Liderando a si mesmo

“Se suas ações inspiram os outros a sonhar mais, a aprender mais, a fazer mais, você é um líder.” – John Quincy Adams (1767-1848), sexto presidente dos Estados Unidos

Quando se pensa em liderança, logo vêm à mente executivos engravatados e dirigentes de organizações – públicas ou privadas – focados em bater metas e alcançar resultados. Está certo, liderança passa, sim, pela geração de retorno, seja para a organização propriamente dita, seja para a sociedade em geral, ou, ainda, grupos de interesse da empresa e colaboradores, em particular. Mas esse é, digamos, o objetivo de um bom líder. Quais serão os meios?

Uma liderança eficiente ajuda na tomada de decisões e na concretização de ideias. O bom líder mostra o caminho até o local de destino marcado em nosso GPS dos sonhos. E sabe que, para guiar os liderados, precisa exercer influência. Sabe também que, se há um atalho para desenvolver essa competência, é descobrir como liderar, primeiro, a si mesmo. Foi das primeiras lições que aprendi, na escola formal e na vida: só serei capaz de conduzir alguém rumo ao que julgo importante depois de tomar as rédeas da minha própria vida. Levo comigo a lição de Alexandre, o Grande: “Eu não temeria um grupo de leões conduzido por uma ovelha, mas sempre temeria um rebanho de ovelhas conduzido por um leão”. E acrescentaria: ou por uma leoa.

Governar a si mesmo é extremamente difícil e, ainda assim, condição para exercer influência sobre terceiros. A fórmula é simples. Se quero orientar meus filhos, preciso dar o exemplo. Se fui designado para guiar um povo ou um exército, devo ser fonte de inspiração para eles. Se peço disciplina a alguém, não posso me dar o luxo de ser indisciplinado. Se exijo comprometimento dos meus colaboradores, tenho de ser comprometido em tudo que faço. Se incentivo a caridade em alguém, o mínimo que podem esperar de mim é que também seja caridoso.

Agora reflita um instante. Você tem agido assim, está praticando a autoliderança ou tem se deixado levar pelas circunstâncias? Tem sido o seu maior exemplo de líder? Está no palco ou assistindo da plateia a vida passar? Na arena ou na torcida, lá longe, na arquibancada? Pense um pouco sobre isso. A depender das respostas, talvez caiba fazer alguns ajustes para aprimorar sua capacidade de se autoliderar. Mas não se apavore. Isso é perfeitamente normal. É para isso mesmo que serve um exercício de autoanálise como esse que propus.

É muito raro ter espírito de liderança. Sabe por quê? Porque liderança combina senso de propósito, compromisso, audácia, coragem, força interior e uma boa dose de sabedoria. Alguém disposto a ser líder de si mesmo precisa ter certeza se possui alguma ou algumas dessas competências. Deve, para isso, mergulhar em seu interior em busca de seus valores mais genuínos. Não importam bens materiais nem títulos acadêmicos, tampouco um currículo de respeito, que reflita grande experiência gerencial. Tudo isso diz muito sobre você, é claro, mas é inútil quando se trata de princípios. Mais importante é descobrir qualidades como humildade para ouvir, capacidade de servir e disposição para pôr a mão na massa. Elas não estão presentes? Meu conselho é: tente desenvolvê-las.

Todos nós temos um lado sombrio. A autoliderança exige reconhecê-lo e dominá-lo, para depois aprender a iluminar o dos outros. Você tem monitorado a sua fisiologia, o seu foco e a sua linguagem no dia a dia? Por que pergunto isso? Porque um líder que se vê como derrotado, focado mais nos problemas que nas soluções, dificilmente consegue atingir bons resultados com seu time, e não poderia ser diferente com o líder de si mesmo. Daí a importância de ressignificar derrotas do passado, problemas do presente e desafios do futuro. Eles têm o peso que atribuímos a eles. Tome como exemplo o momento que estamos atravessando, de pandemia. Desde que tudo começou, cada um de nós se viu obrigado a liderar mais e mais a si e às pessoas próximas, e é notável como alguns de nós têm se saído melhor nesse “novo normal”. Será por que conseguem transformar adversidades em uma grande fonte de aprendizado, de desenvolvimento pessoal e coletivo? Volto a citar o líder Alexandre, o Grande: “Da conduta de cada um depende o destino de todos”.

