A arte de viver

Primeiro, diga a si mesmo o que você deveria ser; depois, faça o que tem de fazer.” – Epiteto (50 d.C. – 135 d.C.), filósofo grego estoico

A palavra “arte” vem do latim ars, que significa habilidade. Por definição, é algo que pode ser desenvolvido, com conhecimento e muito treino. Isso inclui, amigo, a habilidade de viver. Nossos antepassados refletiram muito sobre esse tema, e um grupo deles chegou a uma conclusão simples: da forma como levamos a vida depende nossa paz interior. Hoje vamos aprender com um representante desse grupo: o grande filósofo grego Epiteto. Fique tranquilo, pois não vou me perder em conceitos da escola de pensamento conhecida como estoicismo. Vou apenas compartilhar um pouco da leitura inteligente que a escritora Sharon Lebell faz de algumas das ideias do filósofo no livro “A arte de viver”, publicado pela editora Sextante.

Epiteto nos legou um admirável manual sobre como viver melhor, mais contentes, tranquilos, com sabedoria e dignidade. Ele falava, em síntese, da necessidade de nutrirmos boas qualidades morais a fim de enfrentarmos com competência os inevitáveis desafios cotidianos. Seria esse agir pautado na ética que nos permitiria alcançar serenidade e, por extensão, felicidade. É tudo o que queremos, concorda?

Entre os ensinamentos abordados por Sharon Lebell, optei por trazer, para nossa conversa de hoje, sete. Pronto para passar a ver a vida com outros olhos?

Saiba distinguir o que você pode do que não pode controlar.

Nenhum de nós tem ingerência sobre, por exemplo, sua genética e o que ela determina na aparência, personalidade, saúde. Podemos até adotar um estilo de vida saudável, à base de boa alimentação e atividade física, a fim de minimizar ou adiar os danos que um gene ligado à obesidade ou ao câncer um dia produzirá em nosso corpo, mas, no fim, é aceitar nossa falta de controle sobre fatores naturais como esse. E há outros, igualmente incômodos e alheios a nossa vontade, como a imagem que as pessoas fazem de nós.

Você sabe aonde quero chegar, não sabe? Meu ponto, aqui, é: tentar controlar o incontrolável só vai lhe trazer angústia. Concentre seus esforços naquilo que depende apenas de você mesmo. A tranquilidade de saber até onde se pode ir traz paz de espírito. Pode ser difícil, no início, agir de acordo com esses princípios? Sem dúvida. Mas acredite: é fundamental para alcançar a felicidade.

As circunstâncias não ocorrem para atender nossas expectativas.

Os fatos acontecem como têm de acontecer, e as pessoas são o que são. Qual é o conselho que Epiteto nos dá a esse respeito? Sugere que harmonizemos nossas ações com a vida real. Isso significa não tentar impor nossas regras, mas respeitar as do mundo concreto. É sábio viver, ensina, sem almejar a admiração dos outros. Devemos criar nossa própria escala de valor e nos darmos por satisfeitos com nossos méritos medidos por essa régua, não pela de terceiros.

Fraquejamos quando dependemos de validação externa, concurseiro. Mesmo quem nos ama de verdade quase nunca compreende nosso entusiasmo, que dirá compartilhar dele… Então trate de valorizar o que é seu, o que você admira, o que lhe pertence, sem olhar para o lado. Como Sharon ilustra, você possui livros? Então leia-os, aprenda algo com eles. Você tem alguma habilidade? Então faça uso dela. Tem em casa algumas ferramentas? Então construa ou conserte algo com elas. A lição é usufruirmos daquilo que possuímos, daquilo que é genuinamente nosso.

Aproveite o que acontece como oportunidade de autoconhecimento.

Todos temos uma força que provavelmente ignoramos, e, para Epiteto, precisamos encontrá-la o quanto antes. É curioso, mas as provações impostas pela vida podem ser fundamentais para iniciar, em nós, um processo de autodescoberta. A cada revés suportado, notamos uma habilidade nova que nos conduz a mais uma superação. É nossa força sendo revelada. Em vez de se deixar dominar ou oprimir pelos fatos, aja a partir deles, encarando-os como oportunidades de engrandecimento pessoal. Se a situação requer paciência, busque paciência. Se requer força mental, concentre-se nisso. É tudo uma questão de perceber o que se espera de você num dado momento.

Cuidado com problemas de terceiros.

