O amanhã NÃO nos pertence

Uma das perguntas mais recorrentes que tenho recebido, com poucas variações, é: “Gabriel, como lidar com tanta incerteza?” Minha resposta é simples: compreendendo que o amanhã não nos pertence. Em um primeiro momento, o conselho pode parecer contraintuitivo, até prejudicial. Afinal, se você não é dono do próprio futuro, então não pode fazer nada para mudá-lo, certo? “Quer dizer que somos todos reféns das circunstâncias, que está tudo pré-determinado e tenho mais é de me conformar?” Nada disso. Calma, que eu explico.

Planejamento é o primeiro passo para qualquer tomada de decisão. Estabelecer metas, objetivos e alvos é fundamental para o sucesso nos negócios, na carreira, nos pequenos, médios e grandes sonhos. Não podemos nos dar ao luxo de sermos inconsequentes, optando deliberadamente por não desenhar minimamente um projeto de futuro. Mesmo assim, todos sabemos que, no fim das contas, ninguém, nem mesmo a pessoa mais rica do mundo, pode afirmar, com certeza, o que o amanhã lhe reserva. Nós, humanos, temos grande força e admirável capacidade, mas, ao mesmo tempo, somos dos seres mais frágeis que há na natureza. Essa dicotomia tem relação com a efemeridade de nossa existência. Somos, no tempo, como neblina que, aparecendo de repente, logo se dissipa, e, nesse breve existir, podemos até ser donos de muitos bens, mas jamais o seremos do amanhã.

Antes da pandemia, havíamos planejado, aqui, no Gran, inúmeras ações para 2020. Viajaríamos em nossa caravana pelo país, implementaríamos inúmeras melhorias no ambiente físico de trabalho, ampliaríamos o nosso complexo de estúdios, em Brasília. Igualmente, no campo pessoal, Vivi e eu tínhamos traçado alguns planos, como passear pelo mundo em lua de mel. Imagino que você também tinha lá seus projetos… Mas eis que surgiu um vírus que pôs tudo a perder, impondo a cada um de nós o isolamento social e um monte de outras restrições pra lá de chatas. Tudo aconteceu num piscar de olhos e nos obrigou a fazer vários ajustes, tanto na rotina diária, como nos objetivos de médio e longo prazo. A situação foi democrática. Não houve classe social mais ou menos atingida, não houve status pessoal nem dinheiro no banco que livrasse alguém das súbitas limitações. Sendo o indivíduo doutor ou operário, rei ou súdito, rico ou pobre, professor ou estudante, lá estava ele, sem poder sair de casa com a mesma liberdade que tinha há poucos meses.

Agora, mais do que nunca, depois de ter visto tudo que vi este ano, jamais presumirei o dia de amanhã, porque ficou provado que não sei mesmo o que ele me reserva. Como sentimos na pele, 2020 parecia transcorrer normalmente, prometendo ser até melhor, para muitos, do que 2019. Entretanto, do nada, uma crise que ninguém podia antecipar, nem mesmo os maiores líderes mundiais, os gurus mais sábios, os cientistas mais experientes, estoura e nos faz reprogramar cada aspecto da vida, nos faz repensar absolutamente todos os nossos planos. Não havia mais um mínimo de previsibilidade para investimentos e lançamento de novas ideias, o trabalho passou a ser em home office, os voos haviam sido cancelados e muitas fronteiras estavam fechadas… Tudo, tudo mesmo, mudara.

Por isso, leitor amigo, se você acredita que algum dia virá a alcançar, na vida, um ponto em que se verá livre de problemas, está redondamente enganado. É impossível alcançá-lo no futuro, porque você está nele NO PRESENTE. Ninguém deve esperar se libertar amanhã; tem de ser livre agora. Em outras palavras, se você tem, hoje, oportunidade de fazer algo bom, útil, relevante, estará comentando um grave erro se não aproveitá-la. Não fique aturdido. Assuma que é vulnerável e dependente, ao menos das imprevisibilidades da vida. Somos todos! Não administramos o amanhã, mas temos total controle sobre o que fazer no momento atual – cada um com seus dons e talentos – para que o futuro possa ser grandioso, sem garantia alguma, evidentemente.

