O que nunca te falaram sobre disciplina

“Nenhuma disciplina parece ser motivo de alegria no momento, mas, sim, de tristeza. Mais tarde, porém, produz fruto de justiça e paz para aqueles que por ela foram exercitados.” – Hebreus 12:11

Todos temos dentro de nós um Elefante e um Condutor.

Nosso Elefante pesa em torno de sete toneladas, é distraído, estabanado e muito preguiçoso. Adora ficar na zona de conforto, no chamado piloto automático. Gosta do prazer imediato. Coisas “sem urgência”, como fazer um check-up de saúde ou praticar exercícios físicos, não são com ele. Sabe aquelas tarefas mais desafiadoras no trabalho? Ele é mestre em deixá-las para depois. No dia a dia, faz primeiro o que lhe apetece, depois o que lhe parece mais fácil e, se sobrar tempo, o que de fato importa. Não é, em poucas palavras, nada focado.

Nosso lado Condutor é bem diferente. Pesa mais ou menos o mesmo que nós – no meu caso, 84 kg – e, apesar de ser bem mais leve, não tem a menor dúvida quanto à capacidade de carregar nas costas o preguiçoso Elefante. Guia-se pela razão, é ponderado e gosta de planejar muito bem o passo seguinte. Toma decisões com base nos fatos, sendo o grande responsável por nossa dimensão mais analítica. Ou seja, é pragmático, sistemático e organizado.

Infelizmente, segundo as principais pesquisas sobre o tema, uma pessoa normal destina a seu lado Condutor apenas de 2% a 5% da atenção. É muito pouco. Quem almeja sucesso tem de aumentar essa participação e reduzir a do Elefante. É como aconselha a Bíblia (Provérbios 23:12): “Dedique à disciplina o seu coração e os seus ouvidos às palavras que dão conhecimento.”

Ter disciplina é dominar o Elefante. É pautar-se em um propósito nobre a ser pronunciado em alto e bom som todas as manhãs, ao acordar. É monitorar diariamente resultados, comemorando conquistas que, certamente, impuseram algum grau de sacrifício e renúncia. É confiar em si próprio e em uma força maior que ajude a seguir em frente, fazendo pequenas pausas apenas para ganhar fôlego. É dedicar-se à semeadura, sabendo que a colheita refletirá os esforços empreendidos.

A disciplina é uma excelente ferramenta para crescer com constância e solidez. “Não é tudo, mas é 100%”, brincaria meu pai. Não é algo inato, mas desenvolvido. Tal como um músculo, precisa ser exercitada. Vou dar meu testemunho. Considero-me muito disciplinado. Sigo rigorosamente meus horários, faço regularmente meus exercícios físicos, cuido bem da minha alimentação. Se é hora das minhas leituras sobre filosofia e espiritualidade, é nelas que foco. Se é momento de estudar para aprofundar meus conhecimentos sobre empreendedorismo e o mercado em que atuo, nem titubeio. Mas será que nasci assim? Nada disso! Desenvolvi esse controle sobre mim mesmo à custa de muita determinação. Consultei médicos; li a Bíblia Sagrada, entre inúmeros outros livros; pesquisei sites especializados; fui assíduo na escola; me empenhei na faculdade; assisti – e assisto – a sucessivas palestras… Mas talvez o grande “pulo do gato” tenha sido que jamais me contentei em ver e ouvir. Não mesmo, meu amigo, minha amiga. Sempre tratei de colocar imediatamente em prática todo novo conhecimento que adquiri.

Qualquer um de nós é capaz de desenvolver disciplina, independentemente do objetivo. A capacidade de manter o foco varia, é claro, de pessoa para pessoa, mas o que importa é avançar, certo? Para isso, antes de tudo, é preciso ser humilde. Imagine que seu projeto seja perder peso: não me vá prometer a si mesmo emagrecer dez quilos logo no primeiro mês de regime! Imagine que seja abandonar o sedentarismo: nada de jurar ir à academia todos os dias, por três horas seguidas! Imagine que seja conquistar uma boa vaga no serviço público: não cometa o erro de achar que será aprovado para delegado da Polícia Federal na primeira tentativa. Estabeleça metas modestas, realistas, e, à medida que alcançá-las, vá aumentando o desafio, sempre comemorando as pequenas vitórias. Crie uma rotina voltada ao crescimento contínuo, construído dia após dia e apesar de distrações e afazeres cotidianos.

Sendo bem objetivo, a disciplina é alcançada em duas etapas. A primeira delas se desdobra em descoberta do sonho, definição de objetivos e metas, e ação propriamente dita. Nessa fase, entram o desenvolvimento do senso de comprometimento e a clareza do Condutor quanto a aonde quer chegar. Será uma época de entrega absoluta, entende? Um período de fazer o que gosta e o que não gosta. A segunda etapa não é lá muito mais tranquila… Nela, você há de enfrentar, com sangue nos olhos, todos os obstáculos que surgirem em seu caminho. E atenção: será imprescindível ignorar as tentativas do Elefante de fazer você desistir. Será tempo de cair e levantar, e cair e levantar mais uma vez, tudo parte do desenvolvimento pessoal.