Somos todos destinados a desempenhar um papel que é só nosso. Se cometermos o erro de nos envolver em excesso com os problemas de outra pessoa, nos arriscamos a absorver toda a carga de negatividade que vem junto. Mantenha distância segura, sendo cauteloso em relação a quando e com quem você se relaciona. Vivencie o papel que a vida lhe reservou e permita que o outro vivencie o dele. Reforce em si mesmo os ideais que preza e defende, mantendo-se fiel a suas verdadeiras aspirações, sem se distrair com os anseios de quem está a sua volta. Lembre-se: todo mundo um dia teve ou terá de fazer isso. Autopreservação é essencial para sermos mais felizes.

Toda recompensa tem um preço.

É isto mesmo, meu amigo, minha amiga: toda jornada envolve custos, todo projeto requer investimento de tempo e energia. Você e eu precisamos decidir se estamos dispostos a arcar com eles, tal como fizeram os que chegaram lá antes de nós. Negligência, preguiça e distração não ajudam em nada no progresso pessoal e espiritual, portanto devem ser extirpados da rotina. E jamais renuncie a sua integridade. Não tem jeito, na vida só há duas opções: ou nos empenhamos em sermos fiéis à verdade, ou vivemos à base de aparência e superficialidade. A escolha é toda sua, claro, mas quem há de negar que caráter vale mais que reputação? Pague o preço de suas conquistas!

Entenda quem você quer ser.

Esse é provavelmente o maior conselho de Epiteto. Trate de descobrir quem, exatamente, você quer ser. Todos nós precisamos de modelos em quem nos inspirar. Que tipo de pessoa você admira? Quem são seus heróis e ídolos? Repare bem nas qualidades deles e avalie quais delas você gostaria de ter. Feita essa análise, sugiro que anote, numa agenda ou diário, cada ponto que precisa desenvolver em si mesmo e consulte regularmente o que falta para atingir a próxima meta. Acredite: ninguém nasce perfeito, e todos temos de trabalhar duro para chegar ao menos perto do que idealizamos. O ser humano está sempre em construção.

Defina o que é importante e o que não é.

Na correria do dia a dia, somos levados pela marcha da vida, ficando sem muito tempo para avaliar o que consideramos mesmo importante. Erro grave! Encontre nem que seja um minutinho, de vez em quando, para refletir sobre o que é mais relevante para você. Defina os riscos que considera aceitáveis e os que lhe parecem absurdos. Qualquer sofrimento, problema ou aborrecimento se torna mais suportável quando o vemos como parte do caminho rumo ao que entendemos ser verdadeiramente valoroso.

Como você deve ter notado, a filosofia de Epiteto se concentrava em três temas: domínio dos desejos, gestão das obrigações e clareza de pensamento a respeito de si mesmo e do relacionamento com a humanidade. Os ensinamentos do pensador não eram dirigidos a uma classe intelectual ou econômica, em particular, mas a todos que tivessem interesse em refinar o caráter, em se tornar melhores e mais felizes como indivíduos. É o seu caso? Que tal, então, desenvolver a sua arte de viver?

Se você chegou até aqui, gostaria de lhe pedir um favor: comente abaixo dizendo o que achou do texto. Foi útil? Não foi? Ajudou? Não ajudou? Seu feedback é muito importante!

PS: Siga-me (moderadamente, é claro) em meu perfil no Instagram. Lá, postarei pequenos textos de conteúdo motivacional. Serão dicas bem objetivas, mas, ainda assim, capazes de ajudá-lo em sua jornada rumo ao serviço público.

Mais artigos para ajudar em sua preparação:

 

Gabriel Granjeiro – Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online. Vive e respira concursos há mais de 10 anos. Formado em Administração e Marketing pela New York University, Leonardo N. Stern School of Business. Fascinado pelo empreendedorismo e pelo ensino a distância.

Quer conquistar a sua aprovação em concursos públicos?
Prepare-se com quem mais entende do assunto!
Comece a estudar no Gran Cursos

Notícias Relacionadas

Gabriel Granjeiro
Gabriel Granjeiro
Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online
46 Comentários

46 Comentários

  1. Edjane Batista Alves

    28/09/2020 21:16em21:16

    Excelente texto, tem muita sabedoria e orientação! Irei até imprimir e me empenhar para colocar em prática tudo o que foi abordado. Gratidão pela sua dedicação e compromisso em publicar regularmente estes textos valiosos.