Mais uma dura verdade: não adianta ter confiança no poder econômico das grandes nações, depositando nelas a esperança por um desfecho breve para a crise. Tampouco se deve pensar que a ciência logo desenvolverá uma vacina ou um tratamento eficaz, ou que o poder político criará leis e programas de enfrentamento capazes de salvar a humanidade do inimigo quase invisível e das consequências que já são notadas no mundo todo, como a recessão econômica. É claro que se há de buscar uma solução para o problema imediato, mas ninguém preserva a inocência – ou arrogância – de acreditar que, passada esta fase, estará tudo para sempre sob controle. Conviver com a incerteza do amanhã é uma necessidade de sobrevivência, meu amigo, minha amiga, se quisermos retomar a caminhada sem nos consumirmos pelo medo de futuras adversidades.

A vida não nos pertence, não está em nossas mãos, sob nosso pleno controle. Contudo, se for desejo de Deus – do Universo ou de uma Força Maior, como você entender –, o amanhã poderá, sim, ser meu, ser seu, ser nosso. Tudo depende das escolhas que eu, você, nós fazemos hoje. Tudo depende do tamanho da nossa vontade de agir, de semear. Não possuímos o amanhã, mas detemos algum controle sobre como ele repercutirá o que fazemos hoje.

Aqui, peço que você pare um instante e reflita comigo. Se quisermos garantir um Amanhã, com “A” maiúsculo, é importante não nos deixarmos influenciar por más notícias nem por maus pensamentos. Tudo que ocupa nossa mente encontra caminho para fora dela, interferindo em nossa realidade, entende? Ideias ruins podem levar à ruína uma empresa sólida; decisões ruins podem condenar uma carreira de sucesso; ciúme pode destruir um relacionamento saudável; amargor e frustração podem condicionar o destino a mais amargura e frustração. Por isso reitero: trate de controlar seus pensamentos, de gerenciá-los, de ser dono de si. Estar no controle do que vai na mente é um dos segredos da sensação de bem-estar e, em última análise, da felicidade.

Gerencie seus pensamentos a fim de abrir um espaço mental que o empreendedor norte-americano Gary Vaynerchuck chama de G.A.P. – Gratidão, Autorresponsabilidade e Percepção:

Por gratidão, entenda a necessidade de focar no que você tem, retirando o foco do que perdeu. Pense que poderia ter sido pior. Talvez você se veja confinado em casa: ao menos você possui uma. Talvez você tenha ficado desempregado: ao menos está saudável e pode procurar outra colocação. Talvez você esteja apertado financeiramente: ao menos pode ler este artigo e ir em busca de conhecimento para mudar esse cenário.

Autorresponsabilidade tem a ver com o muito que podemos – e devemos – fazer, independentemente do contexto. Trata-se de compreender que, apesar de não sermos donos do amanhã, serem muitas as situações fora do nosso controle e sermos obrigados a acatar determinações de líderes e governantes com as quais não concordemos, há muito que cada um de nós pode fazer. É sempre mais produtivo manter o senso de autorresponsabilidade. Como assim ficar remoendo o amanhã, que não controlamos, se somos responsáveis pelo hoje?

O “P”, de percepção, vem da noção de que a vida é uma questão de perspectiva. Se temos os óculos manchados, enxergamos o mundo borrado. Se usamos óculos escuros, enxergamos o mundo acinzentado, nublado. Limpe as lentes e note como tudo muda. Perceba que este é, sim, um momento difícil, mas que precisa ser atravessado. Em outras fases da história, a humanidade vivenciou dores maiores. Muitos dos nossos antepassados enfrentaram a peste e a guerra. Alguns viram nascer o dia seguinte; outros não. Para a maioria dos seres humanos, tudo passou e a vida seguiu seu rumo. Os que não sucumbiram ao terror e pânico, dedicando-se a manter a semeadura de sonhos e planos, colheram os melhores frutos no amanhã que lhes foi apresentado.

Em síntese, meu amigo, minha amiga, quando assimilamos, verdadeiramente, que o futuro não nos pertence, desconstruímos o medo paralisador da incerteza. Experimente. Você finalmente entenderá esta realidade instável que ora atravessamos como parte da existência. Todos nós somos capazes de andar mesmo sem enxergar todo o caminho. Um dia de cada vez, o hoje antes do amanhã.

