10:44

    Excelente análise. Saí de um relacionamento devido a falta de sabedoria no falar, ele sempre falando e eu sempre ouvindo, era um monólogo.

  35. Amanda

    13/10/2020 10:48em10:48

    Texto muito bom é inspirador. De fato, a palavra pode ser um encantamento ou uma maldição. Cabe a nós buscarmos ser impecáveis quanto ao que falamos, em todos os sentidos.
    Adorei o texto. Obrigada

  36. patricia

    13/10/2020 10:49em10:49

    Texto certo na hora certa. Principalmente dentro do serviço público.

  37. Railla Valente

    13/10/2020 11:28em11:28

    Obrigada pelo conselho Gabriel, foi uma exelente leitura. Espero que continue com esses artigos, para mim, não tem sido fácil conseguir incentivo e palavras de ânimo ultimamente. Mas posso dizer que encontro isso nos seus conteúdos. Abraços…

  38. Lucijane Araujo

    13/10/2020 11:54em11:54

    Adorei!

  39. Itainá Bezerra

    13/10/2020 12:10em12:10

    Ajudou muito

  40. Valquíria Timóteo

    13/10/2020 12:41em12:41

    Ótimas e verdadeiras palavras. Amo seus textos! Nos incentiva e nos motiva. Estamos vivendo dias difíceis, mas vai passar!!!

  41. Denilza

    13/10/2020 14:35em14:35

    Muito bom

  42. Ricardo Rodrigues

    13/10/2020 14:52em14:52

    Parabéns Gabriel !!!Prossiga. Tu é bênção em nossas vidas.

  43. Gustavo Pita Pinheiro Torres

    13/10/2020 14:55em14:55

    Sim, muito bom texto, uma inspiração para conseguirmos afastar alguns sentimentos negativos das nossas vidas. Parabéns Gabriel. Shalom!

  44. SUELI MARQUES LACERDA

    13/10/2020 15:51em15:51

    TUDO ISSO É VERDADE! VIVO ME POLICIANDOPARA PENSAR ASSIM, DESDE O DIA EM QUE CONHECI UMA FILOSOFIA DE VIDA CHAMADA SEISHONOIE É UMA FILOSOFIA JAPONESA QUE ME FEZ MUITO BEM, APRENDIR QUE PODEMOS TUDO SE PENSARMOS SOMENTE COISAS POSITIVAS, TANTO PARA MIM, QUANTO PARA OS OUTROS.

  45. ALINE SALVINI

    13/10/2020 16:04em16:04

    Que Deus te abençoe!
    Muito obrigada pela palavra de incentivo!
    Precisamos buscar motivação todos os dias.

  46. Mario Coutinho Lopes dos Santos

    13/10/2020 16:17em16:17

    Prezado Gabriel, agradeço seu tempo e a oportunidade de poder ler este ( ou será esse) texto escrito com grande sabedoria.

    Sucesso!!!

  47. melissa

    13/10/2020 16:35em16:35

    Excelente texto!!!

  48. Francenilda Costa

    13/10/2020 16:46em16:46

    Texto muito bom.

  49. geremiasfirminosilva@gmail.com

    13/10/2020 16:59em16:59

    Obrigado, Gabriel, pelas boas e ricas palavras!!!

  50. Marcelo Izidoro da Silva

    13/10/2020 20:14em20:14

    Excelente texto Gabriel!!!
    Sempre enaltecendo nossa autoestima, que as vezes anda baixa, com suas palavras. Deus continue abençoando você e toda equipe do Gran.

  51. Francisca Gomes Diniz

    13/10/2020 20:44em20:44

    Boa noite, sempre penso nisso que as palavras tem poder e se voce puder sempre se motivar com palavras boas e otimo.

  52. marcelo

    13/10/2020 21:10em21:10

    Super real e verdadeiro..

  53. Alberto jânio

    13/10/2020 22:28em22:28

    Me deixou reflexivo quanto as palavras que profiro no dia a dia, às vezes podem ser até sem maldade, da minha parte, mas que podem ferir pessoas sem mesmo que eu perceba. Me fez pensar bastante. Agradeço.

  54. Lígia

    14/10/2020 07:22em07:22

    Obrigada!

  55. Rosineide Silva

    14/10/2020 08:06em08:06

    Sábias palavras. Obrigada, que Deus continue lhe iluminando para ser luz na vida de outras pessoas.

  56. Cristiane Braga de Oliveira Rodrigues

    14/10/2020 08:25em08:25

    Tem muito valor cada texto que você produz. Inclusive, a sua vida através de sua empresa já é um texto ótimo a ser lido. Cada detalhe que encontro no Gran vejo dedicação e cuidado com todos nós, grandes sonhadores com o objetivo de mudar de vida. Quando alcançarmos o nosso sonho, veremos que o Gran cursos caminhou ao nosso lado.

  57. Elisete

    14/10/2020 13:08em13:08

    Interessante

  58. Mayra

    14/10/2020 16:28em16:28

    Excelente e concisa reflexão, muito necessária em quaisquer contextos ou períodos.