Dirigir a si próprio é ter sensibilidade para lidar bem com fraquezas, medos, frustrações. Liderar a si mesmo é, antes de tudo, saber perder, compreender que nossa existência é falha e efêmera, circundada por vales e montanhas, caracterizada pela alternância entre choro e alegria, fraqueza e coragem. Há que ser livre para seguir o curso da vida, percebendo bem a situação para fazer o que tem de ser feito. Liderar a si mesmo é parar de colocar a responsabilidade no outro, no passado, na pandemia. É assumir que talvez as coisas não estejam dando certo porque EU ainda não consegui acertar o ponto, encontrar o melhor caminho. É, enfim, ter clareza de quem sou e por que faço o que faço.

Em termos práticos, caro leitor, talvez você precise mudar sua linguagem, sua alimentação, os cuidados que tem consigo mesmo. Tire o foco do que vem dando errado e direcione-o para como fazer dar certo. Tome seus pontos fortes como combustível para turbinar sua autoconfiança e olhe para os pontos fracos como oportunidades de melhoria. Seja um bom líder de si e ajuste o que precisar ser ajustado. E lembre-se: a procrastinação funciona como juros compostos para os problemas. Quanto mais você adia decisões e ações como líder, mais problemas a sua equipe – você mesmo, nesse caso – terá no futuro.

As dificuldades às vezes consomem tanto, que o indivíduo acaba se esquecendo do que o trouxe até aqui. Por isso é tão bom de vez em quando retomar o contato consigo mesmo e com as próprias motivações. Por que você está lendo este artigo? Por que você iniciou este projeto de estudos? Será porque quer mudar de vida? Será porque vislumbra no concurso público uma oportunidade de dar mais segurança a sua família? Essas razões permanecem firmes em sua alma? Aí vai outra lição de Alexandre, o Grande: “Ou você muda de atitude, ou de nome”. Cito também um ensinamento do eterno Peter Drucker, ícone da administração: “Se você quer algo novo, precisa parar de fazer algo velho”.

Certa vez, um ex-subsecretário de Defesa dos Estados Unidos faria um discurso para uma plateia considerável. Antes de começar a falar, deu um gole de café na xícara de isopor que levara ao palco. Deu outro gole, olhou para o copinho e sorriu. Começou o discurso: “No ano passado, quando eu ainda era subsecretário, apresentei-me neste mesmo palco. Viajei de classe executiva, tinha alguém esperando por mim, já haviam me registrado no hotel. No dia seguinte, me pegaram para vir a este local. Fui conduzido a uma sala reservada e recebi café em uma bela xícara de porcelana. Este ano, não sou mais subsecretário, voei de classe econômica, não havia ninguém à minha espera, registrei-me no hotel, peguei um táxi para vir até aqui. Chegando, perguntei a um dos técnicos se havia café e ele apontou para a máquina sobre a mesa encostada na parede. Fui lá e despejei a bebida neste copo de isopor que vocês estão vendo. Pois é, a xícara de cerâmica que me deram no ano passado nunca foi entregue a mim. Foi entregue ao cargo que eu ocupava. Eu mereço uma xícara de isopor.”

Contei essa pequena história para ilustrar como é a vida real de quem se apega a status e aparências. Cabe a cada um de nós fazer por merecer a tal “xícara de cerâmica” em vez do copinho de isopor, mas pelo ser humano que somos de fato, não pelo valor que os outros veem em nós por circunstâncias externas. Você, meu amigo, minha amiga, merece tomar café em uma xícara de porcelana porque sabe do seu verdadeiro valor. Não deixe a realidade atual determinar quem você é. Pode ser que você já mereça a porcelana, mas o mundo vai demorar um pouco para reconhecer isso, fornecendo-lhe apenas isopor durante algum tempo. Persista, fazendo os ajustes necessários, monitorando e criticando constantemente a forma como lidera a si próprio. Você não precisa de um time grande para guiar. A pessoa mais importante que precisa de sua liderança está aí, bem na frente do espelho. Lidere-a.