Além disso, a disciplina se sustenta em quatro pilares: organização, que pressupõe um plano devidamente registrado, seja numa agenda, seja no bloco de notas do celular; persistência, que nada mais é que aprender a dizer não às tentações; força de vontade, que significa fazer o que tem de ser feito, seja a tarefa agradável ou não; e foco, que é lembrar a si mesmo, a todo instante, o porquê e o para quê (ou para quem) de todo o esforço.

Ter disciplina pressupõe mudança de comportamento. Trata-se de superar adversidades e aprender com elas. É agir proativamente, com ou sem vontade, a despeito de cansaço físico ou mental. É não sucumbir às distrações, ao apelo da cama aconchegante, aos incontáveis programas disponíveis na tevê paga, o churrasco semanal com os amigos… É ir sempre em frente, apesar da preguiça, do medo e da falta de confiança.

A disciplina é a chave para deixar de engordar o Elefante que reside em nosso interior, matando-o à míngua. É fácil? Não, não é. Se fosse, todos seriam servidores públicos bem-sucedidos, ou atletas olímpicos, ou empresários prósperos. É claro que não é fácil, mas a verdade é que está ao alcance de qualquer um. Basta se comprometer e AGIR.

Podemos ser todos treinados no hábito de abrir mão de um prazer imediato e fugaz a fim de batalhar por outro, a ser usufruído mais tarde, porém duradouro. Há muitas técnicas para isso. Hoje citarei apenas duas e ficaria muito satisfeito se você se comprometesse a exercitá-las o quanto antes:

  1. Sabendo que disciplina funciona como um músculo, que pode ser desenvolvido a partir de pequenas ações e comportamentos, escolha, a cada noite, uma única batalha que você pretende vencer no dia seguinte. Quer um exemplo? Hoje, ao se deitar, fale para si mesmo que amanhã você começará sua rotina de estudos uma hora mais cedo. A ideia é simples: traçar uma meta fácil de ser batida, mas que diminuirá progressivamente a força do Elefante que está dentro de você. Seja razoável, realista e honesto consigo mesmo. Cumpra a promessa, custe o que custar, chova ou faça sol, com ou sem preguiça, motivado ou não;
  2. Ciente de que, ao abdicar de prazeres imediatos, seu humor será diretamente afetado, pense em regulá-lo com outras formas de recompensa. Explico: troque o aconchego da cama pela sensação de vitória por ter conseguido se levantar cedo; substitua o prazer momentâneo de consumir um doce pelo orgulho ao ser firme em recusar mais essa tentação; comemore por ter vencido a vontade de se atualizar em uma série qualquer e, em vez disso, haver assistido a quatro videoaulas seguidas.

Em síntese, concurseiro, empodere o Condutor que há em você. Saiba que a disciplina é a ponte para a realização dos seus objetivos. Você quer construí-la? Então decida se prefere ser alguém que faz o que precisa ser feito ou aquela pessoa que fica, passivamente, esperando a vontade chegar.

Se você chegou até aqui, gostaria de lhe pedir um favor: comente abaixo dizendo o que achou do texto. Foi útil? Não foi? Ajudou? Não ajudou? Seu feedback é muito importante!

PS: Siga-me (moderadamente, é claro) em meu perfil no Instagram. Lá, postarei pequenos textos de conteúdo motivacional. Serão dicas bem objetivas, mas, ainda assim, capazes de ajudá-lo em sua jornada rumo ao serviço público.

Mais artigos para ajudar em sua preparação:

 

Gabriel Granjeiro – Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online. Vive e respira concursos há mais de 10 anos. Formado em Administração e Marketing pela New York University, Leonardo N. Stern School of Business. Fascinado pelo empreendedorismo e pelo ensino a distância.

Quer conquistar a sua aprovação em concursos públicos?
Prepare-se com quem mais entende do assunto!
Comece a estudar no Gran Cursos

Notícias Relacionadas

Gabriel Granjeiro
Gabriel Granjeiro
Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online
148 Comentários

148 Comentários

  1. Suzete Elaine Mazzoni

    05/10/2020 12:18em12:18

    Texto perfeito. Quero muito conseguir acabar com meu elefante. Obrigada.

    • Stéfanie

      05/10/2020 18:29em18:29

      Topíssimo!

      • Karla

        06/10/2020 15:38em15:38

        sensacional! Estava precisando de um incentivo desse, muito obrigada e vou começar minha, nova, jornada!

        • Lorena Lopes

          19/10/2020 01:36em01:36

          Foi simplesmente o que eu precisava ler. Hoje mesmo vou começar a colocar em prática suas dicas. Amanhã vou me levantar mais cedo. Muito obrigada pelas palavras. Gratidão

      • Cleverson Thiago

        06/10/2020 21:26em21:26

        Texto maravilhoso , parabéns pelas palavras bem colocadas.

        • Henrique José Boeing

          08/10/2020 14:41em14:41

          Muito motivador o texto. Sigamos em frente!!!!👊👊👊👊👊

    • Ronnie Petterson

      06/10/2020 22:16em22:16

      Texto perfeito!!! Vamos…Rumo a posse.