  59. Leciane Braga

    14/10/2020 17:45em17:45

    Gostei muito de todo texto, que Deus abençoe sua vida e renove seus pensamentos para que você continue abençoando outros.

  60. thalys wellington lima araujo

    14/10/2020 19:06em19:06

    Fez o que nos ensina Provérbios 13:3: “A pessoa que consegue guardar sua boca preserva a própria vida, todavia quem fala sem refletir acaba se arruinando”.

  61. Charlon da Silva Chagas

    15/10/2020 04:38em04:38

    BELAS PALAVRAS E CONSELHOS, QUE AJUDAM E MUITO, NESSES TEMPOS DE DESCRENÇA DO BEM POR MUITOS!!!!!! PARABÉNS !!!!!

  62. Janete Ferreira

    15/10/2020 12:32em12:32

    Como é agradável ouvir suas palavras! Vc tem razão qdo diz: ” que notícia ruim, fofoca dá mais ibope do que o oposto ” Mas não são úteis e nem faz bem a nossa alma. Sonho em ver o dia em que as pessoas irão deixar de assistir conteúdos inúteis a sua vida e irão usar esse tempo para o seu próprio enriquecimento físico e espiritual. Ainda há um longo caminho pela frente até esse dia, mas creio que alcançaremos. Essa pandemia se vista com outros olhos, serviu pra ensinar muita gente a olhar mais para o outro, a ser mais humano e se não serviu, então, a pessoa não entendeu o significado de empatia…

  63. MARISA CESAR

    15/10/2020 13:48em13:48

    Boa tarde Gabriel,

    Suas palavras ajudou muito! Deus tem falado muito comigo e este texto é uma confirmação. Eu já passei no concurso!!! A língua é o foco! A ação vem da inspiração no Espírito!
    Muito Obrigada, pelas belas palavras!!!

  64. Adriana Angelo

    15/10/2020 14:37em14:37

    Quando eu crescer quero ser como vc! (palmas)

  65. ELIANE CRISTINA DE SOUZA

    15/10/2020 19:37em19:37

    Gostei muito das suas palavras e me levaram a uma ótima reflexão sobre o assunto. Ouvir nos ajuda em nossa evolução diária. Obrigada!

  66. Adriana Nascimento Girão

    15/10/2020 21:03em21:03

    Foi muito instrutivo e verdadeiro e me ajudou muito. Precisamos de palavras que edifique que construa e nos ajude a evoluir no caminho da vitória. Lindo texto! Parabéns.

  67. Simara Hoffmann de Vargas

    15/10/2020 21:56em21:56

    Excelente texto. Profundo, que nos faz analisar o que realmente importa o “ego” ou a solidariedade.

  68. Joares Oliveira da Silva

    16/10/2020 10:32em10:32

    Sabias palavras, ótima reflexão para começar o dia, com o passar do tempo saber quando falar e que falar nos torna pessoas melhores.
    parabéns pela iniciativa.

  69. Leila

    17/10/2020 15:29em15:29

    Interessante,objetivo o artigo sobre o poder das palavras, obrigadaaaa por compartilhar conosco…

  70. MARCIO FERDINANDO PAIVA ARAUJO

    17/10/2020 18:35em18:35

    Muito inspirador! É sempre importante refletirmos antes de proferirmos as palavras. A palavra dita, assim como a flecha lançada, uma vez que parte, não tem retorno. É importante ser um ouvinte melhor. Cultivar o bem. Parabéns pelo texto!

  71. joseane

    17/10/2020 20:38em20:38

    Reflexão na medida certa. Obrigada, Gabriel!

  72. Francisco de Andrade Junior

    18/10/2020 16:47em16:47

    De grande valia, que Deus continue a te iluminar, parabéns !!!

  73. ELIONICE

    19/10/2020 22:00em22:00

    NÃO SOU BOA COM AS PALAVRAS MAS,LOGO FICAREI ESTUDANDO NO GRAN.GABRIEL SEUS TEXTOS SÃO UMA GUINADA PARA QUEM TEM UMA BAIXA AUTO ESTIMA COMO EU.ESTOU AOS POUCOS ME RESSIGNIFICANDO ,NEM SEI SE EXISTI ESSA PALAVRA,ESTOU ME REFERINDO A RESSIGNIFICAR. AGRADEÇO POR COMPARTILHAR CONOSCO.

  74. Ariana Medeiros

    21/10/2020 18:14em18:14

    Muito obrigada!!! Gratidão!!! 🙂

  75. Josi

    21/10/2020 18:17em18:17

    Amei

  76. Marcia Malter Santana de Freitas

    23/10/2020 14:50em14:50

    Como sempre Gabriel muito útil, veio em boa hora obrigada.

    As palavras tem peso sim, e devemos ter muito cuidado antes de proferi-las.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer conquistar a sua aprovação em concursos públicos?
Prepare-se com quem mais entende do assunto!
Comece a estudar no Gran Cursos
Para o Topo