Combinado?

Se você chegou até aqui, gostaria de lhe pedir um favor: comente abaixo dizendo o que achou do texto. Foi útil? Não foi? Ajudou? Não ajudou? Seu feedback é muito importante!

PS: Siga-me (moderadamente, é claro) em meu perfil no Instagram. Lá, postarei pequenos textos de conteúdo motivacional. Serão dicas bem objetivas, mas, ainda assim, capazes de ajudá-lo em sua jornada rumo ao serviço público.

Mais artigos para ajudar em sua preparação:

 

Gabriel Granjeiro – Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online. Vive e respira concursos há mais de 10 anos. Formado em Administração e Marketing pela New York University, Leonardo N. Stern School of Business. Fascinado pelo empreendedorismo e pelo ensino a distância.

Quer conquistar a sua aprovação em concursos públicos?
Prepare-se com quem mais entende do assunto!
Comece a estudar no Gran Cursos

Notícias Relacionadas

Gabriel Granjeiro
Gabriel Granjeiro
Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online
56 Comentários

56 Comentários

  1. Elis Costa

    21/09/2020 22:38em22:38

    Muito bom o texto.Incentivador sobre descobrir que eu posso influenciar para o bem das pessoas..

    • Edna Moraes de Sousa

      29/09/2020 08:45em08:45

      BOM DIA!
      Muito bom esse artigo; quando eu li, logo vir que eu estava realmente precisando de um bom incentivo.
      Pois quando eu assinei o meu curso, eu não tinha se quer de menção, se eu iria estudar.
      Até mesmo estava passando por uma grande depressão. Lendo esse artigo minha mente deu uma repaginada.

  2. Mayagnes Alves Pereira

    21/09/2020 23:40em23:40

    Estava precisando muito ler esse artigo maravilhoso 😃

    • Giles Thiago Reis Nkalah

      23/09/2020 14:43em14:43

      Como é bom ler textos motivadores assim. Obrigado Gabriel!

    • Elisete Santos Florêncio

      23/09/2020 16:05em16:05

      Perfeito texto motivacional

  3. Raquel Priscila da Silveira

    22/09/2020 01:20em01:20

    Esse ótimo texto do Gabriel me fez crescer em eu ter a força de vontade em me auto liderar para eu ter mais foco, perseverança, dedicação e disciplina nos estudos para concursos e na vida em geral.

  4. Renata Cristina Moretti

    22/09/2020 07:46em07:46

    Nesta manhã de terça comecei o dia lendo este texto e, realmente posso dizer que gerou em mim algo muito positivo. Porque muitas vezes tudo o que precisamos é de um reforço para fazer aquilo que já sabemos que devemos fazer é como devemos acreditar em potencialidades e ainda desenvolvê-las. Digo que a saúde/ inteligência emocional é o ponto, talvez, mais importante para muitos deslancharem na vida e palavras como essas podem fazer a diferença para tornar sonho em realidade, o medíocre em vencedor de si mesmo.

    • James

      23/09/2020 16:26em16:26

      Foi muito útil.Obrigado pelos ensinamentos.

      • Chris

        30/09/2020 16:11em16:11

        Impossível escolher o mais motivador! São ótimos! ☺️ Obrigada.☺️

  5. César Augusto

    22/09/2020 08:27em08:27

    Preciso cultivar essas qualidades de um Líder na minha vida de concurseiro urgente! Nesses tempos de pandemia parece que estão se apagando aos poucos. Obrigado, Gabriel pela mensagem!!

  6. Sergio Fernando Kuster

    22/09/2020 08:28em08:28

    Excelente texto! Sou fã do Gabriel!