Se você chegou até aqui, gostaria de lhe pedir um favor: comente abaixo dizendo o que achou do texto. Foi útil? Não foi? Ajudou? Não ajudou? Seu feedback é muito importante!

Ouçam agora, vocês que dizem: “Hoje ou amanhã iremos para esta ou aquela cidade, passaremos um ano ali, faremos negócios e ganharemos dinheiro”.

Vocês nem sabem o que lhes acontecerá amanhã! Que é a sua vida? Vocês são como a neblina que aparece por um pouco de tempo e depois se dissipa.

Ao invés disso, deveriam dizer: “Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo”.

Agora, porém, vocês se vangloriam das suas pretensões. Toda vanglória como essa é maligna.

Pensem nisto, pois: Quem sabe que deve fazer o bem e não o faz, comete pecado.

Tiago 4:13-17

PS: Siga-me (moderadamente, é claro) em minha página no Facebook e em meu perfil no Instagram. Lá, postarei pequenos textos de conteúdo motivacional. Serão dicas bem objetivas, mas, ainda assim, capazes de ajudá-lo em sua jornada rumo ao serviço público

Mais artigos para ajudar em sua preparação:

 

Gabriel Granjeiro – Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online. Vive e respira concursos há mais de 10 anos. Formado em Administração e Marketing pela New York University, Leonardo N. Stern School of Business. Fascinado pelo empreendedorismo e pelo ensino a distância.

Quer conquistar a sua aprovação em concursos públicos?
Prepare-se com quem mais entende do assunto!
Comece a estudar no Gran Cursos

Notícias Relacionadas

Gabriel Granjeiro
Gabriel Granjeiro
Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online
84 Comentários

84 Comentários

  1. Iracema

    14/09/2020 18:31em18:31

    Como eu estava precisando desse despertamento, Gabriel. Certamente o amanhã pertence somente a Deus, mas temos que semear hj entendendo que o crescimento quem da é Ele. Deus abençoe sua vida e seus projetos!

    • VALDINEI

      15/09/2020 23:53em23:53

      tudo isto que foi dito,realmente é a verdade que todos nos deveríamos levar todos os dias em nossos corações.

  2. Ligia Patricia Mendes Marçal

    14/09/2020 18:45em18:45

    Esse texto salvou meu dia..
    Estou perdendo as perspectivas, porém esse texto salvou meu dia…

    • CARLISSON RAMON DA SILVA PITOMBO

      15/09/2020 03:37em03:37

      Parabéns Gabriel Granjeiro pelo exelente texto. Esse texto me despertou conforto e paz, além de uma ótima reflexão sobre o que podemos fazer hoje para melhoramos as nossas vidas.

    • jose antonio

      15/09/2020 09:35em09:35

      Maravilha de artigo gabriel leva-nos a confirmar que o futuro é um eterno presente em construção e que devemos manter a fé e a renovação das motivações sem ilusões mas de acordo com a realidade de cada um dentro de suas particularidades e desafios.Somos guerreiros imparáveis em busca de um futuro incerto num presente árduo mas com esperança do verbo esperançar como diz nossa professora Teresa Cavalcante.Atitude sempre!

    • Katiane

      17/09/2020 06:02em06:02

      Magníficas palavras, encorajadoras, realistas e acima de tudo, colocando Deus no controle. Obrigada Gabriel. Que Deus continue abençoando você no seu propósito de vida!

  3. Motivação Todo Dia

    14/09/2020 18:59em18:59

    Como são importantes seus artigos para nós que vivemos em meio a tanta incertezas. Suas palavras nos fortalecem e revigora nossa esperança. Gratidão profunda por tudo que tem feito por nós que buscamos um emprego público. Que Deus sempre te ilumine e proteja.

    • Fernanda Batista Cardozo

      15/09/2020 10:58em10:58

      Vc está certíssimo viver o hoje …ser feliz hoje pq amanhã só a Deus pertence…Parabéns por reflexão

      • Alessandra

        16/09/2020 10:37em10:37

        Depois de só noticias ruins, foco fica difícil.Estamos seguindo para onde não sabemos quando chegará, se chegará.Mas não temos opção melhor.Obrigada, persistir ficou mais leve com seu texto.

    • Carla

      16/09/2020 11:08em11:08

      Que texto maravilhoso, parabéns pelo entendimento e serenidade.