  2. Sheyna

    05/10/2020 13:38em13:38

    Muito bom artigo! Veio na hora certa. Cada vez mais sou apaixonada nessa plataforma de ensino.

  3. Raphaela Reis

    05/10/2020 13:44em13:44

    O texto que eu precisava ler hoje. Dicas importantes, vamos tentar ir para cima e acabar com a vontade de mudar sem sair do lugar.

    • Darlan Tiago

      05/10/2020 18:16em18:16

      Que sensacional!!! Precisava desse Up para não só falar que ia parar de procastinar. Mas de fato parar! E pra fechar essa frase esplêndida do Tony!

    • IRACEMA FERREIRA CARVALHO SANTANA

      07/10/2020 18:32em18:32

      Amei o texto. Uma realidade presente na vida da maioria das pessoas. Quero e vou ser uma pessoa cada vez mais disciplinada em nome de Jesus! A vida é bela demais para a desperdiçamos com coisas inúteis. Sabemos que precisamos sim descansar, respirar e nos refazer para continuar a caminhada, mas que isso seja apenas parte do processo. Deus continue te iluminando, Gabriel, e te dando mais e mais sabedoria!

  4. Tatiane Reis

    05/10/2020 13:46em13:46

    Ótimo texto!

  5. mayk castro de paula

    05/10/2020 13:58em13:58

    Excelente texto. Grato pela contribuição.

  6. Valbevan Isnael do Nascimento Oliveira

    05/10/2020 14:03em14:03

    Show de bola mesmo, hoje mesmo começarei a seguir os 2 passos propostos, muito obrigado.

    • SONAHRA DAVILA ALVES

      06/10/2020 20:16em20:16

      Muito bom esse texto. Já sou servidora pública e dei um tempo nos concursos pois estou mais focada na minha vida pessoal. Apesar disso, gosto do que vc escreve pois serve para qq campo da vida. Já me disseram que sou muito persistente. Fiquei lembrando qdo estava estudando…comecei acordando meia hora mais cedo, depois uma hora. Quando resolvi abrir mão de uma viagem de férias para estudar com prazer, senti que estava no caminho certo. Seis meses depois, fui aprovada. Perseverem…e quando alguém falar que servidor público não trabalha, diga que vc trabalha sim. E que não é só naquele momento, vc trabalhou muito para chegar onde está.

      • AMANDA LOPES LIMA

        08/10/2020 08:16em08:16

        MUITO BOM, OBRIGADA!

  7. marta

    05/10/2020 14:04em14:04

    Gabriel suas mensagem sempre são fontes e inspiração, ainda nesse momento ,
    Eu com elefante não ou mais dois, porque tento , tento e não estou conseguindo.
    Uma semana tudo bem já na hora falha ,e quando vejo já voltei todo caminho de novo.
    Embora começa de novo rs.

  8. Nayara de Oliveira Pinheiro

    05/10/2020 14:08em14:08

    Foi muito bom ler tudo isso que você escreveu. Há muito tempo, troquei TV e séries por videoaluas. E, estou lutando todos os dias para me tornar uma pessoas mais disciplina e consciente que um ato errado no meu “agora” afetará o meu futuro.
    Obs: estou gostando muito mesmo de ser aluna do Gran Cursos Online, é como se eu estivesse acessando um país desenvolvido. Nunca vi nada igual. De verdade um ponto fora da curva!
    Gratidão!

    • Amarilio Marques

      06/10/2020 17:58em17:58

      Sim, eu posso!

  9. ROGÉRIO CASONE BERALDO

    05/10/2020 14:13em14:13

    Sempre são úteis suas postagens! Te admiro muito! #sougrancursos

    • Daiane

      05/10/2020 18:23em18:23

      Muito bom, como sempre . obrigada Gabriel

  10. Karine Amora

    05/10/2020 14:25em14:25

    Que texto, viu?! Simplesmente SENSACIONAL! Além de ter recebido no momento em que mais precisava, vou levar para a vida! Era desse pequeno “toc” que eu realmente precisava. Excelente!!!

  11. Juliana Nogueira

    05/10/2020 14:25em14:25

    Texto maravilhoso, muito motivador!!! Não é fácil vencermos os “elefantes”, mas é preciso para alcançar o que se deseja. Obrigada GG por compartilhar seu conhecimento conosco. Abçs.

  12. Aretta d

    05/10/2020 14:34em14:34

    Texto excelente, fonte de força e clareza para aqueles que buscam evoluir.

    • Wendel

      06/10/2020 08:36em08:36

      Muito edificante. Parabéns.

  13. Raphaela Lazaro

    05/10/2020 14:56em14:56

    Texto imprescindível para qualquer pessoa!Foi o que mais falou comigo até hoje, parecia que estava me descrevendo! Obrigada por isso! 🙏

  14. vanderléia

    05/10/2020 14:58em14:58

    Muito boa a reflexão. Me inspirou muito esse texto. Deus abençoe sua vida Gabriel. Disciplina é tudo, é algo que estou tentando trabalhar na minha vida. Não é fácil. mas vou mudar , já estou mudando em nome de Jesus.

  15. Capeggiany

    05/10/2020 14:58em14:58

    Excelente texto e muito realista.Me ajudou bastante, pois estou no retorno aos estudos e a disciplina é ingrediente indispensável nessa retomada.