  7. Giovanni Alves

    22/09/2020 08:34em08:34

    Excelente artigo, muito bem redigido. Sim me foi e me será muito útil para que eu possa sair da platéia e fazer acontecer. Um excelente e abençoado dia para todos nós e nossos familiares e que estejamos sempre em sintonia com Deus! Amém!

  8. Cristiane Lima

    22/09/2020 09:26em09:26

    Excelente texto, e sim, é fundamental sermos nosso nosso próprio lider, e um bom lider é aquele que ouve, que reflete, que aprende com os erros, que, vez ou outra olha pelo retrovisor, mas segue em frente. A escolha em prestar concurso não é fácil, principalmente para uma pessoa da minha idade, mas ao invés de me fiar nesse pensamento prefiro pensar que hoje estou mais preparada, pela vida, pelas experiencias que trago na bagagem, e que o caminho pode ser longo mas deve ser bem estruturado, um pouco a cada dia, de maneira sólida e estruturada. Obrigada pelos seus textos, Gabriel, com certeza voce nos inspira a sermos melhores.

  9. Tito Silva

    22/09/2020 09:31em09:31

    Excelente texto. Vale para buscar forças em momentos difíceis como este que estamos vivendo

  10. Thays

    22/09/2020 09:37em09:37

    Motivador como sempre! Amo ler esses artigos aqui no Gran, abrem minha visão para a certeza de vencer e conquistar meus objetivos e metas.🙂✌️

  11. Milena Teixeira

    22/09/2020 10:52em10:52

    Muito bom o artigo. Até anotei umas frases para eu ler sempre. Obrigada!!

  12. Elisângela

    22/09/2020 14:14em14:14

    Gosto muito dos seus artigos Gabriel, hoje, entendo que o nosso maior desafio somos nós mesmos. A nossa mente trabalha a nosso favor, más ela também pode ser nosso pior inimigo.

  13. Wanderson

    22/09/2020 16:41em16:41

    É um excelente texto em tudo falou comigo, entretanto no exato momento que li esse parágrafo “a procrastinação funciona como juros compostos para os problemas. Quanto mais você adia decisões e ações como líder, mais problemas a sua equipe – você mesmo, nesse caso – terá no futuro”, foi como um susto de um filme de suspense.

  14. Jessica Fraga

    22/09/2020 18:27em18:27

    Como sempre o Gabriel nos trás excelentes textos motivacionais. Parabéns!

  15. Sirley

    22/09/2020 19:27em19:27

    Foi Super útil. Obrigada!

  16. PaulaMattos

    22/09/2020 20:07em20:07

    Estava precisando de um texto desse. Deixar de fazer parte só da plateia e cada um dia um passo para alcançar não só a xicara de cerâmica mas o conjunto todo.

    • Alexandre

      23/09/2020 15:52em15:52

      Um ótimo text motivador. O momento somos nós que fazemos…

  17. Mary

    22/09/2020 20:23em20:23

    Obrigada! Apenas:obrigada!

  18. Eduardo Paslauski Nunes

    22/09/2020 20:28em20:28

    Excelente texto. Essa passagem sobre a xícara de porcelana e a de isopor foi muito boa

  19. Gizeliane

    22/09/2020 20:34em20:34

    Admiro muito esse olhar para quem muitas vezes já sabe de tudo isso, mas, precisa de alguém que nos lembre o quanto ainda dá tempo! Obrigada Gabriel por ativar meus sonhos. Preciso agir e de ajuda!

  20. Regiane

    22/09/2020 21:06em21:06

    Excelente texto, Gabriel! Nos faz parar pra pensar em como estamos agindo diante da nossa vida. E de que podemos ser mais!!
    Obrigada!

  21. Rizia

    22/09/2020 21:07em21:07

    Faço questão de comentar! Texto veio como uma luva! É o tipo de coisa que sabemos, mas precisamos ler pra aquecer o coração e a mente!

    • Eva de Sousa Silva

      23/09/2020 08:45em08:45

      Boa primeiramente bom dia,
      Este texto texto que terminei de ler vai me ajudar bastante.
      Savê quando vc está precisando de um enpurranzinho
      Pois é esse texto foi o enpurranzinho que eu estava precisando.
      Obrigado Gabriel granjeiro..