  4. Monteiro

    14/09/2020 19:07em19:07

    Sempre leio os artigos do Gabriel. Ele é hors-concours em se tratando de textos motivacionais. É preciso lembrar que só temos controle sobre a plantação, não sobre a colheita. Eu continuei plantando por mais de 10 anos e, em 2019, pouco antes da pandemia, nasceu meu filho e fui aprovado em concurso público para o qual estava estudando. É como se alguém estivesse me dizendo: “não vou dar o que você quer na hora em que você quiser, mas quando você precisar.” Agora, no meio desse desastre todo, estou ocupando meu cargo público e podendo cuidar do meu filho. Antes, as pessoas me ridicularizavam; agora, elas me têm como alguém que “deu certo”. Por isso, quem tem um plano, continue plantando. E acreditando na colheita.

    • Solange

      16/09/2020 21:17em21:17

      Obrigada, Gabriel!
      A frustração pelos projetos não alcançados começou a diminuir por aqui após ler teu texto motivacional.
      Carpe diem!
      Deus te abençoe sempre!

  5. DELMIRO ANTONIO DURAN OLIVEIRA

    14/09/2020 19:36em19:36

    Gabriel Granjeiro, boa noite, meu nome é DELMIRO ANTONIO DURAN OLIVEIRA, sou aluno do GRAN CURSO ONLINE, que me prepara para o concurso de Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil-AFRFB, o qual almejo a sonhada aprovação para ser Auditor Fiscal dessa grande Instituição Pública. Mas vamos ao comentário. Tudo que você disse em seu artigo é extremamente motivador, ainda que alguns leitores possa discordar de que o amanhá existe sim e que ele esta sempre construindo o seu amanhã, eu como leitor concordo plenamente no que você diz nas palavras em seu trabalho cientifico. Isso porque percebemos os acontecimentos em todos os sentidos ao nosso redor, em que as pessoas independente de cor, raça e status social, planejarem viagens, criarem projetos para o futuro, e, em alguns casos são pegos de surpresa e tudo não acontece como realmente deveria acontecer. Mas como havia dito anteriormente seu artigo é motivador, é positivo, entusiasta, otimista, sincero e faz com que as pessoas, seja concurseiro, seja empreendedor, seja aquele que sonha em ser alguem amanhã e ter sucesso, entender que tudo e somente tudo se constrói, tem que ser hoje, senão você plantaria uma semente visando colher os frutos hoje, mas na verdade você colhe esses frutos hoje, pois cada dia é um novo dia. E se percebermos o entardecer após o por do sol, veremos que é igual ao amanhecer. Deixo agora uma mensagem que tem tudo a ver com a frase que esta em seu artigo, que transcrevo agora: “Ao invés disso, deveriam dizer: “Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo”.Segue a mensagem: “O amanhecer é a parte mais bonita do dia porque é quando DEUS te diz: Levanta-te! Presenteio-te com outra oportunidade de viver e começar novamente. Os dias bons te dão felicidade, os dias ruins te dão experiência, as tentativas te mantém forte, as provas te mantém humano, as quedas te mantém humilde, mas somente DEUS te mantém de pé!”.Um forte abraço e que DEUS ilumine sempre o seu caminho.

    • AMANDA LOPES LIMA

      15/09/2020 08:03em08:03

      QUE REFLEXÃO! MUITO BOA…

    • Eliete da silva Alves

      15/09/2020 21:34em21:34

      Boa noite, ótima reflexão! muito obgada…

  6. Lara Ferreira

    14/09/2020 20:10em20:10

    Muito bom o texto. Parabéns.

    • isaac newton messias freitas

      15/09/2020 01:35em01:35

      Belo texto, uma ótima reflexão.

  7. ivone

    14/09/2020 20:19em20:19

    Muito bom o texto. Uma injeção de ânimo para mim que estou um tanto sem coragem pra vida.

    • Andréa Garcia

      14/09/2020 20:33em20:33

      Gabriel, bem verdadeiro e motivador seu texto. Este vírus nos mostrou o quanto somos frágeis e vulneráveis já que somos os únicos seres vivos atingidos por ele. Devemos aproveitar os momentos de nossa vida para buscarmos nossos sonhos, sem deixarmos de viver o presente.