    • Sandra Moraes

      05/10/2020 20:20em20:20

      Muito bom! Obrigada por compartilhar. Admiro sua disciplina e procuro me espelhar. Por mais textos a respeito deste tema. Muito obrigada.

  16. Francisca Sheila

    05/10/2020 15:17em15:17

    Boa tarde. Texto interessante e objetivo. Um belo puxão de orelhas, mas um ótimo roteiro para sair da acomodação e conquistar a cada tempo um patamar melhor. Obrigada.

  17. Raquel Abe

    05/10/2020 15:44em15:44

    Gosto muito das suas reflexões. Estamos sempre em processo de empoderamento do nosso CONDUTOR.

  18. joeli

    05/10/2020 15:45em15:45

    Texto motivador. Acredito que a disciplina é importante para nossas conquistas. Obrigada…

  19. Renata Evangelista

    05/10/2020 16:06em16:06

    Boa tarde, excelente reflexão obrigada por mais um texto motivador.

  20. JIAN CARLOS FERREIRA DE ALMEIDA

    05/10/2020 16:34em16:34

    ME PEGOU.

  21. Venilson Pereira

    05/10/2020 16:44em16:44

    Li, o texto na busca de uma ação milagrosa para acabar com a procrastinação… Mas ao final vejo que o Meu Elefante é enorme.

  22. Liene

    05/10/2020 17:00em17:00

    Excelente reflexão !!! Motivação para sair da zona de conforto.

  23. Paula

    05/10/2020 17:17em17:17

    Obrigada, Gabriel pelo seu belo artigo. Foi muito útil. Peço a deus que o abençoe grandemente e que prospere cada vez mais. Vc merece.

  24. Gerson Maia Santos

    05/10/2020 17:39em17:39

    O texto reflete o contrário que estava fazendo e depois que li esse texto, me fez refletir que para ser competitivo é necessário ter disciplina e agora vou traçar metas para melhorar meu desempenho.

  25. Mayda Josiane

    05/10/2020 17:40em17:40

    Parabéns pelo artigo. Em muito contribui para o sair da zona de conforto e ter a certeza de que é fundamental agir para alcançar resultados positivos que se almeja.

  26. Cheila

    05/10/2020 17:42em17:42

    Que belo artigo Gabriel fico emocionada tenho vivido na pela tudo isso é fico muita das vez decepcionada comigo mesma em não está conseguindo progredir. Porém quando leu seus artigos fico feliz em saber que existe pessoas que se colocam mostram seu testemunho de vida que nos impulsionam a não desistir. Abraços querido

  27. Edivanda Ribeiro

    05/10/2020 17:48em17:48

    Muito bom o texto de hoje, perfeito para mim!
    Há dias tento retomar minha rotina, mas sempre deixava o elefante vencer, até hoje!
    Amanhã será diferente, tomarei o controle do condutor que há em mim.
    Obrigada Gabriel por tão sábias palavras.

    • MAYKON ANTHONY FERREIRA ARAUJO

      06/10/2020 19:42em19:42

      Top

  28. Tatiana

    05/10/2020 18:04em18:04

    É a minha luta diária, emagrecer esse elefante, rsrs…
    Obrigada, Gabriel, por sempre nos incentivar!

  29. Gislene Santos Oliveira

    05/10/2020 18:17em18:17

    Excelente texto!
    Precisava dessas palavras.

    • Ademir Quaresma

      05/10/2020 18:42em18:42

      Belíssima reflexão, texto muito consistente e que nos mostra de forma singular a importância da disciplina para atingirmos nossos objetivos de vida por mais difíceis que nos pareçam… Transpor a barreira e ir em busca de nossos sonhos…

  30. Ana Cristina

    05/10/2020 18:24em18:24

    Ótimo texto! Obrigada por compartilhar conosco.

  31. Juliana

    05/10/2020 18:33em18:33

    Foi ótimo o texto. Sempre motivacional, exemplos maravilhoso. Sempre útil.

  32. Mariana Caldeira

    05/10/2020 18:43em18:43

    É elefante, vc vai morrer!!

    Excelente texto para os inúmeros recomeços! Para vida!!!

    Obrigada!

  33. Vitor

    05/10/2020 19:11em19:11

    Muito bom! Precisava disso. vamos juntos!

  34. Cíntia do Espírito Santo Rodrigues Cabral

    05/10/2020 19:16em19:16

    Escrito pra mim! Deus tem lhe inspirado!

  35. Mariana Kuipers Soares

    05/10/2020 20:12em20:12

    Ótima reflexão!
    Nós não nascemos disciplinados, é preciso treinar, apreender!

  36. DOMINGOS SAVIO ARAUJO PINHEIRO

    05/10/2020 20:24em20:24

    Obrigado pelo texto, Gabriel.
    Motivou MUITO!

  37. Mônica Beatriz Santos Nunez

    05/10/2020 20:32em20:32

    Foi inspirador e tenho certeza que você está certo no que diz…Parabéns pelo texto!!!

  38. Ligia Maria Rodrigues de Faria

    05/10/2020 20:42em20:42

    Amei o seu texto. Parabéns… e obrigada por sempre ter uma palavra de motivação.