  22. isael lourenço da silva

    22/09/2020 21:12em21:12

    excelente texto Gabriel
    muito motivacional posso ate citar uma parte da musica do saudoso Raul seixas. Que e de batalhas que se vive a vida, de que sempre tenhamos coragem na vida se for pra desistir que seja dos nossos medos abraço.

  23. Giane Galvão

    22/09/2020 22:41em22:41

    Caramba, tem dias que você só precisa de algo que te faça olha, focar naquilo que você quer, porque na maioria das vezes não conseguimos enxergar um palmo á frente, são tantas pressões, frustações, medos. Esse texto fez eu retorno ao início quando estudava para passar no vestibular, preciso retorna ao que um dia eu fui nos estudos, qdo passei nas 3 universidades publicas (UFPA/ UFRA/UEPA) que fiz vestibular, de cada prova que fazia, saia com a certeza de que uma vaga era minha era só esperar o dia do listão, eu sabia por causa do preparo, lia cada questão e lembrava tudo, parecia um filme, na redação a caneta deslizava na mão, parecia que escrevia sozinha de tão bem preparada que estava. Hoje tenho dificuldade de manter o foco, medo das provas (sei q é por não ter me preparado), obrigada pelo texto. ja coloquei no meu mural algumas freses.

  24. Emily

    23/09/2020 01:43em01:43

    texto muito bom…um novo despertar.

  25. THALITA PIMENTEL

    23/09/2020 07:30em07:30

    Muito bom! Obrigada!

  26. Lorena P.

    23/09/2020 07:52em07:52

    Gabriel, parabéns pelo texto. Ele me fez repensar algumas atitudes que ando tendo. Obrigada.

  27. Camilla

    23/09/2020 08:56em08:56

    Texto inspirador!!! ♥

    • DANILO FALCÃO

      23/09/2020 16:00em16:00

      Inspiração e reflexão.

  28. Carlos

    23/09/2020 15:16em15:16

    Muito bom artigo publicado. Ser líder tem partir de dentro e ser exemplo para outras pessoas. O texto descreve muito bem, aonde cada quer chegar depende primeiro de se mesmo.

  29. Everaldo leocadio

    23/09/2020 15:45em15:45

    Muito util, chegou em boa hora. Fé
    Foco e Vitória!!!!

  30. Sandoval Ribeiro De Souza

    23/09/2020 15:46em15:46

    Excelente texto, é uma bela reflexão.

  31. Adla Moura

    23/09/2020 16:24em16:24

    Obrigada! Gratidão! Continue escrevendo os textos para nós.

  32. Keila

    23/09/2020 16:55em16:55

    Uau! que texto! que reflexão profunda! vou refletir nisso todos os dias e vou enviar aos meus líderes de equipe para refletirem nisso também.

  33. Eliane

    23/09/2020 17:55em17:55

    Um grande texto! Muito motivador. Nos desafia a sermos melhor a cada dia. Muito obrigada por fazer parte desse momento tão único e até desconfortável, que é o estudo para concurso. A frase sobre a procrastinação é uma verdade. Um leão que deve ser vencido todo dia.

  34. LILIAN

    23/09/2020 18:48em18:48

    Na verdade nem tenho palavras para comentar, apenas GRATIDAO, por essa rica injeçao de animo…que o Granjeiro nos presenteia a cada semana.

  35. Paula Vieira

    23/09/2020 19:08em19:08

    Eu mereço tomar café em uma xícara de porcelana. Não desista!

  36. Marina

    23/09/2020 20:47em20:47

    Incrível!!! Obrigada.