  8. Cleide

    14/09/2020 20:20em20:20

    Obrigada pela linda mensagem!!Me fez ver a vida de outro ângulo, viver o hoje com intensidade e esperança.

  9. Regiane Cristian Pinheiro Dobri

    14/09/2020 20:30em20:30

    “Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã se preocupará consigo mesmo. Basta a cada dia o seu próprio mal”.

    Mateus 6:34
    Artigo muito coerente como sempre!Obrigada Gabriel!

  10. Aline

    14/09/2020 20:32em20:32

    Cada vez mais inspirador Gabriel! Parabéns pelo seu esforço em nos motivar a continuar e sonhar, mas com os pés no chão.

  11. ILDETE LIMA DA SILVA SILVA

    14/09/2020 20:44em20:44

    Gostaria muiiittoo! mas os preços são altos e infelizmente não tenho condições.
    Obrigado!

  12. renato

    14/09/2020 20:45em20:45

    Excelebte, obrigado vamos avançar

  13. LAISE

    14/09/2020 21:10em21:10

    Ótima reflexão.

  14. Josiane Cardoso

    14/09/2020 21:26em21:26

    Texto edificante!! Devemos viver intensamente o hoje. Deus continue abençoando seu caminhar.

  15. Gení

    14/09/2020 21:27em21:27

    Texto excelente, nos faz refletir sobre o momento vivenciado e também sobre as nossas atitudes cotidianas. Somos instantes!!!

    • Gisélika

      15/09/2020 08:35em08:35

      Excelente!

    • Ana

      15/09/2020 09:49em09:49

      Fico feliz com o imenso talento que você tem. Nao é apenas sobre os cursos e equipe de profissionais, mas também porque você inspira para realizaçao de sonhos.

  16. Edson Maia Carlos Filho

    14/09/2020 21:33em21:33

    Boa noite. Gabriel Granjeiro,

    Parabéns, mais uma vez, pelo excelente texto ! Porém, o segredo do meu sucesso neste concurso para Diplomata depende de mim mesmo – desta minha cabeça cansada de tanto estudar, deste corpo obeso e maltratado pela falta de exercícios físicos – estou voltando a caminhar ! – depende de controlar esta minha ansiedade de pensar se, no final das contas, o dinheiro do Auxílio Emergencial vai ser suficiente para pagar este ou aquele curso do Gran Cursos Online – hoje paguei o boleto de R$ 247,00 do Curso de Direito – etc. O segredo do meu sucesso está dentro de mim mesmo, de ninguém mais ! Preciso aumentar a minha resiliência e me concentrar cada de vez mais neste sonho – grandioso, mas não impossível ! – de ser Diplomata aos 60 anos de idade ! Aproveitei este hiato desta pandemia – ela ainda não terminou, as pessoas que é que estão relaxando ! – para estudar o mais que pude ! Tenho muito a aprimorar ainda no estudo, estou lutando para isto ! Nunca estudei tanto em toda a minha vida inteira ! Poderia ter sido diferente – isto me deixa pensativo e extremamente triste ! – Mas, continuo mesmo assim ! é tudo o que me resta fazer ! Boa noite.

  17. Edilson Souza

    14/09/2020 21:44em21:44

    Ótimo texto! Em tempos de tantas incertezas a motivação é um combustível de alta combustão emocional, sempre gostei de ver o lado positivo das situações ruins, mas confesso que nunca fui uma pessoa de muitas atitudes para mudar o dia de amanha. Hoje tenho 40 anos de idade e apesar de ter perdido muito tempo, tenho buscado cada vez mais mudar velhos hábitos que impossibilitam meu crescimento e aprendi que a cada dia, a cada aula a cada aprendizado eu começo o dia seguinte uma pessoa mais capaz, com novos conhecimentos. E isto é bom, acordar e saber que o dia de ontem te fez hoje uma pessoa melhor. Hoje vivo um sonho PASSAR EM CONCURSO NA CARREIRA POLICIAL sei que o amanha não nos pertence por completo mais faço o hoje ser um dia que me deixe mais próximo do sonho de amanha.

  18. Gabriela Soares

    14/09/2020 22:09em22:09

    Olá, boa noite. O texto é completamente edificante e inspirador. Gratidão.

  19. Henrique

    14/09/2020 22:10em22:10

    Não podemos perder a esperança, que Deus esteja conosco para vencer cada batalha. Avante!