  39. Tamires

    05/10/2020 20:47em20:47

    Nunca li tanta verdade num só texto. Inspirador!
    Obrigada!

  40. Daiane Teixeira

    05/10/2020 20:56em20:56

    Ótimo texto! Sensacional. Para mim, foi um texto motivador. Eu sempre estou parando e voltando aos meus estudos, é relação de amor e ódio. Quando o computador não quebra é a impressora que dá problema… Enfim, sempre há um empecilho no caminho, mas, mesmo diante das dificuldades, eu não paro por completo, vou lá e reinicio novamente. Anotei várias dicas do texto, e pretendo praticar o mais breve possível. Novamente, parabéns pelo texto, eles nos motivam e nos dão esperança nos dias nublados.

  41. Maria Barreto

    05/10/2020 21:17em21:17

    Texto sensacional! Acredito que todos temos uma luta diária contra o comodismo e isso atrapalha nosso desenvolvimento pessoal e profissional.
    Obrigada pelas palavras, agora sei o quanto é importante se desafiar para deixar o comodismo de lado.

  42. Suzy Nascimento da Silva

    05/10/2020 21:20em21:20

    Muito útil o artigo! Muito obrigada!

  43. Mônica Nascimento

    05/10/2020 21:34em21:34

    Texto perfeito!! Precisava ler ele agora . Obrigada

  44. Kesley

    05/10/2020 21:47em21:47

    #dfilme Sensacional e motivador. Vou acabar com o elefante que há dentro de mim!

  45. Angelo Márcio

    05/10/2020 22:12em22:12

    Perfeito, Gabriel! Um verdadeiro puxão de orelha, mas no carinho.
    Caso possa, pode enviar esse texto por e-mail?
    Grato.

  46. Felipe Garcia

    05/10/2020 22:24em22:24

    Gostei muito do texto. Parabéns pelo ótimo trabalho!

  47. Graziella

    05/10/2020 22:26em22:26

    Uau!!
    Estou certa que este texto é obra de Deus para mim. Obrigada por ser instrumento. Que Deus abençoe sua vida!

  48. Graziella souza

    05/10/2020 22:26em22:26

    Uau!!
    Estou certa que este texto é obra de Deus para mim. Obrigada por ser instrumento. Que Deus abençoe sua vida!

  49. karen

    05/10/2020 22:47em22:47

    Adorei o texto, eu estava aqui procurando algo que poderia me auxiliar a iniciar os estudos pra concurso e acabei parando aqui, confesso que nao iria ler, mas pensei se eu nao ler esse pequeno texto como vou começar a estudar pra concursos? Li e vi que meu elefante esta muito pesado e esta me dominando muito e preciso mudar isso, preciso parar de alimenta-lo urgente!

  50. LAISE NASCIMENTO SANTOS

    05/10/2020 22:50em22:50

    Excelente artigo.

  51. Kezia

    05/10/2020 23:11em23:11

    Exatamente o que eu tento fazer. É ter disciplina nos meus horários, sim quando temos muitas coisas para fazer se torna mais complicado, porém não impossível. Texto maravilhoso. Muito obrigada.

  52. Janete Cavalcante Pereira de Souza

    05/10/2020 23:24em23:24

    Disciplina é essencial para alcançar o objetivo.
    Perseverar sempre firme nesse caminho

  53. ELLAYNE

    05/10/2020 23:50em23:50

    Excelente artigo! Estava precisando. Obrigada.

  54. BENJAMIN OLIVEIRA SILVA

    06/10/2020 00:18em00:18

    TEXTO MUITO BOM.

  55. Maria Emanueli

    06/10/2020 00:33em00:33

    Vale muuuuuito ler seus artigos!!!
    És uma pessoa iluminada, vc não passa apenas conhecimento, vc passa paz, uma sabedoria iluminada por Deus, uma força e principalmente vontade de vencer!! Mostra o quanto tudo que conquistou, nao foi só pelo esforço, mas principalmente por acreditar muito no poder e agir de Deus!!
    Parabéns Gabriel 🙏🏻 Deus te abençoe ainda mais, pois és instrumento Dele em nossas vidas!!

    • Isabela

      12/10/2020 21:32em21:32

      Texto maravilhoso!Gratidão

  56. Raicleyss

    06/10/2020 00:48em00:48

    Sim, muito útil , eu precisava desta injeção de ânimo.. muito obrigado

  57. Elane

    06/10/2020 02:57em02:57

    Parabéns, ótimas palavras motivacionais. Com certeza fazem toda a diferença.

    Um Forte Abraço.

  58. Ana Maria Nascimento

    06/10/2020 05:56em05:56

    Como sempre, suas palavras nos estimulam ao aperfeiçoamento.E as referências à Palavra de Deus demonstram que vc é um instrumento d’Ele para mudança de vidas!!! Deus te abençoe e ilumine sempre!

  59. SÁVIA MARIA DE ANDRADE LIMA

    06/10/2020 06:55em06:55

    Gostei. chegou na hora certa. Vou vencer esse gigante. Muito obrigada!