  37. Anderson Veloso

    24/09/2020 08:40em08:40

    Como sempre, você mais uma vez me ajudando. Uma dose de filosofia com motivação, perfeito !
    Saiba que você está ajudando muitas pessoas assim, Gabriel ! Muitas.
    Eu, particularmente, sempre leio seus textos, me ajudam muito.
    Hoje, estava muito cabisbaixo; moro sozinho; dificuldade em dobro; mas a vontade de persistir é grande. Agradeço humildemente por cada texto dedicado a nós, alunos do Gran Cursos Online. Continue assim, você está me ajudando muito, sem nem mesmo me conhecer, muito obrigado. Um grande Abraço !🙏 e que Deus continue abençoando sua vida Grandemente 👐

  38. Daniel dos Santos Junior

    24/09/2020 09:20em09:20

    Ótima reflexão, perfeita para começar o dia com toda força e coragem para vencer!

  39. Camila Victoria

    24/09/2020 22:13em22:13

    Eu amei! Obrigada Gabriel!

  40. Edivaldo Alves de Oliveira

    25/09/2020 10:06em10:06

    Edivaldo Alves de Oliveira (Recife/Pernambuco)
    Bom dia!

    Como é gostoso ler texto tão; agradável, útil,construtivo e exemplificador de Líderes que marcaram história até hoje, e que deixaram um legado para nós guerreiros (concurseiros).
    Gabriel, deixo aqui desde já, o meu muito obrigado pelos maravilhosos artigos que estão SENDO muito construtivo para minha vida:Familiar, profissional, Religiosa e principalmente como descobrir ser um ser humano mais humilde e íntegro.
    Parabéns meu Nobre!
    Deus continue abençoando sua Instituição e todo elenco que faz um belíssimo trabalho para que sonhos sejam realizados…
    Valeu!!!

  41. noeme

    27/09/2020 07:54em07:54

    ótimo texto muito inspirador.

  42. Odacir da Silveira

    28/09/2020 11:13em11:13

    Excelente artigo, muito esclarecedor e influenciador.

  43. Edna Moraes de Sousa

    29/09/2020 08:47em08:47

    BOM DIA!
    Muito bom esse artigo; quando eu li, logo vir que eu estava realmente precisando de um bom incentivo.
    Pois quando eu assinei o meu curso, eu não tinha se quer de menção, se eu iria estudar.
    Até mesmo estava passando por uma grande depressão. Lendo esse artigo minha mente deu uma repaginada.

  44. matheus andrade

    02/10/2020 21:18em21:18

    Sempre cirúrgico…perfeito!

  45. Lucivanda de menezes Rodrigues

    04/10/2020 00:00em00:00

    AMEI O TEXTO E JA VOU COLOCAR EM PRATICA SE DEUS QUISER! MUITO OBRIGADA POR POSTAR TANTOS TEXTOS INTERESSANTES PRA TODOS NÒS QUE SOMOS DO GRAN CURSOS!

  46. Aparecida Alves

    05/10/2020 11:08em11:08

    Amei, me senti mais motivada a lutar pelos meus sonhos.

  47. Maria

    13/10/2020 16:45em16:45

    Gabriel esse texto parece que foi escrito para mim. No momento em que decido girar a chave da indignação em minha vida, sair da zona de conforto, me comprometendo comigo mesmo a mudar, vem esse texto só reforçando a minha decisão.
    Como é bom ter pessoas que nos inspiram. Muitas vezes, para ocorrer a desejada mudança que nos parece tão distante, só precisamos de um incentivo como esse.
    Obrigada.
    Agora ainda mais motivada a dar continuidade em minha transformação.

  48. Claudia Chaves

    20/10/2020 12:03em12:03

    Gosto do assunto liderança, tenho e leio vários livros sobre liderança, fiz meu trabalho de conclusão de curso sobre liderança, já liderei células (equipes) na igreja, imagino ser líder de mim mesma, Quando faço referencia a palavra imagino é porque se liderar é bem mais difícil do que liderar os outros. Eu tenho buscado sabedoria em Deus, porque possuo uma característica que não me faz bem interiormente, julgo com facilidade os outros e eu mesma de uma forma negativa em alguns momentos “profissional, particular, intelectual. É basicamente isso!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer conquistar a sua aprovação em concursos públicos?
Prepare-se com quem mais entende do assunto!
Comece a estudar no Gran Cursos
Para o Topo