    • Josivan

      30/09/2020 13:26em13:26

      Boa tarde! Ótimo texto, obrigado por compartilhar o conhecimento…👍

    • Cristiane

      02/10/2020 09:17em09:17

      Excelente texto, ajuda a aclarar nossa mente, contribuindo a focar nossos pensamentos no que necessitamos para ter paz e direcionar nossos esforços no que realmente queremos.

  2. Mayara Militão

    28/09/2020 22:25em22:25

    Acredito que Deus usa de várias maneiras para falar conosco e responder nossas dúvidas feitas em oração. Esse texto foi uma das respostas para minhas orações. Obrigada, de coração, muito obrigada. Vou rezar pela sua família hoje. Deus abençoe 🙏

  3. Eliciana Silva

    28/09/2020 23:09em23:09

    Excelente texto! Seus Artigos são maravilhosos. Ainda não li todos. Mas, assim que eu puder, vou ler. Pois, são bem motivacionais. 👏👏💜

    • Josefa Lima

      01/10/2020 10:06em10:06

      Texto incrível

  4. Gabrielle Alves

    29/09/2020 00:38em00:38

    Choreeei, hahaha! =,) ♡

  5. Pedro Corrêa

    29/09/2020 02:03em02:03

    Ótima leitura, ótimos ensinamentos. Muito obrigado por compartilhar.

  6. Gilberto Pereira de Araujo

    29/09/2020 09:39em09:39

    Amei o texto bastante encorajador; ajudou-me muito. Obrigado.

  7. kianne

    29/09/2020 09:39em09:39

    Perfeito.

  8. Simone

    29/09/2020 09:45em09:45

    Mais um texto agregador e maravilhoso. Tenho me deileitado com os estoicos e aprendido muito. Gratidão Gabriel.

  9. Maryane

    29/09/2020 09:56em09:56

    Parabéns pelo texto.
    Obrigada pelo apoio, dia a dia precisamos de incentivo e vocês estão nos ajudando nos enviando textos como esses.
    Obrigada e forte abraço.

  10. Marco

    29/09/2020 10:05em10:05

    Excelente texto! Parabéns! Sugiro que você escreva sobre o livro O Obstáculo é o Caminho, de Ryan Holiday, autor do livro O Ego é seu Inimigo, no qual recentemente você fez um artigo belíssimo sobre o assunto.

  11. Alzira Alves de Oliveira

    29/09/2020 11:06em11:06

    Grande filósofo!
    Admirável e de muita sabedoria, vale seguir esses valiosos conselhos, agradeço por tudo, texto de muita sabedoria e utilidade.

    • Paula

      29/09/2020 13:36em13:36

      Muito útil!
      Estou desenvolvendo a Arte de Viver 👏👏👏.

    • Bruna

      30/09/2020 00:05em00:05

      Nossa!!! Muito útil, já estava quase voltando a procrastinar, a leitura me fez refletir sobre o que eu quero é especialmente o que NÃO quero da minha vida.

  12. Jaqueline Pekim

    29/09/2020 13:11em13:11

    Excelente texto!! Realmente muito motivacional!

  13. Hodecy Petrus

    29/09/2020 13:16em13:16

    Excelente texto.

  14. Ana Trindade de Brito

    29/09/2020 13:50em13:50

    Concerteza tem ânimo nessas palavras da uma guinada legal na caminhada, muito obrigada

  15. Lucineia Maria da Cruz

    29/09/2020 14:50em14:50

    Foi muito útil essa reflexão e ajuda a entender melhor como devemos agir em busca dos nossos objetivos.

  16. Luciana Duarte

    29/09/2020 15:43em15:43

    Muito bom o texto!!!Com certeza terei mais ânimo na minha jornada. Obrigada

  17. Débora Samara Muniz dos Santos

    29/09/2020 15:53em15:53

    Excelente texto! Trouxe uma grande reflexão! 👏👏👏

  18. Jéssica

    29/09/2020 16:12em16:12

    Perfeito, tudo que eu precisava ouvir!

  19. Lidiane Moura

    29/09/2020 16:36em16:36

    perfeito!
    Achei incrível essa opção de áudio.
    Obrigada, vocês são de mais!

  20. Lidiane Moura

    29/09/2020 16:36em16:36

    perfeito!
    Achei incrível essa opção de áudio.
    Obrigada, vocês são de mais!