  60. Cristiane Bouviere

    06/10/2020 07:58em07:58

    Foi perfeito para mim. Só tenho que agradecer!!!!

  61. Gustavo Lima de Freitas

    06/10/2020 08:14em08:14

    Excelente reflexão, agora vem a parte mais complicada, colocar me prática!!

  62. IRIS LAIANA

    06/10/2020 08:21em08:21

    Texto excelente! Obrigada!

  63. RAFAEL PEREIRA SOARES

    06/10/2020 09:45em09:45

    Muito gratificante, pois, em verdade, a caminhada é dura, sofrida, e difícil de se superar!

  64. ALISSON ROCHA

    06/10/2020 10:14em10:14

    Muito Bom.

  65. PAULA PPMM

    06/10/2020 10:24em10:24

    Não sou o elefante, sou a manada inteira. Que venha a condutora!

  66. cidamar Menezes

    06/10/2020 10:33em10:33

    Excelente texto! ótimo para reflexão!

  67. Maria izabel

    06/10/2020 10:42em10:42

    É motivador esses textos, principalmente Nesses dias difíceis ,em Que as dificuldades e obstáculos se agigantam . Muito bom

  68. Carol

    06/10/2020 11:38em11:38

    Texto top!!

  69. fernando jose alves pereira

    06/10/2020 11:58em11:58

    Texto maravilhoso! Era o que eu precisava!
    Muito obrigado e vamos em frente!

  70. Diego Borges de Melo

    06/10/2020 12:07em12:07

    ÓTIMO PARA REFLEXÃO… PAU NO ELEFANTE!!!

  71. Ariana Medeiros

    06/10/2020 14:41em14:41

    Muito obrigada!!! Gratidão!!! 🙂

  72. Jessica Fraga Teodoro Alves

    06/10/2020 14:49em14:49

    Com certeza esse texto ajudou bastante, Gabriel!

    Parabéns pelo texto!

  73. Junir de M. Gomes

    06/10/2020 15:17em15:17

    Ótimo texto, motivador, parabéns!

  74. Camila

    06/10/2020 15:27em15:27

    Afff! Pra mim!
    Todo!
    Sentei aqui com um desengano que misericórdia!
    De Deus esse texto.
    Obrigada, Gabriel.

  75. LETICIA

    06/10/2020 15:44em15:44

    Texto muito incentivador,Gabriel. Excelente!

  76. Moisés Medeiros

    06/10/2020 16:27em16:27

    Foi muito útil

  77. Debora Freitas

    06/10/2020 16:56em16:56

    Obrigada, por sempre nos manter motivados e prontos a nos reinventar dia após dia! Texto excelente. Abraços

  78. wilka Prudêncio

    06/10/2020 17:14em17:14

    Um texto excelente! Obrigada.

  79. Deivison Santos

    06/10/2020 17:36em17:36

    Excelente texto Gabriel,

    coincidiu com tudo que estou me esforçando pra viver agora. Obrigado.

  80. ROMARIO ALMEIDA OLIVEIRA

    06/10/2020 18:01em18:01

    Excelente reflexão!
    Texto capaz de tocar na motivação de quem quer realmente produzir

  81. Gisele Viana

    06/10/2020 19:52em19:52

    Perfeito!

  82. Carlos Henrique

    06/10/2020 20:26em20:26

    Ao ler o texto não me restou dúvidas…hj mesmo irei retomar meus estudos para concurso público com a melhor plataforma do Brasil (GRAN CURSOS)…Obg Gabriel. Um forte abraço!

  83. Rozane Aparecida Scher

    06/10/2020 20:51em20:51

    Gratidão!!! Texto excelente! Chegou em boa hora.Obrigada,Gabriel!

  84. Renata da Silv

    06/10/2020 21:16em21:16

    Esse texto foi pra mim, obrigada Gabriel.

  85. Caio Barbosa

    06/10/2020 22:14em22:14

    Grato por ter tido a inspiração, e construir um texto excelente !!!!!!!!!

  86. Gleyton de Freitas Fraga

    06/10/2020 22:36em22:36

    Excelente texto, é bem isso! Disciplina, humildade para começar com pequenas metas e persistência no objetivo! Grato pelo texto!

  87. ERLANDE DE SOUZA COSTA

    06/10/2020 22:54em22:54

    Excelente mensagem para quem duvida de seu potencial, pois eu também estava precisando ouvir algo para me motivar, fique com DEUS.

  88. Edmilson Sousa de Araujo Pradoq

    06/10/2020 23:09em23:09

    Essa mensagem tem um potencial gigantesco, desde que não fiquemos apenas na inércia. Amei o texto e estou me esforçando para criar esse hábito de estudar todos os dias. Não é fácil, mas é possível e prazeroso, pois já tive o sentimento da aprovação, e, certamente o terei novamente, por que decidi mudar de profissão!!!

  89. JOYCE PEREIRA DE OLIVEIRA _

    06/10/2020 23:12em23:12

    Sensacional, obrigada!