  20. Jucivania

    14/09/2020 22:19em22:19

    A você, minha eterna gratidão, para todo o sempre. ❤️

  21. Débora

    14/09/2020 23:06em23:06

    Obrigada pelo texto motivador, Deus está no controle de tudo.

  22. FLORISBELA TARGINO DE ALMEIDA ARMANDO SILVA

    14/09/2020 23:10em23:10

    CONCORDO PLENAMENTE COM TUDO GABRIEL…NOTA 1000 .PARABÉNS POR ACREDITAR NO PAI CRIADOR DO CÉU E DA TERRA..

  23. Simara

    15/09/2020 00:14em00:14

    Maravilhoso o texto!pra mim foi um grande incentivo! Parabéns!

  24. Renata

    15/09/2020 00:25em00:25

    Fantástico!

  25. Cristhian

    15/09/2020 05:31em05:31

    Confesso que nunca li um texto todo daqui, mas hoje foi diferente. Talvez pelo momento que vivemos, talvez pelas incertezas que nos pairam ou até pelo título do texto. Não sei ao certo a razão, mas sei que valeu a pena. Simplesmente sensacional!! Gratidão! “A incerteza do amanhã deve ser a motivação de hoje”

  26. Aires Jacobina

    15/09/2020 06:23em06:23

    De uma coisa eu sei: que todas as coisas cooperam para o nosso bem! Nada é por acaso. Se o nosso Pai Celestial cuida tão bem dos pássaros, lírios do campo por que não cuidaria de mim. Meu futuro pertence a Ele.

  27. Cleiton Luiz

    15/09/2020 06:27em06:27

    Excelente texto… nunca desistir pq a persistência é a base do sucesso.
    #eusougran
    #eusouimparavel💪🏾

  28. Cleber

    15/09/2020 06:35em06:35

    Muito bom o texto, me ajudou muito hoje! Inspirador! Eu e somente eu decido o meu futuro.

  29. Alex Dutra

    15/09/2020 07:01em07:01

    Um texto como esse, salva o nosso pensar… Muito obrigado Gabriel.
    Deus continue te abençoando sempre…

  30. ANDSON COSTA NOGUEIRA

    15/09/2020 07:35em07:35

    Uma leitura desse ajuda muito aqueles que não agem agora, ó…
    Deus te abençoe grandemente, Gabriel!!!

  31. AMANDA LOPES LIMA

    15/09/2020 08:06em08:06

    NADA COMO O AMANHECER DE UM DIA E COM ELE A OPORTUNIDADE DE VIVER E DE FAZER TUDO DIFERENTE!
    DEVEMOS SER GRATOS PELO ONTEM, PELO O AGORA E PELO POR VIR… TUDO TEM O SEU TEMPO.

    OBRIGADA GABRIEL,

    FIQUEM COM DEUS. =)

  32. Ivan Souza

    15/09/2020 09:05em09:05

    Como sempre, um excelente texto.

  33. samara costa de sousa

    15/09/2020 09:16em09:16

    Ajudou sim, logo porque é embasado no evangelho, e a palavra de DEUS nunca passará. Parabéns pela reflexão.

  34. Luisa Castro

    15/09/2020 09:40em09:40

    Que texto sensacional!! Me ajudou muito!

  35. Alexandra da Paz Sabino

    15/09/2020 10:32em10:32

    Texto excelente.Obrigada!

  36. Ariane Maximiano

    15/09/2020 10:43em10:43

    EXCELENTE TEXTO!! MUITO ÚTIL!!

  37. Diego

    15/09/2020 10:52em10:52

    Obrigado!

  38. ELI ALVES

    15/09/2020 11:00em11:00

    muitooooo bom !!!!!!! esse texto para refletir.

  39. Carmen Teixeira

    15/09/2020 11:08em11:08

    Suas publicacoes sempre nos inspira! Parabens!!

  40. natalia

    15/09/2020 11:17em11:17

    bom dia, achei o artigo bem incentivador, me fez enxergar as coisas por outro angulo.

  41. Regina Márcia d´Ávila Siqueira Passos Costa de Oliveira

    15/09/2020 13:20em13:20

    Um texto sensato e animador…
    Obrigada por compartilhar. Já passei para meus filhos, pois os jovens são os que mais precisam de palavras e incentivos neste momento..
    Nosso “novo normal” ainda assusta, por ser desconhecido, porém precisamos ter fé..acreditar, ter esperanças..
    Agradeço de coração suas doces palavras.
    Att,
    Regina.