  21. Lidiane Moura

    29/09/2020 16:43em16:43

    Perfeito!
    Achei incrível essa opção de áudio.
    Obrigada, vocês são demais!

  22. Orlando Soares

    29/09/2020 18:55em18:55

    Excelente texto, o sucesso não acontece por acaso!!

  23. Iris Alves Ramos

    29/09/2020 19:52em19:52

    Excelente!!

  24. Maria Neta

    29/09/2020 21:18em21:18

    Como sempre perfeito! mais um ensinamento que levarei para vida. Muito obrigada por essas palavras. Deus proverá por todos nós.

  25. Victor Hugo

    29/09/2020 23:21em23:21

    Considero-me um felizardo por ter acesso aos textos que vc produz ,parabéns você é mercedor de todo sucesso ,seu esforço para passar o conhecimento nunca será em vão ,obrigado.

    • Geremias

      30/09/2020 08:50em08:50

      Valeu, Gabriel, pelo texto reflexivo. Mensagens como estas, nos deixam mais refinados!

  26. Maristela

    30/09/2020 00:52em00:52

    Grandes ensinamentos, sempre muito úteis!

  27. Lilian Machado de Almeida Dias

    30/09/2020 06:00em06:00

    Obrigada pelo incentivo. Deus abençoe a vida de cada um da equipe Gran.

  28. JULIANA GOMES FERREIRA

    30/09/2020 09:05em09:05

    Adorei o texto e os ensinamentos. Admiro o Gabriel e todo emprenho da equipe Gran Cursos. Cada dia me sinto mais motivada a lutar por meus ideais. Aprendi muito com o texto. Gosto muito das suas reflexões e das indicações de livros.

    Tem um trecho no texto que diz:

    Que tipo de pessoa você admira? Quem são seus heróis e ídolos? Repare bem nas qualidades deles e avalie quais delas você gostaria de ter.

    Pra mim algumas dessas pessoas são o Fernando Mesquita e o Gabriel Granjeiro, além da Nathalia Arcuri kkkkk

    Pessoas admiráveis e excelente exemplos a serem seguidos. Obrigada pela disponibilidade de vocês em nos fazer crescer como pessoas e como profissionais.

    Juliana Gomes
    Olinda-PE.

  29. Rafaela Moraes

    30/09/2020 14:44em14:44

    Texto maravilhoso e que nos permite uma maior clareza sobre como agirmos e ensinamentos que valem para o resto da vida. Parabéns!!!
    Anotarei os tópicos para praticar.

  30. Camila Nazlu

    30/09/2020 17:55em17:55

    Nossa…
    Como não começar bem o dia com um texto lindo desse?
    Emocionante!

  31. Rosemeire Dias

    01/10/2020 12:32em12:32

    Amo estes textos! Obrigada

  32. deniz

    01/10/2020 15:48em15:48

    Excelente reflexão.

  33. Gentil Cândido de Magalhaes

    01/10/2020 18:20em18:20

    Excelente comentário para nos relembrar o que realmente importa: ser feliz. Obrigado!

  34. Rozane Aparecida Scher

    01/10/2020 20:28em20:28

    Texto maravilhoso! Veio em boa hora. Obrigada!

  35. Ângelo Fernandes

    01/10/2020 23:17em23:17

    Boa noite a todos !
    Muito bom, Deus abençoe Gabriel…!
    Att.

  36. Cristina França

    02/10/2020 08:24em08:24

    Top, top, top!! Ótimo para começar o dia. Obrigada!

  37. Gerson Maia Santos

    05/10/2020 17:52em17:52

    Muito bom o texto faz a gente refletir bastante sobre a vida.

  38. Daiane Teixeira

    11/10/2020 16:22em16:22

    Muito bom o texto!!!! Me fez refletir bastante sobre o que fazer ou não, daqui para frente com minha vida. Anotei várias dicas para seguir.
    Parabéns pelo texto e obrigada pelos conselhors!

    • Josué

      13/10/2020 20:03em20:03

      Texto de bastante valor para nosso autoconhecimento, agregou e muito em com devo seguir a vida. Obrigado

  39. Marcelle Lima

    12/10/2020 19:08em19:08

    Amei o texto, muito maravilhoso!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer conquistar a sua aprovação em concursos públicos?
Prepare-se com quem mais entende do assunto!
Comece a estudar no Gran Cursos
Para o Topo