  90. Camila Moura

    07/10/2020 07:06em07:06

    Esse texto teve efeito no meu elefante que, se incomodou com essas palavras. Já o meu Condutor esta dizendo “eu avisei”!! A briga é constante entre nossos dois lados, um sempre arrumando desculpas para não estudar e o outro querendo sempre estudar a qualquer custo, entender isso é primordial. Obrigada pelo texto, me fez ter consciência dessa luta e assim, adquirir armas para essa batalha. Vamos estudar pessoal, a hora é agora.

  91. Karen Schunck

    07/10/2020 08:57em08:57

    Perfeito! Parabéns!

  92. carla oliveira

    07/10/2020 09:07em09:07

    seus textos são sempre úteis e hoje além de servir pra mim servirá para minha mãe, uma senhorinha de 70 anos, que passa por uma depressão severa!

  93. CLARA

    07/10/2020 09:29em09:29

    Muito bom!

  94. Dhilda Bonfim

    07/10/2020 11:09em11:09

    Essa é o meu esforço diário. Obrigada!

    • Dhilda Bonfim

      07/10/2020 11:11em11:11

      *Esse

  95. Ana Paula

    07/10/2020 13:39em13:39

    Obrigada por nos motivar! Seus textos são, sem dúvidas, muito úteis e inspiradores! Que Deus continue te capacitando e abençoando!

  96. Natanael Pasço

    07/10/2020 14:29em14:29

    Texto excepcional, era exatamente o que eu precisava ler hoje. Estou começando uma nova etapa da minha vida e preciso de muita disciplina e dedicação para conquistar meu sonho. Muito obrigado Gabriel.

  97. Itainá Bezerra

    07/10/2020 16:44em16:44

    Muito edificante. Seus textos semanais tem sido pontuais com as dificuldades enfrentadas em meu dia a dia. Obrigada!

  98. Marcela

    07/10/2020 17:14em17:14

    Adorei !

  99. Bruno Elesbão

    07/10/2020 17:44em17:44

    Muito obrigado pela motivação, preciso desenvolver e muito esta área de disciplina, manter o foco nos dias de sol e nos dias de chupa. Valeu.

  100. Priscila

    07/10/2020 17:47em17:47

    Sempre bom um texto motivacional! Sabemos que a jornada é longa, portanto, palavras de incentivo são sempre bem vindas. Especialmente em tempos estranhos como estes que estamos vivendo!

  101. IRACEMA FERREIRA CARVALHO SANTANA

    07/10/2020 18:34em18:34

    Amei o texto. Uma realidade presente na vida da maioria das pessoas. Quero e vou ser uma pessoa cada vez mais disciplinada em nome de Jesus! A vida é bela demais para a desperdiçamos com coisas inúteis. Sabemos que precisamos sim descansar, respirar e nos refazer para continuar a caminhada, mas que isso seja apenas parte do processo. Deus continue te iluminando, Gabriel, e te dando mais e mais sabedoria!

  102. Sueli

    07/10/2020 20:48em20:48

    Texto excelente! Estava precisando muito. Deus te abençoe Gabriel, obrigada!

  103. Elson Rodrigues Santana

    07/10/2020 21:28em21:28

    Nossa!!!
    Como falou comigo.
    É o que eu precisava ler, vamos nessa, ação!

  104. Jean Carlos

    07/10/2020 23:07em23:07

    Este texto era o que faltava para que eu saísse do lugar onde estou na minha vida de estudos! Gratidão…

  105. leticia

    08/10/2020 00:14em00:14

    excelente teste realidade de muitos inclusive a minha

  106. Lilian Machado de Almeida Dias

    08/10/2020 07:04em07:04

    Obrigada mais uma vzs.

  107. AMANDA LOPES LIMA

    08/10/2020 08:11em08:11

    UAUUU… ESSE TEXTO ME FEZ REFLETIR MUITO O QUANTO SOMOS TOMADOS POR DECISÕES EM NOSSAS VIDAS, NOSSA NUNCA IMAGINEI QUE O TÃO FALADO CONDUTOR PODERIA DAR O MELHOR DE SI, SEMPRE IMAGINEI QUE CIRCUNSTANCIAS, OU MEIOS PODERIAM IMPEDI-LO E FAZER PARAR, MAS VEJO QUE TODO ESSE TEMPO ME FEZ ABRIR OS OLHOS E PERCEBER O QUANTO SOMOS IMPARÁVEIS O QUANTO SOMOS ABENÇOADOS TAMBÉM POR ENCONTRAR PESSOAS COMO VOCÊ GABRIEL QUE FAZ DE TEXTOS UMA MUDANÇA EM NOSSAS VIDAS! MUITO OBRIGADA

  108. MARCELO GIOVANNI CASTRO MAGALHAES

    08/10/2020 08:31em08:31

    Eu precisava ler esse texto, em meio as lagrimas, decidi não desistir, vou abater o elefante que existe em mim. obrigado a todos os professores do Gran cursos e a você Gabriel por ser exemplo de disciplina e perseverança para todos nós.

    serei sempre Gran…. rumo a nomeação!!!!!

  109. GLEIDSON

    08/10/2020 12:19em12:19

    Sim! muito obrigado pelas belas palavras, irei me dedicar em busca de minha diciplina pessoal, preciso muito me organizar e dar continuidade aos meus estudos.

  110. Dara

    08/10/2020 14:45em14:45

    que texto maravilhoso! Parabéns!