  42. Francisco Benício de oliveira Neto

    15/09/2020 13:35em13:35

    É ótimo dê mais

  43. Claudete Aparecida Leda

    15/09/2020 14:20em14:20

    Texto excelente, nos faz refletir sobre o momento atual. Obrigada pelo incentivo de sempre!

  44. JAQUELINE DA SILVA BEZERRA

    15/09/2020 16:41em16:41

    Exelente reflexão. Sabemos que somos breves, mas parece que às vezes esquecemos. Eu constumava deixar às coisas sempre para depois, foi onde percebi que não existe depois, pois como você disse, não temos controle do amanhã. Depois pode ser tarde. 2020 foi e está sendo muito difícil, mas ele deixou uma mensagem: somos breves, não temos controle em relação ao futuro, e acima ele nos ensina a ter pressa em viver, pois não sabemos quanto tempo temos.

  45. Valéria Fialho de Andrade

    15/09/2020 16:43em16:43

    Texto maravilhoso! E a citação da palavra de Deus ao final fechou com chave de ouro.

  46. Rafaela

    15/09/2020 17:28em17:28

    Foi útil e me ajudou muito no dia de hoje. Obrigada!

  47. carla oliveira

    15/09/2020 17:45em17:45

    Excelente texto, todas as pessoas do mundo vivenciaram dias difíceis. Devemos ter planejamento e executá-los para dá certo e não focar nas coisas ruins. você é um exemplo, bem jovem, batalhador, com ideias visionárias,sou sua fã. Abraço!

  48. Sandra

    15/09/2020 18:23em18:23

    Eu estava mesmo precisando dessas palavras. Obrigada Gabriel!

  49. João Cerqueira

    15/09/2020 19:29em19:29

    Prezado Gabriel,

    Realmente em um mundo imediatista ao qual vivemos hoje, temos uma grande dificuldade em respeitar os processos de uma caminhada, onde precisamos ser consistentes em nossas escolhas. Esse texto é muito muito, através dele busquei várias reflexões tendo a ansiedade como principal ponto. Me ajudou muito, ótimo texto.

  50. CAROLINA AZAMBUJA CAVALCANTE

    15/09/2020 20:43em20:43

    Muito útil o artigo fazendo refletir sobre como as atitudes agora são mais importantes e produtivas do que pensar em uma amanhã que não temos nenhum domínio.Agora é ter autorresponsabilidade pra fazer o que deve ser feito no dia que se chama hj.

  51. Rayane

    15/09/2020 23:47em23:47

    Que lindo texto: inspirador, motivacional, reflexivo e verdadeiro. Com jus menção à Palavra de Deus no final. Deus te abençoe grandemente Gabriel, para que possa continuar fazendo este trabalho inspirador.

  52. Taíne Cristina Ferreira

    16/09/2020 00:03em00:03

    Esse texto abriu minha mente e me trouxe paz. Muito obrigada por compartilhar. Que Deus te abençoe muito.

  53. RICARDO DE LOURDES CUNHA

    16/09/2020 06:55em06:55

    Bom dia ilustre,

    Como costumo dizer, a vida é feita de fases e cada fase possui muitos momentos, uns bons e outros não tão bons assim. Mas, para quem ainda vive, enfrentar os desafios que cada momento traz é necessário. Lembro quando saí de um cargo municipal, no qual o retorno financeiro era limitado, e fui para um cargo federal, onde tive de aprender o que é pagar o Imposto de Renda.

    Em seguida, saí do cargo federal achando que empreender seria melhor, mas veio a pandemia e mudou tudo. Agora aos 50 preciso decidir entre persistir no empreendimento, ou voltar aos concursos. E destas opções resta a afirmativa de que “quem tem duas opções, tem um problema para resolver”.

    Assim é a vida, mas, permita-me discordar Gabriel, Deus só quer o melhor para nós, mas a escolha é nossa. No entanto, se Deus permitir, faremos a melhor escolha.

    Sigamos avante!

  54. Marcio Pereira

    16/09/2020 08:43em08:43

    É sempre bom lermos textos bem escritos para aprender como se escreve.

  55. Donato Danger de Abreu Rocha

    16/09/2020 12:50em12:50

    Gostei muito do texto! Obrigado pela análise positiva da situação e transmitir esperança.

  56. MIRIAM Santos

    16/09/2020 13:27em13:27

    Excelente reflexão. Agora mais que nunca, precisamos viver um dia de cada vez. Deus continue te abençoando, Gabriel.

  57. Elza Maria Teixeira Campos

    16/09/2020 14:38em14:38

    Parabéns pelo magnífico texto. Sempre que preciso me fortalecer, refletir ou simplesmente me motivar aqui encontro refúgio. Apenas quem é concurseiro sabe como a caminhada é árdua. Muito obrigada.

  58. Andressa Pereira

    16/09/2020 15:01em15:01

    Ótimo conselho, precisamos desse despertar. O amanhã não nos pertence e portanto devemos entender as adversidades, fazer os planos e também saber recomeçar quando necessário.

  59. Kedson Elias

    16/09/2020 16:04em16:04

    Muto bom, me fez refletir!

  60. Esdras

    17/09/2020 00:16em00:16

    Vou me esforçar para aplicar esses conceitos sobre os pensamentos (G.A.P.). Também tenho estudado a bíblia. Deus o abençoe, Gabriel!

  61. elitania bomfim

    17/09/2020 07:23em07:23

    Bom dia! Quero parabenizar você ao publicar esses artigos. E cada vez que leio, serve como uma ancora para encorajar certas situações que nos afligem no no cotidiano. Realmente só o amanhã pertence a Deus, então que possamos viver intensamente lutando,ajudando e amando a se e seu próximo. Que Deus abençõe você e toda sua equipe.

  62. Elizabete Dias

    17/09/2020 10:50em10:50

    Um dos mais belos textos que li nos últimos tempos, falou tudo que precisava ouvir. Sábias palavras Gabriel, depois do texto tenho outra perspectiva dos meus problemas, o bom de tudo e que vi soluções. Muito obrigada.

  63. Giovanna Souza

    17/09/2020 14:13em14:13

    Excelente reflexão!

  64. Dias

    17/09/2020 15:54em15:54

    Excelente… Gabriel, você escreve texto que faz agente refletir bastante e motivador também. Parabéns top.

  65. Marcelo

    17/09/2020 16:19em16:19

    Fiquei impressionado com que vc disse Gabriel, na verdade é o que eu estou ouvindo ultimamente na Yoga e na mentoria que assisto. É a visão verdeira sobre nós seres humanos, devemos viver no AQUI AGORA. É o que temos, ou como num livro que li a muitos anos, “O presente precioso”. Instigador e cativante o seu texto. Parabéns.

  66. Bárbara

    17/09/2020 17:18em17:18

    Que texto incrível! Verdadeiro e inspirador. 👍

  67. Cícera Aurilene Cardoso

    17/09/2020 21:17em21:17

    PARABÉNS GABRIEL POR ESSE TEXTO MARAVILHOSO. DEUS TEM USADO VC PARA ABENÇOAR NOSSAS VIDAS, POIS QUANDO ALGUÉM FALA INSPIRADO POR DEUS, ALCANÇA CORAÇOES E MENTES. DEUS CONTINUE ABENÇOANDO SEUS PROJETOS.

  68. Karli Moore Almeida do Nascimento

    18/09/2020 10:57em10:57

    Parabéns, ótima reflexão

  69. Alberto

    21/09/2020 01:22em01:22

    #Boa Noite, Gabriel Granjeiro e todos.! #Se seguimos a “BÚSSOLA” DIVINA que é a Bíblia, jamais iremos viver soberbamente não reconhecendo o nosso GRANDE DEUS.! Que por sinal é quem nos presentea com o “FÔLEGO-DE-VIDA”, assim podemos dizer: Se DEUS quiser amanhã faremos tal coisa.! #DEUS abençoe você e todos seus ‘FAMILIARES’, Gabriel Granjeiro.!

  70. Jenifer Vieira da Silva

    21/09/2020 11:23em11:23

    Um ótimo texto de reflexão!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer conquistar a sua aprovação em concursos públicos?
Prepare-se com quem mais entende do assunto!
Comece a estudar no Gran Cursos
Para o Topo