  111. Oséias Rosa

    08/10/2020 16:34em16:34

    Texto excelente, relevante e útil!!!

  112. Lorraine Natali

    08/10/2020 20:08em20:08

    Foi a exata motivação que eu precisava para hoje. Preciso aprender a comemorar as pequenas vitórias, e entender que grandes resultados não vem de um dia para o outro. Perfeito! #acabarcomesseelefante

  113. Natalha Lopes

    09/10/2020 08:08em08:08

    Como sempre seus textos são inspiradores, quando estou desanimada com os estudos eles sempre me ajudam a permanecer focada no meu objetivo e me dão o ânimo para continuar. Sempre tive esse problema de colocar metas muito absurdas para serem alcançadas e no fim me decepcionar comigo mesma por não conseguir atingi-las, me sentir um fracasso. Mas de uns tempos pra cá venho aprendendo que ir com calma e aos poucos, colocando objetivos realistas, as coisas vão fluindo de um jeito melhor, seu texto só reforçou essa ideia. Continue escrevendo, sei que você inspira milhares de pessoas assim como a mim!

  114. Ludmilla Evelyn Farnesi Grinko

    09/10/2020 09:04em09:04

    É um texto motivacional sim, mas também são versículos da Bíblia que nos animam a prosseguir mesmo estando diante de “Elefantes” da nossa vida. Jesus é um exemplo de força e motivação para nós, sem Ele nada podemos fazer. Você pode levantar e colocar uma meta, ou fazer escolhas diferentes. Porém, quando entendemos que Jesus é o principal motivo disso tudo, literalmente, todas as coisas fazem sentido.
    (João 15). Deus abençoe o dia e a rotina de todos.

  115. SARAH

    09/10/2020 10:26em10:26

    Estava precisando muito dessas palavras para voltar a correr atrás do meu sonho. Obrigada!!!!

  116. Kelly Mara

    09/10/2020 14:13em14:13

    Um tapa na Cara na hora certa.

  117. KELVEN CARVALHO

    09/10/2020 14:52em14:52

    TUDO QUE EU ESTAVA PRECISANDO ERA LER ESTE TEXTO!
    MUITO OBRIGADO, DEVEMOS NOS DEDICAR O MAXIMO PARA CONSEGUIR.

  118. Cakthia Maria Brito Da Silva

    09/10/2020 21:06em21:06

    amei o tema,sabe me enquadrei na historinha do elefante e o condutor só no caso estou sendo o elefante,foi verdadeiramente um tapa na cara,uma chamada para a realidade,de que somente ter comprado um curso caro se cada momento tem um motivo para não concluir as atividades obrigada amiga foi bastante util

  119. Soraia

    09/10/2020 22:34em22:34

    Obrigada, Gabriel! Seus textos são sempre pertinentes a nossa realidade de concurseiro! Abraço!

  120. EDCLAY ALVES SANTOS

    11/10/2020 08:08em08:08

    PARABÉNS GABRIEL! NÃO É POR ACASO QUE TEM NOME DE ANJO MENSAGEIRO. ESSE TEXTO VALE MAIS QUE OURO.

  121. Paulo Afonso

    12/10/2020 18:51em18:51

    Obrigado Gabriel! Deus te abençoe cada vez mais para nos trazer esses lindos textos para nos motivar em nossa caminhada!

  122. Amanda Maia

    14/10/2020 21:49em21:49

    Adorei o texto! Fiz a inscrição hoje no curso gratuito Imparável 2020 e pensei será que vou conseguir faze-lo e após escutar esse texto, percebi meu elefante está muito pesado e dominando a minha vida. Quero mudar e vou conseguir!!! Obrigada e que Deus nos abençoe!

  123. Gisélika

    16/10/2020 11:44em11:44

    Muito bom! Motivador.

  124. Aída

    18/10/2020 08:59em08:59

    Muito obrigada, Gabriel! Que trabalho lindo que você faz e que equipe incrível você montou. Só sei ser grata!

  125. Lorena Lopes

    19/10/2020 01:37em01:37

    Foi simplesmente o que eu precisava ler. Hoje mesmo vou começar a colocar em prática suas dicas. Amanhã vou me levantar mais cedo. Muito obrigada pelas palavras. Gratidão

  126. BEN HUR

    19/10/2020 11:46em11:46

    Professor, o txt é sensacional. Fez eu refletir bastante. Não tenho mais escolhas, preciso acordar. Obrigado.

  127. Welison farias

    20/10/2020 00:38em00:38

    Muito legal cara

  128. Kariny Costa

    20/10/2020 14:50em14:50

    Que texto reflexivo, adorei!

  129. Tamyres Ongaro

    20/10/2020 23:11em23:11

    Eu precisava ler esse texto. Preciso me motivar a cada dia e vencer o elefante de toneladas que carrego. Quero ser uma imparável! Obrigada mais uma vez!

  130. Cláudia

    21/10/2020 23:02em23:02

    Show muito bom ! Quero ter disciplina e parar de postergar !

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer conquistar a sua aprovação em concursos públicos?
Prepare-se com quem mais entende do assunto!
Comece a estudar no Gran Cursos
Para o Topo